A cidade de Salta, Argentina, é uma das províncias do norte argentino que vem ganhando o coração dos turistas! Isso porque sua região é repleta de paisagens e beleza natural deslumbrantes. Em Salta, você encontrará montanhas coloridas, lagos d Está planejando uma viagem para Salta, na Argentina, e não sabe por onde começar? Confira esse post e encontre onde se hospedar, onde comer e o que fazer por lá.

Salta, Argentina

Famosa por sua arquitetura colonial, Salta foi apelidada de Salta, la Linda por seus atrativos e sua importância turística na região. De acordo com os estudiosos, a palavra salta é produto de uma deformação da palavra aimará (os indígenas originários de lá) sagta, que significa la hermosa, e assim surgiu “Salta, a formosa” ou “linda”, como se diz atualmente.

Eu, que sou de uma cidade histórica e belíssima como Petrópolis, confesso que achei Salta uma cidade bem normal. Mas ela é muito importante para os argentinos e tem seu valor histórico, com prédios antigos e imponentes, é prato cheio para quem gosta de arquitetura.

Dica: ao chegar na cidade, visite o Centro de Visitantes – localizado na Rua Buenos Aires, 93 – bem pertinho da praça central. Lá você vai encontrar todos os mapas que precisar e ainda pode pedir dicas e tirar dúvidas com o pessoal.

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

Outra sugestão é utilizar Salta como cidade base para fazer os passeios da região. Diariamente, tem tours e expedições saindo da cidade em direção a Cafayate, Salinas Grandes, Purmamarca e diversos outros destinos próximos. A empresa Incañan pode ser uma boa opção, conheci a dona e ela foi muito simpática e solícita.

Contatos Incañan: incananturismo@hotmail.com | +54 0387 154154517

Veja também: 7 lugares imperdíveis para conhecer em Jujuy, na Argentina


Onde fica Salta (Argentina)

A cidade fica a 1.466km ao noroeste de Buenos Aires, ou seja, bem pertinho da fronteira com o Chile e faz parte da Cordilheira dos Andes. Por conta da sua localização, ela acaba sendo rota para quem vem de viagem da Bolívia, da Patagônia, do Atacama e de Buenos Aires.

Salta: como chegar, onde se hospedar, onde comer e o que fazer


Como chegar em Salta (Argentina)

Saindo do Brasil, você pode viajar de avião até o Aeroporto Internacional de Salta Martín Miguel de Güemes (SAL), porém não há voos direto para lá. Como as escalas são, na maioria das vezes, em Buenos Aires, esse acaba sendo um ótimo destino para visitar durante uma viagem longa por várias cidades argentinas (ou por outras na América do Sul).

Roadtrip: aluguel de carro na Argentina

Também é possível chegar na cidade de Salta de carro. Essa foi a maneira que escolhemos por ser mais prática e nos dar mais autonomia para escolher horários, passeios e lugares. Outra vantagem dessa opção de viagem é que é a melhor forma de circular pela região. Assim, você tem a comodidade de visitar outras cidades sem preocupação. Nesse caso sugerimos visitar San Salvador de Jujuy, como nós fizemos. Foi uma viagem incrível, valeu muito a pena.


Nós usamos e indicamos o site Rentcars para aluguel de veículos, já que eles fazem um compilado das opções das maiores locadoras e te oferecem o melhor preço.


Veja também: Norte Argentino: Roadtrip por Cafayate, Quebrada de las Flechas e Quebrada de las Conchas

De ônibus

Também é possível chegar em Salta de ônibus. Tanto a rodoviária, quanto o aeroporto ficam a cerca de 7km de distância do centro, então é bem fácil de se locomover.

Como ir de Buenos Aires para Salta

De Buenos Aires para Salta de ônibus é uma viagem bem longa, que dura 20hs e pelo custo-benefício vale bem mais a pena fazer esse trajeto de avião, já que as passagens custam basicamente o mesmo (se compradas com antecedência). Os valores ficam em uma média de ARS3500.

O caminho mais legal é já sair do norte argentino em direção a Salta. Por exemplo, de San Salvador de Jujuy para Salta, são cerca de 3hs de viagem de ônibus, por ARS300. Para ver as opções de ônibus você pode usar o site Plataforma 10.


Onde se hospedar em Salta (Argentina)

Kkala Boutique Hotel

O Kkala Boutique Hotel é uma opção excelente em Salta para quem busca conforto e requinte. Eu me hospedei lá por 1 noite e fiquei encantada com a cordialidade da equipe, a decoração única e o café da manhã delicioso. A definição do Kkala é conforto.

O hotel fica a cerca de 5 minutos de carro do centro de Salta, ou alguns quarteirões andando. O bairro é mais residencial, o que confere tranquilidade e calmaria e uma vizinhança agradável. Além disso, há comércio próximo, como alguns bares e restaurantes. Em termos de localização, é excelente.

Salta: como chegar, onde se hospedar, onde comer e o que fazer

Quarto do Hotel Kkala em Salta
Hotel Kkala, em Salta

O Hotel Las Moras fica um pouco mais afastado, em uma cidade vizinha a Salta chamada San Lorenzo. Se você está de carro, isso não é problema algum e vale a pena fazer essa viagem de cerca de 15 minutos até o centro de Salta. O hotel tem uma atmosfera super agradável de casa de veraneio.

Quarto do Hotel Las Moras
Hotel Las Moras

Salta: como chegar, onde se hospedar, onde comer e o que fazer


Hotel Salta

Se você é daqueles viajantes que gosta de conhecer e se aprofundar na história do local, vai curtir se hospedar no Hotel Salta. Ele está localizado em um edifício neoclássico tombado como patrimônio histórico, no centro de Salta, em frente à Praça 9 de Julho. Ou seja, perto de tudo.

Além de quartos aconchegantes e de decoração rústica, quem optar pelo Hotel Salta, poderá desfrutar de um lindo jardim com piscina, além de spa e academia. O restaurante oferece uma grande variedade de pratos internacionais, enquanto o bar serve bebidas e lanches típicos da Argentina.

Captura-de-Tela-2018-10-19-às-21


Ayres de Salta

Situado na região do centro histórico de Salta, o elegante Hotel Ayres de Salta fica a apenas três quadras da praça 9 de Julho. Possui uma incrível cobertura com vista panorâmica para a cidade e os Andes!

Falando um pouco de decoração, a do Ayres de Salta se mistura entre antiguinha e moderna. Os quartos são equipados com tv a cabo e Wi-Fi gratuito.

Além disso, é possível desfrutar da piscina e de espreguiçadeiras no terraço. Que tal relaxar enquanto contempla toda a beleza da natureza do Norte Argentino? Essa cobertura com certeza entrou para a nossa lista de hotéis-desejo quando voltarmos à Salta! Detalhe importante para quem está fazendo roadtrip: o estacionamento é gratuito!

Captura-de-Tela-2018-10-19-às-21


Solar De La Plaza

Salta é uma cidade cheia de heranças coloniais e isso dá para notar bem vivo nas cores e formas das decorações interiores e exteriores dos hotéis. Se você ama essa pegada mais antiga, com certeza o Solar De La Plaza vai te conquistar. Simplesmente é uma antiga mansão neo-colonial (de 1950) que se tornou um hotel 4 estrelas elegante e bastante aconchegante.

Pelo que vi nas fotos, as acomodações são lindas, com decoração típica dos antigos casarões, mas com um toque de modernidade. Cada quarto conta com uma super banheira, com várias amenidades de banho: muito bom para relaxar após um dia inteiro dirigindo!

Se você estiver com em Salta com um tempinho de sobra, vale a pena reservar um período do dia para aproveitar o que o hotel oferece de mais legal. Como piscina, academia e um campo de golfe para quem curte a prática desse esporte. E também o Lobby Lounge Bar do hotel, que pode servir você em um dos belíssimos jardins internos ou nas varandas térreas. Uma delícia de lugar!

Captura-de-Tela-2018-10-19-às-21


O que fazer em Salta (Argentina)

Além das várias opções que daremos aqui, você também pode aproveitar para fazer um tour guiado por Salta (ou pelos arredores).

Uma sugestão bem legal é fazer um walking tour rapidinho por Salta. Nós indicamos o que tem duração de 4hs e passa pelos principais pontos no centrinho de Salta.


Reserve aqui o seu walking tour por Salta


1. MAAM

O Museo Arqueológico Alta Montanha nasceu do desejo do Governo da Prov. de Salta de proteger, estudar e divulgar a constatação dos “Niños de Llullaillaco”, uma das mais importantes descobertas arqueológicas do últimos anos. Estas três múmias de crianças foram encontrados congelados em Março de 1999  no cume do vulcão Llullaillaco, a 6.700m de altura. E com eles, 146 objetos que fazem a sua enxoval. Os estudos dizem que eles viveram há mais de 500 anos atrás, durante o auge do estado Inca, pouco antes da chegada dos espanhóis.

obra do Museo Arqueológico Alta Montanha
Museo Arqueológico Alta Montanha

2. Teleférico San Bernardo

Com cerca de 8 minutos de duração a viagem de teleférico até o Cerro San Bernardo é bastante agradável. Funcionando diariamente, das 10 às 19:45, dizem que o por do sol de lá é bem bonito, mas eu só peguei dias nublados na cidade. E se você está com vontade de fazer algum exercício, suba até o topo de teleférico e desça as escadas (1.021 degraus no total).

Vista do alto do Teleferico San Bernardo
Teleférico San Bernardo
Salta: como chegar, onde se hospedar, onde comer e o que fazer
Juntos esperando o Teleférico San Bernardo

3. Feira Artesanal

Todos os domingos de 10h às 21h rola uma feirinha na Calle Balcarce. Lá você vai encontrar diversas coles, sabores, ritmos e aromas. Além de artesanato típico, rola música e espetáculos para crianças e adultos.

4. Tren a las Nubes

Essa é uma das atrações principais de Salta. É um trem que parte de uma altura de 1200m de altitude e alcança 4500m percorrendo o interior da província de Salta. Há viagens partindo três vezes na semana, passando por pequenos povoados, lindas paisagens andinas e o famoso Viaducto La Polvorilla. Saiba mais aqui.

5. Peñas folclóricas

As peñas são uma mistura de restaurante com espetáculos culturais regionais. A Rua Balcarce é um dos locais mais visitados de Salta, isso porque quando chega a noite e as luzes se acendem, ela se enche de cor e música. Lá você vai poder provar a culinária salteña, como assados com boas carnes, empanadas, tamales e tortillas.

6. Centro histórico

Toda a região que circunda a Plaza 9 de Julio é muito rica historicamente, com prédios antigos, igrejas e monumentos. É legal caminhar pela cidade com um mapa na mão e conhecer seus cantinhos e segredos.

Vista da praça 9 de julho em Salta
Plaza Nove de Julio em Salta
Interior da igreja no Centro Histórico de Salta
Igreja no Centro Histórico de Salta

Onde comer em Salta (Argentina)

Peña Aruma

Vou começar falando onde NÃO comer. Tive a experiência mais infeliz da minha vida em termos de restaurante lá na cidade de Salta, experiência essa que eu espero que vocês nunca tenham na vida.

As peñas são restaurantes típicos da cidade e muito famosos entre os turistas. Elas são restaurantes onde você vai encontrar comida típica, além de apresentações de dança e música da região. Apesar de achar muito turístico demais, especialmente com aqueles preços que são para turista, que não denotam a qualidade do local, resolvi dar uma chance e fui na rua chamada La Balcarce, onde encontram-se diversos restaurantes desse estilo, e escolhi no uni-duni-tê qual seria o restaurante para fechar nossa viagem, já que era nossa última noite.

Foi assim, na sorte, que escolhemos o Aruma. Escolhemos um vinho regional, até aí mil maravilhas. Em seguida escolhemos os pratos, um coelho, um ensopado de llama e um outro, todos típicos de Salta. O coelho chegou, bem seco, mas ok. O segundo chegou, sem tempero, mas ok. O terceiro chegou, e aí veio o problema. Ao me servir, vi algo como uma larva, sim, uma LARVA. Pedi até para o Jean conferir também porque eu não estava acreditando.

O que se passou a seguir não durou 5 minutos, mas foi um horror. O garçom logo retirou o prato, pedimos a conta e ele trouxe-a prontamente, estava tudo lá, menos o prato que eu não havia consumidor porque tinha uma LARVA. De tão enojada que eu tava, pedi para reverem a conta, pois era um descuido enorme deles não darem um bom desconto ou até nos isentar da conta por um absurdo como esse. Sabe o que ouvi da gerente do restaurante? “Quem disse que não foram vocês que colocaram a larva aí só para não pagar a conta?” Aaah, vá para o lugar que te merece né. Ainda tive que ouvir desaforo.

Infelizmente eu não tive a brilhante ideia de tirar uma foto na hora que eu tinha a larva na minha frente, mas anotem aí: atendimento nota zero, comida nota zero, ambiente nota zero. Se forem a Salta, não comam lá de jeito nenhum!!!

Ok, aviso dado, tem alguns restaurantes que vocês podem ir sem problemas e que terão boas experiências.

Dona Salta

Localizado pertinho da Praça 9 de Julio, o Restaurante Dona Salta foi muito bem recomendado pelos locais. Eu adoraria ter ouvido seus conselhos e ter escolhido este ao invés do infeliz Aruma. Dizem que as empanadas são especialmente deliciosas.

Endereço: Rua Córdoba 46, Salta, Argentina

Aniceto Bar & Grill

Essa foi nossa melhor experiência gastronômica em Salta. Próximo ao hotel em que nos hospedamos, o Kkala Boutique Hotel, nós pedimos um tornedor com tiras de bacon crocantes, batatas e molho de mostarda. Hmmmm! Só de lembrar me dá água na boca! Além disso o ambiente é super descolado e o atendimento é excelente.

Endereço: Rua Aniceto 4400, Latorre 3, Salta, Argentina

Interior do Aniceto Bar & Grill
Aniceto Bar & Grill
Mesas no interior do Aniceto Bar & Grill
Aniceto Bar & Grill
Prato do Aniceto Bar & Grill
Meu pedido no Aniceto Bar & Grill

La Casona del Molino 

Este é outro restaurante que nos recomendaram. Para quem está em busca de comida típica, este com certeza é uma boa pedida.

Endereço: Rua Luis Burela 1, Salta, Argentina

Adelina

Esse restaurante tem um ambiente delicioso, com mesas na calçada e fica com uma iluminação linda a noite. O cardápio é bem variado mas o forte mesmo são as opções de carnes. O atendimento é super elogiado por praticamente todos os clientes e o preço é super justo.

Endereço: Balcarce 802, Salta, Argentina

Aires Caseros

Essa é outra sugestão para colocar na lista de onde comer em Salta. O Ares Caseros é super bem localizado, perto da Praça 9 de Julho. O ambiente é agradável e embora seja simples, tem aquele clima super gostoso. O atendimento é nota 10, a comida sai rapidinho e é deliciosa. Só elogios!

Endereço: Rua Buenos Aires 11, Salta, Argentina


Dicas Extra para viagem À Salta, Argentina

Como alugar um carro na Argentina

– Como mencionei acima, alugamos o carro no site RentCars e funcionou super bem! Fizemos a comparação de preços entre as locadoras no site e alugamos por lá mesmo. Rápido e prático!

– Saindo de Salta, sempre que encontrar um posto de gasolina, encha o tanque, pois não se sabe quando vai encontrar outro.

– O ideal é andar com dinheiro em espécie por lá (pesos argentinos), pois não vimos muitas casas de câmbio e bancos para sacar dinheiro. Salta não tem esse problema, mas todas as outras cidadezinhas por onde você passar, sim.

– Caso você não se sinta muito a vontade de viajar de carro por lá ou não seja possível fazer a viagem desta maneira, você pode encontrar passeios saindo de Salta diariamente com este percurso que dá para fazer em um dia. Geralmente o passeio sai bem cedo de Salta, passa por San Antonio de los Cobres, Salinas Grandes e Purmamarca, voltando para Salta no anoitecer.


Chip internacional para celular na Argentina

Te desafio a viajar para a Argentina sem chip de celular com internet. Impossível, né? Hoje em dia fica difícil, já que a internet nos ajudar demais nas nossas viagens. Além de avisar a família que está tudo certo, compartilhar fotos no Instagram, estar com internet a todo momento facilita muito a vida dos viajantes para se localizar, fazer alguma busca rápida sobre o destino, abrir o número da reserva e etc.

Para isso, nós indicamos o chip da Yes Brasil que você encontra no viajeconectado.com.br. Oferece internet a partir do 4G de qualidade e nós usamos sempre nas nossas viagens! Afinal, não adianta viajar com chip que não funciona. Os chips da Yes Brasil nunca nos decepcionam!


Compre aqui o seu chip da Yes Brasil. Use o cupom MALADEAVENTURAS para 10% de desconto.


Seguro Viagem para a Argentina

Você já sofreu algum imprevisto em suas viagens que afetou sua saúde e bem estar? Olha, se ainda não, que ótimo! Mas se sim, eu suponho que você tenha feito um bom seguro viagem, como a gente aqui sempre faz! Nada melhor que viajar com a segurança em dia. E a gente só consegue se sentir assim quando viajamos com o seguro viagem da SegurosPromo FECHADO! E olha só o desconto que a gente conseguiu para quem fecha a cotação aqui com o Mala de Aventuras!


Clique aqui e faça agora mesmo a sua cotação com a SegurosPromo.
Use o cupom MALADEAVENTURAS para 5% de desconto.


Pretende estender a viagem pela Argentina? Então dá uma olhada em outros posts desse destino:

O que conhecer na Quebrada de Humahuaca: Maimará, Tilcara e o Hornocal

Purmamarca: como chegar, onde se hospedar, o que fazer e dicas para a sua viagem

Conheça Salinas Grandes: o deserto de sal da Argentina


 

Quem escreve | @gaiavani
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *