Está planejando sua viagem para o Maranhão e quer conhecer mais sobre os pontos turísticos de São Luís? Então esse é o post perfeito para você.

Conhecida como Ilha do amor, São Luís é aquele tipo de destino que reúne tudo o que você precisa para uma viagem inesquecível. A capital maranhense possui encantos que só conhecendo para entender o quanto essa cidade é especial.

Em junho/21 tive a oportunidade de explorar as cores, sabores e paisagens desse Estados nordestino e agora vou te contar tudo o que você pode fazer e experimentar por lá.

Reuni em um post bem completo as melhores dicas de passeios na capital maranhense. Continue sua leitura para conhecer melhor os passeios turísticos São Luís.

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

Pontos turísticos São Luís + passeios imperdíveis na capital do Maranhão

O que fazer em São Luís além do Centro Histórico

Confira a seguir:

Vale a pena conhecer São Luís?

São Luís é a principal porta de entrada para quem vai conhecer os Lençóis Maranhenses, no entanto, nem sempre as pessoas incluem a capital em um roteiro pelo estado. Mas será que realmente vale a pena conhecer São Luís? Claro que vale! São Luís é uma cidade centenária, fundada em 1612 e é riquíssima em termos de história e cultura.

principais pontos turísticos de são luís no maranhão
São Luís é uma cidade centenária e é riquíssima em termos de história e cultura.

Ao longo dos séculos a cidade sofreu influência francesa, portuguesa e holandesa e as marcas dos colonizadores permanecem até hoje nas ruas da capital através dos casarões coloniais, igrejas e outras construções históricas.

A cultura da cidade também é riquíssima. A tradicional festa junina, tão forte em todo o Nordeste, está presente também em São Luís. O meses de junho e julho são a melhor oportunidade para quem quer dançar forró e provar as comidas dessa festa deliciosa. O Bumba-Meu-Boi também é outro festejo icônico de São Luís e a cidade para ver o boi passar.

E não estranhe se você estiver caminhando pela rua e de repente começar a ouvir as músicas de Bob Marley. Se você não sabe, São Luís é a capital do reggae fora da Jamaica e esse ritmo é o que mais se ouve tocar por lá.

Na parte nova da cidade a modernidade toma conta e para onde você olha vê prédios modernos e shoppings. Infelizmente o investimento não é o mesmo na parte antiga da cidade e construções importantes acabam se deteriorando com o tempo. Uma pena para uma cidade que é considerada Patrimônio da Humanidade.

Ah! Não podia esquecer de falar das praias! Por ser uma ilha, não faltam praias em São Luís. Ou seja, além de um mergulho no mar, você ainda pode se esbaldar nos frutos do mar.

ilha de São Luís do Maranhão
Você sabia que São Luís é uma ilha?

Povo acolhedor, cultura rica, patrimônio histórico e praias paradisíacas. Assim é São Luís, a capital do Maranhão que você não pode deixar de conhecer.

Dicas de viagem São Luís

Depois de conhecer um pouco mais sobre a cidade e antes de descobrir quais são os principais pontos turísticos em São Luís, vale a pena prestar atenção nessas dicas de viagem que vou te compartilhar a seguir. Descubra como chegar e se locomover na cidade, onde se hospedar e a melhor época para conhecer a Ilha do Amor:

Como chegar em São Luís

Para chegar na ilha de São Luís, nossa escolha foi o avião e creio que essa seja a forma mais prática de chegar a esse destino. O aeroporto da capital se chama Marechal Hugo da Cunha Machado e ele fica a cerca de 15km de distância do Centro Histórico.

É possível encontrar voos diretos para São Luís a partir das principais capitais do país, como Rio, São Paulo, Brasília, Recife, entre outras. Vindo de outras regiões os voos fazem escala em Brasília, São Paulo ou Campinas.

Para quem tem tempo e disposição e ama fazer road trips, também é possível chegar a são Luís de carro. Nesse caso, é preciso disposição e planejar bem as paradas para percorrer os quase 3.000 km de distância do Rio de Janeiro até São Luís através da BR-040 e BR-135.

Saindo de Rio e São Paulo também é possível chegar a São Luís de ônibus. São dois dias de viagem e quem opera o trecho partindo de ambas as cidades é a Itapemirim.

guaraná jesus são luís
Uma vez em São Luís, não deixe de experimentar o refrigerante que é o xodó da cidade: o Guaraná Jesus!

Como se locomover em São Luís

Locomover-se até os pontos turísticos de São Luís de transporte público pode não ser muito fácil, já que não existem muitos ônibus e não há metrô. Os táxis existem, mas os preços costumam ser bem salgados. Assim sendo, a melhor alternativa é o transporte de aplicativo, como Uber.

No entanto, se preferir você pode alugar um carro com a Localiza e já sair dirigindo do aeroporto. O aluguel de veículos é mais prático e permite você ir aonde quiser com muito mais liberdade. Ou seja, se você também quer conhecer os arredores de São Luís, o carro pode ser uma mão na roda.

Nós sempre usamos e recomendamos a Localiza porque, além de uma frota novinha, eles tem funcionários muito atenciosos. Além disso, você ainda encontra facilidade de pagamento no cartão e a praticidade de reservar diretamente da sua casa. Clique aqui e confira a cotação para o seu aluguel de carro com a Localiza.

Qual é a melhor época para visitar São Luís

Assim como a maioria das cidades da região Nordeste do Brasil, em São Luís as temperaturas são elevadas durante praticamente todo o ano. Contudo, é preciso ficar de olho na temporada das chuvas e na temporada seca.

Entre os meses de janeiro e junho as chuvas são mais frequentes. Em contrapartida, de julho a dezembro temos a estação seca e os termômetros apresentam temperaturas mais elevadas.

Mas uma época que você não pode perder são os meses de junho e julho, quando ocorrem as festas do Bumba-Meu-Boi e o famoso São João. A cidade fica ainda mais linda com as cores, sons, danças e comidas típicas dessas festas.

Infelizmente não pudemos aproveitar essas celebrações por conta da pandemia, mas quem sabe ano que vem eu volto para conhecer o São João de São Luís, que é considerado um dos mais animados do Nordeste.

São João em São Luís do Maranhão
O melhor mês para visitar a cidade é junho, durante as festas de São João.

Além de todas essas festas maravilhosas, julho também é considerado o melhor mês para se conhecer os Lençóis Maranhenses, então não perca essa oportunidade e estique sua viagem até lá.

Onde se hospedar em São Luís

Existem ótimas opções de hospedagem para quem quer ficar bem localizado em relação aos pontos turísticos de São Luís. Em nossa viagem ficamos hospedados no Blue Tree Towers São Luís, um hotel com um ótimo custo x benefício. Ele fica na região das praias e conta com quartos confortáveis, além de ter uma estrutura incrível, com piscina, academia, quadra de tênis e sauna.

Outra opção excelente é o Hotel Luzeiros, um belíssimo 5 estrelas na praia da Ponta do Farol. Os quartos são elegantes e confortáveis e o hotel conta com uma estrutura de primeira. 

Por fim, se você quer ficar no Centro Histórico em uma pousada super charmosa, não deixe de conhecer a Casa São Luís. A pousada fica em um casarão histórico e apresenta acomodações com decoração minimalista com toques de modernidade.


Confira as melhores ofertas de hotéis e pousadas em São Luís


Pontos turísticos São Luís: Centro Histórico

Fundada em 1612 pelos franceses, São Luís foi a primeira tentativa de se fundar uma colônia francesa nas Américas, mas logo os portugueses se instalaram por lá e deram continuidade à ocupação da cidade. Por conta disso, a cidade é repleta de construções históricas, que remontam a esse passado colonial.

turismo são luís maranhão
Vale super a pena incluir dois a três dias em São Luís em uma viagem pelo estado do Maranhão!

Aliás, a título de curiosidade, você sabia que São Luís possui o maior acervo arquitetônico do país? São cerca de 3500 construções tombados pelo Patrimônio Histórico Nacional. Mas infelizmente, nem todo esse patrimônio é preservado e apenas uma pequena parte das construções passou por um processo de revitalização, enquanto grande parte ainda se encontra abandonada.

Por isso, se você está planejando sua viagem para São Luís, não deixe de incluir o passeio para explorar os pontos turísticos do Centro Histórico de São Luís com seus mais de 400 anos de história, pois eu tenho certeza de que você vai se surpreender assim como eu me encantei.

Minha dica é que você contrate um guia para esse passeio no Centro Histórico, pois além de ter uma visão melhor da história da cidade, eles conhecem melhor os caminhos e vão te levar aos lugares certos.

  1. Palácio dos Leões

Começando nosso passeio pelo Centro Histórico de São Luís, fomos conhecer o Palácio dos Leões, que é a atual sede do Governo do Estado do Maranhão. O prédio faz parte das construções tombadas pelo IPHAN e sua construção data bem do início da fundação da cidade em 1612.

lugares para conhecer em São Luís
Palácio dos Leões, São Luís.

Seu interior é magnífico e conta com mobiliário e lustres que remontam dos séculos XVIII e XIX. É possível explorar as belezas dessa atração em visitas guiadas gratuitas. Elas ocorrem às segundas, quartas e sextas sempre das 14h às 17:30.

  • Localização: R. Dom Pedro II, S/N – Centro, São Luís.
  1. Praça dos Poetas

A Praça dos Poetas foi criada para homenagear grandes poetas e escritores maranhenses e é um ótimo lugar para se conhecer em São Luís. Ela possui um mirante com uma das vistas mais bonitas do Centro Histórico e ao longo da praça existem bancos onde você pode se sentar e apreciar a vista.

No trajeto até o mirante você encontra alguns blocos no chão com a foto e a descrição de nomes da literatura brasileira que nasceram no Maranhão, como Gonçalves Dias, Ferreira Gullar, Lucy Teixeira, entre outros.

Além da vista deslumbrante, a praça também abriga diversos eventos culturais gratuitos que celebram a arte e a cultura. Vale a pena conhecer!

  • Localização: Esquina da avenida D. Pedro II com a Rua Newton Bello – Centro, São Luís.
  1. Museu da Gastronomia

Com uma culinária tão diversa e saborosa, nada mais justo que a gastronomia maranhense tenha um museu em sua homenagem. O Museu da Gastronomia é um dos pontos turísticos de São Luís acessíveis, pois conta com guiamento em áudio e em libras. 

museus são luís maranhão
Dentre os museus de São Luís, o Museu da Gastronomia foi um dos meus preferidos!

Nele o visitante tem a oportunidade de conhecer mais da cultura e dos sabores maranhenses em espaços temáticos. Um deles é a Casinha da Roça, que homenageia as famílias do interior. O setor dos festejos populares exalta toda a diversidade das festas de São João, Divino e do Bumba-Meu-Boi (aqui os visitantes podem degustar doces, bolos e outros pratos típicos dessa época).

As seções dos festivais gastronômicos e do banquete também brindam o visitante com uma série de pratos típicos, que incluem o caranguejo toc toc e o famoso arroz de Cuxá. É de dar água na boca! E se você quiser conhecer o museu funciona de segunda a domingo das 8h às 18h.

  • Localização: Rua da Estrela, 82, bairro da Praia Grande – Centro Histórico
  1. Catedral de São Luís

Construída pelos Jesuítas em 1699 em homenagem a Nossa Senhora da Vitória, a Catedral de São Luís passou por uma série de reformas ao longo dos anos que mudaram um pouco o seu padrão inicial, mas ainda assim é um lugar belíssimo para se conhecer no Centro Histórico da capital maranhense.

Em seu interior, o altar-mor impressiona por ser todo revestido com folhas de ouro. Ele foi construído com mão-de-obra indígena que na época era catequizada pelos Jesuítas.

  • Localização:  Av. Pedro II, 264 – Centro, São Luís.
  1. Rua do Giz: um dos pontos turísticos em São Luís mais instagramável!

Andar pela Rua do Giz é sentir-se como se estivesse caminhando pelas ruas de Lisboa. Isso porque lá você encontra um dos conjuntos arquitetônicos de origem portuguesa mais preservados de São Luís, tanto que ela foi eleita como uma das ruas mais bonitas do Brasil pela revista Casa Vogue.

o que fazer em São Luís
A Rua do Giz é super instagramável!

A Rua do Giz também já serviu como cenário para a novela “Da Cor do Pecado”, que foi ao ar em 2004. Contudo, apesar da fama da rua e de alguns dos casarões serem bastante preservados, outros carecem de atenção e estão sujeitos à ação do tempo.

  1. Museu do Reggae

O ritmo mais famoso da Jamaica, o reggae, também faz muito sucesso em terras maranhenses. Aliás, São Luís é considerada a Jamaica brasileira e por aqui o ritmo pode ser dançado até coladinho com seu amor. Assim sendo, não perca a oportunidade de conhecer o único museu do reggae do mundo fora da Jamaica.

Inaugurado em 2018, ele fica no Centro Histórico e tem por objetivo preservar a memória desse ritmo que conquistou o coração dos maranhenses. Por lá você encontra um rico acervo material e imaterial, com objetos pessoais de cantores famosos, CDs, fitas, vídeos e depoimentos.

  • Localização: Av. Dom Pedro II, s/nº, Centro, Ed. João Goulart 5º e 6º andar, São Luís
  1. Rua Portugal

Bem próxima à Rua do Giz, a Rua Portugal definitivamente é um ponto turístico de São Luís que não pode ficar de fora do seu roteiro! Ela também possui ótimos exemplares de casarões coloniais. Aqui se concentravam os estabelecimentos comerciais da época colonial.

Rua Portugal São Luís do Maranhão
Na Rua Portugal você vai sentir como se tivesse se teletransportado para Lisboa!

Hoje em dia a rua abriga algumas repartições do governo e o Museu de Artes Visuais, além de ser um ótimo ponto para tirar fotos incríveis.

  1. Restaurante Flor de Vinagreira

Para quem busca sugestões de onde comer em São Luís, o restaurante Flor de Vinagreira é uma opção surpreendente. É o destino perfeito para experimentar sabores locais.

De entrada nós pedimos uma porção de pastel de cuxá com vatapá e o sabor é indescritível! Completamos nossa refeição com um maravilhoso mix de frutos do mar com arroz de cuxá. De sobremesa, pedimos o tradicional cartola (feito com banana, açúcar, canela e queijo coalho) e o creme de Bacuri com geleia de tamarindo.

O restaurante serve diariamente almoço e jantar e lá você encontra muitos outros pratos incríveis em um ambiente super agradável. Aliás, o Flor de Vinagreira é uma ótima opção de o que fazer a noite em São Luís. Não deixe de reservar uma mesa para uma refeição por lá.

  • Localização: Rua da Estrela, 200 – Centro – São Luís.
  1. Sorveteria Mr. Cold: um dos pontos turísticos em São Luís mais perfeito para amantes de experiências gastronômicas regionais

Se o calor apertar, vale a pena passar na Mr. Cold sorveteria para provar um dos saborosos sorvetes artesanais feitos lá mesmo. Além dos sabores tradicionais que a gente já conhece, lá você encontra alguns sabores regionais super diferentes.

onde comer em sao luis maranhao
A sorveteria Mr. Cold tem uma variedade de sabores inusitados! Recomendo a visita!

Buriti, bacuri, murici, tapioca, juçara… É cada sabor diferente! O que mais me chamou a atenção foi o sorvete de Murici, uma frutinha que tem o gosto de queijo parmesão. Curioso e muito gostoso! A Mr. Cold também serve bebidas quentes e geladas, milk shakes, brownies e muito mais.

Ah! Vale dizer que eles possuem opções zero lactose para quem possui algum tipo de restrição alimentar. Sorvetes maravilhosos, preço acessível e atendimento de primeira você só vai encontrar lá.

  • Localização: Bc Catarina Mina, 125, São Luís
  1. Mercado das Tulhas

Também conhecido como Casa das Tulhas, esse mercado fica bem no centro de São Luís e vende produtos típicos da região. Caminhar pelos corredores do Mercado das Tulhas é mergulhar ainda mais na cultura maranhense e se maravilhar com as cores e sabores locais. 

feira sao luis maranhao
O Mercado das Tulhas é o melhor lugar para encontrar souveniers para levar para casa.

Nas barracas você pode comprar geleias, doces (experimentei o de Buriti e amei), licores e muito mais. Aqui também é o local perfeito para comprar as lembrancinhas para levar para casa, pois também há barracas de artesanato e uma espécie de praça de alimentação.

  • Localização: R. da Feira Praia Grande – Centro, São Luís

Pontos turísticos de São Luís: praias

Se você se surpreendeu com a quantidade de coisas que pode ver e conhecer no Centro Histórico de São Luís, espere só para ver as praias da região. Por ser uma ilha, São Luís possui um litoral bem extenso. Vejamos então agora as melhores praias da região.

  1. Praça dos Pescadores

Localizada na Praia de São Marcos, a Praça dos Pescadores é um dos cartões postais da capital maranhense e um ótimo lugar para tirar fotos. Nela você encontra a belíssima escultura Arrastão do artista Cordeiro do Maranhão. A obra representa os pescadores puxando a rede do mar e impressiona por seu tamanho.

pontos turísticos de São Luís na orla
A belíssima escultura “Arrastão” do artista Cordeiro do Maranhão

Não perca a vista do pôr do sol por aqui, porque ela é simplesmente de tirar o fôlego. No dia que eu fui o dia, infelizmente, estava nublado, mas por fotos de amigos eu puder perceber que o cenário é lindo.

  1. Praia de São Marcos

Sem dúvidas, a Praia de São Marcos é uma das mais estruturadas e procuradas por moradores e turistas. Os quiosques da orla oferecem uma boa estrutura com banheiro e alguns até com chuveiro.

  1. Barraca da Marcela

Um dos meus maiores desafios durante minha viagem eu enfrentei justamente na Barraca da Marcela e foi tentando comer caranguejo inteiro pela primeira vez rsrs. Localizada na Avenida Litorânea, a Barraca da Marcela é um dos melhores locais para saborear frutos do mar frescos.

barraca da marcela são luís
A Barraca da Marcela é uma das melhores da orla de São Luís!

Nós fomos experimentar o carro chefe da barraca que é o caranguejo, mas existem muitos outros pratos e petiscos que você pode escolher. Os pratos são bem servidos e o preço é justo, além do atendimento ser excelente. Não é a toa que a Barraca da Marcela é uma das melhores da região.

  • Localização: Av Litorânea, – bl-4B – São Francisco, São Luís
  1. Praia Calhau

Com águas calmas e um calçadão que se estende ao longo de sua orla, a Praia Calhau é ótima para famílias. Ao longo da orla existem quiosques, playgrounds para crianças e ótimos restaurantes.

Outro ponto alto dessa praia é o Bar do Nelson, uma das mais importantes casas de reggae da cidade, uma ótima sugestão de lugares para passear a noite em São Luís.

Diversos hotéis também estão localizados de frente para a Praia Calhau, então é uma ótima opção de região para se hospedar e ficar bem localizado.

  1. Restaurante Cabana do Sol

Com toda certeza, um dos melhores restaurantes de São Luís é o Cabana do Sol! Existem duas unidades na cidade, sendo uma no Farol de São Marcos e a outra na Litorânea, então você pode escolher o que estiver mais próximo de onde estiver hospedado. O ambiente do restaurante é bem aconchegante e segue a decoração rústica, com telhado de palha e tudo.

No cardápio, somente o melhor da culinária nordestina. A carne de sol de lá é divina e o camarão na moranga é de se comer com os olhos. A casa também serve ótimos petiscos, como a tradicional casquinha de siri, patinhas de caranguejo e um queijinho coalho na brasa que é irresistível!

  • Localização unidade Litorânea: Av. Litorânea, 10 – Calhau, São Luís
  • Localização unidade Farol: Rua João Damasceno, R. São Marcos, 24 A, São Luís
  1. Ponta do Espigão

A Ponta do Espigão fica na parte mais nova da cidade e foi construída para controlar a erosão da orla da Praia de Ponta d’Areia. Com isso, formou-se um banco de areia que lembra bastante os Lençóis Maranhenses. A recomendação é a fazer o passeio na Ponta do Espigão no final da tarde para aproveitar o pôr do sol.

espigão são luís maranhão
A Ponta do Espigão é um dos melhores locais da cidade para contemplar o pôr do sol.

Pontos turísticos São Luís: arredores

Agora vou compartilhar com você os lugares mais legais para conhecer nos arredores de São Luís do Maranhão e que valem um bate-volta partindo da capital maranhense. Veja só:

  1. Raposa

Raposa é um pequeno município a 45min de distância da capital e é bastante conhecido pelo artesanato e pelos peixes servidos nos restaurantes a beira mar. A maior colônia de pescadores da ilha de São Luís abriga praias e dunas lindas que mais parecem cenário de filme.

Definitivamente vale a pena fazer um bate e volta e conhecer essa simpática cidade e seu artesanato feito principalmente pelas mulheres dos pescadores da região.

  1. Alcântara

Alcântara já um município no continente, mas também bem próximo de São Luís. No século XVII a cidade era a favorita dos grandes senhores de terra escravocratas, mas perdeu grande parte de seu poder e influência com o fim do tráfico negreiro. E até hoje as marcas desse passado estão presentes pelas ruas da cidade.

ruínas de Alcântara no Maranhão
Ruínas de Alcântara no Maranhão

No Centro Histórico da cidade vale a pena conhecer as ruínas da Igreja de São Matias, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Em Alcântara também se localiza a base de lançamento de foguetes e satélites brasileira. E nem pense em voltar pra São Luís sem provar o quitute mais cobiçado da cidade: o “doce de espécie”, que é feito com farinha de trigo, coco e açúcar. 

  1. São José de Ribamar

Assim como Raposa, São José do Ribamar faz parte da região metropolitana de São Luís, a 40km da capital. O nome da cidade é em homenagem ao padroeiro do Maranhão e durante o mês de setembro, milhares de romeiros peregrinam até o santuário do padroeiro.

  1. Juçarais do Maracanã

A comunidade do Maracanã é famosa em São Luís, tanto pelo grupo de Bumba-meu-boi sotaque de matraca, quanto pelos juçarais (açaizais) que lhe valem a disputada Festa da Juçara na Ilha de São Luís.

Pontos turísticos São Luís: perguntas frequentes

Muitas pessoas que nos acompanham pelo Instagram ficaram bem curiosas e querendo conhecer mais sobre a Ilha do Amor. Assim sendo, procurei reunir as perguntas mais frequentes para tirar as dúvidas do pessoal. Vamos lá!

Lugares para passear a noite em São Luís

À noite, os bares são o verdadeiro point em São Luís, mas já aviso logo que o ritmo que você vai mais escutar é o reggae. Os bares mais famosos são o Bar do Nelson, o Roots Bar e o Chama Maré. Se você gosta do ritmo e quer saborear uma cerveja gelada é só ir para um desses lugares e aproveitar a noite.

Na Rua Portugal você também encontra uma variedade ótima de restaurantes e bares. Por lá o som costuma ser mais eclético, então você vai conseguir se divertir ao som de outros gêneros musicais.

E se você prefere jantar em um bom restaurante, opte pela orla de São Luís. Além de experimentar as delícias regionais em locais como o Cabana do Sol, você poderá jantar com o barulho do mar ao fundo. Delícia, né?

Lugares românticos em São Luís

Com o apelido de Ilha do Amor, é claro que eu não podia deixar de citar lugares românticos em São Luís para os casais apaixonados aproveitarem ainda mais a viagem.

O Chico Disco é um bar muito charmoso e vintage com um clima pra lá de romântico que os casais vão adorar e ainda podem se divertir. Outro lugar gostoso para sair a noite com seu amor é o Restaurante Flor de Vinagreira.

restaurante flor de vinagreira são luis
Delicioso prato do Restaurante Flor de Vinagreira

O passeio no final da tarde no Espigão também é um programa bem legal para se fazer com seu amor, afinal de contas, nada mais romântico do que assistir ao pôr do sol agarradinhos.

Passar um tempo numa praia mais deserta também pode ser um programa bem agradável para os casais. Experimentem conhecer a Praia do Amor, Juçatuba, Praia da Guia e as praias em Raposa. Tenho certeza de que vocês vão adorar o clima por lá.

Quantos dias em São Luís

Para conhecer todos os principais pontos turísticos de São Luís minha recomendação é que você passe de 3 a 4 dias por lá. Assim você consegue conhecer todos esses pontos que te mostrei aqui e ainda consegue fazer um bate e volta em uma das cidades que ficam nos arredores. Veja essa sugestão de roteiro dia a dia para te ajudar a planejar sua viagem:

  • Dia 01: City Tour pelo Centro Histórico e pelas praias da cidade, incluindo uma parada para almoço na Barraca da Marcela. Para fechar o dia com chave de ouro, assistir ao pôr do sol na Ponta do Espigão.
  • Dia 02: Acorde cedo e vá conhecer Alcântara no continente. Retorne para São Luís ao anoitecer e feche a noite com um jantar no Cabana do Sol.
  • Dia 03: Passeio nas cidades de Raposa e São José do Ribamar. Explore as belezas das outras cidades da Ilha de São Luís.
  • Dia 04: Para fechar sua viagem, passeio cultural pelos principais museus da cidade, como o Museu do Reggae e o da Gastronomia.
tour pelo centro histórico de São Luís
Os azulejos presentes em boa parte dos casarios do Centro Histórico estão recheados de história e significado.

Guia turístico em São Luís

Nosso guia turístico em São Luís não podia ter sido melhor. Quem nos mostrou cada cantinho da cidade foi o José Ribamar (aliás, esse é um dos nomes mais comuns do Maranhão, sabia?). Ele foi super atencioso e compartilhou todo o seu conhecimento sobre São Luís com a gente..

Portanto, se você quer fazer passeios turísticos em São Luís e Lençóis Maranhenses, não deixe de entrar em contato com o José Ribamar pelas redes sociais dele (@joseph.oguia) ou pelo WhatsApp (98) 8802-5059.

Pronto para conhecer os pontos turísticos de São Luís no Maranhão?

Se você já se encantou com São Luís só de ler meu relato, imagine só quando chegar lá. Qualquer dúvida que você tiver, deixe seu comentário aqui embaixo que teremos maior prazer em te ajudar.

Boa viagem!


Nota: esta viagem foi feita com o apoio da Secretaria de Turismo de São Luís. Foi incrível poder contar com eles para o desenvolvimento deste roteiro impecável pela capital maranhense!


Continue o planejamento da sua viagem pelo Maranhão:

Onde ficar em São Luís: centro histórico ou praias?

Chapada das Mesas e Lençois Maranhenses: roteiro de 10 dias

O que fazer em Atins: 7 passeios para incluir no seu roteiro

Onde se hospedar nos Lençóis Maranhenses: Atins ou Barreirinhas?

12 passeios imperdíveis na Chapada das Mesas

Quem escreve | @gaiavani
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Aluguel de Carro!
    locação de carro
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *