rio de janeiro cidade maravilhosa

Onde ficar no Rio de Janeiro: descubra quais são os melhores bairros (e mais seguros!) para se hospedar na Cidade Maravilhosa

Está planejando uma viagem de férias para a Cidade Maravilhosa, mas não sabe onde se hospedar? Esse post é para você que está em busca de indicação de hotel no Rio de Janeiro. Você vai descobrir qual é o bairro preferido dos turistas, qual é a melhor praia para ficar no RJ, quais são as regiões com melhor custo x benefício, além de receber as melhores dicas de hospedagem bairro a bairro. Afinal, onde ficar no Rio de Janeiro?

Os 10 melhores bairros para ficar no Rio de Janeiro

Escolher um hotel no Rio de Janeiro nem sempre é tarefa simples. A cidade tem atrativos espalhados por diferentes regiões, isso sem falar que cada bairro tem um clima bem próprio! A questão da segurança também deve entrar na conta para a escolha de um bom lugar para se hospedar.

férias na praia de ipanema
Onde se hospedar no Rio de Janeiro durante as férias?

Onde ficar no Rio de Janeiro com segurança?

Essa é uma das questões que mais preocupa turistas com planos de viajar ao Rio de Janeiro. Os noticiários estão constantemente mostrando tragédias relacionadas à cidade dando a impressão de que a vida por aqui é um verdadeiro caos. Contudo, como toda grande metrópole, o Rio tem regiões bastante distintas.

Para você, que está planejando sua viagem de  férias e lazer, listo abaixo os bairros mais seguros do Rio de Janeiro para se hospedar. Vale lembrar que, independente de onde você ficar, é muito importante tomar cuidado com seus pertences de valor, como jóias, celular, câmera… Evite andar com essas coisas expostas para não dar chance ao azar.

Se preferir, vá direto no bairro desejado para ver opções de hotéis:

  1. Ipanema
  2. Leblon
  3. Copacaba
  4. Botafogo
  5. Laranjeira e Cosme Velho
  6. Santa Teresa
  7. Lapa
  8. Barra da Tijuca
  9. Joatinga
  10. Barra de Guaratiba

Primeira vez no Rio de Janeiro: onde ficar? Veja os bairros mais procurados pelos turistas:

Num geral, os melhores hotéis no Rio de Janeiro estão concentrados nos bairros da Zona Sul, sendo Ipanema e Leblon os mais procurados pelos turistas. Estes dois bairros possuem o metro quadrado mais caro da cidade, o que reflete nos preços de todo o comércio que ali se encontra. 

E se você quer saber onde se hospedar no Rio de Janeiro perto da praia, pode apostar em um destes dois bairros! Além de estar próximo do mar, você estará bem servido de bares e restaurantes, lojas e quaisquer outros serviços que precise.

Outro bairro bastante procurado pelos turistas é Copacabana. Portanto, se você estiver em dúvida de onde ficar no Rio de Janeiro – Copacabana ou Ipanema – e estiver buscando opções mais econômicas, o bairro oferece hospedagens mais em conta e uma farta opção de comércio. Dica: para uma vista de perder o fôlego, opte pela Avenida Atlântica.

Para quem eu indico: estas três opções são ideais para quem gosta de praia e para quem gosta de fazer tudo a pé. Não há necessidade de carro para absolutamente nada nestes bairros. Há uma farta opção de transporte: ônibus e metrô, além de taxi, Uber e 99.

leme e copacabana
Copacabana: uma das faixas de areia mais populares da Cidade Maravilhosa

Quer economizar em hospedagem no Rio de Janeiro? Esses bairros tem ótimo custo x benefício:

BotafogoLaranjeiras e Santa Teresa podem ser alternativas bem legais para quem quer preços mais em conta sem dispensar conforto e charme. 

Botafogo é um bairro descolado e eclético! Para a galera mais jovem, os botecos da Volutários da Pátria são o lugar ideal para fazer um pub crawl. Já quem busca restaurantes refinados, pode apostar na Rua Conde de Irajá! Por que escolher Botafogo? O bairro tem a praticidade de ter metrô e fácil acesso para qualquer um dos principais pontos turísticos do Rio.

Santa Teresa ganha pelo charme! O bairro conquista os turistas que buscam uma experiência autêntica e muitos gringos optam por Santa por este motivo. O bonde, as ruazinhas apertadas e a alta gastronomia também são alguns de seus pontos fortes.

Laranjeiras é um bairro mais residencial e quieto. Há diversos hotéis bacanas escondidos, especialmente próximos da mata. Certamente, esta é uma experiência que você não esperava encontrar em uma cidade grande como o Rio, mas ficar assim tão próximo da natureza é um grande diferencial. O único inconveniente de Laranjeiras é que não há metrô nas proximidades.

Por último, não posso deixar de citar a Lapa, o bairro mais boêmio do Rio de Janeiro! Para quem procura a cidade pela cultura do samba, do carnaval e do agito, a Lapa é, sem dúvidas, a melhor opção.

Para quem eu indico: estes bairros são super bem localizados e tem preços mais em conta. Portanto, se você quer economizar, estas opções podem ser mais atraentes, sem deixar de serem excelentes opções.


Segunda vez no Rio de Janeiro? Confira os bairros para quem quer fugir do óbvio:

Para quem busca onde ficar no Rio de Janeiro fora da rota principal de pontos turísticos da cidade ou mesmo do caos urbano, é possível achar ótimas acomodações na Zona Oeste, como na Barra da Tijuca, no Recreio, na Joatinga e em Barra de Guaratiba.

Vale lembrar que os bairros principais, como Copacabana e Ipanema, têm uma oferta maior de transporte e estão próximos aos pontos turísticos mais famosos. No entanto, se essa não é a sua primeira vez no Rio ou se você simplesmente deseja conhecer uma face diferente da cidade, vale a pena conferir estes outros locais.

A Barra da Tijuca e o Recreio são bairros com um ar americano, com largas avenidas que requerem carro para se locomover (mas em tempos de Uber, isso não é exatamente uma preocupação, certo?). Para quem busca praia sem muvuca no verão, está aí uma boa oportunidade de curtir suas férias. E para os amantes de surf e esportes aquáticos de modo geral, esta região é a melhor da cidade.

arra da Tijuca: um bairro com ares de EUA
Barra da Tijuca: o bairro carioca com ares de EUA

O Joá fica entre São Conrado e a Barra da Tijuca. O bairro possui diversos casarões charmosos de frente para o mar, que são ideais para ir com a família ou amigos. Nas proximidades, está a Praia da Joatinga, também conhecida como Praia do Joá, uma das mais charmosas do Rio.

Barra de Guaratiba é um bairro pouco conhecido por turistas de fora do Rio de Janeiro, mas que vem ganhando notoriedade por sua beleza natural. Você pode passar uma semana inteira curtindo as Praias Selvagens, a Restinga de Marambaia e diversas trilhas e outras praias dos arredores.

Para quem eu indico: estes bairros estão fora da zona turística tradicional carioca. Portanto, indico para quem não está muito interessado no Pão de Açúcar, no Cristo Redentor e nos museus do Centro do Rio. Estas opções são ideais para quem quer descansar e conhecer um outro lado do Rio de Janeiro.


Para que você possa tomar sua decisão com mais segurança, listarei abaixo os 10 melhores bairros para ficar no Rio de Janeiro, suas vantagens e desvantagens, peculiaridades e minhas impressões pessoais. Eu,  que moro aqui faz 10 anos e já tive a oportunidade de zanzar por todos estes bairros, posso falar com propriedade sobre cada um deles e dar uma opinião com os olhos de uma local.


1. Ipanema

Bairro que está presente na letra de uma das músicas brasileiras mais conhecidas no mundo inteiro, Ipanema tem uma bossa inegável. Frank Sinatra, Amy Winehouse, Madonna e Tim Maia foram apenas alguns dos famosos que interpretaram a bela canção “Garota de Ipanema”. E se você quer entender como Tom Jobim e Vinícius de Moraes ficaram tão inspirados para compô-la, vem comigo descobrir o que há de melhor neste bairro.

O calçadão de Ipanema com o Morro Dois Irmãos ao fundo é um dos cartões postais da Cidade Maravilhosa. Aliás, uma ótima pedida para começar sua expedição em terras cariocas é desfrutá-lo em um passeio de bicicleta com parada em um dos quiosques para tomar um coco gelado.

Em Ipanema, você encontrará ótimas opções de lugares para comer espalhados pelo bairro. Portanto, independente de onde você se hospedar, há grandes chances de ficar próximo de um restaurante legal. Anota aí os restaurantes mais badalados do bairro: Pici, Oia, Gurumê, Gero, Quitéria L’Entrecôte, Rancho Português, Bazzar e Naturalie Bistrô.


Confira também:

10 restaurantes para experimentar em Ipanema


Ipanema Rio de Janeiro
Ipanema: o bairro mais procurado pelos turistas.

Distâncias de Ipanema

Distância do Aeroporto Galeão (GIG): 25km / 30 a 50 minutos
Distância do Aeroporto Santos Dumont (SDU): 13km / 20 a 40 minutos
Distância da Rodoviária Novo Rio: 14km / 20 a 40 minutos
Distância para o Pão de Açúcar: 10km / 20 a 40 minutos
Distância para o Corcovado: 15km / 30 a 45 minutos


Hotéis de luxo em Ipanema

Os melhores hotéis em Ipanema? Sem dúvida alguma, o Fasano é um dos hotéis mais buscados pelos ricos e famosos que visitam a Cidade Maravilhosa. Madonna, Will Smith e Jennifer Lopez foram alguns dos astros internacionais que já ficaram por lá. Outra opção com a vista, o conforto, o atendimento impecável, mas com preços mais amigáveis é o Sofitel Rio de Janeiro.

Hotéis conforto em Ipanema

Com quartos aconchegantes, acomodações sofisticadas e uma vista totalmente incrível, de frente para uma das praias mais lindas do Rio, o Hotel Arpoador é uma excelente opção de onde ficar no Rio de Janeiro. O Sol Ipanema e o Arena Ipanema também são opções com a maravilhosa vista para o Arpoador.

Hotéis econômicos em Ipanema

Se você quer boa localização e não faz questão de muito luxo, uma boa opção é a JM Guesthouse Ipanema. O clima dessa guest house é de casa de praia, com quartos simples e confortáveis. Caso prefira um apart hotel, nossa sugestão é o Injoy Lofts.

Hostels em Ipanema

Pra quem procura uma hospedagem com muita gente jovem e mais agitação, o Mojito Hostel & Suites Ipanema tem um astral incrível e boas acomodações. O Ipanema Beach Hostel também é uma boa alternativa de albergue em Ipanema.


2. Leblon

Descolado, tranquilo e dono de uma das faixas de areia mais badaladas da cidade, o Leblon pode ser considerado uma extensão de Ipanema e mantém características semelhantes ao bairro vizinho. O calçadão com vista para o Morro Dois Irmãos, excelente comércio de rua e uma farta lista de bons restaurantes ganham um toque mais requintado neste bairro, que é um dos mais nobres do Rio de Janeiro.

De bistrôs franceses a botecos super animados, a Rua Dias Ferreira é uma boa pedida para um jantar ou bons drinks. Dentre as principais opções do bairro estão os restaurantes Oro, Ella, Sushi Leblon, Formidable Bistrô e Gero.

Além dos hotéis de luxo e hostels descolados, você encontra muitos apartamentos de temporada. Portanto, esta pode ser uma boa opção para quem busca por hospedagens deste tipo.

Leblon: bairro sofisticado do Rio de Janeiro
Leblon: bairro nobre do Rio de Janeiro

Distâncias do Leblon

Distância do Aeroporto Galeão (GIG): 24km  / 30 a 60 minutos
Distância do Aeroporto Santos Dumont (SDU): 15km / 25 a 50 minutos
Distância da Rodoviária Novo Rio: 13km / 25 a 50 minutos
Distância para o Pão de Açúcar: 12km / 25 a 50 minutos
Distância para o Corcovado: 14km / 30 a 45 minutos


Hotéis de luxo no Leblon

Dentre os hotéis no Leblon na categoria luxo, há duas excelentes opções. A primeira, localizada aos pés do Morro Dois Irmãos com vista para as Praias de Ipanema e do Leblon, é o hotel da rede Sheraton. Já o Janeiro Hotel é um hotel conceito, de design irresistível e com uma bossa bem carioca.

Hotéis conforto no Leblon

Para quem busca conforto a preços mais acessíveis, o Promenade Palladium e o Ritz Leblon são ótimas alternativas de onde ficar no Rio de Janeiro em boa localização. Ambos ficam próximos do Posto 12 e da Rua Dias Ferreira, a rua dos restaurantes e bares.

Hostels no Leblon

O Lemon Spirit é um dos poucos hostels localizados no Leblon. O ambiente é descolado e tem excelentes preços, especialmente se considerarmos que ele está em uma das regiões mais desejadas da cidade.


3.Copacabana

Carinhosamente apelidada pela população de Princesinha do Mar, a Praia de Copacabana é famosa mundialmente e o padrão de seu calçadão é um símbolo do Rio de Janeiro. O mosaico de pedras portuguesas brancas e pretas foi idealizado pelo paisagista modernista Burle Marx, que se inspirou nas ondas do mar para o desenho.

Copacabana também é famosa por abrigar uma das maiores festas de Réveillon do planeta! Todo ano, mais de 3 milhões de cariocas e turistas se espalham nas areias para conferir a belíssima queima de fogos e celebrar a chegada do novo ano.

Onde ficar no Rio de Janeiro gastando pouco? Copacabana é um dos bairros com melhor custo x benefício da Cidade MaravilhosaO lado bom do bairro é que você encontra absolutamente de tudo: desde hotéis super sofisticados a opções de albergues muito simples. A versatilidade de Copa não é restrita às opções de hospedagem: há também todos os estilos de bares, restaurantes e lojas.

Já a praia, a principal atração de Copa, também tem pontos diferentes: enquanto o cantinho do Leme tem um clima mais sossegado, o restante da praia é bem mais movimentado, com muitos turistas e cariocas. O posto 6 é ideal para quem gosta de praticar natação no mar.

O transporte também é um ponto super positivo para quem fica em Copacabana: há três estações de metrô que percorrem o bairro, e as linhas de ônibus que passam por lá levam a praticamente todos os outros pontos da cidade.


Veja também: Melhores praias do Rio de Janeiro: guia completo das praias imperdíveis


Copacabana Rio de Janeiro
Cobacabana: um dos bairros com melhor custo x benefício da Cidade Maravilhosa

Distâncias de Copacabana

Distância do Aeroporto Galeão (GIG): 23km / 30 a 60 minutos
Distância do Aeroporto Santos Dumont (SDU): 10km / 10 a 25 minutos
Distância da Rodoviária Novo Rio: 14km / 15 a 25 minutos
Distância para o Pão de Açúcar: 8km / 10 a 25 minutos
Distância para o Corcovado: 13km / 25 a 45 minutos


Hotéis de luxo em Copacabana

Alguns dos melhores hotéis da Zona Sul do Rio de Janeiro estão em Copacabana. O elegante Copacabana Palace é uma das opções preferidas pelos turistas no bairro. O Emiliano Rio e o Fairmont Rio de Janeiro também são irresistíveis e muito bem localizados na Avenida Atlântica.

Hotéis conforto em Copacabana

Como é comum que muitos hotéis em Copacabana sejam mais antigos, o Windsor California  tem o diferencial de ser recém reformado. Assim, suas instalações são todas bem novinhas, o que dá um tom de mais sofisticação para os quartos e para a área comum. 

Outra opção super bacana é o Ritz Copacabana. Também de frente para a praia, do terraço do hotel, onde fica a piscina, você vê a orla toda, pegando a vista com o Pão de Açúcar e tudo

Hostels em Copacabana

Pra quem busca hospedagem barata no Rio de Janeiro ou mesmo prefere o clima mais informal dos albergues, o Solar Hostel Beach Copacabana tem um ambiente super descolado, quartos simples e preços baixos. O Social Hostel, localizado no Arpoador (quase Ipanema!), também é uma excelente alternativa de hostel em Copacabana.


4. Botafogo

Jovem, boêmio e descolado, Botafogo pode ser considerado o Soho carioca. Acontece ali uma efervescência cultural e um lançamento de tendências como visto em poucos lugares do Brasil. Inclusive, o site estrangeiro Time Out listou Botafogo como um dos 50 bairros mais legais para conhecer no mundo!

Em suas ruas você encontrará cinemas, cafés, bistrôs e muitos botecos, além de padarias e cervejarias artesanais, casas noturnas alternativas, espaços de coworking e outros negócios de jovens empreendedores.

Dentre os cafés, bares e bistrôs mais legais da região, estão o Colab, o Marchezinho, o Comuna, o Quartinho, o Caverna, o Bukowski, o Cru Natural e o Meza Bar.

onde se hospedar barato na zona sul rio de janeiro
Botafogo: o bairro jovem e descolado do Rio de Janeiro

Distâncias de Botafogo

Distância do Aeroporto Galeão (GIG): 20km / 25 a 45 minutos
Distância do Aeroporto Santos Dumont (SDU): 8km / 15 a 25 minutos
Distância da Rodoviária Novo Rio: 7km / 15 a 25 minutos
Distância para o Pão de Açúcar: 5km / 10 a 20 minutos
Distância para o Corcovado: 11km / 25 a 45 minutos


Hotéis conforto em Botafogo

O Yoo2 é a boa pedida para quem está em busca de onde ficar no Rio de Janeiro com vista e preços acessíveis. Imagina acordar com o sol nascendo atrás do Pão de Açúcar? No verão, o sol nasce exatamente atrás deste monumento natural e o espetáculo merece uma espiadinha depois de um despertador inconveniente às 6h da manhã dentro das suas férias.

Hotéis econômicos em Botafogo

Para quem não quer ter erro, o Ibis e o Novotel trazem aquela garantia de um serviço dentro do padrão das redes. Pertinho do metrô e da principal área de comércio, estes hotéis oferecem serviços e acomodações no melhor estilo bom-bonito-barato.

Hostels em Botafogo

Se você procura um bom albergue em Botafogo, seja para se hospedar sozinho ou a dois, o Injoy Hostel é uma opção bem legal. Essa é, sem dúvidas, uma das melhores escolhas para quem quer curtir a boemia de Botafogo, mas considera indispensável uma noite de sono silenciosa. Outras excelentes opções são o Hospedaria Rio e o Gaia Comfort Hostel.


5. Laranjeiras e Cosme Velho

Estes talvez sejam os bairros mais “carioca da gema” dessa lista! Localizados aos pés do Corcovado, Laranjeiras e o Cosme Velho estão fora do eixo turístico principal e são ideais para quem adora conhecer cantinhos mais alternativos da cidade.

O convívio super informal entre as pessoas nas ruas, o gosto pela conversa fora dos bares e a ótima musicalidade são a cara destes bairros vizinhos. E como todo bairro residencial, as praças são super importantes para a população local.

Enquanto a Praça São Salvador serve de ponto de encontro para os jovens, a Praça da General Glicério é uma delícia para curtir aos sábados, quando uma feira livre e uma roda de choro tomam conta das ruas no entorno.

Laranjeiras e Cosme Velho: hotéis próximos da natureza.
Laranjeiras e Cosme Velho: hotéis próximos da natureza.

Como Laranjeiras nem sempre está nos principais guias de turismo, nós preparamos um guia com tudo o que o bairro tem a oferecer. Confere só: o que fazer em Laranjeiras.


Distâncias de Laranjeiras

Distância do Aeroporto Galeão (GIG): 18km / 20 a 40 minutos
Distância do Aeroporto Santos Dumont (SDU): 8km / 15 a 35 minutos
Distância da Rodoviária Novo Rio: 5km / 10 a 15 minutos
Distância para o Pão de Açúcar: 8km / 15 a 30 minutos
Distância para o Corcovado: 9km / 15 a 25 minutos


Hotéis econômicos em Laranjeiras

Para hospedagens econômicas em meio à natureza no Rio de Janeiro, aqui vão nossas sugestões: o Solar do Cosme é ideal para quem busca sossego; o Les Jardins de Rio é um belo hotel boutique com vista para o Cristo; e o Nature Paradise é um hotel aconchegante e mais caseiro.

Hostels em Laranjeiras

Quase uma unanimidade entre os turistas que vem à cidade buscando hostels de qualidade, o Villa 25 é um dos melhores albergues do Rio de Janeiro. Além de ficar bem pertinho do metrô, ele fica num sobrado bem clássico, mas com instalações super modernas.


6. Santa Teresa

Embora as principais dicas de turismo no Rio de Janeiro estejam relacionadas às praias e à natureza, fique sabendo que a Cidade Maravilhosa tem muito mais a oferecer do que você imagina. Há bairros que são puro charme, com prédios históricos do século XIX, ruas de paralelepípedos e cantinhos agradáveis para um almoço, um café com os amigos ou mesmo para passar o dia explorando. Um deles é Santa Teresa, bairro tradicional no centro do Rio, que une boemia e sossego em um único local.

Andar pelas ruas do bairro é como explorar Alfama em Lisboa. Ao caminhar pelas ruas e vielas apertadas, você encontra vistas deslumbrantes da cidade aqui e ali (Mirante do Rato Molhado e Mirante do Curvelo), belas casas e casarões antigos, cantinhos inesperados e cheios de charme.

Para curtir o melhor da gastronomia em Santa Teresa, indico os restaurantes Aprazível e o Terèze. Se você preferir opções mais descoladas, o Mama Shelter e o Explorer Bar são uma ótima pedida. Os tradicionais Portella, Bar do Mineiro e Simplesmente também são ótimas opções de restaurantes no bairro.


Dica:se você está planejando uma viagem a dois, pode gostar dessa lista com 20 hotéis românticos no Rio de Janeiro.


Bonde de Santa Teresa Rio de Janeiro
Santa Teresa: bairro que une boemia e sossego em um só lugar.

Distâncias de Santa Teresa

Distância do Aeroporto Galeão (GIG): 19km / 25 a 45 minutos
Distância do Aeroporto Santos Dumont (SDU): 6km / 10 a 25 minutos
Distância da Rodoviária Novo Rio: 6km / 10 a 20 minutos
Distância para o Pão de Açúcar: 11km / 20 a 35 minutos
Distância para o Corcovado: 11km / 20 a 30 minutos

Hotéis de luxo em Santa Teresa

O Santa Teresa Rio MGallery by Sofitel é certamente uma das melhores opções para quem está em busca de hospedagem de luxo no Rio de Janeiro. Esse cinco estrelas tem acomodações que misturam sofisticação e conforto, além de um serviço impecável. 

Hotéis conforto em Santa Teresa

Dentre os hotéis conforto de Santa Teresa, sugiro o descolado e confortável Mama Shelter, que apresenta uma decoração toda diferente e super artística. A Casa Gerânio e a Casa Francisco também são alternativas econômicas e atraentes.

Hostels em Santa Teresa

Para hospedagens com um precinho camarada em Santa Teresa, o Terra Brasilis tem ótima localização, bem em frente ao Parque das Ruínas, e fica pertinho da Lapa. Já o Santa Tere é um casarão com piscina que foi transformado em hostel. O ambiente é descontraído e jovem.


7. Lapa

A Lapa é um bairro queridinho pelos cariocas que curtem samba, agito e uma boa noitada. O bairro mais boêmio do Rio é também um local para curtir durante o dia se você gostar de lojas vintage e de antiguidades. As Ruas do Lavradio e do Senado são o local perfeito para os garimpeiros de plantão.

Ainda se perguntando se vale a pena se hospedar no Centro do Rio? A Lapa tem localização estratégica: fica pertinho dos aeroportos e da rodoviária e está próxima de diversos atrativos da Cidade Maravilhosa, como a Escadaria Selaron, os Arcos da Lapa e o Boulevard Olímpico.

Antes de desembarcar no Rio, confira a agenda de shows do Circo Voador e da Fundição Progresso, duas das casas de shows mais famosas da cidade. O Bar da Nalva e o Leviano são as boas pedidas para quem está em busca de rodas de samba.

Centro Rio de Janeiro
Vale a pena se hospedar no Centro do Rio de Janeiro? Os preços são bastante acessíveis e há boas ofertas de transporte.

Distâncias da Lapa:

Distância do Aeroporto Galeão (GIG): 17km / 25 a 50 minutos
Distância do Aeroporto Santos Dumont (SDU): 4km / 10 a 20 minutos
Distância da Rodoviária Novo Rio: 9km / 10 a 25 minutos
Distância para o Pão de Açúcar: 10km / 20 a 40 minutos
Distância para o Corcovado: 12km / 30 a 40 minutos


Hotéis econômicos na Lapa

A Lapa é certamente uma boa para quem busca onde se hospedar no Rio de Janeiro barato. Dentre os hotéis de nível conforto, o Vila Galé é uma ótima opção. Outro excelente custo x benefício no Centro do Rio é o Casa Nova e o Américas Granada Hotel.

Hostels na Lapa

Se você prefere um local mais descontraído, pode apostar no Selina. Com localização excelente, no coração da Lapa, esse hostel tem um design jovem e despojado.


8. Barra da Tijuca e Recreio

Onde ficar no Rio de Janeiro com a família? A Barra da Tijuca e o Recreio são excelentes opções para curtir uma praia em família. Famílias com crianças vão ficar felizes com a vasta oferta de hotéis de frente para o mar com preços acessíveis e comodidades, como cadeiras e guarda sóis aguardando os hóspedes na areia.

Para os surfistas de plantão, toda a extensão da Praia da Barra pode ser um bom pico para o surfe, dependendo do dia – por isso, o recomendável é percorre-la e escolher o melhor ponto. Além disso, a a Praia da Macumba, a Prainha e Grumari, os picos mais famosos entre os cariocas, estão a poucos quilômetros de distância.

E se você gosta de experimentar atividades aquáticas, a Barrinha oferece uma variedade delas: SUP, bicicleta aquática, jetski, entre outros.

A Barra e o Recreio tem hotéis mais em conta na beira da praia
A Barra e o Recreio tem hotéis mais em conta na beira da praia

Distâncias da Barra da Tijuca:

Distância do Aeroporto Galeão (GIG): 32km / 30 a 50 minutos
Distância do Aeroporto Santos Dumont (SDU): 35km / 35 a 50 minutos
Distância da Rodoviária Novo Rio: 30km / 30 a 45 minutos
Distância para o Pão de Açúcar: 40km / 60 a 90 minutos
Distância para o Corcovado: 32km / 45 a 70 minutos


Hotéis conforto na Barra da Tijuca e no Recreio

De frente para a Praia da Barra, o Windsor Marapendi e o Grand Hyatt são hotéis cinco estrelas em um dos pontos mais movimentados da orla. Os quartos são modernos, a vista é maravilhosa e os preços são muito mais atraentes do que na Zona Sul do Rio. 

Hotéis econômicos na Barra da Tijuca e no Recreio

Onde ficar no Rio de Janeiro com vista pagando barato? Na Praia do Recreio, com vista para o Pontal e uma bela piscina no terraço, o CDesign é uma das opções com melhor custo x benefício nesta região da cidade. Se você prefere ficar próximo do metrô, uma alternativa mais simples e econômica na Barra da Tijuca é o Hotel Praia Linda.

Hostels na Barra da Tijuca e no Recreio

Nossa sugestão de alternativa mais em conta na Barra da Tijuca é o Hostel Casa do Mundo. Um dos pontos positivos é que ele fica localizado bem no começo da Barra, que é uma região mais próxima ao metrô e com um pouco mais de opção de serviços acessíveis a pé. Já no Recreio dos Bandeirantes, o Pontal Hostel é a melhor pedida.


9. Joá

Talvez não seja muito comum encontrar o Joá em listas de onde ficar no Rio de Janeiro, mas este bairro pode ser considerado a Beverly Hills carioca. Temos aí um motivo digno para que ele integre essa lista, não?

Bairro de classe média alta e super residencial, o Joá abriga algumas das casas mais legais da cidade! Portanto, se você está em busca de um lugar para ficar com um grupo de amigos ou com a família, esta pode ser uma excelente opção.

Espremido entre o Oceano Atlântico e o paredão rochoso do Pico dos Quatro, o Joá é um bairro montanhoso e, por isso, tem poucos habitantes, concentrados em sua maioria em condomínios fechados. Muitas das casas no Joá tem uma vista maravilhosa para o mar e com certeza você encontrará uma que é a sua cara.

Praia do Joá Rio de Janeiro
Joá: considerado a Beverly Hills carioca

Distâncias do Joá:

Distância do Aeroporto Galeão (GIG): 32km / 35 a 60 minutos
Distância do Aeroporto Santos Dumont (SDU): 28km / 35 a 60 minutos
Distância da Rodoviária Novo Rio:  21km / 30 a 50 minutos
Distância para o Pão de Açúcar: 20km / 35 a 70 minutos
Distância para o Corcovado: 22km / 40 a 60 minutos


Hotéis conforto no Joá

A Suíte by Dussol, charmosa pousada com uma decoração elegante e uma linda piscina infinita, é uma ótima pedida para quem está buscando onde ficar no Rio de Janeiro em casal. O ponto alto dessa pousada é a vista maravilhosa para o Morro Dois Irmão e para a Praia de São Conrado.

Casas no Joá

No Airbnb há diversas opções de casas para alugar por temporada no Joá. Como comentei acima, o bairro conta com belos casarões e são uma boa opção para quem busca uma casa legal para curtir com a família ou um grupo de amigos.


10. Barra de Guaratiba

Se você já visitou o Rio em férias passadas e não está muito interessado nos cartões postais da Cidade Maravilhosa, que tal explorar outras regiões? A Barra de Guaratiba, bairro localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro, possui uma natureza exuberante para ser desbravada, com um misto de manguezais e mata atlântica.

Dentre os locais mais legais do bairro, estão a Restinga de Marambaia, que pode ser explorada de SUP e admirada do alto nos mirantes na trilha a caminho da Pedra do Telégrafo. Há também as Praias Selvagens, cujo nome é bem auto explicativo. Para estas trilhas, recomenda-se ir acompanhado com guia.

Outro atrativo do bairro são os restaurantes rústicos na beira da estrada principal. O pólo gastronômico de Guaratiba é uma boa pedida para quem curte crustáceos, frutos do mar e deliciosas peixadas. Anota aí as boas dicas de restaurantes: o Bira de Guaratiba e o Amendoeira.


Veja também:

O que fazer em Barra de Guaratiba


Barra de Guaratiba Rio de Janeiro
Barra de Guaratiba: imagina acordar com esse visual? Foto tirada na sacada do TUGAS SUP.

Distâncias da Barra de Guaratiba:

Distância do Aeroporto Galeão (GIG): 55km / 1 a 1,5 horas
Distância do Aeroporto Santos Dumont (SDU): 58km / 1 a 2 horas
Distância da Rodoviária Novo Rio: 53km / 1 a 1,5 horas
Distância para o Pão de Açúcar: 70km / 1,5 a 2 horas
Distância para o Corcovado: 55km /1,5 a 2 horas


Hotéis conforto na Barra de Guaratiba

Se você está em busca de onde se hospedar no Rio de Janeiro em meio à natureza, imagine acordar com a belíssima vista da Restinga de Marambaia. Você pode ter esta experiência no Relais de Marambaia, a acomodação mais charmosas dessa área. Lá tem piscina e você pode nadar enquanto aprecia a vista do mar. É surreal de tão lindo!

Hotéis econômicos na Barra de Guaratiba

Uma alternativa mais econômica com a mesma vista linda para a Restinga de Marambaia é o Tugas SUP. Além das suítes, o local tem um badalado bar e restaurante e é um centro de esportes aquáticos, que fornece SUP, passeio de barco, wake board, entre outros.

Hostels na Barra de Guaratiba

Se você curtiu a ideia de se hospedar em Barra de Guaratiba, mas prefere o clima descontraído dos albergues, o Banana Leaf Eco Hostel tem aquele vistão e tem até piscina para curtir ao por do sol.


Agora que você já sabe onde ficar no Rio de Janeiro, que tal planejar sua viagem?

25 lugares incríveis para fotografar no Rio de Janeiro

Como planejar um passeio ao Cristo Redentor no Rio de Janeiro

Guia completo das melhores praias do Rio de Janeiro

10 lugares com um café da manhã de dar água na boca no Rio de Janeiro

12 atividades de graça (ou quase) para conhecer o Rio de Janeiro

Cadastre seu e-mail e receba novidades!

faça parte da nossa lista, é de graça!

I will never give away, trade or sell your email address. You can unsubscribe at any time.