Vai viajar para Petrópolis e está procurando a melhor opção de hospedagem? Nesse post você vai ler as melhores dicas de onde ficar em Petrópolis – afinal, tenho muito orgulho de ser petropolitana e conhecer cada cantinho da cidade com a palma da mão!

Petrópolis é uma cidade pequena, mas com diversos atrativos, desde muita cultura até uma natureza exuberante. Museus, ruas históricas, restaurantes deliciosos, cachoeiras, trilhas, travessias e até um santuário à céu aberto é um pouco do que você encontra por aqui.

O melhor lugar para se hospedar em Petrópolis vai depender do seu estilo de viagem: casal? família? cultural? natureza? Leia o post até o final para entender todos os bairros da cidade e decidir qual tipo de pousada ou hotel tem mais a ver com você!


Por que viajar para Petrópolis?

Os motivos para viajar para Petrópolis são muitos, começando por conhecer um pouco mais da história do Brasil, já que estamos falando de uma cidade de herança imperial. Você vai se sentir voltando no tempo! A parte histórica está concentrada no centro histórico, que é super charmoso, com diversos pontos turísticos.

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

Além disso, os apaixonados por cerveja podem desfrutar da rota cervejeira – para quem não sabe, Petrópolis é um dos principais polos cervejeiros do país, sendo considerado também a capital estadual da cerveja. A Cervejaria Bohemia é uma parada obrigatória!

onde ficar em petropolis
Não deixe de visitar os principais pontos turísticos do centro histórico de Petrópolis!

Também não podemos deixar de citar a natureza exuberante de Petrópolis. Cachoeiras com quedas enormes, como a Véu da Noiva e outros poços menores, como o Poço Negro, atraem muitos moradores e turistas nos dias de calor. Outro destaque para o ecoturismo da cidade vai para a travessia Petrópolis – Teresópolis, conhecida mundialmente.

E para fechar os destaques da cidade, não deixe de fazer um tour gastronômico pelos melhores restaurantes. Nos meses mais frios, uma boa pedida é o fondue. Já no verão, os bares e restaurantes com mesas ao ar livre ficam badalados. Aqui você encontra muitos produtores locais e chefs renomados.

Petrópolis está a apenas 1h do Rio de Janeiro. É a pedida perfeita para um final de semana de descanso!


Leia abaixo quais são os melhores bairros para ficar em Petrópolis:


Onde ficar em Petrópolis: entendendo os bairros

No mapa abaixo você vai conseguir entender melhor como a cidade é dividida e onde estão os principais pontos de interesse, dependendo do seu estilo de viagem.

onde ficar em petrópolis
Mapa com os melhores bairros para se hospedar em Petrópolis

Se preferir, vá direto ao bairro de interesse:

  1. Centro Histórico
  2. Valparaíso
  3. Corrêas / Bonfim
  4. Itaipava
  5. Araras
  6. Rocio
  7. Secretário


1. Onde ficar em Petrópolis: Centro Histórico

É no Centro Histórico de Petrópolis onde estão os principais e mais conhecidos pontos turísticos da cidade, como a Catedral São Pedro de Alcântara, o Museu Imperial, a casa de Santos Dumont e o Palácio de Cristal. 

onde ficar petropolis
Palácio de Cristal, um dos pontos turísticos imperdíveis!

Se hospedar no Centro Histórico é uma ótima opção para quem quer conhecer mais da história da cidade – e do Brasil! – além de passear pelo comércio local. A Rua 16 de Março é um shopping a céu aberto, com muitas lojas, prédios comerciais e restaurantes (destaque para a Hamburgueria Dom Gourmet, que oferece hambúrgueres artesanais deliciosos!).

É nessa região que está também a famosa Rua Teresa, com uma enorme variedade de lojas de roupas com preços bastante atraentes.

Onde ficar no Centro Histórico:

Casa Rosa Hotel Boutique | Hotel Boutique recém aberto na cidade. Fica bem próximo de alguns pontos turísticos, como o Palácio de Cristal e a Praça da Liberdade, além de estar ao lado da Cervejaria Bohemia. Os hóspedes recomendam como uma opção mais sofisticada, com excelente atendimento | $$$

Onde ficar em Petrópolis: melhores bairros e pousadas na Cidade Imperial


Grande Hotel | Hotel super tradicional da cidade, situado em um edifício histórico de 1930. Foi recém reformado e possui quartos amplos e modernos. A localização é perfeita para quem gosta de fazer tudo a pé, sem depender de carro, táxi ou ônibus. Fica bem próximo da Rua 16 de Março e da Rua Teresa. | $$

Onde ficar em Petrópolis: melhores bairros e pousadas na Cidade Imperial


Um Hostel | É claro que não faltaria uma opção mais descolada e barata na nossa lista. O Um Hostel é super cool, com quartos compartilhados e também suítes. Tem um ar mais jovem e está em uma localização perfeita, em frente à Cervejaria Bohemia e pertinho dos principais pontos turísticos da cidade. É bom checar com o hostel se vai rolar algum evento durante a sua estadia, tem rolado shows e DJ por lá. | $

Onde ficar em Petrópolis: melhores bairros e pousadas na Cidade Imperial


Leia também: Centro Histórico de Petrópolis: roteiro para um final de semana


2. Onde ficar em Petrópolis: Valparaíso

O bairro Valparaíso é uma boa opção para quem quer estar no centro da cidade, com fácil acesso aos pontos turísticos, mas em um bairro mais silencioso e familiar.

Esse é um dos bairros mais nobres da cidade, onde você encontra também boas opções de restaurantes (destaque pro restaurante japonês Kinpai e bistrô Zelo), além de mercados boutique. Uma ótima opção para tomar café da manhã ou lanche da tarde é o Val Marchê, recém inaugurado na cidade, com pães deliciosos.

Onde ficar no Valparaíso:

Hotel Petrópolis Inn | esse é, sem dúvidas, o melhor hotel para se hospedar no bairro Valparaíso. Quartos modernos e confortáveis, além de um terraço com vista para a cidade, perfeito para curtir o final de tarde ou tomar um café. Aliás, o café da manhã é super caprichado e bem avaliado pelos hóspedes! Recomendo que você esteja de carro para se hospedar nesse hotel. | $$

Onde ficar em Petrópolis: melhores bairros e pousadas na Cidade Imperial


3. Onde ficar em Petrópolis: Corrêas

Corrêas é um bairro mais afastado do centro histórico, a mais ou menos 25 minutos de distância de carro. Fica entre o centro de Petrópolis e Itaipava.

Próximo a Corrêas está o bairro Bonfim, onde fica o Parque Nacional Serra dos Órgãos, abrigo de muitas trilhas e cachoeiras. Aliás, é no PARNASO que se inicia a trilha do Açú, primeira etapa da travessia Petrópolis – Teresópolis.

Corrêas e Bonfim são bairros bem pequenos. Na subida para o Bonfim, você vai passar por muitos produtores de orgânicos e pousadinhas charmosas. A gente indica essa região para quem quer curtir a natureza do parque. Vale a pena demais passar um final de semana por lá para recarregar as energias, aproveitar a área externa das pousadas (geralmente com piscina natural!) e as trilhas do parque.

onde ficar petropolis
A charmosa Pousada Paraíso Açú!

Onde ficar em Corrêas / Bonfim:

Pousada Paraíso Açú | A gente amaa a Pousada Paraíso Açú. Já nos hospedamos duas vezes por lá em datas especiais, e é ótimo para recarregar as energias e estar bem pertinho das trilhas e cachoeiras do PARNASO. A pousada oferece chalés e quartos – eu recomendo os chalés, que são mais charmosos! É o tipo de hospedagem para você aproveitar o dia todo – tem piscina natural, cachoeira, restaurante durante o dia e à noite e lareira para os dias frios. Uma opção super romântica! | $$

Onde ficar em Petrópolis: melhores bairros e pousadas na Cidade Imperial


The Eco Lodge | Uma opção bem perto do PARNASO, mas para quem busca hospedagem mais barata! O The Eco Lodge é um hostel bem localizado, mas bem simples. Pode ser uma boa opção para quem está se preparando para subir o açú e precisa de uma base para passar a noite. | $

Onde ficar em Petrópolis: melhores bairros e pousadas na Cidade Imperial


Leia também: Pousada Paraíso Açú: tranquilidade, contato com a natureza e puro charme em Petrópolis


4. Onde ficar em Petrópolis: Itaipava

Itaipava é um distrito de Petrópolis – mas muita gente acha que é outra cidade! Os cariocas, principalmente, amam passar o final de semana por lá. Além de pousadas super charmosas, em meio à natureza e com ótima gastronomia, também vale a pena procurar opções de casas no Airbnb e ir com uma galera!

Em Itaipava você vai encontrar excelentes restaurantes e lugares charmosos para tomar um café, como o Bendito Armazém, nosso queridinho. Há alguns “shoppings” por lá, como o Shopping Itaipava, Vilarejo e Tarrafas. Vale a pena dar uma voltinha e sentar no restaurante Bordeaux, com mesas ao ar livre, para tomar um vinho no final da tarde.

onde ficar petropolis
Que tal fazer uma trilha até o topo da Pedra de Itaipava?

Outros pontos de interesse são a Feirinha de Itaipava e o Parque Municipal, que recebe diversos eventos. Se você curte andar de bike, Itaipava é um excelente ponto de partida. Há muitas trilhas ali por perto!

Onde ficar em Itaipava:

Pousada Tankamana | A Pousada Tankamana é o lugar perfeito para unir natureza, descanso e boa gastronomia. Ela fica a 20 minutos do centro de Itaipava e oferece, além de chalés super charmosos com hidro e lareira, uma área externa super completa, com piscina natural, sauna e trilhas. Super indicada para casais! | $$$$

Onde ficar em Petrópolis: melhores bairros e pousadas na Cidade Imperial


Albergo Del Leone | Ótima opção para quem quer estar mais perto do centro de Itaipava. Quartos amplos e confortáveis, café da manhã variado e delicioso, muito elogiado pelos hóspedes. Lugar perfeito para casais e famílias que querem passar um final de semana com conforto e curtindo a natureza. | $$$

Onde ficar em Petrópolis: melhores bairros e pousadas na Cidade Imperial


Apartamento na Granja Brasil | Se você quer estar bem localizado, próximo aos principais atrativos, na rua principal de Itaipava, pode apostar na Granja Brasil – um enorme condomínio com diversos apartamentos. Indico demais esse apartamento, com opção de 1 ou 2 suítes, sala ampla e cozinha americana. É perfeito para ir com amigos ou família. Ainda conta com piscina, sauna, academia, spa e restaurantes. Já me hospedei nesse apartamento e amei a experiência! | $$

ps: faça a sua reserva pelo Airbnb! Se for a sua primeira reserva, clique aqui para fazer o seu cadastro e ganhar até R$200 de desconto!

Onde ficar em Petrópolis: melhores bairros e pousadas na Cidade Imperial


Quer mais dicas de hospedagem em Itaipava?
Leia o post: 10 pousadas charmosas para se hospedar em Itaipava


5. Onde ficar em Petrópolis: Araras

Araras é um bairro de Petrópolis que fica perto de Itaipava – são em média 20 minutos de distância, de carro, do centrinho de Araras até o centro de Itaipava. É uma região de muita natureza e pequenos restaurantes. Destaque para o Afrânio, que é super tradicional na região e tem pratos incríveis.

É uma ótima região para quem curte fazer caminhadas, andar de bicicleta e curtir a natureza. Perto de Araras está também o Vale das Videiras, bairro vizinho, onde fica o Galpão Caipira, que a gente adora e sempre indica. Lá você pode fazer massagem, almoçar, lanchar e alugar bike para fazer trilhas com guia.

Onde ficar em Araras:

Pousada das Araras | Para curtir um final de semana de muita tranquilidade, que tal a Pousada das Araras? Quartos com decoração rústica, amplos e confortáveis. Conta com trilha, cachoeira e piscina. Uma delícia para curtir em casal ou em família. | $$$

Onde ficar em Petrópolis: melhores bairros e pousadas na Cidade Imperial


6. Onde ficar em Petrópolis: Rocio

Sem dúvidas, o meu bairro preferido! Recomendo demais que você conheça o bairro Rocio, pois lá tem muuitos atrativos e muito contato com a natureza.

Começando pela Cachoeira do Poço Negro, uma verdadeira piscina natural de fácil acesso, que é perfeita para mergulhar no verão (no frio a água fica muito gelada!). É lá que está também uma das minhas trilhas preferidas da cidade: a Pedra do Boné, com visual incrível para o Rio de Janeiro.

onde ficar petropolis
A belíssima cachoeira Poço Negro, no Rocio

Não espere um bairro grande e com centrinho – são estradas vazias, cercadas por árvore. Então, é preciso estar de carro para conhecer essa região e fazer os passeios. Dica: não deixe de almoçar ou jantar no Restaurante Trutas do Rocio, que cria as trutas lá mesmo.

casa de pedras rocio
Já imaginou se hospedar em uma Casa de Pedras? É uma experiência e tanto!

Onde ficar no Rocio:

Casa de Pedras | já passei muitos finais de semana nessa casa maravilhosa, enorme, com estrutura toda de pedras. A arquitetura da casa é incrível, com uma lareira gigante! São 5 quartos com banheiro, o lugar perfeito para ir com um grupo grande de amigos ou com a família. O jardim enorme e bem cuidado conta com piscina, casa na árvore, trilhas, espaço para jogar bola, vôlei e até sauna. Um verdadeiro paraíso intocado em meio à natureza.

ps: faça a sua reserva pelo Airbnb! Se for a sua primeira reserva, clique aqui para fazer o seu cadastro e ganhar até R$200 de desconto!

Onde ficar em Petrópolis: melhores bairros e pousadas na Cidade Imperial


Leia também: 10 cachoeiras em Petrópolis que merecem uma visita


7. Onde ficar em Petrópolis: Secretário

E por último, outra região bem legal que a gente indica, é Secretário. Um pouco mais distante, a 40 minutos de Itaipava e 1h10 do centro de Petrópolis, essa região é perfeita para um final de semana com amigos ou em família.

O centrinho de Secretário conta com alguns pequenos restaurantes, um mercado bem legal para comprar produtos diferentes chamado Vale Ju e, vez ou outra, acontecem alguns eventos bem legais por lá, como o Agroserra.

sitio gastronômico
Ambiente charmoso do Sítio Gastronômico!

Outra super dica é almoçar ou jantar no Sítio Gastronômico, uma experiência deliciosa! Para saber mais, acompanhe o Instagram do Sítio.

Onde ficar em Secretário:

Haras Quinta di Bali | uma boa opção para quem vai em grupo! O Haras Quinta di Bali é uma casa enorme, com piscina, lounge e jardim. São 5 quartos com cama de casal, amplos, confortáveis e bem decorados! Além disso, fica a 10km da Cachoeira de Secretário.

Onde ficar em Petrópolis: melhores bairros e pousadas na Cidade Imperial


Onde ficar em Petrópolis: dicas extras

Gostou das nossas dicas até aqui? Continue lendo para dicas extras, como: onde ficar em Petrópolis com crianças? Tem Hotel Spa em Petrópolis? E Hotel Fazenda? É melhor ficar em Petrópolis ou em Itaipava?


Hotel Spa em Petrópolis

Você é do time que adora um spa?! Em Petrópolis você encontra esse tipo de hospedagem, com spa caprichado e vários tipos de massagens diferentes para você relaxar e voltar renovado para encarar a rotina. Temos duas recomendações de hotel spa em Petrópolis para você:

spa em petropolis
Que tal curtir um SPA em Petrópolis?

SPA Orquídea da Serra | o SPA Orquídea da Serra tem ótima localização, bem perto do centro histórico da cidade. Funciona como um hotel, mas com a facilidade de poder fazer massagens e procedimentos de maneira fácil. Além disso, há sauna e salas de relaxamento.

Onde ficar em Petrópolis: melhores bairros e pousadas na Cidade Imperial


Saison SPA | O Saison Spa é super bem recomendado e frequentado – vários artistas já passaram por lá. Oferece programas de emagrecimento, junto com massagens relaxantes. Você pode fechar o pacote com refeições ou contratar procedimentos avulsos.

Onde ficar em Petrópolis: melhores bairros e pousadas na Cidade Imperial


Onde ficar com crianças em Petrópolis?

Vai viajar para Petrópolis com crianças? Não tem problema – na cidade tem várias atividades para crianças e hotéis diferentes para os baixinhos curtirem também.

Uma dica de programa bem legal para fazer com as crianças em Petrópolis, é passear no Museu Imperial de pantufas (não pode entrar com calçados, então, calçamos pantufas!) e aproveitar o parquinho da Praça da Liberdade. Já em Itaipava, levá-los para um passeio de bicicleta no Parque Municipal é um ótimo programa!

onde ficar petropolis com criança
A Pousada Paraíso tem uma ótima área de lazer!

Abaixo, selecionamos duas opções de hotéis e pousadas para se hospedar com crianças em Petrópolis:

Castelo de Itaipava | O Castelo de Itaipava pode ser uma ótima ideia para se hospedar com crianças. A construção medieval e com decoração de mesmo tema, chama atenção, nos fazendo voltar no tempo. Há também o restaurante do castelo e um parquinho infantil, que pode facilitar bastante o dia a dia com crianças. | $$

Onde ficar em Petrópolis: melhores bairros e pousadas na Cidade Imperial


Pousada Paraíso| Se você procura um lugar em meio à natureza para passar o final de semana, a Pousada Paraíso é o lugar perfeito! Na área externa, muita natureza, com trilhas, cachoeiras e uma piscina natural incrível. Além disso, há diversas atividades durante o dia, como rapel, hortinha e oficina de artesanato. Você pode almoçar e jantar por lá também. Ótima opção para aproveitar com as crianças! | $$

Onde ficar em Petrópolis: melhores bairros e pousadas na Cidade Imperial


Onde ficar: Petrópolis ou Itaipava?

Muita gente tem dúvidas se é melhor se hospedar em Petrópolis ou em Itaipava – e a resposta é que tudo vai depender do estilo de viagem que você está planejando fazer.

Se a sua ideia é conhecer o centro histórico de Petrópolis (Museu Imperial, Catedral São Pedro de Alcântara, Palácio de Cristal, Cervejaria Bohemia, etc), sem dúvidas você deverá optar por uma pousada no centro da cidade e arredores. Isso facilitará muito o deslocamento, e, dependendo da pousada, você poderá fazer tudo a pé.

pousada tankamana
Pousada Tankamana, ótima opção de hospedagem em Itaipava!

Itaipava, distrito de Petrópolis, está localizado a 30 minutos do centro de Petrópolis, então, se você optar por se hospedar nessa região, a dica é fazer mais passeios de ecoturismo, curtir os restaurantes de Itaipava e a sua pousada, por conta do deslocamento.

Também é muito importante você levar em consideração o seu meio de transporte. Se você estiver de carro, facilita bastante o deslocamento, então você consegue conhecer o centro histórico e itaipava na mesma viagem, por exemplo. Mas, se você estiver sem carro e for depender de ônibus ou uber, sugiro ficar mais pelo centro da cidade, para percorrer distâncias menores.


Dicas para não errar na hora de reservar seu hotel

Agora que você já sabe onde ficar em Petrópolis, basta levar em consideração algumas dicas extras para reservar seu hotel.

A velha dica de reservar com antecedência realmente facilita e te faz garantir bons preços. Fique atento à alta temporada e também aos eventos que acontecem na cidade, como a Bauernfest, em Junho, que deixa a cidade lotada e o Natal Imperial, que os turistas adoram.              

Outra dica, para não errar ao escolher a sua pousada / hotel, é ler todas as descrições do Booking e também a avaliação de hóspedes que já ficaram naquela acomodação. A gente sempre indica esse site para reservas de hotéis por aqui, pois o suporte deles é muito bom e ainda garantem o melhor preço. Clique aqui para ver mais opções de hotéis e pousadas em Petrópolis.

pinterest melhores hotéis de petrópolis
Gostou desse post? Salve no Pinterest para consultar sempre que quiser!

Você também pode gostar de ler

O que fazer em Petrópolis: 30 passeios imperdíveis

10 passeios de ecoturismo em Petrópolis

Conheça o Vale do Amor, um santuário ao ar livre em Petrópolis

Quem escreve | @nandahudson
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *