Está planejando uma viagem para a Costa das Baleias? Este pequeno paraíso perdido no litoral sul da Bahia é a pedida perfeita para quem quer descansar e, claro, ver de perto esses mamíferos gigantes que vão até a região para procriar no inverno.

Quase intocada pelo homem, a região ainda conserva uma vida tranquila e sossegada, mesmo na alta temporada. E se você quer saber tudo sobre este destino, vem comigo descobrir onde fica, como chegar, quais são os principais atrativos e como montar seu roteiro pela Costa das Baleias!


praias de prado na costa das baleias
As praias de Prado são um verdadeiro paraíso na Bahia!

Este destino é perfeito para férias incríveis em família, com um grupo de amigos ou em casal. Com paisagens incríveis, uma boa infraestrutura de praia, passeios de barco super interessantes e um povo acolhedor, vem comigo descobrir os encantos da Costa das Baleias!

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

Onde fica a Costa das Baleias (BA)?

Localizada no extremo sul do litoral baiano, a Costa das Baleias engloba 5 municípios. São eles: Mucuri, Nova Viçosa, Caravelas, Alcobaça e Prado. E o prêmio de melhor infraestrutura turística vai para Prado, que engloba as vilas de Cumuruxatiba e Corumbau.

Portanto, aqui vai minha primeira dica para você que está planejando sua viagem à Costa das Baleias: Prado é a melhor cidade para você utilizar como base para explorar a região.

Como chegar na Costa das Baleias?

A opção mais confortável é fazer o trajeto até a Costa das Baleias de avião, seguido de uma rápida viagem de carro (ou transfer). Contudo, viajar de carro até lá é super viável. Eu adoro fazer road trips e, claro, escolhi o carro como modalidade de viagem. Saindo do RJ, foram 2 dias de estrada passando por trechos lindos de serra no Espírito Santo, cidades litorâneas e outros trechos no interior.

Prado Bahia
Prado é a cidade com melhor infraestrutura de hotéis e restaurantes na Costa das Baleias

Avião + carro/transfer

O aeroporto mais próximo fica em Teixeira de Freitas. Com vôos operados pela Azul e com escala em BH, são 3h30 saindo do Rio e 4h saindo de SP. Como alternativa, o aeroporto de Porto Seguro apresenta mais horários de vôos com preços mais em conta.

Após desembarcar na Bahia, será necessário alugar um carro ou contratar um transfer que te leve até sua cidade base. De Teixeira de Freitas até Prado são 1h15 de estrada, enquanto de Porto Seguro até Prado a distância é muito maior e a viagem leva 3h20.


#DicaDaGaia: para alugar um carro, minha dica é utilizar o site RentCars para comparar os preços de todas as locadoras disponíveis no seu destino. A contratação pode ser feita online, de forma prática e rápida. E para economizar, escolha a forma de pagar no boleto e obtenha 5% de desconto.

Clique para fazer a sua cotação.


Carro

Se você optar por viajar de carro, aqui vão algumas dicas:

Independentemente de seu local de origem, sugiro fazer a viagem em 2 dias e com mais de um motorista para dividir o volante. Baixe playlists e podcasts no seu celular, leve uma almofadinha para o pescoço ou um travesseiro e não se esqueça de abastecer o carro com lanchinhos e água!

Dentre as melhores paradas que encontramos no caminho, saindo do RJ e indo pela 101 (nossa escolha de caminho), estão a Parada Ibiraçu, que fica no caminho para Linhares, e a Costelão, que fica próximo de São Mateus.

Os trajetos são longos e cansativos, mas ir de carro é sempre gostoso. Dá para fazer paradas no caminho e conhecer outros lugares interessantes, como as praias do Espírito Santo.

estrada espirito santo
O Frade e a Freira ficam na divisa do município de Itapemirim com Cachoeiro de Itapemirim, na BR-101

Para você ter uma ideia das distâncias, veja a quilometragem e a média de tempo de viagem saindo do RJ, SP ou BH:

  • Rio de Janeiro: 1.000km de distância. Média de 15 horas de viagem. Dentre as opções de caminhos principais estão a BR 116 (pelo interior) e a BR 101 (pelo litoral).
  • São Paulo: 1.400km de estrada. Média de 19h de viagem. Também é possível fazer 2 caminhos distintos: ir pela BR 381 até Teófilo Otoni e então seguir para o litoral pela BR 418, ou pegar a BR 116 até o litoral e seguir pela BR 101 passando pelo RJ, ES e, finalmente, BA.
  • Belo Horizonte: 900km de distância. Média de 14h de viagem. Os caminhos mais comuns passam por Governador Valadares e seguem para Teófilo Otoni + BR 116 OU para São Mateus + BR 101.

Ônibus

Para quem sai do Rio de Janeiro, a única opção viável é ir até Itamaraju e fazer conexão para Cumuruxatiba. A viagem leva de 18h a 20h e tem uma baldeação em Vitória (ES). Se você está em São Paulo, é possível ir via Itamaraju (30h, com baldeação em Vitória ES) ou via Prado (30h, com baldeação em Nanuque MG).

Ao chegar em Itamaraju, há um ônibus direto para Cumuruxatiba com duas a três saídas diárias, a depender da época do ano. A viagem leva cerca de 2h30. Já o ônibus de Prado para Cumuruxatiba tem apenas uma saída diária e leva 1h20.


Atrativos na Costa das Baleias

Praias quase desertas, coqueirais sem fim e riachos que desembocam no mar são apenas alguns dos atrativos que se encontram na Costa das Baleias. Há ainda a presença das baleias jubarte (em determinada época do ano) e algumas aldeias pataxós nas redondezas – uma ótima oportunidade de aprender um pouquinho da cultura indígena que pouco conhecemos no Brasil.

corumbau caraíva
Corumbau é uma das vilas que faz parte da Costa das Baleias

Para ajudá-lo(a) a montar seu roteiro, conto aqui abaixo um pouquinho sobre cada uma das cidades e vilas da região:

Costa das Baleias: Abrolhos

Você sabia que Abrolhos foi o primeiro Parque Nacional Marinho do Brasil? Desde 1983, o local é protegido pelo governo e representa um marco para a conservação marinha do país.

Além de ser o principal berçário das baleias jubarte no Oceano Atlântico, o local é também conhecido por sua biodiversidade, que engloba corais únicos no mundo, tartarugas ameaçadas de extinção, aves marinhas migratórias do hemisfério norte, entre outros.

O arquipélago fica localizado no município de Caravelas, distante 70km da costa. Para visitá-lo, é necessário enfrentar uma viagem de barco que dura de 3 a 5 horas (dependendo das condições do mar).

Dica: se você curte mergulho, a melhor época para ir é durante o verão (entre dezembro e fevereiro). Mas o local é mais procurado no inverno (de julho a setembro), quando é possível avistar as baleias e seus filhotes.

baleia jubarte, costa das baleias, bahia
As baleias jubarte procuram a região para procriarem.

Confira mais informações no site oficial do parque.

Costa das Baleias: Caravelas

Caravelas não é exatamente uma cidade muito charmosa, nem tem uma rede hoteleira muito desenvolvida. Isso significa que não vale muito a pena ficar investir tempo por ali.

Funcionando como ponto de partida para Abrolhos, inclua a cidade no seu roteiro somente se você tiver interesse em fazer este passeio. Aliás, para visitar o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, faça o contato com alguma das empresas autorizadas e agende previamente seu passeio:

Costa das Baleias: Alcobaça

Com ares de cidade do interior, Alcobaça é pacata e não apresenta exatamente uma boa infraestrutura turística. Contudo, se você é mergulhador, há dois naufrágios na região: o vapor Guadiana, submerso a 27m de profundidade, e o vapor Nébula, submerso a 12m de profundidade.

Costa das Baleias: Prado

Prado é a cidade com melhor infraestrutura da região e engloba duas vilas super charmosas: Cumuruxatiba e Corumbau (ambas são tão distintas que guardei um tópico para cada uma delas aqui abaixo).

São 84km de praias pouquíssimo exploradas, algumas totalmente selvagens e outras com restaurante e guarda-sóis. A Barra do Cahy, a Praia do Tororão, a Praia Japara Grande e a Praia do Moreira são apenas algumas das belíssimas praias localizadas no município.

barra do cahy prado bahia
A Barra do Cahy é uma das mais belas praias de Prado e, segundo dizem, foi onde desembarcaram os portugueses após avistarem o Monte Pascoal.

Costa das Baleias: Cumuruxatiba

Cumuru, como é carinhosamente apelidada pelos locais, é ideal para quem busca tranquilidade e o charme de uma pequena vila a beira mar. As falésias, os coqueiros, os riachos desembocando no mar e o clima rústico são a combinação perfeita para poder chamar o local de paraíso.

E para você que quer tomar banho de mar todo dia, o que não faltam são praias lindas para você explorar! A Praia do Moreira foi a minha preferida, enquanto a Praia do Centro foi onde encontramos os melhores restaurantes e o “agito” do sambinha no fim de tarde e das noites de forró até o amanhecer.

Cumuruxatiba foi o local escolhido como minha base durante meus dias de férias no sul da Bahia. Eu queria justamente um lugar para esticar as pernas, ler um livro na sombra de uma amendoeira e comer bem. E Cumuru não desapontou em nada!


Leia também:

Cumuruxatiba: conheça esse paraíso no litoral sul da Bahia


Costa das Baleias: Corumbau

Não espere encontrar multidões de turistas, muito menos grandes hotéis em Corumbau. O local é rústico, mas tem uma variedade de restaurantes à beira mar que oferecem petiscos e pratos fartos com frutos do mar. Portanto, escolha sua cadeira ou espreguiçadeira, peça uma cervejinha e passe o dia com as pernas pro ar!

Além de poder mergulhar nas águas tranquilas e protegidas da Ponta de Corumbau, você pode também fazer um passeio de barco pelo rio Corumbau ou até o recife de corais de Itacolomi. Se curtir longas caminhadas, siga a pé pela areia e terá a sensação de ter a praia inteirinha para você!

E quando a maré estiver baixa, não deixe de conferir o principal atrativo do local: a Ponta de Corumbau descoberta. De repente, uma longa faixa de areia abre espaço em meio ao mar (quinhentos metros mar adentro!). E cada minuto da mudança da maré revela novas paisagens. É lindo de ver!

ponta do corumbau, costa das baleias, bahia
Ponta do Corumbau: um dos lugares mais especiais de toda a Costa das Baleias

Roteiro Costa das Baleias

Para montar seu roteiro pela Costa das Baleias (Bahia), eu sugiro que você separe ao menos uma semana para explorar toda a região. Com 7 dias dá para conhecer o melhor de Abrolhos à Corumbau. Mas se você tiver mais dias de férias, por que não se estender um pouco mais em Cumuruxatiba ou Corumbau?

Compartilho abaixo uma sugestão de roteiro com base na minha experiência na região. Eu tomei nota de tudo que deu certo e tudo que precisaria de alguns ajustes em minha viagem, de forma a trazer uma informação apurada aqui para vocês. Afinal de contas, nosso objetivo aqui no Mala de Aventuras é proporcionar as ferramentas para que você viaje mais e melhor.

Dia 1: chegada na Costa das Baleias. Pernoite em Caravelas.

Dia 2: bate-volta até Abrolhos. Pernoite em Caravelas.

Dia 3: mergulho no naufrágio em Alcobaça. Pernoite em Prado/Cumuruxatiba.

Dia 4: praias de Prado – Praia da Paixão, Praia do Tororão e Praia da Japara Grande. Jantar no Beco das Garrafas (Prado). Pernoite em Prado/Cumuruxatiba.

Dia 5: praias de Cumuruxatiba – Praia do Moreira, Praia da Barra do Cahy e passeio de barco pelo rio Cahy. Almoço na Praia do Píer. Pernoite em Prado/Cumuruxatiba.

Dia 6: passeio de barco bate-volta até Corumbau. Pernoite em Prado/Cumuruxatiba.

Dia 7: despedida de Prado e da Costa das Baleias.

praia em cumuruxatiba
O meu principal conselho para esta viagem é: faça tudo sem pressa, aproveitando cada paisagem maravilhosa e cada praia deserta que você encontrar pelo caminho.

Onde ficar na Costa das Baleias

Agora que você já tem ideia de como montar seu roteiro pela Costa das Baleias, que tal checar as melhores cidades e vilas para se hospedar?

É possível explorar a região da Costa das Baleias de duas formas:

  • escolhendo uma cidade base e fazendo passeios bate-volta pela região OU
  • passando 2 a 3 noites em cada destino para não ter que se preocupar com longas distâncias de carro diariamente.

Minha sugestão é que você selecione duas cidades base, de modo a economizar tempo de transporte nos passeios bate e volta. Dito isto, aqui vão algumas sugestões de hospedagem em Caravelas e Prado/Cumuruxatiba – que considero as melhores opções para pernoitar na região.

Onde ficar em Caravelas

Como falei acima, Caravelas não é um destino com uma boa rede hoteleira. Contudo, é possível encontrar acomodações simples e boas para pernoitar por alguns dias. Dentre elas, o Hotel Marina Porto Abrolhos talvez seja a melhor opção. Localizado em frente à Praia de Grauçá, ele oferece uma estrutura de hotel 3 estrelas, com piscina, ar condicionado, tv a cabo e outras regalias.

O  Abrolhos Dive Inn tem opções de quarto compartilhado e quarto privativo. A casa é ampla, conta com piscina ao ar livre e eles ainda organizam expedições de mergulho em Abrolhos. Uma alternativa simples e simpática é o Chalézinho Mar Doce de Abrolhos. Essa casa de temporada se posiciona como uma “ecomorada” e possui em seu terreno um manguezal, um coqueiral e acesso privativo ao belíssimo braço de mar do Rio Caravelas.

Onde ficar em Prado

Prado tem uma ótima diversidade de hotéis e não é tão difícil encontrar algum que atenda ao seu perfil de viajante. O Cahy Praia Hotel, por exemplo, é ótimo para ir em família. Ele tem uma piscina com deck e vista panorâmica do mar, além de bar e restaurante para os hóspedes.

A Pousada Coral de Fogo e a Pousada Casa de Maria são boas opções para casais, com uma infraestrutura excelente para as suas férias: ar-condicionado, TV de tela plana a cabo, frigobar e varanda. Aliás, essa última é uma das mais bem avaliadas no Booking (e é realmente um charme!).

onde ficar em cumuruxatiba
Cumuru tem opções para todos os bolsos: de hotéis rústico chics à campings

Onde ficar em Cumuruxatiba

Cumuru é bem democrática quando o assunto é hospedagem. De pousadas com aquele ar rústico chic à campings na beira da praia, há também ótimas casas para temporada no Airbnb e até opções para quem tem um perfil de viagem de luxo.

Com excelente localização, a Pousada da Areia Preta talvez seja o melhor custo x benefício que você vai encontrar em Cumuru. Ela fica na praia principal, a Praia do Centro, e está a menos de 200m dos principais bares e restaurantes da vila. Outra opção é a Pousada Ingá, que fica na Praia do Rio do Peixe. Ela é ideal para quem quer tranquilidade e uma praia para chamar de sua.

Para quem prefere se sentir em casa, a La Maison é uma boa opção no Airbnb (nossa escolha!). A casa tem tudo que uma turma de amigos (ou uma família) precisa para férias inesquecíveis: piscina, churrasqueira, gramadão e a proximidade com o centrinho da vila de Cumuru.


Pronto para viajar?

Tenho certeza que depois dessas dicas ficou muito mais fácil planejar a sua viagem para a Costa das Baleias, não é mesmo? Se ficou qualquer dúvida, pode deixar um comentário que farei o possível para ajudá-lo(a). Boa viagem!


Confira também outros destinos imperdíveis no litoral baiano:

Costa do Descobrimento: roteiro de 5 dias por Caraíva, Trancoso e Praia do Espelho

Boipeba: GUIA COMPLETO para planejar a sua viagem

Conheça os encantos da Península de Maraú, na Bahia


 

Quem escreve | @gaiavani
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *