Como é o passeio de gôndola em Veneza

Se você caiu nesse post é porquê provavelmente está com passagem comprada para a Itália e vai passar por Veneza, uma das cidades mais românticas e charmosas da Europa!

Estive por lá recentemente (abril de 2019), fui com altas expectativas e a cidade conseguiu me surpreender! Os canais charmosos, as ruelas estreitas e confusas, a comida maravilhosa e a beleza histórica de Veneza me conquistaram!

É claro que eu não poderia ir embora sem fazer o clássico passeio de gôndola em Veneza. É como ir ao Rio de Janeiro e não ver o Cristo Redentor. Ir a Paris e não subir na Torre Eiffel. Ir a Portugal e não comer o famoso pastel de Belém.

O passeio é caro e muito turístico, mas a experiência é bem legal! Nesse post vou contar tudo sobre como é o passeio de gôndola em Veneza e dar ótimas dicas para você economizar e não passar perrengue na hora de reservar o seu passeio!


A charmosa Veneza

Veneza é uma cidade construída sobre um grupo de 117 pequenas ilhas, separadas por canais e ligadas por pontes! Toda essa área está numa lagoa do Mar Adriático, chamada de Lagoa de Veneza. Vale ressaltar que a parte turística fica em apenas uma dessas ilhas, e é nessa área onde ficam todos os pontos turísticos.

A cidade divide opiniões: uns se apaixonam pelos seus canais esverdeados e ruas charmosas. Outros acham a cidade muito cheia e nada demais. Dizem também que os canais tem mau cheiro – ouvi muito isso antes de ir, mas não senti mau cheiro algum! Inclusive, durante o passeio de gôndola que fizemos, passando por diversos canais e não senti cheiro ruim!

o que fazer em veneza
É uma delícia passear por Veneza e encontrar ruas e canais charmosos como esse da foto!

Se você quiser saber mais sobre Veneza, sugiro ler o post super completo que eu fiz, com um guia de Veneza. Lá eu falo sobre os principais bairros, como chegar na cidade, onde se hospedar, os melhores passeios, onde comer, como dividir o seu roteiro e mais dicas!


Leia também: O que fazer em Veneza: GUIA da cidade + DICAS de passeios


Passeio de Gôndola em Veneza

Há muitas curiosidades por trás nas gôndolas de Veneza. Encontrei algumas e vou compartilhar aqui!

  • Antigamente as gôndolas eram utilizadas exclusivamente para o transporte em Veneza. Existia uma quantidade menor de pontes, então, esse era o único meio para atravessar ruas. Para você ter uma ideia, em 1580 circulavam 10.000 gôndolas e hoje apenas 500, exclusivas para o turismo.
  • A licença para ser um gondoleiro passava de pai para filho. Hoje é muito diferente: os gondoleiros devem fazer um curso, onde aprendem a história de Veneza e devem falar ao menos um idioma estrangeiro. Também é preciso passar por uma prova prática!
  • No passado, as gôndolas eram super coloridas e decoradas, uma competição entre famílias para mostrar em tinha mais poder e riqueza. Mas, isso acabou depois que o senado proibiu essas decorações e padronizou todas as gôndolas.
  • Até hoje os gondoleiros usam uniforme (o que facilita na hora de identificá-los!) que é blusa listrada, geralmente preta ou vermelha e um chapéu de palha. Há lojas que vendem esse uniforme, caso você queira levar para casa!
como é o passeio de gôndola em veneza
Gondoleiro em ação!

Quanto custa o passeio de gôndola em Veneza

Como falei acima, o passeio é caro, então é bom já ir contando com esse valor ao planejar a sua viagem. Os valores são tabelados e é muito difícil conseguir negociar com algum gondoleiro. Aliás, eles geralmente são um pouco grossos, então não ligue se você levar um fora ao perguntar de descontos.

A tabela de preços é única: €80  a gôndola compartilhada para até 6 pessoas, com duração de 30 minutos.  A partir das 19h a tarifa sobe para €100.

Há duas formas para comprar o seu ingresso: procurando algum gondoleiro pelas ruas de Veneza ou comprando online com antecedência

Eu optei pela segunda opção, preferindo a praticidade e garantia de já chegar lá com o ingresso em mãos e também pela facilidade de pagar no cartão de crédito. Fiz a reserva nesse site aqui, que oferece diversas opções de passeios.

Há várias opções legais de passeios, que pode sair mais em conta do que reservar na hora.

Eu comprei a segunda opção, do passeio em gôndola compartilhada. Eu e Breno não queríamos investir tanto nesse passeio, então achamos tranquilo dividir a gôndola com mais pessoas. Dependendo do ângula da foto, parece até que estávamos sozinhos!

Se você quiser fazer um passeio mais romântico, deverá comprar a gôndola privada ou optar pelo passeio de gôndola com serenata incluída!


Como é o passeio de gôndola em Veneza

Estava com o voucher no celular, que recebi por e-mail ao finalizar a compra no site do GetYourGuide e foi super fácil achar o ponto de encontro para então pegar a gôndola.

Fomos juntos com outras pessoas que também haviam comprado pela internet até o local de partida, que era em um das pontes, próxima ao Grande Canal.

Eu queria passar pelos canais menores, mas também queria passar no Grande Canal para ver a Ponte Rialto e a Basilica Santa Maria. Na descrição do passeio o roteiro era esse e fiquei muito feliz de ver que foi realmente feito.

o que fazer em veneza passeio de gôndola
Durante o passeio de gôndola pelos canais de Veneza!

Começamos passando por vários canais estreitinhos e muito silenciosos. É incrível perceber o silencio que fica durante o passeio, que às vezes é quebrado pela conversa entre os gondoleiros. Aliás, nem todos os gondoleiros cantam. Você pode dar sorte de pegar algum que canta, ou contratar algum passeio com música e jantar incluído, mas, esse passeios mais simples normalmente não tem.

Depois de passear por muitos canais e ver um ângulo diferente de Veneza, passamos no Grande Canal. Ali era mais barulhento, a água bem mexida, fazendo a gôndola balançar e um trânsito caótico de barcos. Paramos um pouco em frente a Basilica e voltamos para o ponto de partida.

O passeio é bem rapidinho, com duração de 30 minutos, mas, é o suficiente para essa experiência inesquecível e única.


Melhor época

Eu fui em Abril, um dos períodos que mais gosto de viajar, por ser meia estação e não ser nem tão frio e nem tão quente. Achei uma ótima época, mas, mesmo não estando no inverno, estava um ventinho beeem frio!

Aliás, o clima em Veneza é super imprevisível. Pode estar chovendo e de repente abrir um super sol. Pode estar sol e fechar tudo e começar a chover… Vai um pouco da sorte também!

quando ir a veneza
O tempo é bastante instável em Veneza!

Para concluir, eu escolheria a primavera ou outono para visitar Veneza e fazer o passeio de gôndola. No verão a cidade fica muito cheia, então você pode inclusive pegar um “engarrafamento” de gôndolas, deixando o seu passeio chato. No inverno, o frio é tanto, que você vai ter que ir super encasacado. Eu prefiro as estações sem extremos!


Vale a pena fazer o passeio de gôndola em Veneza?

A minha resposta é SIM! Como falei, é um passeio turístico indispensável para quem vai a Veneza. Durante o passeio, passamos por ruelas que só temos acesso de barco e vemos como é incrível uma cidade ser construído sobre as águas.

como é o passeio de gôndola em veneza
Passeio de Gôndola em Veneza

Eu achei a experiência incrível, mesmo em uma gôndola compartilhada com outras pessoas que eu nunca tinha visto na vida. Acho que, pegar uma gôndola privada, para você e seu parceiro (a) ou você e sua família e amigos, deve ser ainda mais único! Vale super para casais apaixonados… lua de mel? pedido de noivado? Fica a dica!

É um clichê que realmente vale a pena.


Aproveite para conferir o vídeo mostrandos os nossos dias em Veneza! No Youtube do Mala de Aventuras tem muitas dicas de viagem e fotografia, aproveite para se inscrever!


Leia também:

O que fazer em Florença: melhores passeios + GUIA da cidade

O que fazer na Toscana: 12 passeios imperdíveis para incluir no seu roteiro

Cadastre seu e-mail e receba novidades!

faça parte da nossa lista, é de graça!

I will never give away, trade or sell your email address. You can unsubscribe at any time.