Há diversas maneiras de acumular milhas aéreas, entre elas, pelos programas de fidelidade. Eles te permitem ganhar milhas por cada compra que você faz em lojas conhecidas e presentes no nosso dia-a-dia. Nesse post, explicaremos como esses programas funcionam e daremos 5 dicas especiais. Além disso, vamos contar quais os segredos para acumular muitas milhas e viajar bastante.

O que são os programas de fidelidade?

São programas nos quais você se associa e acumula pontos ou milhas (cada site usa uma denominação mas no fim das contas é tudo a mesma coisa) ao fazer compras ou adquirir serviços de estabelecimentos parceiros. Os pontos acumulados podem ser trocados por passagens de avião, diárias de hospedagem ou até mesmo por produtos. Mas, como nosso objetivo é te ajudar a viajar mais usando milhas aéreas, então aqui vão algumas dicas para aproveitar esses programas de fidelidade.

Programas de fidelidade: 5 dicas imperdíveis para acumular mais milhas aéreas

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

#1 Se associe ao máximo de programas possíveis

Existem vários programas de fidelidade, entre eles a Multiplus, Dotz, Livelo, Smiles e Tudo Azul são os mais conhecidos e todos são gratuitos. Pode ser chato ter que se cadastrar em vários sites mas acredite, vale a pena!

Cada um desses sites tem uma infinidade de lojas parceiras e a vantagem de ser associado a mais de um programa é que você sempre conseguirá aproveitar. Por exemplo: você pretende comprar um livro, mas o programa ao qual é associado não tem nenhuma loja que venda esse livro. Nesse caso, você pode comprar sem ganhar pontos ou dar uma olhada nas lojas parceiras do outro programa.

O legal de ter vários cadastros é que você tem mais opções de lojas onde pode encontrar os produtos que precisa.

Veja também: Milhas aéreas: guia infalível para iniciantes

#2 Foque seus pontos em um lugar só

Embora ter vários cadastros seja bem útil pelos motivos que dissemos acima, ainda assim o ideal é focar em um programa que você goste mais. A vantagem disso é que você não corre o risco de ter uma quantidade pequena de pontos em vários programas e não alcançar a quantia necessária para pegar uma passagem aérea.

Como escolher o melhor programa?

Para decidir em qual programa de fidelidade focar, em primeiro lugar, leve em consideração se as lojas onde você sempre compra estão entre as parceiras.

Se você viaja com frequência também vale a pena ver se o programa é associado a alguma companhia. Por exemplo: A Multiplus é vinculada à Latam,  Smiles à Gol e o Tudo Azul à Azul. Se você tem alguma companhia que goste mais, já é um bom motivo para escolher o programa ao qual ela está vinculada.

Veja também: 15 maneiras de viajar o mundo e ser pago para isso

#3 Fique de olho nas promoções

Logo ao se cadastrar você irá perceber que cada loja tem uma quantidade de pontos por real gasto. Geralmente são entre 2 ou 3 pontos, o que é ótimo, principalmente se comparado à quantidade de pontos acumulados com o cartão de crédito, que costuma ser menos que isso.

Mas o segredo está em ficar de olho nas promoções, pois assim como as lojas normais, os programas de fidelidade também aproveitam as datas comemorativas do comércio.

Por exemplo, na Black Friday, muitas lojas estavam pontuando até 16 pontos por real gasto. Imagina só, você pode comprar algo super simples como um fone de ouvido de R$50 e acumular 500 pontos, quando em outro momento você receberia apenas 100.

Programas de fidelidade: 5 dicas imperdíveis para acumular mais milhas aéreas

Como saber dessas promoções?

Basta ficar de olho na sua caixa de e-mail, seguir as páginas dos programas de fidelidade nas redes sociais e, vez ou outra, acessar o site e ver se alguma promoção está rolando.

Para mim, isso já se tornou automático. Sempre que eu preciso fazer uma compra vou direto ao site do programa e só então começo a pesquisar os preços entre as lojas.

Veja também: 10 dicas imperdíveis para você juntar dinheiro para viajar

#4 Aproveite para ganhar bônus sempre que possível

Sabe essas promoções que falamos acima? Elas não rolam apenas para compras nas lojas parceiras, mas também para alguns serviços como a compra de pontos.

Pode acontecer de você quer pegar uma passagem, mas falta uma quantia pequena de pontos. Nesses casos, você tem a opção de comprar pontos para completar o valor. Claro que, se é uma viagem urgente, não dá para planejar muito, mas se você já tem em mente que quer viajar daqui a alguns meses, então é só ficar de olhos nas chances de ganhar bônus ou de pagar menos pelos pontos.

É bem frequente que esses programas façam promoções como: “Compre pontos e ganhe 100% de bônus”. Sim, é isso mesmo, você compra, por exemplo, 1.000 pontos e leva 2.000. Também é comum encontrar pontos com 50% de desconto. A questão é que para aproveitar essas vantagens é importante ficar atento.

Quando eu já sei que pretendo viajar e encontro uma promoção dessa já compro logo alguns pontinhos, e com calma, vou alcançando o valor que preciso para minha passagem aérea.

Programas de fidelidade: 5 dicas imperdíveis para acumular mais milhas aéreas

Se você deixar para ver isso muito perto da viagem, é provável que não dê tempo de aproveitar esses bônus ou descontos, pois eles acontecem poucas vezes no mês ou em datas especiais como dia dos namorados, natal, dia das mães, etc.

Veja também: 10 dicas imperdíveis para viajar o mundo de graça

#5 Cartão de crédito dos programas de fidelidade

Acumular milhas usando o cartão de crédito do seu banco é a forma mais tradicional e conhecida, mas o que poucos sabem é que os programas de fidelidade oferecem seus próprios cartões de crédito também.

Como saber se é vantagem?

Se você já possui um cartão de crédito, a primeira coisa a observar é a quantidade de pontos que acumula atualmente. Dá para saber isso facilmente ligando para o banco, caso não venha escrito na fatura do cartão. Pode ser que o cartão de crédito do programa de fidelidade te ofereça mais pontos do que o vinculado ao seu banco. Esse é um ponto positivo.

Também é bom olhar a anuidade e ver em qual você irá gastar mais. Geralmente os cartões dos bancos são mais caros.

Por fim, e mais importante, está a vantagem da transferência automática dos pontos, coisa que não acontece nos cartões dos bancos. Por exemplo, quando você acumula com um cartão de crédito do programa de fidelidade, todo mês, ao pagar a fatura os seus pontos vão para a sua conta no programa. Não é necessário ligar para solicitar nada, é tudo rápido e simples. Já no caso dos cartões dos bancos é preciso ligar para o atendimento e informar que quer transferir os seus pontos para o programa de fidelidade.

Embora esse também seja um processo simples, o ponto negativo é que há uma quantidade mínima para essa transferência e isso varia de banco para banco. Então, vamos supor que você queira uma passagem e faltam apenas 1.000 pontos. Por mais que haja essa quantia acumulada no seu cartão de crédito, o banco não vai permitir que você transfira para o programa de fidelidade, pois é muito pouco. Geralmente as transferências são a partir de 5.000 pontos.

Nesse caso seus pontos acabam ficando “presos” até que você tenha a quantidade para transferir. Bem chato, não?

Programas de fidelidade: 5 dicas imperdíveis para acumular mais milhas aéreas

Então, quando o assunto é cartão de crédito, há prós e contras mas, sem dúvidas, vale a pena dar uma comparada entre as opções oferecidas pelo banco e as dos programas de fidelidade e decidir qual atende as suas necessidades.


Agora você já sabe o principal para entender bem os programas de fidelidade, basta seguir nossas dicas e, bem antes do que você imagina, estará viajando por ai sem gastar um centavo com a sua passagem aérea.


Agora que você já sabe tudo sobre milhas aéreas, que tal planejar a sua próxima viagem?

Os melhores destinos para viajar em 2019

Como utilizar o Pinterest para planejar a sua próxima viagem

Organize a sua viagem!


Programas de fidelidade: 5 dicas imperdíveis para acumular mais milhas aéreas

Quem escreve | @maladeaventuras
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

1 resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *