Está planejando uma viagem para conhecer uma das cidades mais frias do Brasil? Se você é amante do ecoturismo ou está apenas em busca de um destino para relaxar, saiba que há muito o que fazer em Urubici. Vem comigo descobrir os encantos dessa cidade! 

Estive por lá durante minha última viagem em terras catarinenses e é claro que não poderia deixar de compartilhar com você minha experiência na região.

Aqui você vai conhecer os principais pontos turísticos da região, os melhores hotéis além de dicas de restaurantes incríveis e românticos que nós conhecemos durante nossa viagem. 

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

Curioso(a) para descobrir as belezas dessa cidade? Além de compartilhar com você os passeios imperdíveis em Urubici, vou dar algumas dicas de ouro para você planejar a sua viagem: onde fica? como chegar? quando ir? onde se hospedar?

Por que viajar para Urubici?

Urubici é muito procurada nos meses de inverno por conta das baixas temperaturas. Você sabia que a cidade é conhecida como a Sibéria Brasileira? Foi lá que a menor temperatura da história do nosso país foi registrada!

Paredões rochosos, cachoeirões e aquele clima de serra se unem em uma combinação perfeita e fazem de Urubici um destino imperdível. Por lá você também encontra ótimas opções de hospedagem e de gastronomia, com acomodações muito confortáveis e pratos deliciosos.

Ou seja, ela é o destino perfeito para uma viagem romântica, mas também tem ótimos atrativos para uma viagem em família. E para quem curte ecoturismo, a cidade é um prato cheio! Há inclusive opções para os mais aventureiros, como o pêndulo na Cachoeira do Avencal.

Onde fica e como chegar em Urubici?

Situada na Serra Catarinense, Urubici fica a 183km do aeroporto de Florianópolis, que é a capital mais próxima desse destino. Você pode chegar até lá de carro ou de ônibus, embora eu ache que o carro é uma escolha melhor, pois assim será mais fácil conhecer as principais atrações.

como chegar em urubici sc
De modo geral, as estradas de Santa Catarina são ótimas!

Nossa dica é alugar seu automóvel na Localiza. Nós sempre usamos essa locadora em nossas viagens e recomendamos de olhos fechados para nossos leitores, porque o serviço de atendimento deles é realmente muito bom. 

De carro

Saindo de Florianópolis você deve seguir pela BR-282 até a entrada da SC-110, cuja entrada fica logo após a cidade de Bom Retiro. Depois é só permanecer nela até chegar a Urubici.

No total são 183km e a viagem dura cerca de 3h, mas lembre-se de redobrar a atenção nos trechos mais sinuosos da rodovia.

De ônibus

Por outro lado, também é possível chegar em Urubici de ônibus. Quem opera o trajeto é a empresa Reunidas. A viagem tem duração de aproximadamente 4h e a passagem custa, em média, R$65-70.


Leia também:

Roteiro Santa Catarina: opções para 5, 7 e 10 dias de viagem


Qual é a melhor época para visitar Urubici?

Como todo destino de frio, em especial os destinos do sul do Brasil, a melhor época para se conhecer Urubici é durante o inverno. Entre os meses de junho e agosto as temperaturas despencam e, com sorte, você vai conseguir até ver a neve!

araucárias em santa catarina
Urubici é um destino delicioso para curtir o frio do inverno catarinense

Contudo, vá preparado com bastante roupa de frio. Urubici é conhecida por muitos como a Sibéria brasileira, isso porque em junho de 1996 a cidade registrou a temperatura mais baixa de toda a história do país (incríveis -17,8 C e sensação térmica de -46 C)!

Sem dúvida, esse é o período perfeito para se curtir uma lareira e um bom vinho à dois.

No entanto, se você vai em busca das trilhas e cachoeiras, os meses da primavera e do verão são os mais indicados. Apesar de ser uma cidade famosa pelo frio, há muito o que fazer em Urubici no verão.

Onde se hospedar em Urubici?

Antes de mais nada, se você levar em conta os pontos turísticos de Urubici, é melhor ficar hospedado pelo centro da cidade, uma vez que esses pontos ficam espalhados ao redor da cidade e você terá que se deslocar de qualquer forma.

No entanto, os chalés mais aconchegantes e as pousadinhas mais charmosas ficam nos arredores da cidade em meio a muito verde! 

chale em urubici
Urubici tem diversos chalés deliciosos para uma viagem a dois.

Pousada Valle do Avencal

Uma excelente alternativa de pousada em Urubici é a Pousada Valle do Avencal. Ela fica mais próxima do centro da cidade e também conta com uma infraestrutura de primeira!

Todos os quartos são muito espaçosos, todos com ar-condicionado quente e frio e alguns com banheira de hidromassagem. Ah! Definitivamente o café da manhã da pousada é algo que você não pode deixar de experimentar.

O que fazer em Urubici: 10 pontos turísticos imperdíveis

Cascata dos Amores (nossa escolha!)

Nós ficamos hospedados na belíssima Pousada Cascata dos Amores. Ela fica a cerca de 10km do centro de Urubici em meio a uma paisagem sensacional.

São 7 chalés, todos muito bem equipados com lareira, banheira e vista para as montanhas. Adoramos nossa estadia por lá e super recomendamos a Cascata dos Amores para casais que queiram aproveitar momentos românticos a sós.

pousadas em urubici
Nosso delicioso chalé na Pousada Cascata dos Amores!

O que fazer em Urubici: 10 pontos turísticos imperdíveis

Chalé Pé da Montanha

Para quem prefere Airbnbs, o Chalé Pé da Montanha é uma excelente opção para casais. Localizado em meio a natureza, o chalé possui um toque rústico e é super bem equipado. Além disso, na área externa existe um lounge bem legal com vista para as montanhas.

O que fazer em Urubici: 10 pontos turísticos imperdíveis

Valley of Dreams

Se você viaja em família, uma casinha no Airbnb pode ser uma ótima alternativa para economizar. Neste sentido, recomendo o chalé Valley of Dreams. O local recebe muito bem até 6 pessoas e fica imerso na natureza. Uma delícia!

O que fazer em Urubici: 10 pontos turísticos imperdíveis

Depois de conferir essas opções de hospedagem maravilhosas, tenho certeza de que você já decidiu onde ficar em Urubici. Aliás, essa escolha é muito importante, pois se por acaso o tempo virar minha dica para você de o que fazer em Urubici com chuva: aproveitar seu chalé! 

O que fazer em Urubici: pontos turísticos

Urubici possui diversas atrações e se você ama o contato com a natureza não vai querer mais ir embora. Continue sua leitura para descobrir o que fazer em Urubici:

  1. Morro da Igreja e Pedra Furada

O Morro da Igreja em Urubici é um dos principais pontos turísticos da região. Do alto de seus 1.822 metros de altura você tem uma visão deslumbrante da região, sendo que em dias de tempo limpo dá para ver até o litoral de Santa Catarina!

O que fazer em Urubici: 10 pontos turísticos imperdíveis
A paisagem mais bonita de Urubici, na minha opinião, é esse mirante para o Morro da Igreja e a Pedra Furada.

De frente para o Morro da Igreja fica outro cartão postal da região: a Pedra Furada. Sua formação rochosa é muito curiosa, pois sua circunferência de cerca de 30m de diâmetro mais parece ter sido esculpida à mão. 

No inverno, o local é muito procurado por turistas que desejam ver a neve,  e foi lá que se registrou a menor temperatura de nossa história.

Para chegar neste atrativo, é necessário pegar uma estradinha de 29km. O trecho é todo asfaltado e há estacionamento no local, além de rampas de acessibilidade. Mas lembre-se de solicitar autorização no ICMBio (que fica no centro de Urubici) antes de ir, pois há controle dos visitantes.

  1. Trilha da Pedra Furada

Dentro do Parque Nacional de São Joaquim existe uma trilha que leva até a Pedra Furada com aproximadamente 4,5km de extensão e nível moderado. Você segue de carro até o topo do Morro da Igreja e de lá começa a aventura pela trilha até a Pedra Furada.

Pedra Furada Urubici SC
Vai dizer que a paisagem não fica ainda mais bonita coberta de nuvens?

O trajeto de ida e volta tem duração de cerca de 5 horas e é preciso atenção redobrada ao longo do caminho, pois existem muitas pedras e o risco de tomar um tombo é grande.

No geral a trilha é incrível, pois existem partes onde a mata é bem fechada e de repente a vista se abre e você pode contemplar paisagens incríveis.

Vale lembrar que para seguir na trilha é preciso autorização do ICMBio e a presença do guia é essencial, pois existem trechos bem difíceis que somente o guia local sabe passar.

  1. Morro do Campestre

Se você ficou impressionado com a vista do Morro da Igreja, então vai amar o visual do Morro do Campestre. Assistir ao pôr do sol de lá é uma ótima sugestão para quem busca o que fazer em Urubici no final da tarde (na minha opinião, é lá que você encontra o melhor pôr do sol da região). O grande destaque do local é a curiosa formação rochosa de arenito que se encontra a 1.380m acima do nível do mar. 

pontos turisticos de urubici sc
O Morro do Campestre é um dos pontos turísticos mais famosos de Urubici.

Localizado em uma propriedade privada, é necessário pagar uma pequena taxa de R$10,00 para acessar o atrativo. O caminho até o topo é asfaltado e há um grande estacionamento para deixar o carro e seguir a pé até o topo através de uma escadaria.

Ao final, é possível parar no restaurante da propriedade e ainda comprar alguns suoveniers.

  1. Cânion do Espraiado

A imponência e a beleza do Cânion do Espraiado impressionam. Da borda dos penhascos é possível observar as escarpas, cachoeiras e paredões com mais de 1.000m metros de altura. É o cenário perfeito para lindas fotos. 

o que fazer em urubici trilhas
Cânion do Espraiado, Urubici (SC)

Para subir até o topo do cânion é necessário enfrentar uma estradinha acessível somente de 4×4. Em seguida, há uma trilha que possui 12km de extensão e é considerada pesada. São 8h somente de ida. Ou seja, recomendo que este passeio tenha o acompanhamento de uma agência especializada. 

Ao chegar lá em cima, pode ter certeza que vai valer a pena. O visual é realmente impressionante! 

  1. Gruta Nossa Senhora de Lourdes

No caminho para a Serra do Corvo Branco fica a bela Gruta Nossa Senhora de Lourdes e a beleza do lugar está no fato de que foram aproveitados os paredões rochosos para construir esse local.

Lá você encontra a imagem de Nossa Senhora de Lourdes, em um ponto que virou local de peregrinação de muitos romeiros. A gruta fica a 10km de distância da cidade e a entrada é gratuita.

O que fazer em Urubici: cachoeiras

Se você é como a gente e adora o contato com a natureza, saiba que em Urubici as cachoeiras são atrações imperdíveis. Separei aqui algumas que não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem. Olha só!

  1. Cachoeira do Rio dos Bugres

A belíssima Cachoeira do Rio do Bugres é uma joia da Serra Catarinense ainda pouco conhecida pelos turistas, mas que possui uma beleza sem igual. Ela fica a cerca de 23km do centro de Urubici, em uma propriedade particular e é preciso pedir autorização prévia aos donos para visitar.

Sua queda d’água de 220m de altura impressiona e parece que ela completa perfeitamente o cenário do paredão de arenito que fica por trás junto com a mata. No entanto, para chegar até o topo, somente através de veículos com tração nas 4 rodas e na parte de baixo é preciso enfrentar 12km de trilha.

  1. Cascata do Avencal

O que fazer em Urubici com crianças? A Cascata do Avencal oferece uma ótima infraestrutura para visitantes, de todas as idades, por isso é um passeio que eu super recomendado para quem está com crianças ou pessoas mais velhas.

o qu efazer em urubici com crianças
A Cascata do Avencal é um passeio para todas as idades!

A belíssima queda d’água de 100m de altura possui 3 pontos de acesso: dois por cima e um por baixo. Na parte superior há dois parques que dividem o terreno, sendo que o próprio rio que forma a cachoeira faz a divisa dos terrenos. Já na parte de baixo é preciso fazer uma pequena caminhada.

O parque da direita é famoso pelo mirante de vidro, enquanto o parque da esquerda é interessante para os mais aventureiros. É possível experimentar arvorismo, tirolesa e até pêndulo! Você teria coragem?

Já a parte de baixo é acessível apenas por uma trilha de cerca de 4km de extensão e com algumas pedras escorregadias no final do caminho. Ao chegar em sua base, a visão da Cascata do Avencal é frontal e há possibilidade de um bom banho no verão.

  1. Cascata Véu de Noiva

Deslizando pelos rochedos por 65m de altura, a Cascata Véu de Noiva é fica no caminho para o Morro da Igreja em uma propriedade particular onde também há uma pousada e restaurante.

Além disso, na propriedade também existem outras cachoeiras para se conhecer, além de outras atividades, como tirolesa e trilhas.  O ingresso custa R$10 e você pode comprar no site dos donos da propriedade clicando aqui.

O que fazer em Urubici: arredores

Nos arredores de Urubici existem algumas atrações muito famosas em Santa Catarina. A Serra do Rio do Rastro e do Corvo Branco, por exemplo, encaixam super bem em um roteiro pela região.

  1. Serra do Corvo Branco

Localizada a cerca de 27km de distância de Urubici, essa foi a primeira estrada que ligou o interior ao litoral. Os dois paredões de pedra com 90m de altura na entrada da Serra do Corvo Branco impressionam aqueles que vão conhecer essa estrada.

serra do corvo branco sc
Uma das estradas de acesso à Urubici, a Serra do Corvo Branco é totalmente pitoresca.

Passar por essa estradinha pitoresca é uma verdadeira aventura e é preciso uma boa dose de atenção, pois apenas 600m são pavimentados e as condições do resto da estrada não é das melhores.

Recomendo passar por lá apenas quando o tempo estiver muito bom, pois as curvas são muito fechadas e chegam a ter 180 graus (veículos grandes não conseguem passar por lá).

A mais temida estrada do Brasil possui ainda um mirante de onde é possível tirar fotos lindas. Ah! E não esqueça da foto clássica entre os paredões de pedra!

  1. Serra do Rio do Rastro

Prepare o coração para aguentar as mais de 11 curvas por quilômetro! Com 284 curvas no total, a Serra do Rio do Rastro é um dos principais cartões postais de SC e é uma das estradas mais cênicas do Brasil.

serra do rio do rastro sc
A Serra do Rio do Rastro é uma das estradas mais cênicas do Brasil!

Ela liga os municípios de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra e possui diversos mirantes pelo caminho. Ao chegar no topo, há um mirante belíssimo e um centro de informações com banheiro e lojinha de souveniers.

Vale saber que a estrada fecha para manutenção frequentemente, portanto, recomendo conferir previamente como está o estado da serra. É só clicar aqui.

Bônus: onde comer em Urubici?

Aqui vão algumas dicas de restaurantes que testei e aprovei durante meus dias em Urubici.

Quinta das Bromélias Bistrô

Outro restaurante divino na cidade que tivemos a oportunidade de saborear as delícias do cardápio é o Quinta das Bromélias Bistrô. Comandado pelo chef Paulo Jacinto, o restaurante é muito acolhedor e apresenta decoração com o toque rústico da madeira, sendo assim uma ótima sugestão de o que fazer em Urubici à noite.

Utilizando ingredientes típicos da região, como o pinhão, o chef oferece uma verdadeira experiência gastronômica. Nossa sugestão por lá é a truta, acompanhada de um bom vinho (a carta de vinho deles é espetacular). No entanto, é bom salientar que o restaurante trabalha apenas no sistema de reservas.

  • Endereço: Avenida Felicissimo Rodrigues Sobrinho 923

Restaurante Chateau du Valle

Localizado no alto do vale e com vista privilegiada para o Vale da Neblina, o Retaurante Chateau du Valle é uma excelente pedida em Urubici. Ele fica a cerca de 10km de distância do centro da cidade e possui um ambiente bem chique, romântico e agradável.

onde comer em Urubici
Um dos melhores fondues que eu já comi na minha vida!

O cardápio está repleto de comidas deliciosas, incluindo massas e sopas. Contudo, a grande estrela da casa é o fondue. Nós experimentamos e eu só posso dizer que é tudo maravilhoso! Você pode pedir tanto o fondue a la carte, quanto a sequência de fondue (nossa escolha), que inclui três etapas (queijo, carne e chocolate).

  • Endereço: Rodovia SC 110 km 385, Urubici.
  • Preço da sequência de Fondue: R$109,00 por adulto e R$54,50 para crianças entre 6 e 12 anos.

Roteiro Urubici

Agora que você já sabe o que fazer em Urubici, chegou a hora de montar seu roteiro. Vem comigo conferir essas dicas de roteiro em Urubici para 2 e 4 dias de viagem.

O que fazer em Urubici em 2 dias

Se você tem apenas um final de semana para curtir Urubici, dê uma olhada nessa sugestão de o que fazer em Urubici em 2 dias:

pontos turisticos de santa catarina na natureza
Cascata do Avencal, um dos principais pontos turísticos de Urubici

Dia 01: Serra do Rio do Rastro + Morro da Igreja e Pedra Furada: Sua viagem para Urubici vai começar explorando as belezas da Serra do Rio do Rastro. Depois de se instalar no hotel vá conhecer o Morro da Igreja e a Pedra Furada. À noite, que tal jantar no Chateau du Valle?

Dia 02: Cascata do Avencal + Serra do Corvo Branco + Morro do Campestre: Já no segundo dia, acorde cedo para conhecer outros cartões postais de Urubici. Se você tiver coragem vale a pena encarar o pêndulo!

O que fazer em Urubici em 4 dias

Com mais dois dias será possível conhecer mais pontos turísticos da região. Dessa forma, veja o que fazer em Urubici em 4 dias.

Dia 01: Chegada pela Serra do Rio do Rastro+ Cascata do Avencal: Suba a Serra do Rio do Rastro e já risque dá lista um atrativo imperdível da Serra Catarinense. Se der tempo, dê um pulo na Cascata do Avencal. Há diversas formas de explorá-la, como expliquei acima. Também é bom já passar na sede do ICMBio e pegar as autorizações para entrar no Morro da Igreja.

Dia 02: Morro da Igreja e Pedra Furada + Cascata Véu de Noiva + Gruta Nossa Senhora de Lourdes + Serra do Corvo Branco: O segundo dia promete ser cheio, mas vale a pena, pois você vai conhecer os principais pontos turísticos de Urubici. À noite eu sugiro um jantar em um dos dois restaurantes que indiquei aqui.

Dia 03: Cânion do Espraiado OU Trilha da Pedra Furada: Dia de trilha! Há diversas opções de trilhas na região e tenho certeza que você encontrará alguma que te agrade.

Dia 04: Cachoeira do Rio dos Bugres + Morro Campestre: para seu último dia de viagem, recomendo conferir a Cachoeira do Rio dos Bugres e finalizar o dia com um pôr do sol inesquecível no Morro do Campestre.

passeios imperdiveis em Urubici
Morro do Campestre visto por um ângulo inusitado. Foto de drone by @gaiavani

Pronto para conhecer Urubici (SC)?

Urubici é um charme né? Então não perca tempo e já coloque esse destino na sua lista de próximas viagens. Se ficou alguma dúvida sobre os passeios e roteiro é só deixar seu comentário aqui embaixo que iremos te ajudar. Ah! E não esqueça de voltar aqui e contar como foi sua experiência por lá!


Continue o planejamento da sua viagem por Santa Catarina:

Pontos turísticos de Santa Catarina: 20 lugares imperdíveis para conhecer em SC

Conheça Praia Grande (SC): a capital dos canyons

Cânion Fortaleza: 7 dicas para você planejar a sua visita

O que fazer em Blumenau: +10 pontos turísticos imperdíveis em uma das cidades mais alemãs do país

Quem escreve | @gaiavani
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *