Gosta de aproveitar a natureza como a gente? Pois então esse post é perfeito para você! Fizemos uma lista incrível com os 25 melhores parque nacionais do Brasil por região para você conhecer mais das belezas naturais desse nosso país tão lindo.

De norte a sul do país as riquezas naturais são incontáveis e os Parques Nacionais, Estaduais e Municipais são uma forma de preservá-las. Se você ainda não teve a oportunidade de conhecer alguns desses parques não perca tempo pois a experiência é incrível!

Cachoeiras, trilhas, cânions, dunas e muito mais… Quer conhecer os principais parques nacionais do Brasil? Então continue sua leitura para se surpreender.


Os parques nacionais do Brasil

Criados para proteger a nossa biodiversidade, os parques nacionais são espaços de preservação que guardam algumas das paisagens naturais mais bonitas do país. No entanto, nem todos possuem visitação aberta ao público e infelizmente em alguns a estrutura para receber visitantes é bem precária ou inexistente.

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

Mas isso não é desculpa para não os conhecer! Você pode contratar guias experientes, ou então procurar agências especializadas em turismo de aventura para explorar esses parques.

Administrados em sua maioria pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) os parques nacionais do Brasil visam a proteção ambiental e também o trabalho de conscientização da população da importância de se preservar a natureza.


Quantos parques nacionais existem no Brasil?

Você sabia que o Brasil possui 74 parques nacionais? Acessando o site do ICMBio você tem acesso ao nome de todos os parques nacionais do Brasil e ainda consegue saber mais detalhes de vários deles.


Mapa dos parques nacionais do Brasil

Já que vamos falar de parques nacionais por todo território nacional, vamos deixar aqui esses parques nacionais do Brasil no mapa logo aqui embaixo. Dessa forma fica mais fácil de consultar a localização.

Parques Nacionais do Brasil: os 25 parques imperdíveis para quem ama natureza
Os 25 parques nacionais mais incríveis do Brasil!

Parques Nacionais do Brasil: Norte

Sob o domínio da Floresta Amazônica, os parques nacionais dessa região guardam cenários muitas vezes desconhecidos para a maioria dos brasileiros, mas que valem a pena serem explorados. Dê uma olhada nas nossas sugestões nessa região.


01. Parque Nacional de Anavilhanas

Administrado pelo ICMBio, o Parque Nacional de Anavilhanas fica localizado próximo da capital amazonense. Todo o conjunto do parque abrange cerca de 400 ilhas e é um dos maiores do mundo!

Aqui você vai poder entrar em contato com a riqueza da natureza da floresta amazônica. Imagine só ter a oportunidade de poder nadar com os botos, pois aqui no Parque Nacional de Anavilhanas você vai ter a chance de passar por essa experiência. Além disso, dentre as principais atrações estão as praias de rio que se formam no período das secas (entre setembro e fevereiro) e as trilhas aquáticas pelo igapó durante as cheias (de março a agosto).

parques nacionais do brasil
Parque Nacional de Anavilhanas

Também é possível fazer trilhas terrestres para conhecer a fauna e a flora da floresta amazônica. E para os corajosos existe até a possibilidade de fazer rapel em árvores gigantes.

A cidade grande mais próxima do parque é Manaus e para percorrer os 190km até Novo Airão, onde fica a entrada do parque, você pode ir de carro ou ônibus ou então de barco em uma viagem de cerca de 9h.


02. Parque Nacional do Monte Roraima

Esse é mais um dos parques nacionais do Brasil do ICMBio e fica no extremo norte do país, mais precisamente no município de Pacaraima. Aqui você vai encontrar o Monte Roraima, uma das formações rochosas mais antigas do planeta e que possui formato de platô.

parques nacionais brasil roraima
O grandioso Monte Roraima

O parque possui uma grande diversidade de fauna e flora e a melhor época de visitação é entre os meses de outubro e abril, pois não chove tanto e o frio dá uma trégua. Aqui você também vai encontrar cachoeiras que parecem que vem do céu, como o Salto Angel que possui 979m de altura. Se você quiser se aventurar para subir até o topo do Monte Roraima eu te recomendo contratar um guia local especializado, pois o parque não oferece estrutura nenhuma e a subida dura dias.

A maior cidade mais próxima do parque é Boa Vista, que fica a cerca de 190km de distância.


03. Parque Nacional do Pico da Neblina

Com mais de 2 milhões de hectares o Parque Nacional do Pico da Neblina fica na fronteira com a Venezuela, abrangendo os municípios de Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira. Esse é um dos parques nacionais do Brasil que pouca gente conhece, até pela dificuldade de se chegar até lá. A cidade grande mais próxima é Manaus e você levará alguns dias de barco para chegar até lá.

Além disso, com mais de 2900m de altitude, o Pico da Neblina é considerado o ponto mais alto do Brasil, o que faz com que ele atraia muitos montanhistas que querem se aventurar até o topo. Mas é preciso bastante experiência e disposição para adentrar nas trilhas do parque.

Sem estrutura para turistas e com entrada controlada, quem quer se aventurar no Parque Nacional do Pico da Neblina deve contratar uma empresa especializada e uma das poucas que está autorizada para entrar no parque é a Roraima Adventures.


Parques Nacionais do Brasil: Nordeste

Famosa pelas praias paradisíacas, a região nordeste possui parques naturais belíssimos e nós selecionamos os melhores para você. Olha só:


04. Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA)

Sem dúvida, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um dos meus queridinhos e um dos parques nacionais do Brasil mais visitados. Conhecido mundialmente, o parque é famoso pelas dunas que parecem não ter fim e pelos lagos que se formam por conta das chuvas. Definitivamente a melhor época para se visitar as belezas naturais do Maranhão é entre os meses de junho e setembro, quando o nível das águas está menor e o cenário fica incrível!

Parques Nacionais do Brasil: os 25 parques imperdíveis para quem ama natureza
Lençois Maranhenses e suas lagoas maravilhosas

A principal atração aqui é o passeio de jipe pelas dunas que te levam até belas lagoas, como a Lagoa Azul e a Lagoa Bonita. Além disso, outro passeio bastante procurado pelos turistas é o passeio de voadeira pelo rio Preguiças. Aproveite também e visite os pequenos vilarejos da região para mergulhar na cultura local.

São Luís é a capital mais próxima e o trajeto até Barreirinhas, onde fica a entrada do parque, fica a 260km de distância e você pode alugar um carro para chegar até lá.


Aproveite para ler: Quando ir nos Lençois Maranhenses? Veja qual é a melhor época


05. Parque Nacional da Chapada das Mesas (MA)

No sul do Estado do Maranhão, o Parque Nacional da Chapada das Mesas é um destino de natureza que vem atraindo cada vez mais turistas. Cachoeiras, piscinas naturais de um azul incrível e formações rochosas curiosas criam paisagens de cinema. Se você gosta do contato com a natureza não deixe de conhecer esse parque.

chapada das mesas
O Portal da Chapada é o cartão postal do Parque Nacional da Chapada das Mesas!

A maior cidade próxima ao parque é Imperatriz e em seguida você percorre 213km até o pequeno município de Carolina. Essa é melhor cidade para servir de base para conhecer as belezas locais.

Dentre as principais atrações estão o Complexo da Pedra Caída, lugar muito bem estruturado para receber turistas e com cachoeiras belíssimas. Algumas das que encontramos por lá são a Cachoeira do Santuário e do Capelão. O complexo do Poço Azul também é bastante procurado. E para os amantes do trekking a trilha do Morro do Chapéu é parada obrigatória.


Aproveite para ler: 12 passeios imperdíveis na Chapada das Mesas


06. Parque Nacional da Serra da Capivara (PI)

Com toda certeza o Parque Nacional da Serra da Capivara é um dos parque nacionais do Brasil mais ricos em termos de história. Aqui encontramos a maior concentração de sítios arqueológicos do mundo. São mais de 100 sítios com pinturas rupestres e sambaquis, dos quais cerca de 170 são abertos à visitação.

Por todo o parque você vai encontrar trilhas de diversos níveis de dificuldade (então não tem desculpa para não conhecer ein). E alguns dos circuitos mais procurados pelos visitantes são o da Pedra Furada, Toca de Boqueirão, entre tanto outros.

As paisagens do parque são lindas e você fica impressionado com as belezas do semiárido brasileiro. E pensar que o parque quase fechou por conta de problemas financeiro. Agora você tem mais um bom motivo para visitar o parque e ajudar para que ele se mantenha aberto e que outros tenham a oportunidade de visitá-lo.

Lembrando que a maior cidade perto do Parque é Petrolina e são 380km até a porta do parque em São Raimundo Nonato.


07. Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PE)

Ah Noronha! Se existe pedaço de paraíso na terra eu desconheço! E se você quer conhecer algumas das praias mais bonitas do mundo é só embarcar para cá. Sem dúvida esse é um dos melhores parques nacionais do Brasil e um dos com maior biodiversidade, tanto que é Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

parque nacional do brasil
Fernando de Noronha e suas águas azuis deslumbrantes!

Para chegar até o arquipélago você pode vir de avião de Natal ou Recife, que é a forma mais rápida, ou então de barco. No Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha as praias são as grandes estrelas. Você pode mergulhar com golfinhos, tartarugas e várias outras espécies de peixes e corais, que formam uma verdadeira floresta submersa de beleza sem igual.

Ademais, o arquipélago também conta com diversas trilhas que te levam a algumas dessas praias paradisíacas e no caminho te presenteiam com mirantes e paisagens de tirar o fôlego!


08. Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA)

Em seguida temos um dos destinos de ecoturismo queridinhos de quem adora o contato com a natureza. O Parque possui mais de 70mil hectares de extensão e 300km de trilhas para todos os níveis de aventureiros. Contudo, sempre recomendamos o acompanhamento de um guia local para aproveitar melhor sua aventura sem maiores preocupações.

Nessa jóia no interior da Bahia você vai encontrar dezenas de cachoeiras e piscinas naturais que fazem o cenário parecer um sonho. A Cachoeira da Fumaça (segunda maior do Brasil), Cachoeira do Sossego e Poço Azul são alguns dos lugares mais procurados pelos turistas.

chapada diamantina cachoeira da fumaça
Cachoeira da Fumaça, Chapada Diamantina.

E os aventureiros mais experientes também procuram a travessia do Vale do Paty que leva 5 dias e você tem a oportunidade de dormir na casa de moradores da região. A cidade grande mais próxima é Salvador e são cerca de 6h de viagem até Lençóis ou Vale do Capão, as principais cidades.


Aproveite para ler: Chapada Diamantina: as melhores dicas para você planejar a sua viagem


09. Parque Nacional Marinho do Abrolhos

Criado em 1983 o PARNA MAR Abrolhos é um dos principais parques nacionais do Brasil. Ele é composto por 5 ilhas e um dos maiores recifes de corais da costa brasileira, sendo considerado a maior biodiversidade marinha de todo o Atlântico Sul. Além disso, a região do Abrolhos também é famosa pelo espetáculo que as baleias jubarte dão quando vão ter seus filhotes por lá.

Com toda certeza o principal passeio do PARNA MAR Abrolhos é o mergulho. Você verá uma grande variedade de peixes, corais, tartarugas e muitos outros animais marinhos. Algumas empresas possuem autorização para fazer passeios nas ilhas e aí você pode desembarcar e até pernoitar. Ah! E eu não podia esquecer é claro da observação das baleias, que chegam em Abrolhos a partir de meados de junho.

parque nacional do brasil
Abrolhos

Vale lembrar que Teixeira de Freitas é uma cidade grande que fica próximo ao parque, mas é preciso algumas horas de barco para chegar até o arquipélago.


10. Parque Nacional de Jericoacoara

Diferentemente de outros parques nacionais do Brasil, o Parque Nacional de Jericoacoara possui uma ótima estrutura para os turistas. A pequena vila de Jericoacoara, ou Jeri para os mais íntimos abriga esse parque administrado pelo ICMBio com mais de 8 mil hectares.

Aqui as dunas, praias e lagoas formam um visual deslumbrante. A Duna do Pôr-do-sol é o melhor lugar para observar esse espetáculo e tirar muitas fotos! Além das praias de águas quentinhas e transparentes, as curiosas formações rochosas também atraem muitos turistas, como é o caso da Pedra Furada. A Pedra do Serrote também é um lugar incrível para as fotos.

jericoacoara
As lagoas de Jericoacoara são imperdíveis!

Também é possível conhecer dentro do parque os manguezais, refúgio e berçário de muitas espécies. O parque fica a cerca de 285km de distância de Fortaleza, o que rende uma viagem de aproximadamente 4 horas.


Parques Nacionais do Brasil: Centro Oeste

A região centro oeste é onde fica alguns dos biomas mais ameaçados pelo homem. Então é importante conhecer os parques da região e dar visibilidade para que eles se mantenham preservados. E na nossa opinião esses aqui embaixo são aqueles que não podem faltar na sua lista de futuras viagens.


12. Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é um dos melhores parques nacionais do Brasil. Criado em 1961 ele também é Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO e guarda algumas das paisagens mais bonitas do cerrado e do pantanal brasileiro. Ele fica a 260km de Brasília e você alugar um carro para chegar até lá.

parque nacional brasil
Chapada dos Veadeiros

Dentro do parque você encontra diversas trilhas que passam por cacheiras e outros cenários incríveis. A Trilha da Cachoeira do Garimpão tem 10km de extensão e ótimos lugares para tomar banho em uma água refrescante. A Trilha dos Saltos e dos Cânions são perfeitas para os praticantes de trekking.

Outro ponto muito procurado é o Vale da Lua, um leito de rio que parece muito com a superfície lunar.


Leia também: Roteiro Chapada dos Veadeiros: sugestões para 3, 5 ou 7 dias de viagem


13. Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

Talvez provavelmente esse seja um dos parques nacionais do Brasil mais próximo de uma grande cidade. O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães fica a cerca de 70km de distância da capital Cuiabá e é uma ótima opção para quem adora o turismo de natureza.

Dentre as muitas atrações do parque, o Mirante da Cachoeira Véu de Noiva é um dos grandes cartões postais da região. Além da queda d’água impressionante, você também consegue ver belas araras passeando pelo cânion. A Cachoeirinha e a Cachoeira dos Namorados são duas outras atrações bem tranquilas de se conhecer.

chapada dos guimarães
Paisagem linda na Chapada dos Guimarães

Contudo, algumas outras é recomendável ter um guia local especializado, tais como o Circuito das Cachoeiras do Vale do Rio Claro e também o Morro São Jerônimo. Mas existe muito mais para se conhecer no parque que é uma ótima sugestão de passeio para quem tem poucos dias, como um final de semana devido à proximidade da capital.


14. Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense

Criado em 1981 e com sede no município de Poconé, MT, o Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense é um dos mais importantes por preservar um ecossistema tão bonito e ao mesmo tempo tão ameaçado quanto o pantanal. No entanto, é bom salientar que para entrar no parque é preciso autorização prévia da administração.

pantanal no brasil
Imagina ver uma onça no Pantanal?

O parque não possui estrutura de visitação e para conhecê-lo você pode ir de lancha, ou então os chamados barco-hotéis que costumam sair da cidade de Corumbá. Ao longo do passeio você vai ter a oportunidade de percorrer os rios e observar toda a beleza da fauna local, com jacarés, onças e muitos outros animais.

A cidade de Corumbá é a maior e que está mais perto do parque e o acesso é feito subindo o Rio Uruguai.


Parques Nacionais do Brasil: Sudeste

Na região Sudeste encontramos alguns dos principais parques nacionais do Brasil, incluindo um em plena capital fluminense. Quer saber quais os melhores parques da região, então é só continuar sua leitura.


15. PARNASO – Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ)

De todos os parques naturais do Brasil, o PARNASO é o nosso favorito. Como moramos perto, sempre que podemos a gente dá uma escapada e vamos curtir as trilhas de lá. Ele fica na região serrano do Rio e abrange alguns municípios, como Petrópolis, Guapimirim e Teresópolis (considerada a capital do montanhismo no Brasil).

parnaso brasil
Nascer do sol no Morro Açú

Dentro do parque existem mais de 200 trilhas de todos os níveis. A maior delas, a travessia Petrópolis x Teresópolis leva em torno de 3 dias para ser completada, mas também existem diversas outras que levam de alguns minutos a poucas horas sem problema nenhum.

Todas as trilhas são muito bem sinalizadas e além da travessia recomendamos a subida na Pedra do Sino, a Trilha do Cartão Postal, entre outras. Chegar ao PARNASO é bem fácil e a sede de Teresópolis fica a pouco mais de 1 hora de distância da capital fluminense.


Leia também: O que fazer em Petrópolis – 30 passeios imperdíveis


16. Parque Nacional da Serra do Cipó (MG)

Sem dúvida, Minas Gerais é um Estado rico em belezas naturais e o Parque Nacional da Serra do Cipó foi criado em 1984 e carrega o título de Jardim do Brasil, segundo o paisagista Burle Marx. A região é bastante acidentada e por causa disso é berço de diversas nascentes, inclusive de rios importantes, como o Rio Doce e o São Francisco.

serra do cipó
A Serra do Cipó abriga cachoeiras maravilhosas!

Dentre os passeios disponíveis no parque, o trekking pelo Cânion das Bandeirinhas te leva por paisagens incríveis, com direito a vários poços de águas cristalinas para tomar aquele banho refrescante. Mas vá com disposição, porque apesar de não serem muito íngremes as trilhas do parque são bem longas.

Além disso, algumas das atrações principais são a Cachoeira Congonhas, da Derrubada, da Farofa, o Travessão (penhasco que divide as bacias do Rio Doce e São Francisco), Mirante do Bem, entre muitos outros. Vale lembrar que o parque está a 100km de Belo Horizonte e você pode alugar um carro para chegar lá.


17. Parque Nacional do Itatiaia (RJ)

Dentre os parques nacionais do Brasil do ICMBio, o Parque Nacional do Itatiaia é o mais antigo de todos (criado em 1937). Ele oferece uma ótima estrutura para os praticantes de trekking, seja você um iniciante ou alguém já acostumado com o esporte. O parque fica a cerca de 183km do Rio de Janeiro e a estrada até a cidade de Itatiaia é muito boa.

pico das agulhas negras
O grandioso Pico das Agulhas Negras

Algumas trilhas do parque são bem tranquilas para você percorrer sozinho, no entanto as trilhas maiores, como a que leva até o Pico das Agulhas Negras o guia especializado é obrigatório. Caso você queira acampar no parque, o Abrigo Rebouças pode ser reservado mediante o pagamento de uma taxa através do e-mail reservas.pni@icmbio.gov.br.

Ademais, ao longo das trilhas você se depara com várias cachoeiras e piscinas naturais que são pausa certa para foto. E se o clima estiver ajudando, que tal um banho refrescante para renovar as energias?

Leia também:


18. Parque Nacional da Serra da Canastra (MG)

Criado para proteger a nascente do Rio São Francisco em 1972 o Parque Nacional da Serra da Canastra possui mais de 71 mil hectares de terra e muitas paisagens de tirar o fôlego. O terreno do parque em si é bastante acidentado, então a presença de guias experientes é fundamental.

Os grandes paredões de rocha emolduram cachoeiras que parecem não ter fim. Alguma das principais atrações do parque são o Retiro das Pedras, a Cachoeira dos Rolinhos, o cânion do Rio São Francisco e a parte alta da Cachoeira Casta D’Anta (com 186m de queda d’água). Nessa última a presença do guia é obrigatória, pois o trajeto é difícil e pode ser bem fácil de se perder.

serra da canastra
Uma das muitas cachoeiras da Serra da Canastra

Cidades como Franca e Araxá são as maiores mais próximas do parque. Porém, as estradas que levam até ele são bem precárias, então atenção redobrada na estrada.


#Dica: O canal TrippersTv tem uma série de vídeos incrível de algumas regiões de Minas. Um deles é sobre a Serra da Canastra. Vale a pena assistir!


19. Parque Nacional do Caparaó (MG)

Na divisa entre Minas e Espírito Santo você vai encontrar o Parque Nacional do Caparaó, que abriga, entre outras paisagens deslumbrante o Pico da Bandeira, o terceiro maior do Brasil. A trilha até o topo é bem extensa e puxada, com duração aproximada de 8 horas e desafia até os montanhistas mais experientes. Entretanto, todo o esforço vale a pena e ao longo do caminho você será presenteado com cachoeiras e piscinas naturais que fazem você até esquecer o cansaço.

Mas se você não é muito experiente no trekking não tem problema. Perto da entrada do parque você encontra piscinas naturais ótimas para se refrescar.

pico da bandeira
Um dos parques nacionais do Brasil mais desafiadores!

A capital mais próxima e Vitória e a viagem até o parque tem cerca de 270km. Como não há ônibus até as cidades próximas ao parque a melhor opção é alugar um carro para chegar até lá.


20. Parque Nacional da Tijuca

Pode até parecer mentira, mas em plena cidade do Rio de Janeiro encontramos um dos parques nacionais do Brasil. Com diversas trilhas e ruínas históricas do tempo do Brasil Colônia, o Parque Nacional da Tijuca é uma ótima pedida para um passeio de final de semana.

Com toda certeza a principal trilha do parque é a do Corcovado, que leva até o Cristo Redentor. Vale lembrar que o parque é dividido em setores. O primeiro deles é o da Floresta da Tijuca e lá você encontra a cachoeira das Almas (aberta para banho). Já o Setor Serra da Carioca é onde fica a trilha do Corcovado e a cachoeira dos Macacos.

pedra da gávea
A imponente Pedra da Gávea, no Rio de Janeiro

O setor Pedra Bonita/Pedra da Gávea é onde ficam duas das trilhas mais bonitas da cidade, essas que dão nome ao setor. Lá também é onde fica o reduto do voo livre na cidade. Por fim, o setor Pretos Forros/Covanca não é aberto ao público por ser uma zona de recuperação.


Leia também: 6 trilhas no Rio de Janeiro com vista de tirar o fôlego


21. Parque Nacional da Serra da Bocaina

Em São Paulo, o Parque Nacional da Serra da Bocaina é um destino que ainda não é muito procurado pelos turistas, mas que guarda paisagens maravilhosas. E por falar em paisagens, aqui você encontra o melhor da Mata Atlântica e do mar, em um encontro perfeito.

Dentre as principais trilhas do parque citamos a Trilha do Ouro, que percorre o caminho que o ouro fazia no período colonial, a Cachoeira dos Veados (uma das mais bonitas do parque) e muitas outras cachoeiras, como Santo Izidro e das Posses.

As trilhas também levam a mirantes com vista espetacular, como Mirante do Sobrado, Pico da Bacia e outros. A cidade sede do parque é São José do Barreiro (SP), mas a capital mais próxima é o Rio de Janeiro.


Leia também: O que fazer em Trindade e arredores: as MELHORES dicas para a sua viagem


Parques Nacionais do Brasil: Sul

Por fim, a região sul também possui parques que vale a pena serem visitados. Alguns deles já visitamos e ficamos completamente apaixonadas pela visual. Veja nossas sugestões a seguir.


22. Parque Nacional de Aparados da Serra (SC/RS)

Com cânions que parecem terem sidos cortados à mão, o Parque Nacional de Aparados da Serra é um dos mais bonitos do sul do país. Alguns desses cânions chegam a ter 700m de altura, criando paisagens cinematográficas.

parque nacional aparatos da serra
Cânions no Parque Nacional Aparados da Serra

Existem diversas trilhas tanto por cima dos cânions, quanto pela parte baixa, mas a presença do guia é fundamental. Trilhas como a do Vértice e a do Cotovelo são mais tranquilas. Por outro lado, as trilhas do interior dos cânions são mais complexas, como a Trilha do Rio do Boi.

Vale lembrar que Porto Alegre é a capital mais próxima do parque e o trajeto até lá dura cerca de 2h50.


23. Parque Nacional do Iguaçu (PR)

Quando pensamos em Parque Nacional do Iguaçu a primeira coisa que vem na mente são as Cataratas, né? E sem dúvida elas são o grande destaque desse parque…não tem como ir à Foz do Iguaçu e não conhecer as cataratas. Nos meses de outubro a março o volume de água é impressionante, chegando a formar mais de 100 quedas!

foz do iguaçú
Foz do Iguaçú: paraíso brasileiro!

Mas Além das cataratas, o parque possui outras joias para os amantes do ecoturismo. A Trilha do Poço Preto entra pelo parque adentro refazendo o caminho que os índios faziam. Ela tem duração de 4 horas e passa por lugares incríveis. Já a trilha das Bananeiras é bem tranquila e pode ser feita até com carrinho elétrico. Ao final você chega até o rio e é possível andar de caiaque.

A cidade de Foz do Iguaçu é super acessível e conta até com um aeroporto internacional então chegar aqui não será problema.


Leia também: Roteiro 4 dias em Foz do Iguaçú


24. Parque Nacional da Serra Geral (SC)

Junto com o Parque Nacional de Aparados da Serra, o Parque Nacional da Serra Geral forma um dos principais parques nacionais do Brasil na região sul. Aliás, esses dois parques são vizinhos. Aqui a Grande estrela é o Cânion Fortaleza e você pode fazer trilhas tanto beirando a borda do cânion quanto pelo fundo.

cânion fortaleza
O famoso Cânion Fortaleza!

A trilha até o Cânion Fortaleza revela paisagens exuberantes, como a Cachoeira do Tigre Preto. Já pelo interior, a Trilha do Malacra é mais fácil que a do Rio do Boi, mas também possui muitas pedras e é necessário a presença do guia.


25. Parque Nacional de São Joaquim (SC)

Próximo a Urubici, o Parque Nacional de São Joaquim também esconde maravilhas que você não pode deixar de conhecer. Atrativos não faltam nos mais de 39 mil hectares de extensão do parque. Um deles é o Mirante do Morro da Igreja. De lá você consegue avistar a Pedra Furada, um dos cartões postais de Santa Catarina.

parque nacional do brasil

O Circuito de Trilhas do Recanto Santa Bárbara oferece diversas opções de trilha a mais de 1600 metro de altitude. Já a Trilha do Morro do Bispo ainda está sendo sinalizada e o guia aqui é indispensável.

A capital mais próxima é Floripa e o acesso até o parque pode ser feito de carro sem problemas.


Leia também: Trilhas de Florianópolis: as 10 melhores trilhas para explorar na Ilha da Magia


#Dica: em muitos desses Parques Nacionais, a melhor forma de se locomover é de carro. Nós indicamos a Localiza, locadora com preços excelentes e muita praticidade na hora da reserva.

Você pode fazer a sua reserva com antecedência pelo site, garantindo as melhores tarifas!


Você também pode gostar de ler:

Quem escreve | @nandahudson
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *