Visconde de Mauá é um dos locais mais encantadores da região serrana do Rio de Janeiro, reconhecido pelas belas paisagens e charme único. Pensando nisso, resolvemos enaltecer alguns passeios incríveis pela região, para te ajudar a montar um roteiro perfeito para a sua viagem.

Não é tarefa fácil escolher o que é imperdível na região, já que dá uma vontade enorme de visitar e conhecer cada cantinho de Mauá. Por isso, fizemos uma seleção dos melhores passeios, atrações e restaurantes para você selecionar seus preferidos e aproveitar ao máximo.

Então, se você quiser saber quais são esses pontos turísticos famosos e todas as nossas dicas especiais, é só continuar lendo o post para descobrir!

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!


O que fazer em Visconde de Mauá: por que viajar para lá?

O destino agrada desde quem busca simplesmente relaxar, até os amantes do turismo de aventura. O famoso ecoturismo local merece a reputação que possui, já que não faltam opções de trilhas, cachoeiras e todo o tipo de atividade ao ar livre.

O clima de serra com baixas temperaturas também é bastante convidativo e torna Visconde de Mauá um dos destinos mais buscados no inverno para quem é do eixo Rio-SP. Tomar um vinho em frente a lareira é uma das coisas mais gostosas para se fazer nas geladas noites de julho por lá.

A gastronomia também é um dos pontos fortes do destino, que é conhecido pelas trutas! Este é o prato regional e poderá ser encontrado na maioria dos restaurantes de Mauá.

poços visconde de mauá
Não deixe de refrescar-se em uma das muitas cachoeiras de Visconde de Mauá.

Visconde de Mauá, com toda a sua beleza natural e diversas atrações, agrada diversos públicos: pode ser o destino ideal seja para uma viagem em família, pode ser um destino divertido para ir com um grupo de amigos ou até para quem busca um fim de semana romântico a dois.

Sou suspeita para falar, porque sou fã de Mauá e visitei a vila ao menos uma dezena de vezes! E o melhor de tudo é que é um destino onde dá para voltar diversas vezes com um roteiro diferente, experimentar novos restaurantes ou explorar novas cachoeiras.

E acredite, você vai querer voltar mais vezes. O lugar é tão acolhedor e convidativo, que é quase impossível não querer repetir a dose!


Leia também: Pousadas românticas em Visconde de Mauá: 10 opções para você curtir juntinho


O que fazer em Visconde de Mauá: onde ficar?

Parte da experiência de Visconde de Mauá está na hospedagem. Com uma excelente rede hoteleira, o local conta com excelentes hotéis e pousadas. E para facilitar a sua vida, aqui, selecionamos três sugestões perfeitas no quesito conforto, aconchego e serviço:

  • A primeira opção é a Pousada Terras Altas, onde você será abraçado por um cenário incrível e muito bonito. A pousada tem um clima e ambiente aconchegante, que te fará se sentir em casa. Além de servir café da manhã diariamente para os hóspedes, o lugar é super bem avaliado no Booking, com nota 9,3.
  • A nossa segunda sugestão é a Pousada Terra Verde Mauá, onde você encontrará o verdadeiro conforto e elegância em meio a tanta natureza da região. É uma acomodação incrível e super bem avaliada, que te proporciona uma experiência diferenciada em termos de hospedagem.
o que fazer em visconde de maua pousada terras altas
Um dos quartos lindos da Pousada Terras Altas. (Foto: divulgação Booking)
  • Já a nossa terceira opção é mais simples, porém muito agradável e que agrada principalmente as crianças: é o Hotel Fazenda Serra Pelada. Pelo nome você já consegue ver que terá muita diversão e natureza envolvida na sua estadia, não é mesmo? Vale a pena dar uma conferida neles, pois a experiência é ótima!

E se você está planejando uma viagem a dois, que tal conferir este post sobre pousadas românticas em Visconde de Mauá com 10 opções para você curtir juntinho?


O que fazer em Visconde de Mauá: cachoeiras

Agora vamos às dicas do que fazer em Visconde de Mauá. Dividimos as nossas sugestões em categorias para ficar mais fácil de você visualizar, se organizar e montar o seu roteiro:

  • cachoeiras;
  • trilhas e passeios;
  • restaurantes.

Vamos começar pelas cachoeiras, que são belíssimas, porém geladas e difíceis de encarar no inverno de Mauá.

1. Cachoeira Santa Clara

Muita gente afirma que essa é a cachoeira mais bonita de Visconde de Mauá. A água escorre calma pela grande pedra lisa que faz parte da cachoeira e é realmente um espetáculo da natureza.

É possível se aventurar fazendo rapel na Santa Clara. Mas há quem prefere ficar relaxando para aproveitar o banho e o sol. É uma das principais atrações da região e você não pode deixar de visitar. A entrada para a cachoeira é gratuita.

o que fazer em visconde de maua cachoeira
A Cachoeira Santa Clara, em Visconde de Mauá.

Como chegar: a entrada para o vale da Santa Clara fica a 300m da Vila da Maromba e a 2.7km da Vila de Maringá. Além da cachoeira da Santa Clara o mesmo vale tem a cachoeira Toca da Raposa e o Santuário.

2. Poção

Se você já pesquisou um pouco sobre Visconde de Mauá, provavelmente já ouviu falar do famoso Poção de 7 metros, onde uma bela piscina de águas calmas e um trampolim natural te espera.

Sim, tudo isso num só lugar. A grande atração do local é a sua profundidade de 5 metros, onde muita gente se aventura a pular da pedra que fica ao lado esquerdo da cachoeira, a 7 metros de altura, ou seja, é um baita de um mergulho.

Como chegar: o poção fica 1km acima da Vila da Maromba no caminho para a Cachoeira do Escorrega. É bem fácil de chegar e entrar.

3. Cachoeira do Escorrega

Muito visitada e conhecida por conta da formação natural de pedra lisa, a Cachoeira do Escorrega proporciona diversão através de um escorrega natural por uma queda d’água de aproximadamente 30 metros até o poço.

O lazer e o esporte radical andam juntos e a diversão é garantida, mas é preciso ter cautela para evitar qualquer acidente. Quem visita a cachoeira não se arrepende e com certeza vai querer voltar.

o que fazer em visconde de maua agua
Todas as cachoeiras de Visconde são lindas!

Como chegar: essa cachoeira fica três quilômetros acima da Vila do Maromba. O acesso é bem fácil.

4. Cachoeira da Saudade

A Cachoeira da Saudade é recomendada como uma das melhores trilhas da região! A trilha de dois quilômetros reserva aos viajantes nada menos que 12 quedas d’água e piscinas naturais.

Situada a cerca de 15 quilômetros da vila, o caminho para a cachoeira constitui a maior sequência de quedas e cachoeiras de Visconde de Mauá.

Como chegar: essa cachoeira fica no Vale do Alcantilado, entre Mauá e Maringá. O acesso é pela estrada para Mirantão.


Veja também: 6 lugares românticos próximos ao Rio de Janeiro


5. Cachoeira do Santuário

O Parque Ecológico Cachoeiras do Santuário é composto por mais de 20 lindas cachoeiras com as águas claras e geladas e presença marcante da natureza ao redor.

Para acessá-la é preciso pagar a taxa de preservação e na recepção é possível comprar água, biscoito e parar para descansar ou planejar o roteiro de trilhas e cachoeiras do dia no parque.

Como chegar: localizada no vale da Santa Clara, a entrada fica a 300m da Vila da Maromba e a 2.7km da Vila de Maringá.

6. Cachoeira do Marimbondo

O Poço do Marimbondo ou Cachoeira do Marimbondo é perfeito para quem busca paz e tranquilidade, ele tem as águas bastante geladas e é mais afastado.

Sua paisagem deslumbrante do caminho pelo Vale do Pavão é o que o torna um ótimo refúgio para relaxar e desconectar, sendo a melhor opção da região para quem gosta de tesouros mais escondidos.

Como chegar: localizada na estrada Vale do Pavão, siga 7km acima até o Alto do Marimbondo. Ao chegar no fim da estrada, estacione o carro e siga pela trilha. Há uma placa indicativa.

Cachoeira do Marimbondo Mauá
Cachoeira do Marimbondo

7. Véu da Noiva

Por último, mas não menos importante, a cachoeira Véu de Noiva e seus 15 metros de queda d’água fazem sucesso pela região. A cachoeira fica bem protegida pela mata e por isso, quase não recebe luz do sol (o que deixa sua água sempre muito gelada).

Lá não é um lugar muito indicado para banho, porque a água não se acumula e sim segue seu caminho rio abaixo. Isso dificulta a experiência para os banhistas. Mas ainda assim é um lugar que vale a pena passar pela beleza e exuberância.

Como chegar: essa cachoeira fica a 1km da Vila de Maromba em direção ao Escorrega. Haverá uma bifurcação e você deverá pegar a esquerda.


O que fazer em Visconde de Mauá: passeios e trilhas

Agora vamos para a segunda parte das nossas dicas: as melhores trilhas de Visconde de Mauá. Se você curte esse tipo de atividade, se prepara, porque a região tem diversas trilhas com paisagens de perder o fôlego!

 

8. Toca da Raposa

A Toca da Raposa possui um cenário natural encantador e ainda é pouco conhecida, o que a torna uma opção para quem procura um lugar mais privado.

A trilha te leva até uma cachoeira, que tem águas cristalinas que correm até formarem uma bela cascata, ótima para um bom banho ao ar livre. A trilha também te leva ao circuito de grutas, de onde vem o nome do lugar.

Como chegar: essa trilha fica no vale da Santa Clara, entre a Vila da Maromba e a Vila de Maringá. Além da cachoeira da Santa Clara o mesmo vale tem a cachoeira Toca da Raposa e o Santuário.

9. Pico da Pedra Selada

A Pedra Selada é o pico mais alto da região de Visconde de Mauá, são 1755m de altitude que trazem uma vista incrível para quem está disposto a encarar 2h de caminhada em uma trilha de dificuldade média, com alguns trechos mais pesados.

Desde 2012, o local se transformou no Parque Estadual da Pedra Selada, em prol da preservação e recuperação da flora nativa. Muito legal, não é mesmo? É o tipo de lugar para fazer exercícios pela manhã e aproveitar a vibe natural da viagem.

o que fazer em visconde de maua pedra selada
Ver o dia nascer no Pico da Pedra Selada, em Visconde de Mauá, é uma das coisas mais lindas!

Como chegar: a Pedra Selada fica na região de Visconde de Mauá, próximo as divisas dos estados Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Para chegar lá, saindo do centro de Visconde de Mauá de carro, vá em direção às vilas Campo Alegre e Rio Preto até a Fazenda do Sr. Alcebíades (você verá uma placa indicando “Pedra Selada”). São cerca de 10km de distância.

10. Vale do Alcantilado

O Vale do Alcantilado é considerado por muitos, um paraíso no meio de outro. Lá você encontra uma caminhada no meio da mata recompensada com um banho refrescante em lindas cachoeiras rodeadas pelo sossego do verde que cobre tudo por lá.

Existem cachoeiras para todos os gostos e níveis de disposição, além de mirantes com vistas privilegiadas. O local cobra uma taxa para entrada e preservação.

vale do alcantilado mauá
Uma das belas cachoeiras do Vale do Alcantilado

Como chegar: diferente das demais atrações, que ficam no eixo Maringá-Maromba, estas cachoeiras ficam um pouco mais afastadas e leva-se em média 20  a  30 min de carro para chegar lá.

Endereço: Estrada Mauá-Mirantão Km 10, Bocaina de Minas

11. Pico das Agulhas Negras

No Parque Nacional de Itatiaia, você conta com excelentes opções de montanhismo como a subida das Prateleiras e o Pico das Agulhas Negras. Essa aventura pode durar até dois dias de caminhada. Impressionante, não é mesmo?

Com 2.791 metros de altitude, o Pico é uma das atividades mais queridas e praticadas pelos viajantes que são fãs de aventura, trekking, travessias e ecoturismo no estado do Rio de Janeiro.

Geralmente, o acesso às Agulhas Negras é feito por Itatiaia, pela entrada do parque. Contudo, é possível fazer a trilha saindo de Visconde de Mauá. Ela é uma trilha considerada de moderada a pesada e tem cerca de 80km de extensão. Ou seja, este passeio requer preparo e recomendamos fazê-lo com um guia.

o que fazer em visconde de maua agulhas negras
O famoso e desafiador Pico das Agulhas Negras.

12. Atividades de aventura

Se você é o tipo de pessoa que curte arvorismo, tirolesa, quadriciclo, boia cross, cavalgada, parapente e tudo o que for de colocar o coração para sentir a adrenalina, saiba que Visconde de Mauá é o lugar ideal para isso.

Há várias atrações, inclusive as crianças. Basta ver o lugar ideal para fazer a atividade que você deseja e se jogar!


O que fazer em Visconde de Mauá: gastronomia

O entorno de Visconde de Mauá conta com várias vilas próximas uma das outras, cada uma com seus atrativos. Em Mauá, Maringá e Maromba, você encontrará restaurantes, bares e feiras com comerciantes simpáticos.

Mas atenção: a maioria das lojinhas e restaurantes funciona apenas nos fins de semana. Caso você esteja planejando sua viagem para durante a semana, recomendamos que ligue para confirmar o horário de funcionamento.

o que fazer em visconde de maua centro vila de visconde
A Vila de Visconde de Mauá é uma graça!

No centro da Vila de Visconde propriamente dita, você encontra um pequeno comércio, com opções de artesanato e outras atrações locais.

Já a Vila de Maringá é o principal centro comercial de toda a região, oferecendo uma variedade rica e bem interessante de bares, lojas e restaurantes. Dividida em dois lados separados por um rio, e unidos por uma ponte para quem circula entre o comércio, ela vale a visita e é um bom lugar para tomar um vinho.

Perto dali fica a Vila de Maromba, que tem uma outra vibe e uma atmosfera mais hippie. Mas num geral, aproveitar esses locais para desfrutar da boa gastronomia, é uma excelente pedida.

13. Cervejaria Vale do Pavão

Essa excelente e querida cervejaria/choperia artesanal fica localizada no Shopping Aldeia dos Imigrantes. Esse é o típico lugar para você curtir sabores diferentes e locais, com petiscos, sanduíches e música boa para acompanhar.

A cerveja Vale do Pavão foi criada por um casal residente da região e que administra o local. Vale muito a pena conhecer se você gosta de relaxar em família com o clima gostoso de Mauá.

o que fazer em visconde de maua cerveja
Experimente as cervejas artesanais maravilhosas da região!

Endereço: Avenida Wenceslau Brás, 691 – Visconde de Mauá
Telefone: (21) 97213-3714
Faixa de preço: R$30-R$60

14. Vila Oliva

O maravilhoso Restaurante Vila Oliva foi construído aos pés de um olival, com proposta contemporânea e ambiente descontraído. Cercado por natureza e pelas árvores de onde são extraídas as azeitonas, a experiência de comer no Oliva é única.

Uma curiosidade legal é que foi de lá que foi produzido o primeiro azeite extra virgem do Rio de Janeiro. No Vila Oliva, a grande atração é experimentar a comida com o tão famoso azeite e conhecer um pouco mais da história local.

O chef Vasco e seu time são super atenciosos, proporcionando uma agradável noite para seus convidados. Recomenda-se fazer reserva.

o que fazer em visconde de maua azeite
É incrível poder experimentar de uma comida saborosa e com um toque tão especial como esse.

Endereço: Pousada Mauá Brasil | Estrada Mauá – Campo Alegre, KM 8,5, Visconde de Mauá
Telefone: (24) 3387-2077
Faixa de preço: R$60-R$120


Leia também: Dicas para passar um final de semana em Visconde de Mauá


15. Restaurante Vegetariano da Kashi

Um dos mais famosos e queridos restaurantes vegetarianos da região é o Restaurante da Kashi. Nele você encontra não só opções vegetarianas, como veganas e para celíacos (quem não pode comer glúten).

O mais legal desse restaurante, é que até quem é carnívoro avalia bem a comida, afirmando não ter sentido falta da carne por conta do tempero e sabor único do estabelecimento.

Endereço: Estrada Mauá Maromba, S/n – Vale do Pavão, Itatiaia
Telefone: (24) 99977-0152
Faixa de preço: R$40-R$60

16. Restaurante Babel

Para quem gosta de uma verdadeira experiência gastronômica, o Restaurante Babel é o mais recomendado no quesito alta gastronomia. Ele é o mais conhecido e bem avaliado no sentido sofisticação e boa qualidade culinária da região.

Além de ter um ambiente e cenário super lindo, capaz de conquistar qualquer cliente, o estabelecimento é super bem avaliado e recomendado por quem já passou por lá.

Endereço: Alameda Gastronômica Tia Sofia, s/n – Maringá, Itatiaia
Telefone: (24) 99977-0152
Faixa de preço: R$150-R$200

17. Casa Beatles

Principalmente para quem for fã da banda inglesa, visitar esse bar é uma verdadeira experiência em Visconde de Mauá. A Casa Beatles é um bar totalmente temático repleto de discos, CDs e objetos da banda compondo a decoração.

o que fazer em visconde de maua the beatles
Não deixe de visitar a Casa Beatles para ver de perto vários itens colecionáveis.

Inaugurado por um casal de jornalistas, o bar funciona desde 2015 e se tornou referência, agradando muitos turistas e viajantes que vão para Visconde de Mauá.

Endereço: R. Pres. Wenceslau Braz, 133 – Visconde de Mauá
Telefone: (24) 99318-5070
Faixa de preço: R$20-R$40

18. Cogumelos Bistrô

Por último, mas não menos importante, nós temos o Cogumelos Bistrô. Administrado por uma família que cultiva cogumelos artesanalmente, todos os pratos possuem o querido ingrediente. Eles possuem uma culinária bem singular e diferente no preparo do alimento principal. Lá você encontra bobó de cogumelo, massas, risotos e muito mais!

Além deacomida, o lugar oferece também a cerveja de cogumelos, a famosa “bebida mágica” de cortesia para os clientes para abrir os trabalhos e um chá de cogumelos, hibisco e alecrim, que é digestivo e maravilhoso para finalizar a comilança.

Esse é um lugar realmente fantástico, exótico e único, que você só vai encontrar em Visconde de Mauá.

o que fazer em visconde de maua cogumelos
Um restaurante inusitado para conhecer em Visconde de Mauá

Endereço: Alameda Gastronômica, s/n, Bocaina de Minas
Telefone: (24) 99275-9920
Faixa de preço: R$50-R$70


DicaDaGaia: Para visitar Visconde de Mauá, a melhor opção é ir de carro. Para aluguel, nós sempre usamos e recomendamos o RentCars. A grande vantagem desse site é que ele faz um comparativo entre as melhores locadoras disponíveis no destino. E ainda tem a praticidade de poder alugar online garantindo o melhor preço.  Clique aqui para fazer a sua cotação na RentCars!


Agora que você já sabe o que fazer em Visconde de Mauá, pronto para cair na estrada?

Depois dessas 18 dicas super especiais de opções de passeios, atrações e locais para conhecer, a gente espera ter ajudado você a montar o seu roteiro por Visconde de Mauá. O lugar é realmente encantador e vale a visita! Não deixe de nos contar depois como foi a sua experiência por lá e se você tiver mais alguma dica, deixa aqui nos comentários. Nós amamos ler tudo! Boa viagem!


Outros posts que você pode gostar:

Frio no Rio de Janeiro: 14 destinos de inverno próximos ao RJ

Como escolher um bom saco de dormir para camping, trilhas e expedições

Guia completo das melhores praias do Rio de Janeiro

Quem escreve | @gaiavani
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *