Recife, capital do estado de Pernambuco, consegue em uma única viagem juntar cultura, gastronomia, história e natureza. Se você está procurando por roteiros em Recife, esse post é o ideal para você. A cidade é uma ótima opção de destino no Nordeste do Brasil para você que gosta de animação.

Outro ponto positivo para a cidade é sua posição geográfica privilegiada, estando pertinho de vários outros destinos, pode ser a sua porta de entrada para essa região tão cativante que é o Nordeste brasileiro.

Então, se o seu destino é Recife e está procurando ideias de roteiros para até 7 dias na cidade, com várias opções de passeios para agradar a todos, é só conferir essas nossas dicas na capital pernambucana!

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!


Roteiros em Recife: qual época visitar?

Como todo destino de praia nordestino, Recife faz calor o ano inteiro, variando entre 25ºC e 28ºC. Então, para definir a data da sua visita na cidade, você deve levar em conta a chuva. Normalmente, o verão é seco e o inverno chuvoso, sendo assim, os meses com menos chances de chuva são outubro, novembro e dezembro, mas entre setembro a março pode ser também uma boa pedida e, se possível, evite maio, junho e julho.

É bom lembrar também que de dezembro a fevereiro e em julho são os meses considerados de alta temporada, por conta das festas de final de ano, férias e principalmente do carnaval. Então se você vier nesses períodos, prepare-se para preços mais altos e atrações mais cheias.


Leia também: Boipeba: GUIA COMPLETO para planejar a sua viagem


Roteiros em Recife: quantos dias ficar?

Para visitar os principais pontos turísticos da cidade em si, 3 dias costumam ser o suficiente. Porém se você quiser incluir algumas das cidades ao redor, roteiros em Recife de 5 a 7 dias são bastante recomendados.

Mas como já falamos, Recife tem uma posição privilegiada bem no meio do litoral nordestino, então se você utilizá-la para começar sua viagem pelo Nordeste, pode ter certeza que o céu, seu tempo e orçamento são o limite para decidir por quanto tempo você vai prolongar sua viagem!

roteiros recife praia
O litoral de Pernambuco é super charmoso e vale muito a pena conhecer.

Roteiro em Recife: onde ficar?

A melhor opção de local para se hospedar em Recife é próximo a orla de Boa Viagem e seus arredores. Ao realizar a busca por hospedagens em Recife pelo Booking com base nas notas oferecidas pelos hóspedes encontramos as seguintes opções.

Na parte norte, conhecida como Pina, que tem o acesso mais próximo para Olinda e para a região do Recife Antigo, com nota 9,1 dada pelos hóspedes, está o Hotel Luzeiros Recife. Aqui vale a pena destacar a localização próxima ao shopping RioMar, mas não é aconselhado fazer o caminho a pé.

Já na parte central de Boa Viagem, que apresenta o melhor trecho de praia, com os recifes que criam as piscinas na maré baixa e protegem dos tubarões, os hóspedes avaliam com nota 9,1 o Fity Hotel, que fica a três quadras da praia.

Por último, na ponta sul, local mais próximo do aeroporto e da feirinha de artesanato, como uma opção de hospedagem de uma rede padronizada, próxima ao aeroporto e com nota dos hóspedes de 8,7 existe o Ibis Recife Aeroporto. Vale lembrar que, no entanto, a praia nesse ponto sofreu erosão e na maré alta pode ficar sem faixa de areia.

roteiros recife hotel luzeiros
Os quartos do Hotel Luzeiros é incrível e tem uma decoração maravilhosa! (Foto: divulgação Booking)

Veja também: Conheça os encantos da Península de Maraú, na Bahia


Roteiros em Recife: como chegar?

As principais estradas do Nordeste, via de regra, são muito boas. Assim, se você pretende unir Recife a outras cidades nordestinas e estiver de carro, saiba que não terá problema para chegar até lá.

No entanto, toda atenção é necessária pois o perímetro urbano da capital pernambucana tem muitos radares de velocidades e ninguém quer voltar das férias com uma multa de presente.

Se você optar por ir de carro, uma dica bacana, que sempre damos por aqui, é conferir no site da RentCars as locadoras que atendem a região e comparar de forma mais prática todas as opções disponíveis, além de ser um ótimo jeito para fazer sua cotação.

Outra opção é chegar na cidade de ônibus. Porém a rodoviária fica um tanto afastada da orla de Boa Viagem, cerca de 20 quilômetros, e em uma área com muita vegetação ao redor, o que pode causar uma certa preocupação se você faz o deslocamento para lá no período noturno.

Também existe a opção de chegar a cidade de avião. O Aeroporto Internacional de Recife recebe diversos voos diretos de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e das principais cidades nordestinas. A vantagem do aeroporto é que ele fica somente a 3 quilômetros distante da orla de Boa Viagem e em dez minutinhos de carro você já vai estar de frente para o mar.

destinos baratos no brasil carro
Ir de carro para as outras cidades próximas a Recife é a melhor opção.

Roteiros em Recife

Agora que você já está mais familiarizado com essas informações práticas sobre a cidade, chegou a hora de montar os seus roteiros em Recife bacana para aproveitar os dias na cidade.

Nós já temos um post explicadinho com dicas de o que fazer na cidade. Agora vamos juntar alguns daqueles passeios, com outros, para te ajudar a estabelecer um cronograma de passeios por Recife e arredores com sugestões dia a dia para uma viagem de até 7 dias.

Sempre vale lembrar que nossas sugestões aqui são para fazer os passeios com calma, sem pressa, aproveitando a cidade. Caso você tenha menos tempo e queira fazer mais coisas, sempre pode colocar mais opções em um único dia e ficar menos tempo em alguma atração que não considera tão interessante.

Você também pode trocar a ordem, porque alguns passeios têm dias específicos da semana que funcionam ou não. Assim, é sempre importante que se faça uma análise dos dias que ficará na cidade para coincidir com as atrações abertas, além de incluir ou retirar alguma atividade de sua preferência.

Roteiros em Recife: o que fazer em 3, 5 e 7 dias de viagem
Olinda é uma das opções de destino próximas a Recife.

Leia também: Roteiro Morro de São Paulo: o melhor GUIA para montar seu roteiro de 5 dias


Então, sem mais delongas, vamos agora as sugestões!

Dia 1: Recife Antigo com museus

Nosso primeiro dia em Recife começa justamente no início da cidade, com foco em conhecer Recife Antigo e um pouco mais da tão rica cultura e história da cidade.

Então, a ideia é partir do Marco Zero e fazer todos os passeios nos arredores, aproveitando a facilidade de serem próximos uns aos outros e você poder fazer tudo a pé.

Nas proximidades estão dois museus muito bacanas, o Cais do Sertão e o Paço do Frevo. Decidimos colocá-los no mesmo dia pela proximidade entre eles, mas caso você entenda que dois museus no mesmo dia não é a melhor opção, troque por alguma outra atividade.

Sugerimos os seguintes pontos para serem incluídos no seu roteiro por essa parte da cidade:

  • Marco zero;
  • Centro de Artesanato de Pernambuco;
  • Centro Cultural Cais do Sertão;
  • Torre Malakoff;
  • Rua do Bom Jesus;
  • Paço do Frevo;
  • Sinagoga Kahal Zur Israel;
  • Paço Alfândega; e
  • Conjunto urbano da rua da Aurora

Como você pode ter percebido, é um dia bastante cheio e que pode ser um pouco cansativo, mas que vai enriquecer seu conhecimento da cidade, então vale a pena!

roteiros em recife marco zero
O Marco Zero é um dos pontos turísticos mais conhecidos.

Dia 2: Bairros Santo Antônio e São José + Parque das Esculturas Francisco Brennand

Para o segundo dia de passeios pela cidade sugerimos dividir o dia em dois períodos, manhã e tarde. Em um dos períodos, a ideia é que você visite o Parque das Esculturas Francisco Brennand, que como já explicamos no post sobre os passeios em Recife, pode ser acessado por barco partindo do marco zero ou por carro pela Avenida Brasília Formosa.

No outro período, sugerimos visitas aos seguintes locais:

  • Museu Cidade de Recife no Forte São Tiago das Cinco Pontas;
  • Igreja de São Pedro dos Clérigos e Pátio de São Pedro;
  • Mercado São Jorge;
  • Ponte Maurício de Nassau;
  • Capela Dourada; e
  • Casa da Cultura.

Você pode organizar os períodos da forma como você preferir e for mais cômodo dependendo de onde está hospedado e como vai efetuar os deslocamentos entre os locais.

roteiros em recife praia de boa viagem
Uma das praias mais famosas de Recife é a Praia da Boa Viagem.

Veja também: Trancoso (Bahia): as melhores dicas para você planejar a sua viagem


Dia 3: Praia de Boa Viagem + Instituto Ricardo Brennand

Mais um dia que pode ser dividido em dois períodos, matutino e vespertino, e que você pode organizar da forma como achar mais conveniente.

Uma visita ao Nordeste em que não se vai à praia, não é uma visita ao Nordeste completa. Por isso, passar pelo menos um período do dia na Praia de Boa Viagem é uma ótima pedida para colocar o bronzeado em dia, aproveitar as barracas e tomar aquela água de coco geladinha!

Mas não se esqueça de seguir as orientações das placas para evitar qualquer tipo de acidente com os tubarões que às vezes aparecem por lá! Na outra metade do dia, você pode optar por um passeio cultural, fazendo uma visita ao Instituto Ricardo Brennand.

Dia 4: Olinda

Olinda é a cidade vizinha de Recife, mas as duas são tão próximas que quase parecem uma e em trinta minutos de carro você chega ao seu destino. O charme da cidade com certeza são as casinhas coloridas nas íngremes ladeiras que no carnaval ficam lotadas de foliões.

Um roteiro básico pela cidade pode passar pelos seguintes pontos:

  • Igreja Nossa Senhora do Amparo;
  • Igreja da Misericórdia;
  • Loja Artes do Imaginário Brasileiro;
  • Casa dos Bonecos Gigantes;
  • Observatório;
  • Igreja do Alto da Sé;
  • Convento de São Francisco;
  • Igreja do Carmo;
  • Rua de São Bento e o Mosteiro de São Bento.

Todo o trajeto pode ser feito a pé, e essa é justamente a graça, não só ir aos pontos indicados, mas aproveitar o caminho, reparar nas casinhas, tirar várias fotos e ainda ver Recife por um outro ângulo. Mas como já falamos, Olinda é famosa por suas ladeiras, então escolha ir com uma roupa e principalmente um sapato confortável.

roteiros recife vista de cima
Recife é uma cidade imperdível! Você não irá se arrepender de visitar.

Além disso, se você ou alguém com quem você estiver viajando tiver dificuldade de locomoção ou algum problema para caminhar por ruas irregulares e com várias subidas talvez fazer o trajeto a pé não seja o mais indicado. Portanto, avalie como for ficar melhor e mais cômodo para você e os que estão junto.


Leia também: Costa do Descobrimento: roteiro de 5 dias por Caraíva, Trancoso e Praia do Espelho


Dia 5: Praia dos carneiros

Localizada a uma hora e meia de distância de Recife, a Praia dos Carneiros está localizada no município de Tamandaré e é uma opção para um bate e volta de Recife, ou mesmo para incluir como um ponto de parada em um roteiro de carro pelo litoral Nordestino.

O ponto alto da praia com certeza é a Capela de São Benedito, também conhecida como Igrejinha dos Carneiros que está localizada no canto esquerdo da praia e na beira da água, literalmente, pois quando a maré está alta bate no murinho da igreja.

Assim, se você for planejar uma visita a igreja, não esqueça de conferir a tábua de marés. Horários próximos ao da menor maré pode ser a melhor opção se a intenção por conseguir tirar fotos com a igreja de frente e sem ter que entrar dentro da água.

roteiros em recife praia dos carneiros
A Praia dos Carneiros é o cenário mais fofo de todos com essa igrejinha!

Mas se a maré estiver alta, você vai ter que se aventurar e se molhar para conseguir a foto, mas em compensação pode conseguir uma bela imagem estando dentro do mar e com a igreja aos fundos.

Além disso, o horário do final da tarde é o que tem menos gente, então se você gosta daquela foto sozinho, tente se programar para dar uma passadinha na igreja nesse horário.

Normalmente, para aproveitar a praia e conseguir chegar na igreja você vai ter que escolher algum dos restaurantes e pagar pelo serviço de consumação, que varia de R$ 20,00 a R$ 50,00 em média, podendo utilizar estacionamento, cadeiras, guarda-sol, banheiros, duchas, redes e todas as outras facilidades disponíveis no local durante todo o dia.

No entanto, supostamente, existe uma opção a pé por um pequeno caminho ao lado da entrada do Beach Club Bora Bora por onde seria possível acessar a praia sem ter que pagar.

Porém, nós não fizemos o trajeto por ali para confirmar se realmente funciona, uma vez que estávamos de carro e não quisemos deixar estacionado na estrada por estarmos com todas as nossas bagagens dentro. Se você optar por conhecer a praia assim, conte para a gente se dá certo!

roteiros em recife igrejinha
A famosa capelinha da praia, mais conhecida como Igrejinha dos Carneiros.

Veja também: Passo a passo para organizar a sua viagem para Jericoacoara


Dias 6 e 7: Porto de Galinhas

Uma viagem para o Nordeste não fica completa sem aproveitar suas praias maravilhosas, com águas cristalinas e as piscinas naturais repletas de peixinhos coloridos. Pertinho de Recife, uma ótima pedida para esse tipo de passeio é dar um pulinho até Porto de Galinhas.

A cidade fica a uma horinha da capital pernambucana e, se você tiver tempo, deve incluir em seu roteiro com certeza.

Com dois dias por lá você consegue aproveitar as praias, sejam as de águas mais tranquilas como a praia bem no centrinho de Porto de Galinhas onde ficam as piscinas naturais, quanto aquelas de águas mais agitadas, perfeitas para a prática do surf, como a Praia de Maracaípe.


Pronto para conhecer Recife?

Como você deve ter percebido, montar roteiros por Recife pode contar com vários dias, partindo de 3, passando por 5 ou 7 dias e até um mês inteiro, quem sabe, se juntar com todas as opções de passeios que o Nordeste oferece!

E agora que você já conferiu as nossas dicas, é só montar o seu roteiro para Recife, fazer as malas e conferir um pouco mais do que essa linda cidade tem a oferecer! Ficou com alguma dúvida? Tem alguma outra dica imperdível de Recife? Conta para a gente! Vamos adorar saber!


Outros posts que você pode gostar:

12 passeios imperdíveis na Chapada das Mesas

Poço Azul e Encanto Azul: conheças as cachoeiras de águas azuis na Chapada das Mesas

Passeios em Salvador: top 20 passeios para fazer na cidade (e região)

Quem escreve | @bia.koslosky
Ana Beatriz
Adora planejar e compartilhar roteiros e dicas dos mais diversos tipos de viagens e acredita que a próxima aventura está sempre a, no máximo, um avião de distância.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *