Pense em uma praia paradisíaca, de areias brancas, belos coqueirais e com um mar azul turquesa inigualável. Parece até sonho, mas esse lugar existe e é a Praia do Patacho (Alagoas).

Durante nossa viagem pelo litoral de Alagoas nos deparamos com esse pedaço de paraíso na terra e não tinha como não nos apaixonarmos. E por causa disso resolvi te contar um pouco dessa região tão incrível. Você vai descobrir como chegar, onde se hospedar e o que fazer na Praia do Patacho.


O que fazer na Praia do Patacho: melhores passeios e dicas

Qual é a melhor época, onde ficar e os melhores passeios na Praia do Patacho

Se preferir, vá direto ao assunto desejado:

Em meio a tantos destinos maravilhosos ao longo do imenso litoral brasileiro, com toda certeza o litoral de Alagoas é um lugar que você não pode deixar de conhecer. Suas praias de areias brancas e águas azul turquesa formam um cenário paradisíaco…não é à toa que o litoral de Alagoas é conhecido como o Caribe brasileiro.

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

Durante nossa viagem em dezembro de 2020 nós passamos por lugares que mais parecem cenário de filme e é claro que não poderia deixar de compartilhar nossa experiência com vocês.

o que fazer em são miguel dos milagres
A maravilhosa e deserta Praia do Patacho!

Com 229km de extensão, no litoral de Alagoas é possível encontrar praias para todos os tipos de gosto. Se você gosta de praias mais badaladas, experimente conhecer a Praia do Gunga ou a do Francês. Porém, para quem quer um clima mais reservado, praias como a do Marceneiro, Tatuamunha, dentre outras vão te surpreender.

Nossa sugestão é que você embarque em uma roadtrip, seja com seu amor, seja com amigos ou família e se aventure a conhecer essa região tão bonita. E se você quiser dicas pode consultar nosso roteiro de 10 dias pelo litoral alagoano. Você vai adorar!


Aproveite para ler: Litoral Sul de Alagoas: melhores praias, pousadas e dicas!


Onde fica e como chegar na Praia do Patacho

A melhor forma de chegar ao litoral norte de Alagoas é de avião por Maceió no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares. Lá mesmo você pode alugar um carro e seguir até as praias e cidades do litoral norte. Sem dúvida o aluguel de um veículo é a melhor opção na região, pois fica muito mais fácil chegar aos principais destinos e atrações.


Nossa dica de locadora de carros fica por conta da Localiza. Sempre tivemos boas experiências com nossas locações. Além de um atendimento de primeira e eficiente, a Localiza sempre tem ótimos modelos de carro à disposição.


Saindo de Maceió, pegue a rodovia AL-101 em direção ao Norte até a Usina Santo Antônio. A partir de lá, siga em direção a Porto de Pedras. Da capital até lá são 100km de distância e você consegue percorrer o trajeto em cerca de 2 horas.

praias litoral alagoas
Praia de Lejes no fundo! Linda demais!

Praia do Patacho: a mais bonita do Litoral de Alagoas

De longe, a Praia do Patacho foi uma das minhas favoritas de toda a viagem. Ela fica localizada no pequeno município de Porto de Pedras e bem pertinho de São Miguel dos Milagres.

O mar por lá é perfeito! Além do tom azul turquesa, a água por lá é muito calminha, o que possibilita a prática de diversos esportes aquáticos, como SUP, caiaque e jangada. Aliás, nós fizemos um passeio incrível por lá e mais a frente vou te contar como foi. Na maré baixa é possível ver as piscinas naturais e fazer belos mergulhos.

roteiro litoral alagoas
A belíssima e deserta praia de lajes, no litoral norte de Alagoas. Foto: @brenomadeira

A Praia do Patacho possui uma vibe muito boa e é ótima para passar o dia curtindo o sol e tomando uma bela água de coco. Para quem quer ter contato com a natureza e ainda aproveitar uma das praias mais bonitas do Brasil, a Praia do Patacho é o lugar perfeito para isso.

Além disso, a praia conta com uma ótima infraestrutura. Existem diversos restaurantes e beach clubs onde é possível passar o dia aproveitando a praia sem se preocupar com nada. Também existe uma boa variedade de hotéis e pousadas na Praia do Patacho, a maioria com ótima estrutura de lazer.


Aproveite para ver quais são as melhores praias de Alagoas em vídeo:


Praia do Patacho: qual é a melhor época para visitar

Embora faça sol praticamente todos os dias do ano, durante os meses do inverno, alguns dias de chuva podem atrapalhar o passeio e deixar a água mais turva. Dessa forma, a melhor época para conhecer a Praia do Patacho (Alagoas) é durante os meses do verão. No entanto, fique sabendo que essa é a alta temporada e os hotéis costumam ficar mais cheios e consequentemente o preço das diárias também pode ser maior.

dicas de maceió
Mar azul e água quentinha na Praia do Patacho!

Eu sempre recomendo ir no Outono ou na Primavera, onde o clima costuma ser mais ameno e as pousadas e passeios estão mais tranquilos. Fomos no início de dezembro e pegamos dias lindos de sol.


Onde ficar na Praia do Patacho: pousadas charmosas

Sem dúvida, a acomodação é parte essencial de toda viagem e ela pode deixar sua viagem ainda mais inesquecível. Na Praia do Patacho (Alagoas) você encontra pousadas lindas e charmosas e selecionei as melhores para conhecer.


01. Pousada Rota Ecológica

Com uma vista privilegiada do mar, a Pousada Rota Ecológica é o destino perfeito para casais apaixonados que queiram aproveitar momentos à sós. A pousada dispõe de quatro suítes diferentes, com decoração rústica e muito conforto.

pousada praia do patacho
Quarto charmoso da pousada Rota Ecológioca. Foto: divulgação

Para seu maior conforto, a pousada organiza diversos passeios, como a visita às piscinas naturais, visita ao santuário do peixe-boi, passeios de SUP e muito mais. Ah! E nem pense em voltar para casa sem conhecer a Casa Zen, um espaço na pousada com diversos tratamentos ótimos para recarregar as energias.

O que fazer na Praia do Patacho, em Alagoas: melhores passeios, dicas e mais


02. Pousada Villages

Muito charmosa e cercada pela natureza, a Pousada Villages é outra ótima sugestão na Praia do Patacho de pousadas. As acomodações são em estilo chalé e possuem um toque rústico lindo demais.

pousada Villages
Pousada Villages. Foto: divulgação

O café da manhã é imperdível e preparado com muito amor e carinho pelos funcionários da pousada. Depois do café da manhã reforçado, aproveite para explorar a região, ou até mesmo curtir o dia a beira da piscina.

O que fazer na Praia do Patacho, em Alagoas: melhores passeios, dicas e mais


03. Pousada Aldeia Beijupirá

Inspirada na tradição indígena, a Pousada Aldeia Beijupirá está a poucos metros do mar em meio a um jardim de 50mil m². Ao todo são 20 charmosas acomodações que lembram casinhas de pescador, mas que possuem um toque de sofisticação em seu interior. E algo bem legal é cada bangalô possui o nome de uma aldeia indígena brasileira.

pousada aldeia beijupirá
Pousada Aldeia Beijupirá. Foto: divulgação

Aproveite para relaxar na beira da piscina e não deixe de conhecer o restaurante do hotel. O mais legal é que os pratos são bem simples e praieiros, mas o visual é extremamente sofisticado…o sabor então, esse nem se fala!

O que fazer na Praia do Patacho, em Alagoas: melhores passeios, dicas e mais


Onde ficar na Praia do Patacho: hotéis de luxo

Além das pousadas charmosas, na Praia do Patacho também existem hotéis e pousadas de luxo que prometem agradar a todos. Veja as opções que selecionamos para você:


04. Pedras do Patacho Hotel Boutique

Para quem gosta de ser mimado durante a viagem e quer ter uma experiência totalmente nova de hospedagem eu super recomendo a Pedras do Patacho Hotel Boutique. A pousada possui um visual moderno e luxuoso, mas sem deixar o ar praiano de lado.

As acomodações do hotel se dividem em suítes e bangalôs e todos são incríveis! Os bangalôs ficam à beira mar e possuem inclusive piscina privativa. Não há nada melhor do que acordar pela manhã e dar de cara com um dos cenários mais bonitos que é a Praia do Patacho.

pousada praia do patacho
A incrível Pedras do Patacho! Foto: divulgação

Além disso, no Pedras do Patacho o hóspede pode desfrutar de diversas experiências, como o passeio de bike, de jangada, degustar vinhos e até cozinhar com o chef no restaurante do hotel. Aliás, por falar em cozinhar, não deixe de conhecer os quatro restaurantes do hotel, cada um com uma proposta diferentes, mas todos com o melhor da culinária nacional e internacional.

O que fazer na Praia do Patacho, em Alagoas: melhores passeios, dicas e mais


05. Reserva do Patacho Pousada

Em seguida, mais uma excelente opção de luxo na Praia do Patacho, Alagoas. A Reserva do Patacho fica de frente para o mar em meio a lindos coqueirais, que mais parecem cenário de filme.

reserva do patacho
Já imaginou essa piscininha só pra você? foto: divulgação

São 9 acomodações entre chalés e bangalôs, todos finamente decorados, com estilo moderno. Os bangalôs possuem piscina privativa, mas o hotel também possui uma piscina de frente para o mar de uso comum dos hóspedes.

pousada praia patacho
A piscina da área externa da Reserva do Patacho. Foto: divulgação

O restaurante da pousada é um espetáculo e serve pratos divinos, com destaque, é claro, para os frutos do mar. Se você quer conforto e muito sossego durante a sua viagem, não deixe de conhecer a Reserva do Patacho, pois sei que você vai amar.

O que fazer na Praia do Patacho, em Alagoas: melhores passeios, dicas e mais


06. Pousada Ninanoa

Para fechar essa lista de hotéis de luxo, nada melhor do que a Pousada Ninanoa. Ela fica mais próxima do centro de Porto de Pedras e é super exclusiva. A pousada é bem clean e sofisticada e os quartos possuem uma vista incrível para o mar.

pousada praia do patacho
Pousada Ninanoa | Foto: divulgação

E não pense que por lá você vai só ficar de pernas para o ar. Caso queira, a pousada disponibiliza diversas atividades, como voo panorâmico em paramotor. Também fica à disposição do hóspede as pranchas de stand up paddle e a piscina da pousada.

Além de toas essas atividades incríveis, o restaurante da pousada também é parada obrigatória. O cardápio é inspirado na alta gastronomia espanhola da região de Valência e Alicante. Então se você gosta de paella, não deixe de conhecer o restaurante da Pousada Ninanoa.

O que fazer na Praia do Patacho, em Alagoas: melhores passeios, dicas e mais


Onde ficar na Praia do Patacho: opções econômicas

Se o orçamento está mais apertado não tem problema. Próximo a Praia do Patacho (Alagoas) também é possível encontrar opções que cabem em todos os bolsos e sem deixar a qualidade de lado.


07. Pousada Quinta do Patacho

Charmosa e econômica, a Quinta do Patacho é uma ótima opção na Praia do Patacho (Alagoas). Os quartos são bem aconchegantes e todos compartilham varanda. Ao longo da varanda você também encontra redes maravilhosas para relaxar depois de um dia de muita praia.

quinta do patacho
Quinta do Patacho. Foto: divulgação

Além do buffet de café da manhã, na pousada você também encontra uma bela piscina caso não queria ir para a praia.

O que fazer na Praia do Patacho, em Alagoas: melhores passeios, dicas e mais


08. Aldeia Patacho

Com bom custo x benefício, a Aldeia Patacho oferece chalés incríveis para você e sua família.

Todos os chalés têm saída para o jardim e para a piscina, que aliás é muito boa. Não deixe de aproveitar também as redes do jardim no final da tarde. Ademais, a pousada serve café da manhã no seu chalé diariamente.

O que fazer na Praia do Patacho, em Alagoas: melhores passeios, dicas e mais


09. Pousada Vila do Patacho

Em seguida, a Pousada Vila do Patacho é mais uma que oferece bons preços e uma ótima estrutura. Os quartos parecem casinhas muito fofas e aconchegantes e são equipados com tudo para seu conforto.

pousada na praia do patacho
O charme da Pousada Vila do Patacho. Foto: divulgação

Os jardins da propriedade são super agradáveis e o melhor é que você vai estar a poucos passos do mar.

O que fazer na Praia do Patacho, em Alagoas: melhores passeios, dicas e mais


Onde ficar na Praia do Patacho: Casas de Temporada

Depois de conhecer as pousadas na Praia do Patacho mais incríveis, você vai ver agora duas opções de Airbnb instagramáveis. Para quem gosta de acomodações mais independentes, tenho certeza de que vai amar as casas que vem logo a seguir.


10. Casa Patacho

Que tal alugar uma casa para curtir uma temporada com a família ou amigos?! A Casa Patacho é simples, mas possui piscina e uma ótima localização, próxima da Praia do Patacho. Acomoda até 10 pessoas e costuma esgotar rápido. Vale a pena conferir e fazer a sua reserva com antecedência!

casa patacho
Casa de temporada para se hospedar na Praia do Patacho

O que fazer na Praia do Patacho, em Alagoas: melhores passeios, dicas e mais


11. Bahay Tatu Concept Home

Encontramos umas opção bem legal chamada Bahay Tatu Concept Home. São pequenas casas, chamadas de Villas, que acomodam até 6 pessoas e são super equipadas com cozinha e banheiro, incluindo até uma pequena piscina privativa.

casa na praia do patacho
Ótima opção de casa para alugar na Praia do Patacho

É uma ótima opção para ir com grupos de amigos!

O que fazer na Praia do Patacho, em Alagoas: melhores passeios, dicas e mais


Melhores passeios na Praia do Patacho

Opções de passeios não faltam na Praia do Patacho. Seja em um passeio de jangada, seja aproveitando o dia em um dos beach clubs, tenho certeza de que você vai aproveitar muito seu dia por lá. Vejamos algumas das opções disponíveis na praia:


Passeio de jangada

Antes de tudo, o passeio de jangada é um dos mais legais na Praia do Patacho e uma excelente forma de conhecer as piscinas naturais. Normalmente os jangadeiros te levam até o ponto exato das piscinas e lá você poder mergulhar e observar toda a beleza da vida marinha da região. Dependendo do dia e da tábua das marés é possível ficar horas nas piscinas.

piscinas naturais do patacho
Olha que demais essa foto aérea em uma das piscinas naturais da Praia do Patacho! foto: divulgação

Nós fizemos o passeio com o Alisson. Ele mora na região e conhece tudo sobre as piscinas, além de ser muito gente boa. Caso queira marcar um passeio privativo, você pode entrar em contato com ele através do telefone (82) 9102-6922 (também é WhatsApp).


Buggy

Outro passeio bem legal é o de buggy. Existem diversas empresas que organizam o passeio que percorre diversas praias da chamada Rota Ecológica dos Milagres. Além de ser bem divertido e emocionante, ainda é possível passar por paisagens incríveis.

Alguns desses passeios percorrem os 27km da Rota Ecológica dos Milagres e além de passar pela Praia do Patacho, também te levam a São Miguel dos Milagres e Passo de Camaragibe. Com tanto lugar bonito, vai faltar até espaço na memória do celular com tanta foto bonita que você vai tirar.


Beach clubs

Ao longo da Praia do Patacho você vai encontrar os beach clubs. Neles você encontra uma ótima estrutura, com guarda-sois na areia, redes para descansar e opções de comida e bebida. Um deles é o Sonhos do Patacho, que possui tudo o que você precisa para apreciar o melhor da praia.

o que fazer praia do patacho
Coqueiros para todos os lados!

Caminhar na praia (patacho e lajes são bem próximas)

Outra dica de passeio bem legal, até no final da tarde para aproveitar o pôr-do-sol, é caminhar entre as praias do Patacho e Lajes. Elas duas são bem próximas e caminhar pela areia observando a paisagem é um passeio muito gostoso.

 

A Praia de Lajes é ainda mais deserta é ideal para quem busca paz e sossego.


Onde comer na Praia do Patacho

Para quem aprecia uma boa comida, existem ótimas opções de restaurantes para você aproveitar.

Restaurante de comida caseira Mangute Baim

Com gostinho de comida caseira, o Mangute Baim é um restaurante maravilhoso e com pratos deliciosos. O ambiente é rústico e descontraído, a comida é bem servida e o atendimento é nota 10! Uma sugestão de prato que é sucesso é o camarão ao coco e o pirão. Não deixe de experimentar.

restaurante mangute baim
Restaurante muito charmoso, com comida caseira, na Praia do Patacho
  • Endereço: Sitio Patacho Alameda Graciliano Ramos Entrada da Praia do Patacho, Porto de Pedras, Alagoas

Restaurante Ninoana

Com ares mais requintados, o Restaurante Ninoana oferece um cardápio de frutos do mar de alto padrão. A paella é o carro chefe do restaurante e bem famosa na região. Lembrando que é necessário fazer reserva antes, pois o restaurante costuma ficar cheio.

restaurante ninanoa
Paella do Restaurante Ninanoa
  • Endereço: Avenida Jose de Moraes Neto 115 Centro, Porto de Pedras, Alagoas

NaCasa de Boa

Com um clima super descontraído e um jardim incrível o NaCasa de Boa é um pub e restaurante que serve comida brasileira e americana. Os drinks são lindos e muito deliciosos e eles servem pratos e porções que podem ser saboreados no próprio jardim nas almofadas gigantes que ficam espalhadas.

  • Endereço: Rua Luiz Ferreira Dorta 629, Porto de Pedras, Alagoas

Gostou de conhecer mais sobre a Praia do Patacho? Então não perca tempo e já comece a planejar sua próxima viagem com as nossas dicas. Qualquer dúvida é só deixar seu comentário aqui embaixo que teremos o maior prazer em te responder.


Aproveite para ler:

Quem escreve | @nandahudson
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *