Quer descobrir como montar um roteiro de viagem incrível de forma bem descomplicada? Nesse post nós reunimos para você 10 dicas imperdíveis de como fazer roteiro de viagem.

Seja você um viajante novato, ou mesmo aqueles mais experientes, tenho certeza de que depois de ler essas dicas, montar um roteiro vai ser uma tarefa muito mais fácil.

Animado para começar a montar seu roteiro de viagem? Então continue sua leitura para descobrir como!


Por que montar seu roteiro de viagem por conta própria?

Antes de mais nada, montar meus próprios roteiros de viagem sempre foi uma atividade extremamente prazerosa para mim. Além de ser parte importante de qualquer viagem, quando eu estou organizando um, já começo a viajar para aquele lugar sem nem mesmo ter saído de casa!

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

Não tem nada mais legal do que já ir conhecendo seu destino, pesquisar sobre pontos turísticos, restaurantes, formas de locomoção e tudo mais. Assim, quando chegamos, parece até que já estivemos anteriormente por lá.

Além de ser uma ótima ferramenta para conhecer seu destino previamente, o roteiro também é importante para saber o que precisa ser feito antes e durante sua viagem. Só para exemplificar, se você está montando um roteiro de viagem Europa, deve se atentar para as obrigações do seguro viagem, do passaporte e afins.

Em resumo, montar um roteiro de viagem ajuda na organização e com que tudo saia como o programado. É claro que no início eu sentia alguma dificuldade e levava mais tempo para montar um roteiro, mas agora é muito mais fácil e por isso que quero te ensinar como fazer um!


Leia também: Roteiro Las Vegas: o melhor da cidade em 3, 5 ou 7 dias de viagem


Como montar um roteiro de viagem

Já deu para perceber que um roteiro de viagem é uma parte importante para o sucesso da sua experiência, não é mesmo? Assim sendo, vou te mostrar as dicas que eu reuni para que você consiga fazer o seu de forma bem fácil. Aliás, você vai perceber que não precisa ser nenhum expert em turismo para montar um roteiro de sucesso, ok? Vamos lá!


1. Faça um planejamento financeiro

Em primeiro lugar, não existe viagem sem planejamento, né? E dentro do planejamento, o orçamento é algo extremamente importante, afinal de contas não é legal dar um passo maior do que as pernas fazendo uma mega viagem e depois se encher de dívidas.

Estabeleça um orçamento para a sua viagem, levando em consideração o destino que você escolheu, a época do ano que você vai viajar, a quantidade de dias que você passará nesse destino e também os locais que você planeja visitar.

Quando estiver montando sua planilha, pense também na hospedagem, nos meios de locomoção, na alimentação, nos passeios e em tudo mais que envolva gastos antes e durante sua viagem.

Uma dica super legal que tenho para você é ter uma espécie de poupança para viagens! Separe todo mês um dinheiro e coloque na sua poupança. Assim, quando chegar na época das suas férias, você já terá um bom dinheiro guardado e não precisará usar tanto o cartão de crédito (que pode acabar se tornando um grande vilão na sua viagem).

roteiro de viagem carro
É super importante você saber como vai se locomover, onde vai ficar e quais passeios vai fazer, para conseguir se organizar ainda melhor!

E se você não sabe direito como fazer essa poupança de viagem, leia esse nosso post com 10 dicas imperdíveis de como juntar dinheiro para viajar!


2. Escolha o seu destino

Em segundo lugar, tão importante quanto o orçamento, é escolher o destino da sua viagem. Às vezes, tem tantos lugares que queremos conhecer que fica até difícil de escolher o local, não é mesmo? Eu mesma às vezes fico perdida com tanto destino interessante que tenho vontade de visitar!

Dessa forma, existem algumas perguntas que você pode se fazer quando estiver decidindo o seu destino, como por exemplo:

  • Qual lugar você gostaria de visitar?
  • Será que a época do ano que você tenho disponível de férias é a ideal para esse local?
  • Há tempo suficiente para conhecer as atrações desse destino?
  • Seu orçamento se encaixa nesse destino?

O legal é que você faça uma lista, em uma folha de papel com os locais que você gostaria de conhecer e depois com base nessas perguntas ir eliminando um a um até achar o destino ideal.

Dica: aqui na página inicial do blog, temos uma ferramenta muito parecida com esse esquema que te ensinei e que pode ser muito útil para te ajudar a decidir! É bem simples e rápida de se usar.

roteiro de viagem foto
Nada como escolher o destinos dos sonhos para visitar e planejar cada detalhe da viagem para que ela saia do seu jeitinho

Primeiramente você escolhe o tipo de viagem, por exemplo: “LUXO”. Em seguida coloca o mês e por fim, se quer destinos nacionais ou internacionais. Com base nas suas escolhas vamos te indicar vários destinos bem legais para você montar seu roteiro de viagem. Não deixe de experimentar!


Veja também:Vinícolas em Portugal: roteiro e dicas das melhores vinícolas


3. Defina o tipo de viagem que deseja fazer

Após a escolha do destino, o próximo passo é definir que tipo de viagem que você vai fazer. Vale lembrar que essa parte tem muito a ver com o tipo de viajante que você é.

Só para exemplificar, se você é do tipo que não abre mão do conforto, muito provavelmente um camping não seria a opção de hospedagem ideal para você.

Para isso, também existem algumas perguntinhas básica que você deve se fazer, olha só:

  • Com quem você vai viajar? Sozinho(a)? Com o amor? Com a família? Amigos?
  • Qual é o objetivo dessa viagem? Relaxar? Buscar aventuras? Viagem cultural?
  • Você prefere lugares com mais estrutura ou mais rústico?
  • Você prefere ver as coisas com mais calma ou quer ver o máximo que puder dentro dos dias que tenho?

Com essas perguntas simples e mais as que eu já citei acima você vai conseguir escolher o melhor tipo de viagem.

frio-rio-de-janeiro
É importante alinhar as expectativas com quem você está indo viajar para poder programar uma viagem que se encaixe com todos

4. Pesquise em blogs e no YouTube para ter um panorama geral sobre o destino

Agora vem a parte que eu particularmente mais gosto! Posteriormente à escolha do seu destino, chegou a hora de pesquisar sobre esse local para você ter uma noção do que há para fazer e dos passeios em potencial.

Esse é um passo muito importante na hora de montar seu roteiro de viagem. Você deve se inteirar sobre o clima local, como chegar lá, as atrações daquele destino (se alguma vai estar fechada durante o período que você for), quais os melhores bairros para se hospedar, entre outras coisas.

Se você está montando um roteiro de viagem para a Europa, por exemplo, aqui é a hora de ver quais são as possibilidades de viagens bate-volta que existem para o destino que você escolheu. Lembre-se que na Europa isso é super comum (muitos países e cidades são tão pertinho que é até um pecado não dar uma esticada até outro lugar perto de onde você está).

Utilize o Google para fazer perguntas como “o que fazer em Paris”, “roteiro Egito” ou mesmo “passeios imperdíveis em Zurique”. Dessa forma você vai encontrar vários blogs e sites com dicas super legais sobre aquele lugar.

Aqui mesmo, no Mala de Aventuras temos vários posts de lugares no Brasil e no mundo e muita informação bacana, é só dar uma navegada pelo blog.

seguro viagem europa
Com clima romântico, Paris em casal é sempre uma boa pedida!

Além de nós, vários outros colegas também possuem seus blogs com dicas muitos legais. Se você quiser conhecer mais sobre eles, leia nosso post com os 10 blogs de viagem que você precisa conhecer.

Ademais, você também pode usar essa mesma estratégia no YouTube e através dos vídeos você pode aprender muito mais sobre o destino que irá visitar.


>> Roteiros de viagem gratuitos <<


Com a finalidade de te ajudar, aqui no Mala de Aventuras você pode consultar um roteiro de viagem pronto e inteiramente gratuito! São tanto lugares maravilhosos para inspirar suas próximas aventuras pelo mundo!  E os roteiros ainda são baseados nas nossas experiências pessoais nesses lugares, afinal de contas, não íamos te indicar qualquer coisa, não é mesmo?

Está à procura de um roteiro de viagem no Brasil para descobrir praias paradisíacas do nosso litoral? Temos alguns fantásticos em Santa Catarina, Itacaré, Região dos Lagos, entre outros. É contato com a natureza que você busca? Conheça nosso roteiro da Chapada dos Veadeiros ou da Serra do Rio de Janeiro.

long tail privado em koh phi phi
Passeio delicioso de long tail privado pelas Ilhas Phi Phi

Contudo, se sua viagem é internacional aqui também temos várias sugestões de roteiro de viagem na Europa, Ásia e muito mais! Descubra o que temos a sugerir na Tailândia, Miami, Cancun, e vários outros lugares.

Aqui vão alguns dos roteiros de viagem gratuitos do Mala de Aventuras disponíveis para as suas aventuras:


5. Baixe gratuitamente nossa planilha de roteiro de viagem

Em seguida, depois de definido o local e feito as pesquisas, o interessante é escrever o seu roteiro de viagem para esquematizá-lo a cada dia e para que você não se perca em meio a tanta coisa.

Aqui você pode ainda baixar nosso roteiro de viagem no Excel de forma gratuita, ao se inscrever na nossa newsletter. Essa é uma planilha que desenvolvemos para facilitar o nosso próprio planejamento e acredito que também pode ser bastante útil para você! Nela dá para inserir todos os detalhes que você deseja, é bem completa mesmo.

Basta ir na nossa página inicial, rolar a tela para baixo até a parte de “se inscreva na nossa newsletter”. Aí é só colocar o seu e-mail e você receberá por lá esse material exclusivo.


6. Faça a reserva do seu hotel com antecedência

Enfim chegamos na parte da escolha da acomodação. Sinceramente acho que essa é uma parte bem importante para o sucesso da sua viagem. Você não precisa se hospedar em um resort 5 estrelas, o mais importante é sentir-se em casa!

Além disso, certifique-se de reservar sua acomodação com antecedência, principalmente se sua viagem for durante a alta temporada. Afinal de contas, sabemos que as acomodações se esgotam muito rápido dependendo do destino escolhido.

Roteiro de viagem: 10 dicas imperdíveis para você montar o seu
É sempre bom você se planejar com antecedência em relação a hospedagem, pois essa parte envolve o seu conforto durante a viagem.

Assim sendo, duas plataformas que utilizamos bastante para encontrar a acomodação perfeita são o Booking e o Airbnb. Ambos são bem fáceis de usar e você pode aplicar diversos filtros, consegue ver a opinião de pessoas que já se hospedaram naquele local e ainda por cima garante preço ótimos.

E os leitores do Mala de Aventuras ainda garantem um super desconto de R$179,00 se reservarem pela primeira vez pelo Airbnb. Basta clicar aqui e aproveitar essa oportunidade!


7. Não se esqueça do seguro viagem

Conforme já conversamos em outros posts aqui do blog, o seguro viagem é item essencial na hora de planejar seu roteiro de viagem. Com ele, sua viagem fica muito mais tranquila e segura, ainda mais se for uma viagem para outro país.

E não estamos falando apenas de problemas de saúde, ele também te dá cobertura contra extravios de bagagem, problemas com voos e muito mais. Aliás, em alguns lugares além de essencial, o seguro viagem é obrigatório, como por exemplo para entrar nos países que participam do Acordo de Schengen.

Existem muitas seguradoras no mercado que oferecem esse tipo de serviço. No entanto, uma ferramenta ótima para fazer buscas dos melhores seguros é o site da Seguros Promo. Nele você comprar apólices de diferentes empresas e ainda garante o melhor preço.

seguro viagem travel ace por do sol aviao
Tem países que o seguro viagem é obrigatório, então se certifique de achar o melhor para você!

O melhor é que se você utilizar o nosso cupom MALADEAVENTURAS ainda vai ganhar mais um descontinho de 5% no preço final do seu seguro. É só clicar aqui e pesquisar pelo melhor seguro para a sua viagem.


Veja também: Viagem de carro em Portugal: o melhor GUIA para montar seu roteiro


8. Chip de viagem é um item indispensável

Além de tudo o que já falamos, outra coisa muito importante durante a sua viagem é o chip de viagem. Se você está viajando pelo Brasil, dá para utilizar o seu chip normalmente. Contudo, em viagens internacionais não vale a pena ativar o serviço de roaming internacional da sua operadora, pois ele costuma ser bem caro.

Assim sendo, a melhor sugestão é adquirir um chip internacional da Yes Brasil, que é o que a gente costuma usar e comprar lá no site da Viaje Conectado. Em primeiro lugar, você consegue comprar ele aí mesmo da sua casa e recebe pelos correios, em segundo lugar, existem várias opções com dados ilimitados e até mesmo voz ilimitada a um preço super acessível. Demais, né?

Basta escolher o seu destino, as datas da viagem e pronto! Os chips funcionam no mundo todo e se você estiver na Europa, por exemplo e for de um país para o outro, o roaming é automático. Dessa forma, você não precisar ficar caçando redes de wi-fi gratuitas e pode aproveitar sua viagem muito mais.

yes brasil ou easysim4u celular
Muita gente não dá importância, mas é extremamente prático ter um chip de internet com você durante a viagem. Pode confiar!

9. Reserve seus passeios com antecedência

Da mesma forma que recomendo reservar sua acomodação com antecedência, outra dica também é reservar passeios com antecedência quando estiver planejando seu roteiro de viagem. Com isso, você evita filas desnecessárias quando chegar ao seu destino.

É legal checar nos sites das atrações se existe a possibilidade de comprar ingressos com antecedência e fique atento se existem opções como o Lisboa Card ou o Paris Pass que integrem diversas atrações e o transporte local.

O site Get Your Guide é uma plataforma que oferece vários tipos de passeios muito legais em diversos locais do mundo. E o melhor é que você já fica com seus ingressos garantidos e ainda tem guias especializados para que você não perca nada do seu passeio.


10. Tenha um checklist na hora de fazer as malas

Depois de planejar seu roteiro de viagem, tenho certeza de que você já vai estar super animado e não vendo a hora do grande dia chegar. Mas eu ainda tenho uma última dica bem importante! Na hora de fazer as malas, é super legal ter em mãos um checklist para saber que está tudo certinho e que você não esqueceu nada.

roteiro de viagem mala
Organizar a mala de viagens é uma das melhores partes, não é?

Nesse checklist você vai colocar os documentos pessoais, eletrônicos, produtos de higiene pessoal, itens da bagagem de mão e, é claro, suas roupas e sapatos. Sem dúvida esse é um item muito útil para qualquer viajante.

Ah! E você pode fazer o download do nosso checklist de viagem gratuitamente também, se inscrevendo na nossa newsletter. Tenho certeza de que você vai adorar!


Leia também: Roteiro Flórida: o melhor da Flórida em 7, 10 ou 15 dias de viagem


Dicas extras para você planejar o seu roteiro de viagem

Por fim, tenho algumas dicas finais para você planejar o melhor roteiro de viagem da sua vida. Primeiramente, ainda mais se você não estiver viajando sozinho, saiba alinhar suas expectativas com as dos seus companheiros de viagem e procure colocar um pouco do que todos gostam de fazer. Especialmente se você estiver viajando com a família e houver crianças, é legal incluir atividades para os pequenos.

Somado a isso, por mais que o planejamento seja algo importante, na hora de montar seu roteiro de viagem deixe sempre um espaço para o acaso. Ninguém gosta de ter tudo cronometrado ao tempo todo, não é mesmo? Assim sendo, sua viagem não precisa ser assim! Você está indo para relaxar e curtir um local novo, então procure deixar tempos livres, assim você consegue andar por aí sem ter horário.

roteiro de viagem passeio
Aproveite para relaxar e curtir ao máximo tudo o que o destino tiver para te oferecer.

E por falar em horário, lembre-se que você está indo para um outro lugar para sair da sua rotina, então para aproveitar melhor sua viagem, conheça as coisas sem pressa. Não inclua milhares de coisas se sua viagem for de apenas 3 ou 4 dias, por exemplo.

Certifique-se de que você vai conhecer bem os lugares e não ficar correndo de uma atração para a outra. Caso não dê tempo de conhecer tudo, fique tranquilo e já comece a planejar sua próxima viagem.

Enfim, estando em um local novo, permita-se se aprofundar na cultura local! Experimente a culinária do lugar, conheça gente nova e tire fotos, MUITAS FOTOS! Se jogue na sua viagem e aproveite ao máximo!


Pronto para montar seu próprio roteiro de viagem?

E aí, gostou das dicas que trouxemos sobre como fazer seu roteiro de viagem? Com toda certeza agora vai ser muito mais fácil montar um. Mas se você ainda tiver alguma dúvida ou se tiver alguma dica legal para compartilhar com a gente, deixe seu comentário aqui embaixo. Vamos adorar saber! Boa viagem!


Outros posts que você pode gostar:

O que fazer em Londres: 10 passeios e experiências imperdíveis para incluir no roteiro

Roteiro Israel: o melhor GUIA para montar o seu roteiro de 5, 7 ou 10 dias de viagem

Appenzell (Suíça): conheça essa vila de paisagem singular e fortes tradições culturais rurais

Interlaken (Suíça): tudo sobre a cidade mais famosa dos Alpes

Destinos baratos no Brasil: 10 cidades incríveis para conhecer gastando pouco

Quem escreve | @nandahudson
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *