Búzios é sempre uma boa pedida! Esse lindo balneário na Região dos Lagos, próximo ao Rio, guarda belezas naturais intocadas e algumas surpresas, como a Ponta do Pai Vitório. O mirante vem fazendo sucesso no Instagram e nesse post você vai conferir onde fica, como chegar na trilha, onde se hospedar em Búzios e mais!

Esse mirante liindo e super escondido guarda inúmeras histórias e lendas. Pesquisando no Google, vi uma teoria de que os navios que faziam tráfico de escravos paravam bem ali naquela ponta e, um belo dia, durante uma tempestade, um deles afundou, deixando somente um sobrevivente: o tal do Pai Vitório!

E se você está curioso para saber um pouco mais sobre esse paraíso, nesse post nós vamos te dar as melhores dicas e informações para você conhecer esse mirante maravilhoso! Vamos lá!

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!


Ponta do Pai Vitório: um pouco de história

O Pai Vitório era um padre de origem africana, carismático, respeitado e milagroso. Um dia, subiu no topo do morro que hoje leva o seu nome, para ajudar uma embarcação que quase bateu nas pedras. Ele acendeu uma luz que conseguiu iluminar a rota, salvando centenas de pessoas. Além disso, ele ajudava e curava muita gente que vivia na praia rasa! Merecedor dessa homenagem, né?

Escrevi um breve resumo da história que li em outros sites, mas achei super legal para ilustrar e entender melhor a origem desse nome, que é bem curioso! Mas, deixando as lendas pra lá, posso dizer que a Ponta do Pai Vitório promete um visual maravilhoso, que inclusive faz lembrar bastante Bali, por exemplo e outros destinos paradisíacos mundo a fora. Agora chega de enrolação e continue lendo para descobrir onde fica e como chegar nesse paraíso!


Ponta do Pai Vitório: onde fica

A Ponta do Pai Vitório fica no final da Praia Rasa, que é bem afastada do centrinho badalado de Búzios. Os turistas normalmente frequentam a Rua das Pedras e as praias mais próximas, como Geribá, Ferradura, João Fernandes, Tartaruga e etc.

Talvez por isso esse paraíso se mantém intocado! Você não vai encontrar quiosques ou vendedores por lá: é o lugar perfeito para passar o dia apenas curtindo a natureza. Vale a pena separar uma manhã ou o finalzinho de tarde para ir até o mirante tirar fotos e depois dar um mergulho na praia, que é uma delícia! Não esqueça de cuidar da natureza, para que mais pessoas consigam aproveitar lugares escondidos e lindos como esse. Não polua, leve o seu lixo para casa!

ponta do pai vitório mapa
Mapa de localização da Ponta do Pai Vitório.

Veja também: 10 hotéis em Búzios com vista para o mar


Ponta do Pai Vitório: como chegar

Usamos o Google Maps para chegar na Ponta do Pai Vitório e funcionou super bem! A marcação que aparece ao digitar o nome do Mirante está certinha, então é só seguir a direção do GPS para chegar.

Se você estiver hospedado no centro de Búzios ou arredores vai levar em torno de 30 minutos para chegar no mirante. Você deve seguir para a saída de Búzios, pegar a estrada RJ 102 e pegar a saída para a Estrada da Marina. Depois, siga o GPS até chegar em uma estradinha de terra.

O Mirante da Ponta do Pai Vitório fica no final da Praia Rasa. Estacionamos o carro no final da estradinha de terra, que é sem saída. Tem um muro de concreto grande de uma casa que forma um corredor, onde é o início da trilha.

Caso você precise alugar um carro, nós sempre usamos e recomendamos a RentCars. Ela tem os melhores preços do mercado, além de um serviço ótimo e super prático. Clique aqui para reservar o seu carro na RentCars.

ponta do pai vitório mirante
Olhem a vista do mirante que maravilha!

Ponta do Pai Vitório: o mirante

A trilha não dura nem 10 minutos – é super tranquila e demarcada. Há duas formas de chegar no topo do mirante: descendo até a praia e depois subindo pelas pedras até chegar no mirante ou entrando em uma trilha um pouco fechada na mata, antes de chegar na praia.

Já estivemos duas vezes no mirante: a primeira, fomos com o pessoal da Pousada Ilanga, onde nos hospedamos. Eles organizam passeios de ecoturismo na região e tem bastante experiência. Achamos ótimo ir com guia e nos sentimos mais seguras, já que é um lugar afastado e um pouco deserto.

Na segunda vez, fui junto com o meu namorado e, por já ter ido, achei fácil de chegar. Se for a sua primeira vez, sugiro ir com um grupo, com alguém que já tenha ido ou com guia. A dificuldade da trilha é fácil, mas é um pouco difícil de encontrar a entrada para subir e, por ser afastado, pode ser perigoso.

Se você for na alta temporada ou em feriados, acredito que vai ter mais gente fazendo a trilha, que é bastante frequentada por locais. Mas, se for durante a semana ou na baixa temporada, recomendo contratar um guia ou ir com quem saiba o caminho, por questões de segurança. Dica de guia: fizemos o passeio com o pessoal da Pousada Ilanga, onde nos hospedamos. Você pode entrar em contato com eles pelo telefone (22) 2623-3219.

ponta do pai vitório mar
A cor da água é surreal de linda e cristalina!

Leia também: Região dos Lagos (RJ): as 10 praias mais bonitas da região


Ponta do Pai Vitório: a praia

A praia é uma delícia!!! Pequenininha, cercada por pedras, com água clarinha e muitas tartarugas. Nas duas vezes que estive lá vi várias nadando pra lá e pra cá. Se você quiser explorar ainda mais, pode fazer uma trilha pequena, beirando as pedras, até sair em uma outra praia menorzinha. É realmente um paraíso!

Se a sua ideia é passar o dia por lá, sugiro levar guarda sol, água e um sanduíche – não tem nada ali por perto vendendo comida / bebida e a sombra é bem pouca, apenas de uma gruta.


Onde se hospedar em Búzios

Agora que você já sabe como chegar na Ponta do Pai Vitório, vou te dar algumas dicas de hospedagem para você poder conhecer esse mirante e também as outras praias lindas de Búzios. Vale a pena demais passar um final de semana explorando a região e comendo muito bem nos ótimos restaurantes da Rua das Pedras e do Porto da Barra!

Pousada Ilanga Búzios

Essa foi a pousada que me hospedei com a Gaia em Novembro de 2018. Adoramos a pousada, que é simples, mas super charmosinha e bem equipada! Ela fica perto da Praia da Tartaruga – dá pra ir a pé – e a uns 5 minutos de carro da Rua das Pedras. O buffet de café da manhã é servido diariamente para os hóspedes e a pousada é super bem avaliada no Booking.

ponta do pai vitório pousada ilanga
Aproveitando os bangalôs da Pousada Ilanga.

Ponta do Pai Vitório: como chegar nesse paraíso escondido em Búzios

Baia do João Eco Pousada

Esse hotel é lindo demais e fica bem localizado na Praia João Fernandes, que é considerada uma das mais bonitas do mundo! O hotel por si só, tem um visual de tirar o fôlego! O café da manhã é super completo e muito bem servido, além de ter piscina, uma área comum maravilhosa e estar numa localização privilegiada. Os quartos são super confortáveis e aconchegantes.

Ponta do Pai Vitório: como chegar nesse paraíso escondido em Búzios

La Belle Maison Brigitte Bardot

Esse aqui também fica em João Fernandes. Possui piscina de frente para a praia, que é super convidativa, perfeita para aproveitar o final de tarde. O hotel possui uma infraestrutura maravilhosa para receber todo tipo de turista, é super confortável e com um buffet de café da manhã daqueles caprichados. Vale muito a pena pesquisar por ele e colocar entre as opções de acomodação.

Ponta do Pai Vitório: como chegar nesse paraíso escondido em Búzios


Veja também: Praias de Búzios: guia completo com as melhores praias da cidade


Onde comer em Búzios

Depois do passeio, a dica é dar uma volta na Rua das Pedras, cheia de lojas e restaurantes. Recentemente conhecemos o Buda Beach Club, que fica de frente para a Praia da Armação, na Orla Bardot.

ponta do pai vitório buda beach club
Esse é o Buda Beach Club. Excelente restaurante!

O cardápio é caprichado e o forte da casa são os pratos com frutos do mar, como risotos, moquecas e paellas. Há também comida japonesa, pizza no forno à lenha e outras opções mais simples no cardápio. Tem pra todos os gostos! O cardápio de drinks e sobremesas também é super variado. Vale a pena pedir um drink enquanto aprecia o final de tarde de frente pro mar.

Endereço: Orla Bardot, 534


Pronto para conhecer a Ponta do Pai Vitório?

Depois de tanta dica boa, a gente espera ter ajudado você a se planejar para ir conhecer esse paraíso em Búzios. Com certeza é um dos lugares da Região dos Lagos do Rio de Janeiro que mais vale a pena de visitar. Depois não deixa de nos contar como foi a sua experiência por lá. É só deixar nos comentários que a gente ama ler sobre as viagens de vocês! Boa viagem!


Veja mais dicas da Região dos Lagos e planeje a sua viagem:

Trilha da Ferradurinha: ótima opção de atividade em Búzios para quem curte aventura

Mergulho em Búzios: uma experiência imperdível na Região dos Lagos

Dicas para fazer um passeio de barco sem perrengues em Arraial do Cabo

Ilha do Japonês, um cantinho de água rasa e transparente em Cabo Frio

Quem escreve | @nandahudson
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

0 resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *