A Bahia é apaixonante, não é mesmo? E a capital é mais ainda! É uma cidade realmente mágica! Com sua cultura, as cores vibrantes e a mistura de raças e credos que a transformam em um lugar incrível para passar férias. E se você quer saber onde ficar em Salvador, aqui nós vamos te dar todas as dicas.

A cidade nasceu como um grande destaque do nosso país: em 1549 foi declarada a primeira capital do Brasil. Salvador também foi eternizada por artistas importantíssimos da cultura do nosso país, como Dorival Caymmi, Vinicius de Moraes e Toquinho. Deu para perceber um pouco  como essa cidade é especial?

Esse post é para você que está planejando sua viagem para a terra do axé e ainda não sabe onde ficar em Salvador. Reunimos dicas bem legais sobre os principais bairros da cidade e ainda selecionamos alguns hotéis para todos os gostos e bolsos. Não fique de fora dessa e descubra os melhores lugares para se hospedar por lá. Para ficar por dentro, é só continuar lendo o post!

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!


Por que viajar para Salvador?

Responder essa pergunta é fácil! Conforme eu disse anteriormente, Salvador é uma cidade mágica e que encantou não só a mim, mas encanta também a todos que visitam suas ruas coloridas e cheias de alegria.

A capital baiana reúne história, cultura, música e gastronomia tudo em um só lugar! Andar pelas ruas do centro histórico, ou pegar o famoso elevador Lacerda (que me faz recordar do elevador de Santa Justa em Lisboa) é fazer uma viagem aos tempos do Brasil colônia.

Além disso, quem viaja a Salvador se depara com uma cidade que transborda a cultura. Temos a oportunidade de observar belíssimas expressões da cultura africana nas tradicionais baianas que vendem seus quitutes, além da cultura portuguesa presente nos casarios e nas igrejas centenárias.

E é claro que não podemos esquecer do famoso carnaval de Salvador, que os baianos se orgulham de ser o maior do mundo! E por falar em baianas…são elas que possuem o segredo da maravilhosa gastronomia dessa cidade!

onde ficar em salvador carnaval
Salvador é um dos melhores lugares para aproveitar o carnaval.

Não tem como visitar Salvador e não experimentar os quitutes maravilhosos que as baianas vendem nas ruas e nos restaurantes. Acarajé, vatapá, cocada, bobó de camarão, enfim, é tanta comida gostosa que só de pensar a boca já se enche de água!

Porém, não importa a época do ano que você for a Salvador, o que é importante é estar bem localizado para você não perder nada dessa cidade. Por isso, fizemos uma lista para você de onde se ficar em Salvador para você aproveitar ao máximo sua estadia.


Leia também: O que fazer em Salvador: dicas para quem tem 1 ou 2 dias na cidade


Onde ficar em Salvador: os melhores bairros para se hospedar

Salvador é uma cidade grande, mas como turista, sem dúvida existem os melhores bairros para se hospedar e são esses que vamos explicar melhor logo a seguir. Se você está procurando o melhor bairro onde ficar em Salvador no carnaval, certamente a região da Ondina e Barra são as melhores, pois é onde passam os trios elétricos mais famosos. Por outro lado, bairros como Itapuã e Stella Maris são mais calmos e perto de praias ótimas para o banho.

Em contrapartida, quem gosta de um bairro mais boêmio, o bairro Rio Vermelho pode ser uma ótima opção de onde ficar em Salvador. Agora vamos conhecer um pouco mais de cada um dos bairros que citamos da capital baiana. Por fim o Centro Histórico é uma boa opção para quem é apaixonado por história e deseja ficar no coração de Salvador.

onde ficar em salvador praia itapuã
A Praia de Itapuã é uma das mais belas da cidade.

1. Rio Vermelho

Localizado na Orla Central de Salvador, o Rio Vermelho é o bairro boêmio de Salvador e possui uma grande oferta de bares e restaurantes, inclusive as barracas mais famosas de acarajé da cidade ficam lá.

O bairro Rio Vermelho possui duas praias: Paciência e Buracão. O bairro também fica bem próximo a duas outras regiões bem famosas de Salvador: Ondina e Barra. Além disso, no dia 02 de fevereiro é realizada na região a famosa Festa de Iemanjá.

Se você gosta de vida noturna agitada e quer estar próximo de várias atrações da cidade é a melhor opção de onde ficar em Salvador. Sendo assim, vamos conhecer alguns hotéis da região:


Hotéis econômicos em Rio Vermelho

Simples, aconchegante e charmosa, assim é a Pousada Pedra da Concha em Salvador. Ela fica a cerca de 200m da Praia de Buracão e oferece quartos bem confortáveis e um café da manhã bem gostoso! Além disso ela apresenta uma ótima relação custo x benefício para você.

onde ficar em salvador pousada pedra da concha
Fachada da Pousada Pedra da Concha. (Foto: divulgação Booking)

Hostels em Rio Vermelho

Para quem busca onde ficar em Salvador com um ar mais informal, mas sem abrir mão de certos confortos, o The Hostel Salvador é uma excelente opção. Ele fica a apenas 100m da Praia do Rio Vermelho e conta com acomodações coletivas e privativas. Aproveite o clima relaxado para curtir a piscina, o salão de jogos e o bar do hostel.


Hotéis conforto em Rio Vermelho

Agora se você não abre mão de conforto e requinte à beira-mar, conheça o Mercure Salvador Rio Vermelho. Lá você encontra toda a qualidade da rede Mercure, com quartos amplos e muito confortáveis. Somado a isso, o hotel ainda possui um excelente restaurante que serve o melhor da comida baiana e internacional.

onde ficar em salvador mercure
Um dos quartos do Mercure Salvador Rio Vermelho. (Foto; divulgação Booking)

2. Centro Histórico

Sem dúvida o Centro Histórico de Salvador é o coração da capital baiana. Se hospedando lá você estará perto das principais atrações turísticas, podendo inclusive conhecer muitos lugares a pé.

Certamente o Centro Histórico está entre a melhor localização de hospedagem em Salvador, porque além de estar próximo a tudo, você vai estar em contato direto com a cultura baiana e com toda a história da capital baiana.

Dica: Não esqueça de levar sapatos baixos para andar pelas ruas de paralelepípedo do Centro Histórico, eles são imprescindíveis para não se cansar e não perder o equilíbrio pelas subidas e descidas.


Hotéis econômicos no Centro Histórico

O Bahiacafé é um pequeno hotel boutique que eu tenho certeza de que vai providenciar uma excelente estadia para você. Inclusive se você está viajando sem acompanhantes, ele é a minha dica de onde ficar em Salvador sozinha, pois você está pertinho da Praça da Sé, do Elevador Lacerda e de outros pontos da cidade. Além disso ele possui um pequeno spa para relaxar, um bar e serve um delicioso café da manhã para seus hóspedes.

onde ficar em salvador bahiacafe
Um dos quartos lindos e estilosos do Bahiacafé. (Foto: divulgação Booking)

Hotéis conforto no Centro Histórico

Quando você entra no Hotel Villa Bahia parece que você está fazendo uma verdadeira viagem no tempo em meio a todo o mobiliário colonial. Além da vista belíssima para o Pelourinho, o hotel também conta com piscina, um restaurante com o melhor da gastronomia baiana e pátios internos maravilhosos para relaxar ao final do dia.


Veja também: Onde ficar em Boipeba: quais são as melhores pousadas? Quanto custa?


3. Ondina e Barra

Para os amantes do Carnaval os Bairros Ondina e Barra são perfeitos para onde se hospedar no carnaval, porque você vai estar bem no centro de toda a agitação dessa festa.

Esses são os bairros mais procurados pelos turistas, pois você consegue chegar no Rio Vermelho e no Pelourinho facilmente. Somado a isso, a região apresenta uma boa variedade de hospedagens, então tem hotel para todos os gostos e bolsos. Sem contar que as praias da região são ótimas para o banho de mar, embora elas costumem ficar mais cheias por conta do volume de turistas.

onde ficar em salvador cidade
Salvador é realmente uma cidade encantadora.

Hotéis econômicos em Ondina e Barra

Para quem busca onde ficar em Salvador à beira-mar e com ótimo custo x benefício, o Grande Hotel da Barra é uma excelente opção. Os quartos são modernos e confortáveis e você está a poucos metros da Praia Porto da Barra. E como se a bela vista da janela do seu quarto não bastasse, o hotel ainda conta com um ótimo restaurante e piscina para quem não quiser descer para ir à praia.


Hostel em Ondina e Barra

O clima no Bahia Prime Hostel é incrível e, principalmente no carnaval, ele é um dos melhores lugares onde se hospedar em Salvador. Ele fica a cerca de 300 metros da praia e conta com acomodações contemporâneas e bem confortáveis. Além disso, você ainda possui a opção de pegar um quarto com banheiro privativo. Outra vantagem é usar a cozinha de uso comum para preparar suas próprias refeições.


Hotéis conforto em Ondina e Barra

Sem dúvida o Vila Galé Salvador vai te proporcionar todo o conforto que você deseja em sua hospedagem. Ele tem vista para o mar e possui uma estrutura bem completa, clube, academia, piscina, restaurante e bar. Certamente um dos melhores lugares para se hospedar em Salvador.

onde ficar em salvador vila gale salvador
O belo Vila Galé Salvador visto de fora. (Foto: divulgação Booking)

4. Santo Antônio Além do Carmo

A região de Santo Antônio Além do Carmo também pertence ao Centro Histórico de Salvador, sendo a região mais próxima do pelourinho e da famosa ladeira do Carmo.

Uma vantagem da região, assim como as demais áreas centrais, é que você consegue fazer praticamente tudo a pé, então podemos dizer que ela está incluída nas áreas de melhor localização de hospedagem em Salvador.

O legal do bairro Santo Antônio Além do Carmo é que adentrando no bairro você encontra uma região mais residencial e com algumas hospedagens mais distantes do agito do pelourinho.


Hotéis de luxo em Santo Antônio Além do Carmo

A rede Pestana sempre foi sinônimo de conforto e no Pestana Convento do Carmo isso não é diferente. O hotel fica em um belíssimo prédio colonial e conta com quartos completíssimos e uma estrutura de primeira categoria, com piscina, sauna, spa, academia, entre outras. Não deixe de aproveitar o restaurante do hotel com o melhor da culinária baiana.


Hotéis econômicos em Santo Antônio Além do Carmo

A Pousada Bahia Pelô é uma ótima opção de onde ficar em Salvador pois apresenta um excelente custo x benefício. Ela possui acomodações confortáveis e fica bem próximo ao pelourinho. Ela é ótima para quem não quer ficar longe do coração da capital baiana.

onde ficar em salvador bahia pelo
Um dos quartos do Pousada Bahia Pelô. (Foto: divulgação Booking)

5. Itapuã e Stella Maris

Por fim, local das melhores praias de Salvador, Itapuã e Stella Maris ficam um pouco mais afastados do centro e mais próximos ao aeroporto de Salvador. Esses bairros são ótimas opções de onde ficar em Salvador para quem quer aproveitar uma bela praia e a água de coco do Nordeste.

A Praia de Itapuã ficou eternizada nas palavras do poeta Vinicius de Moraes. E não pense por que a praia fica longe do centro que ela não é movimentada. Na alta temporada você pode levar mais de uma hora para chegar nela se estiver no centro. Tanto Itapuã quanto Stella Maris são muito procuradas por jovens por causa das barracas famosas que oferecem muita diversão.


Hotéis conforto em Itapuã e Stella Maris

O Villa da Praia Hotel fica bem de frente para a Praia de Itapuã e oferece quartos bem confortáveis e uma boa estrutura para os hóspedes aproveitarem o que há de melhor. Além disso, no restaurante do hotel você terá a chance de experimentar o melhor da culinária regional.


Hotéis de Luxo em Itapuã e Stella Maris

Para quem busca luxo e uma estrutura de fazer inveja, o Hotel Deville Prime Salvador é um ótimo lugar onde ficar em Salvador. Com atividades para todas as idades ele é perfeito para viagens em família. Aproveite também o restaurante Sabores de Itapuã com uma deliciosa comida regional e o bar à beira da piscina chamado Saveiros.

onde ficar em salvador deville salvador
Um dos lindos quartos do Hotel Deville Prime Salvador. (Foto: divulgação Booking)

Leia também: Chapada Diamantina: as melhores dicas para você planejar a sua viagem


As principais dúvidas sobre hospedagem em Salvador

Já deu para conhecer um pouco mais sobre os melhores lugares onde se hospedar em Salvador e os hotéis dessas regiões, não é mesmo? No entanto, sabemos que muita gente tem algumas dúvidas específicas sobre a hospedagem em Salvador, como por exemplo onde é mais barato se hospedar e é claro, qual é a melhor região para ficar no carnaval. E para te ajudar, resolvi responder essas perguntas aqui embaixo, de forma bem clara e objetiva. Vamos lá!


Onde ficar em Salvador barato?

Certamente quando viajamos uma coisa que queremos é conseguir o melhor custo x benefício, correto? A verdade é que Salvador conta com opções para todos os gostos e bolsos e independentemente do bairro onde esteja, vai conseguir encontrar opções de hospedagens mais em conta.

Levando em consideração o custo total das despesas, diria que as melhores regiões onde ficar em Salvador barato é o bairro de Santo Antônio Além do Carmo pela facilidade de deslocamento e as acomodações com bom custo x benefício. Outra opção barata é a Barra, pois ela apresenta ótimas opções de hotéis econômicos e uma boa oferta de transporte público para você chegar onde deseja.

onde ficar em salvador praia
Aproveite todas as praias maravilhosas de Salvador. (Foto: divulgação Booking)

Onde ficar em Salvador no carnaval?

O carnaval de Salvador é uma festa única e incrível. Não tem como não se contagiar com toda aquela alegria e música durante os muitos dias de festa. Não há dúvidas que se você quer saber onde ficar em Salvador no Carnaval, as melhores opções são os bairros Barra e Ondina, pois é onde temos o principal circuito de trio elétrico, com os cantores mais famosos da Bahia. Além disso, entre um trio e outro você ainda pode curtir as praias da região.

Dica: Se você está planejando sua viagem a Salvador no carnaval, já deixe as passagens e hotel reservados com antecedência, pois esse período é altíssima temporada e tudo fica mais caro na cidade. Além disso, os hotéis costumam a lotar com muita rapidez.


Airbnb em Salvador

Outra opção para hospedagem em Salvador é o Airbnb, um site onde você consegue alugar quartos ou espaços inteiros na cidade. A vantagem do Airbnb se você escolhe alugar a acomodação inteira é que você tem mais privacidade e liberdade para você e sua família.

E sabe o que é melhor ainda do que se sentir em casa mesmo sem estar em casa? Utilizando o nosso link para reservar no site do Airbnb, você garante R$179,00 de desconto no valor final da sua primeira reserva! Perfeito, não é mesmo? Então corre para aproveitar!

onde ficar em salvador por do sol
Não tem como não se apaixonar por Salvador.

Afinal, onde ficar em Salvador?

Salvador é uma cidade tão legal que responder a essa pergunta é a até difícil. No entanto, entre Barra, Rio Vermelho e Pelourinho, minha escolha na capital baiana seria a região da Barra.

Em primeiro lugar por ela ser uma região mais movimentada, com ótimas e diversas opções de restaurantes e bares e com uma vida noturna bem movimentada (eu já não recomendo muito o Centro Histórico para passeios noturnos, pois acho meio perigoso).

Em segundo lugar, porque na Barra você tem muitas ofertas de transporte e dá para chegar ao Centro Histórico e a outras regiões com bastante facilidade. E por último, mas não menos importante, a Barra também possui as praias mais lindas e que fazem a gente querer ficar o dia inteiro ao sol só relaxando!


Pronto para curtir Salvador?

E aí, conseguir decidir onde ficar em Salvador? Se você já esteve na capital baiana e quer deixar sua sugestão, é só comentar aqui embaixo. Se ficou alguma dúvida com relação aos bairros de Salvador, deixe sua pergunta também que vamos te responder. Não deixe de contar para a gente a sua experiência por lá também. Nós amamos saber! Boa viagem!


Outros posts que podem te interessar: 

Cumuruxatiba (Bahia): tudo o que você precisa saber para planejar a sua viagem

Onde ficar em Itacaré: os 12 melhores hotéis da região e as dicas mais incríveis de hospedagem

Charme e conforto em Trancoso: como é se hospedar na Pousada Mata N’ativa

Quem escreve | @nandahudson
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *