Tem planos de viajar em outubro, mas ainda está em dúvida sobre seu próximo destino? Nesse post vamos contar por que planejar sua próxima aventura para este mês pode realmente ser uma ótima ideia. Para te ajudar a escolher para onde viajar em outubro, ainda preparamos uma lista super especial com destinos para todos os perfis de turismo no Brasil e no exterior!



Se você está a fim de aproveitar uns dias conhecendo algum lugar super especial e ainda não sabe quando viajar, confere só por que outubro pode ser um ótimo mês para se viajar tanto dentro do Brasil quanto para destinos no exterior.

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

  • Outubro é um dos meses da baixa estação em grande parte dos destinos. Dessa maneira, as chances de você encontrar passagens com voos mais variados e as melhores hospedagens são bem maiores!
  • A baixa estação também é a melhor pedida para quem quer economizar! Tanto no Brasil quanto na Europa, é bem mais comum conseguir boas tarifas de hotel e avião nesse período, já que não pega a época das férias.
  • Além disso, outubro é estação intermediária. Isso é ótimo para conhecer os locais com clima mais ameno e aproveitar bem mais as atrações sem sofrer muito com calor ou frio extremos.
  • Para os que estão dispostos a uma viagem de fim de semana, por exemplo, dá pra aproveitar também o feriado de 12 de outubro. Uma ótima ideia, aliás, é viajar em família para comemorar o Dia das Crianças com muita diversão! 


Se você ainda está em dúvida sobre qual vai ser seu destino no Brasil em outubro, aqui está uma lista com as melhores opções para vários estilos de viagem: cultural, exótico, de praia ou de natureza, luxo ou gastronômico!

Destinos Nacionais:

Destinos Internacionais:



Tem coisa boa pra aproveitar durante o ano inteiro no Brasil, e claro que outubro tem um monte de boas possibilidades de destinos nacionais. No norte do Brasil, Alter do Chão ainda está bom para passeio e pode ser uma ideia para quem quer curtir natureza e cultura. Aliás, essa região do país também fica movimentada nesse mês com a celebração do Círio de Nazaré, em Belém.

para onde viajar em outubro no brasil

No nordeste, dá pra aproveitar o período antes das chuvas na Chapada Diamantina e ainda curtir algumas das praias, como as de Jericoacoara, Fernando de Noronha, Maragogi ou mesmo fazer a Rota Ecológica completa para conhecer cada cantinho do litoral alagoano.

Quem viaja com crianças pode também fazer passeios por Santa Catarina, parando no Beto Carrero, ou visitar o Hopi Hari, em São Paulo. Outras sugestões pelo sudeste que também pode ser bem legais para ir em família é Guarapari e Ubatuba, que têm praias pra todos os gostos!


para onde viajar em novembro


  • Hopi Hari (São Paulo)
  • Beto Carrero World (Santa Catarina)
  • Oktoberfest (Santa Catarina)
  • Congada (Minas Gerais, Pernambuco e Paraná)
  • Círio de Nazaré (Belém)

Para viajar em outubro e comemorar o mês das crianças, que tal uma viagem em família para o Hopi Hari? Para ir ao parque, muita gente costuma ir até São Paulo, já que a distância saindo da capital é de cerca de 70km apenas. Os brinquedos e cidades temáticas ficam espalhados nos 760 mil metros quadrados com atrações pra família toda.

Outra ideia de viagem em família para celebrar o dia das crianças é por Santa Catarina. Além dos destinos clássicos como Balneário Camboriú, Bombinhas e Florianópolis, as crianças também ficam com programação garantida. O Beto Carrero World é um dos parques mais conhecidos do estado, com brinquedos para todas as idades.

A agenda de Santa Catarina também fica animada para os adultos! Durante quase o mês inteiro, a edição brasileira da Oktoberfest leva milhares de pessoas a Blumenau. O evento tem uma programação super animada, com shows, danças típicas da cultura alemã, muita comida boa e, como não poderia faltar, muita cerveja!

para onde viajar em outubro no brasil
A Oktoberfest de Blumenau é a maior festa cervejeira do Brasil!

Em cidades de vários estados, como Minas Gerais, Pernambuco e Paraná, outubro é o mês que rola a Congada, uma festa folclórica marcada pelo sincretismo religioso. Isso porque os desfiles e procissões mesclam elementos das tradições de Angola e do Congo com algumas influências ibéricas. A celebração, claro, é animada por muita música e dança.

O Círio de Nazaré é uma das celebrações mais importantes de Belém. Para se ter uma ideia, a tradição já carrega dois séculos de existência. Todo mês de outubro é realizado um espetáculo grandioso em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, com uma procissão que reúne milhões de romeiros pelas ruas da cidade.


destinos exóticos


  • Alter do Chão
  • São Miguel das Missões

Além de ter uma cultura super rica, o Pará também tem diversas opções para quem busca uma viagem exótica. Alter do Chão tem sido cada vez mais um lugar procurado entre os turistas que visitam o estado. Por lá, a paisagem combina a imponência do Rio Tapajós com a vegetação da Amazônia. Uma boa ideia para quem quer pegar uma prainha de rio com cachaça de jambu e muito carimbó!

Já no Rio Grande do Sul, São Miguel das Missões é uma pequena cidade quase na fronteira com a Argentina que integra os Sete Povos das Missões. O turismo por lá gira em torno das construções dos jesuítas do século XVII, dentre eles o famoso Sítio Arqueológico São Miguel Arcanjo, que inclusive é Patrimônio Cultural da Humanidade da UNESCO .


destinos de natureza


  • Foz do Iguaçu
  • Chapada Diamantina
  • Brotas
  • Lavandário de Cunha
  • Alter do Chão

Assim como setembro, outubro é um dos meses com maior índice de chuvas em Foz do Iguaçu. A boa notícia é que justamente nessa época que as cataratas ficam ainda mais lindas. Com o aumento do volume de águas, é possível vê-las super cheias, com as quedas super bem definidas.

Foz do Iguaçú
Foz do Iguaçú

 


Leia também: Conhecendo as Cataratas do Iguaçú do lado brasileiro


Outubro é também o último mês antes de o verão chegar de vez com as fortes chuvas na Chapada Diamantina, na Bahia. Embora já tenha um pouco de chuva nessa época, ainda é possível curtir as cachoeiras com as quedas mais suaves. Vale saber: são cerca de 300 cachoeiras catalogadas na região, além dos mirantes e paredões rochosos.

E você sabia que o interior de São Paulo também tem destino de ecoturismo? Brotas está a cerca de 250km da capital e atrai muitos turistas por conta da variedade de opções de aventura. São várias trilhas, poços e cachoeiras, pontos para rafting, tirolesa e trajetos que podem ser feitos até de quadriciclo.

Também no interior de São Paulo, na cidade de Cunha, outro passeio de natureza bem legal é pelo Lavandário. São cerca de 40 mil pés de lavanda plantados, sendo 10 mil já em floração. E como a poda é rotativa, tem áreas floridas por lá durante o ano inteiro. O Lavandário tem um clima bem rural, com caminhos de terra e uma vista linda para as montanhas.

lavandario de cunha
Não é preciso pegar o avião pra França para ver campos de lavanda! Vá à Cunha, que fica a 230km de SP.


destinos de praia


  • Jericoacoara
  • Ubatuba
  • Guarapari
  • Fernando de Noronha

Em outubro, o clima fica cada dia melhor para visitar Jericoacoara, no Ceará! O período das chuvas já passou e os dias são sempre de muito sol e calor, perfeito para se refrescar nas lagoas! Além da praia de Jeri, mais próxima a da vila, vale visitar também o Mangue Seco, a Lagoa Azul, a Lagoa do Paraíso e a Pedra Furada.

No Sudeste, Ubatuba é um dos destinos de praia que tem lugar garantido na programação dos turistas que viajam rumo ao litoral norte de São Paulo. Em outubro, as chuvas diminuem bastante e dá pra aproveitar algumas das 102 praias espalhadas pelos quase 100km de costa. Tem opção para os surfistas, para aqueles que viajam em família, para casais, para quem quer mais agitação ou apenas curtir uns dias de sossego.

destino de praia brasil outubro
Um dos melhores meses para visitar Ubatuba é Outubro. As chuvas são menos frequentes, o que significa mais oportunidades para curtir as belas praias da cidade.

Também no sudeste, as praias são os grandes atrativos de quem visita Guarapari, no Espírito Santo. A mais badalada da cidade é Meaípe, conhecida também pela fama das boas moquecas capixabas. Outras praias conhecidas são Bacutia, dos Padres, da Aldeia, Três Praias e as Prainhas do Una.


Leia mais sobre outros passeios no Espírito Santo: Conheça um balneário chamado Iriri, no sul do Espírito Santo


E para quem quer viajar em outubro para conhecer praias paradisíacas super preservadas e quase desertas, Fernando de Noronha também pode ser uma bela escolha de viagem para o mês.


destinos para mergulhadores


  • Fernando de Noronha
  • Ilhabela
  • Maragogi

Fernando de Noronha é um dos grandes cartões postais do Brasil, com praias praticamente desertas, mar bem verdinho e formações rochosas impressionantes à beira mar. Para além disso, dá pra conhecer locais ainda mais especiais do arquipélago mergulhando. Em outubro, a visibilidade debaixo d’água está melhor do que nunca, podendo chegar a 50 metros.

fernando de noronha outubro
Noronha é um dos destinos mais badalados do Brasil quando o assunto é mergulho.

Já no sudeste, no litoral de São Paulo, Ilhabela é outro destino perfeito para mergulhadores. Os pontos de mergulho têm boas condições tanto para iniciantes quanto para os mais experientes e incluem opções com e sem cilindro. Por lá, um dos passeios mais buscados é pelos navios naufragados que hoje abrigam diversas espécies de peixes e corais.

Outra maneira de explorar o litoral de Alagoas é mergulhando no mar de Maragogi. As águas cristalinas das Galés são o cartão postal de lá e o passeio até elas é um dos mais imperdíveis da costa alagoana. É possível flutuar pelas piscinas naturais apenas com snorkel ou contratar o serviço de mergulho com cilindro para ver de perto as belezas marinhas.


destinos de carro


  • Rota Ecológica, Alagoas
  • Chapada Diamantina

A Rota Ecológica (também conhecida como Costa dos Corais) é um dos percursos mais imperdíveis no norte de Alagoas. É uma opção ótima pra quem quer curtir o litoral com muito mais sossego e preços justos. Saindo de Maceió, este roteiro passa por Barra de Camaragibe, praias do Marceneiro, Toque, Tatuamunha e Porto de Pedras.

Já na Bahia, a Chapada Diamantina é um destino de natureza que fica ainda mais legal se for explorado de carro! Há diversos atrativos espalhados por uma área de mais de 1.500km².

para onde viajar em outubro natureza
A Chapada Diamantina é melhor aproveitada se percorrida de carro, pois os pontos de interesse são muito distantes uns dos outros.


destinos de luxo


  • Caldas Novas, Goiás 
  • Fernando de Noronha
  • Foz do Iguaçu
  • Jericoacoara

Está em busca de um destino de luxo? Em outubro, você pode visitar Caldas Novas, em Goiás. Por lá, é possível curtir as nascentes de águas termais tanto para relaxar quanto para aproveitar suas propriedades terapêuticas. A grande estrela do turismo de luxo local fica por conta do Rio Quente Resort, um complexo de hotéis e parque aquático super legal para conhecer em família.

rio quente resort
Relaxando no Rio Quente Resort

Veja também: Conheça o Eko Aventura Park: rafting, tirolesa, quadriciculo e muito mais no Rio Quente Resorts!


Você também pode combinar luxo com paisagens de praia viajando para Fernando de Noronha ou Jericoacoara. E se você é do time que quer aproveitar paisagens de natureza com sofisticação, Foz do Iguaçu é uma boa ideia!


destinos gastronômicos


  • Maceió
  • Fernando de Noronha

Alagoas é um estado super procurado pelos turistas que visitam o nordeste por conta das suas belas praias, mas também merece entrar no roteiro dos que amam boa gastronomia. A capital Maceió esbanja variedade de pratos com pescado e frutos do mar, frutas exóticas e clássicos da região, como cuscuz de milho, tapioca e aipim com carne de sol.

frutas nordeste
Uma das coisas mais gostosas de uma viagem para o Nordeste é poder experimentar as frutas regionais, como o cajá.

Além das praias e dos pontos de mergulho, Fernando de Noronha também tem boas opções gastronômicas e cabe perfeitamente no roteiro de quem viaja a fim de comer bem!


Lugares baratos para viajar em outubro pelo Brasil

Quem busca viagens econômicas deve sempre evitar os meses das férias escolares. No Brasil, por ser estação intermediária, é sempre favorável pensar nos destinos de praia. No caso das praias do nordeste, como Jeri e Maragogi, a diferença de tarifas de uma época para a outra é bem impressionante.

Além disso, outra dica legal é ver cidades com mais infraestrutura. Maragogi e Maceió, por exemplo, são locais muito procurados pelos turistas. Com isso, as chances de você encontrar opções mais variadas de hospedagem, com preços mais em conta, também é maior. 

Os destinos de natureza também costumam ser legais para quem quer viajar gastando pouco. Viajar para Brotas ou Cunha é uma ideia de viagem prática, que pode ser feita de carro, com hospedagens mais simples, por exemplo.



Para quem pensa em fazer uma viagem internacional em outubro e ainda não sabe para onde ir, vamos mostrar algumas ideias com os melhores destinos para você aproveitar esse mês pelo mundo afora! O lado bom é que a estação intermediária sempre tem boas opções espalhadas por vários continentes e a preços ótimos.

para onde viajar em outubro no exterior

Para onde viajar em outubro na Europa

Outubro é um mês super gostoso para visitar a Europa, já que as temperaturas estão amenas e a paisagem de outono é super típica, com um verdadeiro show de folhas amarelas pelas ruas e parques das cidades. Os destinos em Portugal ou mesmo clássicos europeus como Paris e Berlim são excelentes escolhas para esta época do ano. 

Já para quem quer aproveitar o restinho dos dias de sol, vale passar uns dias à beira mar na região de Cinque Terre, na Itália, ou planejar um roteiro passando pelas Ilhas Gregas, que garantem sempre os pores do sol mais inesquecíveis! Malta também garante um praia em outubro!

Para onde viajar em outubro nos Estados Unidos

O final do mês de outubro é conhecido pelas festas de Halloween. Por isso, uma viagem para os Estados Unidos têm tudo a ver com esse período, já que as cidades ganham uma animação extra com essa festa tão tradicional no país. Dá pra pensar em um roteiro na Disney, por exemplo, se você vai com crianças. Outra ideia é conhecer os locais próximos, como o mergulho com peixes-boi na Flórida.


para onde viajar em novembro


  • Munique
  • Berlim
  • Budapeste
  • Disney
  • Nova York
  • Uruguai

A Alemanha ganha destaque com o finalzinho da Oktoberfest, que começa em setembro e se estende brevemente até outubro. Além disso, Berlim ganha novas cores nesta época do ano, com o Lichter Festival. Os principais monumentos da cidade recebem projeções e ilustrações, tornando a cidade uma verdadeira exposição de arte.

Outubro é o último mês antes de Budapeste começar a ficar verdadeiramente gelada! Assim, é a hora de visitar a cidade para conhecer os museus, o lindo castelo, as pontes que cortam o Rio Danúbio e uma das piscinas de água termal. Por lá, a programação noturna é bem animada, e os turistas costumam procurar um dos bons bares, como o Szimpla Kert.

Budapeste
É imperdível aproveitar as termas de Budapeste!

Já nos Estados Unidos, uma ideia super divertida é aproveitar o mês para ver de perto as festas de Halloween. Para quem viaja com crianças, os parques da Disney ganham decoração e eventos especiais. Já Nova York ganha uma animação extra nesse mês, mas é um destino cultural o ano inteiro, com museus e atrações de teatro e música.

Em outubro o clima também fica super agradável para conhecer o Uruguai! Em Montevidéu, por exemplo, o fim de semana dos Días del Patrimonio, que é sempre o primeiro do mês, é uma chance de conhecer a cultura do país, já que os museus, monumentos e prédios históricos ficam abertos gratuitamente. É também em outubro que rola o Festival Viva el Tango, com apresentações de mais de 100 artistas.

uruguai quando ir
Um dos cartões postais do país é essa escultura localizada na Praia Brava, em Punta del Este. Ela significa “a presença do homem na natureza”.

Leia também: 10 passeios imperdíveis em Lisboa


destinos exóticos


  • Marrakech, Marrocos

As temperaturas mais amenas chegam ao Marrocos por volta de outubro. Assim, para quem busca um destino exótico, dá pra planejar um roteiro incrível começando por Marrakech. Além do caótico centro, o turismo inclui mesquitas, mercados, praças e prédios históricos. O passeio de dromedário que leva ao deserto do Saara é imperdível, com direito a céu estrelado, nascer do sol!

viagem exotica outubro
O Marrocos é um destino exótico, vibrante, colorido e fascinante!


destinos de natureza


  • Banff e Jasper, Canadá

Um dos destinos internacionais de natureza que a gente mais amou visitar foi Banff e Jasper. As Montanhas Rochosas do Canadá, como também é chamada essa região, tem paisagens de tirar o fôlego, ctrilhas e vários lagos, um mais lindo que o outro! Dá pra pensar em roteiros românticos, em família ou até de aventura! Perfeito para quem pensa em viajar em outubro e quer curtir um clima bem outonal no hemisfério norte.

banff canada
Última chamada para curtir os lagos das Rochosas Canadenses antes que eles fiquem cobertos de neve!

Veja aqui Como tirar o visto para o Canadá


destinos de praia


  • Cinque Terre, Itália
  • Marrakech, Marrocos
  • Malta

A temporada para conhecer Cinque Terre e fazer os passeios de barco ou pelas trilhas da região costumam ir até outubro. Se você nunca ouviu falar nessa região, Manarola, Riomaggiore, Vernazza, Monterosso e Corniglia são cinco cidadezinhas na costa da Itália. Além dos vilarejos serem uma graça, as praias ficam ainda mais charmosas com a paisagem das montanhas cheias de casinhas coloridas no entorno. 

Ainda na Europa, outubro é a última chamada para curtir as praias de Malta. O clima mediterrâneo e as temperaturas amenas combinados com praias mais vazias são a combinação perfeita para quem prefere mais sossego.

malta europa
Malta é um dos melhores destinos de praia para quem pretende viajar para a Europa em outubro.

Além das paisagens desérticas, quem vai a Marrakech também pode esticar o roteiro até Casablanca para conhecer algumas das melhores praias do Marrocos.


destinos para mergulhadores


  • Crystal River, Flórida

Na Flórida, os mergulhadores podem ter uma experiência inesquecível numa cidade ainda pouco explorada pelos brasileiros chamada Crystal River. Conhecida por ser um santuário de peixes-boi, a cidade é o único lugar onde nadar com os animais é permitido. O mergulho acontece nas chamadas “springs”, as nascentes dos rios, que tem água azul e super clarinha.

crystal river
Água cristalina das springs!


destinos de carro


  • Las Vegas e Grand Canyon (EUA)
  • Portugal

Conhecer a Califórnia de carro é uma experiência que quem ama estradas precisa fazer ao menos uma vez na vida! Entre as diversas paradas possíveis, você pode montar um roteiro pela estrada desértica que leva de Las Vegas ao Grand Canyon. Se Las Vegas tem ares mais urbanos, o Grand Canyon enche os olhos dos turistas com um dos visuais mais lindos do estado. 

Outra possibilidade de roteiro para os amantes de estrada é explorar as paisagens de Portugal numa bela roadtrip partindo de Lisboa. O país é pequeno e pode ser muito bem explorado em uma viagem de 15 a 20 dias.


Leia também: 

Roteiro Portugal: 2 semanas por Lisboa, Porto e arredores


destinos de luxo


  • Ilhas Gregas
  • Marrocos
  • Egito
  • Portugal

As paisagens das Ilhas Gregas são figurinhas garantidas nos melhores roteiros de luxo pela Europa! Por lá, não é difícil encontrar serviços super exclusivos para curtir a beleza das praias. Além de Santorini e Mykonos, que são as mais famosas e badaladas, Koufonisia também pode ser uma parada para aqueles que querem sofisticação e mais sossego.

Egito e Marrocos são duas excelentes opções para quem quer uma experiência diferente sem dispensar o conforto de bons hotéis e de uma boa gastronomia. Durante o outono, as temperaturas estão mais amenas e confortáveis para explorar os templos, sítios arqueológicos e mercadões.

Uma vez no Marrocos, hospede-se em algum dos maravilhosos Riads do país. Estes palacetes, que datam do fim do século XVIII, eram habitados pela aristocracia e alta burguesia marroquina no passado e hoje esbanjam no luxo, no conforto e na exclusividade do atendimento.

riad marrocos
Os Riads vão muito além de meras acomodações, são uma verdadeira experiência para o turista.

Na Europa, Portugal é a nossa dica para quem busca um destino de luxo em outubro. A rede hoteleira do país é muito bem servida de norte a sul, bem como os restaurantes e as opções de tours pelas cidades e pelo interior do país.


destinos gastronômicos


  • Normandia, França
  • Toscana, Itália

Prepare-se para uma explosão de sabores no “Festival da Barriga”, chamado de Fête du Ventre, em francês. Durante um final de semana, as ruas da Normandia são invadidas por produtores em trajes tradicionais. Maçãs, queijos, cidra, carne, laticínios e doces ficam disponíveis para degustação e venda.

normandia frança
Além da gastronomia, a Normandia é uma região que encanta pelas vilas e por sua beleza natural.

O mês de outubro também é ótimo para visitar a Toscana, na Itália. Começa a colheita das azeitonas, que leva à primeira prensagem da estação. Também é tempo de colheita da uva e muitas pessoas aguardam ansiosamente os vinhos novello (que significa o vinho recém-feito da estação).


Leia também: 

O que fazer na Toscana: 12 passeios imperdíveis para incluir no seu roteiro


Lugares baratos para viajar em outubro pelo mundo

Outubro é um dos melhores meses para quem está à procura de destinos internacionais para uma viagem com perfil mais econômico. Pelo fato de não ser época de férias, dá pra encontrar bons preços de passagem saindo daqui do Brasil e também nos trechos internos em vários locais da Europa, por exemplo.

Também dentre os destinos europeus, Budapeste é uma constante na lista dos mochileiros. Além da conversão para euro já ajudar, os serviços costumam ser muito baratos. É possível encontrar albergues e hotéis com quartos muito bons a preços excelentes. Para quem busca bom custo x benefício, sem dúvida é uma cidade que atende super bem.

Com o mesmo perfil, Marrakech e várias outras cidades no Marrocos também chamam a atenção pela boa qualidade das hospedagens. Os preços das diárias e os gastos com alimentação são sempre bem baixos. Isso sem falar que parte da experiência de se viajar pra lá é poder negociar os preços nos mercados e lojas de artesanato.


Pronto para viajar em outubro?

E aí, animados para começar os preparativos? Se você decidiu para onde viajar em outubro com as nossas dicas, escreve aqui nos comentários como foi a sua experiência! E se você lembrou de outro lugar super bacana para visitar nessa época, conta pra gente também! Quem sabe não vira o nosso próximo destino?


Para planejar as suas viagens, confira também esses posts: 

Veja aqui tudo o que você precisa saber para começar a organizar a sua viagem agora mesmo!

Seguro viagem: 5 razões para você contratar um para a sua viagem

Chip de internet na Europa: qual é o melhor chip para a sua viagem


 

Quem escreve | @nandahudson
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Publicidade
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *