A Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, é uma das mais belas de todo o Brasil. Com praias de perder o fôlego, o local atrai turistas o ano todo em busca de suas águas calmas e clima ameno. E para inspirar você a planejar a sua viagem, selecionamos as 10 melhores praias da Região dos Lagos, aquelas que não podem ficar de fora do seu roteiro!

Das sofisticadas areias de Búzios às turquesas águas de Arraial do cabo, você certamente encontrará um tipo de praia ideia para você. Eu já devo ter visitado a região algumas dezenas de vezes e nunca me canso de repetir o ritual de ir até lá todo verão para me banhar nas deliciosas e geladas águas da Região dos Lagos (RJ).

Se você nunca foi ao local, tenho certeza que vai ser difícil de fazer uma seleção para a sua viagem, tamanha a beleza de cada uma delas. Se você já conhece, pode se surpreender com algumas das praias apresentadas aqui. Inclusive, algumas das cidades menos conhecidas, como Saquarema e Araruama, guardam jóias raras, que apresentarei aqui abaixo.

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!


Região dos Lagos: por que visitar?

Responder essa pergunta é muito fácil. Na minha opinião, a Região dos Lagos é uma das mais belas do Estado. Suas praias são famosas mundialmente e algumas delas foram até cenário de novelas nacionais.

Certamente, o principal motivo pelo qual turistas do mundo todo se deslocam até lá é porque a Região dos Lagos possui praias com visual belíssimo. Além disso, na maioria delas o mar é bem calmo e ideal para banho.

A Região dos Lagos fica mais cheia sobretudo no carnaval e nas férias de fim do ano. No entanto, basta um final de semana de sol ou um feriado prolongado para os turistas se dirigirem para lá em busca de muito sol, água fresca e diversão!

Se você ainda não conhece Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo e as outras cidades da Região dos Lagos, comece hoje mesmo a planejar sua viagem. Tenho certeza de que você vai amar!

passeio de barco búzios
Conhecer o litoral de Búzios a bordo de um barco é um dos passeios imperdíveis na cidade!

Região dos Lagos (RJ): onde fica e como chegar?

Se você observar a Região dos Lagos (RJ) no mapa, vai ver que ela fica acima da capital fluminense, indo em direção ao Espírito Santo. Chegar até lá não é difícil, só há um trecho na estrada que é preciso maior atenção para não pegar a saída errada. Mas fica tranquilo que vou te explicar abaixo.

Rio de Janeiro – Região dos Lagos

Primeiramente, se você estiver indo do Rio de Janeiro até a região dos Lagos são cerca de 153km de distância. Normalmente, você chega lá em torno de 2h30min. Contudo, esse tempo pode aumentar consideravelmente se você estiver indo em um feriado ou na alta temporada.

Saindo do Rio de Janeiro, você deverá atravessar a Ponte Rio-Niterói e entrar na BR 101 até a altura de Rio Bonito. Nesse ponto da estrada é preciso prestar atenção e pegar a saída certa em direção a RJ 124 (conhecida como Via Lagos) e ficar nela praticamente toda vida até chegar nas cidades da Região dos Lagos (RJ).

São Paulo – Região dos Lagos

Partindo de São Paulo são cerca de 574km até a Região dos Lagos, trajeto que pode ser feito em torno de 7h. A estrada também possui ótimas condições, pois você irá pela BR 116 (Rodovia Presidente Dutra) até o Rio de Janeiro e de lá pegar a ponte Rio-Niterói e o caminho será o mesmo indicado acima.

região dos lagos carro
Aproveite para viajar de carro e explorar ao máximo a região!

Dica: Tanto de São Paulo quanto do Rio de Janeiro existem ônibus que te levam até as principais cidades da Região dos Lagos. A empresa que faz a maioria dos trajetos é a 1001. No entanto, nossa recomendação é que você alugue um carro.

A principal vantagem de alugar carro é ter mais liberdade para explorar as cidades da região e não precisar ficar pegando ônibus para cima e para baixo. Aliás, o sistema de transporte público dessas cidades não é exatamente prático.

Sempre que precisamos alugar um carro em nossas viagens, nós utilizamos o RentCars, um site que faz o comparativo entre as melhores locadoras disponíveis no destino. Geralmente encontramos os melhores preços! Clique aqui para fazer a sua cotação na RentCars.

Ah! E uma outra dica valiosa: uma boa opção para turistas que vêm de mais longe é voar até a cidade de Cabo Frio. A cidade possui um aeroporto, que embora pequeno, recebe alguns voos nacionais.


Região dos Lagos: quando ir?

A alta temporada é durante o verão. E coloca alta temporada nisso! As cidades ficam muito cheias, especialmente durante o Ano Novo, e o trânsito fica quase impraticável. Em algumas cidades como Búzios, o trânsito dá um nó que fica difícil de desfazer.

Por outro lado, essa é a época mais badalada da região! Portanto, se você curte praia cheia, baladas e agito, pode apostar no verão! Nos demais meses do ano, é mais provável que você encontre calmaria e alguns bares e restaurantes até fechados.

Se você prefere aliar clima ameno à tranquilidade, minha sugestão é que você opte pelo outono e primavera. As cidades não estarão tão cheias e os preços estarão mais amenos. Certamente, vai dar para aproveitar melhor sua estadia.

A famosa Rua das Pedras, em Búzios.
A famosa Rua das Pedras, em Búzios.

Já o inverno talvez não seja a melhor época do ano para conhecer a Região dos Lagos. Mesmo que faça sol a maior parte do ano por lá, a água costuma ser bem gelada e no inverno essa característica se agrava ainda mais.


Região dos Lagos (RJ): TOP praias

Agora vamos começar uma lista das praias incríveis pela Região dos Lagos para você visitar. São muitos lugares lindos para você conhecer numa viagem de carro pelo litoral fluminense. Conheça alguns!

1. Prainhas do Pontal do Atalaia – Arraial do Cabo

Definitivamente as Prainhas do Pontal do Atalaia são um dos grandes cartões postais de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos. As famosas escadarias que te levam até a praia já foram cenário de incontáveis fotos de turistas e a parada lá é quase que obrigatória.

Para chegar até lá, é necessário ir de carro ou de barco. No entanto, qualquer que seja sua opção, chegue cedo para garantir seu lugar, pois há umlimite de número de carros por dia.  No último verão, eu cheguei por volta de 6h20 e já estava lotado!

Praia de Arraial do Cabo
As praias de Arraial do Cabo recebem muitos visitantes nos fins de semana

Ah! Preste atenção também onde você coloca suas coisas, já que quando a maré sobe a praia acaba se dividindo em duas e talvez você esteja bem no meio dessa divisão.

Uma dica bem legal é observar o pôr do sol no topo da montanha que leva até as prainhas do Pontal do Atalaia, certamente será uma visão de tirar o fôlego!

Onde ficar: Boas opções de hospedagem na área são a Pousada Vista Turquesa e a Pousada Porto Praia. Para saber mais sobre os hotéis e pousadas com melhor custo x benefício na cidade, confira nosso post sobre onde ficar em Arraial do Cabo.


Leia também:

Dicas de Arraial do Cabo: como chegar, quando ir, passeios e dicas de viagem


2. Ferradurinha – Búzios

Pertinho da famosa Praia de Geribá temos a Praia da Ferradurinha, que apesar da proximidade da sua colega famosa, não costuma ser tão cheia. Embora sua faixa de areia seja bem pequena, Ferradurinha é uma praia muito gostosa para se passar o dia, ou pelo menos parte dele.

Por causa da proteção das rochas, a Ferradurinha não possui ondas. Dessa forma, ela é perfeita para quem está viajando com crianças. Além disso, quem gosta de praticar stand up paddle ou mergulhar, aqui é um dos lugares perfeitos para isso. O acesso até a Ferradurinha é feito a pé pelo canto esquerdo de Geribá e você pode deixar seu carro nas ruazinhas.

Onde ficar: Para se hospedar por lá existem diversas opções, mas devo avisar que as pousadas em Búzios costumam ser mais caras. Nossa primeira sugestão é a Praia da Ferradurinha Guest House e sua belíssima vista. Em seguida, a Pousada Luar de Geribá, perto do agito dessa praia tão famosa. E por fim a Chez Pitu Praia Hotel e todo seu luxo e requinte.

região dos lagos ferradurinha
A praia da Ferradurinha é uma das mais lindas!

3. Praia do Forte – Cabo Frio

Se Copacabana é a princesinha do mar na cidade do Rio de Janeiro, a Praia do Forte é a princesinha do mar na Região dos Lagos. Ela é considerada uma das praias urbanas mais bonitas e possui uma infraestrutura bem completa na sua orla, com hotéis, restaurantes, bares, lojas e muito mais!

Durante a alta temporada e feriados, se você acompanhar as notícias da Região dos Lagos, vai ver que a Praia do Forte fica lotada de turistas e moradores locais que querem curtir o sol sem precisar se deslocar até as praias mais desertas de Cabo Frio.

A vantagem da Praia do Forte é que se você está hospedado no centro de Cabro Frio você pode ir a pé até a praia e não precisa se preocupar com estacionamento. Sua ampla faixa de areia e a orla muito bem estruturada fazem da Praia do Forte uma das melhores da Região dos Lagos.

Onde ficar: Para se hospedar por lá nossas indicações são o Hotel Samba Cabo Frio, bem no centro, e o Malibu Palace Hotel. Além disso, é possível alugar vários apartamentos de temporada na Praia do Forte.

Para saber mais sobre os melhores hotéis, pousadas e regiões para se hospedar, confira nosso post sobre onde ficar em Cabo Frio.

praia do forte em cabo frio
A Praia do Forte é uma das mais famosas da Região dos Lagos.

4. Praia da Joana – Rio das Ostras

Emoldurada por costões de Pedra, a Praia da Joana é uma das pérolas de Rio das Ostras. Suas águas de um azul deslumbrante são bem calmas e ótimas para curtir, principalmente para famílias. A praia também é bastante procurada por quem gosta de pescar ou praticar mergulho.

Para quem busca tranquilidade e contato com a natureza a Praia da Joana é a melhor opção em Rio as Ostras. Não vá esperando uma grande infraestrutura por lá. Existem apenas alguns poucos quiosques, então se possível leve sua própria comida e bebida.

Onde ficar: Na Praia da Joana em si você não encontra hotéis ou pousadas, mas próximo a ela é possível reservar boas acomodações, como a Pousada do Marujo, que possui piscina e aquele ar praiano da Região dos Lagos. A Pousada Maresia Costa Azul possui uma excelente infraestrutura e a Rey das Ostras Pousada é super aconchegante.

região dos lagos rio das ostras
Apesar de menos conhecida, Rio das Ostras tem seu charme.

5. Praia da Vila – Saquarema

Sem dúvidas, a Praia da Vila é a queridinha dos surfistas na Região dos Lagos (RJ). Ela está entre os melhores pontos de surf do Brasil! Por estar próxima da parte central de Saquarema, ela é também a preferida dos moradores da cidade e dos turistas.

Assim como na Praia do Forte, de Cabo Frio, aqui na Praia da Vila você também encontra uma orla com diversos quiosques, que oferecem uma boa infraestrutura para quem visita a praia.

Onde ficar: Para quem quer ficar bem pertinho da areia, a Pousada Farol de Saquarema é uma boa opção e possui inclusive sauna para seus hóspedes. Um pouco mais afastada da Praia da Vila temos a Pousada Catavento com um bom custo benefício e ótima estrutura. Por fim, a Pousada das Garças, também próxima ao centro é uma ótima opção.

6. Praia Seca – Araruama

Dependendo da época em que você visita a Praia Seca, parece até que ela ainda não foi descoberta e você é a primeira pessoa por lá. Esse pedaço de paraíso quase que intocado é uma ótima opção de praia na Região dos Lagos para quem busca tranquilidade.

região dos lagos araruama
Araruama é pequenininha, mas super fofa!

Entre a Lagoa de Araruama e o mar, a Praia Seca tem opções para todos os gostos: para quem prefere águas mais calmas ou com ondas. Em algumas partes você encontra alguma estrutura para turistas, como quiosques na Praia do Pneu, mas a maior parte da faixa de areia é bem vazia e perfeita para uma caminhada no final da tarde.

Onde ficar: Entre as acomodações próximas você encontra a Pousada Paraíso do Sol, que conta com piscina e salão de jogos para os hóspedes. Outra opção é a Pousada Recanto Verde e Mar, com quartos bem espaçosos e com opção de quartos para famílias.

7. Praia de João Fernandes – Búzios

Com toda a certeza, a Praia de João Fernandes é uma das minhas praias favoritas em Búzios. Suas águas são calmas, mas também geladas e claras. São um convite para quem gosta de mergulhar ou praticar outros esportes aquáticos, como caiaque ou stand up paddle.

Ela tem excelente infraestrutura para turistas e possui diversos restaurantes que montam barracas na areia para te oferecer maior conforto.

Região dos Lagos (RJ): as 10 praias mais bonitas da região
A famosa e bela praia de João Fernandes!

Onde ficar: Opções de hospedagem na Praia de João Fernandes não faltam.  De frente para a praia e com muito luxo e requinte é a Pousada Praia João Fernandes. Por fim, uma última opção um pouco mais afastada, mas que dá para chegar à Praia João Fernandes a pé é a Pousada Sarata Ossos, bem pertinho da famosa Orla Bardot.


Que tal se hospedar de frente para o mar? Confira nossa lista com 10 hotéis em Búzios com vista para o mar.


8. Praia do Forno – Arraial do Cabo

A Praia do Forno é uma das mais bonitas da Região dos Lagos (RJ) e um dos atrativos imperdíveis para quem busca o que fazer em Arraial do Cabo. Para chegar até lá você deve ir por uma trilha (cerca de 15min) ou de barco. Tudo depende da sua disposição. Curtiu a ideia de fazer um passeio de barco? Confira nossas dicas para fazer um passeio de barco sem perrengues em Arraial do Cabo!

Assim como a maioria das praias da Região dos Lagos, a areia é muito fina e branca e a água em um tom de azul esverdeado incrível. Na Praia do Forno é muito comum a prática do mergulho e o stand up paddle. Mas chegue cedo, pois ela costuma ficar bem cheia.

Na Praia do Forno também não há pousadas, mas no centro e perto o início da trilha encontramos ótimas opções, como a Pousada Costa Dourada. A Pousada do Suiá é bem aconchegante também. Por fim, a Pousada Hotel Praia dos Anjos é bem completinha e vai te receber muito bem.

o que fazer em arraial do cabo vista2
Mirante da Cabocla: vista para a Praia do Forno e Praia dos Anjos

9. Lagoa do Japonês – Cabo Frio

Bem próximo do agito do centro de Cabo Frio encontramos esse refúgio conhecido como Ilha do Japonês. Um refúgio de água calmas e ainda bastante seleto que consta na nossa lista de 12 passeios imperdíveis em Cabo Frio.

Para chegar até o centro da ilha você pega um barquinho que custa 6,00. Ao chegar lá, você não vai encontrar nenhum tipo de quiosque, então não se esqueça de levar comida, bebida e barraca. Além disso, chegue cedo, pois a faixa de areia é bem pequena.

Entre as opções de hospedagem sugerimos a Pousada Laguna Beach, com estrutura simples, mas confortável. Já quem gosta mais de luxo e requinte as opções são o Hotel Boutique Recanto da Passagem e a Pousada Recanto da Passagem.

10. Praia José Gonçalves – Búzios

Para fechar com chave de ouro, uma das minhas praias na Região dos Lagos mais queridinha de todos os tempos! A José Gonçalves fica em uma reserva florestas e é tão escondida que poucos conhecem.

praias de buzios jose gonçalves
As lindas piscinas naturais de José Gonçalves.

A entrada fica na estrada de Búzios para Cabo Frio e é preciso atenção para não perder a entrada. Você segue por uma estrada asfaltada até a entrada do parque e depois segue por uma estrada de terra até a praia.

Chegando lá você encontra um refúgio praticamente exclusivo! A praia possui ondas, mas nada muito grande. Além disso, também existe um único quiosque que serve bebidas e porções. Sem dúvida essa é uma praia belíssima e vale a pena tirar um dia para ir até lá.

Não existem pousadas perto, então a sugestão é ficar em Búzios ou Cabo Frio e de lá tirar um dia para ir de carro até José Gonçalves.


Região dos Lagos: quantos dias ficar?

A Região dos Lagos (RJ) é tão bonita que o ideal seria ficar por lá o resto da vida! rsrs No entanto, como isso não é possível, minha sugestão é que você reserve pelo menos 1 semana para conhecer as praias que mencionei aqui. Porém, para quem é fã mesmo de praia pode ficar um mês inteiro, pois vão sobrar praias para você conhecer!

Lembre-se que a região é muito procurada por casais, famílias e jovens de todo o Estado do RJ para passar as férias de verão. Dessa forma, dependendo da época do ano, reserve sua acomodação com antecedência.

Ponta do Pai Vitório, em Búzios.
Um dos mirantes mais lindos da Região dos Lagos: a Ponta do Pai Vitório, em Búzios.

Região dos Lagos: roteiro

Conforme dissemos, dá para fazer um roteiro de um mês na Região dos Lagos, já que tem tanto lugar bonito para se conhecer. Mas para ajudar você a montar um roteiro de uma semana e conhecer os highlights do local, aqui vai nossa sugestão!

Vale lembrar que as cidades são bem próximas umas das outras, então você pode utilizar uma delas como base e fazer alguns bate-voltas. Separamos nosso roteiro em três bases diferentes para você aproveitar também um pouco da vida noturna dessas cidades. Vamos lá?

  • 1º dia – Búzios: Comece seu roteiro de 1 semana na Região dos Lagos pela cidade que foi colocada no mapa por Brigitte Bardot. Aproveite para passear pela Orla Bardot e ir caminhando até a praia de João Fernandes e curta o dia por lá. Você pode aproveitar para conhecer a Praia dos Ossos e a Praia Azeda no caminho. A noite, passeie pela badalada Rua das Pedras, mas lembre-se de usar calçados confortáveis, pois a rua é muito irregular e o salto não vai ser uma boa ideia.
  • 2º dia – Ferradurinha: Comece conhecendo Geribá e depois fuja para esse refúgio que indicamos aqui para você. À noite, experimente um crepe no Chez Michou e um sorvete na pequena Sorveteria Trento (em frente ao Shopping nº 1), pois eles fazem o melhor sorvete de Búzios!
  • 3º dia – José Gonçalves: Coloque as coisas no carro e vá conhecer a praia mais vazia de Búzios e uma das mais intocadas pelo homem. Como ela já é no caminho para Cabo Frio, quando sair da praia já vai estar a caminho do seu próximo destino.
  • 4º dia – Cabo Frio – Ilha do Japonês: Comece seu dia reabastecendo seu estoque de roupas de banho na famosa Rua dos Biquinis (eles têm preços incríveis) e em seguida vá conhecer a Ilha do Japonês. À noite vale aquele passeio pela orla da praia e tomar uma água de coco.
  • 5º dia – Cabo Frio – Praia do Forte: Dia de conhecer a praia mais famosa da Região dos Lagos. Se der tempo, fique a parte da manhã em Cabo Frio e depois do almoço dê um passeio por Rio das Ostras que fica pertinho.
  • 6º dia – Arraial do Cabo – Prainhas do Pontal do Atalaia: Chegue em Arraial pela manhã e não perca tempo! Corra para o Pontal do Atalaia e aproveita toda a beleza da região. À noite conheça o centro de Arraial e passeie pela orla.
  • 7º dia – Arraial do Cabo – Praia do Forno: Acorde cedinho para pegar o barco até a Praia do Forno. Os passeios geralmente param também na Praia do Farol e nas Prainhas. Curta bem o último dia de viagem e depois faça as malas para voltar para casa.
região dos lagos praia do forte
Cabo Frio vista de cima

Se você tiver mais tempo, vale a pena estender sua viagem até Araruama e Saquarema, outras duas cidades da Região dos Lagos.


Pronto para conhecer a Região dos Lagos, no Rio de Janeiro?

Depois de conhecer um pouco mais sobre essas maravilhosas praias na Região dos Lagos, tenho certeza de que você está animado para ir pessoalmente até lá, não é mesmo?

Se você ainda tiver alguma dúvida ou se já visitou essas praias e quer dar sua opinião, deixe seu comentário aqui embaixo! Boa viagem!


Continue o planejamento da sua viagem para a Região dos Lagos (RJ):

Praias de Búzios: guia completo com as melhores praias da cidade

O que fazer em Arraial do Cabo: TOP 10 passeios imperdíveis

Dicas de Cabo Frio: como chegar, quando ir, passeios e dicas de viagem

Quem escreve | @jenni_lemos
Jennifer
Jornalista, carioca e amante do Mundo, a coordenadora de conteúdo do Mala de Aventuras, é uma entusiasta do audiovisual, voluntária de ONG’s no Brasil e na África e fascinada em explorar diferentes culturas.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *