A Bahia é de todos os Santos, de todas as cores, de todos os sabores e de todas as culturas! E se você está planejando sua viagem para esse Estado maravilhoso, esse post é perfeito, pois vamos te dar dicas dos principais pontos turísticos Bahia.

Muito além do carnaval de Salvador, que sem dúvida é um símbolo, a Bahia está repleta de lugares incríveis, sejam eles praias, trilhas ou nos centros históricos que transbordam a história do nosso país. E aqui você vai conhecer o melhor do mapa turístico da Bahia.


Pontos turísticos na Bahia: para quem ama praias

Antes de mais nada, não tem como falar nos pontos turístico e não pensar nas praias, né? Desde as mais badaladas, até aquelas que parece que nunca receberam a visita do homem, as praias baianas estão entre as mais procuradas pelos turistas e certamente estão entre os principais pontos turísticos da Bahia.

pontos turisticos bahia
Uma das praias mais bonitas da Ilha de Boipeba!

Ao longo do seu extenso litoral não faltam praias paradisíacas! Águas quentinhas e transparentes, emolduradas pelas areias brancas, falésias coloridas e belíssimos coqueirais. As praias da Bahia parecem ter sido tiradas de um filme.

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

Tarefa difícil escolher as melhores, já que na minha opinião todas são belíssimas. No entanto selecionamos 8 que são um verdadeiro oásis quando se fala em pontos turísticos Bahia. Sem dúvida essas não podem faltar no seu roteiro.


01. Itacaré

Localizada na chamada Costa do Cacau, Itacaré fica a cerca de 250km da capital Salvador e é um destino perfeito não só para casais, mas para toda a família. A cidade é uma graça e todo mundo tem aquele ar gente boa tão característico do baiano.

Além das praias de tirar o fôlego, Itacaré é cheia de cachoeiras e uma parte da Mata Atlântica ainda bem preservada. Aliás, por causa disso a cidade atrai muitos apaixonados pelo ecoturismo que vêm em busca das trilhas e dos rios para fazer rafting.

Itacaré
As praias de Itacaré são muito conhecidas pelas boas ondas para surf!

E falando nas praias, não faltam opções por lá, como a Praia da Coroa, Praia da Concha, do Resende, da Tiririca, do Ribeira e muito mais! E se você gosta de curtir a noite, saiba que a vila é bem animada e não vão faltar festas para você se divertir.


Aproveite para ler:
O que fazer em Itacaré: 15 passeios e experiências imperdíveis para incluir no seu roteiro


02. Ilhéus

O litoral de Ilhéus, por si só já é um dos principais pontos turísticos da Bahia. Você sabia que o município possui o litoral mais extenso do Estado?

Mas nem só por isso que Ilhéus é famoso, o local é onde se passa a obra do célebre escritos Jorge Amado, “Gabriela Cravo e Canela” e muito turistas também visitam a localidade por causa do livro.

Conhecida também como a capital do cacau, Ilhéus é um dos pontos turísticos que reúne praias paradisíacas, fazendas de cacau e muita história preservada no seu Centro Histórico.

Aliás, por falar em praias, em Ilhéus você encontra delas para todos os gostos. A praia do Norte tem 50km de extensão e é muito procurada pelos surfistas e pescadores. Como a areia é batida, você consegue andar de bicicleta, correr e caminhar.

Já a Praia do Sul possui águas mais agitadas, e além dos surfistas, mergulhares também se aventuram para explorar as belezas do fundo do mar. Agora se você prefere águas bem calmas, conheça a Praia Mar e Sol com suas piscinas naturais. Definitivamente praia é quem não falta ao longo dos 100km de litoral de Ilhéus.


03. Caraíva

Vizinha da badalada Porto Seguro, Caraíva é um daqueles lugares perfeitos para relaxar na Bahia!

A pequena cidade encanta quem desembarca no píer. Quem conhece Caraíva com certeza se apaixona.

Em Caraíva não faltam praias paradisíacas. Na Praia da Barra por exemplo você tem o melhor do rio e do mar. Por outro lado, para quem gosta de praias mais desertas, a Ponta de Corumbau e a Praia do Satu são ótimas.

caraíva
Encontro do Rio com o Mar em Caraíva!

Já na Praia de Caraíva, você ainda tem vários barzinhos de frente para o mar onde é possível experimentar pratos maravilhosos. E não vá embora de Caraíva sem observar o belíssimo pôr-do-sol no Rio Caraíva!


Aproveite para ler:
Caraíva: o que você precisa saber sobre esse lugar mágico na Bahia


04. Cumuruxatiba

Localizada na chamada Costa das Baleias, Cumuru, como é chamada, é um dos pontos turísticos da Bahia que eu mais gosto. Por lá você tem a sensação de que o tempo passa até mais devagar de tão tranquilo que é o local.

As praias com falésias coloridas e belos coqueirais ficam desertas praticamente o ano todo. Além disso, os pequenos riachos que vem ao encontro do mar formam um cenário inesquecível!

barra do cahy cumuruxatiba
Barra do Cahy em um dia ensolarado de verão, em Cumuruxatiba

E as praias de Cumuruxatiba são maravilhosas. Na Praia do Centro você vai encontrar mais badalação, principalmente nos bares e restaurantes. A Praia do Moreira é uma das minhas favoritas, pois ela é bem deserta (nem barracas você encontra por lá).

E Não poderia deixar de falar da Barra do Cahy, uma belíssima praia de falésias onde acredita-se que os portugueses aportaram pela primeira vez. São tantas praias lindas que eu acho que você tem que ler nosso post sobre Cumuruxatiba para conhecer mais desse destino incrível.


Leia também:
Cumuruxatiba (Bahia): tudo o que você precisa saber para planejar a sua viagem


05. Trancoso

Sem dúvida a região de Trancoso (englobando Porto Seguro e Arraial D’Ajuda), conhecida como Costa do Descobrimento é um dos pontos turísticos da Bahia mais visitados. Em Trancoso o principal cartão postal é a simpática praça da vila, conhecida como Quadrado, com as casinhas coloridas em volta.

Pontos turísticos Bahia: 15 lugares imperdíveis para conhecer na Bahia
Alguns restaurantes no Quadrado, em Trancoso

Bem pertinho do Quadrado temos a Praia dos Nativos e dos Coqueiros, com várias barracas onde é possível passar o dia sem se preocupar. Os restaurantes de Trancoso também são excelentes e você não pode deixar de experimentar a comida local.


Quer saber mais sobre Trancoso?
Trancoso (Bahia): as melhores dicas para você planejar a sua viagem


06. Morro de São Paulo

Das mais badaladas até aquelas que parecem desertas, Morro de São Paulo é o tipo do lugar que vai te surpreender. A ilha é um dos principais pontos turísticos da Bahia na Costa do Dendê e além das belas praias, Morro de São Paulo também conta com uma excelente infraestrutura para os turistas.

onde ficar em morro de sp
Água cristalina na Primeira Praia de Morro de São Paulo

Com águas cristalinas, as praias de Morro de São Paulo são um pedacinho do paraíso. Para quem prefere praias mais badaladas, recomendo a Primeira e a Segunda Praia e à medida que você vai avançando pela Terceira, Quarta e Quinta Praias o cenário se modifica revelando praias quase desertar, com ótimos points para mergulho. Ah! Muita gente também aluga caiaques na Terceira Praia para se divertir.

Temos diversos posts aqui no blog sobre Morro de São Paulo, ótimos para te ajudar a planejar uma viagem pra lá! Clique aqui para ver todos eles.


07. Península de Maraú

Você sabia que a Península de Maraú é uma das 10 praias mais bonitas do Brasil? Além disso, lá você também encontra a maior piscina natural em extensão do país. Por essas e outras que esse destino não poderia faltar na nossa lista de pontos turísticos Bahia!

O visual é maravilhoso e as piscinas naturais, areias brancas e os coqueirais fazem com que o local pareça ter saído de um filme. A Vila de Barra Grande é onde temos a maior infraestrutura para os turistas, inclusive com barracas de frente para o mar. No entanto, há quem prefira praias mais desertas. Só não volte para casa sem conhecer as piscinas naturais de Itaipu de Fora!

Com ótimas praias e ar aconchegante eu diria que a Península de Maraú é um daqueles lugares para viajar na Bahia com pouco dinheiro. Você só vai precisar de um pedaço de areia embaixo de um coqueiro para esquecer do resto do mundo!


08. Ponta do Corumbau

Com toda certeza a Ponta do Corumbau é uma das joias do nosso litoral e o lugar perfeito para quem busca ficar em contato profundo com a natureza.

Chegar até lá não é das tarefas mais fáceis, já que a estrada é de péssimas condições (talvez isso até contribua para que a localidade se mantenha preservada). Por causa disso a melhor forma é ir de barco, que sai de Cumuruxatiba.

ponto turistico bahia
Água cristalina na Ponta do Corumbau!

A Ponta do Corumbau é uma praia com faixa de areia bem extensa que é vista somente na maré baixa. Com águas calmas e piscinas naturais, Corumbau é o lugar perfeito para se relaxar e esquecer da correria do dia a dia.

Além disso, a região possui uma boa infraestrutura com bons restaurantes e opções de hospedagem. Eu já visitei e super recomendo a Ponta do Corumbau. Aliás, você pode conhecer mais sobre esse lugar tão bonito no nosso post sobre a região.



Pontos turísticos na Bahia: para quem ama trilhas

Saindo um pouco das praias, se você é como a gente, apaixonadas pelo ecoturismo, a Bahia também vai te surpreender com destinos maravilhosos. São lugares com trilhas que passam por lugares belíssimos e inesquecíveis.

Dê uma olhada nas nossas sugestões de lugares na Bahia perfeitos para quem ama trilhas:


09. Parque Nacional da Chapada Diamantina

Dentre os melhores pontos turísticos da Bahia para quem gosta de contato com a natureza, certamente o Parque Nacional da Chapada Diamantina está entre eles. O lugar está repleto de trilhas que passam por cachoeiras, poços e outras vistas deslumbrantes, além é claro de ser um lugar muito procurado para quem também curte esportes radicais, como o rapel e a escalada.

ecoturismo no brasil chapada diamantina
A Chapada Diamantina é um dos lugares mais conhecidos do país.

Lugares como a Gruta Azul e o Morro do Pai Inácio fazem as muitas horas caminhando valerem a pena. O trekking pelo Vale do Pati então é uma aventura que eu tenho certeza de que você nunca esquecerá em sua vida! A Cachoeira da Fumaça também é um símbolo do Parque com seus mais de 300m de altura.

O Parque abrange 24 municípios e você pode escolher um deles para ser sua sede. Lá no nosso post sobre a Chapada Diamantina você vai encontrar muitas informações legais de como planejar sua visita para esse lugar tão incrível, então não deixe de conferir clicando aqui.


10. São Desidério

Essa pequena cidade no oeste do Estado é um dos melhores pontos turísticos da Bahia para quem é apaixonado pelo ecoturismo. São Desidério abriga uma das bacias hidrográficas mais ricas do país e você não pode deixar de conhecer.

A cidade possui mais de 100 grutas e está repleta de trilhas. Além disso, por lá você encontra nada mais do que 7 sítios arqueológicos com pinturas rupestres muito anteriores à chegada dos portugueses por aqui.

O Parque Municipal da Lagoa Azul é um dos principais destaques de São Desidério. O percurso de cerca de 2km leva a três mirantes de onde é possível observar a belíssima Lagoa Azul (e só observar mesmo, porque não é possível tomar banho nela).

Outro passeio imperdível é o Buraco do Inferno, que apesar do nome é um verdadeiro paraíso (por lá você encontra o maior lago subterrâneo do Brasil).


11. Ilha de Boipeba

Em 2019 fui conhecer a Ilha de Boipeba, uma destino ainda pouco conhecido dos turistas, mas que é um dos melhores lugares para relaxar na Bahia. Embora a ilha seja mais movimentada durante o carnaval e reveillon, no restante do ano você só encontra paz e sossego por lá!

Boipeba possui dois núcleos principais, Boca da Barra e Moréré. Nesse lugares você encontra mais comércio, restaurantes e opções de hospedagem.

boipeba praias bahia
As Praias de Boipeba são incríveis! E você também encontra muitas trilhas para fazer na região

Mas a ilha está cheia de passeios legais com muito contato com a natureza, como o passeio de caiaque pelo mangue, a caminhada até a Velha Boipeba e muito mais. Se você quiser conhecer mais, leia nosso post completo sobre Boipeba que eu sei que você vai adorar!



Pontos turísticos na Bahia: para quem ama história

Primeiro lugar descoberto pelos portugueses ao chegar no Brasil, a Bahia também está repleta de lugares que transbordam história por todo lado. Com toda certeza você não pode deixar de conhecer esses marcos da nossa história.


12. Salvador

Sem dúvida, a capital baiana e primeira capital do Brasil não pode faltar na sua lista de pontos turísticos Bahia para quem ama história.

E o Pelourinho por si só já é um marco da cidade. Localizado na parte alta da cidade, as ruas de paralelepípedos e os casarios coloniais coloridos estão repletos do nosso passado e da nossa mistura de culturas. Tanto que em 1985 ele foi tombado pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade. Sem dúvida ele é um dos principais pontos turísticos Bahia Salvador.

pontos turísticos Bahia
Farol da Barra, um dos pontos turísticos imperdíveis em Salvador

Passeando pelo centro de Salvador não tem como andar no Elevador Lacerda, muito parecido com o de Santa Justa em Lisboa e observar as belezas da cidade alta e baixa.

Além disso, o Mercado Modelo é uma parada praticamente obrigatória para quem quer conhecer a cultura baiana, seja nas comidas, seja no artesanato.

E o que falar da baianas?! Essas mulheres tão simpáticas e guerreiras que lutam em manter suas tradições preservadas e que conhecem todos os segredos da culinária baiana.


Aproveite para ler:
Passeios em Salvador: TOP 20 passeios para fazer na cidade (e região)


13. Porto Seguro

Sem dúvida, Porto Seguro é um daqueles pontos turísticos Bahia mais procurado por conta das praias de falésias, das barracas na praia famosas como o Axé Moi, mas a verdade que a cidade vai muito além das suas belezas naturais.

Porto Seguro é considerada Patrimônio Histórico Nacional e Patrimônio Natural da Humanidade!

O Centro Histórico de Porto Seguro fica na parte alta da cidade (assim como Salvador, Porto Seguro também se divide em Cidade Alta e Cidade Baixa) e o que se sabe é que lá foi um dos primeiros núcleos habitados no Brasil logo após a chegada dos portugueses.

Aliás, você pode observar o Marco do Descobrimento na Cidade Alta. Além disso, outras construções também valem a pena serem visitadas, como a simpática Igreja Matriz Nossa Senhora da Pena do século XVI, o Paço Municipal do século XVIII, o museu do descobrimento e muitos outros lugares.


14. Arraial D’Ajuda

Seguindo pela Costa do Descobrimento e bem ao lado da balada Porto Seguro, Arraial D’Ajuda se mostra um destino mais econômico e tranquilo do que a sua vizinha famosa. As praias de Arraial D’Ajuda são lindas. Se você prefere uma mais agitada, escolha a do Parracho, já a do Taípe é mais tranquila e sossegada.

pontos turisticos bahia
Igreja de Nossa Senhora da Ajuda

No Centro Histórico de Arraial você também encontra verdadeiras joias da história, como a Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, erguida em 1551 em homenagem aos primeiros padres jesuítas que aqui chegaram. Além disso, lá você encontra um mirante com uma vista de tirar o fôlego!


15. Trancoso

Já te falei um pouco sobre as praias de Trancoso, né? Mas a verdade é que o Centro Histórico guarda joias históricas. O Quadrado, a pracinha na parte alta da cidade onde se encontra a Igreja Matriz guarda casinhas centenárias, cada qual com uma história particular. Algumas inclusive são dos anos 1800!

Sem dúvida vale a pena se aventurar por essa parte da cidade e conhecer um pouco mais da história local.


Pronto para planejar a sua viagem para a Bahia?

Esperamos ter te ajudado a conhecer um pouco mais sobre esses pontos turísticos incríveis da Bahia. Agora é só planejar seu roteiro ou aproveitar as sugestões que sempre postamos por aqui. Mas se ficou algum dúvida é só deixar seu comentário aqui embaixo que teremos o maior prazer em te ajudar!


Leia também:

Praias em Salvador: 10 praias para conhecer em Salvador
O que fazer em Salvador: dicas para quem tem 1 ou 2 dias na cidade
Roteiro Itacaré: o que fazer em 7 dias + dicas de viagem 
Quem escreve | @nandahudson
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *