Está planejando sua viagem e quer saber quais são os passeios em Recife imperdíveis para incluir no roteiro? Além de um carnaval super animado, Recife é uma ótima opção de destino durante o ano inteiro. Pertinho de praias belas famosas, a cidade também se destaca por seu aspecto histórico, cultural e gastronômico.

Além disso, a cidade encontra-se em uma posição geográfica perfeita para quem deseja explorar o Nordeste brasileiro. Ela está pertinho de vários outros destinos e pode ser a sua porta de entrada para essa região que super combina com férias.

Então, se você está procurando uma lista detalhadinha sobre o que fazer em Recife, é só conferir esse post de passeios imperdíveis na capital pernambucana!

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

Mas antes de começar, vamos compartilhar algumas dicas para facilitar o planejamento da sua viagem: como chegar no Recife e os melhores locais para se hospedar na cidade. Vamos lá?


Como chegar em Recife

A melhor forma de chegar em Recife é por vias aéreas. O Aeroporto Internacional de Recife recebe diversos voos diretos de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e das principais cidades nordestinas.

E olha que ótimo: o aeroporto fica somente a 3 quilômetros de distância da orla de Boa Viagem (bairro mais procurado pelos turistas) e em dez minutinhos de carro você já vai estar de frente para o mar.

Para Onde Viajar em Março
Tenho certeza que você será contagiado pela energia do frevo ao desembarcar na cidade!

Dica: como falamos acima, Recife é uma ótima cidade para utilizar como base para explorar outras localidades nos arredores. Assim, se você pretende unir Recife a outras cidades nordestinas, recomendamos alugar um carro para poder explorar ao máximo essa belíssima região do Brasil.

A gente sempre indica por auqi o site da RentCars, que faz um comparativo de preços entre as melhores locadoras do país e encontra ofertas excelentes. Clique aqui para fazer a sua cotação.

As estradas no entorno da capital pernambucana são ótimas. No entanto, toda atenção é necessária em seu perímetro urbano, pois tem muitos radares de velocidades e ninguém quer voltar das férias com uma multa de presente.


Onde ficar em Recife

Ainda não sabe onde se hospedar em Recife? Pode apostar na Orla de Boa Viagem e arredores. Ela se divide em três partes: norte, centro e sul:

  • A parte norte, conhecida como Pina, tem o acesso mais próximo para Olinda e para a região do Recife Antigo.
  • Já a parte central de Boa Viagem é a que apresenta o melhor trecho de praia, com os recifes que criam as piscinas na maré baixa e protegem dos tubarões.
  • A ponta sul é o local mais próximo do aeroporto e da feirinha de artesanato. No entanto, a praia nesse ponto sofreu erosão e na maré alta pode ficar sem faixa de areia.
praia de boa viagem recife
A Praia de Boa Viagem é o bairro mais procurado pelos turistas que visitam Recife.

Aqui vão nossas dicas de hospedagens em Recife, com base nas notas oferecidas pelos hóspedes no Booking:

Na região norte de Boa Viagem, indicamos o Hotel Luzeiros Recife (nota 9,1 no Booking). Aqui vale a pena destacar a localização, próximo ao Recife Antigo e ao shopping RioMar, mas não é aconselhado fazer o caminho a pé.

Para quem optar pela parte central de Boa Viagem, o Fity Hotel (nota 9,1 no Booking) pode ser uma boa escolha, que fica a apenas três quadras da praia.

E para quem prefere o conforto proporcionado pelos hotéis de rede, uma ótima opção é o Grand Mercure Boa Viagem (nota 8,3 no Booking).


Leia também:

Como planejar a sua viagem para Porto de Galinhas (com sugestão de roteiro!)


Passeios em Recife: o que fazer

Agora que você já sabe como chegar e onde ficar em Recife, vamos compartilhar nossas dicas sobre o que fazer em Recife para que você possa aproveitar ao máximo a sua viagem e montar um roteiro super completo.

Falando nisso, nossa sugestão é que você fique ao menos dois dias na cidade para conhecer todo o Centro Histórico e ainda curtir um pouquinho a Praia de Boa Viagem.

centro de recife pernambuco
Não deixe de tirar a clássica foto na placa RECIFE para guardar de recordação!

1. Praia de Boa Viagem

Quando a gente pensa em Nordeste, logo vem praia na cabeça, não é mesmo? E se você está se perguntando quais são as melhores praias de Recife, talvez você receba um balde de água fria agora: não há muitas praias para banhistas na cidade.

A principal praia da capital pernambucana é a praia de Boa Viagem. Com a infraestrutura hoteleira da cidade concentrada na região, o local oferece diversos quiosques e barracas ao longo da faixa de areia, além de um calçadão ótimo para caminhadas e para andar de bicicleta.

O único problema (que é um assunto polêmico) são os tubarões. Ao longo de toda a praia é possível encontrar diversas placas alertando para os possíveis ataques destes animais e orientando sobre como proceder no local. Portanto, mesmo no raso, é importante seguir as orientações!

2. Mercado São José: um dos melhores passeios em Recife para quem curte experiências gastronômicas

Outro passeio em Recife imperdível é experimentar as delícias do Mercado de São José. Ele foi construído em 1875, tendo como inspiração o mercado público Grenelle, de Paris, e é um dos 14 mercados públicos da cidade.

bolo de rolo recife
Uma vez em Recife, não deixe de experimentar um autêntico bolo de rolo!

Em um espaço de mais de 3 mil metros quadrados, o local conta com 545 boxes que vendem de tudo um pouco, incluindo artesanatos e comidas típicas do estado de Pernambuco e do restante do Nordeste.

Funciona de segunda à sábado das 06h às 18h e aos domingos das 06h às 12h.

3. Museu da cidade de Recife

Para quem curte passeios históricos, o Museu da Cidade de Recife  pode ser bem interessante! Ele está localizado no Forte de São Tiago das Cincos Pontas e foi construído pelos holandeses em 1630.

Em estilo colonial, atualmente abriga fotografias, mapas e fragmentos arqueológicos da evolução urbana da cidade desde o século XVII. É uma ótima oportunidade para conhecer mais sobre a história da cidade.

O horário de funcionamento é de terça à domingo, das 9h às 17h e a entrada é gratuita.

4. Casa da Cultura

A Casa da Cultura de Pernambuco Luiz Gonzaga encontra-se no prédio onde funcionou a Casa de Detenção de Recife durante pouco mais de 100 anos.

Atualmente, cada uma das antigas celas se tornou um box que abriga pequenas lojas de artesanato que vendem imãs, quadros, livros e comidas locais. Ou seja, é um ótimo local para comprar as lembranças de viagem.

passeios em recife artesanato
O artesanato em Recife é algo bem forte e cultural. Não será difícil sair com várias comprinhas de lá.

A entrada é gratuita e a Casa funciona de segunda à sexta das 09h às 19h, aos sábados das 09h às 18h, e aos domingos das 09h às 14h.

5. Capela Dourada

A Capela Dourada pertence a Terceira Ordem de São Francisco de Chagas e teve sua construção iniciada no Século XVII. Possuindo o estilo barroco-rococó, seu grande destaque são as paredes, que estão completamente recobertas por lâminas de ouro. Dá para imaginar de onde veio seu nome, não é mesmo? Anexa a ela existe ainda o Museu de Arte Sacra.

Aberta à visitação ao custo de R$ 5, ela funciona de segunda à sexta das 08h às 11h30min e das 14h às 17h, e aos sábados das 08h às 11h30min. Este é definitivamente um dos pontos turísticos de Recife imperdíveis para quem curte arte e arquitetura.


Leia também: Melhores praias da Bahia: 10 praias incríveis para conhecer no litoral baiano


6. Mirante do Alto da Sé

Para quem gosta de curtir um visual, o Mirante do Alto da Sé é perfeito para observar a cidade de cima. Para acessá-lo, é necessário pegar um elevador panorâmico ou subir pela escadaria.

Localizado em Olinda, na Grande Recife, esse passeio em Recife oferece uma vista fantástica da cidade.

igreja da Sé em Olinda
Localizada em Olinda, o Mirante da Sé é um dos melhores lugares para observar a paisagem de Recife.

7. Paço Alfândega

O espaço já foi um convento e foi também a sede da Alfândega de Recife, mas atualmente o Paço Alfândega é um shopping, cujo interior mistura a estrutura moderna àquela construída no século XVIII.

Apesar de pequeno e com poucas opções de lojas, o destaque é o terraço, aberto ao público, que permite uma linda vista da cidade e de alguns dos seus cartões-postais.

8. Parque das Esculturas Francisco Brennand

Criado como uma celebração aos 500 anos do Brasil, o parque conta com 90 esculturas do artista Francisco Brennand, sendo a mais famosa a Coluna de Cristal, com seus 32 metros de altura.

Para chegar lá, você pode pegar os barquinhos que partem do marco zero ou ir de carro pela Av. Brasília Formosa.

9. Praça do Marco Zero

Também conhecida como Praça Barão do Rio, a Praça do Marco Zero foi o local de fundação de Recife e é o início da contagem das distâncias da cidade. É uma região de forte movimento, principalmente na época do carnaval.

É lá que se localiza o letreiro “Recife”. No local, diversos ambulantes alugam as sombrinhas coloridas para aquela tradicional foto se arriscando nos passinhos de frevo. Esse é um dos passeios em Recife que rende as melhores fotos para o Instagram!

Também é possível observar o Parque das Esculturas Francisco Brennand e pegar o catamarã que leva até lá.

passeios em recife marco zero
Essa é a famosa Praça do Marco Zero. Toda colorida e linda!

10. Centro de Artesanato de Pernambuco

A unidade de Recife do Centro de Artesanato de Pernambuco fica localizada na Praça do Marco Zero e possui mais de 25 mil peças à venda, obras de quase 1,4 mil artesãos de todo o estado. Ou seja, é um ótimo lugar para fazer garimpos e comprar lembrancinhas para toda a família.

Funciona de segunda à sábado das 08h às 19h e aos domingos das 08h às 16h.

11. Centro Cultural Cais do Sertão

O Centro Cultural Cais do Sertão é um museu interativo voltado a contar as histórias e tradições do povo sertanejo e da obra de Luiz Gonzaga.

Utilizando-se de diversos recursos tecnológicos, a ideia é transportar o visitante para o sertão que tanto foi inspiração para o Rei do Baião, ou seja, é um dos pontos turísticos de Recife imperdíveis para quem curte história e cultura.

O museu, que apresenta exposições temporárias e permanentes, é dividido em territórios que tratam da fauna, flora e pré-história do sertão, além do  cangaço e do modo de vida de Luiz Gonzaga.

Funciona de terça à sexta das 09h às 17h e aos finais de semana das 10h às 17h, com ingresso no valor de R$ 10,00 (dez reais) a inteira e R$ 5,00 (cinco reais) a meia.

12. Paço do Frevo: um dos passeios em Recife mais legais com viés cultural

O Paço do Frevo é um espaço cultural dedicado à pesquisa, lazer e formação nas áreas da dança e música do frevo. No local são feitas atividades voltadas à formação de novos músicos e dançarinos, proteção e divulgação da história do frevo, além de ocorrerem cursos e oficinas.

Funciona de terça à sexta das 09h às 17h e aos finais de semana das 14h às 18h com o custo de R$ 10,00 (dez reais) o ingresso inteiro e R$ 5,00 (cinco reais) o meio ingresso. Todas as terças e no primeiro domingo do mês a entrada é gratuita. A entrada só é permitida até 30 minutos antes do horário de fechamento.

passeios em recife frevo
A terra do frevo! Aproveite para conhecer um pouco mais dessa dança típica pernambucana!

13. Torre Malakoff

Construída para servir de observatório astronômico no século XIX, a Torre Malakoff hoje funciona como espaço cultural dedicado à música e à fotografia.

Com entrada gratuita, pode ser visitada de terça à sexta das 10h às 17h, aos sábados das 15h às 18h e aos domingos das 15h às 20h, quando o observatório do espaço funciona das 16h às 19h30min.

14. Sinagoga Kahal Zur Israel

Conhecida como a mais antiga sinagoga das Américas, a Sinagoga Kahal Zur Israel foi fundada no século XVII, ainda no período da dominação holandesa.

Atualmente, abriga o Centro Judaico de Pernambuco e conta com guias bilíngues para explicar aos visitantes a importância histórica, arquitetônica e cultural do prédio, que também faz parte do Projeto Recife Sagrado.

A visita guiada é gratuita, porém para ingressar é necessário o pagamento do ingresso no valor de R$ 10,00 (dez reais) a inteira e R$ 5,00 (cinco reais) a meia. O horário de funcionamento é de segunda das 8h às 16h e de terça a sexta-feira. das 8h às 17h.


Leia também: Passeios em Natal: 10 passeios imperdíveis para quem visita a cidade pela primeira vez


15. Conjunto Urbano da Rua da Aurora

Batizada com esse nome por ser a primeira a receber os raios do sol ao amanhecer, a Rua da Aurora está localizado entre as Ruas da Imperatriz e João Lira, margeando o Rio Capibaribe.

Ela foi tombada pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco por sua importância histórica e como forma de preservar a silhueta dos sobrados ali existentes.

Essa é uma ótima dica de passeio em Recife para quem gosta de acordar com as galinhas! rsrs

pontos turisticos do recife
Rua da Aurora: tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco

16. Parque Dona Lindu: um dos passeios em Recife ideais para crianças

Com projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer, o Parque Dona Lindu fica à beira-mar na Praia de Boa Viagem e conta com teatro, galeria, pista de skate, pista de cooper, parque infantil, quadra poliesportiva e áreas de ginástica e descanso.

Ou seja, é um dos passeios em Recife para crianças de todas as idades!

17. Instituto Ricardo Brennand

Levando o nome de seu fundador, o Instituto Ricardo Brennand possui uma exposição permanente de armas e armadura medievais da coleção pessoal do colecionador e empresário pernambucano que ficam em um castelo construído no local.

Além disso, conta com um museu sobre os períodos colonial e do Brasil Holandês, uma extensa biblioteca, exposições permanentes e temporárias de obras brasileiras e internacionais, lagos e bosques para deixar a visita ainda mais agradável.

O horário de funcionamento é de terça à domingo das 13h às 17h, sendo permitida a entrada somente até às 16h30min. O valor da entrada é de R$ 32,00 (trinta e dois reais) a inteira e R$ 16,00 (dezesseis reais) a meia, mas na última terça-feira de cada mês, exceto em janeiro, julho e dezembro, a entrada é gratuita.

passeios em recife livros
O Instituto Ricardo Brennand é um passeio super cultural de se fazer.

18. Igreja de São Pedro dos Clérigos e Pátio de São Pedro

A Igreja de São Pedro dos Clérigos, em estilo barroco, teve sua construção iniciada em 1728 e é considerada uma das obras religiosas mais expressivas do estado. Tanto em sua parte externa, quanto na interna, ela é rica em detalhes e todos os santos presentes datam dos séculos XVIII e XIX.

A Igreja está aberta à visitação de terça à sábado das 09h às 17h e aos domingos das 09h às 13h.

Dica: próximo ao Pátio da Igreja, estão museus que retratam a história de dois ícones musicais locais, Luiz Gonzaga, o rei do baião, e Chico Science.


Veja também: Mochilão pelo Nordeste: destinos imperdíveis para você conhecer em 18 dias


 19. Passeio de catamarã pelo rio Capibaribe

Quem busca por passeios em Recife que proporcionem uma maneira diferente de ver a cidade pode optar por fazer um passeio de catamarã pelo rio Capibaribe.

Ao longo do trajeto, é possível visualizar a cidade por um outro ângulo, como ela se construiu em várias ilhas que são ligadas pelas pontes e conhecer um pouco mais da história de Recife. Os passeios são oferecidos em diversos dias e horários.

20. Olha, Recife!

Criado pela Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, o programa “Olha, Recife!” busca a sensibilização turística e servir como uma nova oportunidade de lazer e de olhar a cidade. Os roteiros são divididos em quatro categorias: à pé, de bicicleta, de ônibus e de barco.

As inscrições devem ser feitas pela página do projeto na internet e as vagas são concorridas, portanto, tem que ficar de olho!

passeios em recife vista do alto
Tenho certeza que você não irá se arrepender de conhecer Recife!

Pronto para conhecer Recife?

Como você deve ter percebido, tem passeios em Recife para todos os gostos! E agora que você já conferiu as nossas dicas, tenho certeza que estará pronto para organizar o seu roteiro para Recife, arrumar as malas e ir conferir um pouco mais do que essa linda cidade tem a oferecer!

Tem alguma outra dica? Conta para a gente! Vamos adorar saber! Boa viagem!


Outros posts que você pode gostar:

Passo a passo para organizar a sua viagem para Jericoacoara

Passo a passo para planejar sua viagem para Natal e Pipa

Passeios em Salvador: top 20 passeios para fazer na cidade (e região)

Quem escreve | @bia.koslosky
Ana Beatriz
Adora planejar e compartilhar roteiros e dicas dos mais diversos tipos de viagens e acredita que a próxima aventura está sempre a, no máximo, um avião de distância.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *