O litoral norte de São Paulo é repleto de lugares impressionantes e é claro que Ubatuba é um desses lugares. E se você está planejando conhecer esse destino e ainda não sabe o que fazer em Ubatuba (SP), esse post é perfeito para você.

Aqui você irá descobrir tudo o que precisar para organizar sua viagem. Descubra como chegar, quando ir, onde se hospedar, o que fazer e muito mais.

Continue sua leitura para conhecer mais sobre as belezas de Ubatuba.


Difícil escolher o que fazer em Ubatuba: são 102 praias!

Ubatuba é uma famosa estância balneária no Estado de São Paulo que atrai muitos turistas que querem aproveitar suas praias belíssimas. E olha que opções não faltam!

Atualmente, existem 102 praias catalogadas na cidade, cada uma com seu charme particular. Mas sem dúvida, o que impressiona nas praias de Ubatuba é a natureza preservada. A Mata Atlântica se impõe na região e completa o cenário com o mar transparente.

A região também é muito procurada por praticantes de diversos esportes aquáticos, como surfe, SUP, caiaque e mergulho. Não é à toa que Ubatuba é conhecida como uma capital do surfe no país. Mas se você é do time que só quer passar o dia na praia relaxando, Ubatuba também é seu lugar.

praias costa verde
foto: breno madeira

Mas Ubatuba não se resume apenas a praias. Fundada em 1637, a cidade possui um Centro Histórico com belas construções centenárias que valem a pena serem conhecidas. Além disso, a cidade também é uma sede do Projeto Tamar e você pode visitar e aprender mais sobre a importância da conservação dessa espécie.

A gastronomia também é forte em Ubatuba. A cidade possui ótimos restaurantes de frutos do mar e cantinas italianas com massas e pizzas divinas.

Enfim, se você ainda não conhece Ubatuba não sabe o que está perdendo. E se já ficou com gostinho de quero mais até aqui, imagine só descobrir o que fazer em Ubatuba final de semana ou mais dias.


Onde fica e como chegar em Ubatuba

Ubatuba fica a 220km de distância de São Paulo e a 70km de Paraty no litoral norte de São Paulo. Essa região é famosa por praias paradisíacas e por ser uma região de Mata Atlântica bem preservada.

Se você vem de outros Estados, os aeroportos mais próximos de Ubatuba, ficam em São Paulo. O aeroporto de Congonhas está a 235km de distância, já Guarulhos está a 208km da cidade. 

Para chegar e se locomover em Ubatuba o carro é uma ótima opção para chegar até Ubatuba. Sem dúvida, ele é a melhor forma de se locomover entre as praias da cidade. Saindo de São Paulo, o melhor trajeto utiliza a Rodovia Ayrton Senna/Carvalho Pinto (SP-070) até Taubaté e em seguida seguir pela SP-125 até Ubatuba. Mas se você está vindo do Rio de Janeiro, o trajeto é feito pela BR-101 até a cidade.

Por outro lado, se você optou por ir de ônibus, a empresa Pássaro Marrom é quem opera o trajeto. Ela possui saídas regulares ao longo de todo dia com destino a Ubatuba a partir da rodoviária do Tietê. A viagem dura cerca de 5h e o valor da passagem atualmente é de R$91,60.


Aproveite para ler: 10 praias imperdíveis no litoral paulista


Qual é a melhor época para conhecer Ubatuba

Planejar a época para conhecer Ubatuba é de extrema importância. A cidade é apelidada por muitos como Ubachuva, já que há incidência de chuva em quase todos os meses do ano. Isso se deve, principalmente, por causa das montanhas que cercam a cidade e impedem as nuvens de chuva passarem para o outro lado.

praias ubatuba o que fazer
Vale a pena conhecer as praias lindas de Ubatuba!

Entre os meses de dezembro e março chove bastante, mas não pense que isso espanta os turistas de lá. Essa época é marcada por praias bem cheias, já que é período de férias escolares.

Por outro lado, entre junho e agosto chove menos. Em contrapartida, as temperaturas também caem.

Recomendo os meses de abril, maio e de setembro a novembro. Nesse período não há tantas chuvas e a cidade não fica tão cheia, então você aproveita mais. Contudo, fique de olho nos feriados prolongados, pois eles alteram a dinâmica da cidade.


O que fazer em Ubatuba: praias

Quando se pensa em o que fazer em Ubatuba, as praias são a primeira coisa que vem em nossa cabeça. Ubatuba possui 80km de litoral e ao longo dele, 102 praias já foram catalogadas. Cada uma possui um cenário particular. E há praia para todos os gostos! Das mais desertas até as que ficam super movimentadas o ano todo.

Podemos dividir a costa de Ubatuba em três regiões. A região sul, a central e a região norte, que já fica mais próxima de Paraty. As praias da região central e sul apresentam maior infraestrutura, já as que ficam na parte norte tem ares mais rústicos.

A dica é escolher praias próximas para se visitar no mesmo dia. Dessa forma você otimiza seu tempo e não precisa percorrer grandes distâncias de carro. Principalmente se você estiver pensando em o que fazer em Ubatuba 4 dias e quer conhecer o máximo de lugares.

Vejamos então quais são as melhores praias de Ubatuba.

01. Itamambuca

Famosa entre os surfistas, Itamambuca está entre as melhores praias do litoral brasileiro para a prática de esportes aquáticos, como surfe, SUP e caiaque. Ela fica mais próxima da região central e conta com boa infraestrutura para turistas.

A beleza da Praia de Itamambuca é incontestável. Ela possui 2km de extensão e o encontro do mar com a mata deixa o cenário ainda mais bonito. Na ponta da praia, o Rio Itamabuca deságua no mar, criando um local bem gostoso para tomar banho e se refrescar.

Praia de Itamambuca em Ubatuba
Não deixe de conhecer a Praia de Itamambuca! Foto: @brenomadeira

02. Praia do Felix

Em segundo lugar, a Praia do Félix é outra queridinha dos turistas. Sua grande extensão faz com que a praia apresente trechos de ondas e outras partes com piscinas naturais, perfeitas para o mergulho.

As areias brancas criam o contraste perfeito com o mar azul esverdeado. A Praia do Félix também é um ótimo lugar para passar o dia todo, já que ela possui quiosques e vendedores ambulantes ao longo da orla.


03. Praia do Português

Já a Praia do Português é uma espécie de continuação da Praia do Félix. Ela é acessível a partir de uma trilha que fica no canto direito da Praia do Félix. O caminho não é longo, mas também não é muito simples, sendo necessário ficar de olho vivo para não escorregar nas pedras.

praia do português costa verde ubatuba
A lindíssima Praia do Português | Foto: @brenomadeira

A Praia do Português é bem pequena e cercada por rochas. O mar calmo faz dela um point ideal para mergulho com snorkel. Ao contrário da praia vizinha, não há nenhuma estrutura por lá, então vá abastecido de bebida e comida caso queira passar mais tempo por lá.


04. Praia das Conchas

Se o canto direito da Praia do Félix revela a Praia do Português, o canto esquerdo nos leva até a charmosa Praia das Conchas. A trilha até a praia leva cerca de 10 minutos e é preciso cuidado também com o caminho.

melhores praias de ubatuba
A aconchegante Praia das Conchas, em Ubatuba! Foto: @brenomadeira

Ao chegar você entende o motivo do nome da praia. No chão você vê apenas muitas conchas de diversos tamanhos. A praia em si é bem pequena também e rodeada por pedras. Já a tonalidade azul turquesa da água deixa a Praia das Conchas ainda mais bonita.


05. Praia da Fazenda

Em seguida, a Praia da Fazenda é um refúgio localizado dentro do Parque Estadual da Serra do Mar. Ela é uma praia muito tranquila e bastante frequentada por famílias e pessoas que gostam de praias mais reservadas.

Sua orla tem 3km de extensão e a areia aqui é mais escura e dura, sendo ótima para a prática de corridas e caminhadas. Suas águas cristalinas e calmas são ótimas para o banho de mar e a prática de SUP.

praia da fazenda
Praia da Fazenda, em Ubatuba! Foto: @brenomadeira

Apreciar a natureza intocada na Praia da Fazenda é algo maravilhosos. Indo em direção ao canto esquerdo você encontra um manguezal e o encontro dos rios Fazenda e Picinguaba. Vale lembrar que é cobrado uma taxa de contribuição de R$10,00 para entrar na praia.


06. Praia do Puruba

A Praia do Puruba é a minha favorita e se você quer saber o que fazer em Ubatuba (SP), não deixe de conhecê-la. A faixa de areia possui 1,5km de extensão e separa o mar e o rio Puruba, criando um cenário de tirar o fôlego.

Sem dúvida, a Praia do Puruba é perfeita para quem busca praias quase desertas. O mar por lá é de tombo, o que significa que a profundidade muda abruptamente, mas apesar disso, é calmo e ótimo para nadar. Mas se você preferir o banho de rio, é só atravessar a areia e aproveitar a água doce.

praia puruba melhor praia ubatuba
Puruba, uma das praias mais lindas da região! foto: @brenomadeira

Para chegar até a essa praia é preciso atravessar o rio. Algumas pessoas vão de barco, outras preferem ir nadando, mas não se esqueça de prestar atenção na maré.


07. Praia Grande

Sem dúvida, a Praia Grande é a uma das mais badaladas de Ubatuba em qualquer época do ano. Sua extensa faixa de areia e mar calmo tornam a Praia Grande muito atrativa para família. Ainda mais porque a praia apresenta ótima infraestrutura com quiosques e restaurantes ao longo da orla.

A praia também é muito propícia para a prática de esportes aquáticos, como SUP, surfe e bodyboard. Outra vantagem da Praia Grande é sua proximidade do Centro de Ubatuba.


08. Praia da Lagoinha

Outra praia tranquila em Ubatuba é a Praia da Lagoinha. Por lá as águas são tão calmas que parecem até uma lagoa. Ao longo de sua orla, há apenas alguns poucos quiosques, dando ao local um ar de praia deserta que eu adoro.

Da Praia da Lagoinha parte a chamada Trilha das Sete Praias, que leva a lugares como a Praia do Oeste, Praia do Peres e Praia do Bonete. Sua areia compacta também atrai praticantes de futebol, caminhada, corrida e futevôlei 


09. Praia do Ubatumirim

Para quem gosta de praias menos agitadas e com muita natureza, Ubatumirim é ideal. Sua faixa de areia é extensa e o mar é bem calmo, o que atrai muitas famílias com criança.

Ela possui alguns quiosques e o mais legal é que mesmo nos períodos em que a cidade está mais cheia, a praia ainda está vazia. Quando a maré está baixa é possível ir caminhando até a Ilha do Maracujá que fica próximo à Praia de Ubatumirim. 


10. Praia Domingas Dias

Outra ideia de o que fazer em Ubatuba praias é conhecer a bela Praia Domingas Dias. Ela fica no litoral sul da cidade e é super good vibes, além de encantar por suas belezas naturais.

A praia tem apenas 400m de extensão com areia bem macia. A água possui uma tonalidade de verde impressionante e a vegetação que margeia a praia deixa o cenário ainda mais bonito. Ela não possui nenhum quiosque, o que deixa a praia mais vazia, mesmo em férias e feriados.


Aproveite para ler: Qual é a Melhor Praia de Ubatuba? TOP 15 praias + a nossa favorita


O que fazer em Ubatuba: ilhas

Além das praias, Ubatuba também possui ilhas belíssimas acessíveis de barco. A seguir você irá conhecer duas que não podem ficar de fora do seu roteiro. Vamos lá!

Ilha das Couves

A Ilha das Couves é um lugar que não pode ficar de fora da sua lista de o que fazer em Ubatuba (SP). Esse paraíso fica a 2,5km da costa de Ubatuba a partir da Praia de Picinguaba. A entrada é controlada e limitada a 531 visitantes por dia.

A ilha possui duas praias acessíveis a banho e apenas um quiosque com banheiro para os turistas. O mar azul turquesa é lindo e super transparentes. Muitos mergulhadores procuram a região para observar as belezas do fundo do mar.

ilha das couves
A incrível Ilha das Couves em Ubatuba. Foto: @gaiavani

Ilha dos Porcos

Em seguida, a Ilha dos Porcos se encontra em frente à Praia do Engenho, no litoral norte de Ubatuba e também é chamada de Ilha da Almada. Ela é uma propriedade particular, mas há a possibilidade de visitação.

O cenário na ilha é paradisíaco! A natureza domina a paisagem e sua faixa de areia branca contrasta com o azul turquesa do mar. Não há quiosques na ilha, apenas uma mansão e eu só me pergunto o quão maravilhoso deve ser ficar lá.


O que fazer em Ubatuba à noite

Depois que o sol se põe, ainda há bastante para se fazer na cidade. Assim sendo, venha comigo descobrir o que fazer em Ubatuba a noite.

A cidade possui uma noite bem animada, principalmente nos dias em que há maior fluxo de turistas. E é no centrinho de Ubatuba que a diversão se concentra. A região possui ótimas opções de bares e restaurantes, muitos com música ao vivo.

E por falar em restaurantes, tenho ótimas sugestões para você. Uma delas é o restaurante Mangarito. Ele fica na Rua Tamôios, número 80 em Itaguá e seu forte é a culinária natural. Há diversas opções de culinária vegetariana e vegana e um cardápio que muda sempre para aproveitar o que há de mais fresco na época. O local é ótimo para um lanche leve e descontraído. O ambiente é super agradável e os funcionários atenciosos. Recomendo o croquete de cogumelos e o Paris Burger entre outras delícias.

Também em Itauguá, mas na Av. Leovigildo Dias Vieira, 1280, o Raízes Restaurante e Pizzaria é uma opção bem agradável para um jantar delicioso à beira-mar. No cardápio você encontra pratos de frutos do mar maravilhosos, como a moqueca de peixe e a refrescante salada de frutos do mar. Mas se você não nega uma boa pizza, o Raízes também conta com diversos sabores.

O que fazer em Ubatuba: melhores praias, restaurantes e mais

No quesito tradição o restaurante Rei do Peixe é unanimidade. A mais de 30 anos, o restaurante serve os melhores frutos do mar de Ubatuba. Ele fica localizado na rua Guarani, 480 em Itaguá. Os clientes elogiam a qualidade dos pratos e o atendimento de primeira. Destaque para o peixe grelhado com arroz de lula e açafrão que é de se comer com os olhos. O camarão na moranga também é um primor!

Famosa em toda a região do Vale do Paraíba, as pizzas da Forneria Bixiga estão entre as melhores que você vai comer. Suas pizzas de fermentação natural assadas no forno à lenha são saborosíssimas. Além delas, no cardápio você encontra diversas massas e outros pratos e sobremesas italianas. A Forneria Bixiga fica em Itaguá na Rua Antônio Carlos Ribeiro, 85 e o ambiente é super charmoso, lembrando bem as cantinas italianas.

Já no Jardim Restaurante você vai encontrar uma atmosfera elegante e uma decoração linda. Além de frutos do mar, a casa também serve grelhados e drinks diversos. O camarão no varal é um dos pratos chefes do restaurante. O atendimento também é bastante elogiado pelos clientes. O Jardim Restaurante fica localizado na Av. Leovigildo Dias Vieira, 262 Itaguá.


O que fazer em Ubatuba com chuva

E o que fazer em Ubatuba com chuva? Se por acaso o tempo não colaborar, não precisa pensar que sua viagem acabou. Ubatuba também oferece opções de passeios em dias de chuva.

Passear pelo Centro Histórico da cidade é uma boa sugestão de o que fazer em Ubatuba (SP) quando a chuva atrapalha os planos de ir à praia. Fundada em 1637, há diversos prédios históricos para se conhecer. Um deles é o Casarão do Porto, que serviu como entreposto agrícola da região no século XVII. Também no Centro, a Igreja Matriz e o Paço Nóbrega valem a visita.

Passear pela Rua Guarani também é outro passeio para dias chuvosos e até mesmo à noite. A região concentra diversos restaurantes e lojas, incluindo a loja do Projeto Tamar.

E por falar no Projeto Tamar, Ubatuba é uma das cidades com unidades do projeto. Ele fica em Itaguá e lá você pode conhecer mais sobre as diversas espécies de tartaruga do nosso litoral, bem como visitar os tanques e o museu do Projeto.

ubatuba com chuva
Vale a pena conhecer o Projeto Tamar em Ubatuba

Ah! E se você gosta de artesanato, não deixe de conhecer a Casa do Artesão. Fundada em 2004, lá você pode observar e comprar o trabalho de mais de 50 artistas. Outro lugar para adquirir suas lembrancinhas é a Feirinha do Artesão na Avenida Iperlog.


O que fazer em Ubatuba: roteiro de 3 dias

Depois de conhecer mais sobre as atrações de Ubatuba, nada melhor do que ver nossa sugestão de roteiro para o que fazer em Ubatuba final de semana. Com 3 dias você vai conseguir conhecer praias bem legais da região. Veja só:

  • Dia 01: Chegada em Ubatuba, Passeio pelo Centro e pela orla de Itaguá.
  • Dia 02: Praia de Itamambuca, do Félix, Portugês e Prumirim.
  • Dia 03: Praia do Lázaro e Praia Grande.

O que fazer em Ubatuba: roteiro de 5 dias

Com 5 dias há muito mais o que fazer em Ubatuba (SP). Veja a seguir como você pode aproveitar o melhor da região nesse tempo.

  • Dia 01: Passeio pelas praias do litoral norte.
  • Dia 02: Passeio de barco pelas ilhas.
  • Dia 03: Passeio pelas praias do litoral sul de Ubatuba.
  • Dia 04: Centro histórico de Ubatuba e Projeto Tamar.
  • Dia 05: Praia do Puruba.

Ubatuba: onde se hospedar

Agora que você já sabe o que fazer em Ubatuba (SP), não pode esquecer de reservar seu hotel. Nós sabemos que é importante estar bem localizado, então selecionamos algumas opções ótimas de acomodação para você.


Na Região central de Ubatuba, a Pousada Jamboo é um lugar tranquilo e aconchegante. Ela fica bem próximo ao Aquário de Ubatuba e conta com quartos confortáveis e bastante arejados. Um delicioso café da manhã é servido diariamente no restaurante da pousada que fica localizado no belo jardim da propriedade. A pousada ainda possui piscina, sauna e sala de jogos para sua diversão.

O que fazer em Ubatuba: melhores praias, restaurantes e mais

O que fazer em Ubatuba: melhores praias, restaurantes e mais


Já para quem gosta de acomodações pé na areia, o Hotel Porto Di Mare na Praia da Enseada é a acomodação perfeita. O hotel é muito bem estrutura, com piscina, restaurante, salão de jogos, dentre outras dependências. Os quartos possuem vista para o mar e você ainda tem a praticidade de estar próximo ao centro de Ubatuba.

O que fazer em Ubatuba: melhores praias, restaurantes e mais

O que fazer em Ubatuba: melhores praias, restaurantes e mais


Em seguida, o Itamambuca Eco Resort é uma das minhas opções de hospedagem favoritas em Ubatuba. Esse belíssimo resort à beira-mar possui uma infraestrutura de primeira, com quartos amplos e aconchegantes. Sua área externa conta com diversas opções de lazer, incluindo quadra de tênis, piscina, spa e muito mais.

O que fazer em Ubatuba: melhores praias, restaurantes e mais

O que fazer em Ubatuba: melhores praias, restaurantes e mais


Por fim, o Hotel Solar das águas Cantantes é um lugar cheio de charme para você curtir bem Ubatuba. Ele fica próximo à Praia do Lázaro e lembra bastante os casarões coloniais. Os quartos são amplos e bem arejados. O atendimento é excelente e o café da manhã é repleto de coisas gostosas.

O que fazer em Ubatuba: melhores praias, restaurantes e mais


Quer mais dicas de Ubatuba? Assista ao vídeo abaixo, com dicas das praias e ilhas mais bonitas dos nossos amigos Vaz e Inês:


E aí, já preparou sua lista de o que fazer em Ubatuba (SP)?

Se você já conhece esse destino, compartilhe suas dicas aqui embaixo através dos comentários!


Aproveite para ler também:

Praias do Brasil: conheça as 20 praias brasileiras mais bonitas

Lugares para viajar perto de SP, MG e RJ: 10 destinos de natureza

Passeios no Rio de Janeiro: 35 lugares para visitar na Cidade Maravilhosa


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @nandahudson
Quem escreve
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.