Está planejando sua viagem para a terra dos chocolates e dos relógios que nunca atrasam, mas não sabe por onde começar a montar seu Roteiro Suíça? Então vem comigo que vou compartilhar as melhores dicas para 5, 7 ou 10 dias de viagem.

Reuni dicas que eu gostaria de ter encontrado antes da minha viagem, e outras que eu testei e que funcionaram super bem durante minha visita ao país.

Aqui, você vai descobrir qual é a melhor época para visitar a Suíça, como se locomover, as cidades que não podem ficar de fora do seu roteiro e outras dicas bem úteis.

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!


Neste post, você vai encontrar o seguinte conteúdo:

Caso esteja buscando alguma informação específica, basta clicar no link correspondente acima.


Por que viajar para a Suíça?

Pense em um país com paisagens naturais e cidades belíssimas, com uma cultura preservada e presente na vida das pessoas e uma culinária de fazer inveja. A Suíça é tudo isso e muito mais. E quem ainda não conhece esse pequeno país, não imagina o tamanho do espaço que ele vai tomar do seu coração!

Famosa pelos queijos, chocolates e relógios que nunca atrasam, a Suíça é uma mistura de cidades cosmopolitas, com pequenas vilas cheias de charme. Além disso, há destinos legais para visitar o ano todo, com destaque para o inverno suíço, quando milhares de turistas vão atrás das famosas estações de esqui se aventurar na neve.

Com influência alemã, francesa e italiana, passear pelas diferentes regiões da Suíça faz com que você se sinta como se estivesse passando por todos esses países, mas ainda assim com um algo a mais que é característico da própria Suíça.

roteiro suíça
A Suíça é um país super charmoso e tenho certeza de que você também amará conhecê-la!

Leia também: Seguro viagem Europa: é necessário? quanto custa? qual é o melhor?


Dicas para você montar seu roteiro para a suíça

Na hora de montar seu Roteiro Suíça, existem algumas coisas bem importantes para se levar em consideração para que você monte o roteiro perfeito. Aqui vão algumas perguntinhas básicas para você se fazer antes de mais nada:

  • De quanto é o seu orçamento para essa viagem?
  • Quantos dias você terá para conhecer a Suíça?
  • Em qual época do ano será a sua viagem?
  • Você prefere viajar mais devagar ou quer tentar ver o máximo possível?
  • Qual é o objetivo da sua viagem? Alguma ocasião especial? Uma eurotrip?
  • Você prefere conhecer apenas uma região da Suíça por vez ou quer ter uma visão geral de cada uma delas?
  • Prefere conhecer as cidades maiores ou as pequenas vilas?

Dessa forma, você vai conseguir selecionar melhor as cidades para incluir no seu roteiro e tenho certeza de que vai aproveitar melhor. Outra sugestão é que você confira esse post com 10 dicas imperdíveis para você montar o seu roteiro de viagem.

Chip de internet Europa

Essa é uma dica de ouro para quem está planejando uma viagem para a Europa: investir em um chip de internet. Além de poder checar todas as reservas dos hotéis, passeios e trens, ainda vai dar para fazer aquela video chamada com a família para mostrar em tempo real as belezas da Suíça. E você ainda vai poder usar seu app de mapa preferido para se localizar, sem a necessidade de pagar extra por um GPS para o carro, por exemplo.

Usei o chip da Yes Brasil, que você pode encontrar no site da Viaje Conectado. Além de ter a vantagem de comprar direto da sua casa e receber pelo correio, ele ainda funciona em toda a Europa e possui uma franquia de 12GB.

Dica: usando o nosso código MALADEAVENTURAS você consegue 10% de desconto no valor final do seu chip. Ótima dica, não é mesmo?


Quando visitar a Suíça?

Na minha opinião, a Suíça é bela em qualquer época do ano. Mas é claro que tudo depende do tipo de viagem que você quer. Se você montar um Roteiro Suíça na primavera vai ter a oportunidade de admirar cenários belíssimos cheios de flores, além de uma temperatura mais agradável.

Por outro lado, os viajantes que optarem por um roteiro Suíça no outono já pegam temperaturas mais baixas, mas não tão baixas quanto o inverno. Além disso, o cenário também fica belíssimo com as flores amarelas, vermelhas e laranjas.

lagos de pizol, na suíça
Uma das trilhas mais bonitas do país: a trilha dos 5 lagos de Pizol

No entanto, a Suíça é mais procurada nos meses do verão e do inverno, sendo assim procurarei detalhar melhor para seria seu roteiro nessas épocas do ano. Vamos lá!

Roteiro Suíça verão

Em primeiro lugar, ao montar seu Roteiro Suíça no verão, saiba que você vai encontrar um país completamente diferente! Os suíços adoram essa época por causa das temperaturas agradáveis, que em nada lembram o calor excessivo de algumas regiões do Brasil nessa mesma época.

Essa é a época perfeita para aproveitar os lagos maravilhosos do país (em muitos lugares existem várias opções de esportes aquáticos para praticar). É também uma época boa para fazer trilhas e outras atividades ao ar livre, como passeios de bicicleta.

Roteiro Suíça inverno

Por outro lado, um Roteiro Suíça no inverno é perfeito para os amantes do frio e dos esportes de inverno, mas se prepare para pegar temperaturas abaixo de zero! Com pistas de esqui famosas no mundo todo, essa é a época do ano é ótima para se aventurar na neve.

roteiro suíça inverno
Ao mesmo tempo que o verão suíço é lindíssimo, vale super a pena experimentar o inverno também!

Como se locomover pela Suíça

Uma das coisas que mais me impressionou na Suíça foi a facilidade de locomoção em todo o país. Seja uma viagem de carro ou de trens, é possível chegar a qualquer destino de forma bastante eficiente.

Viagem de carro pela Suíça

Caso você tenha a Permissão Internacional para Dirigir (PID), alugar um carro para percorrer a Suíça é uma ótima pedida para ter mais independência e poderá sair e chegar a hora que quiser.

Uma vantagem deste tipo de viagem é que as estradas do país tem ótimas condições e são bem sinalizadas. No entanto, não dispense a ajuda do GPS para traçar a melhor rota de um caminho até outro.

Dica: para alugar seu carro, recomendamos o site RentCars. Uma de suas principais vantagens é que ele faz um comparativo entre as melhores locadoras disponíveis no destino e apresenta os melhores preços. Clique aqui para fazer a sua cotação!

roteiro suíça trem
Não é difícil circular pela Suíça. O sistema ferroviário é incrível!

Viagem de trem pela Suíça

Uma alternativa para quem não dirige é utilizar o sistema de trens da Suíça, que é um espetáculo! Os suíços são famosos pela pontualidade e isso se reflete também nos trens. É possível percorrer praticamente todo o território do país com sua malha ferroviária impecável.

Dica: o Swiss Travel Pass pode ser um ótimo investimento. Ele é uma espécie de cartão que é válido em trens, ônibus, barcos e no transporte público urbano suíço. Além disso, você ainda tem direito a descontos em uma série de atrações. Você pode comprar por dias corridos ou avulsos e ele tem duração de 3, 4 ou 8 dias.

Certamente essa é uma ótima forma de se economizar no seu Roteiro Suíça. Para maiores informações você pode consultar o site do Swiss Travel Pass.


Roteiro Suíça: quais são as principais cidades da Suíça para visitar?

A Suíça está repleta de cidades encantadoras e algumas delas eu guardo com muito carinho na minha memória. Agora vou te mostrar algumas cidades que não podem deixar de entrar no seu Roteiro Suíça. Tenho certeza de que você vai amar cada uma delas!

1. Zurique

Zurique é a cidade mais cosmopolita da Suíça, sendo maior que a capital Berna! Localizada no norte da Suíça, próxima da fronteira com a Alemanha, Zurique possui um dos melhores aeroportos da Europa e pode servir de base para você conhecer vários outros destinos dentro da Suíça, ou até de outros países próximos.

ponte em zurique
Zurique é uma cidade super fofa e moderna ao mesmo tempo.

No entanto, mesmo com esse ar cosmopolita, ainda há espaço em Zurique para as tradições. Cidade planejada e muito organizada, Zurique está repleta de atrações belíssimas, como o Lago Zurique, a montanha Uetliberg, a Praça da Ópera, além de opções gastronômicas imperdíveis, como a Schöber, onde você vai encontrar o melhor chocolate da cidade, e o Fribourger Fonduestübli, para experimentar um fondue divino!


Leia também: Pratos típicos da Suíça: 10 receitas suíças deliciosas para você experimentar


Uma vez em Zurique, recomendo fazer um bate e volta até os Lagos de Pizol. Essa trilha é uma ótima pedida para o verão. Se você estiver planejando uma viagem no inverno, o local se transforma em uma estação de esqui e também guarda paisagens belíssimas.

Aliás, se você optar por utilizar Zurique como base para explorar a Suíça, recomendo ler nosso post sobre onde ficar em Zurique, com dicas dos melhores bairros e hotéis para se hospedar na cidade.

2. Berna

Berna é aquele tipo de capital que possui ares de cidade do interior e é um verdadeiro charme! Além disso, Berna mais parece que saiu de um livro de histórias infantis. A arquitetura no estilo enxaimel traz um toque todo especial para essa cidade que fica localizada no norte do país.

A cidade está cheia de atrações bem legais e você pode tirar um dia para tentar conhecer as 100 fontes espalhadas pela cidade (com água fresquinha e boa para beber). Não deixe também de observar o famoso Zytglogge, que a cada hora surpreende com o show dos bonecos.

Dica: Berna é uma ótima opção de cidade para utilizar como base durante a sua viagem. Confira nossas sugestões de hotéis no post: onde se hospedar em Berna.

3. Lucerna

Está aí uma cidade que eu adorei e não pode faltar no seu roteiro Suíça! Localizada na parte alemã da Suíça, Lucerna está entre os Alpes Suíços e o belíssimo Lago Lucerna, formando uma paisagem surpreendente!

Cortada pelo Rio Reuss, existem diversas pontes que são ponto de parada obrigatório para todo visitante e que conectam a cidade antiga e a nova.

mala de aventuras na suíça
As margens do Rio Reuss são uma delícia para um passeio sem pressa em Lucerna.

Lucerna também é uma ótima cidade para servir de base para conhecer cidades menores ao redor. Contudo, também existem lugares bem legais para se visitar nessa cidade como a Ponte da Capela, a cidade velha, o Monte Pilatus e várias outras atrações.

Nos arredores de Lucerna, há diversos hotéis incríveis, como o famoso Villa Honneg, com vista para o Lago de Lucerna. Recomendo separar ao menos duas noites de sua viagem para se hospedar por lá. Aliás, fica uma sugestão de leitura complementar sobre o assunto. Veja nossas sugestões de onde se hospedar em Lucerna.

4. Interlaken

Com toda certeza, Interlaken é a cidade mais famosa dos Alpes Suíços e você vai se apaixonar por essa cidadezinha. Localizada entre os Lagos Thun e Brienz, a cidade serve de base para conhecer vários destinos dos Alpes. Ela é a capital dos esportes radicais na Suíça e, no inverno, ela se transforma em uma verdadeira Meca para quem gosta de esportes de inverno!

Sua atmosfera aconchegante deixa todos os turistas muito à vontade, como se você já conhecesse Interlaken há muito tempo. Ao redor da cidade existem muitas trilhas e montanhas para explorar, mas no centro também vale a parada pelos cafés para tomar aquele chocolate quente que só os suíços sabem fazer.

Uma vez em Interlaken, aproveite para visitar as charmosas vilas alpinas Lauterbrunnen e Grindelwald. Ambas parecem ter saído de um conto de fadas e são um ótimo bate e volta a partir de Interlaken.

interlaken suiça
O centrinho de Interlaken é um charme!

Veja também:

Onde ficar em Interlaken: TOP 10 Hotéis


5. Genebra

Genebra fica no lado francês da Suíça e é também uma cidade muito importante dentro do país, junto com Berna e Zurique. Além disso, ela é famosa por ser sede de grandes organizações humanitárias, entre elas a ONU e a Cruz Vermelha.

Ademais, Genebra possui atrações imperdíveis, como a fonte Jet d’Eau, que fica às margens do Lago de Genebra, o Palácio das Nações, a Catedral de São Pedro, o Relógio das Flores e muito mais! Com gente de todo mundo, Genebra é também uma cidade cosmopolita que acolhe a todos que por lá chegam.

6. Appenzell

O maior risco que você corre ao conhecer Appenzell é de não querer mais vir embora! Essa pequena vila na divisa da Áustria e da Alemanha é uma ótima sugestão para entrar no seu Roteiro Suíça e Áustria, por causa da facilidade de chegar até o país vizinho.

Além das paisagens naturais que por si só são um espetáculo à parte, o que torna Appenzell ainda mais charmosa é que as tradições são muito marcantes em todos os seus habitantes.

ruas de appenzell
Uma foto do adorável centro histórico de Appenzell.

Veja também: Appenzell (Suíça): conheça essa vila de paisagem singular e fortes tradições culturais rurais


7. Montreux

Bem como Genebra, Montreux também fica no lado francês da Suíça e é conhecida como a Cidade da Música e recebe eventos importantes como o renomado Montreux Jazz Festival.

Banhada pelo Lago Genebra, Montreux é uma cidade cheia de vida e inclusive foi a cidade que grandes nomes da música, como Freddie Mercury resolveram criar raízes.

Próximo a Montreux ainda existe uma região produtora de vinho que vale a pena conhecer. Inclua também no seu roteiro por Montreux o Château de Chillon, o Museu de Charles Chaplin e os mercados de Natal, que são um verdadeiro charme!

8. Zermatt

Ao sul da Suíça, podendo inclusive ser incluída no seu Roteiro Suíça e Itália temos Zermatt, uma pequena cidade nos Alpes, famosa pelo curioso Monte Matterhorn, que é uma espécie de cartão postal da região. Essa grande montanha possui 4478m de altitude e parece que foi esculpida à mão em formato de triângulo.

Além disso, Zermatt possui algumas curiosidades bem interessantes, como por exemplo o fato de ser car free (apenas veículos elétricos são autorizados a circular) e de se ter neve nas montanhas todos os dias do ano.

Com pistas de esqui bem famosas, Zermatt é perfeita para os amantes dos esportes de inverno.

roteiro suíça zermatt
Zermatt é uma cidade pequenininha, mas encantadora!

9. Lugano

Por fim, também ao sul da Suíça, na região italiana temos Lugano. A maior cidade da região está cercada de montanhas, mas já possui aquele ar mediterrâneo da sua vizinha Itália. Aliás, a palavra-chave para Lugano é mistura, pois a proximidade com a Itália vai até te deixar na dúvida de onde você está.

Se você for incluir Lugano no seu Roteiro Suíça e Itália, não deixe de visitar o centro histórico, o Parco Ciani (que na primavera fica incrível) e o Monte San Salvatore para se observar a cidade do alto.


Roteiro Suíça: opções para 5, 7 ou 10 dias de viagem

Agora que você já sabe quais cidades não podem ficar de fora do seu Roteiro Suíça, vou te apresentar algumas sugestões para 5, 7 ou 10 dias de viagem. E se você tiver mais tempo disponível, melhor ainda! A Suíça é um país para ser conhecido com calma.

lauterbrunnen suiça
Lauterbrunnen é uma vila encantadora que fica a menos de meia hora de Interlaken.

Roteiro de 5 dias Suíça

5 dias não serão suficientes para conhecer toda a Suíça, portanto, minha dica é que você selecione apenas uma região para conhecer – a parte alemã, francesa ou italiana.

Escolha uma cidade base e faça alguns bate e volta para conhecer os arredores. Zurique, Berna e Interlaken são ótimas cidades para você ficar hospedado na parte alemã da Suíça. Abaixo, compartilho um roteiro perfeito para quem tem a intenção de conhecer essa região do país:

Dia 01: Zurique – Ao chegar de avião na cidade mais cosmopolita da Suíça, aproveite para conhecer os encantos dessa cidade tão bonita. Não deixe de visitar o Lago Zurique e aproveitar a noite nos bares e restaurantes da cidade!

Dia 02: Lucerna – Acorde bem cedinho e pegue um carro ou vá de trem até a belíssima Lucerna. Passeie por suas belas pontes, faça um passeio de barco pelo Lago Lucerna e tire muitas fotos na Altstadt.

Dia 03: Interlaken – Independente da época do ano, Interlaken é sempre muito agradável de se conhecer. E aqui será sua parada no terceiro dia. Você pode aproveitar para conhecer também duas vilas alpinas fofíssimas: Lauterbrunnen e Grindelwald.

Dia 04: Berna – É claro que não dá para deixar deixar de conhecer essa capital com ares do interior, não é mesmo? Aproveite para visitar a cidade das fontes!

Dia 05: Appenzell – Para fechar o roteiro pela parte alemã da suíça, visite a charmosa vila de Appenzell. Aproveite para visitar o Restaurante Aescher e o Lago Seealpsee.

Dica: Você pode trocar algumas dessas cidades por outras que citamos aqui (você pode ir de Lucerna para Lugano por exemplo). Lembre-se de que tanto os transportes quanto as estradas são muito boas, então você não teria maiores problemas.

berna suíça
Berna, a verdadeira capital da Suíça

Roteiro de 7 dias Suíça

Com dois dias a mais sua viagem vai ficar ainda melhor, então dá uma olhada nesse Roteiro Suíça 7 dias que separei para você:

Dia 01: Genebra – Aqui optei por começar por Genebra, tire o dia para conhecer essa bela cidade e seus pontos turísticos.

Dia 02: Montreux – Ainda na parte francesa da Suíça, aproveite para conhecer Montreux, outra cidade que fica às margens do Lago Genebra e que oferece lugares belíssimos para se conhecer. Aliás, Genebra e Montreux são uma ótima sugestão para quem busca um Roteiro Suíça + França.

Dia 03: Zermatt – Partindo para o lado italiano, o dia 03 será perfeito para conhecer essa pequena e charmosa vila. Dependendo da época do ano, a pedida é se aventurar em uma aula de esqui, que tal?

Dia 04 e 05: Lucerna – Uma cidade tão bonita merece dois dias para ser explorada. Separe o primeiro dia para conhecer a cidade em si e o segundo dia para explorar os arredores e os montes.

Dia 06: Interlaken – Pertinho de Lucerna encontramos a charmosa Interlaken. No inverno, aproveite os montes para esquiar ou praticar snowboard.

Dia 07: Berna e retorno para Genebra – No último dia, vale a pena conhecer a capital da Suíça e no final do dia retornar para Genebra para pegar seu voo de volta.

Vale lembrar que é possível passar uma semana inteira somente na parte alemã ou na parte francesa da Suíça e ainda assim vai ser difícil incluir tudo em uma semana.

vacas suíças
Sabe aquelas vaquinhas suíças com o sino pendurado no pescoço? Você verá muitas delas pelos campos de Appenzell.

Leia também: Chip de internet na Europa: qual é o melhor chip para a sua viagem


Roteiro de 10 dias Suíça

Um Roteiro Suíça 10 dias é ainda melhor no final das contas, não é mesmo? Então olhe o que montei para você:

Dia 01 e 02: Zurique – Com mais tempo, reserve 2 dias para essa cidade tão bonita e se der tempo aproveite para conhecer Appenzell que fica tão pertinho e vale a pena visitar.

Dia 03 e 04: Lucerna – Faça base em Lucerna e no segundo dia talvez, aproveite para fazer um bate e volta até Berna, ou que sabe explorar os arredores da cidade.

Dia 05: Interlaken – Descendo mais um pouco a metade da sua viagem será em Interlaken, essa charmosa vila entre os Lagos Brienz e Thunz.

Dia 06: Lugano – Dia perfeito para conhecer a maior cidade da região italiana da Suíça. Não deixe de admirar a vista do alto do Monte San Salvatore.

Dia 07: Zermatt – Ainda na parte italiana, conheça essa cidade livre de carros toda especial.

Dia 08: Montreux – Partindo para o lado francês e já se aproximando do final da sua viagem, conheça essa cidade que respira música.

Dia 09 e 10: Genebra e retorno para Zurique – Por fim, vale conhecer a cidade sede na ONU e de outras organizações muito importantes e no décimo dia voltar para Zurique e pegar o avião de volta, mas já pensando quando retornar para esse belíssimo país.

para onde viajar em agosto trilhas
Não deixe de incluir o Lago Seealpsee no seu roteiro! Ele fica no Cantão de Appenzell.

Meu roteiro pela Suíça

Não foi tarefa fácil escolher apenas algumas cidades para inserir em um roteiro de uma semana pela Suíça! Eu estava doida para conhecer cada cantinho do país, mas com pouco tempo disponível optei por conhecer apenas a região alemã do país.

Escolhi Zurique como base e organizei viagens bate-volta para o entorno. Como o país é muito bem conectado por vias férreas, escolhi os trens como meio de transporte. Contudo, gostaria de voltar e percorrer o país de carro. AMO fazer roadtrips.

Consegui conhecer os highlights desta região, como o Ramoso Restaurante Aescher e a bela trilha dos 5 lagos de Pizol. Também não poderia deixar Lucerna, Berna e Zurique de fora do roteiro. E claro, fiquei com MUITA vontade de voltar e fazer outras trilhas, visitar outras vilas alpinas e experimentar mais desse país incrível!

Aqui vai um roteiro resumido da minha viagem para a Suíça, que ocorreu no verão de 2019:

Dia 1: Zurique
Dia 2: Trilha dos 5 lagos de Pizol
Dia 3: Appenzell + Lago Seealpsee + Restaurante Aescher
Dia 4: Berna
Dia 5: Lucerna + passeio de barco pelo Lago Lucerna + Café Mill’Feuille, às margens do Rio Reuss
Dia 6: Interlaken + Lauterbrunnen
Dia 7: Zurique


 

Já contratou seu seguro viagem? É obrigatório na Europa!

Embora a Suíça não pertença à União Europeia, ela é signatária do Tratado de Schengen. Esse tratado estabelece que turistas precisam de uma apólice de seguro viagem válida, com cobertura mínima de 30.000 Euros, para entrar em território europeu.

Independentemente dessa obrigatoriedade, o seguro viagem é um item que traz muito mais segurança e tranquilidade durante a viagem. Meu namorado, por exemplo, fraturou a perna durante uma viagem para a Argentina esquiando e graças ao seguro viagem todas as despesas médicas dele foram pagas pela seguradora. Esse é apenas um dos vários exemplos que eu poderia compartilhar aqui com você sobre os benefícios de ter um seguro viagem. Vai por mim, vale a pena o investimento!

Eu costumo usar o site da Seguros Promo para fazer um comparativo de preços e coberturas de apólices de diferentes seguradoras. E uso tanto que consegui um cupom de desconto que garante 5% OFF no preço final do seu seguro viagem. Clique aqui e faça sua cotação com o cupom MALADEAVENTURAS!


Pronto para embarcar para a Suíça?

A Suíça é realmente incrível, não é mesmo? E depois de todas essas dicas, tenho certeza de que sua viagem vai ser inesquecível!

Se você tiver alguma dúvida ou quiser compartilhar alguma dica com a gente, comente aqui embaixo, adoramos ler as dicas de vocês também. Boa viagem! =)


Outros posts que você pode gostar:

Get Your Guide é confiável? é bom? vale a pena?

Berna (Suíça): o que fazer, onde ficar e dicas imperdíveis para a sua viagem

Lucerna (Suíça): como chegar, onde ficar, o que fazer e dicas imperdíveis

O que fazer em Zurique: 13 passeios incríveis na cidade mais cosmopolita da Suíça

Quem escreve | @gaiavani
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *