Decidir onde se hospedar é uma parte bastante importante durante à fase de planejamento de uma viagem. E quando se trata de onde ficar em São Luís, muita gente fica na dúvida entre escolher uma acomodação no Centro Histórico ou em outros bairros.

Assim sendo, nós hoje vamos te ajudar a descobrir exatamente isso: quais são os melhores bairro para se hospedar em São Luís do Maranhão. Continue sua leitura que vou te apresentar os melhores hotéis e pousadas da Ilha do Amor, além de sugerir opções incríveis de acomodação.


Leia também:

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

Pontos turísticos São Luís: 20 lugares imperdíveis para conhecer na cidade


Onde ficar em São Luís (MA): melhores bairros e pousadas

Qual é a melhor região para ficar e as melhores hotéis em São Luís do Maranhão

Confira a seguir:

Vale a pena conhecer São Luís?

São Luís é considerada a principal porta de entrada para quem vai conhecer as belezas dos Lençóis Maranhenses ou desbravar a Chapada das Mesas. No entanto, a cidade tem muito a oferecer e vale muito a pena passar uns dias na capital maranhense, que apesar de pequena, é cheia de surpresas agradáveis.

Centro histórico

O Centro Histórico é considerado Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO. Acima de tudo, caminhar pelas ruazinhas nos faz retornar ao nosso passado colonial com os casarões de influência francesa, holandesa e portuguesa.

Rua Portugal São Luís do Maranhão
Na Rua Portugal você vai sentir como se tivesse se teletransportado para Lisboa!

As fachadas com azulejos portugueses me fizeram lembrar muito de Lisboa, mostrando uma beleza inigualável. Contudo, infelizmente nem todo esse patrimônio se encontra em bom estado de conservação. De cerca de 3500 construções quem compõem essa região, muitas sofrem com a ação do tempo e acabam precisando de muitos reparos.

Cultura maranhense

A cultura da capital maranhense é riquíssima. Ao longo do ano, festas típicas animam a cidade, como a celebração do Divino, Bumba-Meu-Boi e é claro, a famosa Festa Junina (chamada localmente de Festa de São João!). Por conta da pandemia, esses eventos não estão ocorrendo. Entretanto, quando tudo isso acabar pretendo retornar para não perder os meses de junho e julho que são imperdíveis em São Luís.

São João em São Luís do Maranhão
O melhor mês para visitar a cidade é junho, durante as festas de São João.

E por falar em cultura, você sabia que São Luís é a única capital do reggae fora da Jamaica? Pois é! Eu mesma me surpreendi o quanto os moradores adoram esse ritmo. Praticamente todos os bares por onde você passa sempre tem alguma música de reggae embalando o dia ou a noite. Ah! Por isso não deixe de visitar o Museu do Reggae para conhecer um pouco mais desse estilo musical e descobrir o porquê ele é tão amado na capital do Maranhão.

Culinária maranhense

A capital maranhense possui ótimos restaurantes e o carro chefe da região não poderia ser outro do que os frutos do mar. Tive a oportunidade de experimentar e de me encantar pelos sabores divinos da culinária maranhense, pois só de lembrar dos pratos que provei já fico com água na boca de novo.

barraca da marcela são luís
A Barraca da Marcela é uma das melhores da orla de São Luís!

Esses são apenas alguns dos motivos pelos quais vale a pena conhecer São Luís. E se você quer descobrir outros passeios nesse destino, não deixe de ler nosso artigo sobre o que fazer em São Luís. Agora vamos conhecer mais sobre os principais bairros da cidade e os melhores locais de onde ficar em São Luís.

 Onde ficar em São Luís: os melhores bairros

Estar bem localizado na cidade que você está visitando é algo de extrema importância. Assim sendo, é importante conhecer bem os bairros do destino para não errar na hora de escolher sua acomodação.

E qual é o melhor lugar para se hospedar em São Luís?  Vou te mostrar os melhores bairros na capital maranhense para te ajudar a decidir onde ficar em São Luís.

1. Centro Histórico

Embora essa seja uma área que muitas pessoas pensam em se hospedar, não existem muitas opções de hotéis e pousadas no Centro Histórico. Os casarões coloniais são lindos, mas muitos deles precisam passar por restauração. Aliás, muitas das opções de hospedagem nessa região são em casarões que foram reformados.

lugares para conhecer em São Luís
Palácio dos Leões, São Luís.

Entretanto, para quem não vai ficar muito tempo na capital e quer conhecer ao máximo essa região, se hospedar no Centro Histórico é uma boa escolha. Outra vantagem é que o Centro está bem próximo do Cais da Praia Grande, de onde saem os barcos que levam os turistas até Alcântara.

2. Ponta d’Areia

Com toda certeza, os hotéis na Ponta d’Areia em São Luís estão entre os melhores desse destino, porque lá você encontra o maior polo hoteleiro, sem contar o fato de estar próximo ao Centro Histórico e às principais praias.

O bairro da Ponta d’Areia possui uma ótima infraestrutura, com ótimos restaurantes e bares. Aliás, a vida noturna por aqui é bem agitada. Ademais, o bairro também conta com boas opções de transporte público, então fica fácil de chegar a outras partes da cidade.

3. Calhau e São Marcos

Ao longo da Avenida Litorânea você passa pelos bairros de Calhau e São Marcos e neles você também encontra ótimas opções de hospedagem, das mais simples até as mais luxuosas. Em primeiro lugar, São Marcos fica bem perto do Centro Histórico e a maioria dos hotéis é de frente para a praia.

espigão são luís maranhão
A Ponta do Espigão é um dos melhores locais da cidade para contemplar o pôr do sol.

Em segundo lugar, a Praia do Calhau é uma das favoritas dos turistas. Por aqui, é farta variedade de bares e restaurantes e a noite é sempre muito agitada. Seja qual desses bairros for, caminhar na orla ao final da tarde é sempre um bom programa.

Onde ficar em São Luís: Centro Histórico

Em meio aos casarões coloniais você se sente como tivesse voltado no tempo. Embora haja falta de conservação de algumas construções, ainda sim existem boas opções de hotéis no Centro Histórico de São Luís. Veja algumas delas:

1. Casa Frankie

A Casa Frankie, na verdade, são duas casas no Centro Histórico que funcionam como uma pousada muito charmosa. Ela está, sobretudo, sob a direção do dinamarquês Frankie, que está sempre por perto para garantir que tudo saia perfeito. Ao todo são 10 quartos standard e 5 suítes, todas decoradas ao estilo colonial.

pousadas-sao-luis-maranhao
Casa Frankie. Foto: divulgação Booking.

Igualmente, nas áreas comuns o hóspede pode utilizar a piscina, a churrasqueira e até a cozinha para fazer alguma refeição rápida se desejar. Um ponto alto da Casa Frankie é sua localização. Ela fica bem na Rua do Giz, próximo a diversas atrações turísticas, como o Convento das Mercês.

2. Casa Lavinia

Dentre as opções de hotéis no Centro Histórico de São Luís a Casa Lavinia, certamente, é outra ótima escolha. Localizada em um casarão colônia do século XIX totalmente restaurado, a Casa Lavinia é cheia de charme e um lugar incrível para se hospedar e mergulhar de cabeça na cultura maranhense.

pousadas-baratas-sao-luis-maranhao
Casa Lavinia. Foto: divulgação Booking.

Além disso, você pode escolher uma das quatro suítes, cada qual com uma decoração única com motivos étnicos. Os demais cômodos da pousada também seguem o estilo colonial e cada canto está repleto de história. A equipe da pousada é sensacional e o café da manhã é imperdível.

3. Palma Hostel

O Palma Hostel foi uma acomodação que me surpreendeu em São Luís. A começar pela sua localização privilegiada, próximo da Igreja da Sé e do Mercado Municipal.

As áreas comuns não só são delicadas, mas também aconchegantes, fazendo com que o hóspede se sinta em casa e aproveite o hostel após chegar de um dia de passeios na cidade.

hostel-em-sao-luis
Palma Hostel. Foto: divulgação Booking.

Os quartos se dividem entre opções privativas e compartilhadas, sendo que as privativas possuem banheiro próprio. Por fim, eles possuem decoração rústica e são bastante amplos, possuindo inclusive ar condicionado. Sem dúvida, uma opção de hospedagem com ótimo custo x benefício.

Onde ficar em São Luís:  Ponta d’Areia 

A Ponta d’Areia é considerada a parte mais moderna da Ilha do Amor e seus hotéis possuem ótima estrutura. Veja a seguir onde ficar em São Luís na Ponta d’Areia:

4. Bristol Express São Luís

Às margens da Lagoa da Jansen, o Bristol Express é uma boa opção entre o Centro Histórico e as praias. O hotel não só possui uma decoração moderna, como também quartos bastante confortáveis. Além disso, o café da manhã servido diariamente é repleto de opções deliciosas, como frutas frescas, pães, bolos e muito mais.

hoteis-baratos-sao-luis-maranhao
Bristol Express Sao Luis. Foto: divulgação Booking.

5. Brisamar Hotel & SPA São Luís

Com ares de resort, o Brisamar fica de frente para a Praia da Ponta da Areia e possui uma infraestrutura super completa.  Da mesma maneira que os quartos são elegantes, a mobília é confortável e algumas unidades possuem banheira de hidromassagem.

hoteis-frente-praia-sao-luis
Brisamar Hotel & SPA São Luís. Foto: divulgação Booking.

Aliás, para o lazer dos hóspedes, o Brisamar dispõe de piscina, sauna e serviços de SPA mediante agendamento. O restaurante do hotel se chama Coquille e funciona diariamente servindo café, almoço e jantar para os hóspedes. 

6. Hotel Luzeiros São Luís

O Luzeiros é um dos melhores hotéis em São Luís do Maranhão! Esse belíssimo 5 estrelas fica na Ponta do Farol e é perfeito para quem quer curtir a Ilha do Amor com o maior estilo. Sua arquitetura moderna faz jus ao título de hotel design, isto é, são 243 suítes finamente decoradas, algumas com sala de estar para seu maior conforto.

onde-se-hospedar-em-sao-luis
Hotel Luzeiros São Luis. Foto: divulgação Booking.

O hotel também se preocupa em oferecer boas opções de lazer que incluem piscina e academia. Além disso, não deixe de ir a um dos bares e restaurantes no hotel. O Timon possui clima intimista e serve o melhor da gastronomia contemporânea. Já o Mearim é onde é servido o café da manhã com uma vista incrível do mar. O bar da piscina e do lobby possuem os melhores drinks para você relaxar à beira da piscina ou depois de um dia intenso de passeios.

Onde ficar em São Luís: Praia do Calhau

Seguindo pela Avenida Litorânea, logo se chega até a região da Praia do Calhau. Por aqui, além de ótimos hotéis você também encontra boas opções de apartamentos para temporada. Veja só:

7. Blue Tree Towers São Luís (nossa escolha!)

O Blue Tree Towers foi a minha escolha em São Luís e eu simplesmente adorei! Os quartos são amplos e modernos e o atendimento é impecável. A piscina do hotel fica em um jardim muito agradável e ainda há uma academia para quem não quer descuidar da forma, principalmente depois de saborear as delícias maranhenses.

onde-ficar-em-sao-luis-do-maranhao
Blue Tree Towers São Luis. Foto: divulgação Booking.

Ah! E o café da manhã é fenomenal. Para quem busca hotéis na Praia do Calhau em São Luís, sem dúvida o Blue Tree Towes apresenta o melhor custo x benefício.

8. Praiabella Hotel 

Se você não abre mão de hotéis em São Luís na Litorânea, não deixe de conhecer o Praiabella. Além da vista privilegiada do mar, você estará próximo a bares e restaurantes.  Aliás, os quartos são modernos e equipados com ar condicionado e wi-fi. A piscina é pequena, mas não faz muita diferença, principalmente estando a poucos minutos a pé da Praia do Calhau.

melhores-hoteis-sao-luis
Praiabella Hotel. Foto: divulgação Booking.

Onde ficar em São Luís: Praia de São Marcos

Por fim, na região do bairro de São Marcos o mar é lindo. E se você quer se hospedar por aqui precisa ver as opções de hotel e apartamentos de temporada que encontramos.

9. Stop Way

Assim como o Bristol Express, o Stop Way é mais voltado para o público que vai a São Luís à negócios, mas nem por isso ele deixa de ser uma boa opção de hospedagem para suas férias. A infraestrutura do hotel é simples e não possui piscina ou outras opções de lazer, mas em compensação os preços são bem convidativos.

onde-ficar-em-sao-luis-praias
Stop Way Hotel. Foto: divulgação Booking.

Os quartos do Stop Way são simples, mas confortáveis e cumprem seu papel muito bem. O café da manhã é bem servido e o atendimento é sempre muito elogiado.

10. Abbeville Hotel

O Abbeville Hotel além de ser muito bem localizado, fica a 2km do centro histórico e dos shoppings. Ele também apresenta uma recepção prestativa e os quartos são amplos e limpos, logo você terá conforto e uma ótima hospitalidade. E por fim, não pude deixar de notar que o café da manhã é  super variado, se encaixando a todos os tipos de paladares.

hotel barato sao luis
Abbeville. Foto: divulgação Booking.

Pronto para escolher o seu hotel em São Luís do Maranhão?

Agora ficou mais fácil de planejar sua viagem para São Luís, né? Difícil vai ser escolher apenas um hotel ou pousada. Se ainda tiver alguma dúvida é só deixar seu comentário aqui embaixo que teremos o maior prazer em te ajudar.

Boa Viagem!


Continue o planejamento da sua viagem pelo Maranhão:

Quando ir nos Lençois Maranhenses: veja qual é a melhor época

O que fazer em Atins: 7 passeios para incluir no seu roteiro

Onde se hospedar nos Lençóis Maranhenses: Atins ou Barreirinhas?

Quem escreve | @gaiavani
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Aluguel de Carro!
    locação de carro
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *