Está planejando uma viagem para Cancun e não sabe por onde começar ou acha que lá é um lugar só de praia e tequila? Então esse post vai te ajudar muito a se planejar e a montar um verdadeiro e digno roteiro para Cancun. Além de praias e bebidas, Cancun tem muito para oferecer, com passeios imperdíveis, monumentos históricos, cultura e gastronomia fora de série.

Das maravilhosas praias azuis turquesa, á ruínas Mayas. Dos incríveis parques aquáticos, aos templos e pirâmides. E das ilhas paradisíacas que podem ser conhecidas em um bate-volta de um dia, á uma calçada repleta de vida noturna (digna de Vegas). Tudo isso com muita diversão, baixo custo e de quebra ainda conhecer uma das 10 maravilhas do mundo moderno.

Então se você quer saber mais sobre Cancun, fica ligadinho nesse post, que está recheado de ótimas dicas. Motivos não irão faltar para você querer conhecer um pouco mais dessa terra cheia de surpresas, povo amigável e com tantos atrativos interessantes. Vamos começar?

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!


Por que viajar para Cancun

Podemos dizer que Cancun é um destino para todos os tipos de viagem. É muito procurado para ser o lugar da lua de mel de muitos casais e é destino também de muitas famílias que saem de férias. Fazer uma viagem entre amigos para Cancun também é uma boa pedida, já que o lugar é bastante animado e tem uma vida noturna bem famosa.

Isso tudo porque o destino tem uma incrível estrutura de seus hotéis e resorts e uma infraestrutura turística de se aplaudir. Cancun é uma cidade que vai te surpreender em muitos pontos, inclusive nos seus atrativos. A cultura e história do lugar é muito rica e cheia de coisas para se aprender, sem falar da natureza quase intocada que instiga a vontade de explorar cada cantinho.

roteiro cancun
Dá uma olhada nesse paraíso!

Roteiro Cancun: quando ir?

Cancun faz calor o ano inteiro, mas dezembro e janeiro são considerados os meses de alta temporada. Nos meses de fevereiro a maio seria a melhor época para viajar a Cancun, pois é quando há pouco risco de dias chuvosos.

Se você é jovem e gosta de fazer amizades fácil, março é o melhor mês para isso, pois é quando tem o Spring Break na América do Norte, ou seja, as férias de primavera, que inclusive foi a época que eu fui. A cidade fica cheia de universitários tirando um recesso curto dos estudos.

Meados de agosto a outubro é a época menos indicada para a viagem, pois é quando tem mais índices de tempestades tropicais. Portanto tente planejar a sua viagem de novembro a julho. São os meses ideais para você aproveitar totalmente a sua viagem.


Roteiro Cancun: onde se hospedar?

Estar bem localizado em Cancun significa facilitar a vida e aproveitar mais da cidade. Então, para facilitar o entendimento e ajudar a ficar próximo dos pontos turísticos vamos separar as dicas em 2 cidades: Cancun e Playa del Carmen.

Num geral, em Cancun é fácil de se locomover, mas prefira a zona hoteleira e central, onde você vai conseguir fazer muitas das coisas a pé. Já em Playa Del Carmen, prefira pegar hotéis próximos a 5ª Avenida, que é uma ótima localização e de fácil acesso a mercados restaurantes, bares e afins.

O que predomina em Cancun são os resorts all inclusive, ou seja, onde tudo está incluído no preço da diária, como alimentação, serviços etc. Duas sugestões de resorts desse tipo e com bom custo benefício em Cancun, são: Gran Fiesta Americana Coral Beach e o Reflect Cancun Resort & Spa.

roteiro cancun hotel
Este é o Gran Fiesta Americana, que fica super bem localizado de frente para praia.

O Gran Fiesta é o típico resort 5 estrelas, bem localizado, com comida excelente, conforto máximo, mas com bom custo benefício que podemos falar. Enquanto o Reflect Cancun é um pouquinho mais simples, mas mantendo todas as qualidades do anterior, com a diferença que esse fica localizado num trecho da praia onde as águas são mais calmas e sem onda.

Já em Playa Del Carmen, os resorts all inclusive continuam em evidência. E as nossas sugestões para uma estadia plena e confortável, são: Paradisus La Esmeralda e Royal Service at Paradisus La Perla.

O Royal Service é dito como um dos melhores all inclusive da região e ainda fica localizado bem no meio do centro e das melhores praias. Já o Paradisus La Esmeralda é um pouco mais simples, mas oferece uma vista incrível do Mar do Caribe e da Ilha de Cozumel. E um ponto importante é que a comida e os serviços de ambos são super bem avaliados pelos hóspedes.

roteiro cancun la esmeralda
O La Esmeralda é outro resort maravilhoso all inclusive com bom custo benefício.

Leia também: Lugares para viajar na Páscoa: 10 destinos incríveis (nacionais e internacionais)


Roteiro Cancun: o que fazer?

Aqui vamos indicar as principais atrações turísticas, também listando o que não deixar de fazer na cidade. Assim podemos te ajudar a decidir o seu roteiro para Cancun e os passeios que melhor combina com seu estilo de viagem. Não esqueça que quanto antes você fizer as reservas dos passeios desejados, mais você economiza e não corre risco de não conseguir realizá-los. Então para saber, é só continuar lendo!


1. Cancun – Centro e Praias

Cancun em si é o lugar ideal para quem quer relaxar e apenas ficar nas praias e aproveitando dos resorts. A praia central é a Delfines e é a mais querida entre os visitantes, muito pela beleza natural do local.

O máximo de passeio diferente ali na região de Cancun é conhecer o centrinho que é um charme e possui várias opções de restaurantes, bares e festas badaladas. É perfeito para quem gosta de sair à noite. Cancun também possui um famoso letreiro colorido que mostra que você chegou à cidade. É onde os turistas gostam de parar para tirar fotos e registrar a sua passagem pela cidade.

roteiro cancun
O famoso letreiro de Cancun!

2. Cancun – Resort All Inclusive

Como já falamos, os resorts all inclusive são também parte das atrações de Cancun. Muitos turistas baseiam suas viagens em apenas irem para as praias e ficarem curtindo de todos os benefícios e serviços dos resorts.

Além de poder comer à vontade em vários restaurantes dentro do complexo hoteleiro que você escolheu, você ainda poderá ter acesso a vários atendimentos como spa, aulas, e espetáculos artísticos.

É importante apenas verificar se o resort que você escolheu inclui exatamente todos esses serviços. A comida é obrigatória estar incluída, mas é importante dar uma checada nas outras coisas para garantir que você terá o máximo do all inclusive disponível durante a sua viagem.


3. Isla Mujeres

Se fosse para escolher uma frase para definir essa ilha, seria “50 tons de azul”. A beleza desse lugar é indescritível! As águas calmas e cristalinas e o belo visual já podem ser observados desde o transporte escolhido para chegar até lá.

O jeito mais fácil de se chegar é pegando uma balsa de 20 minutos, que sai de vários pontos da zona hoteleira. Algumas pessoas deixam de conhecer a Ilha por achar que será a mesma coisa do que as praias de Cancun, mas acredite, é ainda melhor!

Uma das praias da ilha já foi considerada a melhor praia do mundo! É um cenário quase de oásis, completamente imperdível! A ilha é super compacta e é fácil de se conhecer em um dia de passeio. Não deixe de ir, garanto que você não vai se arrepender. Clique aqui para ver o passeio de cruzeiro completo com almoço e bebidas inclusas.

cancun praias isla mujeres
A belíssima Isla Mujeres!

4. Playa Del Carmen

Essa cidade foi a que mais me encantou, não só porque fica mais próximo do restante das melhores atrações da Riviera Maya, como porque ela é daquele tipo de cidade praiana: pequena, toda charmosa com calçadas cheia de lojinhas convidativas (melhor lugar para comprar souvenirs).

Playa del Carmen também conta com uma rua repleta de vida noturna, a famosa 5ª Avenida do México. Ela é recheada de bares, restaurantes e festas incríveis. Vale muito a pena ficar uns dias hospedados também em Playa del Carmen, se possível. Se não der para ficar uns dias por lá, não deixe de ao menos visitar.

roteiro cancun playa del carmen
O centrinho charmoso e cheio de lojinhas de Playa del Carmen.

5. Coco Bongo

E falando em vida noturna, está aí mais uma atração que não pode faltar no seu roteiro. Se você gosta de dançar e se divertir, Coco Bongo é o lugar. Uma casa noturna com uma vibe um pouco diferente do que estamos acostumados de balada.

Além de oferecer músicas e jogos de luzes para os amantes de dança, ele tem vários espetáculos, onde os artistas fazem um completo show de imitações. Temos desde o rei Michael Jackson a rainha do pop Madonna.

Até a nossa tradicional bossa nova aparece por lá, mas claro que com um toque carnavalesco. Quer coisa melhor? Costumo dizer que não é uma balada convencional e sim uma experiência incrível que você não pode deixar de conferir e de incluir no seu roteiro para Cancun. Clique aqui para ver as entradas para o Coco Bongo!

roteiro cancun bebida
No Coco Bongo é só muita música, festa e diversão!

6. Chichén Itzá (Pirâmide)

Como deixar de citar a famosa Pirâmide Maya, que se tornou destaque turístico por ser umas das 7 novas maravilhas do mundo moderno? As Pirâmides do México são um ponto de total imersão de cultura, com arquiteturas impressionantes.

São inúmeras pirâmides, mas as principais são a Chichén-Itzé, Tulum, Cobá e Ek-Balam. A maior pirâmide é a Chichén-Itzá e você consegue fazer um passeio de um dia inteiro e ainda incluir uma passagem pela cidade vizinha, a chamada Valladolid. Clique aqui para reservar um tour guiado por Chichén-Itzá, passando por Valladolid e Ik Kil, um dos principais cenotes da região.

roteiro cancun chichen
A tradicional Chichén-Itzá, que você não pode deixar de conhecer.

7. Tulum e Cenotes

Já imaginou visitar ruinas com vistas para o mar? As ruínas de Tulum são exatamente assim. O município Tulum está a apenas uma hora de Playa del Carmen, a duas horas de Cancun e faz parte da Riviera Maya.

No mesmo dia dá para incluir mais cenotes, que são cavidades naturais ou grutas, onde a água é límpida e cristalina. Se sua ideia é ter uma experiência diferente, que dificilmente veria no Brasil, essa experiência é a ideal. Para se ter uma ideia são dezenas de cenotes e seria preciso uma viagem mais longa e até mesmo reservada, para conseguir conhecer todos.

Esses lugares são ideais para mergulho ou para apenas admirar o trabalho da mãe natureza e sentir a energia do lugar. E tudo isso é possível de encontrar em Tulum, por isso, super recomendamos a sua ida até esse paraíso.

tulum roteiro cancun
Um dos cenotes de tulum!

8. Praias da Riviera Maya

Praia é o que não irá faltar nesse roteiro de Cancun, mas que tal incluir também algumas das mais bonitas da região da Riviera? Playa Paraíso, Akumal e Xpu-Há são algumas delas e as três ficam próximas das ruínas de Tulum. Uma ótima dica é que a praia de Akumal é perfeita para ver tartarugas marinhas num mergulho de snorkel. Então aproveite que estará em Cancun para visitar e conhecer logo todas as praias possíveis da região e que são algumas das mais bonitas do mundo!


9. Parques Aquáticos – Xcaret e Museu Subaquático de Cancun

Posso dizer que México é um dos lugares com os melhores parques aquáticos que já fui. São tantas opções e atrações que fica até difícil de escolher qual ir. Caso tenha tempo, sugiro que vá em todos para explorar. Caso não seja essa sua realidade, vamos te ajudar a escolher os melhores.

Os mais legais são os Xcaret e o Museu Subaquático de Cancun. E cada um deles tem um diferencial. Se você procura conhecer um pouco da cultura mexicana e fazer vários passeios diferentes como exploração de selva por passagens secretas, nado em rios subterrâneos, trilhas e muito mais, o Xcaret é perfeito! Além de ter também muitos espetáculos durante o dia. Clique aqui para adquirir as suas entradas para o parque!

Já o Museu Subaquático de Cancun, é o grande deslumbre. Pensa em visitar um museu de verdade, com várias obras e esculturas artísticas, só que no fundo do mar. Sim, é literalmente debaixo d’água, mais precisamente de 3m a 6m de profundidade!

Também chamado de MUSA, ele é localizado mais perto de Cancun e teve a sua inauguração em 2009 e, desde então, vem recebendo cerca de 1 milhão de visitantes todos os anos. Para visitar o Museu, você tem duas opções: saber nadar e utilizar snorkel (o que é uma experiência fenomenal) ou utilizar um barco com fundo de vidro para visitar a instalação subaquática. Não deixe de ir!


10. Cozumel

A Ilha de Cozumel é conhecida por receber muitos cruzeiros que partem de Miami ou Orlando. Então praticamente a ilha oferece atividades rápidas como mergulhos e snorkel, a parte sul tem uns mirantes e a vista do farol Celarain. Também é possível fazer o aluguel de carrinhos de golf e se divertir por lá aprendendo um pouco do esporte.

cancun roteiro
A visibilidade em Cozumel é perfeita para mergulho!

Veja também: Roteiro Flórida: o melhor da Flórida em 7, 10 ou 15 dias de viagem


Roteiro Cancun: sugestões para 5, 7 e 10 dias

Para facilitar ainda mais a sua vida na hora de montar o roteiro, nós vamos te ajudar dando algumas sugestões de roteiros para 5, 7 ou 10 dias de viagem por Cancun, para você poder se basear e se inspirar.

Uma boa sugestão é dividir sua viagem em duas partes para facilitar o deslocamento: Cancun e Playa del Carmen. Comece por Cancun, que é onde o aeroporto fica mais próximo. Curta as praias por uns dias, o centrinho e aproveite para fazer um bate-volta para Isla Mujeres. Depois dedique os outros dias para mais perto de Playa Del Carmen, que é onde o restante das atrações se encontram.

roteiro cancun
Que tal mergulhar em um cenote?

Roteiro Cancun: 5 dias

  • Dia 1: Praias de Cancun
  • Dia 2: Isla Mujeres
  • Dia 3: Playa del Carmen + Chichén-Itzá
  • Dia 4: Parque Aquático
  • Dia 5: Ruínas de Tulum + Akumal

Na minha opinião, 5 dias é bem pouco para conhecer com calma tudo, mas dá para selecionar alguns dos melhores passeios. Em um roteiro de 5 dias por Cancun, você pode passar duas noites na cidade, uma para aproveitar as praias e conhecer o centro e a outra para fazer o passeio para Isla Mujeres.

No terceiro dia você já pode seguir para Playa del Carmen e fazer o passeio para a Pirâmide Chichén-Itzá. O quarto dia você pode reservar para escolher algum parque aquático para visitar e por fim, no quinto dia, fazer um tour nas ruínas de Tulum e quem sabe, se der tempo, ainda incluir alguma praia como a Praia Akumal.

roteiro cancun mar
A água clarinha de Cancun faz qualquer turista se apaixonar!

Roteiro Cancun: 7 dias

  • Dia 1: Praias de Cancun
  • Dia 2: Isla Mujeres
  • Dia 3: Praias de Cancun + Museu Subaquático de Cancun + Coco Bongo
  • Dia 4: Playa del Carmen + Chichén-Itzá
  • Dia 5: Parque Aquático
  • Dia 6: Ruínas de Tulum + Cenotes
  • Dia 7: Praias da Riviera Maya

Com 7 dias de viagem, você terá mais tempo e oportunidade para conhecer com mais calma todos os pontos citados no roteiro de 5 dias e ainda acrescentar a ida ao Museu Subaquático, ao Coco Bongo a noite e os cenotes de Tulum em outro dia. Tendo assim a chance de aproveitar tranquilamente os dias, em todos os lugares, sem precisar correr com o tempo.


Roteiro Cancun: 10 dias

Para poder desfrutar da cidade mexicana com calma, 10 dias é o tempo ideal para visitar todos os principais pontos de interesse. Em 10 dias você poderá usufruir de tudo que os resorts oferecem sem pressa, desfrutar de todas as atrações de Cancun e ainda seguir para Playa Del Carmen com tranquilidade.

Para dividir os seus dias, fica a seu critério definir o estilo da sua viagem e escolher os passeios que gostaria de fazer. Mas uma coisa é certa, com 10 dias de viagem disponíveis para organizar, tudo fica bem mais fácil e mais flexível.


Quanto custa viajar para Cancun?

Você deve estar se perguntando como viajar barato e fugir do Dólar em alta, não é mesmo? Então Cancun é uma ótima pedida para você e em qualquer época do ano, especialmente porque a moeda do país (Peso Mexicano) é razoavelmente muito baixa considerando o nosso Real. Logo, o custo de vida lá, durante a viagem é bem mais barato do que se fosse em outras cidades.

Você consegue comer bem em qualquer região, gastando em torno de R$20 reais por refeição. Com em média uns R$60 reais, você come as 3 refeições do dia. Os transportes saem por U$1,00 na região central da zona hoteleira de Cancun e vans para pontos turísticos saindo de Playa Del Carmen saem por U$35. Ou seja, não tem com que se preocupar! Cancun é um destino super possível e que vale muito a pena de ser visitado.

roteiro cancun placas
O que você vai querer fazer em Cancun? São muitas opções!

Dicas extras para a sua viagem para Cancun

E já que você está planejando a sua viagem para Cancun, tem algumas dicas importantes que precisamos compartilhar com você antes do seu embarque:

Seguro viagem

A melhor coisa é viajar e saber que você está seguro caso algum imprevisto aconteça, não é? Afinal de contas, ninguém ter prejuízo ou ter a sua viagem prejudicada por conta de acidentes ou complicações como furtos e outras coisas. É por isso que sempre que eu vou viajar, procuro contratar um seguro viagem para mim.

A plataforma que nós usamos e indicamos muito é o site da Seguros Promo, pois lá você consegue procurar, comparar e comprar o seu plano de seguro com preços ótimos e coberturas diferentes de várias seguradoras. E o melhor é que usando o nosso código MALADEAVENTURAS você ganha 5% de desconto no valor final da sua compra. Muito legal, né?


Chip Internacional Europa

Também não dá para viajar e ficar sem se comunicar não é mesmo? Não só por uma questão de comunicação, mas também de segurança e praticidade. O chip que nós usamos sempre é o chip internacional da Yes Brasil, que você compra no site Viaje Conectado. Lá você encontra o chip perfeito para sua viagem, seja ela para onde for.

E os leitores do Mala de Aventuras também ganham presente da Yes Brasil! É só usar o código MALADEAVENTURAS no final da sua compra, para obter 10% OFF no seu chip. Clica aqui para ir direto comprar o seu!


Pronto para embarcar para Cancun?

Agora que você já tem todas as melhores dicas para montar o seu roteiro Cancun completo, é só fazer as malas! Conseguiu decidir onde ficar? E os passeios maravilhosos? Conseguiu escolher o seu favorito? Sabemos que é difícil, mas esperamos ter conseguido te ajudar!

Qualquer dúvida, deixe um comentário aqui embaixo e faremos o máximo para te auxiliar. Não esqueça de nos contar depois como foi a sua experiência conhecendo o paraíso que é essa cidade mexicana. Boa viagem!


Você também pode se interessar por:

Caribe Brasileiro: 10 praias no Brasil que deixam o Caribe no chinelo


 

Quem escreve | @juuhvieira_
Juliana
Produtora audiovisual, amante de cinema, viagens, fotografia e escrita. A colaboradora faz de qualquer tempinho off um motivo para explorar um cantinho novo, fotografá-lo e quem sabe criar uma grande história.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *