Você sabe que o seguro viagem é um item essencial no planejamento de uma viagem internacional, mas está na dúvida em relação a viagens dentro do Brasil. Será que é necessário contratar seguro viagem nacional? Ele vale mesmo a pena?

Se você tem dúvida se deve ou não contratar um seguro viagem nacional na sua próxima viagem não deixe de ler esse post. Vamos responder essas e outras perguntas que muitos viajantes têm com relação a esse tema.

Vem com a gente conhecer mais sobre essa modalidade de seguro viagem e descubra se o seguro viagem nacional vale a pena para você.


O que é o Seguro Viagem Nacional?

Antes de mais nada, o seguro viagem nacional é uma das modalidade do tradicional serviço que você já conhece e sabe da importância, principalmente em viagens internacionais.

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

Ele é um serviço de assistência ao viajante que te deixa bem mais tranquilo na hora de viajar, porque além de cobrir gastos com saúde, ele também protege contra outros eventuais imprevistos, como extravio de bagagem, entre outros.

Imagine só estar fazendo aquela viagem dos seus sonhos em algum lugar do Nordeste, por exemplo, e de repente passar mal porque seu estômago não se adaptou muito bem ao tempero da comida. Ou ainda, estar em uma trilha em um parque estadual e sofrer algum acidente que precise de socorro médico.

Praia do espelho Bahia
Imagina viajar para este paraíso e ter dor de cabeça com algum imprevisto?

Infelizmente sabemos que a saúde pública no nosso país não é das melhores e nem todo mundo possui um planos e saúde com abrangência nacional.

Em casos como esses, o seguro viagem nacional garante que você receba todo o atendimento sem ter que desembolsar uma grana para atendimento médico e gastos com hospitais. Além disso, ele também permite que você receba reembolsos caso tenha que pagar alguma conta referente ao tratamento médico.

Embora aqui no Brasil não seja obrigatório ter um seguro viagem, eu diria que ele é um item bem importante em uma viagem pelo território nacional. Se você nunca pensou em inclui-lo no seu planejamento, deveria começar a pensar nele agora! Com ele sua viagem será muito mais prazerosa e tranquila.

Seguro viagem nacional: vale a pena?

Quando o assunto é seguro viagem internacional, ninguém questiona se o seguro viagem vale a pena, até porque ele é pré-requisito para entrar em diversos países, como os pertencentes à União Europeia.

Apesar da não obrigatoriedade em território nacional, contratar um seguro viagem nacional vale a pena sim! E não importa se você tem ou não um plano de saúde, pois a cobertura dele vai muito além dos gastos com despesas médico-hospitalares.

seguro viagem estados unidos
Imagina precisar de assistência médica e ter que pagar uma fortuna por isso? A sua garantia é ter um seguro viagem.

Conforme eu já disse antes, o SUS (Sistema único de Saúde) é bastante deficiente em diversas regiões do Brasil e se você não possui um plano de saúde com abrangência nacional, depender da rede pública no caso de algum acidente ou mal estar pode não ser a melhor coisa.

Por outro lado, mesmo que você tenha um plano de saúde, como é o meu caso, é preciso verificar qual a abrangência da sua cobertura, porque se for apenas estadual você não conseguirá atendimento no Brasil inteiro.

Ademais, o seguro viagem nacional também cobre problemas como roubo e extravio de bagagem, orientações em caso de perda de documento, bem como assessoria jurídica e fianças. É por esses e outros motivos que acreditamos que vale a pena contratar um seguro viagem nacional.


Clique aqui para conferir os preços de um seguro viagem nacional.


Seguro viagem nacional x plano de saúde

Muita gente acha que por ter um plano de saúde não precisa contratar um seguro viagem nacional. No entanto, não é bem assim que acontece. Nem sempre a cobertura do seu plano será muito abrangente, ainda mais se a cobertura for apenas estadual.

Eu mesma tenho plano de saúde nacional e em certas cidades a rede credenciada não é lá aquelas coisas, sendo às vezes necessário se deslocar para outras cidades para conseguir atendimento.

seguro viagem idosos
Nada como viajar tranquilo em família!

Uma grande vantagem do seguro viagem em relação ao plano de saúde é que ele começa a valer em um raio de 100km da sua residência e tem cobertura em todo o território nacional. Seus benefícios também são mais abrangentes e você vai conhecê-los melhor mais à frente.

Por fim, não podemos deixar de levar em conta também a questão financeira entre eles. Enquanto o plano de saúde você tem que pagar um valor todo mês (independentemente de usar ou não), o seguro viagem você paga apenas pelo período da sua viagem e acaba saindo bem em conta, ainda mais levando em consideração todos os benefícios que você terá.


Seguro viagem nacional: como funciona

Talvez pelo fato de não ser muito conhecido aqui no Brasil, muita gente se questiona como funciona o seguro nacional. Basicamente ele funciona como qualquer outro seguro viagem internacional.

Quer conhecer mais sobre as suas principais vantagens e coberturas dessa modalidade de seguro? Então continue lendo e descubra, assim você não vai errar na hora de contratar um seguro viagem nacional top!

Quais as vantagens em contratar um seguro viagem nacional?

Com toda certeza existem muitas vantagens em se contratar um seguro viagem nacional e vou te apresentar algumas delas agora. Olha só!

seguro viagem travel ace
O seguro também cobre contra extravio da sua bagagem.

1. Você evita gastos que não foram planejados: 

É claro que ninguém vai para uma viagem contando que vai passar mal, se machucar, ou sofrer com bagagem extraviada, né? Mas não podemos esquecer que imprevistos acontecem.

Dessa forma, quando contratamos um seguro viagem estamos nos resguardando justamente contra esses imprevistos, que podem acabar gerando gastos altíssimos e fora do seu planejamento de viagem.

2. Possui um ótimo custo x benefício:

Sem dúvida essa é uma das principais vantagens na hora de se contratar um seguro viagem nacional. Por menos de R$5 por dia você terá cobertura de despesas médico-hospitalares e outros imprevistos que podem ocorrer durante a viagem.

Mas lembre-se que o melhor seguro viagem nacional é aquele que melhor se encaixa no seu tipo de viagem, então é bom ler cuidadosamente as apólices antes de fechar o negócio.

3. Você estará protegido em diversas situações:

A cobertura vai muito além de problemas de saúde, incluindo também auxílio em caso de perda de documentos e direito de cancelamento da viagem (que é quando você não paga taxas ou recebe o reembolso dos custos caso fique doente antes da viagem). Assim sendo, você viaja com muito mais tranquilidade sabendo que está protegido.

4. Facilidade na hora de conseguir reembolsos:

Seja por cancelamento ou interrupção de uma viagem, seja por ter pago alguma despesa médica, com o seguro viagem você consegue reembolso muito mais facilmente e sem burocracia.

5. Facilidade de atendimento a qualquer hora:

Outro ponto do seguro viagem é que você possui atendimento 24 horas por dia e em todos os dias da semana. Caso ocorra algum imprevisto e você precise acionar o seguro, basta entrar em contato pelo telefone, ou até mesmo pelo aplicativo, como é o caso de algumas seguradoras.

6. Abrangência nacional:

Embora o Brasil seja um país enorme, simplesmente não faz diferença para qual local especificamente você irá viajar. Isso é ótimo para quem vai fazer uma viagem de carro  que vai passar por vários estados ou até mesmo um mochilão. Basta contratar o seguro para o número de dias da viagem e ele irá abranger todo o território nacional.

destinos baratos no brasil carro
Vai fazer uma viagem de carro pelo Brasil? Você estará seguro em todo o percurso.

O que cobre o seguro de viagem nacional?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as vantagens, vou te apresentar quais itens entram na cobertura de um seguro viagem. Assim, na hora de avaliar as apólices você vai conseguir avaliar qual é o melhor seguro viagem nacional para a sua viagem.

Dentre os principais itens inclusos na cobertura temos:

  • Cobertura de despesas médico-hospitalares e odontológicas: as apólices devem cobrir as despesas médicas e/ou odontológicas obrigatoriamente dentro do valor contratado na apólice.
  • Cobertura em caso de dano ou extravio de bagagem: Bagagem extraviada ou danificada pode ser um problema que causa muita dor de cabeça durante sua viagem. Apesar de não ser um item obrigatório no seguro viagem nacional, você pode ficar atento nas apólices que contém essa opção.
  • Reembolso em caso de cancelamento ou interrupção de viagem: Caso isso venha a ocorrer com você, o seguro irá indenizar aquelas despesas classificadas como não reembolsáveis relativas à transporte e hospedagem que impeçam o segurado de viajar. Fique atento, pois esse também é um serviço opcional.
  • Traslado de corpo: Esse é outro item obrigatório em qualquer seguro viagem. Neles estão inclusas as despesas de liberação do corpo e transporte do local do falecimento até o sepultamento do segurado.
  • Regresso Sanitário: O regresso sanitário ocorre quando a pessoa não tem condições de retornar ao local de origem em decorrência de doenças ou acidentes cobertos pela apólice. Nesses casos você é indenizado pelas despesas de regresso.
  • Acompanhamento de crianças e idosos: Sem dúvida esses são dois grupos que necessitam de uma atenção especial. Com esse serviço opcional, o idoso ou criança recebe acompanhamento e transporte caso o segurado responsável por ele esteja impossibilitado.

Como funciona para acionar o seguro viagem

Caso ocorra algum tipo de imprevisto e você precise acionar o seguro durante a sua viagem fique tranquilo, pois é tudo bem simples.

seguro viagem celular
Antes do embarque, procure saber como acionar o seguro se necessário.

O primeiro passo é entrar em contato com a seguradora para entender o procedimento. Portanto, não tome nenhuma atitude sem antes falar com eles!

Todas as seguradoras indicadas abaixo possuem atendimento 24h em português. Além disso, as ligações para a seguradora são gratuitas e eles também aceitam chamadas a cobrar.

Somado a isso, algumas das seguradoras também oferecem atendimento via WhatsApp ou por aplicativo próprio. Todas essas ferramentas são para te ajudar em um momento em que sua cabeça estiver cheia e sem condições de pensar muito.

Mas aqui vai uma dica do que fazer em caso de necessidade de atendimento hospitalar com reembolso: guarde todos os recibos e laudos médicos. Em seguida, você deverá entrar em contato com a seguradora para que eles encaminhem os documentos que precisam ser preenchidos.

Basicamente você terá que especificar cada serviço e quanto foi gasto. Além disso, será preciso preencher outras fichas de informações bancárias e dados pessoais.  Após enviar todos os documentos para a seguradora o prazo costuma ser de 30 dias para o reembolso.

Viu como os benefícios vão além da cobertura de um plano de saúde convencional? Vou te mostrar então como contratar um seguro viagem nacional. Vamos lá!

Como contratar um seguro viagem para o Brasil

Sempre que fazemos uma viagem, já incluímos no planejamento a compra do seguro viagem. E o melhor local para pesquisar preços é no site do SegurosPromo, pois lá você encontra apólices das melhores seguradoras do mundo em por um preço que vale muito a pena.

seguro viagem travel ace mulher
Não deixe de verificar todos os detalhes antes de contratar.

Na hora da pesquisa, lembre-se que há seguros específicos para esportes de aventura ou para idosos.

Dê uma olhada em como adquirir seu seguro pelo SegurosPromo:

  • Em primeiro lugar, acesse o site do SegurosPromo clicando aqui. Em seguida preencha os dados colocando o destino (no caso Brasil), as datas da viagem, bem como nome, telefone e e-mail.
  • Logo em seguida você será direcionado para a página com as diversas opções de apólice. Existem diversas opções de filtro que você pode aplicar. Também é possível classificar de acordo com o custo x benefício, maior ou menor preço do seguro.
  • Selecione até 4 apólices por vez e clique em comparar para ter uma visão melhor do que cada plano oferece (minha dica é que você tente ver opções de seguradoras diferentes para ter mais opções).
  • Por fim, selecione o seguro que melhor atende as condições da sua viagem e proceda para a página de confirmação e pagamento.

O bom de contratar seu seguro viagem na SegurosPromo é que você pode fazer o pagamento no boleto ou cartão de crédito em até 12x sem juros (assim não vai pesar no seu orçamento).

Ah! E os nossos leitores ainda ganham mais 5% de desconto no preço final do seguro utilizando nosso cupom MALADEAVENTURAS. Não perca tempo e faça a cotação da sua próxima viagem para viajar mais tranquilo.

Quanto custa um seguro viagem nacional?

Viu como é fácil comprar o seguro? Mas eu sei que você está bem curioso para saber quanto custa um seguro viagem nacional. Pode até parecer que esse é um serviço caríssimo, mas a verdade é que existem apólices bem acessíveis e com uma ótima cobertura.

ecoturismo no brasil foz do iguaçu
Conheça as belezas do nosso país com mais tranquilidade

Fiz uma pesquisa rápida no site do SegurosPromo sobre seguro viagem nacional cotação e selecionei alguns planos que oferecem bom custo x benefício. Tomamos como base uma viagem nacional de 8 dias. Olha só:

  • TA 50 BRASIL + TELEMEDICINA (eleito o melhor custo x benefício do site): Oferece cobertura de despesas médicas de R$50.000 e custa R$51 por pessoa.
  • GTA BRASIL 18: Cobertura de despesas médicas de R$18.000 e preço de R$34 por segurado.
  • INTERMAC 35 BRASIL: Cobre R$35.000 em despesas médicas e o valor por pessoa é de R$67
  • AFFINITY 30 BRASIL + TELEMEDICINA: Cobertura de R$30.000 para despesas médicas e você paga R$69 por pessoa.

Existem diversas outras opções e várias faixas de preço. No entanto, lembre-se de avaliar se aquele seguro realmente atende as suas exigências antes de contratar.

Lembre-se de ler com cuidado tudo o que está incluso ou não no seguro. Jamais feche o negócio apenas pelo preço, ou então seu seguro pode acabar sendo desperdício de dinheiro.

Conseguiu decidir se vale a pena investir em um seguro viagem nacional?

Depois de conhecer mais sobre o assunto, agora você tem tudo em mãos para avaliar se o seguro viagem nacional vale a pena para você, não é mesmo? Na nossa concepção, ele é bem válido e importante, mas se você ainda tem alguma dúvida é só deixar seu comentário aqui embaixo que vamos te ajudar com o maior prazer.

E se você já utilizou esse serviço, que tal compartilhar sua experiência aqui conosco? Pode ajudar outras pessoas a se decidirem.


Você pode se interessar também:

Roteiro de viagem: 10 dicas imperdíveis para você montar o seu

Destinos baratos no Brasil: 10 cidades incríveis para conhecer gastando pouco

Para onde viajar em 2021 (Pós Coronavírus): 30 destinos internacionais e nacionas

Quem escreve | @gaiavani
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *