Está planejando a sua viagem para a região do Vale dos Vinhedos, ali perto de Bento Gonçalves? Então provavelmente você está em busca de lugares para ficar por lá e pensando nisso, nesse post nós vamos indicar as 10 melhores pousadas do Vale dos Vinhedos para se hospedar.

Você já deve saber que a região é bem única, com cenários incríveis, que são chamados até de Toscana brasileira. Logo, você pode esperar por muitos hotéis e acomodações charmosas e com um clima até meio italiano para aproveitar.

Então, se você quiser saber todas as sugestões e dicas de onde ficar no Vale dos Vinhedos, contine lendo esse post. Vamos começar?

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!


Por que viajar para o Vale dos Vinhedos?

Esse destino é um dos favoritos dos turistas para o frio. Por ser um lugar meio de montanha e com uma das atrações principais sendo a degustação de vinho, acaba que o clima frio da região é o que agrada a maioria dos viajantes.

Mas como já falamos, a principal atração do destino, é o enoturismo, ou seja, um segmento turístico que se baseia na viagem motivada para apreciação do sabor e aroma dos vinhos. Até porque os melhores vinhos brasileiros, das melhores vinícolas, são fabricados por lá.

O Vale dos Vinhedos para muitos, representa o legado histórico, cultural e gastronômico deixado pelos imigrantes italianos, que chegaram na Serra Gaúcha há séculos. Por isso, a influência italiana é tão presente no local e o apelido de Toscana brasileira é tão vivo.

Com paisagens apaixonantes, passeios encantadores, excelente infraestrutura turística da cidade, cultura tão forte e gastronomia tão poderosa, visitar o Vale dos Vinhedos é algo que todo turista deveria fazer, pelo menos uma vez na vida.

pousadas vale dos vinhedos garrafa
Um dos principais destinos de enoturismo do Brasil.

Leia também: Bento Gonçalves (RS): Dicas para programar sua viagem para o Vale dos Vinhedos


Onde se hospedar no Vale dos Vinhedos

Há algumas regiões que são as melhores para hospedagem. Cada uma com a sua particularidade e diferença, elas atendem todos os tipos de turistas e viagens. Além também de ter opções para todos os bolsos.

Portanto, nós listamos e falamos abaixo um pouco de cada região considerada boa para hospedagem. São elas: Bento Gonçalves, Garibaldi e Caminhos das Pedras.


– Bento Gonçalves

Bento Gonçalves é onde estão as principais vinícolas da região e onde está a melhor localização geral também. O nível dos estabelecimentos, infraestrutura turística, comércio e hotéis são bem melhores.

E o melhor é que existem opções para todos. Há hotéis luxuosos de grande porte, mas também há pequenas e charmosas pousadas em meio aos vinhedos. Bento Gonçalves é a região mais indicada para quem busca uma viagem com boa localização e praticidade de locomoção.


– Garibaldi

O município de Garibaldi, localizado no Vale dos Vinhedos, fica a apenas 25 minutos de carro de Bento Gonçalves. Ele é reconhecido como a Capital Brasileira do Espumante, devido ao pioneirismo e a qualidade de seus vinhos e espumantes.

A cidade não possui tanto comércio e infraestrutura quanto Bento Gonçalves, mas não deixa a desejar em nada. É uma região para quem deseja mais tranquilidade e afastamento do centro mais movimentado. O município tem um charme especial e uma paisagem encantadora.

pousadas vale dos vinhedos taças
Os melhores vinhos do Brasil, são fabricados na região.

– Caminhos das Pedras

O Caminhos de Pedras é uma rota turística onde você encontra lindas paisagens e muitos atrativos como restaurantes, vinícolas, produtos coloniais, arte, entre outros. É a região mais simples e afastada, mas sem ficar muito longe do Centro.

É o lugar ideal para quem quer se hospedar em um lugar com uma pegada histórica, diferente, linda e tranquila. Por ser um pouco mais afastado, as acomodações são mais baratas, o que ajuda quem estiver economizando durante a viagem.

Então, agora que você já conheceu um pouco de cada região do Vale dos Vinhedos, vamos as dicas de pousadas e hotéis? Nós listamos abaixo, separando por região, as melhores opções e sugestões de acomodações para você planejar a sua viagem. Vamos começar?


Veja também: O que fazer na Toscana: 12 passeios imperdíveis para incluir no seu roteiro


Pousadas no Vale dos Vinhedos: Bento Gonçalves

Começando pela região principal de Bento Gonçalves, conheça as melhores pousada para você escolher.


1 – Pousada Terragnolo [Nota 9,1 no Booking] $$$$

Essa pousada, fica a apenas 2,1 km de uma das principais vinícolas do Vale: a Casa Valduga Winery. E para quem não sabe, a Pousada Terragnolo faz parte de um vinhedo também, logo, você já pode começar as suas degustações dentro do estabelecimento. Além de ele ter um espaço a céu aberto lindo!

pousadas vale dos vinhedos terragnolo
Um dos quartos da Pousada Terragnolo.(Foto: divulgação Booking)

Os quartos são amplos, confortáveis, com ar condicionado, muitos com hidromassagem e ainda contam com um terraço para proveito dos hóspedes. Além de tudo isso, o estabelecimento ainda oferece café da manhã diariamente.

Pousadas Vale dos Vinhedos: 10 opções charmosas para se hospedar na região


2 – Hotel & SPA do Vinho [Nota 8,8 no Booking] $$$

Esse hotel é maravilho em beleza e atendimento. Possui quartos e ambientes super confortáveis e bem equipados para os hóspedes. Um dos seus maiores diferenciais é ter uma piscina ao ar livre aquecida.

No quesito localização, o hotel fica muito bem localizado e rodeado por vinhedos importantes da região. Além disso, o hotel possui um SPA, quadra de tênis e várias outras atrações, como o restaurante luxuoso e super bem avaliado, que serve iguarias regionais e uma seleta carta de vinhos. Esse hotel, é com certeza para quem quer ter mais comodidade e conforto durante a sua estadia.

pousadas vale dos vinhedos spa do vinho
Um dos belos quartos do Hotel & SPA do Vinho (Foto: divulgação Booking)

Pousadas Vale dos Vinhedos: 10 opções charmosas para se hospedar na região


3 – Hotel Villa Michelon [Nota 8,9 no Booking] $$$

O Hotel Villa Michelon é cercado de muita natureza e beleza das montanhas. Por conta disso, o hotel disponibiliza várias atividades para os hóspedes fazerem nos arredores ao ar livre, como: ciclismo e trilhas a pé. O estabelecimento possui estacionamento gratuito no local, caso você esteja de carro.

Entre as áreas coletivas, o hotel oferece piscina coberta, quadra de tênis, academia e restaurante do próprio Villa Michelon. O café da manhã é servido diariamente e custo benefício do lugar é bem atrativo. Sem falar na localização privilegiada, com a vantagem de estar próximo das principais vinícolas, como: a Casa Valduga, a Vinícola Miolo e a Vinícola Aurora.

pousadas vale dos vinhedos villa michellon
Olha a fachada linda da Pousada Villa Michellon. (Foto: divulgação Booking)

Pousadas Vale dos Vinhedos: 10 opções charmosas para se hospedar na região


4 – Pousada Borghetto Sant’anna (reservas apenas pelo site da pousada) $$$

Por mais que essa pousada não tenha a facilidade de fazer a reserva pelo Booking, nós não podíamos deixar ela de fora, pelo fato dela ser uma das mais procuradas e buscadas pelos turistas.

A Pousada Borghetto Sant’Anna fica localizada ainda em Bento Gonçalves, mas num cantinho privilegiado, sendo o local ideal para quem valoriza e busca privacidade, sem sair do centro. Ela não possui muitos quartos e tudo é bem exclusivo, fazendo com que a experiência do hóspede seja algo único.

Além de tudo isso, as acomodações são cercadas de natureza e cada quarto possui uma vista mais incrível que a outra. É um lugar de clima aconchegante, que vale muito a pena experimentar.


5 – Pousada Peculiare [Nota 9,2 no Booking] $$$

Sendo uma das pousadas mais bem localizadas e próxima das principais vinícolas também, a Pousada Peculiare é uma das mais belas, na nossa opinião. Ela oferece lindas e charmosas acomodações super amplas, com possibilidade de quartos família.

pousadas vale dos vinhedos pousada peculiare
Um dos quartos da Pousada Peculiare. (Foto: divulgação Booking)

O restaurante do lugar fica disponível para os hóspedes e a pousada possui estacionamento privativo e banheira de hidromassagem. Sem falar do buffet de café da manhã, que é servido diariamente.

Pousadas Vale dos Vinhedos: 10 opções charmosas para se hospedar na região


Leia também: Roteiro Itália 7 dias: Milão, Veneza, Florença, Siena (+ cidades da Toscana!)


Pousadas no Vale dos Vinhedos: Garibaldi

Indo para a região de Garibaldi, temos outras opções de hospedagem para você. Para saber, é só continuar lendo!


6 – Hotel Casacurta [Nota 9,2 no Booking] $$$$

Esse é um dos melhores hotéis da região de Garibaldi. O Hotel Casacurta oferece quartos lindíssimos, com todas as comodidades possíveis para você se sentir em casa. O serviço oferecido pelos funcionários e a limpeza dos ambientes são os pontos mais elogiados pelos hóspedes. Com piscina ao ar livre, restaurante à la carte, academia, salão de jogos e estacionamento gratuito, o Casacurta é um dos hotéis mais elogiados e procurados.

Apesar de estar localizado em Garibaldi, onde as acomodações são mais simples, ele é um ponto fora da curva, justamente para quem quer mais sofisticação e elegância.

pousadas vale dos vinhedos pousada casacurta
Um dos quartos incríveis da Pousada Casacurta. (Foto: divulgação Booking)

Pousadas Vale dos Vinhedos: 10 opções charmosas para se hospedar na região


7 – Hotel Mosteiro São José [Nota 8,8 no Booking] $$

O Hotel Mosteiro São José é provavelmente a acomodação mais simples dessa lista, mas que não deixa a desejar no conforto. Sendo bem avaliado no Booking, é um estabelecimento que oferece tudo de necessário para o hóspede se sentir à vontade.

O hotel dispõe de restaurante, bar, lounge compartilhado e jardim. Além de servir café da manhã diariamente, ainda possui uma cozinha compartilhada para quem quiser economizar ainda mais na viagem e fazer a própria comida ou lanche.

Pousadas Vale dos Vinhedos: 10 opções charmosas para se hospedar na região


8 – Hotel Pieta [Nota 8,0 no Booking] $$

O Hotel Pieta é outro hotel bem simples e econômico, situado em Garibaldi. Na nossa opinião, ele possui mais pontos positivos, se formos comparar com a acomodação anterior, por exemplo.

pousadas vale dos vinhedos hotel pieta
Um dos quartos do Hotel Pieta. (Foto: divulgação Booking)

Além dos quartos serem melhores e mais bonitos, o lugar também oferece translado para o aeroporto e outras comodidades. A localização também é um ponto positivo para a propriedade, já que ela fica bem no centro de Garibaldi. O café da manhã é bem elogiado e servido todas as manhãs.

Pousadas Vale dos Vinhedos: 10 opções charmosas para se hospedar na região


Pousadas no Vale dos Vinhedos: Caminhos das Pedras

Por último, mas não menos importante, falamos da região de Caminhos das Pedras e suas opções de hospedagem, que se destacam por serem em casas coloniais do século XIX. É uma verdadeira experiência se hospedar por lá. Vamos ver!


9 – Pousada Cantelli [Nota 9,4 no Booking] $$$

Você gostaria de ficar hospedado numa centenária casa de pedra? Pois é, a Pousada Cantelli tem grandes diferenciais e é extremamente elogiada pelos viajantes que já passaram por lá.

pousadas vale dos vinhedos pousada cantelli
Um dos quartos da Pousada Cantelli. (Foto: divulgação Booking)

A pousada foi construída em 1878 por uma família italiana e já funcionou como oficina de carroças e depósito, antes de se transformar em pousada. A própria família Cantelli é quem administra a propriedade hoje em dia e com muito carinho e capricho.

Lá não é um estabelecimento de luxo, mas é um lugar muito bem cuidado, onde os hóspedes são recebidos como se estivessem em casa. Os quartos são super bonitos e charmosos, o café da manhã é bem caprichado e o atendimento é um dos grandes pontos positivos da pousada. Vale a pena viver essa experiência.

Pousadas Vale dos Vinhedos: 10 opções charmosas para se hospedar na região


10 – Pousada Casa Barp [Nota 9,3 no Booking] $$$

A Casa Barp é outra casa centenária que te proporciona momentos como se você tivesse feito uma viagem no tempo para o passado. Construída por volta de 1878, ela é uma das mais antigas da região e lembra as casas dos camponeses do Norte da Itália, por ser toda de pedra.

pousadas vale dos vinhedos casa barp
Olha que graça um dos quartos da Casa Barp. (Foto: divulgação Booking)

O atendimento é excelente e ela oferece café da manhã diariamente. A diferença para a acomodação anterior, é que a Casa Barp possui quartos menorzinhos e pouco mais apertados e rústicos, mas sem faltar com conforto. Se hospedar por lá, é outra experiência única. Vale a pena!

Pousadas Vale dos Vinhedos: 10 opções charmosas para se hospedar na região


Dica extra de hospedagem no Vale dos Vinhedos

Se você pensou que tinha acabado, está enganado. Nós ainda temos uma última dica especial de hospedagem para você. Por esse motivo, nós até sugerimos que você reserve uns 2 ou 3 dias para ficar num hotel diferente do qual você escolher como base.

Algumas propriedades proporcionam verdadeiras experiências para os hóspedes, logo, vale a pena separar uns dias durante a viagem para experimentar algo único. Por isso, daremos uma sugestão para você. Veja abaixo.


Pousada Castello Benvenutti [Nota 9,2 no Booking] $$$$

O nome já diz muito da propriedade, não é mesmo? Sim, é um castelo. E esta pousada é uma das mais conhecidas da região. Ela fica localizada entre as cidades de Garibaldi e Bento Gonçalves e apresenta interiores luxuosos, um restaurante italiano e até uma loja de decoração.

pousadas vale dos vinhedos castello benvenutti
A fachada do Castello Benvenutti. (Foto: divulgação Booking)

Os quartos da pousada possuem sistema climático, várias comodidades e amenidades especiais, além de estacionamento gratuito. O café da manhã é servido diariamente e é super bem elogiado. Pela infraestrutura exótica e incrível do lugar, essa é uma experiência imperdível para quem visita a região.

Pousadas Vale dos Vinhedos: 10 opções charmosas para se hospedar na região


Pronto para ir para o Vale dos Vinhedos?

E aí? Depois de tantas dicas incríveis de hospedagem, a gente espera ter ajudado a planejar a sua viagem e conhecer as maravilhosas pousadas de Vale dos Vinhedos. Não deixe de nos contar depois como foi a sua experiência por lá, ok? Nós amamos saber das aventuras dos nossos leitores. Boa viagem!


Outros posts que podem te interessar: 

Vinícolas na África do Sul: roteiro e dicas das melhores vinícolas para visitar

Hotel Grace Cafayate: luxo e tranquilidade em meio às vinícolas de Cafayate

Quem escreve | @jenni_lemos
Jennifer
Jornalista, carioca e amante do Mundo, a coordenadora de conteúdo do Mala de Aventuras, é uma entusiasta do audiovisual, voluntária de ONG’s no Brasil e na África e fascinada em explorar diferentes culturas.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *