Você sabe o que vestir na hora de fazer alguma trilha, trekking ou praticar montanhismo? Pode parecer uma coisa boba, mas saber as roupas adequadas para esses esportes é essencial e faz toda a diferença para você ter uma boa experiência. Para te ajudar, preparamos esse super artigo com as melhores dicas de roupas para trilha.

Nós amamos esses esportes e sempre que podemos fazemos nossas mochilas e partimos para diversas aventuras. Então, resolvemos compartilhar com nossos leitores dicas valiosas que às vezes até os montanhistas mais experientes esquecem, e vamos mostrar que é possível se vestir de forma confortável sem perder performance durante as suas trilhas. Então não perca tempo e continue sua leitura para conhecer nossas dicas de roupas para trilha.


O que vestir em trilhas: dicas e truques

Tanto o trekking quanto o montanhismo são esportes onde se vestir adequadamente é essencial. Imagine só fazer a travessia Petrópolis x Teresópolis no Parque Nacional da Serra dos Órgãos sem roupas quentes o suficiente para passar a noite. E quando falamos em roupas para trilha correta, até mesmo os mais experientes podem acabar cometendo alguns deslizes.

Certamente você não vai fazer uma trilha com calça jeans ou sapatos desconfortáveis. No geral, as roupas mais adequadas são aquelas mais leves e que possibilitem o praticante suar sem muito esforço, mas sem ficar também com a roupa molhada de suor. Agora, vou te mostrar algumas dicas e truques importantes para você não errar na hora de se preparar para uma trilha. Vamos lá!

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

  • Vista-se em camadas

Dependendo do lugar onde vai ocorrer a trilha, é sempre bom estar preparado para qualquer tipo de clima, do mais quente ao mais frio. Nesse sentido, o legal é se vestir em camadas com roupas para todos esses possíveis climas. Além disso, essas camadas devem estar dispostas de modo que seja fácil tirar ou colocar as roupas de acordo com a variação da temperatura.

É uma espécie de “efeito cebola”, onde você começa mais aquecido e caso a temperatura aumente você vai retirando essas camadas. E é claro que o oposto também pode ocorrer. Aí nesse caso é só recolocar os casacos ou blusas.

dica roupas trilhas
Vista-se em camadas!

O ideal é que as roupas mais frescas fiquem mais próximas ao corpo. Só para exemplificar, e você for fazer a Trilha do Rio do Boi em SC que possui lugares para mergulhar, a roupa de banho deverá ser a primeira camada e por cima as mais quentes. Assim, você pode aproveitar o banho refrescante nas piscinas naturais e logo depois de se secar já recolocar as roupas que estava usando. Ah! Essa primeira camada também pode ser de roupas que absorvam bem a umidade.

Em seguida, virão as camadas mais quentes, como as camisas de manga comprida e casacos corta-vento. Lembre-se também que deve haver espaço na sua mochila para guardar as camadas que você for retirando, pois não é recomendável fazer a trilha carregando as roupas na mão.

  • Vista-se de acordo com as estações

Tão importante quanto usar diferentes camadas de roupas é estar vestido de acordo com a estação do ano que vai ocorrer a sua trilha. Sem dúvida, a caminhada durante os meses de inverno vai exigir roupas mais quentes do que aquelas que ocorrerem no verão. No inverno você também vai precisar de roupas e equipamentos bem eficientes para isolar seu corpo do frio, ou então você poderá ter problemas sérios com a hipotermia.

Por outro lado, no verão é importante ter um cuidado redobrado com o sol. Então, não esqueça do protetor solar, óculos de sol, chapéu e até roupas com proteção UV. Principalmente se você for fazer trilhas onde grande parte do percurso passa por áreas descampadas, esse tipo de camiseta com proteção UV é essencial. Ela deve cobrir bem peito, costas e ombro. Isso vai te proteger das queimaduras e de ficar ardendo ao final do dia. Outra dica importante é usar roupas mais leves que mantenham a temperatura do corpo em um nível razoável.

Já nas estações de transição como primavera e outono, o importante é encontrar o ponto de equilíbrio entre estar aquecido e deixar o corpo respirar. Prefira roupas com secagem rápida. Nessas estações as camadas são ainda mais importantes para você não ficar superaquecido ou hipotérmico.

  • Escolha materiais sintéticos

A gente sabe que muitas pessoas adoram roupas de algodão porque elas são bem fresquinhas. No entanto, esse tipo de material para fazer trilhas não é o melhor. Um dos motivos é que ele não absorve bem a umidade da pele. Além disso, ele também demora muito mais a secar e não é um bom isolante térmico.

Para quem está planejando uma trilha ou caminhada, as roupas feitas com material sintético são a melhor escolha. Procure utilizar tecidos como nylon e poliéster, pois eles além de serem respiráveis, são ótimos para absorver a umidade.


As melhores roupas para trilha

Agora que você já conhece as dicas básicas para escolher as melhores roupas para trilha e cachoeira, vamos conhecer itens que não podem ficar de fora da mochila de qualquer amante de trekking.

Camiseta com proteção UV

Nós já falamos anteriormente sobre as camisetas com proteção UV. Elas estão na lista de roupas e equipamentos para trilha a pé, especialmente se for em lugares mais quentes e ensolarados. Você consegue achar camisas de manga comprida com proteção UV 50+ e algumas possuem até colarinho extensível para proteger mais a região do pescoço. Mas também é possível encontrar opções de manga curta para ambos os gêneros.

Você não tem ideia da diferença que esse tipo de peça faz, ainda mais em lugares onde o sol não dá trégua. Ah! E além da proteção solar, elas são ótimas para te proteger contra carrapatos, mosquitos e outros bichinhos indesejáveis.

Selecionamos alguns modelos de camisas com proteção UV 50+, tanto femininas quanto masculinas, no site da Columbia, marca que a gente usa e recomenda. Vale à pena conferir:

  • A Camiseta Columbia Feminina M/L Neblina possui duas tecnologias: Omni-Shade™: Fator de Proteção Solar FPS 50+ e Omni-Wick™: Dispersão e evaporação do suor. Disponível nas cores rosa, cinza, preto e branco. Você pode dividir em 2x sem juros e com o cupom MALADEAVENTURS10, ainda garante 10% de desconto no final da sua compra.
  • No modelo Masculino, você encontra a Camiseta Columbia Masculina M/C Aurora, de manga curta, para os mais calorentos. Outra opção, de manga longa, é a Camiseta Columbia Masculina M/L Neblina, ambas com a mesma tecnologia Omni-Shade™ e Omni-Wick™.

Fleece

Criado em 1980 pela empresa americana Polartec, o fleece é um tecido sintético produzido com fibras de poliéster que forma o que chamamos de camada intermediária, entre a segunda pele e o corta-vento ou jaqueta mais pesada. O principal objetivo do fleece é ajudar a manter a temperatura corporal do esportista.

Além de te manter aquecido, as roupas de fleece são altamente respiráveis e possuem secagem rápida. Ou seja, ideal para quem pratica trekking e montanhismo. Outra vantagem dessa peça é que ela é extremamente leve, então você pode colocar na mochila que ela não vai pesar quase nada.

A Columbia possui uma seleção incrível de blusas e jaquetas fleece que além de te deixarem aquecido(a) são lindas e cheias de estilo. Afinal de contas ninguém precisa sair para fazer uma trilha com roupas esquisitas.

No site da Columbia você encontra uma categoria só de Fleece, com inúmeras opções de modelos. Abaixo, selecionamos dois modelos que nós temos e sempre nos acompanha nas trilhas:


Corta-vento / capa de chuva

Em seguida, os casacos corta-vento e as capas de chuva são uma verdadeira mão na roda quando falamos de  proteção contra o frio ou então se você vê que as nuvens de chuva estão se formando. Essas roupas para trilhas geralmente são a prova d’água e respiráveis, além de serem confortáveis e leves (não precisa se preocupar com peso extra na mochila).

Essas peças são maravilhosas quando estamos subindo uma montanha ou em trilhas onde venta muito. O capuz serve para proteger a cabeça e os ouvidos do vento e da chuva. Não deixe de ter essas roupas na mochila, ainda mais que o clima nas montanhas pode ser imprevisível e um belo dia de sol, do nada, pode dar lugar a uma chuvinha.

casaco corta-vento-columbia
A Columbia tem os melhores casacos corta-vento do mercado.

Contudo, vale lembrar também que mesmo nos dias mais quentes, muitos montanhistas também utilizam corta-ventos para se proteger dos insetos e do sol.

  • Se você é fã de roupas com ótima tecnologia, que você sabe que não vai te deixar na mão, pode apostar na Jaqueta Columbia Feminina OutDry™ Ex Eco Shell. Eu tenho uma dessa e, além de linda, não deixa nada de vento passar para o corpo, além de ser totalmente impermeável.
  • Uma opção mais em conta, que é um modelo clássico da Columbia, é a Jaqueta Columbia Feminina Arcadia™ II, disponível em várias cores. Ela é resistente à chuvas e vento, mas protege super bem. A gente ama esse modelo!
  • Para os homens, selecionamos Jaqueta Columbia Masculina EvaPOURation™, que possui um sistema de transpiração incrível, evitando que você fique molhado de suor. Além de ser impermeável e corta-vento. O preço é ótimo, vale a pena conferir.

Calças e shorts

Já na hora de escolher se vai usar calça ou short, tudo vai depender da época da trilha e do tipo de lugar onde ela vai ocorrer. Em primeiro lugar, o short é um tipo de roupa para trilha que permite que a pessoa tenha mais movimento e é bem mais fresco. No entanto, ele não é indicado em lugares onde você passa por mato muito alto nem em lugares muito frios. Por outro lado, as calças retêm mais o calor, sendo mais indicadas para os dias mais frios ou quando há variações bruscas de temperatura. Mas lembre-se de que elas devem ser de materiais que sequem rápido, como é o caso dos tecidos sintéticos.

Independente de ser short ou calça, a regra básica é que eles devem ser confortáveis e permitir, com facilidade, os seus movimentos. Uma dica sensacional se você fica na dúvida na hora de escolher qual das peças vai usar e não quer enfiar um monte de roupa na mochila são as chamadas calças conversíveis, que se transformam rapidamente em bermuda e vice e versa. Para as meninas em especial, as calças de ginástica são uma ótima opção e possuem baixo custo, principalmente se você já tiver em casa.

A Columbia tem um modelo bem legal de calça 2 em 1, que pode virar bermuda. O modelo é o  Silver Ridge™ 2.0 Convertible, possui tecnologia Omni-Wick™ que dispersa e evapora o suor ao longo de toda a atividade, mantendo sempre a sensação de frescor, respirabilidade e conforto. Também possui proteção contra raios UV fator 50, com a tecnologia Omni-Shade™. Assim, garante proteção em campos descobertos ou exposição aos raios nocivos à saúde.

A calça Silver Ridge está disponível tanto no feminino quanto no masculino, em diversas cores!

Agora, uma dica para as mulheres: se você está em busca de uma ótima Calça Legging, que seja confortável, com tecido respirável, ajustável ao corpo e que ainda tenha proteção UV, vale a pena dar uma olhadinha no modelo Windgates™ II. Algumas características dessa calça são:

  • Tecnologia Omni-SHADETM FPS 50
  • Tecnologia Omni-WICKTM, promovendo dispersão e evaporação do suor
  • Bolso lateral em mesh
  • Cós alto

Clique aqui para ver mais informações do produto – e não esqueça que com o cupom MALADEAVENTURAS10 você garante 10% de desconto no final da compra!


Acessórios

Não adianta estar vestido corretamente e não prestar atenção nos acessórios que você vai levar na sua próxima aventura, né? Aqui nós podemos incluir meias, sapatos, gorros e até calçados. Todos eles são importantes para proteger tanto do sol, quanto do frio e da chuva.

Recomendamos que os chapéus e bonés devem ser, preferencialmente, de material sintético para quem você não fique com a cabeça muito quente. Dependendo do lugar, se ele for muito ensolarado, o chapéu com abas mais largas é ideal, pois sua área de proteção é bem maior do que a do boné. Mas se você for encarar uma trilha ou subida de montanha em regiões mais frias, a escolha perfeita de roupas para trilha no inverno é o gorro, pois ele protege bem as orelhas.

O Gorro Columbia Lost Lager™ é o modelo que eu escolhi – além de lindo, é super quentinho e tem um bom preço!

dicas de roupas trilhas
Estar com as roupas certas para subir montanhas proporciona uma experiência ainda melhor!

E nem pense em descuidar dos calçados na hora de escolher suas roupas para trilha. Se ela for uma trilha mais tranquila em terreno plano e seco, um tênis já será o suficiente. Contudo, dependendo do clima e do terreno, o melhor é investir em uma bota ou tênis próprio para trilha. Embora eles não sejam muito baratos, você vai ver que fazem toda a diferença.

Na Columbia você encontra um modelo mais bonito que o outro e além dos tênis você também encontra papetes, botas e muito mais. O importante é que seu tênis seja confortável e apresente boa tração, assim você não corre o risco de escorregar em terrenos acidentados.

calçado para trilhas
Escolhemos a Bota Columbia Feminina Newton Ridge™ Plus

Vale a pena ler o artigo que produzimos: Como escolher a bota de trekking ideal para você + as melhores marcas do mercado atualmente


Nos lugares frios, a luva é outro item essencial na mochila de qualquer trilheiro. Procure modelos em que o exterior seja liso e resistente a umidade e com um interior mais felpudo e quentinho para evitar a perda de calor pelas mãos.

E é claro que não poderíamos deixar de falar da mochila. Sem ela não existe trilha, não é mesmo? Ela deve ser grande o suficiente para acomodar tudo o que precisamos, mas nem tão grande que atrapalhe seus movimentos. A Columbia possui modelos de ótima qualidade de pequena, média e grande capacidade. Tudo para você levar todo o necessário para sua aventura. 

A Gaia tem um modelo de mochila da Columbia bem legal, chamado Pine Hollow™ II. A capacidade é 30 litros, e é uma boa mochila para viagens e trilhas mais longas.

mochila para trilhas
Pine Hollow™ II, uma das melhores mochilas da Columbia

Outra opção bem legal para quem vai percorrer longas trilhas ou caminhadas, é a mochila de hidratação. Super compacta e com o espaço perfeito para colocar bastante água.

E se você busca uma mochila maior para acampamento, pode apostar na Columbia Trail Elite™, de 55 litros. Ela tem um excelente suporte para as costas, bastante divisórias tecnologia à prova d’água e de respiração. Vale a pena conferir, principalmente se você estiver pensando em fazer trilhas onde é necessário acampar, como a Travessia Petrópolis x Teresópolis ou mesmo o Morro Açú.


Roupas para trilha no inverno

Se você está pensando em encarar uma trilha no inverno, como por exemplo no Parque Nacional da Serra dos Órgãos ou no Parque Nacional Itatiaia a regra de vestir-se em camadas é mais do que importante. Durante o inverno três camadas vão fazer com que você consiga passar pela trilha sem maiores problemas.

A primeira camada é chamada de camada base e sua função é controlar a umidade do corpo e te manter sempre aquecido(a). Essa camada é seguida por uma camada intermediária, cuja função é te aquecer. No nível intermediário entra o fleece e aqueles casacos mais fofos. Por fim, a última camada é a da capa de chuva ou do corta-vento e sua função evitar que a chuva e o frio penetrem nas camadas inferiores.


Roupas para trilha e cachoeira

Por outro lado, se você é do time que adora trilhas com cachoeiras e piscinas naturais para se refrescar (eu ADORO), saiba que existem ótimas opções na Chapada Diamantina e Ibitipoca. Nesse caso, uma toalha que seque rápido não pode ficar de fora da sua mochila. E já que a intenção é se molhar mesmo, sua primeira camada de roupa tem que ser roupa de banho. No caso das mulheres, o maiô é uma opção super confortável.


Roupas para trekking longo

Por fim, você já ouviu falar na travessia do Vale do Pati? Essa é uma trilha bem longa na Chapada Diamantina que chega a levar 5 dias e passa por lugares incríveis, além da oportunidade de se hospedar na casa de moradores locais. Em trekkings longos exigem muito do esportista e é preciso ser inteligente na hora de fazer sua mochila.

Para esse tipo de trilha, controlar o peso da sua mochila é o mais importante. Normalmente em trekkings longos você vai passar muitas horas andando e quanto menos peso estiver carregando nas costas melhor. Aqui, os tecidos mais leves não podem faltar, mas é bom sempre checar as condições climáticas por causa de eventuais mudanças de temperatura.


Looks para trilha

Depois de conhecer algumas dicas de como se vestir para fazer trilhas e de ver as roupas que não podem ficar de fora do guarda-roupa dos trilheiros, veja as sugestões de look para trilha feminino e masculino que montamos para você. Muitos desses looks você encontra na loja virtual da Columbia, uma empresa que já está a muitos anos no mercado e que é sinônimo de qualidade quando o assunto é roupas e acessórios para trekking e montanhismo.

E para você comprar o look para trilha masculino e feminino completo, não deixe de aproveitar nosso cupom MALADEAVENTURAS10 para garantir 10% de desconto nas suas compras no site.

Feminino

Atenção meninas! É possível sim se vestir com muito estilo e conforto para se aventurar em trilhas. Então confira as sugestões de roupa de trilha feminina completa que temos para você.

Masculino

Os homens não vão ficar de fora. Separamos opções incríveis de look para trilha masculino que temos certeza de que farão sucesso. Veja só!


E aí, gostou das nossas dicas de roupas para trilha? Agora você vai estar preparado(a) para qualquer aventura que aparecer. Se ainda ficou alguma dúvida é só deixar sua pergunta nos comentários que teremos o maior prazer em te responder.

Quem escreve | @nandahudson
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Aluguel de Carro!
    locação de carro
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

1 resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *