A Cidade Maravilhosa é um destino dos sonhos para a maioria dos brasileiros e se você está contando os dias para conhecê-la, vem com a gente descobrir os melhores passeios no Rio de Janeiro.

Aqui, você vai descobrir o que fazer em terras cariocas em primeira mão, com dicas de quem mora na cidade e já explorou cada cantinho dessa metrópole brasileira – dos mais conhecidos até alguns que talvez você nunca tenha ouvi falar.


Por que visitar o Rio de Janeiro

Essa é uma resposta fácil de dar. O Rio é uma das cidades mais democráticas que conheço e o carioca é o tipo de povo que sabe como receber um turista… 5 minutos de conversa com um carioca e provavelmente você será convidado para um chopp no bar.

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

A cidade é conhecida mundialmente e possui atrações para todos os gostos e bolsos. Dos pontos turísticos mais badalados, como o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor, aos locais que pouca gente conhece, como o Real Gabinete de Leitura e a Ilha da Gigóia, a Cidade Maravilhosa certamente te surpreenderá! 

Não existe época ruim para se visitar o Rio, pois sempre haverá algo de interessante rolando na cidade. E eu tenho certeza que você voltará para casa com um gostinho de quero mais!


Onde se hospedar no Rio de Janeiro?

Apesar de ser uma cidade grande e possuir uma vasta rede hoteleira, escolher uma acomodação no Rio pode não ser a tarefa mais simples do mundo.

Primeiramente, não existe uma região específica para você ficar perto de tudo, já que as atrações estão espalhadas por toda a cidade. Em segundo lugar, leve em consideração a questão da segurança (fatalmente alguns bairros são mais seguros para se hospedar do que outros).

passeios tradicionais no rio de janeiro
Copacabana e Ipanema são os bairros mais buscados pelos turistas que visitam o Rio de Janeiro.

Dentre os bairros mais legais para se hospedar, recomendamos Ipanema, Leblon, Copacabana e Botafogo (Zona Sul). Há opções interessantes também na Lapa e em Santa Teresa (Centro). Já na Zona Oeste da cidade, a Barra da Tijuca, a Joatinga e Barra de Guaratiba podem ser boas opções.

Dica: procure hotéis próximos de uma estação de metrô. Desse modo, você poderá se locomover com facilidade por toda a cidade. Contudo, lembre-se que é fácil de encontrar taxis e carros de aplicativos nas ruas cariocas, então pode ser uma boa alternativa para você passear pelo Rio de Janeiro.

Aqui vão nossas dicas dos TOP hotéis do Rio:

  • Para quem tem um perfil luxo: o Janeiro Hotel é um hotel conceito, de design irresistível e com uma bossa bem carioca. O Emiliano Rio e o Fairmont Rio de Janeiro também são irresistíveis e muito bem localizados na Avenida Atlântica.
  • Para viajantes com perfil conforto: O Yoo2 é a boa pedida para quem está em busca de onde ficar no Rio de Janeiro com vista e preços acessíveis. Imagina acordar com o sol nascendo atrás do Pão de Açúcar? Outra opção super bacana é o Ritz Copacabana.
  • Para quem está com o orçamento apertado: pode apostar no Selina. Com localização excelente, no coração da Lapa, esse hostel tem um design jovem e despojado. Outra opção interessante neste perfil é o Mojito Hostel & Suites Ipanema , que tem um astral incrível e boas acomodações.
melhores hoteis do rio de janeiro
Imagina acordar com essa vista incrível? Isso é possível no Fairmont Rio de Janeiro. Foto: divulgação Booking.

Se você quiser saber mais informações sobre onde se hospedar no Rio de Janeiro, confira este post bem bacana com hotéis para todos os gostos e bolsos na Cidade Maravilhosa. 


Passeios no Rio de Janeiro: os clássicos

Todas as grandes cidades do mundo possuem aqueles destinos considerados clássicos, né? 

Por certo você já deve ter ouvido falar dos passeios no Rio de Janeiro consagrados, como o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor. Quer você vá por conta própria, quer contrate um city tour no Rio de Janeiro, esses pontos são praticamente parada obrigatória se você for conhecer a Cidade Maravilhosa. Vamos conhecê-los:

  1. Corcovado

Sem dúvida a vista da cidade do alto do Corcovado é a mais bonita na minha opinião. E olha que não é só pelo cara que está de braços abertos abençoando a todos, mas também porque temos uma visão da Zona Sul e de boa parte da Zona Norte, mostrando o contraste dos muitos Rios de Janeiro.

passeio cristo redentor alto
O imponente Cristo Redentor.

A estátua com 38m de altura foi um presente dos franceses e hoje é considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Uma vez no topo, não deixe de tirar a foto clássica de braços abertos aos pés do Cristo Redentor.

O acesso até o Cristo pode ser feito do trem que sai do Cosme Velho (na minha opinião é a forma mais bonita de subir), de van, ou por uma trilha que sai a partir do Parque Lage e que tem duração de cerca de 3h. 


Leituras recomendadas:

Passeio no Cristo Redentor: 7 dicas para planejar a sua visita ao Corcovado

O que fazer no Cosme Velho (Rio de Janeiro): 7 passeios imperdíveis


  1. Pão de Açúcar

Inegavelmente o Pão de Açúcar é um dos grandes cartões postais da cidade e um dos passeios no Rio de Janeiro que você não pode deixar de fazer! Na verdade, o Pão de Açúcar é formado por dois morros: o da Urca e o que dá nome a atração, o Morro do Pão de Açúcar. Lá do topo você tem uma vista deslumbrante de toda a Zona Sul até o Morro Dois Irmãos.

Para se chegar até o topo você deve embarcar no Bondinho, que na realidade é um teleférico, e te dará acesso a uma das mais belas vistas cariocas: a Enseada de Botafogo com o Cristo Redentor ao fundo.

Se você tem medo de altura, fique tranquilo. Ele é super seguro e envolve 4 trajetos de bondinho: Praia Vermelha-Morro da Urca, Morro da Urca-Pão de Açúcar, Pão de Açúcar-Morro da Urca e Morro da Urca-Praia Vermelha. Separe ao menos 3h para curtir tranquilamente o local.

o que fazer em botafogo bondinho
O famoso Bondinho do Pão de Açúcar!

Ah! E se você quer ter uma vista ainda mais incrível, minha sugestão é que você suba pelo bondinho já mais para o final da tarde. O pôr do sol lá de cima é inesquecível!

Sugestão: caso você esteja com o orçamento apertado, uma alternativa é fazer a trilha do Morro da Urca, que te leva até a metade do caminho. Já é um visual e tanto!

  1. Praia de Ipanema

Ipanema é tão charmosa que se eternizou na música do mestre Vinicius de Moraes e cá entre nós. A faixa de areia é menor do que a vizinha Copacabana, no entanto você tem alguns bônus estando em Ipanema.

Em primeiro lugar, a vista para o Morro Dois Irmãos. Há também a Pedra do Arpoador, ótimo local para assistir ao pôr do sol na Cidade Maravilhosa. E ainda tem a belíssima vista das Ilhas Cagarras, refúgio da vida marinha no Rio e ótimo lugar para mergulhar.

Aliás, você pode optar por fazer um passeio de barco no Rio de Janeiro e conhecer Ipanema pelo mar e explorar as Ilhas.

  1. Lapa: um dos melhores passeios no Rio de Janeiro para quem curte samba

Se você quer saber o que fazer no Rio de Janeiro à noite, eu certamente indico uma visita à Lapa. Considerado o bairro mais boêmio do Rio, a Lapa possui bares e restaurantes que são um verdadeiro point da noite carioca, como o famoso Rio Scenarium que tem uma atmosfera super animada.

o que fazer no rio de janeiro a noite
O bairro perfeito para quem quer vivenciar a essência do Rio de Janeiro

Durante o dia, a Lapa tem outros pontos bem legais para se conhecer. Não deixe de tirar uma foto na frente dos Arcos da Lapa, por onde passa o bondinho de Santa Teresa, e na icônica Escadaria Selarón, com seus azulejos coloridos.

  1. Maracanã

Berço do futebol mundial e palco de duas finais de Copa do Mundo, o Maracanã é um daqueles passeios no Rio de Janeiro que não pode faltar no seu roteiro. Aliás, essa é uma ótima sugestão sobre o que fazer no Rio de Janeiro com chuva, já que as arquibancadas são cobertas.

passeios com crianças no rio de janeiro
Imagina pisar no mesmo gramado onde aconteceram partidas memoráveis?

Contudo, o que muita gente não sabe é que existe um tour guiado que você pode fazer pelo estádio. Assim, você conhecerá as arquibancadas, o museu, a calçada da fama, os vestiários e até o campo! Imagina só chegar pertinho de onde nomes consagrados do futebol mundial jogaram!

  1. Santa Teresa

Saindo do Largo da Carioca, o bondinho de Santa Teresa te leva a este bairro famoso por sua boemia e por ser o local que diversos artistas escolheram morar para fugir da correria do dia a dia.

passeios no rio de Janeiro: santa teresa
O Bondinho de Santa Teresa é super charmoso e é um passeio clássico no Rio de Janeiro

Além de diversos bares e restaurantes super descolados, em Santa Teresa você também encontra belos mirantes da cidade e um museu muito legal: o Parque das Ruínas e o Chácara do Céu. Clique e confira mais informações sobre esse e outros museus do Rio.

Certamente a visita a Santa Teresa é uma ótima opção para o que fazer no Rio de Janeiro no inverno. Se não estiver dando praia, já sabe: suba até Santa Tereza pelo bondinho e desça pela Escadaria Selarón. Certeza que você vai adorar o trajeto e tirar muitas fotos!


Leia também: O que fazer em Santa Teresa (Rio de Janeiro): 10 passeios imperdíveis


  1. Jardim Botânico

Sou suspeita para falar desse que é um dos meus lugares favoritos no Rio de Janeiro. Com seus mais de 200 anos, o Jardim Botânico é um lugar ótimo para fazer caminhadas e relaxar em plena cidade grande. Ele é também um centro de estudos renomado que visa a preservação de nossa flora.

passeios classicos no rio de janeiro
As belas palmeiras imperiais do Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Caminhar pelas aleias do parque repletas de árvores é um passeio super legal para todas as idades. Além disso, no Jardim Botânico você ainda pode visitar o Museu do Meio Ambiente e o Espaço Tom Jobim.

Para se chegar lá a melhor forma é o Metrô. Você deve desembarcar na estação Botafogo, pegar a integração Metrô na Superfície e descer na estação Jardim Botânico.

  1. Passeio de helicóptero

Que o Rio de Janeiro é bonito de todos os ângulos todo mundo já sabe. E que tal explorar o Rio de um ângulo totalmente diferente? Certamente os passeios de helicóptero são uma forma de explorar a Cidade Maravilhosa do alto, coisa que nem todo mundo tem a chance de fazer.

o que fazer no rio de janeiro a dois
Uma experiência inesquecível no Rio de Janeiro? Sobrevoar a cidade de helicóptero.

Normalmente os voos costumam sair do heliponto da Lagoa Rodrigo de Freitas ou do Aeroporto de Jacarepaguá e possuem duração de cerca de 30 minutos. Lá de cima a vista não poderia ser mais bonita! Você verá bem de perto o Cristo, Pão de Açúcar, as praias e muito mais.

  1. Parque Lage

Da mesma forma que o Jardim Botânico, o Parque Lage também fica no mesmo bairro e é um verdadeiro refúgio em meio a correria da cidade grande. O parque já foi residência de uma das mais tradicionais famílias cariocas, os Guinle. Hoje em dia o palacete onde eles moravam virou uma belíssima escola de artes visuais.

Ademais, o parque está cheio de cachoeiras, lagos, grutas, jardins e áreas ótimas para um piquenique. Para se chegar até lá o trajeto é o mesmo do Jardim Botânico, no entanto o ponto de descida no metrô na superfície deve ser a estação Hospital da Lagoa.


Leia também: O que fazer no Jardim Botânico (Rio de Janeiro): 8 passeios imperdíveis


  1. Museu do Amanhã

Localizado na Zona Portuária do Rio, que foi totalmente reformulada para as olimpíadas de 2016, o Museu do Amanhã é uma ótima sugestão para quem busca o que fazer no Rio de Janeiro em 4 dias ou mais dias.

museus do rio de janeiro
O belíssimo Museu do Amanhã, projeto do arquiteto espanhol Calatrava

Projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, o museu possui uma arquitetura bem futurista que atrai olhares de todos. Aliás, essa é a temática do museu: o futuro. Ele busca tornar seus visitantes mais conscientes sobre o meio ambiente e o que pode acontecer caso a destruição desenfreada continue.

Dica: você evitar filas e comprar seu ingresso para o museu pela internet.


Passeios no Rio de Janeiro: as praias

Quando você pensa em Rio de Janeiro, a primeira coisa que vem na cabeça são as belíssimas praias cariocas. Não é mesmo? Democráticas como nenhum outro espaço no Rio, você deve visitá-las nem que seja apenas para andar em suas calçadas de pedras portuguesas.

Conheça agora algumas praias cariocas que você pode incluir em um roteiro no Rio de Janeiro: 

  1. Praia Vermelha

Aos pés do Pão de Açúcar, a Praia Vermelha é um lugar bem gostoso para curtir o mar e admirar a paisagem. Sua faixa de areia é bem pequena em comparação às demais e ela não costuma ficar muito cheia, pois o acesso até lá é um pouco mais complicado do que para Copacabana ou Ipanema (a melhor forma é ir de carro).

Praia Vermelha RJ
Praia Vermelha: um dos lugares mais bonitos do Rio para assistir o nascer do sol.

Além disso, ao lado da Praia Vermelha tem a pista Claudio Coutinho, uma estradinha beirando o morro do Pão de Açúcar que é ótima para caminhar ou correr. Ela também dá acesso à trilha que sobe até o primeiro estágio do Pão de Açúcar. 

Dica: o nascer do sol na Praia Vermelha é simplesmente espetacular! Se você curte acordar cedo, este é um dos melhores locais para apreciar as primeiras horas do dia na Cidade Maravilhosa.


Leia também: 25 lugares incríveis para fotografar no Rio de Janeiro


  1. Praia do Leblon

Coladinha na Praia de Ipanema, a Praia do Leblon começa no Jardim de Alah e vai até o final da orla. Ela é uma ótima sugestão de passeios no Rio de Janeiro para quem gosta de praia.

praia do leblon rj
A Praia do Leblon costuma ser frequentada por celebridades!

A água da Praia do Leblon é bem gelada e um pouco agitada. Se não quiser entrar na água, pode alugar uma barraca com cadeiras de praia e se refrescar nos chuveirinhos espalhados pela areia. E se você tem filhos, temos uma boa notícia: lá você também encontra o chamado Baixo Bebê, com diversos brinquedinhos para os pequenos.

  1. Prainha

Se você prefere praias mais vazias, a Prainha é uma ótima pedida. Ela fica logo depois da Praia do Recreio, na Zona Oeste do Rio de Janeiro e o acesso até lá é feito de carro, já que não existe a possibilidade de chegar lá com transporte público.

A água é bem limpa e com algumas ondas boas para surfar! No entanto, recomendo sair cedo de casa, principalmente aos finais de semana, pois não há muitas vagas de estacionamento por perto.

mala de aventuras rio de janeiro
Praia do Secreto: piscininha natural formada na maré baixa próximo à Prainha.
  1. Praia do Joá

Localizada entre São Conrado e a Barra da Tijuca, a Praia do Joá é uma verdadeira joia escondida no Rio. Ela é uma praia bem pequena, apenas 300m de extensão e quando a maré está alta ela praticamente some no mar.

Ótima para ir com a família, lá se formam umas piscinas naturais que as crianças adoram. Não há infraestrutura na praia, então recomendo levar suas próprias cadeiras, barracas e lanchinhos para passar o dia.

O acesso é mais fácil de carro. Você deve pegar a estrada do Joá e entrar no condomínio na rua Pascoal Segreto até a rua Sargento José da Silva onde há uma escada de acesso. A praia fica dentro de um condomínio e você passará por uma cancela para entrar, mas o acesso é livre.

  1. Praias Selvagens

Seguindo nossa lista de passeios no Rio de Janeiro, minha sugestão é que você inclua no seu roteiro as chamadas Praias Selvagens, cujo acesso é feito somente de barco ou por trilha.

barra de guaratiba praias selvagens
Areia branquinha da Praia do Meio no Rio de Janeiro.

Essas 4 praias ficam em uma reserva e não possuem qualquer tipo de urbanização, então nem parece que você está no Rio! Localizadas na Zona Oeste, mais especificamente no bairro Barra de Guaratiba, o acesso por trilha sai da Praia de Guaratiba e dura cerca de 40 minutos.

  1. Praia da Barra: um dos melhores passeios no Rio de Janeiro para quem curte praia sem muvuca

A Barra é a Copacabana da Zona Oeste. Com 18km de extensão, ela é considerada a maior praia do Rio de Janeiro e uma parte dela pertence à Reserva de Marapendi. Devido à sua extensão, em alguns pontos a água é mais calma, enquanto em outros é perfeita para esportes como o windsurfe.

praia da barra no rio de janeiro
Barra da Tijuca: uma extensa faixa de areia branquinha e perfeita para quem prefere praia sem muvuca

O trecho mais badalado fica no início da Barra e é chamado de Praia do Pepê, mas ao longo da praia existem vários quiosques e restaurantes para você aproveitar uma água de coco olhando para o mar.


Leia também: Guia completo das melhores praias do Rio de Janeiro


Passeios no Rio de Janeiro: os museus

O Rio é um dos polos de cultura do Brasil e está repleto de museus muito legais. Sem dúvidas, o Museu do Amanhã é um dos mais famosos, até porque sua arquitetura impressiona, mas existem várias outras opções interessantes para você conhecer.

  1. Museu MAR

Localizado na Praça Mauá, pertinho do Museu do Amanhã, o MAR – Museu de Arte do Rio – é um dos pontos turísticos do Rio de Janeiro que caiu nas graças do público.

Ele é formado por dois prédios, um com arquitetura clássica e outro de arquitetura moderna interligados por uma cobertura ondulada que faz a perfeita união entre o Rio Antigo e o Rio atual.

No seu interior encontramos algumas exposições temporárias. Já o terceiro andar é todo dedicado ao Rio e você pode conhecer mais sobre a cidade.

passeios culturais no rio de janeiro
Um museu que reúne em um só lugar o Rio Antigo e o Rio moderno e atual.
  1. Instituto Moreira Salles

O belíssimo Instituto Moreira Salles é uma instituição sem fins lucrativos criada em 1992 pelo diplomata e banqueiro Walther Moreira Salles. A casa fica no bairro da Gávea e é um verdadeiro espetáculo. A arquitetura moderna e os jardins de Burle Marx já fazem a visita valer a pena.

No interior você pode observar o impressionante acervo de fotos do Rio, além de outras exposições. Para chegar até lá a melhor forma é ir de carro, pois a Gávea não possui muitas opções de transporte público.

  1. CCBB

Dentre os lugares para visitar no Rio de Janeiro, o CCBB é um dos meus museus favoritos. Ele fica localizado próximo à Igreja da Candelária no Centro do Rio e é uma construção espetacular em estilo neoclássico.

Construído em 1906, o prédio já abrigou o Banco do Brasil e hoje recebe exposições durante todo o ano (vale a pena conferir o calendário de exposições no site).

A melhor forma de chegar até lá é de metrô, já que o trânsito no Centro é bem caótico. Desça na estação Uruguaiana e ande pela Avenida Presidente Vargas em direção à Candelária. Aliás, vale a pena separar uma meia hora para apreciar a arquitetura dessa belíssima igreja católica. 

  1. MAM

A arquitetura moderna do MAM faz ele se destacar no Aterro do Flamengo. Além de ser um dos pontos turísticos do Rio de Janeiro com uma vista de fazer inveja, ele também é uma das instituições de arte mais importantes do Brasil.

mam rio de janeiro
O MAM é uma das mais importantes instituições culturais do Brasil.

Seu acervo conta com mais de 15 mil peças entre pinturas e esculturas, mas além disso o museu também recebe exposições temporárias de renome internacional. Somado a isso, os jardins do museu, desenhados por Burle Marx são um convite para relaxar e não ver o tempo passar.

Para chegar lá você deve descer na estação Cinelândia do metrô e caminhar cerca de 15 minutos. Para chegar de forma confortável, o carro é a melhor opção.


Passeios no Rio de Janeiro: as trilhas

Se você é aventureiro como a gente, saiba que no Rio você vai encontrar diversas trilhas que te levam a lugares com vistas de tirar o fôlego! Dá uma olhada na nossa seleção de TOP trilhas no Rio de Janeiro:

  1. Pedra Bonita

Situada no Parque Nacional da Tijuca, a trilha da Pedra Bonita é relativamente fácil e tem duração de apenas 40 minutos. A caminhada que alterna trechos de mata fechada e descampados tem como recompensa uma vista espetacular da Pedra da Gávea, Morro dois Irmãos, além das praias da Zona Sul e Barra.

pedra bonita
Foto da primeira vez que fomos na Pedra Bonita, em 2014!

Para chegar na trilha você deve ir até a Praia de São Conrado e pegar a Estrada das Canoas até o ponto que sinaliza o início da trilha. Ah! E para os corajosos de plantão lá existe uma rampa de voo livre… que tal aproveitar e já reservar um voo de asa delta ou parapente? Aproveite para conferir como foi a minha experiência de parapente no Rio de Janeiro.

  1. Morro Dois Irmãos

Com acesso pelo Vidigal, o Morro Dois Irmãos é um dos pontos turísticos do Rio de Janeiro com uma vista inesquecível. O percurso tem cerca de 1,5km e a trilha é considerada fácil.

mirante do morro dois irmãos
Um dos mirantes da trilha do Morro Dois Irmãos

Do topo você consegue ver praticamente toda a Zona Sul carioca, além do Cristo e do Pão de Açúcar. Para chegar até o início da trilha, recomendo pegar um moto-táxi ou kombi na subida da comunidade. É só sinalizar para o motorista que você vai fazer a trilha. Você vai descer no ponto do campo de futebol da Vila Olímpica do Vidigal.

  1. Pedra do Telégrafo

Dentre os passeios no Rio de Janeiro para quem ama trilhas, a Pedra da Telégrafo é uma ótima ideia! Famosa no Instagram, ela é um ótimo lugar para fazer fotos incríveis para levar de recordação para casa.

trilhas no rio de janeiro
A pedra mais famosa do Rio de Janeiro: Pedra do Telégrafo!

Localizada na Zona Oeste do Rio, mais especificamente em Barra de Guaratiba, ela tem um visual super diferente da Cidade Maravilhosa: as Praias Selvagens, a Restinga de Marambaia e seus manguezais, a Baía de Sepetiba e a Praia de Grumari.


Leia também: Barra de Guaratiba RJ: o que fazer, onde ficar, como chegar e dicas imperdíveis


  1. Parque da Catacumba: um dos melhores passeios no Rio de Janeiro com crianças

Com uma trilha perfeita para os iniciantes, o Parque da Catacumba é uma ótima sugestão para um passeio de domingo. Ele fica localizado na Lagoa Rodrigo de Freitas, bem na Zona Sul carioca.

Além da área verde e do espaço para piqueniques, também existem outras atividades no parque, como rapel, tirolesa, arvorismo e muro de escalada. Ou seja, é uma ótima pedida para quem visita o Rio de Janeiro com crianças.


Passeios no Rio de Janeiro: a noite

Com toda certeza, a Lapa é o lugar mais famoso para se curtir a noite carioca. Contudo, eu vou te mostrar agora que existem outros pontos para você aproveitar a maravilhosa e animada noite carioca.

  1. Baixo Botafogo

Perto da estação de metrô do bairro mais jovem do Rio de Janeiro, o Baixo Botafogo reúne diversos bares e restaurantes badalados. Ou seja, essa é uma ótima opção para quem busca o que fazer no Rio de Janeiro à noite.

Nas demais ruas do bairro não faltam alternativas, como o Quartinho Bar, o Mezza Bar, o Fuska Bar, entre outros. Depois de passear muito durante o dia, nada mais justo do que relaxar um pouco no estilo carioca: com um chopp gelado em uma mesinha na calçada.


Leia também: O que fazer em Botafogo: +10 passeios imperdíveis


  1. Olegário Maciel – Barra da Tijuca

Localizada na altura do Jardim Oceânico, no bairro Barra da Tijuca, a Avenida Olegário Maciel é um dos passeios no Rio que eu super recomendo para quem quer curtir uma noite bem agradável.

O local é tão democrático que lá você encontra bares e restaurantes para todos os gostos e bolsos. A Void, por exemplo é super moderninha e com um ar bem informal. Se você gosta de cerveja gelada o 399 é o lugar certo. Já o Guacamole é o lar da comida mexicana e o Seu Bar já possui um cardápio mais elaborado e é indicado para quem gosta de ambientes mais exclusivos.

  1. Mureta da Urca

Observar o pôr do sol na mureta da Urca é uma experiência deliciosa. Muitos cariocas e turistas vão até lá para curtir esse momento, jogar conversa fora e aproveitar os quitutes do Bar Urca.

pôr do sol na mureta da urca
Arrisco dizer que este é o melhor lugar para curtir o pôr do sol no Rio de Janeiro

E por falar nisso, tá para nascer alguém que faça um pastel tão gostoso quanto os que servem por lá! Portanto, se você pretende visitar o Pão de Açúcar ou a Praia Vermelha, que tal esticar a visita à Urca para tomar uma cerveja e saborear uns pastéis?

Há quem prefira também o pedaço da mureta da Urca em frente ao Urca Grill, na entrada do bairro. Este local é chamado carinhosamente de “pobreta da Urca”, por oferecer cerveja a preços mais em conta.

  1. Baixo Leblon

Tão famoso quanto os outros lugares que já citei aqui para aproveitar a noite carioca, o Baixo Leblon também é uma alternativa super legal. No entorno das ruas Ataulfo de Paiva, Dias Ferreira e Aristides Espínola, o Baixo Leblon é um point descolado desde os anos 70!

O local é lar de estabelecimentos clássicos cariocas, como o Jobi, inaugurado em 1956, que serve uma carne seca que só de lembrar já fico com água na boca. Outros três locais tradicionais são o Belmonte, o Bar Veloso e o Itahy.


Passeios no Rio de Janeiro: lugares secretos

Saindo um pouco do roteiro convencional de passeios no Rio de Janeiro, aqui vão mais alguns lugares que tenho para te apresentar que até mesmo  cariocas desconhecem. Venha comigo descobrir os lugares secretos no Rio de Janeiro que você vai se apaixonar!

  1. Ilha da Gigóia

Quem diria que em pleno Rio de Janeiro seria possível encontrar um refúgio como a Ilha da Gigóia. Ela é parte do arquipélago das lagoas de Marapendi, da Tijuca e de Jacarépaguá. Suas ruas de terra e sem carros fazem parecer que estamos em algum lugar do interior.

ilha da gigoia rj
Ilha da Gigóia, um pequeno paraíso em meio à cidade do Rio de Janeiro.

O acesso até a Ilha da Gigóia é feito de balsa e chegando lá você encontra várias opções de lazer, como o 360 Sports que oferece aluguel de SUP, caiaque, jet ski, dentre outros. Opções de restaurantes também não faltam, como o Laguna, o Gigóia Bistro e a Pizzaria Alla Pergola.

  1. Vista Chinesa

Dentre os pontos turísticos do Rio de Janeiro com vista, a Vista Chinesa é um daqueles que muitos não conhecem e não sabem o que estão perdendo. Ele foi construído no início do século XX para homenagear os chineses.

É comum ver ciclistas aproveitando a Estrada das Paineiras para ir até lá, mas recomendo ir de carro, pois a subida é bem puxada. 


Dica: é comum usar aplicativos de transporte, como o Uber, na cidade do Rio de Janeiro. Costuma ser uma ótima alternativa para quem pretende visitar apenas a Zona Sul carioca. 

Contudo, se você está pensando em se aventurar por outras regiões, como Barra da Tijuca, Barra de Guaratiba ou Niterói, recomendo alugar um carro por uns dias para poder visitar esses locais com mais tranquilidade. 

Aliás, aqui vai uma dica: costumo usar o site RentCars para pesquisar as melhores ofertas disponíveis no meu destino. Ele faz um comparativo entre as principais locadoras e sempre tem o melhor preço. Clique para fazer sua cotação.


  1. Parque da Cidade – Niterói

Uma vez no Rio, não deixe de planejar também uma ida à Niterói, cidade vizinha que tem uma das vistas mais bonitas do Rio. Lá fica localizado o Parque da Cidade, mirante incrível para curtir o pôr do sol com visual para a Cidade Maravilhosa.

por do sol parque da cidade niteroi
Lindo pôr do sol no Parque da Cidade

Além de trilhas, você também encontra no local uma rampa de voo livre e área para fazer piquenique. 


Aproveite para conferir:

O que fazer em Niterói, RJ: 30 experiências imperdíveis + as melhores dicas para incluir no seu roteiro


  1. Real Gabinete Português de Leitura

Um dos meus lugares secretos no Rio de Janeiro favoritos é o Real Gabinete Português de Leitura. Ele é considerado uma das bibliotecas mais bonita do mundo! E com toda razão, pois o prédio do Real Gabinete é uma verdadeira joia arquitetônica, tanto por fora quanto por dentro.

Fundado em 1837 o Real Gabinete possui uma vasta coleção de livros e era frequentada por nomes consagrados, como Machado de Assis e Olavo Bilac. Com o maior acervo da literatura portuguesa fora de Portugal, uma visita a essa biblioteca é um verdadeiro deleite para os apaixonados pela leitura.

  1. SUP na Restinga de Marambaia

A Restinga de Marambaia é um lugar lindo no Rio e é uma ótima forma de aproveitar o dia ao ar livre no Rio. Localizada na Barra de Guaratiba, bairro da Zona Oeste da cidade, o local está dentre de área militar. Portanto, recomendo contratar um passeio com guia. Fiz com o pessoal do Tugas SUP e foi ótimo.

sup na restinga de marambaia rj
Um dos passeios pouco conhecidos no Rio de Janeiro: stand up paddle na Restinga de Marambaia

Ah! E você pode aproveitar esse dia de passeio já para explorar as Praias Selvagens que comentei aqui em cima.

  1. Feira de São Cristóvão

Carinhosamente chamado de Feira de São Cristóvão, o Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas é um verdadeiro pedacinho do Nordeste na Cidade Maravilhosa e um dos passeios no Rio de Janeiro que você não pode deixar de fazer!

O grande pavilhão localizado no coração de São Cristóvão reúne o que há de melhor da cultura nordestina em termos de culinária, artesanato, música e dança. São 700 barraquinhas e dois palcos com muito agito a noite inteira. 

Tire uma noite para conhecer esse lugar fantástico, experimentar pratos típicos, como o Baião de Dois e o Sarapatel, e se jogar na pista de dança ao som do forró. Minha recomendação para chegar lá é de táxi ou Uber, pois se você não conhece a região pode ser que você se perca.

  1. Paquetá

A Baía de Guanabara é repleta de ilhas. A mais charmosa delas é a Ilha de Paquetá. Para chegar até lá você deve pegar a barca na Praça XV e embarcar baía adentro em uma viagem de cerca de 1h (recomendo ficar na janela para apreciar a paisagem).

Chegando na Ilha o clima é super bucólico. As casas são centenárias e algumas são da época de D. João VI! Além disso, não existem prédios e muito menos carros. Para explorar a região, o meio de transporte oficial são as bicicletas (perto da estação das barcas você consegue alugar uma magrela para passear).

o que fazer no rio de janeiro fora do convencional
A Ilha de Paquetá te levará a um Rio de Janeiro com carinha de interior.

E apesar do tamanho, existe muita coisa legal para explorar em Paquetá. Anota aí os lugares imperdíveis da ilha: o Caramanchão dos Tamoios, a Maria Gorda, uma árvore centenária que é o xodó dos moradores, a Pedra da Moreninha e muito mais. Aliás, que tal passar um fim de semana na ilha?


Se não bastassem as 35 dicas de pontos turísticos no Rio de Janeiro e passeios imperdíveis na Cidade Maravilhosa, aqui vai uma última dica bem local  para quem curte explorar cantinhos que só os locais frequentam: Laranjeiras.

Pensa no bairro mais carioca da gema que você conseguir! Laranjeiras talvez consiga ser até mais carioca do que isso! O convívio super informal entre as pessoas nas ruas, o gosto pela conversa fora dos bares e a ótima musicalidade são a cara do bairro. Clique para conferir o que fazer em Laranjeiras.


Pronto para montar seu roteiro com os melhores passeios no Rio de Janeiro?

Definitivamente eu AMO o rio de paixão…acho que está para existir cidade tão bonita e democrática como essa, não é à toa que chamamos de Cidade Maravilhosa. Espero ter te ajudado a conhecer um pouco mais sobre a cidade, agora é só montar seu roteiro e aproveitar. Se ficou alguma dúvida deixe seu comentário aqui embaixo e não esqueça de nos contar depois como foi sua experiência!


Leia também:

10 lugares com um café da manhã de dar água na boca no Rio de Janeiro

12 restaurantes vegetarianos no Rio de Janeiro

Viagem a dois: 6 destinos incríveis próximos ao Rio de Janeiro

Quem escreve | @gaiavani
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *