esfinge de gize

O que fazer no Egito: TOP 10 passeios imperdíveis

Se você está com viagem marcada para a terra dos faraós e ainda não decidiu o que fazer no Egito, esse artigo é o que você precisa para fechar seu roteiro e decidir que pontos turísticos priorizar! Nesta lista, você encontra os 10 passeios imperdíveis no Egito, aqueles que não podem ficar de fora dos seus planos para você ter uma experiência super completa! 

E se você está pensando em ir para o Egito, mas ainda não tem certeza, vem com a gente também! Quem sabe não é o destino que você está procurando?

E vamos começar logo com uma dica: a melhor forma de aproveitar o Egito é se planejando. Para isso, monte seu roteiro e compre ingressos com antecedência. Usei o site GetYourGuide para reservar a maioria dos passeios que listei aqui. Além da ótima qualidade dos passeios, encontrei várias opções de tour disponíveis. Isso sem falar na praticidade de já ter tudo planejado antes de embarcar, né?


Leia também: 20 coisas que você precisa saber antes de ir para o Egito.


TOP lugares para conhecer no Egito: Cairo e arredores

No nosso artigo com o melhor guia para você montar o seu roteiro para o Egito, uma das dicas importantes que a gente fala é: divida o seu roteiro por três principais regiões – Cairo/Alexandria, Vale do Nilo (Luxor/Aswan) e o Mar Vermelho.

O país tem uma história e tanto, além das paisagens incríveis. Das tradicionais Pirâmides do Egito à passeio de balão em Luxor e mergulho no Mar Vermelho, o Egito tem muito a oferecer! Dependendo do seu interesse e do tempo que você tiver disponível para essa viagem, é sempre possível encaixar algo um pouco fora da rota turística principal, como o Deserto Branco.

Agora vamos ao que interessa: os melhores passeios no Egito para você aproveitar o melhor que o país tem a oferecer!


Dica: fizemos essa viagem por conta própria, ou seja, sem o auxílio de uma agência. Mas se você preferir fazer uma viagem para o Egito em um tour privado, a Memphis Tours é uma excelente escolha! Eles tem vários pacotes personalizados e com certeza você encontrará algum que seja a sua cara.


01. Pirâmides de Gizé

Que tal começarmos pelo lugar mais tradicional dos cartões postais do Egito? A mais antiga das Sete Maravilhas do Mundo Antigo – e a única que ainda existe – é um verdadeiro espetáculo, tanto de história quanto de beleza. É realmente indescritível o tamanho das pirâmides!

casal nas pirâmides do egito
Conhecer as pirâmides do Egito de perto é incrível

Elas ficam no complexo de Gizé, próximo ao Cairo. No total, são três pirâmides (Quéops, Quéfren e Miquerinos). Elas foram construídas em 2700 a.C. No complexo, além delas você também encontra a famosa Esfinge, alguns túmulos e templos. Como serviam como “túmulos de luxo”, as pirâmides ficam localizadas a oeste do Nilo, que é onde o sol se põe.

Por ser um local com uma história riquíssima, faz toda a diferença fazer a visita com um guia, que vai contar a história e as curiosidades sobre o lugar. Guarde um tempinho para visitar com calma, aproveitar a vista incrível e, claro, tirar fotos lindas.

Esse foi um dos passeios que fechamos no GetYourGuide. O guia nos buscou às 8h no hotel com transfer privado, nos deu uma explicação super completa sobre as pirâmides e a história do povo egípcio, e tinham até snacks e água para a nossa visita! Achei que valeu muito a pena!


Para saber mais sobre este passeio, leia também: 

Pirâmides do Egito: 10 dicas essenciais para a sua visita


02. Khan el Khalili

Em meio às várias atrações que você pode explorar pelo Cairo, não deixe de incluir nos seus planos um passeio pelo mercado Khan el Khalilli. Trata-se de uma antiga região comercial que é um verdadeiro labirinto com várias ruazinhas e tendas com mercadorias incríveis. É ótimo para fazer comprinhas e ainda levar souvenirs para dar de presente.

Compras no Egito
A palavra de ordem dos mercados é: negociação!

Por lá você encontra de tudo um pouco: tecidos, itens de vestuário, artesanato, decoração, chás, especiarias… Dá pra passar bastante tempo explorando a região! Sugiro ao menos uma tarde inteira dedicada ao grande bazar.

E como estamos falando de Egito, não poderia faltar a parte histórica importante: junto com o mercado de Al-Muski, o Khan el Khalilli é super importante por ter tornado o Cairo um local de tradição no comércio no país e no mundo.


Veja também: Onde ficar no Cairo: as melhores (e piores!) áreas da cidade.


03. Biblioteca de Alexandria

A cerca de 200 quilômetros do Cairo está Alexandria, que certamente você conheceu pelos livros de história quando estava ainda na escola. Ver um lugar assim de perto já é uma experiência e tanto! Eu não tive tempo de ir até lá, mas caso a sua agenda de viagem tenha uma folguinha maior, definitivamente vale a pena incluir nos planos.

Alexandria Egito
Alexandria

A Biblioteca de Alexandria em sua versão original foi destruída por uma série de incêndios. Portanto, o prédio que você visitará, foi uma reconstrução concluída em 2002, num lugar bem próximo de onde era a antiga. O espaço é tão completo que, além de reunir a maior coleção de livros de todo o continente africano, ela ainda conta com um espaço de museu e exposições.

Nossa dica para incluir este passeio em seu roteiro é fazer um daytrip saindo do Cairo. Além da biblioteca, há passeios que exploram a cidade e contam um pouco sobre a sua história, incluindo o Teatro Romano e as Catacumbas de Kom el Shakafa. Confira mais informação sobre esse tour aqui.


O que fazer no Egito: entre Luxor e Aswan

A parte sul do Egito guarda boa parte das ruínas históricas do país. A cidade de Luxor foi a capital do Egito Antigo por séculos a perder de vista e na época era chamada de Tebas (lembra das aulas de história?). Além de incontáveis templos, você pode ter uma experiência cultural e tanto ao visitar o Nubian Village, em Aswan.

04. Karnak Temple

Se você está planejando o que fazer no Egito, o Karnak Temple é definitivamente um local que não pode ficar de fora do seu roteiro! Localizado a cerca de 700 quilômetros do Cairo, na cidade de Luxor, o Karnak Temple é um dos maiores complexos de templos do mundo! Para se ter uma ideia da magnitude do monumento, sua construção demorou quase 2 mil anos! E dizem que não chegou a ser finalizada.

Complexo de Templos Karnak, em Luxor
O complexo de Templos Karnak, em Luxor

Sua restauração, que começou no século XVIII, até hoje está em atividade, justamente por conta da grandiosidade de suas ruínas. E o mais curioso é que a história do Karnak continua sendo escrita, já que frequentemente novas descobertas sobre o local são feitas.

Esse templo, que foi construído em homenagem ao deus Amon-Rá, possui uma série de inscritos nas paredes. Os desenhos têm diversos estilos, já que o templo foi ocupado por inúmeros faraós ao longo de sua edificação.

Curiosidade: ao contrário das pirâmides, que ficam a oeste do Rio Nilo, o Karnak Temple fica no lado leste, dedicado aos vivos e à vida.


Leia também:

Luxor: como chegar, onde ficar, passeios e dicas imperdíveis


05. Passeio de balão em Luxor

Se você quer viver umas das melhores experiências no Egito, não deixe de fazer o passeio de balão em Luxor! Andar de balão é, por si só, um passeio super diferente, e o visual lá do alto é realmente incrível!

O balão sai das margens do Rio Nilo, no lado ocidental. Enquanto o balão flutua sobre Luxor, você vê o nascer do sol iluminando toda a cidade, com seus monumentos e montanhas próximas. Assim, como o passeio é bem cedo, é bom ir preparado para acordar por volta de 3h da manhã. Mesmo assim, eu super recomendo: só coloca o despertador e vai, porque vai valer a pena!

Aliás, meu passeio de balão virou vídeo! Confira abaixo como foi minha experiência e aproveite para se inscrever no Canal do Mala de Aventuras para receber em primeira mão as melhores dicas de viagem pelo Brasil e pelo mundo!!


06. Cruzeiro pelo Rio Nilo

Já pensou em conhecer o sul do Egito passeando pelas águas de um dos rios mais famosos do mundo? Eu passei quatro dias a bordo de um cruzeiro com destino a Luxor.  Além deste trajeto, é possível contratar também o trajeto oposto, com destino a Aswan. Nesse caso, a duração é um pouquinho maior: são cinco dias navegando rio acima.

Cruzeiro de 4 dias pelo Rio Nilo: de Aswan à Luxor
Cruzeiro de 4 dias pelo Rio Nilo: de Aswan à Luxor

Ao longo do caminho, o cruzeiro vai parando pelos principais pontos turísticos da região, aqueles que certamente entram na lista de passeios imperdíveis no Egito. Para quem quer um roteiro já pronto, esse curizero pode ser uma opção super prática. Tudo depende de quanto tempo você quer gastar nas atrações e se você curte uma viagem com conforto.

Se você se animou com a ideia de fazer esse passeio, nós contamos aqui no blog todos os detalhes de como foi a nossa experiência. Das opções de roteiro aos valores e pontos turísticos, tem tudo pra você ter uma ideia se tem realmente a ver com seu estilo de viagem. Vem ver: Cruzeiro pelo Rio Nilo: Vale a pena? Quanto custa? Qual o roteiro?


07. Nubian Village (Aswan)

Uma vez em Aswan, não deixe de conhecer o Nubian Village. O mais legal de lá é poder ver como a cultura e as tradições do povo núbio, uma das civilizações mais antigas da história, ainda se mantêm super fortes. Além disso, as ruas são uma gracinha, com casas super coloridas e cheias de desenhos e formas geométricas.

Nubian Village, em Aswan
Nubian Village, em Aswan

Para quem gosta de fazer compras e levar uma lembrança dos lugares por onde passa, no Nubian Village você encontra muitas opções de artesanato super diferentes e originais. Uma curiosidade desta vila é a presença de crocodilos, que já foram usados como modo de proteção, e hoje são animais domésticos.

Se você quiser ter uma experiência mais profunda, eu recomendo ao menos duas noites por lá. Eu me hospedei no Kato Dool, um hotel que foi muito além de uma simples acomodação, mas uma verdadeira imersão na cultura do povo núbio. Foi lá que tive a melhor experiência gastronômica da minha viagem ao Egito!


Você pode se interessar também:

Aswan: como chegar, onde ficar, passeios e dicas imperdíveis


Passeios imperdíveis no Egito: fora da rota histórica

Como falei acima, além da parte histórica, a natureza no Egito é incrível! Da rica vida marinha do Mar Vermelho às paisagens desérticas que fazem você se sentir em outro planeta, é possível explorar outros cantos do país e ter experiências memoráveis em sua viagem.

08. Resorts em Hurghada

Se você está buscando o que fazer no Egito, você deveria incluir o Mar Vermelho no seu planejamento! A vida marinha é riquíssima por lá, sem falar das praias em tom azul turquesa maravilhosas!

Resort no Mar Vermelho
Resort no Mar Vermelho

Hurghada é uma das cidades do Mar Vermelho com melhor estrutura para turismo. É um excelente destino no Egito para relaxar à beira mar, porque além das praias paradisíacas, há muitas opções de comércio, restaurantes, baladas e resorts.

Mergulhar naquela água azul turquesa é daqueles passeios memoráveis que você terá no Egito. Uma ótima dica para você incluir nas suas experiências no Egito é fazer um passeio de snorkel no tour até as Giftun Islands.


Confira essa e outras opções de tours em Hurghada.


09. Marsa Alam

No litoral sul do Mar Vermelho, há outras opções de praias super legais, cada uma com um estilo. No caso de Marsa Alam, além de estar fora da rota turística mais tradicional, é o destino mais trendy de mergulho no Egito atualmente por conta da rica natureza marinha, com corais incrivelmente coloridos, peixe-boi e golfinhos, por exemplo.

Mergulhadores Mar Vermelho
Eu e Jean mergulhando em Marsa Alam

Este foi, sem dúvida, um dos TOP destinos do Egito que visitei durante minha viagem! É sempre gostoso visitar um lugar pouco explorado e Marsa Alam é um desses locais com com ares de paraíso intocado. Indico para quem quer se aventurar, seja por descobrir um novo destino ou para a prática de mergulho.

Eu já sou mergulhadora certificada, mas para quem quer apenas experimentar esta atividade, é possível contratar uma experiência de mergulho em Marsa Alam.

Se você quer conhecer uma das praias paradisíacas no Egito e ficar por dentro de todos os detalhes sobre a ida a Marsa Alam, confira este artigo aqui.


Está na dúvida de qual é a melhor cidade do Mar Vermelho para incluir no seu roteiro? Confira:

Mar Vermelho Egito: Hurghada, Dahab, Sharm el Sheik ou Marsa Alam?


10. White Desert

Por fim, o White Desert: uma paisagem de tirar o fôlego a 4h30 de carro saindo do Cairo. Caso você não vá estender sua viagem a países vizinhos, como a Jordânia, não deixe de visitar o famoso deserto branco. O ideal é fazer o passeio com um guia, mesmo que não esteja nos seus planos ir até os oásis, mas é preciso um 4×4 para circular por lá e uma autorização para dormir no deserto.

White Desert Egito
White Desert

Infelizmente eu não tive tempo de ir até lá, mas é uma experiência e tanto! Da paisagem, vale destacar as incríveis formações rochosas brancas dos mais diversos formatos. O curioso é que elas são formadas por giz e suas formas são decorrentes dos ventos, que vão desenhando a paisagem.


Dica extra: seguro viagem para o Egito

Independente do roteiro que você escolher, acho MUITO importante viajar para o Egito com um seguro viagem em mãos. Quando fazemos uma viagem internacional, especialmente para um país exótico como o Egito, estamos mais propícios a intoxicações alimentares e situações que podem comprometer nosso bem estar.

No Egito, o sistema de saúde público é super carente e a maior parte dos próprios egípcios prefere o atendimento em clínicas e hospitais privados. Ou seja, é melhor estar preparado para o caso de algum acidente acontecer. Isso vai te poupar muita dor de cabeça desnecessária.

Na hora de fechar o seguro, recomendamos o SegurosPromo. Sempre que faço alguma viagem internacional, utilizo este site comparador de preços e é onde encontro o melhor preço. Ele fornece diversas opções de preços e coberturas – assim fica mais fácil escolher o seguro mais adequado pra minha necessidade. E o melhor: usando o nosso código MALADEAVENTURAS você ainda ganha 5% de desconto!

Seguro Viagem: EGITO
GTA 60 EUROMAX GTA 60 EUROMAX Assistência médica EUR 60.000 Bagagem extraviada USD 1.200 R$ 22/dia*
TA 40 Especial - Internacional TA 40 Especial - Internacional Assistência médica USD 40.000 Bagagem extraviada USD 1.200 R$ 9/dia*
AC 35 INTER + TELEMEDICINA AC 35 INTER + TELEMEDICINA Assistência médica USD 35.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 12/dia*

E aí? Está pronto para montar seu roteiro com essa lista de TOP passeios no Egito?

Para continuar seu planejamento de viagem, tem outros dois artigos que recomendo a leitura:

Chip de viagem Egito (com cupom de desconto!)

Como tirar visto de turista para o Egito


1

Cadastre seu e-mail e receba novidades!

faça parte da nossa lista, é de graça!

I will never give away, trade or sell your email address. You can unsubscribe at any time.