Quando eu penso na Bahia, já sinto logo o cheirinho do tempero. Azeite de dendê, camarão no leite de coco, peixe fresquinho, acarajé, abará, vatapá, xinxim… a lista dos pratos tradicionais é enorme! Você quer saber onde comer em Salvador e ainda ter várias dicas gastronômicas pelo Estado? Então é só continuar lendo o post!

Nesse post, vamos te levar para um passeio gastronômico com dicas de onde comer em Salvador e uma listinha de pratos que você não pode deixar de experimentar quando for à cidade.

Então se você já está curioso para saber mais informações deliciosas sobre a capital baiana, vamos a todas as dicas!

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!


Por que ir para Salvador?

A Cidade do Salvador foi fundada em 1549 e serviu como capital do Brasil por mais de 200 anos. Uma escolha que levou em consideração a sua localização estratégica para os navios portugueses que faziam a travessia entre o Velho Mundo e a Terra de Vera Cruz.

Desde a sua fundação, a Bahia contribuiu para a circulação de mercadorias tanto no Brasil como para exportação com alimentos encontrados por ali, tais como a cana de açúcar e o cacau.

igreja do bonfim
Fitinhas coloridas na Igreja do Bonfim / Foto: @redthetraveler

Ainda hoje se encontram traços da época colonial tanto na arquitetura e costumes quanto na cozinha baiana, que é muito influenciada, também, pela cultura africana. Se você é o tipo de viajante que adora história, vai encontrar em Salvador um prato cheio! E por falar em prato, a culinária baiana é um elemento essencial para esse mergulho na cultura e história da região e do país.


Onde comer em Salvador: como chegar

A Bahia está a aproximadamente 1630 km de distância do Rio de Janeiro, 1970 km de São Paulo, 6550 km de Brasília e 370 km de Sergipe, seu vizinho mais próximo. Existem diversas formas de se chegar à capital, Salvador, e as três melhores opções são avião, carro ou ônibus.

Para quem prefere ir de avião, o Aeroporto Internacional de Salvador, único da cidade, opera voos diários para diversas partes do país, principalmente outras capitais. Entre as facilidades de chegar de avião, além da rapidez, se você escolher alugar um carro para a sua estadia, já pode sair do Aeroporto com ele.

A gente sempre indica a RentCars, que além de ser a melhor do mercado, é a que a gente sempre usa e ama! Lá você vai encontrar os melhores preços e um serviço maravilhoso. Clique aqui para fazer a sua cotação.

Se você gosta de pegar estrada, ir de carro é uma ótima pedida. As estradas nacionais BR-101 e BR-116 são ideais se você parte do Sul ou do Sudeste. Se você sai do Norte ou Nordeste, a estrada estadual BA-099, conhecida como Linha Verde, é a melhor opção. Tenha atenção aos pedágios e evite pegar estradas periféricas, que podem ser perigosas.

passeios em salvador elevador lacerda
Vista do Elevador Lacerda, em Salvador / Foto: @redthetraveler

Para quem não gosta de viajar de carro nem de avião, tem sempre a opção de se chegar de ônibus. O Terminal Rodoviário Armando Viana de Castro é o ponto de chegada em Salvador e fica numa região bem central da cidade, de onde partem ônibus municipais para todos os bairros.


Leia também: Passeios em Salvador: top 20 passeios para fazer na cidade (e região)


Onde comer em Salvador: o que fazer na cidade

Antes de te contar onde comer em Salvador, saiba que a cidade tem muitos pontos de interesse, desde os mais turísticos até os segredos escondidos que só quem conhece bem a cidade consegue encontrar. Com seu clima super agradável e temperatura média na casa dos 25° o ano inteiro, Salvador é um ótimo destino para visitar na baixa temporada, quando os preços são mais acessíveis e as ruas e praias não estão tão cheias.

O período de chuvas vai de Abril a Junho e a alta temporada é durante os meses de férias e, naturalmente, durante o Carnaval. Escolha a melhor época para ir a Salvador de acordo com o que você espera encontrar na cidade.

Listamos aqui o top 5 de passeios imperdíveis na capital baiana:


1. Centro Histórico: Mercado Modelo + Elevador Lacerda + Pelourinho

O Mercado Modelo é o mercado municipal de Salvador e é onde se encontram as melhores lojas de lembrancinhas da Bahia. Além de um ótimo restaurante no segundo andar, com direito a uma vista espetacular para a Baía de Todos os Santos. Logo em frente ao Mercado Modelo está o Elevador Lacerda, meio de transporte oficial que liga a Cidade Baixa e a Cidade Alta.

pelourinho em salvador
As charmosas construções do Pelourinho! Foto: @redthetraveler

Já na Cidade Alta, o ponto principal é o Pelourinho. Apelidado carinhosamente de Pelô, o bairro mais famoso de Salvador concentra casinhas coloridas, igrejas da época colonial, ladeiras famosas onde acontecem os ensaios do Olodum e dos Filhos de Gandhy e também a Fundação Casa de Jorge Amado.


2. Museu da Gastronomia Baiana

O Museu da Gastronomia Baiana é uma iniciativa do Senac da Bahia e fica no Largo do Pelourinho. A estrutura reúne salas de exposição, um restaurante-museu-escola, um bar-museu, uma loja-museu e um espaço dedicado à art-food.

A ideia do museu é valorizar a culinária baiana e inserir os hábitos alimentares do estado num contexto sócio-cultural e histórico. Um passeio obrigatório para quem vai a Salvador em busca da comida.


3. Barra: Praia do Porto da Barra + Farol + Praia do Farol

Um dos bairros mais tradicionais de Salvador, a Barra é a casa do carnaval baiano. Ponto de partida do circuito Barra x Ondina, o trajeto mais famoso dos trios elétricos, sai do Farol da Barra e arrasta multidões todos os anos. Além disso, no bairro estão duas praias lindas – Praia do Porto da Barra e Praia do Farol – e o icônico Farol da Barra, cartão postal da cidade.

praia do farol da barra
Final de tarde na Praia do Farol da Barra / Foto: @redthetraveler

4. Basílica do Senhor do Bonfim

A Igreja, católica, foi fundada em 1745 e construída entre 1746 e 1754. Hoje em dia acolhe diversas manifestações religiosas e culturais, sendo a mais famosa a lavagem das suas escadarias, protagonizada pelas baianas do candomblé próximo ao dia de Reis, 6 de Janeiro.

No interior da igreja, a sala das promessas contém objetos de devoção oferecidos pelos fiéis em agradecimento às graças alcançadas. Logo à entrada, as grades da Basílica são tomadas pelas tradicionais fitinhas coloridas – quem vai à Bahia tem que ir lá amarrar a sua e fazer um pedido.


5. Itapuã: Praia de Itapuã + Farol

Famoso pela música de Toquinho e Vinícius, o bairro de Itapuã é mais afastado da agitação do centro, mas é um lugar que merece um passeio com atenção. Especialmente para quem busca a tranquilidade em forma de sombra e água fresca no meio da cidade.

Além das belezas naturais, é em Itapuã que se encontra a Casa Di Vina, um memorial dedicado ao poeta Vinícius de Moraes, que decidiu viver em Salvador – e estava era certo! O espaço também conta com hotel e restaurante.

onde comer em salvador praia de itapuã
O famoso farol da Praia de Itapuã.

Veja também: Onde ficar em Salvador: Barra, Rio Vermelho ou Pelourinho?


Onde comer em Salvador: 10 lugares que você não pode deixar de conhecer

Está preparado para conhecer onde comer em Salvador? A culinária baiana é mais um traço da cultura riquíssima do estado. Parte dessa riqueza toda está na variedade e diversidade de elementos que a compõem. A cidade é extremamente democrática, em todos os sentidos. E a gastronomia não seria diferente. Você vai encontrar todos os tipos de lugares pra comer, desde barraquinhas na rua até restaurantes refinados.

Não se assuste se você comer a melhor tapioca do mundo numa barraca no meio da praça. Ou ainda, se você encontrar uma versão super contemporânea do prato mais tradicional de todos, o acarajé, num restaurante chique. Salvador tem tudo para te surpreender!

Preparamos uma lista com 10 paradas obrigatórias para experimentar o melhor da cozinha baiana em Salvador:

1. Acarajé da Cira

Tradicionalíssimo, o Acarajé da Cira é super famoso e você pre-ci-sa conhecer! Em 2019, Cira teve seu acarajé eleito o melhor de Salvador pela décima sexta vez no projeto Comer & Beber da Revista Veja.

onde comer em salvador acarajé
Nada como um acarajé na terra do acarajé, né?

Existem duas barracas do Acarajé da Cira em Salvador:

Largo da Mariquita, no Rio Vermelho;

Rua Aristides Milton, s/n, em Itapuã.


2. Acarajé da Dinha

Outra barraca famosa que reúne o melhor da comida de rua baiana (acarajé, vatapá, caruru, abará e outras iguarias) é o Acarajé da Dinha. A barraca é um marco para a cidade. Tanto que o Largo de Santana, no Rio Vermelho, ficou conhecido como “Largo da Dinha“. Com três unidades, o Acarajé da Dinha está no Rio Vermelho, Costa Azul e Pituba.

onde comer em salvador barraca
As barraquinhas de comida são famosas por lá!

3. Salvador Dali

A primeira coisa que chama a atenção no Salvador Dali é a promessa da varanda mais charmosa de Salvador. Só a vista para o mar já chama a atenção e dá vontade de conhecer. Mas a comida, claro, chama mais a atenção ainda! Os principais pratos do restaurante são com camarão e prometem ser um festival de delícias. O restaurante fica na Rua Borges dos Reis, 11 no Rio Vermelho.


4. Casa de Tereza

Um dos restaurantes mais tradicionais de Salvador, a Casa de Tereza é gerida pela chef Tereza Paim. No cardápio estão pratos tradicionais baianos com um toque de sofisticação. O destaque vai para o bobó de camarão. A Casa de Teresa fica na Rua Odilon Santos, 45, no Rio Vermelho.


5. Manjericão

Outro restaurante que já é patrimônio de Salvador é o Manjericão. O segredo é a comida caseira, com buffet a quilo. E o ambiente é super agradável, numa casinha linda no meio do mato. O restaurante fica na Rua da Fonte do Boi, 3 B, no Rio Vermelho.

Salvador é uma cidade bem diversa. Em todo o seu território, encontram-se restaurantes com propostas variadas que atendem bem a quem procura uma comida tradicional, caseira, gourmet ou contemporânea. O melhor de tudo é que em todas as opções de estabelecimentos é possível encontrar os pratos típicos que todo mundo quer experimentar.

onde comer em salvador restaurante manjericao
Fachada do Restaurante Manjericão. (Foto: página do Facebook do restaurante Manjericão)

Leia também: O que fazer em Salvador: dicas para quem tem 1 ou 2 dias na cidade


6. Mercado Modelo

Erguida em 1861, a construção criada para receber a Casa da Alfândega com o passar do tempo foi transformada no que hoje conhecemos como Mercado Modelo. Além das lembrancinhas, no Mercado existem restaurantes como os tradicionais Maria de São Pedro e Camafeu de Oxóssi. E também as barracas com produtos tradicionais.

O Mercado Modelo fica na Praça Visconde de Cayru, s/n, no Comércio.


7. Amado

Com vista para a Baía de Todos os Santos, Amado é um restaurante contemporâneo que revisita os pratos tradicionais da Bahia – e do Brasil. Gerido pelo chef Edinho Engel, alguns dos destaques são a casquinha de aratu com farofa de licuri, a moqueca mista de camarão e peixe e o ceviche de dourado e camarão com tangerina, coco fresco e chips de mandioquinha.

O restaurante Amado fica na Avenida Lafayete Coutinho, 660, no Comércio.


8. Sorveteria da Ribeira

Uma das mais tradicionais do Brasil, a Sorveteria da Ribeira é parada obrigatória para quem visita Salvador. Serve sorvetes artesanais feitos com frutas e oferece mais de 60 sabores. Destaque para os sorvetes de coco, sapoti e mangaba. A sorveteria fica na Rua da Penha, 87, na Ribeira.

onde comer em salvador sorvete
Essa sorveteria é o máximo! Vale super a pena dar uma passada por lá.

9. Bravo Burguer & Beer

Se você gosta de experimentar a culinária tradicional mas não dispensa um bom hambúrguer, precisa conhecer o Bravo Burger & Beer. Entre os destaques está o queijo cobocó, que acompanha quase todos os hambúrgueres e o inusitado hambúrguer de cabrito.

Com 4 unidades, o Bravo Burger & Beer está em Pituba, Alphaville, Barra e Horto. É possível comer na loja, pedir delivery ou ainda encomendar os ingredientes para montar seu Bravo em casa.


10. Velho Espanha

Bem no centro da cidade está o centenário Velho Espanha, um bar que carrega o peso de ter sido o reduto dos intelectuais do século XX. Nomes como Glauber Rocha e Setaro passaram pelas suas mesas. O espaço é family friendly e tem mesas ao ar livre e serviço de take away. Entre os pratos de destaque estão um escondidinho de brócolis e fumeiro com purê de banana.

O Velho Espanha fica na Rua General Labatut, 38, Barris.


Veja também: Ecoturismo no Brasil: os 25 melhores destinos nacionais para os amantes da natureza


Onde comer em Salvador: Pelourinho

O Museu da Gastronomia Baiana é parada obrigatória para quem faz uma viagem gastronômica. Iniciativa do Senac-Bahia, o Museu fica no Largo do Pelourinho e além de contar com espaços de exposição, abriga, também, o Restaurante-Escola do Senac.

passeios em salvador pelourinho
O Pelourinho é um clássico da cidade, né?

Os ingredientes-base dos pratos são dendê, feijão, café e frutas típicas da região. Destaque para as moquecas, a feijoada baiana e o quindim de iaiá. O Museu da Gastronomia Baiana fica na Praça José de Alencar, 13/19, no Largo do Pelourinho.

Fundado em 1952, o Bar Cruz do Pascoal tem um atrativo incomparável: o mirante nos fundos que contempla o Comércio, o forte São Marcelo, a cidade Baixa e a Baía de Todos os Santos. Entre os pratos, os destaques vão para a carne de sol, codorna com vinagrete e farofa, pirão de aipim e os sucos de frutas regionais. O Bar Cruz do Pascoal fica na Rua Direita de Santo Antônio, em Santo Antônio Além do Carmo – coladinho no Pelô, próximo ao Convento do Carmo.


Onde comer em Salvador: Barra

Os restaurantes mais tradicionais de Salvador costumam servir muitos pratos com camarão. É o caso do Barravento, na Barra. Os principais destaques do cardápio são o risoto de camarão, o camarão ao leite de coco e a moqueca de camarão. Entre as outras opções, estão lagostas, polvo, peixes variados e, de sobremesa, o creme de papaya e as mousses veganas. O Barravento fica na Avenida Oceânica, 814, Barra.

Outro clássico da região é o Pereira Restaurante. Alguns dos pratos mais pedidos são o arroz de frutos do mar, o camarão ao molho de damasco e o risoto de camarão e polvo. Nossa sugestão de entrada é o camarão empanado no coco e tapioca, acompanhado de um drink bem gelado. O Pereira fica na Avenida Sete de Setembro, 3959, Barra.

onde comer em salvador praia da barra
Provavelmente a praia mais famosa de Salvador: a Praia da Barra.

Leia também: Destinos baratos no Brasil: 10 cidades incríveis para conhecer gastando pouco


Onde comer em Salvador: comidas regionais para experimentar

Vamos falar um pouco dos pratos típicos da Bahia, que são super fáceis de encontrar em Salvador?

Azeite de dendê

O azeite de dendê também é conhecido como óleo de palma. É muito popular na cozinha africana e, consequentemente, nas cozinhas influenciadas pela cultura africana. O óleo é retirado do fruto do dendezeiro, uma espécie de palmeira que veio do oeste da África e conquistou o coração da Bahia.

Acarajé

O acarajé é um dos pratos mais tradicionais da culinária baiana. Trazido da cultura africana, é um bolo feito de massa de feijão fradinho, cebola e sal, frito em azeite de dendê e recheado com caruru, vatapá, camarão seco e vinagrete. Cuidado ao responder se quer o seu acarajé quente ou frio – esse é o indicador da quantidade de pimenta.

acarajé bahia
O famoso Acarajé com camarão seco!

Abará

A receita do abará é muito similar à do acarajé. A maior diferença é o modo de preparo. O acarajé é frito, enquanto o abará é cozido em folha de bananeira.

Vatapá

Vatapá é um prato típico da Bahia, super fácil de encontrar em Salvador. É uma pasta feita de pão molhado ou farinha de rosca, gengibre, pimenta-malagueta, amendoim, cravo, castanha de caju, leite desnatado, azeite de oliva, cebola, alho e tomate.

Caruru

Caruru é um cozido de quiabos que geralmente acompanha o acarajé ou o abará. Leva azeite de dendê e pimenta.

Xinxim de Galinha

Xinxim de galinha é uma espécie de ensopado de galinha com amendoim, castanha de caju, gengibre, pimenta, camarão seco, alho, coentro, cebola, leite de coco e azeite de dendê feito na panela de barro.

Moqueca baiana

Moqueca é um tipo de cozido de peixe que nasceu em Angola e chegou ao Brasil pra ficar. Existem várias versões de moqueca pelo país e a baiana se destaca pelos seus ingredientes: peixe, limão, tomate, cebola, pimentão, coentro, leite de coco, azeite de dendê e camarão.

onde comer em salvador moqueca
Você provavelmente já ouviu falar da Moqueca, né? É um dos pratos mais típicos da Bahia!

Sarapatel

Sarapatel pode não ser muito popular, apesar de bastante conhecido e consumido no Nordeste. Nascido em Portugal, o prato tem como ingredientes principais vísceras de porco, cabrito ou borrego.

Bobó de Camarão

Bobó de camarão é aquele prato pra deixar o coração quentinho. Feito com camarões e bastante leite de coco, é uma espécie de cozido misturado a purê de mandioca e azeite de dendê, que dão a cremosidade perfeita.

bobó de camarão
Um delicioso Bobó de Camarão, outro prato imperdível da Bahia!

Arroz de Hauçá

Arroz de hauçá é um prato típico da Bahia, o preferido do escritor Jorge Amado. Trazido da África, é um arroz super cozido, quase sem sal e com bastante água para deixar bem molinho.

Cocada

Cocada é um doce tradicional no Brasil e em Angola. É uma pasta açucarada à base de coco e leite de coco.

cocada bahia
Cocada, uma das melhores sobremesas!

Tapioca

Tapioca é uma das melhores coisas que o Nordeste do Brasil poderia ter nos dado! Nascida dos indígenas brasileiros, a tapioca é uma farinhazinha extraída da mandioca (ou aipim) e também é conhecida como beiju. Em Salvador, peça com recheio de queijo coalho ou coco com leite condensado.

tapioca bahia
Tapioca de queijo coalho com goiabada! Uma mistura perfeita!

Munguzá

Munguzá, também conhecido como canjica, é um doce cremoso feito de milho branco com leite condensado, leite de coco, leite e cravo da índia.


Pronto para ir para Salvador?

Impossível terminar esse post e não estar com água na boca para experimentar todas essas iguarias! Conseguiu selecionar onde comer em Salvador? Com certeza, a gastronomia é um dos pontos altos da Bahia e você não vai se arrepender de incluir no seu roteiro um passeio pelos melhores restaurantes, bares e barracas de rua da cidade. Conta pra gente o que você mais gosta dessa lista e qual a sua dica imperdível do que comer em Salvador.


Outros posts que você pode gostar:

Melhores praias da Bahia: 10 praias incríveis para conhecer no litoral baiano

Ponta do Corumbau (Bahia): como chegar, onde ficar e o que fazer neste paraíso baiano

Cumuruxatiba (Bahia): tudo o que você precisa saber para planejar a sua viagem

Quem escreve | @redthetraveler
Red
Mais uma que foi picada pelo bichinho viajante e não consegue parar quieta num lugar só. Viaja para conhecer outras culturas, fotografar, se conectar com a natureza e comer.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *