lanna kingdom sanctuary

Santuário de elefantes na Tailândia: qual escolher e quanto custa

Nesse post você vai ler sobre o melhor passeio para visitar um santuário de elefantes na Tailândia: o Lanna Kingdom Sanctuary!

Esse santuário fica em Chiang Mai e, se você tem o sonho de interagir com um elefante, pode ir sem medo. Eles não exploram os elefantes turisticamente, pelo contrário: resgatam os animais que sofriam maus tratos e hoje recebem muito carinho e cuidado por lá. Continue lendo esse post para saber mais!


Santuário de elefantes na Tailândia: qual escolher?

Provavelmente você já deve ter visto imagens de turistas montando em elefantes, né? Essa é uma triste realidade do turismo na Tailândia, mas que, graças a ONGS e a conscientização em blogs e agências de viagem, vem mudando.

elefantes em chiang mai
Um dos primeiros contatos com esses gigantes! Momento muito especial!

Antigamente era normal você ver esse tipo de cena e outras como elefantes pintando quadros, jogando futebol, dançando, cumprimentando pessoas… Mas, pára pra pensar: os elefantes recebem um treinamento muito cruel para fazer esse tipo de coisa, e esse treinamento acaba sendo financiado pelos turistas que pagam para fazer esses tours.

A situação dos elefantes na Ásia e no mundo todo é preocupante. Olha só esses dados:

  • Existem cerca de 2000 elefantes selvagens na Tailândia;
  • Os elefantes asiáticos são uma espécie em extinção;
  • Estima-se que a população de elefantes asiáticos tenha diminuído em pelo menos 50%, desde 1900;
  •  60% dos elefantes da Tailândia estão em cativeiro e 60% destes são utilizados no turismo.

Os elefantes que são “atrações turísticas” sofrem muito para serem domesticados. É uma crueldade enorme.

Uma das coisas que o guia do Lanna Kingdom nos falou, é que, apesar desse tamanho todo e aparência de serem muito fortes, as costas dos elefantes são muito delicadas, e o peso de uma pessoa em cima dos elefantes pode danificar muito a coluna deles. Então, se você estiver pensando em fazer esse passeio só pra tirar aquela foto legal pro Instagram, pensa duas vezes, agora que você já sabe um pouco do que acontece no turismo abusivo que acontece por lá.

Mas, é possível também interagir de forma consciente com os elefantes na Tailândia. É aí que entram as ONGS e santuários que os resgatam de circos, campos de trekking e outras situações onde eram explorados. Agora, eles vivem com outros elefantes, são alimentados e recebem carinho e cuidado de turistas.

Visitar um santuário é também uma forma de ajuda-los. É muito caro “manter” um elefante, já que eles comem o dia INTEIRO, são aproximadamente 200kg de comida e 190 litros de água! Tem noção?

Nesse post eu indico o Lanna Kingdom Sanctuary, que eu pude vivenciar e ver com os meus próprios olhos o trabalho legal e sustentável que eles fazem. Se você quiser ver outras opções, sugiro pesquisar bastante e ler opinião de outras pessoas. Escolha com o seu coração, escolha consciente!

lanna kingdon Sanctuary
Dando bananas para a Lanna, o bebê elefante do Lanna Kingdon Sanctuary!

Veja também: Roteiro de 9 dias na Tailândia: Bangkok + Chiang Mai + Koh Phi Phi + Railay Beach


Santuário de elefantes na Tailândia: nossa experiência com o  Lanna Kingdom Sanctuary

Acertamos em cheio na nossa escolha e abaixo você vai entender o porquê. 

O Lanna Kingdom Sanctuary tem três tipos de passeios: Full Day (dia inteiro), half day morning (manhã) e half day afternoon (tarde). Se o seu roteiro estiver apertado, com pouco tempo para conhecer Chiang Mai, recomendo o tour de meio dia, podendo ser de manhã ou à tarde. Acredito que é o suficiente para interagir com os elefantes e viver essa experiência maravilhosa.

Nós fizemos o tour da tarde.  A van nos buscou às 13h no nosso hotel, o Shangri-la Chiang Mai e depois de 1h de estrada mais ou menos, chegamos no santuário. O Alex, nosso guia, nos acompanhou a todo momento – aliás, deixo aqui o meu agradecimento a ele. Um ótimo profissional, muito paciente e dedicado. Ele é tailandês e fala muuito bem inglês. Além de explicar tudo sobre os elefantes e sobre o santuário, eles nos contou várias curiosidades da Tailândia!

Veja também: Hotel Shangri-la em Chiang Mai: ótima localização e muito conforto!

Chegando no santuário, o Alex nos emprestou o uniforme do Lanna Kingdom, para não sujarmos a nossa roupa. Vestimos uma calça azul, chapéu de palha e tinha também uns sapatos de borracha, tipo um crocs. Você pode vestir a camisa também, mas estava muito calor e eu preferi ficar de bikini.

Logo vimos os elefantes chegando e já bate aquela emoção né? Eles são enooormes e lindos! Nosso primeiro contato com eles foi uma mistura de encantamento com medinho – aquele tamanho todo assusta!! hahaha!

santuário elefantes tailândia
Um abraço muito especial!

Fui me acostumando com aquele tamanho todo e logo já estava abraçando todos eles. É uma experiência única e maravilhosa. Não dá para negar que a gente sente uma conexão com eles!

Depois de muito carinho, fomos brincar na lama com eles, em um lago cheeeio de lama. Eles espirram água pra cima e adoram a massagem que fazemos com a lama! Super divertido.

banho de lama elefantes tailândia
Sujos de lama depois de brincar com os elefantes!

Em seguida, fomos preparar “vitamin balls”, uma vitamina para a Lana, que é o elefante bebê do santuário. Misturamos bananas, tâmara e cana de açúcar. O guia nos explicou que lá no santuário eles comem muito mato e milho, então eles precisam dessa vitamina com frutas para ficarem saudáveis. Eles preparam todos os dias para eles e quando nós, turistas, vamos até lá, podemos ajudar.

E aí chegou a hora de entrar em outro lago, menos sujo de lama, para dar banho neles. A melhor parte foi quando eles “sentaram” no laguinho pra gente conseguir esfregar a parte de cima. Foi super legal!

banho elefantes tailândia
Breno dando banho em um dos elefantes!

Óbvio que ficamos mais sujos do que os elefantes, então depois da brincadeira toda, fomos tomar banho. Eles tem um vestiário com banheiros, então foi tranquilo de tirar a lama – mas não vá esperando água quente e muito luxo. É tudo simples e bem rústico.

No passeio de meio dia, está incluído almoço, que é um Pad Thai vegetariano. A gente tinha acabado de almoçar quando a van chegou para nos buscar, então dispesamos o almoço. Mas, fica a dica para quem está pensando em escolher esse passeio!

A van nos deixou de volta no hotel e aí sim tomamos um banho caprichado depois dessa aventura. O dia terminou com aquela sensação de ter vivido uma experiência ao lado desses grandalhões. Muita gratidão por ter tido essa oportunidade!

Veja também: Roteiro 2 dias em Chiang Mai: as MELHORES DICAS que você vai ler


Não esqueça o seguro viagem! A gente sempre indica o site Seguros Promo, que faz um comparativo dos melhores seguros e tem ótimos preços. Com o código MALADEAVENTURAS você garante 5% de desconto!


Santuário de elefantes na Tailândia: quanto custa e como fazer a sua reserva

No site do Lanna Kingdom você pode ver todas as informações, mas vou colocar abaixo um resumo para vocês:

Half Day Tour Morning (manhã) | 2.500 THB
Half Day Tour Afternoon (tarde) | 2.500 THB
Full Day Tour (dia inteiro) | 3.500 THB

Considere que 100THB = R$13 para converter o valor.

Você provavelmente vai encontrar passeios de elefantes na Tailândia por preços menores, mas provavelmente não serão empresas sérias, que se preocupam com os animais e incentivam o turismo sustentável. Pesquise bastante antes de fechar com qualquer tour, tenha certeza de que fazem um trabalho sério.

Para reservar o nosso passeio, eu enviei um e-mail para eles: lannakingdomelephantsanctuary@gmail.com. Há também um telefone no site, mas eu consegui resolver tudo por e-mail e foi bem tranquilo! 


Publiquei lá no canal do Youtube como foi a nossa experiência em um santuário de elefantes na Tailândia. Vale a pena conferir e sentir um pouquinho o que é essa interação maravilhosa com os elefantes!


As fotos desse post foram editadas com os Presets do Mala de Aventuras! Se você nunca ouviu falar de presets, são filtros pré definidos usados para editar as fotos no aplicativo Lightroom ou no Lightroom para computador. Para ver os pacotes disponíveis, acesse: www.shopmaladeaventuras.com.br


Veja mais dicas da Tailândia:


santuário de elefantes na tailândia



 

Cadastre seu e-mail e receba novidades!

faça parte da nossa lista, é de graça!

I will never give away, trade or sell your email address. You can unsubscribe at any time.