De uns anos pra cá, aumentou bastante o número de restaurantes no Rio sem opções de carnes no cardápio, mas que valorizam uma comida saborosa, bem servida e bonita. Se você é vegetariano, vegano ou apenas faz questão de um prato bem colorido, confira nesse post uma lista com 12 ótimas opções de restaurantes vegetarianos no Rio de Janeiro.

Restaurantes Vegetarianos no Rio de Janeiro

A gastronomia é uma das partes boas de visitar novos lugares e explorar as cidades, não é mesmo? Seja pra quem está passeando ou para quem mora nela. Nós listamos aqui os melhores restaurantes vegetarianos no Rio de Janeiro. São opções de lugares super gostosos, com pratos lindos de ver e de comer!

#1 Org Bistrô

Comandado pela incrível chef Tati Lund, nutricionista e apresentadora do Comida.Org, do GNT, o Org Bistrô tem um cardápio 100% orgânico, integral, sazonal e local. Além dos pratos serem LINDOS, tem opções pra todos os gostos: comidinhas para beliscar, saladas, sanduíches. Vale destacar a feijoada de sexta e o famoso bolo da alegria. Para se ter uma ideia, os sanduíches saem na faixa de 30 reais e os sucos por 15.

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

 

View this post on Instagram

 

A post shared by .Org ? Cozinha Consciente (@orgbistro) on

O cardápio você encontra no site do Org Bistrô, e os pratos especiais de cada dia costumam aparecer no Instagram. O restaurante ainda tem uma lojinha que vende chocolates, vinhos, queijos de cabra e chás (tudo orgânico, claro!). Ah, e o ambiente é uma delícia, com uma decoração super fofa, aconchegante e colorida!

O Org Bistrô fica na Barra da Tijuca. Para chegar, o metrô Jardim Oceânico ajuda, mas é preciso pegar um ônibus ou uber/taxi, porque é um pouco distante para fazer caminhando. É possível chegar de ônibus, porque algumas linhas passam lá perto. Você pode ver qual é a melhor pra você pelo Moovit.

Endereço: Av. Olegário Maciel, 175 – loja G – Barra da Tijuca
Funcionamento: De segunda a quarta, de 12h às 20h, com pausa às terças, de 16h30 às 18h. De quinta a sábado, de 12h às 22h.

#2 Espaço Pura Vida

Outra ótima opção de restaurantes vegetarianos no Rio fica na Barra! Além da saborosa (e linda) comida, o Espaço Pura Vida é super legal porque aluga caiaques e SUP, além de oferecer passeio até as Ilhas Tijucas.

Veja também: Um passeio pouco conhecido no Rio de Janeiro: travessia de SUP para as Ilhas Tijucas

O Pura Vida tem cardápio vegano, com opções de sanduíches, lanchinhos, açaí, sucos, sobremesas e refeições. De terça a sexta, eles servem um prato executivo do dia, com suco e bolo, tudo por 35 reais. O cardápio com os preços você vê aqui.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Espaço Pura Vida (@espacopuravida) on

O restaurante fica na Barrinha, então o ideal é ir de carro ou de ônibus, embora sejam poucas as opções de linhas que passam por lá.

Endereço: Rua Maria Luiza Pitanga, 163 – Barra da Tijuca
Funcionamento: de terça e quarta, de 12h às 16h. Quinta e sexta, de 9h às 16. Sábados, domingos e feriados, de 9h às 17h.


Se você está passeando pelo Rio, nós indicamos alugar um carro, pois assim você tem mobilidade para visitar essas áreas mais distantes mas que são imperdíveis. Nossa dica é usar o site da RentCars, já que eles pesquisam entre as melhores locadoras e oferecem o melhor preço.


#3 Caminho do mar

Se você veio atrás dos melhores restaurantes vegetarianos no Rio de Janeiro, aqui vai uma opção imperdível e super diferente: o Caminho do Mar. Num lugar para quem ama natureza, cheio de árvores em volta, eles servem almoços com entrada e prato principal durante o dia, e de noite pizzas e hambúrgueres. Outra boa notícia é que para os veganos o Caminho do Mar não tem erro: o cardápio inteiro é feito sem qualquer ingrediente de origem animal.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Caminho Do Mar (@caminhodomarvegan) on

Ele fica bem mais distante, na Estrada do Pontal. É uma boa para os dias em que você der um pulo nas praias da zona oeste, como Grumari,  Secreto, Macumba e Prainha. Para chegar lá, é mais prático se você estiver de carro, já que é bem complicado chegar de transporte público.

Veja também: Guia completo das praias do Rio!

Endereço: Estrada do Pontal, 3091 – Recreio
Funcionamento: Almoço: de quarta a segunda, de 12h às 17h. Lanches: de quarta a domingo, de 18h às 23h.

#4 Gaia Art & Café

Localizado no Leme, o Gaia Art & Café é uma ótima opção pra quem gosta de cultura e boa comida, claro. Além de refeições, o restaurante também serve lanches vegetarianos e veganos ao som de uma música que é uma verdadeira atração no local! Aos domingos às vezes rola até chorinho.

O Gaia está bem pertinho da praia do Leme, então fica a dica pra quando bater aquela vontade de esticar a praia para um almoço ou lanche. Durante a semana, dá pra pedir o menu executivo, com prato principal, sopa e salada por 32 reais. O cardápio semanal entra sempre no Instagram. Outra dica de lá é que o café vale super a pena!

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Restaurante Veggie/Vegan? (@gaiaartecafe) on

O acesso pode ser feito pela estação de metrô Cardeal Arcoverde. A caminhada de 1,5km nem é muita coisa, ainda mais se você for pela praia aproveitando o clima do calçadão do lugar mais turístico da cidade.

Endereço: Rua Gustavo Sampaio, 323 – Loja A – Leme
Funcionamento: de terça a sexta, de 12h às 22h. Sábado e domingo, de 9h às 19h.

#5 Prana Vegetariano

O Prana é um dos queridinhos nessa lista dos melhores restaurantes vegetarianos no Rio de Janeiro. Ele também foi um dos pioneiros nessa tendência de vegetarianos descolados por aqui.

O Prana tem um menu de jantar e um de almoço. No almoço, os pratos saem por 38 reais. Aliás, vale lembrar que a feijoada de cogumelos é incrível! No jantar, os pratos ficam na faixa de 45, as entradas variam de 25 a 50 reais, e as sobremesas (que são simplesmente surreais de tão boas) vão de 15 a 30 reais. O cardápio com todas as opções e preços estão no site do Prana

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Prana Vegetariano ૐ☼☮ (@pranavegetariano) on

Para chegar lá, você pode ir de carro ou de ônibus. Nós sempre recomendamos aqui o Moovit para você ver qual trajeto é melhor se você optar por ir de transporte público. Pra quem pensa em fazer um passeio pela Lagoa Rodrigo de Freitas, o Prana fica na altura do clube Piraquê, então é super tranquilo de ir a pé se você estiver por lá.

Endereço: Rua Lopes Quintas, 37 – Jardim Botânico
Funcionamento: de segunda a sábado, de 12h às 16h e de 19h às 23h.

#6 Naturalie Bistrô

Também com uma pegada de gastronomia sazonal, o Naturalie Bistrô é um restaurante/café que fica localizado numa casinha super charmosa em Botafogo. Com um cardápio variado para almoço e lanches, é possível encontrar sem dificuldade opções ótimas veganas, além de pratos sem glúten e sem lactose.

Esse bistrô é um pouquinho mais gourmet, e os preços também são um pouco mais salgados. As entradas e sobremesas custam de 20 a 30 reais. Os pratos principais ficam na faixa de 40 reais. A comida, no entanto, não decepciona! A granola, de tão boa, dá pra comprar e potinhos e levar pra casa.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by naturalie | vegetariano (@onaturalie) on

O Naturalie é sem dúvidas um dos melhores restaurantes vegetarianos no Rio de Janeiro e fica no coração de Botafogo, então é bem fácil chegar lá de ônibus. A estação de metrô Botafogo também serve, mas é uma caminhada de 15 minutos até lá.

Endereço: Rua Visconde de Caravelas, 11 – Botafogo
Funcionamento: De segunda a sábado, de 11h30 às 16h.

#7 Refeitório Orgânico

Esse é um dos restaurantes vegetarianos no Rio bem mais simples que os outros que listamos até agora. No entanto, é um dos preferidos dos amantes de comida vegetariana, orgânica e fresca. Além do tempero incrível e da variedade dos pratos, o Refeitório Orgânico se destaca pelo custo benefício. O ambiente, com decoração toda rústica e zen, é uma delícia também.

Durante a semana, é possível pedir o prato do dia, super bem servido, por 25 reais. Dá também pedir meia porção pela metade do preço. Se você estiver indo sem se programar, o bobó de palmito e cogumelos é sempre uma boa surpresa no menu do dia.

Além disso, o restaurante oferece serviço de buffet, com muitas opções sensacionais. Durante a semana, o buffet custa 30 reais. Aos sábados e feriados, 36. O cardápio todo você encontra aqui.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Vegetarique (@vegetarique) on

É super fácil chegar ao Refeitório Orgânico. Basta sair da estação de metrô Botafogo, subir a Voluntários da Pátria, rua principal do bairro, por mais ou menos duas quadras, e virar à esquerda. Muitas linhas de ônibus passam pela Voluntários e pela São Clemente, então pode ser uma boa caso o metrô não atenda o lugar de onde você está saindo.

Endereço: Rua Dezenove de Fevereiro, 120 – Botafogo
Funcionamento: de segunda a sábado, de 11h às 16h.

#8 Vegana Chácara

Também em Botafogo está outro dos melhores restaurantes vegetarianos no Rio, no mesmo estilo do Refeitório Orgânico, a Vegana Chácara fica num cantinho bem escondido do bairro. O restaurante nem parece que fica no meio de um ponto tão movimentado – e bem caótico – da cidade! Trata-se de uma casa cheia de verde em volta, algo bem rústico e em contato com a natureza. Quase como se você estivesse almoçando no quintal de casa mesmo!

Pensadas pela chef Thina Izidoro, a comida é daquele tipo super caseiro, quase como comidinha feita pela avó, com duas opções veganas todos os dias. As sobremesas também são muito gostosas (o mousse de chocolate é unanimidade, aliás!). As refeições inteiras saem por 38 reais enquanto a meia custa 29. Além disso, é possível pedir porções separadas. Os valores e opções de pratos de cada dia da semana são regularmente postados no Instagram.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by veganachacaraoficial (@veganachacaraoficial) on


Para chegar, há linhas de ônibus que passam bem perto de lá. Outra opção é ir de metrô até a estação Botafogo e andar pouco mais de 1km. Basta subir a Rua Mena Barreto até virar à direita na Rua Real Grandeza. Virando à esquerda está a Hans Staden, uma ruazinha perpendicular.

Endereço: Rua Hans Staden, 30 – Botafogo
Funcionamento: de segunda a sexta, de 11h30 às 14h30.

#9 Veggie Govinda Sabor da Índia

Fora do eixo da zona sul carioca, o Govinda é uma ótima pedida vegetariana no centro do Rio. Com cardápio e decoração de inspiração indiana, a deliciosa – e apimentada! – comida de lá pode ser uma parada bem legal pra quem tá pelo centro e quer um almoço diferente.

Normalmente há duas opções de pratos para escolher dentro do menu que serve salada, prato principal, sobremesa e suco. O preço, pela boa comida e pelo menu completo, é de 35 reais, o que acaba sendo um valor bem justo.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Carol Aguiar (@carolinacaldasaguiar) on

Por ser no Centro, evite ir de carro pra não passar sufoco de trânsito ou de falta de ter onde estacionar. O modo mais prático de chegar é pelo metrô da Carioca. Basta andar pela Rua São José em direção à Praça XV e virar à esquerda na Rua Rodrigo Silva. Dependendo de onde você vier, linhas de ônibus da cidade toda passam lá bem pertinho. Basta checar no Moovit.

Endereço: Rua Rodrigo Silva, 6 – Centro
Funcionamento: de segunda a sexta, de 11h30 às 15h30.

#10 Bardana

Essa é uma opção também menos sofisticada, mas excelente pra quem busca por restaurantes vegetarianos no Rio com ótimo custo benefício, bem no Centro da Cidade Maravilhosa. O Bardana funciona desde 2002 e tem como proposta principal uma alimentação saudável e equilibrada.

Mesmo pra quem não é vegano ou vegetariano, a comida é realmente digna de muitos elogios. Cada dia da semana o restaurante oferece um menu, com pratos como feijoada, sopas, saladas, opções lactovegetariana e por aí vai. Se você estiver pensando em ir, pode dar uma olhada nos cardápios do dia pelo site ou pelo Instagram. Além da variedade, o preço é um ponto positivo: é possível almoçar por lá, com prato principal e bebida, por cerca de 25 reais.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Bardana Cozinha Natural (@bardananatural) on

Para chegar, a estação de metrô mais próxima é a Cinelândia. De lá, basta andar pouco menos de 10 minutos pela Rua Santa Luiza até a Praça Ana Amélia. Outra opção é ir de ônibus, já que o restaurante fica num sobrado bem próximo ao terminal Castelo. De novo: não se esqueça de que carro não é prático pra quem vai ao centro.

Endereço: Praça Ana Amélia, 9, sobreloja – Centro
Funcionamento: de segunda a sexta, de 11h às 15h30.

Está curtindo essa matéria sobre restaurantes vegetarianos no Rio?!
Veja também: Explorando o Rio de Janeiro como um local: Urca e Centro

#11 Tempeh

Ainda no Centro, sem dúvida o Tempeh é um achado! Também seguindo o mesmo estilo de comida mais simples e com ótimo preço, é um restaurante que se destaca pela variedade do cardápio, além de ser um queridinho entre os vegetarianos cariocas.

O esquema é de self service de comida caseira vegetariana, com o valor do quilo na faixa de 45 reais. As opções de cada dia ficam disponíveis sempre no site. Com certeza é um dos melhores restaurantes vegetarianos no Rio de Janeiro para se almoçar na região. O ambiente também é super caseiro e calmo, mesmo estando num dos lugares de maior movimento do Centro do Rio.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Diego e Josy (@contadecasal) on

Na Primeiro de Março, bem próximo à Rua do Ouvidor, o Tempeh além de tudo é bem localizado porque é simples de chegar. É possível ir de metrô, descer na Uruguaiana, e ir pela Rua da Alfândega em direção à Praça XV até a Primeiro de Março, virando à direita. Pra quem vai de ônibus, linhas da cidade toda chegam até lá.

Endereço: Rua Primeiro de Março, 24 – Sobreloja – Centro
Funcionamento: De segunda a sexta, de 11h às 15h30.

#12 Teva

O Teva, esse cantinho em Ipanema se intitula como um “bar de vegetais” e faz jus ao apelido. O que o torna de fato um dos melhores restaurantes vegetarianos no Rio de Janeiro são os seus excelentes drinks e petiscos no menu, tudo sem qualquer tipo de proteína animal. Pra se ter uma ideia da delícia que são os drinks, o gim kakau chá leva gim, licor Frangélico, hibisco, kombucha, espuma de mel de cacau e cumaru. Demais, né?

As entradas, ótimas pra beliscar, custam entre 25 e 40 reais (destaque pro carpaccio de cogumelos e pro momo, um pastel nepalês cozido no vapor!). Os pratos principais saem na faixa de 50. As sobremesas saem por cerca de 35 reais. Os drinks, ponto alto do bar, ficam por 30 reais (pra quem não é fã de drinks, o Teva também tem opções bem legais de vinhos orgânicos!).

O Teva é um dos restaurantes vegetarianos no Rio que fica bem pertinho do metrô Jardim de Alah. Basta sair da estação e andar pela Visconde de Pirajá, virando à esquerda na Henrique Dumont.

Endereço: Rua Henrique Dumont, 110 – Loja B – Ipanema
Funcionamento: De terça a quinta, de 12h às 16 e de 18h a 00h. Sexta e sábado, de 12h a 1h. Domingo, de 12h às 22h.


Essas foram nossas dicas de restaurantes vegetarianos no Rio que frequentamos e adoramos. Se tiver mais sugestões só deixar aqui nos comentários que nós vamos adorar =)


Você não pode deixar de ver:

9 restaurantes descolados em São Paulo

Conheça Santa Teresa: charme, arte e boêmia no Rio de Janeiro

10 lugares com um café da manhã de dar água na boca no Rio de Janeiro

Como planejar um passeio ao Cristo Redentor no Rio de Janeiro


 


 

Quem escreve | @gaiavani
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *