Quando a gente pensa na Bahia, a imagem que vem à cabeça é um misto de carnaval com azeite de dendê e muito sol. E para completar esse quadro paradisíaco, é claro que tem praia na equação! E se você está planejando uma viagem à capital baiana, vem com a gente descobrir as 10 das melhores praias em Salvador!

E é claro que vamos compartilhar também algumas dicas essenciais para o planejamento da sua viagem, como a melhor época do ano para conhecer Salvador, a melhor forma de chegar à capital, entre outras! E se ficar alguma dúvida, é só deixar um comentário. Será um prazer ajudá-lo(a)!


Por que planejar uma viagem à Salvador?

Durante mais de 200 anos, Salvador foi a capital do Brasil. A cidade, claro, sempre se destacou pela sua natureza exuberante e excelente localização. Ainda hoje é possível encontrar traços da arquitetura colonial, além de uma vasta gama de espaços culturais e dos seus tesouros gastronômicos.

Salvador tem belíssimas praias para compor a sua paisagem, o que faz da cidade o cartão postal perfeito da Bahia. Uma das praias de Salvador foi até citada num jornal britânico que listava as melhores praias do mundo. Olha a responsa!

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

passeios em salvador
Não deixe de explorar cada cantinho de Salvador! / Foto: @redthetraveler

E mais: Salvador é o destino ideal se você gosta de praia e não pode tirar férias no verão ou prefere viajar na baixa temporada. As temperaturas variam pouco na capital baiana e é possível aproveitar as praias durante o ano inteiro! Dificilmente você vai encontrar dias abaixo de 20° e no verão as temperaturas giram em torno dos 30°.

Se você quer fugir das chuvas, é melhor evitar o Outono – entre Abril e Junho. E se não quer pegar a muvuca da alta temporada, evite os meses de férias, principalmente o Carnaval, quando a cidade enche de foliões e turistas do mundo inteiro.


Leia também:
Onde comer em Salvador + dicas de comidas regionais que você não pode perder

Passeios em Salvador: TOP 20 passeios para fazer na cidade (e região)

O que fazer em Salvador: dicas para quem tem 1 ou 2 dias na cidade


As melhores praias em Salvador

Agora vamos ao que interessa: quais são as melhores praias de Salvador? Fizemos uma seleção das melhores praias da cidade para você incluir na sua próxima visita à capital baiana.

Escolhemos a dedo 10 praias para todos os gostos, desde as mais badaladas até as mais tranquilas para curtir um fim de tarde bebendo água de coco na beira do mar. E incluímos ainda sugestões de hospedagem em cada uma delas!

Vem comigo que esse TOP 10 tá demais!


01. Praia do Porto da Barra: a melhor praia de Salvador para famílias

A Praia do Porto da Barra é super famosa não só em Salvador, mas no mundo inteiro!

Após ter sido indicada no jornal britânico The Guardian como uma das melhores praias do mundo em 2007, a fama da praia se espalhou e todos os anos milhares de turistas vão conhecer o mar calmo e as areias branquinhas da Praia do Porto da Barra.

A praia fica no bairro da Barra e é banhada pela Baía de Todos os Santos, o que propicia um ótimo ambiente para famílias ou viajantes que procuram descansar das subidas e descidas nas ladeiras de Salvador. As águas são bem calmas e quentinhas, ideais para um dia tranquilo na beira do mar.

praias em salvador
A orla da Barra é linda!

Como essa região é muito turística, apesar de a praia não ser muito grande, tem muita infraestrutura com bons hotéis e restaurantes no entorno. Além disso, o calçadão tem uma vista incrível para a Ilha de Itaparica e um pôr do sol espetacular no horizonte.


Sugestão de hospedagem: Para quem busca onde ficar em Salvador à beira-mar e com ótimo custo x benefício, o Grande Hotel da Barra é uma excelente opção. Os quartos são modernos e confortáveis e você está a poucos metros da Praia Porto da Barra.


02. Praia do Farol da Barra

Ainda no bairro da Barra, a Praia do Farol da Barra começa do ladinho de um dos maiores cartões postais de Salvador, o Farol da Barra. A praia vai até o Morro do Cristo e tem um areal bem extenso.

Apesar de ser banhada pelo Oceano Atlântico, a praia do Farol da Barra tem um paredão de arrecifes que protegem a orla das ondas, formando até piscinas naturais na maré baixa. Mais próximo ao Morro do Cristo, entretanto, as ondas já são mais fortes e é bem comum ver surfistas por ali.

O calçadão da Praia do Farol da Barra é bastante democrático e recebe desde visitantes caminhando até moradores praticando exercícios. Uma dica é alugar uma bike e pedalar a orla inteira ao pôr do sol.

pôr do sol salvador
Pôr do sol maravilhoso no Farol da Barra! Foto: @redthetraveler

A praia tem bastante infraestrutura e conta com ambulantes credenciados vendendo comida na areia e também quiosques que alugam cadeiras e guarda-sóis.


Sugestão de hospedagem: nada como acordar com a brisa do mar em uma das praias mais famosas de Salvador! Há diversos apartamentos para temporada na Praia do Farol da Barra, mas o mais charmoso deles é, sem dúvidas, o Expresso 2222.


03. Praia de Ondina: a melhor praia de Salvador para curtir o carnaval

A 7 km do centro de Salvador e logo depois da Praia do Cristo, que é a continuação da Praia do Farol da Barra, está a praia de Ondina. Outro ponto super badalado da cidade, já que faz parte de um dos circuitos de carnaval mais famosos do Brasil, o circuito Barra x Ondina.

Ondina é um bairro mais chique e concentra vários hotéis de luxo no entorno da praia. Durante o Carnaval, é também um dos bairros mais procurados, por fazer parte do circuito Dodô (Barra x Ondina) e contar com vários camarotes e trios elétricos durante a folia.

A água é cristalina e formam-se piscinas naturais quando a maré baixa. Apesar do areal não ser muito longo, é possível alugar barracas e guarda-sóis.

A boa é curtir a praia e depois comer no Restaurante Barravento, point mais badalado da região, que oferece pratos da culinária tradicional baiana como moqueca de camarão, casquinha de aratu, queijo coalho na chapa e bobó de palmito além, claro, de acarajé.


Sugestão de hospedagem: para quem quer se hospedar em um bairro mais requintado, recomendamos Ondina! O Vila Galé é perfeito para uma experiência a beira mar e com serviço impecável.


 

04. Praia de Itapuã

Você, com certeza, já ouviu falar da linda Praia de Itapuã – que também pode ser escrita como Itapoã ou Itapoan. Mais um daqueles pontos que você não pode deixar de conhecer numa viagem a Salvador.

Itapuã foi, durante anos, a residência do poeta Vinícius de Moraes. Hoje em dia, a casa em que o artista viveu é um memorial que abriga, também, um restaurante com pratos típicos da culinária baiana. A Casa di Vina, certamente, é um dos lugares que você não pode deixar de conhecer quando estiver pela região.

praias em salvador
Cores lindas no mar de Salvador! A Praia de Itapuã é super convidativa

A praia tem uma ótima infraestrutura, é excelente para a prática de esportes de verão e tem a grande vantagem de ser afastada do centrão movimentado da capital.

Itapuã tem mais uma vantagem em relação às outras praias de Salvador: lá você vai encontrar o Acarajé da Cira, um dos melhores da cidade. Eu, que nem curto acarajé, adorei experimentar e recomendo sempre!

Além de um paraíso para os seres humanos, a Praia de Itapuã também é local de desova das tartarugas marinhas e, por isso, tem um posto do Projeto Tamar, que monitora a movimentação delas.


Sugestão de hospedagem: O Hotel Deville Prime Salvador é perfeito para viagens em família.  Aproveite também o restaurante Sabores de Itapuã com uma deliciosa comida regional e o bar à beira da piscina chamado Saveiros.


05. Praia do Buracão

A Praia do Buracão é muito linda! Apesar de não ter um areal grande e as ondas serem bem fortes, a paisagem é deslumbrante e o clima é super agradável. É aquele tipo de passeio para curtir metade do dia, sabe? Dar uma passeada logo cedo ou no fim da tarde, para relaxar e ver a paisagem.

A praia fica no bairro Rio Vermelho, um dos mais legais de Salvador, que tem entre as atrações a Casa do Rio Vermelho, onde viveram os escritores Jorge Amado e Zélia Gattai, o restaurante Salvador Dalí e a barraca de Acarajé da Cira, no Largo da Mariquita.

A região tem uma boa infraestrutura, excelentes hotéis, aluguel de barracas e um ótimo restaurante pra curtir uma cervejinha de fim de tarde, o Blue Praia Bar.


Sugestão de hospedagem: se você não abre mão de conforto e requinte à beira-mar, recomendo conferir o Mercure Salvador Rio Vermelho. Lá você encontra toda a qualidade da rede Mercure, com quartos amplos e muito confortáveis.


06. Praia de Stella Maris: a melhor praia de Salvador para relaxar

A praia de Stella Maris é tida como uma das mais limpas de Salvador e é um ótimo lugar para fugir da correria dos pontos turísticos e curtir as suas férias com calma.

Stella Maris tem um extenso areal, vegetação nativa que inclui um coqueiral enorme, mar que se divide em ondas fortes na maré alta e piscinas naturais na maré baixa. A região oferece uma boa infraestrutura com barracas de praia, restaurantes e lounges para relaxar.

Stella Maris, em latim, significa “estrela do mar”, mas a praia recebeu esse nome por causa das ruínas de um hotel que seria construído na região mas nunca chegou a ter as obras terminadas. A praia fica pertinho do aeroporto e pode ser um refúgio estratégico para recarregar as energias da viagem antes de ir embora.


Sugestão de hospedagem: a Vila Tropicale fica a apenas 200m de distância do mar e é uma ótima pousadinha para casais que estão com o orçamento apertado.


07. Praia do Flamengo

Uma das praias mais procuradas pelos turistas em Salvador é a Praia do Flamengo. A praia fica no bairro Stella Maris, bem pertinho da divisa de Salvador com Lauro de Freitas.

Paradisíaca com seus coqueirais, areia amarela e arrecifes, a Praia do Flamengo é o destino ideal para quem gosta de caminhadas à beira mar, esportes de verão e pedaladas. O extenso areal e o mar transparente dão uma sensação de calma e tranquilidade que todas férias merecem.

praias em salvador
Que tal um mergulho no mar maravilhoso de Salvador?

O point da praia é a Barraca do Lôro, que conta com lounge, ducha, som ambiente, restaurante e até wi-fi e espaço infantil. Uma boa pedida para esticar depois da praia. A carne de sol com banana da terra, purê de mandioca e arroz é o prato mais comentado da barraca.


Sugestão de hospedagem: para quem busca uma opção de hospedagem charmosa em Salvador, recomendo conferir os apartamentos privativos do Villaggio Orizzonte.


08. Praia Jardim de Alah

A praia do Jardim de Alah tem um gramado com coqueiros lindos que chamam a atenção logo de cara e formam um belo jardim. Imagina um piquenique embaixo dos coqueiros, de frente pro mar! Delícia né?

A 15 km do centro de Salvador, a praia de mar aberto fica no bairro do Costa Azul, onde se encontra o Parque Costa Azul, que tem um espaço dedicado ao esporte e atividades de lazer.

A região tem uma ótima infraestrutura que conta com restaurantes, barracas de coco e até mesas de massagem, sessões de yoga, meditação e alongamento. Perfeito para relaxar e descansar das caminhadas pela cidade.


Sugestão de hospedagem: o Bahiamar é a melhor opção para quem curtir a ideia de se hospedar em um bairro mais relax!


09. Prainha do MAM

Num combo de Natureza + Arquitetura + Obras de Arte está a Prainha do MAM.

A localização da praia é curiosa, fica dentro do Museu de Arte Moderna de Salvador, o que acaba tornando o passeio numa experiência completa. A Prainha do MAM fica dentro do Parque de Esculturas e divide as atenções com obras de arte a céu aberto.

A praia costuma encher, por ser bem pequena. E a infraestrutura no local é bastante limitada, então não deixe de levar um lanchinho para completar o passeio.

Aproveite para terminar o dia numa Jam Session no Solar do Unhão, onde se instala o museu, com uma vista privilegiada para a Baía de Todos os Santos.

10. Praia de Boa Viagem

Para fechar a lista, a Praia de Boa Viagem, que fica na Cidade Baixa. É uma praia bem famosa, especialmente por ser nela que chegam os barcos da procissão marítima que acontece todos os anos no dia primeiro de Janeiro para homenagear o Bom Jesus dos Navegantes.

Praias em Salvador: 10 praias para conhecer em Salvador
Aproveite para planejar o seu roteiro pelas praias de salvador!

Logo ao lado da praia de Boa Viagem está a Praia do Meio com águas calmas e sem ondas, ótima para curtir em família ou fazer snorkeling.

A infraestrutura é limitada, mas suficiente e conta com barracas que vendem petiscos e bebidas típicas da região. A boa é terminar o dia de frente pro mar com uma cervejinha na mão e o pôr do sol na frente dos olhos.


Dicas extras para conhecer as praias de Salvador:

01. Alugue um carro

Com tantas opções de praias em Salvador, alugar um carro pode ser uma boa se você quer conhecer todas elas ou passear com mais conforto.

Salvador é uma cidade grande, com muitos pontos interessantes para conhecer e alugar um carro pode facilitar a sua locomoção. Fez muita diferença na minha viagem! Como eu só passei um final de semana, ter o carro ajudou no deslocamento e me permitiu ver tudo o que eu queria para a primeira visita – além de me deixar com a certeza de que Salvador é uma cidade para se voltar.

igreja do bonfim
Fitinhas coloridas na Igreja do Bonfim / Foto: @redthetraveler

Se você chegar de avião, já pode sair do aeroporto direto para o hotel de carro. A nossa recomendação é usar o site da Localiza para procurar a melhor opção de aluguel de carro. O serviço deles é excelente, com o melhor custo x benefício e ótimos modelos de veículos para todas as necessidades. Clique aqui para fazer a sua cotação.

02. Escolha seu hotel com segurança

Se você já está planejando uma viagem para conhecer as praias de Salvador e quer saber o que mais pode ver na cidade, nós estamos aqui para te ajudar!

Às vezes é difícil decidir em que zona da cidade é melhor se hospedar. Por isso, fizemos um post que te ajuda a escolher onde ficar em Salvador.

Depois que decidir o seu hotel, escolha os melhores passeios para fazer na cidade. E não deixe de ver aqui opções de roteiros para 2, 4 ou 6 dias em Salvador antes de fechar o seu roteiro.

passeios em salvador
Praça Tomé de Souza, em Salvador / Foto: @redthetraveler

Pronto para escolher a sua praia em Salvador?

E aí, já está de malas prontas para ir a Salvador depois desse post, né?

Com esse monte de praia linda dá vontade de morar em Salvador! Espero que esse post tenha te ajudado a decidir quais praias conhecer em vez de só aumentar a sua lista.

Conta aí pra gente, quais dessas praias você já conhece e quais não vão ficar de fora do seu roteiro. E se tiver qualquer dúvida, manda aqui nos comentários que nós queremos te ajudar.

Aproveite as praias de Salvador. Boa viagem!


Quem escreve | @redthetraveler
Red
Mais uma que foi picada pelo bichinho viajante e não consegue parar quieta num lugar só. Viaja para conhecer outras culturas, fotografar, se conectar com a natureza e comer.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Aluguel de Carro!
    locação de carro
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *