passeios em cartagena

Passeios em Cartagena: 7 opções além da Cidade Amuralhada

Está planejando sua viagem para Cartagena de Índias, na Colômbia, e não sabe bem quais passeios incluir no roteiro além da Cidade Amuralhada? Cartagena vai além da muralha e tem muito mais a oferecer. Por isso, listamos 6 opções maravilhosas de passeios em Cartagena que vão entrar para o seu roteiro agora mesmo! Tem atividades para todos os perfis de viajantes.

Desbravar a “Ciudad Amurallada” deve ser sua prioridade número 01 ao viajar para Cartagena, mas se você quer descobrir a cidade além dos muros, vem ver quanta coisa legal tem para fazer por lá! Além do Caribe Colombiano, há uma cidade perdida no meio da selva e bairros descolado, cheios de graffiti e restaurantes legais.

Cidade Amuralhada de Cartagena
Cidade Amuralhada de Cartagena

Leia também: tudo que você precisa saber para organizar sua viagem para Cartagena das Índias


Apesar de não parecer, Cartagena é bem grande e vai muito além das charmosas ruas coloridas do Centro Histórico. São 1.6 milhões de habitantes que se dividem entre a parte histórica (Centro), a parte nova (Bocagrande) e o restante da cidade.

A nossa impressão foi de bastante desigualdade. De um lado, prédios enormes cercados pelo mar. Do outro, casinhas pequenas e humildes que vão se amontoando em cada terreno. O trânsito também é outro ponto a ser observado: muitos carros, muita gente andando nas ruas principais e um horário do rush super caótico.

É difícil ter uma noção da cidade antes de chegar lá. A Cidade Amuralhada, chamada de Centro, é a mais turística e famosa. É lá que estão as casinhas coloridas e floridas, os bons restaurantes e aquele charme de cidade histórica.


Melhores Passeios em Cartagena (além da Cidade Amuralhada)

01. Ilhas do Rosário: um passeio refrescante em Cartagena

Dentre os passeios em Cartagena imperdíveis para qualquer turista, estão as Ilhas do Rosário. Localizadas em pleno mar do Caribe, elas formam um arquipélago com 28 ilhas que fazem parte de uma área protegida com arrecifes de corais belíssimos.

O Parque Nacional Natural Islas Corales del Rosario fica a 45km da costa de Cartagena e é possível visitar suas muitas ilhas fazendo um passeio de um dia de barco ou lancha. A gente gostou tanto que foi duas vezes, a primeira para a Playa Majagua e a segunda paramos em diversos pontos do arquipélago, incluindo a famosa Playa Blanca.

Caribe Colombiano
O azul do Caribe Colombiano é irresistível para um mergulho!

O que é imperdível nas Ilhas do Rosário:

Entre uma ilha e outra, um dos melhores momentos foi o mergulho com snorkel. A vida marinha do caribe é simplesmente incrível! Vale lembrar que para mergulho com cilindro é necessário uma carteirinha de aptidão. Por isso, se você tiver uma já coloca na mala!

Outra coisa legal é o Oceanário que fica na ilha San Martin de Pajarales. É um grande aquário em que você pode observar várias espécies de peixes. Mas fique atento: os ingressos são à parte, tanto se você alugar lancha ou contratar pacote turístico.

E claro, não deixe de conhecer a famosa Playa Blanca. Ela tem ganhado uma certa má fama entre os blogueiros de viagem, mas nesse post a gente explicou como explorar bem esse passeio sem cair numa furada!

Playa Blanca Cartagena
Playa Blanca: um paraíso pertinho de Cartagena

Como chegar nas Ilhas do Rosário:

Nossa dica para explorar ao máximo esse passeio é alugando uma lancha. Essa, sem dúvidas, é a melhor maneira de conhecer as Ilhas do Rosário de modo que você poderá ficar em cada lugar o tempo que desejar e tem liberdades de escolha.

Se você prefere passeios em barco regulares para não ter que se preocupar com nada, recomendamos esse passeio aqui que oferece serviço de busca no seu hotel, guia fluente em inglês ou espanhol.

Dica: faça sua reserva com antecedência para garantir sua vaga!


02. Getsemaní: um passeio descolado em Cartagena

Esse é o bairro mais cool de Cartagena. Fica ao lado do Centro, que é a Cidade Amuralhada. Lá você encontrará muita música, dança e cultura por todos os lados. É onde você vai sair para tomar um Mojito à noite, bailar salsa, e se maravilhar com o graffiti espalhado pelas ruas.

Como todo bairro em ascensão, ele teve um passado complicado, com drogas e prostituição na conta. Hoje, é um bairro autêntico e descolado, que mistura o antigo e o novo em perfeita harmonia.

Getsemaní: o bairro descolado de Cartagena
Getsemaní: o bairro descolado de Cartagena

O que é imperdível em Getsemaní:

Uma das formas mais legais de fazer esse passeio em Cartagena é conhecendo o bairro à pé. Se perder pelas ruelas do bairro e fotografar as paredes coloridas e floridas é uma experiência linda. Outra perspectiva maravilhosa de desbravar o bairro é de bicicleta. A cada rua, você vai encontrar um restaurante fofo, uma lojinha diferente, uma sorveteria atraente, alguns museus, vendedores de frutas, as famosas palenqueiras, e muito mais!

Getsemaní ganha também nos restaurantes de comida típica de Cartagena. Um restaurante bem tradicional com comida local caseira que entrou para o nossos corações foi o La Casa De Socorro. Não deixe de experimentar os patacónes e o arroz de coco de lá.

Grafiti e street art nas ruas de Getsemaní
Grafiti e street art nas ruas de Getsemaní

Como chegar em Getsemaní:

O bairro fica coladinho com o Centro e San Diego, todos dentro da Cidade Amuralhada. É possível ir a pé ou pegar um táxi para te deixar mais próximo de onde deseja ir.


03. Castelo de San Felipe de Barajas: um passeio cultural em Cartagena

O Castelo de San Felipe de Barajas é a maior obra militar espanhola no continente americano, com mais de 40m de altura. Ele foi estratégico em importantes guerras no século XVII e XVIII e hoje é um Patrimônio da Humanidade (UNESCO). Este é um dos principais passeios em Cartagena para quem quer entender um pouco mais sobre a história da cidade.

Além dos muros imponentes, o castelo surpreende com um complexo de galerias subterrâneas, um verdadeiro labirinto que dificultava a vida de invasores. Aviso: se você for claustrofóbico, não entre nos túneis. É um calor absurdo lá dentro!

Castelo San Felipe de Barajas Cartagena
Castelo San Felipe de Barajas: um dos principais passeios em Cartagena para quem quer entender um pouco mais sobre a história da cidade

Dicas Importantes para visitar o Castelo de San Felipe de Barajas

  • O melhor horário para ir é nas primeiras horas da manhã ou após as 16h, que é quando o sol não está tão forte e o calor não tão absurdo;
  • Não esqueça de passar filtro solar nem de levar o seu chapéu! Água também é imprescindível;
  • Evite comprar água e chapéu dos ambulantes fora do castelo, eles cobram o triplo do valor.

Informações úteis para visitar o Castelo de San Felipe de Barajas

  • Valor da Entrada: 25.000 COP;
  • Entrada grátis para adultos acima de 62 anos, crianças de até 6 anos e pessoas com deficiência. Gratuidade no último domingo de cada mês, de fevereiro a novembro.
  • Meia-entrada: 10.500 COP somente para crianças de  6 a 13 anos de idade.

Horários de funcionamento: segunda a domingo, das 8h às 18h.

Turistas com a bandeira da colombia
Foto clássica com a bandeira da Colômbia!

04. Mercado Bazurto: um passeio sensorial em Cartagena

Se você, assim como eu, também adora um bom mercado local, esse é um dos passeios em Cartagena que não pode ficar de fora da sua lista! O Mercado Bazurto é um daqueles mercados locais tradicionais cheio de gente, comida e música típicos de Cartagena. Lá é possível viver uma experiência gastronômica colombiana maravilhosa. Isso sem contar que os preços são ótimos, já que é um mercado popular.

O Bazurto movimenta mais de 30 mil pessoas por dia e funciona 24h. Lá você vai encontrar tudo o que puder imaginar: frutas, açougue, peixaria, barbearia, carvão, produtos para a casa, roupas eletrônicos, bolsas, cafeterias, lanchonete, souvenirs e tem até um bar de salsa!

Para conhecer o Mercado Bazurto, recomendo que não vá sozinho. Além de não ter graça, os vendedores costumam abordar os turistas sozinhos de uma maneira meio incômoda. É muito mais legal tendo um guia que conheça bem o local, para te explicar sobre a história, sobre os produtos, te levar nas barracas mais interessantes!

Mercado Cartagena
Mercado Bazurto em Cartagena

Como chegar no Mercado Bazurto

O mercado está localizado no badalado bairro de Getsemaní. Se você estiver pelo centro, a nossa sugestão é fazer o que alguns colegas de viagem nossos fizeram: um tour pelo Mercado Bazurto de até 4 horas com um guia fluente em inglês ou espanhol. Ele vai te mostrar cada esquina do labiríntico Bazurto, além de facilitar a descoberta de deliciosos cheiros e sabores colombianos.

Desse modo, você não precisará se preocupar com transporte, pois a empresa busca e deixa você no centro da cidade em um ponto a combinar com eles. Caso prefira ir por conta própria, pode pegar um táxi para lá ou até um ônibus local.


05. Passeio de canoa pelos manguezais: um passeio ecológico em Cartagena

Conheça uma outra Cartagena através deste passeio de canoa pelos manguezais. Nesta experiência, é possível conhecer o povo simples que habita e vive do mangue. É uma verdadeira viagem cultural com direito a lendas e histórias dos pescadores locais.

Passeio de canoa pelos manguezais de Cartagena
Passeio de canoa pelos manguezais de Cartagena

Faça a reserva do seu tour com antecedência!


Se você quer aproveitar a ida à Cartagena para explorar o entorno da cidade e incluir outros atrativos na sua viagem, aqui vão duas dicas de lugares perfeitos para quem curte natureza: o Parque Nacional Natural Tayrona e o Parque Nacional Natural Sierra Nevada de Santa Marta.


06. Parque Nacional Natural Tayrona

Para quem gosta de natureza, o Parque Nacional Natural Tayrona é um destino imperdível em uma viagem para a Colômbia. Ele está localizado na cidade de Santa Marta (que fica a 4h de Cartagena) e apresenta paisagens extremas e belíssimas: de um lado, o mar do Caribe, de outro, as montanhas nevadas. O blog Dentro do Mochilão esteve lá e contou a experiência nesse post aqui.

São ao todo: 19.256 hectares preservados e 34 praias banhadas, mas infelizmente, a maioria delas está impossibilitada para banho. Tem também algumas trilhas incríveis em meio à mata atlântica. É possível, até mesmo, avistar vários animais silvestres micos, macacos, pássaros e lagartos. Incrível, né?

Parque Nacional Natural Tayrona
Parque Nacional Natural Tayrona

O que é imperdível no Parque Tayrona:

Esse é o lugar perfeito para acampar, por isso que é tão visado pelos mochileiros! Se você curte uma boa trilha, não deixe de experimentar as trilhas desse parque. Além de muito bem demarcadas e sinalizadas, a chance de encontrar diversidade de animais é gigante. Além disso, lá dentro você também vai encontrar algumas  praias. Como eu disse, a maioria é imprópria para banho, mas tem algumas que não são. Vale a pena conferir com seu guia quais são elas.

Dicas importantes para visitar o Parque Tayrona:

  • Leve bastante água, pois o calor do parque se equipara com o de Cartagena;
  • Leve também algo para comer, de preferência alimentos que te deem energia para encarar as trilhas;
  • Não esqueça de protetor solar, óculos de sol, chapéu e repelente!
  • Se for acampar, recomendamos que você converse com um guia do parque antes de fazê-lo;
  • Fique atento aos preços de tudo que for consumir no parque: além de caros, alguns vendedores costumam superfaturar dependendo dos turistas. Brasileiros são um alvo fácil para eles.

Como chegar no Parque Tayrona:

O Parque Tayrona fica a cerca de 250km de distância de Cartagena, portanto o ideal é separar ao menos 2 dias para conhecê-lo. Primeiramente, você deve ir até Santa Marta, uma cidade a quatro horas de Cartagena. São cerca de 4h30 de carro ou de ônibus até lá.

Os taxistas locais costumam cobrar COP1.000.000 para levar até lá e pernoitar. Se prefere economizar, há ônibus saindo do centro de Cartagena. Após chegar na cidade, você pode contratar um serviço de guia para as trilhas ou se aventurar junto aos mochileiros que estão por lá em todas as épocas do ano.


07. Ciudad Perdida (Parque Nacional Natural Sierra Nevada de Santa Marta)

Próximo do Parque Tayrona, há outra região preservada que guarda relíquias de outras épocas. Para ser mais exata, fica no meio da floresta da Serra Nevada de Santa Marta, norte da Colômbia. Portanto, se você já incluiu as praias de Tayrona no seu roteiro, vale a pena dar uma esticadinha até a Ciudad Perdida.

Patrimônio da Humanidade, segundo a Unesco, as ruínas são parte de uma cidade que acredita-se ter sido construída por volta do ano 800 – 650 anos antes da famosa Machu Picchu. Segundo estudos, ela era o principal centro político e econômico do povo Tayrona que habitava a região.

Ciudad Perdida. Foto via: adventurealan.com
Ciudad Perdida. Foto via: adventurealan.com

Se você é daquelas pessoas que AMA explorar ambientes misteriosos, esse bate e volta de Cartagena é um passeio imperdível! Imagine estar num lugar cheio de segredos e histórias pra contar! Não tivemos a oportunidade de fazer esse passeio, mas ele está mais do que na anotado na minha lista para a próxima vez por aqui. Ouvimos relatos de amigos nosso mochileiros que estiveram por lá e é unânime: o clima do ambiente é transformador!

Só pra vocês imaginarem: são mais de 2 km² de área e 170 terraços de pedra! Além de escadarias perfeitamente conservadas! Pesquisando para esse post, descobrimos que os arqueólogos acreditam que foram descobertos somente 10% da Ciudad Perdida. Acontece que os Tayronas foram dizimados no século XVI, e o destino da cidade encoberto pela floresta amazônica. Apenas na década de 1970 foi que essas ruínas, que os turistas pode visitar, foram descobertas. Ficou com vontade de conhecer, né?

Como chegar

Não pense que será fácil chegar a este sítio arqueológico incrível. Saindo de Santa Marta, são cerca de cinco dias (ida e volta) para chegar. Então já prepara a mochila, a barraca e muito preparo físico.

Para chegar à Ciudad Perdida, você vai precisa encarar uma trilha de 45 km meio à selva. Além disso, vai precisar atravessar rios, pontes e bastante lama. E se pensa que acabou: você ainda terá que subir 1.200 degraus de pedra para finalmente chegar ao paraíso escondido. Assustados? Hahaha.


Importante: Seguro Viagem para a Colômbia

Não importa quais ou quantos passeios você fará por Cartagena, pela Colômbia ou qualquer outro lugar: não deixe de contratar um seguro viagem internacional! Quando fazemos uma viagem internacional, especialmente para um país exótico como a Colômbia, estamos mais propícios a intoxicações alimentares e situações que podem comprometer nossa saúde e bem estar.

Além disso, na Colômbia, o sistema de saúde público é muito carente e a maior parte dos próprios colombianos prefere o atendimento em clínicas e hospitais privados. Ou seja, é melhor estar preparado com seu seguro na mão para o caso de algum acidente acontecer. De verdade, vai te poupar muita dor de cabeça desnecessária.

Na hora de fechar o seguro, recomendamos a SegurosPromo. Sempre que a gente faz alguma viagem internacional, é nesse site onde encontramos o melhor preço. Além disso, eles fornecem diversas opções de preços e coberturas. Você escolhe mais adequado pra sua necessidade. Conseguimos um desconto incrível para quem fizer a cotação aqui pelo blog.


Clique aqui e utilize o nosso código MALADEAVENTURAS para ganhar 5% de desconto!


Seguro Viagem: América do Sul
TA 40 Especial - Internacional TA 40 Especial - Internacional Assistência médica USD 40.000 Bagagem extraviada USD 1.200 R$ 10/dia*
AC 35 INTER + TELEMEDICINA AC 35 INTER + TELEMEDICINA Assistência médica USD 35.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 12/dia*
AT 40 INTER AT 40 INTER Assistência médica USD 40.000 Bagagem extraviada USD 1.500 (COMPLEMENTAR) R$ 27/dia*

Pronto para definir sua lista de passeios em Cartagena?

E aí, depois de todas essas dicas, já dá pra montar seu roteiro de passeios em Cartagena? Conta pra gente quais passeios você escolheu e mais gostou! E se ficou qualquer dúvida, é só deixar um comentário!

Já conferiu nossos vídeos de Cartagena lá no Youtube? Você vai ficar com mais vontade ainda de ir conhecer a Cidade Amuralhada e os entornos. E não se esqueça de se inscrever no nosso canal. É só clicar aqui.

Cadastre seu e-mail e receba novidades!

faça parte da nossa lista, é de graça!

I will never give away, trade or sell your email address. You can unsubscribe at any time.