A terceira idade está cada vez mais ativa quando o assunto é viagem. Viajar com a família para curtir um resort, fazer trilhas e caminhadas, ir para parques de diversão com os netos e viver aventuras pelo Brasil são as principais escolhas dos mais velhos. Afinal, viajar está cada vez mais fácil e acessível – por que não aproveitar cada momento da vida com os nossos avôs e avós?

Contratar um seguro viagem é recomendado para todas as pessoas e em todas as circunstâncias, mas deve-se ter um cuidado ainda maior com pessoas idosas. Pela idade, eles acabam se tornando mais vulneráveis e sensíveis e se você está planejando uma viagem e se preocupa em saber mais informações e tirar as suas dúvidas sobre seguro viagem para idosos, esse post vai ser muito útil para você!


Viajar com idosos: dicas para uma viagem sem perrengues

Antes de falarmos sobre como funciona o seguro viagem para idosos, preparamos uma lista com algumas dicas bem relevantes, para evitar perrengues e deixar as férias mais agradáveis quando há pessoas com mais idade envolvidas. Viajar com idosos exige planejamento e algumas precauções:

Clima: se a saúde da pessoa idosa já estiver um pouco debilitada, é muito importante se atentar ao clima do local. Escolha épocas onde as temperaturas estão mais amenas, como na primeira e no outono. Evite temperaturas extremas – nem tão frio e nem tão calor.

Vacinação: antes da viagem, é importante que a carteira de vacinação esteja atualizada, uma vez que a imunização ajuda na prevenção de doenças infecciosas, evitando possíveis descontroles de doenças cardíacas, diabetes e hipertensão, por exemplo.

Hospedagem: é muito importante verificar se o hotel ou pousada que você está reservando tem facilidades para idosos – evite locais com muita escada, opte por lugares bem limpos e confortáveis. Uma boa noite de sono é essencial para renovar as energias para mais um dia de viagem.

Localização: esse é um ponto muito importante. Escolher uma acomodação perto dos principais pontos turísticos é fundamental para garantir a segurança e mobilidade dos viajantes.

Documentação: antes de embarcar em uma viagem com idosos, é importantíssimo verificar se todos os documentos estão separados. Então, segue a listinha para não esquecer:

  • Passaporte (em caso de viagens internacionais)
  • Documento de identidade
  • Seguro Viagem para Idosos
  • Passagem aérea
  • Reserva de hotéis
  • Ingressos de passeios, se já foram adquiridos
seguro viagem para idosos
É muito importante garantir o seguro viagem para viajar com pessoas mais velhas!

O que é o seguro viagem para idosos?

A diferença do seguro viagem “tradicional” para o seguro viagem para idosos varia, dependendo da seguradora escolhida. É considerado “seguro viagem para idosos” qualquer plano que atenda pessoas acima de 65 anos.

É muito importante pesquisar quais são as melhores seguradoras e quais oferecem um plano mais vantajoso para pessoas idosas. Afinal, eles estão mais propícios a ter problemas de saúde, levar um tombo durante a viagem e ficar resfriado.

Uma boa dica é acessar o site Seguros Promo (que a gente SEMPRE usa para garantir o nosso seguro viagem). Esse site é ótimo, pois possui um comparador de seguradoras, então você pode acessar todas as informações importantes de uma só vez.

seguro viagem idosos
Estar protegido contra qualquer problema é essencial para uma viagem mais feliz e tranquila!

A Assist Card, por exemplo, possui planos específicos para idosos – além da cobertura mínima ser um pouco maior, eles garantem mais dias, em caso de uma internação hospitalar. Outro ponto é o acompanhamento de parentes e visitantes no hospital, que acaba sendo mais flexível do que nos demais planos.

Já a Travel Ace oferece planos especiais que atendem pessoas de até 120 anos. A intermac Assistance, cobre seguro saúde em pessoas de até 100 anos.

É importante fazer um levantamento para ver qual plano e qual seguradora apresentam mais vantagens para idosos. Você pode fazer isso através do comparador do Seguros Promo – é só selecionar 2 a 4 plano e avaliar quais são as vantagens e desvantagens de cada um.


As 5 melhores vantagens de um seguro viagem para a terceira idade

Para você conseguir entender melhor, nós listamos as 5 melhores e principais vantagens de ter um seguro viagem para idosos para mostrar como é diferente e bem mais específico do que o seguro convencional.

1. Cobertura de assistência médica e odontológica mais abrangente

A cobertura de assistência médica é obrigatória em todos os tipos de seguro viagem, mas no caso dos idosos, a cobertura é ainda mais abrangente, incluindo outros serviços e atendimentos.

Isso vale também para a cobertura odontológica, que geralmente é mais simples nos casos dos adultos, mas que para os idosos a assistência é bem mais ampla.

2. Cobertura de despesas farmacêuticas

Esse tipo de cobertura é uma que geralmente não tem para seguros viagem de crianças e adultos, a não ser que você procure por um plano mais completo e opte por pagar a mais por isso.

Já nos planos para idosos a cobertura de despesas farmacêuticas é presente em quase todas as seguradoras. Mas ainda assim, é prudente sempre verificar, porque lembre-se, cada empresa oferece serviços diferentes, então se certifique de que tudo o que é necessário está realmente incluso.

seguro viagem idosos
É muito vantajoso garantir um seguro viagem para idosos!

3. Internação com direito a acompanhante

A internação em alguns seguros para adultos não está inclusa e em outros está, mas para os idosos ela é uma das principais assistências e que não falta nunca. Sem falar no direito de ter um acompanhante durante o período internado.

É sempre recomendado ter uma pessoa ajudando e auxiliando no momento da emergência, mas muitas vezes a cobertura não oferece esse benefício, principalmente no caso dos adultos. E essa é uma das diferenças entre seguro viagem tradicional e seguro viagem para idosos.

4. Cobertura de doenças pré-existentes

Essa é uma assistência que você também pode ter no seu plano de seguro viagem, caso você queira. Mas lembre-se de que você terá que escolher um plano mais caro para ter acesso a ela.

E já no caso dos idosos isso não é necessário. Pois a cobertura de doenças preexistentes é bem comum. A cobertura de doenças preexistentes é quando o idoso tem algum problema de saúde preexistente e precisa de acompanhamento, atenção ou tratamento.

5. Prolongamento de estadia

Essa é uma das assistências mais importantes em caso de alguma internação ou acidente ocorrido. Muitas vezes a pessoa não consegue ou não pode voltar para o seu país na mesma hora e precisa de um prolongamento de estadia para se recuperar até conseguir embarcar.

E no caso do seguro viagem para idosos, essa é uma cobertura quase que comum, diferente de um seguro viagem tradicional para adultos. Mas por precaução, vale sempre verificar se no plano escolhido está incluso esse atendimento.


Veja também: Seguro Viagem para Mochileiros: qual escolher e como comprar


Qual o melhor seguro viagem? Como comprar?

Agora a sua dúvida deve ser como e onde encontrar o melhor seguro viagem para idosos, não é mesmo? E principalmente como fazer a tal comparação de preços e benefícios. Como citamos acima, o site da Seguros Promo, é a ferramenta ideal para pesquisar, comparar preços, e o melhor, comprar o seu seguro viagem.

Lá você encontra ótimos valores, vários tipos de seguros e com muita facilidade. Ao fazer uma pesquisa de simulação, o site te dá uma lista de todos os planos de todas as seguradoras de viagem disponíveis, para seguros nacionais e internacionais.

Definindo e escolhendo o melhor plano, é só realizar a compra pelo site. E caso você tenha alguma dúvida ou precise de alguma ajuda, o contato e assistência da Seguros Promo é maravilhoso! Você consegue falar com eles por telefone, e-mail ou no chat do site.

A melhor parte é que aqui no Mala de Aventuras nós temos um presentinho para os nossos leitores! Usando o código MALADEAVENTURAS você ganha 10% de desconto para garantir o seu pelo site Seguros Promo!

Veja abaixo algumas opções de planos de seguro para viagem internacional:

Seguro Viagem: Seguros Internacionais
AC 35 MUNDO (Exceto EUA) AC 35 MUNDO (Exceto EUA) Assistência médica USD 35.000 Bagagem extraviada USD 1.200 (COMPLEMENTAR) R$ 25/dia*

O que é importante para um viajante da terceira idade?

Afinal, o perfil de vovós e vovôs mudou. A população idosa está cada dia mais ativa, independente e cheia de vontades. E claro, uma delas é desbravar o mundo, conhecer novos lugares e experimentar novos sabores.

Veja o que é importante conter em um seguro viagem para idosos:

  • Cobertura de DMH de, no mínimo, USD 60 mil.
  • Assistência Médica por Enfermidade e/ou Preexistente
  • Assistência Odontológica – a partir de USD 800;
  • Assistência Farmacêutica –a partir de USD 500;
  • Regresso Sanitário – com cobertura de no mínimo USD 30 mil;
  • Traslado de Corpo e Traslado médico garantido;
  • Hospedagem de Acompanhante e/ou Familiar garantido;
  • Passagem Aérea Ida e Volta para um Familiar garantido;
  • Orientação em Caso de Perda de Documentos e Cartão de Crédito;
  • Garantia de Viagem de Regresso;
  • Remessa para Fiança Judicial para Acidentes de Trânsito garantido;
  • Seguro Por Morte Acidental;
seguro viagem idosos
Viajar com avós é inesquecível!

Quer saber mais sobre Seguro Viagem? Veja os posts abaixo:

Seguro viagem Europa: é necessário? quanto custa? qual é o melhor?


Seguro Viagem para cruzeiro: qual a diferença para o seguro tradicional?

Seguro Viagem América do Sul: quanto custa, qual o melhor e como contratar

Quem escreve | @nandahudson
Quem escreve
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.