Definitivamente, o Jalapão era um destino que estava a muito tempo em nossos planos de viagem e só recentemente tivemos o prazer de finalmente conhecer. Passamos dias incríveis e inesquecíveis e voltamos cheios de dicas maravilhosas para você.

As belezas naturais são a grande atração da região e, certamente, você já ouviu falar nos famosos fervedouros. No entanto, nem todo mundo conhece muitas indicações de Pousadas no Jalapão. Pensando nisso, esse artigo vai te ajudar a encontrar a acomodação perfeita nesse destino maravilhoso.

Continue sua leitura para conhecer nossas indicações de Pousadas no Jalapão (Tocantins).


Porque viajar para o Jalapão, no Tocantins?

O Jalapão é aquele tipo de destino rústico que os amantes do ecoturismo adoram. Sem dúvida, o grande cartão postal da região são os fervedouros com suas águas que, literalmente, brotam do chão e certamente você já os deve ter visto em fotos, sites e redes sociais.

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

Os fervedouros mais famosos são o Buritizinho e o Buritis, embora neles não tenham sido nossos favoritos na viagem.


Aproveite para ler: Fervedouros do Jalapão: 12 fervedouros imperdíveis para o seu roteiro


Mas além dos fervedouros, o Jalapão possui muito mais a mostrar em meio a sua natureza riquíssima. O Cerrado impõe toda sua beleza com as dunas douradas, paredões rochosos e as árvores que criam um cenário único.

fervedouro buriti jalapão
Fervedouro Buriti | Foto: @brenomadeira

As cachoeiras também são um show a parte. Confesso que nunca tinha visto uma queda tão bonita e cristalina como Cachoeira do Formiga. Já os amantes da aventura podem se jogar no rafting radical da Cachoeira Velha.

Mas se existe uma joia de verdade no Jalapão são as pessoas e sua cultura. Em todos os lugares que visitamos sempre fomos super bem atendidos com um sorriso no rosto e um papo gostoso demais. No Jalapão existe uma comunidade quilombola bem forte e além de reservar um tempo para visitá-los, não deixe de se maravilhar com o artesanato de palha de buriti que eles produzem.

Lagoa do Japonês Jalapão
Lagoa do Japonês vista do alto. Foto: @brenomadeira

Esses são alguns dos muitos motivos para visitar o Jalapão no Tocantins. Se você ainda não colocou esse destino na lista das próximas viagens não espere mais! E já aproveite nossas dicas para montar um roteiro sensacional!


Onde fica o Jalapão?

Antes de mais nada, vale explicar que o Jalapão não é uma cidade, mas uma área que abrange oito municípios. Elas formam o Parque Estadual do Jalapão, criado em 2001, com cerca de 159mil hectares, no estado do Tocantins.

roteiro jalapao
Foto aérea de um trecho muito bonito das estradas do Jalapão! Foto: @brenomadeira

Chegar até as cidades do Jalapão não é uma tarefa muito fácil, já que as estradas não são asfaltadas. Assim sendo, um veículo 4 x 4 é o mais indicado para chegar até os principais pontos. Além disso, sinal de GPS é artigo raro e sinalização é praticamente inexistente. Nesse sentido, a melhor forma de se chegar até o Jalapão é através de empresas locais que já vendem os pacotes de passeios.


Aproveite para ler: Roteiro Jalapão e Serras Gerais: 8 dias de muitas cachoeiras, fervedouros e paisagens de tirar o fôlego


Pousadas no Jalapão: as 3 cidades base para se hospedar

Conforme disse anteriormente, a região do Jalapão abriga 8 municípios e os principais são Ponte Alta do Tocantins, Mateiros, São Félix do Tocantins e Novo Acordo.

Contudo, apenas nas três primeiras você encontra melhores opções de hospedagem. Aliás, é importante ressaltar que o Jalapão é um tipo de destino rústico, então não vá esperando hotéis boutique e resorts onde ficar no Jalapão. A maioria das pousadas oferece uma estrutura simples, mas que cumprem a finalidade de oferecer um local confortável para dormir à noite.

Já com relação a quanto custa a diária no Jalapão, posso dizer que existem pousadas para todos os preços, mas no geral, as diárias ficam entre R$150,00 e R$200,00. O preço é justo levando em consideração que a maioria das acomodações não possuem uma grande infraestrutura. Vamos conhecer agora um pouco mais sobre as principais cidades da região.


Onde se hospedar no Jalapão: São Félix do Tocantins

Localizada a 263km de Palmas, São Félix do Tocantins é um pequeno vilarejo com apenas 1500 moradores. Em sua grande maioria, esses moradores são descendentes de migrantes nordestinos vindos do Piauí, Maranhão e Bahia que chegaram na região em busca de melhores condições de vida. Por sua posição central dentro do Jalapão, São Félix é um ponto estratégico para se hospedar, embora não tenha tantas opções quanto Mateiros.

Em São Félix você pode praticar rafting no Rio Novo, se banhar na praia e no fervedouro do Alecrim, conhecer a Cachoeira da Jalapinha, explorar a Serra da Catedral e visitar o Povoado do Prata.

Em São Félix selecionei 3 opções de pousadas no Jalapão que você não pode deixar de conhecer. Veja só:

01. Pousada Cachoeiras do Jalapão

Simples e aconchegante, A Pousada Cachoeiras do Jalapão oferece quartos que apesar de não possuírem os luxos de um quarto de hotel-boutique, são bem confortáveis. Todos com banheiro privativo e ar-condicionado. A área externa é bem agradável, com jardim e piscina, além de uma churrasqueira que fica à disposição dos hóspedes caso você queira fazer um churrasco.

Além do café da manhã servido diariamente, a pousada ainda possui um restaurante self-service que facilita na hora de ir almoçar. O serviço de quarto também está pronto para servir caso surja aquela fome fora de hora.

Pousadas no Jalapão: descubra onde se hospedar no Jalapão


02. Jalapão Eco Lodge

Se o seu objetivo é ficar em meio a natureza e longe de qualquer resquício de civilização, a Jalapão Eco Lodge é uma das pousadas no Jalapão (Tocantins) que você deve conhecer. O mais legal é que a proposta da pousada é ser o mais sustentável possível, causando um baixo impacto no ambiente.

pousadas nos jalapão
Jalapão Eco Lodge

Os quartos são em estilo bangalô. Alguns são de alvenaria com telhado de palha, já outros são construídos inteiramente com produtos naturais como bambu e piaçava. Algumas unidades de alvenaria possuem banheira de hidromassagem com vista para a natureza, mas os banheiros são compartilhados. O restaurante serve café, almoço e janta e na área da propriedade existe ainda uma praia privativa.

Pousadas no Jalapão: descubra onde se hospedar no Jalapão


03. Pousada e Fervedouro Bela Vista

A Pousada Bela Vista é aquele tipo de acomodação onde ficar no Jalapão que ainda vem com um plus, que é ter um fervedouro dentro da área da pousada. Os quartos são em estilo chalé e são bem estruturados e confortáveis. Além de um café da manhã delicioso, a pousada também serve almoço e janta para os hóspedes e a comida tem aquele gostinho de caseira que deixa a gente com gostinho de quero mais.

pousadas no jalapão
Os chalés da Pousada Bela Vista

Mas sem dúvida, o ponto alto é o fervedouro Bela Vista dentro da propriedade. Você vai facilmente a pé até lá e consegue relaxar nas águas cristalinas do fervedouro.

Pousadas no Jalapão: descubra onde se hospedar no Jalapão


Onde se hospedar no Jalapão: Ponte Alta do Tocantins

Em seguida, Ponte Alta do Tocantins é a cidade no Jalapão mais próxima da capital do Tocantins. São 152km entre Palmas e Ponte Alta. Por isso, ela é considerada como porta de entrada para o Jalapão. O nome Ponte Alta tem origem em uma árvore caída à margem do rio, que era usada como ponte para pedestres pelos moradores locais.

Em Ponta Alta você pode visitar alguns pontos bem interessantes, como o Cânion Sussuapara. Dizem também que o pôr-do-sol na Pedra Furada é um dos mais bonitos do Jalapão então vale a pena conferir.

A seguir, conheça as opções de hospedagem em Ponte Alta do Tocantins.

04. Águas do Jalapão

A Pousada águas do Jalapão foi a nossa escolha e não poderíamos ter tido experiência melhor. A pousada está integrada com a natureza e o ambiente é muito relaxante. Os quartos são simples, mas cumprem bem a finalidade. Todos são equipados com ar-condicionado e banheiro privativo.

pousadas no jalapão
Pousada Águas do Jalapão

O café da manhã é repleto de delícias, como frutas frescas, pães e bolos. A pousada ainda conta com uma piscina bem agradável para se refrescar principalmente nos dias mais quentes.

Pousadas no Jalapão: descubra onde se hospedar no Jalapão


05. Pousada Beira do Rio

A Pousada Beira do Rio é simples, mas a equipe que trabalha por lá é sempre muito atenciosa e faz você se sentir como se estivesse hospedado na casa de amigos. Os quartos possuem ar-condicionado. O café da manhã servido diariamente, com opção de frutas, pães e bolos.

Pousadas no Jalapão: descubra onde se hospedar no Jalapão


Onde se hospedar no Jalapão: Mateiros

Definitivamente, Mateiros é a cidade com a melhor infraestrutura da região, mas ainda sim é uma estrutura modesta se comparada com outros destinos similares. Ela está a 310km da capital e é a porta de entrada do Parque Estadual do Jalapão. O nome da cidade é por causa da grande quantidade de veados mateiros que existe na região.

Em Mateiros você vai encontrar pontos turísticos importantes do Jalapão, como a Cachoeira da Formiga e a Cachoeira da Velha, a Prainha do Rio Novo, o Fervedouro, as dunas douradas do Jalapão, a Serra da Muriçoca e a Pedra da Baliza. Também na região é possível visitar a comunidade quilombola Mumbuca. Seu artesanato com capim dourado colocou a comunidade em destaque no Brasil e no mundo!

Acompanhe as pousadas que você encontra em Mateiros.


06. Pousada Cristal Dourado

Seguindo o mesmo estilo das demais pousadas no Jalapão, a Pousada Cristal Dourado não é de grandes luxos, mas se você quer saber qual a melhor pousada no Jalapão, certamente essa será uma delas. Ela não fica tão próximo do perímetro o urbano e é cercada pela natureza. Outro ponto alto da pousada é o atendimento. Os donos estão sempre por perto e constantemente conferem se está tudo certo com a sua estadia.

pousadas no jalapão
Café da manhã caprichado na Pousada Cristal Dourado!

Os quartos possuem os itens básico para uma boa noite de sono, incluindo o ar-condicionado. Espalhadas pela propriedade você encontra diversas redes perfeitas para curtir aquela preguiça no final da tarde. O café da manhã é servido próximo ao jardim e é sempre muito farto

Pousadas no Jalapão: descubra onde se hospedar no Jalapão


07. Pousada Aconchego

Bem pertinho do centro de Mateiros, a Pousada Aconchego é rústica e com os requisitos mínimos para você descansar bem depois de um dia inteiro explorando as belezas do Jalapão. O café da manhã da pousada é uma delícia e com muitas frutas fresquinhas para dar o ânimo ao começar o dia.

Pousadas no Jalapão: descubra onde se hospedar no Jalapão


08. Recanto do Jalapão

Também no centro de Mateiros, a Pousada Recanto do Jalapão foge um pouco do estilo rústico das demais pousadas da região. Suas instalações são novas e mais modernas e os quartos são bem confortáveis. A pousada também dispõe de wi fi gratuito para os hóspedes, o que é muito interessante já que, dependendo da operadora de celular, você pode ter problemas com sinal de telefone e internet.

onde ficar no jalapão
Quartos simples, mas confortáveis!

Pousadas no Jalapão: descubra onde se hospedar no Jalapão


09. Pousada Status Jalapão

Outra ótima opção de pousadas no Jalapão Mateiros é Pousada Status Jalapão.

Ela não fica tão próxima do centro quanto outras pousadas que já falei anteriormente, então se você procura um ambiente tranquilo e agradável, esse é o lugar certo.

Os quartos da pousada são simples e limpinhos. Os quartos contam com ar condicionado e banheiro privativo.

hospedagem no jalapão
Pousada Status Jalapão

Pousadas no Jalapão: descubra onde se hospedar no Jalapão


10. Pousada Bela Vista de Mateiros

 Também cuidada pelos seus donos, o sr Devair e sua esposa Geovana, a Pousada Bela Vista de Mateiros é aquele tipo de lugar onde você se sente bem acolhido logo de cara. As acomodações são simples, mas bem cuidadas e sempre muito limpas. O bom atendimento da pousada também se estende aos demais funcionários que tem dicas ótimas de passeios na região.

Pousadas no Jalapão: descubra onde se hospedar no Jalapão


Lembrando que, quando você fecha um pacote de viagem com os guias turísticos do Jalapão (essencial para uma viagem mais segura, sem perrengue! As estradas são de terra, então é necessário ter um carro 4×4 e conhecer a região) os hotéis e pousadas já estão incluídos no valor. 

Aproveite para ler sobre a experiência que tivemos com a empresa Diego Tour, que é super confiável na região e oferece diversos roteiros no Jalapão!


Diego Tour é confiável? Confira nossa experiência e de outros viajantes no Tripadvisor e Reclame Aqui


Bônus: onde ficar em Taquaruçú

Se você pretende incluir Taquaruçú pelo seu roteiro pelo Jalapão, não deixe de conferir essas duas pousadas que selecionei. Vale muito a pena estender o roteiro até essa pequena cidade a 30 minutos de Palmas, porque lá existem inúmeras cachoeiras belíssimas. Aliás, são 82 quedas d’água no total!

Taquaruçú também é o lugar ideal para os amantes do ecoturismo. São diversas trilhas, pontos de rapel e até uma tirolesa muito radical em um mirante de onde é possível se ter uma vista de tirar o fôlego de toda a região.

> Aldeia da Serra

Sem dúvida, a Pousada Aldeia da Serra é uma das melhores opções na região. A propriedade ocupa um espaço de 48.000m2 com diversas cachoeiras, grutas e pedras com pinturas rupestres de milhares de anos atrás, ou seja, não vai faltar coisas para se fazer por lá. Os quartos são divididos entre apartamentos e bangalôs, todos com decoração rústica, mas muito chiques e confortáveis. O bangalô premium possui ainda uma banheira de hidromassagem espetacular.

pousada em taquaruçu
O Spa é uma delícia, e os quartos super confortáveis

Aproveite para conhecer o Spa Capim Santo, com diversas experiências e tratamentos que farão você se sentir novo em folha. Por fim, o Restaurante Babaçu na pousada possui cardápio assinado pelo renomado Chef André Barros e comandado pela Chef Elis Marques. Os pratos são divinos e lindos, é claro. Você não pode deixar de experimentar.

pousadas no jalapão
Ótima opção de hospedagem em Taquaruçú!

Pousadas no Jalapão: descubra onde se hospedar no Jalapão


> Pousada Café na Mata

Por fim, a Pousada Café na Mata é outra opção em Taquaruçú ótima para quem quer ficar em meio a natureza. Ela dispõe de piscina, quadra de areia, parquinho infantil e redário para que toda a família possa se divertir. Os quartos são simples, mas ideias para o custo x benefício que a pousada se propõe. O café da manhã é bastante elogiado pelos turistas e recheado de delícias da região.

Pousadas no Jalapão: descubra onde se hospedar no Jalapão


Pronto para viajar para o Jalapão?

Depois de conhecer essas ótimas opções de Pousadas no Jalapão vai ficar mais fácil de decidir onde se hospedar. Depois no conte como foi sua experiência utilizando nossas dicas. Adoramos interagir com você!


Você também pode gostar de ler:

Cupom de desconto Meu Dome: 5% de desconto nos melhores acessórios para GoPro

Ecoturismo no Brasil: os 25 melhores destinos nacionais para os amantes da natureza

Praias de Fernando de Noronha: um SUPER GUIA com as praias da ilha + dicas para o seu roteiro

Quem escreve | @nandahudson
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Aluguel de Carro!
    locação de carro
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *