Petrópolis é o destino perfeito para um final de semana a dois, um feriadão em família, para uma viagem entre amigos e até mesmo para uns dias sozinha pra se desconectar do mundo. Super versátil e, o melhor de tudo, bem localizada e fácil de chegar, a cidade agrada todos os gostos. Aqui você encontra um guia com absolutamente TODAS as informações que precisa. Afinal, como boas petropolitanas, nós amamos nossa cidade e vamos dar várias dicas que te farão se encantar com a Cidade Imperial também.

Breve história de Petrópolis

O clima agradável de Petrópolis foi o que despertou a atenção de D. Pedro I, enquanto ele passava pela cidade a caminho de Minas Gerais. Para fugir do calor do Rio de Janeiro, ele comprou uma fazenda, com o intuito de construir por lá o seu palácio de veraneio para receber amigos vindos da Europa.

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

Como ele faleceu antes de concretizar seu plano, acabou deixando as terras para seu filho, D. Pedro II. Ele então, foi bem além dos planos do pai e decidiu construir uma cidade de fato, com um plano urbanístico elaborado pelo major alemão Júlio Frederico Koeler. Daí vem o nome da Avenida Koeler, uma das principais de Petrópolis, cheia de lindas mansões bem no centro histórico da cidade.

Então, em 1843 a cidade foi oficialmente fundada e se tornou uma das primeiras cidades projetadas do país. Por ter se tornado queridinha entre os nobres da época, muitos construíram seus próprios palacetes na região. Hoje em dia, estes casarões conservados são tidos como patrimônio histórico do Brasil.

Turismo em Petrópolis

O que mais atrai visitantes para Petrópolis é a forma como a cidade reúne história, cultura, ecoturismo, gastronomia de qualidade e um clima delicioso tudo em um só lugar. Tem atividades para todos os gostos, passeios para casais que buscam um final de semana romântico na serra, para os mais aventureiros que procuram trilhas e cachoeiras e para famílias que querem caminhar pelo centro histórico, visitar museus e descobrir mais sobre a história do Brasil. Afinal, não é à toa que ela ganhou o apelido de Cidade Imperial.

Roteiro pelo Centro Histórico de Petrópolis, petropolis, catedras de petropolis
Centro Histórico de Petrópolis visto de cima

Como chegar em Petrópolis

Petrópolis fica localizada a pouco mais de 60 km de distância do Rio de Janeiro, mais precisamente, na Região Serrana do Estado. Próxima aos municípios de Teresópolis, Nova Friburgo e Guapimirim.

Ônibus Rio de Janeiro x Petrópolis

Ir para Petrópolis de ônibus é super simples e não tem segredo. No Terminal Rodoviário Novo Rio, basta pegar o ônibus da viação Única Fácil. O valor da passagem é, em média, R$28,00 e há diversas opções de horários. A viagem não é muito longa, leva cerca de 1h30.

A rodoviária de Petrópolis fica a uns 15 minutos do centro da cidade. Há opções de ônibus municipais e, claro, táxis, uber e até mesmo alguns hotéis oferecem um transfer para te buscar.

Carro Rio de Janeiro x Petrópolis

Saindo do Centro do Rio, você pode pegar tanto a Linha Vermelha, como a Av. Brasil, e depois a saída para a BR-040 (Rodovia Washington Luíz). O caminho possui um pedágio que custa em torno de R$12.

Se estiver com um grupo, uma boa ideia pode ser alugar um carro. A gente recomenda o site Rent Cars, já que tem diversas opções (bem em conta!) e o processo é muito simples. Você faz a reserva online e é só apresentar o voucher na locadora que você escolher.

Reserve por aqui um carro com a RentCars

Como é o clima em Petrópolis

De um modo geral o clima em Petrópolis é bem agradável, com temperaturas entre 20ºC e 25ºC. Durante o inverno o frio pode ser bem rigoroso, não o subestime! Principalmente se você estiver nas áreas mais altas e afastadas do centro da cidade.

Se você for do Rio de Janeiro e desacostumado com o frio, é bom se preparar, já que temperaturas abaixo de 10ºC são bem frequentes.

Quando visitar Petrópolis

Quando ir a Petrópolis vai depender muito do que você está buscando fazer por lá, já que, basicamente, qualquer dia é dia para fazer essa viagem.

Para quem curte ecoturismo e quer fazer trilhas, o ideal é ir no outono/inverno. Nesse período também tem festivais rolando na cidade e o friozinho deixa o clima delicioso, principalmente para os casais.

Dezembro também é um ótimo momento para visitar Petrópolis, pois a cidade está se tornando um polo turístico por conta das lindas decorações natalinas. Logo vai estar competindo com o Natal Luz de Gramado.

Inverno em Petrópolis

O inverno na Região Serrana pode ser bem rigoroso, principalmente para quem vem do Rio e não está acostumado. Porém, o inverno em Petrópolis é tão agitado que vai te fazer encarar qualquer frio.

Nesse período a agenda de eventos é bem cheia, tem a famosa Bauernfest, o festival de inverno, a semana de vinhos e outros eventos que deixam a cidade super movimentada. Também é o momento de deliciar um bom fondue, que é sucesso no cardápio dos restaurantes.

Verão em Petrópolis

Durante o verão as temperaturas sobem, mas continuam bem agradáveis. O clima fica perfeito para um passeio à pé pela cidade, principalmente pelo Centro Histórico. Também é um ótimo momento para aproveitar as cachoeiras, são muitas, algumas delas super fáceis de chegar.

O verão em Petrópolis também pede uma visita ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos, seja para uma caminhada em meio à natureza, um passeio em família ou até um piquenique.

Agenda de eventos em Petrópolis

Bauernfest: a maior festa cervejeira do estado do Rio

A Bauernfest comemora a chegada dos imigrantes germânicos no século 19. É um dos maiores eventos em Petrópolis e acontece dentro da Cervejaria Bohemia, no Palácio de Cristal e arredores, bem no centro de Petrópolis.

Bauernfest no palácio de Cristal em Petrópolis
Bauernfest em Petrópolis

Na vasta programação estão as apresentações de danças folclóricas, bandas típicas, corais, música de câmara, orquestras sinfônicas, bailes e concursos. O mais disputado é o de Chopp em Metro.

São 10 dias de festa, com uma vasta programação e o melhor, tudo gratuito! Você só paga o que consumir nas barraquinhas.

Bunka Sai (Festa Japonesa)

Petrópolis também tem uma festa especial para homenagear a cultura japonesa. A Bunka Sai acontece durante o inverno, no Palácio de Cristal (bem que nós dissemos que esse é um período agitado na cidade). A programação é repleta de danças folclóricas, aulas de artes marciais, oficinas de origami, mangás, ikebana (aqueles arranjos florais super tradicionais), gincanas e muita música ao vivo.

Claro que não poderia faltar as comidas típicas né. São várias barraquinhas espalhadas pelo jardim do Palácio de Cristal.

Festa Italiana

É no Palácio de Cristal que também acontece a popular Festa Italiana Serra Serata, que homenageia os imigrantes italianos e a sua cultura tão rica. É um evento para a família toda, com muita música, danças típicas, teatro, exposições e cláro, uma gastronomia excelente com o melhor da culinária italiana.

Tradicionalmente a festa acontece em setembro e a entrada é gratuita

Festa Agropecuária

Também conhecida como Expo Petrópolis, esse é o evento mais aguardado da cidade, pois sempre traz grandes artistas para um show daqueles! São cinco dias com uma programação agitada no Parque Municipal de Itaipava. Além dos palcos principais, também tem o “palco Petrópolis” que recebe artistas locais.

Tem parque de diversões e área de recreação para as crianças. Tem, é claro, a parte agropecuária, onde você encontra produtos fresquinhos cultivados na região e ainda muita opção para quem quer saborear as delícias locais.

É um ótimo período para quem quer passear por Petrópolis durante a manhã e ter uma programação mais agitada para o fim do dia.

Natal Imperial

A cada ano Petrópolis surpreende seus moradores e visitantes com o festival de luzes do Natal Imperial. É quase que uma versão menor do Natal Luz de Gramado. Mas é menor por enquanto, pois vem crescendo ano após ano e não será nenhuma surpresa se muito em breve se tornar um novo point para turistas do Brasil e do mundo que amam curtir o clima natalino.

Natal Imperial: Sesc Quitandinha
Sesc Quitandinha. Foto: Foto Instagram @wallacepalmeiras / Sou Petrópolis

O espetáculo de luzes é o principal atrativo do Natal Imperial, que começa em dezembro e vai até janeiro do ano seguinte, mas o evento não para por aí. Além da decoração, nas semanas mais próximas ao Natal, também acontecem alguns shows e até os estabelecimentos ali pelo Centro Histórico tem uma programação especial. Vale muito a pena reservar uns dias em dezembro para visitar Petrópolis.

Natal Imperial: 12 motivos para visitar Petrópolis em dezembro

O que fazer em Petrópolis

Não falta opção do que fazer em Petrópolis. Até nós, que somos de lá, ficamos surpresas com o tanto de coisas legais na cidade, tanto que estamos sempre por aqui dando novas dicas.

Como boas amantes da natureza, não podíamos deixar de listar 10 passeios de ecoturismo em Petrópolis, já que a cidade tem parques, muitas áreas verdes, trilhas e cachoeiras que merecem uma visita.

Para quem procura um passeio em família, ou pretende passar só um final de semana na cidade, nada como passear pelo Centro Histórico de Petrópolis. É basicamente um museu à céu aberto.

E se você já conhece o centro, então é uma boa hora de explorar outras partes da cidade, como Itaipava, a área rural do Brejal, o Vale das Videiras, onde fica o famoso Galpão Caipira, ótimo para fazer um circuito de bike e ainda aproveitar um SPA com direito a massagem depois.

1. Centro Histórico

A melhor forma de conhecer os principais pontos turísticos é caminhando. Por isso, fizemos um roteiro de um final de semana pelo Centro Histórico de Petrópolis, e selecionamos lugares imperdíveis para você conhecer  sem precisar dirigir, pegar ônibus ou táxi. Uma opção bem legal também é fazer um passeio de bike pelo Centro Histórico.

Nessa parte da cidade estão vários casarões que eram dos nobres da época do império. Eles foram conservados e hoje são tidos como patrimônio histórico do Brasil.

Museu Imperial

Lá você vai encontrar móveis e objetos da família real, carruagens e outras peças históricas. O acervo é bem rico. O preço da entrada é R$ 10. Ele fica aberto de terça a domingo, das 10h30 às 18h.

O legal é fazer uma visita no final da tarde, porque, além de apreciar as belezas do jardim, da construção arquitetônica em si e das peças únicas expostas no museu, você poderá apreciar o show de luzes promovido no local.

Você ainda pode dar uma passadinha na Duetto’s uma cafeteria e bistrô, muito aconchegante que fica na parte externa do Museu.

Catedral São Pedro de Alcântara

Com seu estilo neogótico francês e construção exuberante tanto por fora quanto por dentro, a Catedral São Pedro de Alcântara lembra muito as igrejas da Europa, riquíssima em detalhes. Esse é o cartão-postal de Petrópolis e não é para menos. Você vai se surpreender com a beleza e, principalmente, com a conservação dos vitrais e pinturas de Carlos Oswald.

Vista da Catedral São Pedro de Alcântara ao fundo

A visitação é gratuita e ela fica aberta diariamente das 8h às 18h. A Catedral está localizada na Rua São Pedro de Alcântara, 60 – Centro.

Cervejaria Bohemia

A visitação à fábrica da Cervejaria Bohemia é simplesmente imperdível e o tour é no nível de cervejarias internacionais, não deixa nada a desejar. Espere fazer uma viagem no tempo e descobrir tudo sobre a história da Bohemia e sobre a produção de cerveja desde a antiguidade até os tempos atuais. Tudo apresentado de forma bem interativa com vários aparatos tecnológicos que deixam até quem não gosta de cerveja super entretido.

Depois de praticamente uma aula de como fazer cerveja você ainda pode parar no barzinho ou no restaurante da Bohemia. O cardápio é excelente, vale muito a pena.

Cervejaria Bohemia, tour cervejeiro, o que fazer em petropolis, petropolis
Tour Cervejeiro da Cervejaria Bohemia

O tour cervejeiro da Bohemia custa R$36 (inteira) e R$18 (meia). Você pode comprar o ingresso por aqui.

Av. Koeler

A Avenida Koeler, leva o nome do homem que projetou Petrópolis. É nela que está a famosa ponte de pedestres vermelhinha com vista para a Catedral. Dá pra tirar umas fotos lindas ali.

Nessa rua fofa e arborizada está o casarão onde morava a Princesa Isabel, o Palácio Sérgio Fadel, que atualmente é a sede da Prefeitura de Petrópolis, o Solar Dom Afonso, uma bela construção ao estilo neoclássico de 1875. Um pouco mais a frente você chegará ao Palácio Rio Negro, construído em 1889 e à Praça da Liberdade, que leva esse nome porque era o local onde os escravos livres se reuniam para comprar a liberdade daqueles que ainda eram mantidos nas senzalas.

Avenida Koeler, no Centro Histórico de Petrópolis
Avenida Koeler, no Centro Histórico de Petrópolis

Palácio de Cristal

Inaugurado em 1844 com o objetivo de abrigar exposições de flores e pássaros da região, o Palácio foi palco da libertação dos últimos escravos de Petrópolis em 1888 com a presença da Princesa Isabel.

O Palácio de Cristal é palco de diversos eventos que acontecem em Petrópolis, e mesmo nos dias sem programação ele continua sendo uma atração imperdível. Sua estrutura toda de vidro rende fotos lindas, além de ter um jardim super fofo para um passeio.

Palácio de Cristal de Petrópolis visto do lado de fora
Palácio de Cristal em Petrópolis

A entrada no local é franca e seu horário de funcionamento é de terça à domingo, das 9h às 18h.

Casa de Santos Dummont

Já na Rua do Encanto, quase esquina com a Monsenhor Bacelar, você encontrará o Museu que era casa de veraneio de Santos Dumont e que foi doada à Prefeitura de Petrópolis após a sua morte.

Uma das curiosidades da casa é que ela não possui cozinha, porque Santos Dumont fazia suas refeições em um hotel próximo à sua casa. Vez ou outra o garçom levava a comida até sua casa. Podemos dizer que ele foi um dos primeiros brasileiros a pedir delivery! Rsrs

O Museu Casa de Santos Dummont funciona de terça a domingo, das 9h às 17h30. A entrada custa R$8.

2. Petrópolis além do Centro Histórico

Apesar do Centro Histórico ser a área mais visitada pelos turistas, nós já dissemos aqui, que Petrópolis tem muito a oferecer e seus atrativos vão muito além.

Palácio Quitandinha

O Quitandinha fica no bairro de mesmo nome, próximo a uma das saídas da BR-040, super fácil de chegar.

Ele foi construído em 1944 para ser o maior cassino hotel da América do Sul, mas ele deixou de funcionar devido à proibição de jogos no Brasil. Agora, o local é administrado pelo SESC e oferece várias atividades. Entre elas, lago com pedalinhos e até mesmo um boliche funcionando na parte interna.

Fachada do Palácio Quitandinha em Petrópolis
Palácio Quitandinha, Petrópolis

O preço para visitar o Palácio Quitandinha é de apenas R$8 (R$4 a meia-entrada). A bilheteria funciona de terça a domingos, incluindo feriados, das 9h às 20h45. O lago pode ser visitado de terça a domingo, incluindo feriados, das 9h às 18h. Visitação gratuita.

Já o boliche que funciona lá dentro, o Pinos Bar, fica aberto de quarta à domingo, das 15:30h às 21:30h.

Museu do Colono

O Museu do Colono é uma ótima oportunidade para conhecer mais sobre a história de Petrópolis. Fica em uma casinha com paredes de pau-a-pique e teto de zinco que retrata o modo simples de vida dos primeiros colonos da cidade. O acervo possui utensílios de uso doméstico e de trabalho na lavoura, fotografias, quadros e objetos de uso pessoal. A entrada é gratuita.

Endereço: Rua Cristóvão Colombo, 1034 – Castelânea
Horário de funcionamento: terça a domingo, 8h30 às 16h

Rua Teresa

Toda viagem pede uma paradinha para umas compras né? Em Petrópolis essa parada clássica é na Rua Teresa. A história e a importância dela é tanta, que para ter uma ideia, ela foi a primeira em que houve tráfego de veículos. Além disso, ela também é marcada pela tradição da indústria têxtil de Petrópolis. É possível encontrar lojas de roupas para os mais diversos públicos.

Rua 16 de Março

Continuando as paradinhas para compras, a Rua 16 de Março também é um dos principais pólos de comércio do centro da cidade. É praticamente o shopping a céu aberto de Petrópolis. São diversas lojas e boutiques, restaurantes e cafés.

3. Itaipava e arredores

Itaipava é um distrito de Petrópolis e merece não apenas uma visita mas que você passe pelo menos um final de semana por lá. Por isso nós fizemos esse roteiro especial de Itaipava

Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Tem algumas ótimas opções de trilhas e cachoeiras no PARNASO, como a do Morro do Açú e a Cachoeira Véu da Noiva. A gente também recomenda bastante o Circuito das Bromélias, que é leve e dura cerca de 30 minutos apenas. Pelo caminho são várias cachoeiras pra você se refrescar, mas a nossa preferida é o Poço dos Primatas.

Vale das Videiras

A região do Vale das Videiras fica a cerca de 40 minutos de Itaipava e é ótimo para quem curte ecoturismo.

Para uma pitada de aventura em sua visita a Petrópolis, uma boa pedida é fazer uma trilha de bike. O Galpão Caipira tem diversas opções para todos os níveis. Nós escolhemos fazer a trilha para iniciantes, que tem um total de 12 kilômetros ida e volta, parando no Poço São Pedro.

Vale das Videiras
Vale das Videiras

Você pode levar a sua bike e marcar com os guias especializados ou aluguar uma por lá mesmo. Os passeios são em grupos com guia, lanche e até toalha para seu mergulho na cachoeira. Mas atenção: reserve com antecedência!

Além disso, o Galpão Caipira  conta com um ambiente rústico e confortável, onde eles oferecem produtos locais, decoração, artesanato e comidinhas deliciosas para degustar entre uma atividade e outra. É imperdível!

Vale do Amor

O Vale do Amor é um santuário ao ar livre, idealizado pelo Sérgio Fecher, coordenador da Fraternidade Cósmica Universal. Em outras palavras: é um lugar maravilhoso, literalmente no meio de um vale, com uma energia única!

Lá você vai ver o Altar de Ganesha, a Cachoeira da Umbanda, a Igrejinha de Francisco e Clara, o Altar de pedra do Buda e um jardim com o símbolo do Yin-Yang. É realmente um lugar para todos – não importa a sua religião ou a sua crença. O melhor de tudo é que o Vale do Amor está em constante mudança.

Vale do Amor em petrópolis
Vale do Amor

Brejal

O Brejal é um cantinho ideal para quem quer estar em total contato com a natureza. Lá estão plantações de flores, ervas e verduras que podem ser experimentadas fresquinhas, recém saídas da terra. Por isso, indicamos fazer o Circuito eco rural Caminhos do Brejal, que conta com 19 propriedades participantes e você pode escolher as 6 que mais te interessam para visitar em um dia.

A experiência é incrível, o mais legal foi conversar com os produtores e ouvir um pouquinho de suas histórias de vida.

Onde comer em Petrópolis

Já deu para perceber que Petrópolis oferece muita diversidade né? Isso se aplica também quando o assunto é gastronomia. Por lá você encontra desde hamburguerias deliciosas até pratos mais requintados preparados por grandes chefs.

Culinária típica alemã em Petrópolis

Não poderíamos deixar de falar da tradicional Casa do Alemão, na Rua 16 de Março. O ponto forte são os deliciosos croquetes e o pão com linguiça.

Outra ótima opção é o restaurante Pavelka, que tem um cardápio variado, além dos tradicionais sanduíches com linguiça. Os doces também fazem muito sucesso. Nossa dica é parar lá quando estiver subindo a serra, já que fica bem pertinho da BR-040, na Av. Ayrton Senna, 1009.

Melhores restaurantes no Centro Histórico de Petrópolis

Pelo centro de Petrópolis nós sugerimos visitar a Pizzaria Di Farina e o restaurante Bourdeaux, ambas na Avenida Ipiranga. Na primeira você irá saborear pizzas com uma massa bem leve, deliciosa e curtir um ambiente familiar. Já no Bourdeaux o forte são as diversas opções de vinhos e o cardápio tem risotos, massas, carnes e peixes.

Se você preferir uma opção mais descontraída então indicamos a Hamburgueria Dom Gourmet, que tem os deliciosos hambúrgueres artesanais e fica na rua 16 de Março, 321

Lanche da Hamburgueria Dom Gourmet
Meu pedido na Hamburgueria Dom Gourmet

Restaurantes românticos em Petrópolis

Para quem quer curtir Petrópolis a dois, nossa sugestão é ir no Restaurante Afrânio, que fica em Araras. Ele é super agradável, três ambientes: salão, deck e jardim. Para os dias de frio, o salão fica super aconchegante. De dia, o jardim com bromélias é lindo. O cardápio também é bem variado, com massas, risotos e boas opções de frutos do mar. Ele fica na Estrada Bernardo Coutinho, 3575  – Araras (a 4km da ponte)

Outra boa pedida é o Barão Gastronomia, que tem forte influência da gastronomia francesa, além de um ambiente super romântico e charmoso. O cardápio é elaborado por um chef para ser experimentado no estilo menu degustação, que pode ser exótico ou tradicional. É possível pedir o menu com opções de três, quatro, cinco, seis ou oito atos. No entanto, atenção: o restaurante pede que se faça reserva antecipadamente pelo site.

Melhores restaurantes de Itaipava

O Empório Maria Maria fica bem no centro de Itaipava e é uma opção de restaurante com estilo rústico chique. Além do ambiente super agradável, o cardápio é simplesmente incrível! A burrata, que vem acompanhada de pães quentinhos, é uma delícia e há opções muito saborosas de peixes e risotos. Fica na Estr. União e Indústria, 10204.

Outra dica é o Restaurante Farfarello, um tradicional restaurante italiano aberto em 1985. Ótimo para comer uma massa fresca, de produção artesanal. Nós indicamos a lasanha verde com molho ao sugo e gnocchi al funghi. Ele fica na Estrada União e Indústria, 13.470.

Nós também indicamos o Bendito Armazém para um delicioso café da manhã caprichado ou um vinho no fim de tarde. Ele fica na Estr. União e Indústria, nº 10.216.

Onde ficar em Petrópolis

Pousadas no Centro Histórico de Petrópolis

Hotel Casablanca Imperial, tem como principal diferencial ficar ao lado do Museu Imperial. Ou seja, em uma ótima localização para quem quer passear pelo Centro Histórico de Petrópolis. Os quartos são bem amplos, confortáveis e charmosos. O hotel tem duas piscinas, bar e restaurante.

Suite do Hotel Casablanca Imperial
Hotel Casablanca Imperial

Petrópolis: o que fazer, passeios, pousadas, como chegar e muito mais


Para quem gosta de uma opção com mais requinte, sem dúvidas, a nossa sugestão é o Hotel Solar do Império. Ele é enorme, ocupa duas residências do século XIX e a decoração é de muito bom gosto. O jardim também é um espetáculo a parte e ainda tem piscina e um spa.

Suite do Hotel Solar do Império em Petrópolis
Hotel Solar do Império

Petrópolis: o que fazer, passeios, pousadas, como chegar e muito mais


O Casa Rosa Hotel Boutique fica bem no Centro Histórico, pertinho da Catedral de São Pedro de Alcântara. Ou seja, super bem localizado.

A decoração da área comum é super moderna e a dos quartos mais ainda. Parece um sonho! Sem contar que tem chaleira e cafeteira em todos eles. Além disso o hotel tem uma piscina enorme e um bar com drinks deliciosos. E claro, o mais  importante, a equipe de atndimento é um diferencial e tanto, pois eles são super atenciosos e recebem elogios de todos os hóspedes.

Suite do Casa Hotel Boutique em Petropolis
Casa Hotel Boutique

Petrópolis: o que fazer, passeios, pousadas, como chegar e muito mais


Pousadas baratas em Petrópolis

Um Hostel é um casarão com uma decoração bem descolada, ótimo para a galera mais jovem. Se você quiser economizar e ainda fazer amizades pode escolher um quarto compartilhado. Na área comum tem mesa de sinuca, computador e na varanda ainda tem umas redes para quem quer relaxar.

Um Hostel em Petrópolis
Um Hostel Petrópolis

Petrópolis: o que fazer, passeios, pousadas, como chegar e muito mais


Localizado em Itaipava, o Hostel 040 é uma boa opção pra quem busca uma hospedagem com preço mais acessível, já que possui suíte a partir de R$190. Outro ponto interessante também é que o local oferece o serviço de aluguel de bicicletas.

Hostel 040 em Petropolis
Hostel 040

Petrópolis: o que fazer, passeios, pousadas, como chegar e muito mais


Pousadas românticas em Petrópolis

Nossa primeira sugestão é a Locanda Della Mimosa que fica entre Itaipava e Petrópolis. A decoração é super aconchegante, com arquitetura no estilo colonial. No meio de muito verde, os hóspedes ainda têm a opção de curtir uma piscina aquecida, o que é ótimo tanto pra quem vai no inverno quanto no verão.

Também adoramos a Pousada Paraíso, que fica no Taquaril, a cerca de meia hora do centro de Itaipava. Embora o bairro seja super pequeno, tem alguns restaurantes e pousadas por perto. De todo modo, a pousada é incrível, os quartos tem hidromassagem e na área comum da pousada ainda tem uma piscina natural.

Vista da piscina natural na Pousada paraíso em Itaipava
Piscina natural da Pousada Paraíso

A pousada Les Roches fica localizada no Vale do Cuiabá, a cerca de 15 minutos do centro de Itaipava, no meio de uma área de 90 mil metros quadrados de Mata Atlântica. São quatro tipos de chalés e mesmo os menos sofisticados tem uma estrutura realmente excelente e contam com cama king size, lareira, ar condicionado, TV, rede e uma varanda deliciosa.

Dicas de roteiro

Petrópolis é um ótimo destino para uma viagem bate-volta, para curtir um feriado prolongado ou mesmo para tirar uns dias de férias. Como você pode explorar várias áreas da cidade, quanto mais dias melhor. Sempre há o que fazer de novo. Por isso vamos dar algumas dicas de roteiro em Petrópolis, assim você já sabe por onde começar a planejar a sua próxima viagem.

Roteiro de 2 dias em Petrópolis

Se você vai passar poucos dias, você vai gostar de conferir esse roteiro para um final de semana romântico em Petrópolis ou esse roteiro pelo Centro Histórico de Petrópolis.

Se você nunca esteve em Petrópolis então não pode deixar de visitar:

Roteiro de 4 dias em Petrópolis

Como dissemos, quanto mais dias melhor, pois você pode ir para locais mais afastados do centro. Que tal conhecer algumas das melhores cachoeiras de Petrópolis? Fazer o Circuito das Bromélias (que acontece dentro do Parque Nacional da Serra dos Órgãos). Aproveitar um desses passeios imperdíveis para quem curte ecoturismo ou mesmo só dar uma volta de bike pelo Centro Histórico de Petrópolis.

A noite ainda dá para curtir a rota cervejeira de Petrópolis e explorar novos bares além da Bohemia.

Roteiro de 7 dias em Petrópolis

Com 7 dias em Petrópolis você, sem dúvidas, consegue explorar muito bem a cidade. Nossa dica é aproveitar para se hospedar alguns dias no centro e nos outros ir para Itaipava, já que também há muito o que fazer por lá.

Com mais tempo dá para fazer outros passeios, então, além dos que já falamos aqui em cima, nós indicamos também:

Também vale a pena conferir essa lista de 30 passeios imperdíveis em Petrópolis.

Nós somos um pouco suspeitas, afinal somos de Petrópolis, mas nos orgulhamos em falar do tanto de coisa legal que dá para fazer na cidade. Ela é super rica de cultura, história, passeios para os aventureiros, famílias, casais… Dá para aproveitar em qualquer época do ano e ainda tem uma ótima gastronomia e opções de hospedagens incríveis.

Se você ainda não visitou Petrópolis, não perde tempo e já planeja a sua viagem pra lá.

 

Quem escreve | @gaiavani
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *