“Morro de Saudade” quando vejo as fotos dessa viagem incrível! Quem já leu os outros posts sobre Morro de São Paulo sabe que voltei de lá completamente apaixonada por suas praias e coqueiros!

No último post falei sobre o passeio que dá a volta na Ilha de Boipeba e hoje vou falar sobre um outro passeio bem legal que fizemos: caminhada até a Praia de Gamboa, com uma paradinha para “hidratar” a pele no paredão de argila.

Praia de Gamboa

A Praia de Gamboa faz parte de Morro de São Paulo, mas está há uma distância de 1.700 metros do centro da ilha. A principal característica dessa praia é ter areias super fininhas e águas mansas. É raro ver uma onda por lá!
praia de gamboa
Apesar de estar distante de Morro de São Paulo, a praia possui uma ótima infraestrutura, com vários restaurantes e barracas na beira da praia.

Nós sentamos nas espreguiçadeiras do restaurante Pôr do Sol e aproveitamos para beliscar uma casquinha de siri que estava incrível. Lá pras 11h a moça do açaí montou uma barraquinha ali perto, e claro, tomamos um açaí caprichado na beira do mar. Há também outros restaurantes, e opções de pratos com frutos do mar não vão faltar.
praia de gamboa
Se você quer relaxar e fugir do agito da primeira e segunda praia, é uma ótima opção! Por lá é só calmaria! Um dos atrativos da praia é o Paredão de Argila, que fica do ladinho da praia.

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

Paredão de Argila

Os moradores de Gamboa afirmam que essa argila tem propriedade esfoliantes, sendo ótima para a pele! E ainda tem quem diga que rejuvenesce 😉 Esse é, sem dúvidas, um dos lugares mais visitados pelos turistas. Afinal, quem não quer ficar hidratado e se divertir enquanto passa a argila pelo corpo todo?praia de gamboa
O paredão é enorme, ficamos surpresos ao chegar perto. Há uma terra rosadinha e bem cremosa por todo canto, que é a famosa argila de gamboa. É claro que fomos na onda e passamos pelo corpo inteiro! Só tem que tomar cuidado pois há o risco de desmoronamento!
praia de gamboa
Depois de mergulhar no mar para tirar a argila do corpo senti a diferença: pele macia e hidratada! Que beleza!

Como chegar

Você pode escolher: caminhada ou barco.

Se você gosta de fazer trilhas e andar por paisagens incríveis, pode ir sem medo na primeira opção. Depois de caminhar alguns minutos por uma trilha bem leve partindo da Rua da Fonte (centro de Morro de São Paulo), é preciso ir beirando o mar até chegar na primeira parada, que é o paredão de argila. Depois, é só continuar para chegar até as areias fininhas da praia.

É preciso tomar cuidado durante essa caminhada, que só pode ser feita com a maré baixa, já que a faixa de areia não é extensa e em algumas partes é preciso andar por cima de pedras. Mas, como sempre, todo esforço compensa com um visual incrível, de tirar o fôlego!praia de gamboa
Você pode optar por ir de Morro de SP até a Praia de Gamboa caminhando e voltar de barco, ou ao contrário, vai sempre depender do horário da maré. No nosso caso, a maré baixa era pela manhã, então fomos bem cedinho para pegar o caminho livre. Chegamos no paredão por volta de 11h e ficamos na praia até umas 15h. A maré já havia enchido, então optamos por voltar de barco. Pagamos só R$3,00 cada um para ir até o cais de Morro de SP, em um barquinho que funciona como um “Taxi” por lá, levando as pessoas de Valença e Gamboa para Morro.

Se preferir fazer o passeio apenas de barco, você vai encontrar em algumas agências de viagem. Perguntamos o preço para um vendedor e ele nos disse que sairia R$50,00 por pessoa. O horário era mais ou menos de 10h às 17h, parando no paredão de argila e depois na praia de gamboa. Eu acho que vale mais a pena fazer a caminhada, que é realmente imperdível.

A influência da maré

É muito importante verificar o horário da maré para fazer essa caminhada, já que, quando está cheia, fica inviável de andar por ali.

Nós fomos em um horário bom, quando ela estava quase atingindo o nível mínimo, e mesmo assim tivemos dificuldade em algumas partes onde as ondas batiam nas pedras. Tem que ter muita atenção nessa caminhada e ficar de olho na maré. Peça informação no seu hotel ou para os moradores!

—-

Morro de São Paulo é um destino perfeito para as férias! Se você ficar de olho em passagens no Decolar, pode conseguir um preço ótimo, como eu consegui! Para saber mais informações como onde fica, como chegar, onde se hospedar, o que fazer e etc clique aqui.

Quem escreve | @nandahudson
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

3 Responses

  1. Boa tarde.
    Eu estou planejando uma viagem para Morro de São Paulo e preciso de algumas informações. Tem algum barquinho que leve de Morro de São Paulo para a praia da Gamboa?

    1. Oi Jessica!

      Tem sim. Algumas empresas oferecem o passeio completo, mas se você for até o píer de Morro, deve conseguir ir com esses barquinhos mais baratos!

      Espero ter ajudado.
      Beijos

  2. Olá,
    dá pra curtir só em um final de semana, tipo viajando no sábado de manhã pra lá e ficar até segunda a tarde?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *