Suas nascentes cristalinas, suas cachoeiras, grutas e cavernas de perder o fôlego e sua estrutura turística impecável são o combo perfeito para tornar este um dos melhores destinos de ecoturismo do Brasil. E se você está planejando sua viagem para este lugarzinho especial, vem comigo montar seu roteiro por Bonito!

Recentemente visitamos este destino sul-mato-grossense pela primeira vez e ele se mostrou tão fantástico quanto nós o tínhamos pintado em nosso imaginário. E olha, a gente voltaria outras tantas vezes, porque sabemos que ainda tem muitos cantinhos para explorarmos por lá. Afinal de contas, Bonito tem uma estrutura turística realmente impressionante!

Para você ter uma ideia de como a região de Bonito é uma jóia no ecoturismo nacional, o local conta com mais de 50 atrativos, entre grutas, cachoeiras, rios de águas cristalinas que podem ser desbravados em flutuações, stand up paddle ou caiaques, passeios de bicicleta, trilhas, boia cross, passeios de quadriciclo, cavalgadas, rapel e mergulhos em rios e lagoas. Isso sem falar nos balneários, ideais para quem busca um turismo mais relax.

lagoa misteriosa bonito MS
A visibilidade da Lagoa Misteriosa é incrível!

Foram 5 dias em Bonito com direito a quase 1.000km de estrada que levaram a lugares de perder o fôlego. E se você quer saber o que fazer, onde se hospedar e qual é a melhor maneira de se locomover por lá, continue sua leitura para encontrar dicas preciosas para a sua viagem.

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!


Dicas para você montar o seu roteiro por Bonito

Antes de mais nada, compartilho aqui algumas dicas que eu gostaria de ter lido antes de planejar meu roteiro por Bonito:

Como chegar em Bonito?

Apesar de pequena, Bonito tem aeroporto e conta com vôos diretos de São Paulo. E esta é, sem dúvidas, a melhor forma de chegar em Bonito.

Outra opção é viajar até Campo Grande, alugar um carro por lá e seguir viagem de 300km até Bonito. Nós levamos cerca de 4h até lá.

Dica: vá pela BR060 até Nioaque e depois siga pela MS419. Não recomendamos a MS178 + BR262. Essa estrada tem MUITO caminhão e não é muito boa de dirigir com carro de passeio.

Como se locomover em Bonito?

Todos os passeios em Bonito ficam em fazendas nos arredores da cidade. Isso significa que você vai precisar se deslocar diariamente para ir até as flutuações, cachoeiras e demais atrativos. E para estes trajetos você tem duas opções:

  • contratar um transfer para cada passeio que você for fazer
  • alugar um carro para ter mais mobilidade e poder fazer os passeios com calma.
como chegar em Bonito MS
O aluguel de um carro é imprescindível para os passeios em Bonito

Nós optamos pela segunda opção, pois gostamos dessa flexibilidade que o carro oferece. De todo modo, recomendo que você faça ambas as cotações e avalie o que faz mais sentido para a sua viagem. Dependendo do número de pessoas no seu grupo pode ser mais interessante alugar um carro, ou talvez o transfer fique mais atraente.


Falando em viagem de carro, a nossa dica de ouro é alugar o seu carro com a Localiza. A locadora possui a maior frota do Brasil e tem mais de 47 anos de experiência no setor. Você pode fazer a sua reserva online, de forma prática, rápida e segura. É só clicar aqui para ir direto para o site da Localiza.

E a maior locadora do Brasil oferece algumas vantagens para os seus clientes:

> Parcelamento em até 10x sem juros;
> Assistência 24h;
> Programa Fidelidade: suas diárias valem pontos para você trocar mais pra frente por novas diárias gratuitas!


Quero reservar o meu carro com antecedência com a Localiza


Onde se hospedar em Bonito?

Bonito tem uma estrutura turística excelente. Isso significa que há diversas opções de hotéis para todos os gostos e bolsos. Aqui vai nossa seleção de hotéis em Bonito para facilitar o planejamento da sua viagem:

onde ficar em bonito ms
Hotel da Praça. Foto: divulgação Booking.
  • O Hotel da Praça é uma das melhores opções no quesito localização. Ele fica na rua principal de Bonito, mais precisamente, na praça principal da cidade, o que te permite sair para jantar e fazer compras sem depender de carro e deslocamento.
  • Já o Zagaia Eco Resort é perfeito para quem gosta de hotéis que oferecem conforto e requinte. Ele tem uma pegada rústico chic que a gente adora!
  • Por fim, o Marruá Hotel é uma boa opção para quem quer economizar. Já que Bonito é um destino famoso por ser meio caro, talvez seja uma boa escolher uma acomodação mais em conta para não pesar no orçamento.

Aproveite para conferir nossa seleção completa de pousadas em Bonito.


Preciso contratar uma agência em Bonito?

Antes de planejar essa viagem para Bonito eu não fazia ideia de que eu deveria organizar tudo através de uma agência e, preferencialmente, com certa antecedência. Depois de alguma pesquisa, entendi que não só era importante essa conversa com uma agência local, como também era imprescindível.

roteiro bonito MS
É obrigatório fechar seus passeios em Bonito através de uma agência local.

A partir daí, fiz uma busca pelas melhores opções e encontrei a Bonito Way. O atendimento deles foi excelente e eles nos auxiliaram a montar o roteiro do jeitinho que a gente queria, ajustando aqui e ali para que a gente conseguisse fazer uma viagem memorável.

Ou seja, se você está procurando uma agência, recomendo entrar em contato com a Bonito Way pelo whatsapp abaixo. Ah! E se você falar que é leitor do Mala de Aventuras tem 5% de desconto*!

 Agendar passeio!
*Exceto para o Abismo Anhumas e a Gruta do Lago Azul.

Roteiro Bonito: o que fazer em 5 dias em Bonito

Agora vamos ao que interessa! Nosso roteiro de 5 dias em Bonito incluiu os highlights da cidade, incluindo as melhores flutuações, grutas, cachoeiras e mergulhos. Portanto, se você não tiver muito tempo e quiser conhecer o melhor de Bonito, recomendo seguir este roteiro à risca.

Contudo, a cidade tem muuuuita coisa incrível para ver e fazer. Se você tiver mais alguns dias de férias disponíveis, acho que super vale estender a viagem por mais 3 ou 4 dias.

mochila de ataque columbia
A trilha da cachoeira Boca da Onça foi uma bela surpresa! A cada parada uma queda d’água mais linda que a outra!

Compartilho abaixo como foi o nosso roteiro dia a dia. E ao final do post, compartilho também sugestões para roteiros de 7 e 10 dias em Bonito!

  • Dia 01: Barra do Sucuri OU Rio Sucuri (flutuação)
  • Dia 02: Aquário Natural + Gruta do Lago Azul + Gruta de São Miguel (flutuação + grutas)
  • Dia 03: Rio da Prata + Lagoa Misteriosa + Buraco das Araras (flutuação  + contemplação)
  • Dia 04: Abismo Anhumas + Projeto Jiboia (rapel + mergulho ou flutuação)
  • Dia 05: Boca da Onça Ecotour (cachoeiras)

Leitura recomendada:

Flutuação em Bonito: como é o passeio de flutuação e qual escolher


Dia 01: Barra do Sucuri

Chegamos em Bonito logo antes do almoço e fomos direto para a nossa primeira flutuação! Estávamos tão animadas para conhecer as belas nascentes de Bonito que nem fizemos check-in no hotel e fomos com mala e tudo direto para a Barra do Sucuri. rsrs

flutuação na barra do sucuri
Prontas para a flutuação na Barra do Sucuri!

Eles fornecem todos os equipamentos necessários para o passeio, incluindo a roupa de neoprene, sapatilha e snorkel.  Além disso, tem um barquinho que vai de apoio durante todo o trajeto.

A água tem temperatura agradável e essa flutuação é a favor da correnteza, o que torna o passeio muito agradável e contemplativo. Não é necessário saber nadar.

Dica: o melhor horário para esta e as demais flutuações é entre 10h e 13h para que você pegue sol incidente na água, deixando-a mais translúcida e com uma cor mais vibrante. Mas não se preocupe se não der para fazer suas flutuações nesta janela de horário. A transparência da água é surreal a qualquer hora do dia!

Dia 02: Gruta do Lago Azul + Gruta de São Miguel + Aquário Natural

Dia de conhecer as duas grutas mais famosas da região: a Gruta do Lago Azul e a Gruta de São Miguel. Ambos os passeios são adequados para todas as idades e são um verdadeiro mergulho na espeleologia.

melhores passeios bonito MS
Olha a cor da Gruta do Lago Azul!!!

Enquanto a primeira impressiona por seu tom de azul profundo, a segunda tem espeleotemas incríveis e inusitados. E o mais legal é que há um guia que nos acompanha e vai contando diversas curiosidades pelo caminho!

Como mencionei acima, nosso roteiro em Bonito incluía algumas flutuações! E não poderíamos deixar o Aquário Natural de fora. O nome faz jus ao local, que conta com muuuitos peixinhos e uma visibilidade impressionante. São 800m de flutuação até o encontro dos rios Formoso e Formosinho.

E o mais legal é que a estrutura do local é perfeita para passar o dia todo. Há piscina, restaurante, vestiários e um lago para contemplação onde avistamos jacarés tomando sol. E ainda tem um local de proteção e recuperação de animais silvestres, onde pudemos ver um tamanduá bandeira resgatado recentemente.

aquario natural bonito
A visibilidade da água é incrível!

Dia 03: Rio da Prata + Lagoa Misteriosa + Buraco das Araras

Um dos dias mais esperados do nosso roteiro! O combo Rio da Prata e Lagoa Misteriosa é imbatível. Ambos ficam na mesma fazenda e são perfeitamente combinados em um dia de passeio. Neste caso, recomendo pegar um dos primeiros horários para a flutuação, de modo a não chegar muito tarde na Lagoa Misteriosa para o mergulho.

Aliás, QUE mergulho! A sensação que tive ao mergulhar em águas tão transparentes sobre um abismo foi como se eu estivesse voando. E o mais legal é que este mergulho pode ser de batismo. Ou seja, se você não tiver certificado, ainda assim poderá ter essa experiência.

Mergulho na Lagoa Misteriosa
Mergulho na Lagoa Misteriosa

E eu não poderia deixar de citar o delicioso almoço de fazenda que estava nos aguardando entre as atividades. O doce de leite que tinha de sobremesa era tão gostoso que até trouxemos um de lembrança para casa.

Pra fechar o dia, o pôr do sol no Buraco das Araras é simplesmente perfeito! Vê-las de pertinho é mágico! E como fica pertinho dali, vale super a pena incluir neste dia do roteiro.


Confira em detalhes como foi a nossa experiência na Lagoa Misteriosa: 

Lagoa Misteriosa em Bonito: como é o passeio? Fazer a flutuação ou o mergulho?


Dia 04: Abismo Anhumas + Projeto Jiboia

Quando a gente achou que não tinha como se surpreender, veio o Abismo Anhumas! Ele é famoso por ser o passeio mais caro de Bonito. Mas olha, aqui vai um conselho de amiga, não deixe esse passeio de fora do seu roteiro. Ele é simplesmente fantástico!

o que fazer em bonito ms
Apesar do preço salgado, o Abismo Anhuma é simplesmente o passeio mais fantástico de Bonito e não pode ficar de fora do seu roteiro.

Nosso quarto dia de roteiro em Bonito começou cedinho! Pegamos o carro e fomos em direção à maior aventura da viagem: um rapel de +70m de altura, seguido de um mergulho até 18m de profundidade e um passeio de bote com biólogo especializado em cavernas. Demais né?

Até ano passado o rapel era na mão mesmo e muita gente levava até 1 hora para subir de volta. Desde agosto/20 eles implementaram um rapel elétrico e super rápido que nos leva até a plataforma flutuante que recebe os turistas lá dentro da caverna. Achei realmente incrível toda a estrutura do local e todas as pessoas envolvidas no processo.

Ao chegar lá embaixo, havia um vestiário para nos trocarmos e colocarmos a roupa de neoprene. Vale saber: para este mergulho é obrigatório o certificado Open Water e, caso você não tenha, é possível fazer flutuação. Ambos são incríveis!!

mergulho no abismo anhumas
Para mergulhadores certificados, é possível encontrar a ossada de um tamanduá bandeira a 18m de profundidade!

Tiramos o restante do dia para descansar, porque o nosso roteiro por Bonito estava muito intenso! Saímos apenas à noite para visitar o Projeto Jiboia, um projeto de educação ambiental que é um misto de comédia em pé com informações realmente interessantes sobre o universo das serpentes.

Vale saber: ficamos super na dúvida se valeria a pena ou não ir neste show. E depois de ouvir o Henrique por cerca de 1h30 eu realmente acho um ótimo passeio para quem busca o que fazer em Bonito à noite.

Dia 05: Boca da Onça Ecotour

Dia de despedida de Bonito! Fomos até Bodoquena, cidade vizinha, para conhecer o circuito de cachoeiras da Fazenda Boca da Onça. Há duas opções de roteiro, uma subindo e outra descendo +800 degraus. Recomendo o circuito descendo, porque haja fôlego para subir isso tudo! rsrs

Cachoeira Boca da Onça Ecotour
Cachoeira Boca da Onça. Foto de drone by @gaiavani

A Trilha Adventure tem pouco mais de 2km e passa por ao menos 7 pontos para banho. Além da belíssima Cachoeira Boca da Onça, nossa outra parada preferida foi o Buraco do Macaco. Visto de cima, ele nem é tão impressionante assim. Ao passar pela entrada da cachoeira, nos deparamos com algo parecido com um cenote mexicano! Água azulzinha e aquela abertura circular para o céu.

Ao retornar para a sede da fazenda, havia um almocinho delicioso nos esperando! Tudo muuuito gostoso! E assim fechamos a viagem. Voltamos para casa com aquele gostinho de quero mais! Esperamos poder voltar em breve para Bonito para conhecer outros cantinhos incríveis da região!

melhores passeios em bonito
Olha que lugar lindo para dar um mergulho!

Outros passeios para incluir no seu roteiro por Bonito

Agora que você já sabe todos os detalhes do nosso roteiro por Bonito, aqui vão mais algumas sugestões de atrativos que você pode incluir no seu roteiro caso tenha mais dias disponíveis!

Lembrando que a Bonito Way pode te ajudar com o planejamento do seu roteiro! Portanto, super recomendo entrar em contato com eles via WhatsApp para tirar as dúvidas e já garantir os atrativos que você mais quer visitar.

 Agendar passeio!

Estância Mimosa

Esta é uma alternativa para quem curte cachoeiras e não quer ir tão longe para curtir um dia de passeio. A Estância Mimosa fica a apenas 24km de Bonito e inclui uma trilha de 2.800m metros (ida e volta) com 10 cachoeiras, sendo 9 disponíveis para banho. É possível também fazer cavalgadas no local.

Balneário do Sol

Área de lazer deliciosa para famílias! O atrativo conta com restaurante, lanchonete, vestiários, churrasqueira e piscina natural. Ou seja, dá para passar o dia inteiro lá curtindo as diferentes opções de atividades e ainda desfrutando da estrutura do local.

Boia Cross Cabanas

Para os mais aventureiros, uma atividade imperdível para incluir no roteiro é o boia cross pelo Rio Formoso! O percurso conta com três cachoeiras e três corredeiras ao longo de 1.200m. E há sempre a presença de condutore.

roteiro de 5 dias em bonito ms
Foto do Boia Cross Cabanas

Cachoeiras Serra da Bodoquena

Localizado a 70 km da cidade de Bonito, na cidade vizinha de Bodoquena, as Cachoeiras Serra da Bodoquena ficam em uma região considerada portal de entrada para o Pantanal. Ou seja, pode ter certeza que encontrará uma natureza exuberante e diversos pontos para mergulho durante o circuito feito a pé, com direito a uma descida de bote pelo leito do Rio Betione.

Praia da Figueira

Mais um balneário super gostoso para curtir em família! A Praia da Figueira tem uma praia de areia branca e uma lagoa de 60.000 m². E eles adoram dizer que possuem em suas dependências a maior tirolesa de Bonito (que vem inclusa no ingresso ao balneário).


Roteiro Bonito: opções para 05, 07 ou 10 dias de viagem

Agora que você conferiu cada dia do nosso roteiro de 05 dias por Bonito, aqui vão sugestões para incrementá-lo com alguns dias a mais:

Roteiro Bonito 5 dias

  • Dia 01: Barra do Sucuri OU Rio Sucuri (flutuação)
  • Dia 02: Aquário Natural + Gruta do Lago Azul + Gruta de São Miguel (flutuação + grutas)
  • Dia 03: Rio da Prata + Lagoa Misteriosa + Buraco das Araras (flutuação  + contemplação)
  • Dia 04: Abismo Anhumas + Projeto Jiboia (rapel + mergulho ou flutuação)
  • Dia 05: Boca da Onça Ecotour (cachoeiras)
boca da onça ecotour
Buraco do Macaco: nossa parada preferida no Boca da Onça Ecotour

Roteiro Bonito 7 dias

  • Dia 01: Barra do Sucuri OU Rio Sucuri (flutuação)
  • Dia 02: Boca da Onça Ecotour (cachoeiras)
  • Dia 03: Aquário Natural + Gruta do Lago Azul + Gruta de São Miguel (flutuação + grutas)
  • Dia 04: Balneário do Sol (balneário / descanso)
  • Dia 05: Abismo Anhumas + Projeto Jiboia (rapel + mergulho ou flutuação)
  • Dia 06: Rio da Prata + Lagoa Misteriosa + Buraco das Araras (flutuação  + contemplação)
  • Dia 07: Estância Mimosa (cachoeiras + cavalgada)

Roteiro Bonito 10 dias

  • Dia 01: Barra do Sucuri OU Rio Sucuri (flutuação)
  • Dia 02: Boca da Onça Ecotour (cachoeiras)
  • Dia 03: Aquário Natural + Gruta do Lago Azul + Gruta de São Miguel (flutuação + grutas)
  • Dia 04: Balneário do Sol (balneário / descanso)
  • Dia 05: Abismo Anhumas + Projeto Jiboia (rapel + mergulho ou flutuação)
  • Dia 06: Rio da Prata + Lagoa Misteriosa + Buraco das Araras (flutuação  + contemplação)
  • Dia 07: Estância Mimosa (cachoeiras + cavalgada)
  • Dia 08: Boia Cross e Quadriciclo no Hotel Cabanas (aventura)
  • Dia 09: Cachoeiras Serra da Bodoquena (cachoeiras)
  • Dia 10: Praia da Figueira (balneário / descanso)
picoles delicias do cerrado
Dica: não deixe de provar os picolés de frutas típicas da região! A gente encontrou em diversos locais da cidade e sempre experimentávamos sabores diferentes.

Roteiro Bonito + Pantanal

Por fim, não poderíamos deixar de citar este roteiro super procurado pelos turistas que visitam o Mato Grosso do Sul: Bonito + Pantanal.

O Pantanal é considerado Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, além de ser a maior planície inundada do planeta abrangendo uma área de 230 mil km². Ou seja, é um destino e tanto para incluir em uma roteiro por Bonito!

Portanto, se você tem de 10 a 15 dias de férias, recomendo ler este artigo do Blog Viajei Bonito com todos os detalhes de sua viagem pelo Pantanal Sul.


Pronto para montar seu Roteiro por Bonito?

Tenho certeza que agora você poderá planejar o seu roteiro por Bonito com muito mais facilidade! E se ficou qualquer dúvida, deixe um comentário abaixo. Será um prazer ajudá-lo (a)! =)


Leitura recomendada:

Ecoturismo no Brasil: os 25 melhores destinos nacionais para os amantes da natureza

Parques Nacionais do Brasil: os 25 parques imperdíveis para quem ama natureza


Nota: Os serviços da Bonito Way foram uma parceria. Contudo, as opiniões aqui expressas representam a nossa livre opinião e foram baseadas em nossa experiência nos locais.

Quem escreve | @gaiavani
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Aluguel de Carro!
    locação de carro
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *