Para quem acha que o Rio de Janeiro é só mar e samba está muito enganado. A região serrana do Rio está repleta de destinos incríveis para você conhecer e se apaixonar. E aqui nós vamos compartilhar com você 10 destinos incríveis na Serra do Rio de Janeiro para você aproveitar muito!
Selecionamos os melhores lugares para você viajar nessa região, sobretudo para quem busca por destinos românticos para curtir com o parceiro(a). E se você é do tipo que gosta daquele friozinho gostoso, as cidades serranas do Rio Janeiro vão te surpreender.
Para conhecer nossa seleção com os 10 destinos imperdíveis na região, é só continuar lendo este post!
Serra do Rio de Janeiro: por que visitar a região?
A serra do Rio de Janeiro é repleta de paisagens naturais deslumbrantes e cidades muito aconchegantes. Sem dúvida, é o destino de inverno ideal para quem gosta das baixas temperaturas (e olha que em algumas cidades chega a ser tão frio quanto no Sul durante o inverno!).
Além disso, é só cair um pouco a temperatura que os turistas já procuram as cidades da região para aproveitar um final de semana. O bom é que pela proximidade com a capital fluminense, você consegue chegar bem rápido até elas.
De cidades históricas a cidades mais simples, é só olhar a serra fluminense no mapa que você perceberá que algumas dessas cidades são bem próximas umas das outras. Aliás, dá para ficar hospedado em uma delas e conhecer as outras nos arredores, ou até mesmo dividir suas férias, ficando alguns dias em duas ou três.
Dica: Para se locomover pela Região Serrana, nossa dica é que você alugue um carro para montar o roteiro do seu jeito e fazer sua viagem com mais flexibilidade. A RentCars é uma locadora de veículos super parceira do Mala de Aventuras e oferece sempre um serviço de ótima qualidade, além de ter os melhores preços.
Serra do Rio de Janeiro: melhores destinos para conhecer
Para quem está procurando cidades no Rio de Janeiro para conhecer e relaxar com um ar romântico e em meio a muita natureza, com toda certeza a região serrana do Rio de Janeiro tem muitas cidades que vão fazer você se apaixonar.
Continue sua leitura e venha com a gente descobrir as melhores cidades para conhecer no interior do estado!
1. Petrópolis
Desde os tempos do Império, Petrópolis chama a atenção pelo seu clima ameno na maior parte do ano e pelas baixas temperaturas no inverno. Tanto que a cidade fez com que o Imperador D. Pedro II se apaixonasse por ela e a transformasse em seu refúgio contra o calor em terras fluminenses.
A história está por toda a cidade e as construções históricas estão entre os pontos turísticos mais visitados da cidade. No entanto, Petrópolis vai além dos casarios históricos!
Para os amantes da natureza, fique sabendo que o ecoturismo em Petrópolis é um dos pontos fortes da cidade! Repleto de trilhas, cachoeiras e paisagens naturais de tirar o fôlego, esse é um dos melhores destinos na serra do Rio de Janeiro para recarregar as energias.
Como chegar em Petrópolis saindo do Rio
Antes de tudo, o acesso à Petrópolis saindo do Rio é bem fácil de seguir. São cerca de 68km que separam a Cidade de Pedro da capital fluminense em um trajeto de cerca de 1h15 com apenas um pedágio antes da subida da Serra.
Aliás, a subida da Serra de Petrópolis é um espetáculo à parte. Só tome cuidado, pois o ruço (neblina) é bem comum dependendo do tempo, então o cuidado deve ser redobrado.
Se você prefere um transfer para fazer esse trajeto, não esqueça de conferir nosso post sobre qual é a melhor empresa para transfer Rio Petrópolis e quanto custa.
Serra do Rio de Janeiro: Onde ficar em Petrópolis
Sem dúvida Petrópolis é uma das cidades da serra do Rio de Janeiro com mais opções de hospedagem. Assim, recomendamos a Casa Rosa Hotel e Boutique, que possui acomodações bem modernas e está localizada bem no Centro Histórico. Outra opção com boa localização é a Pousada Imperial Koeler, uma acomodação cheia de charme, que fica perto da casa que pertenceu à Princesa Isabel.
Para mais dicas de onde ficar em Petrópolis, leia:
Onde ficar em Petrópolis: melhores bairros, pousadas, casas no AIRBNB e mais dicas!
Passeios imperdíveis em Petrópolis
Deu para perceber que Petrópolis é incrível, não é? E existem alguns passeios imperdíveis na cidade de Pedro que você não pode deixar de fazer, olha só:
- Conhecer o Museu Imperial
- Visitar a Cervejaria Bohemia
- Fazer umas comprinhas na famosa Rua Tereza
- Conhecer o Palácio de Cristal
- Visitar a curiosa Casa de Santos Dumont
- Explorar as trilhas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos
- Fazer um lanchinho na Casa do Alemão (o melhor croquete do mundo!)
Dica 1: Entre os meses de junho e julho acontece a tradicional Bauernfest, um festival muito legal que homenageia a cultura alemã, que teve grande influência na cidade. Com apresentações folclóricas, dança, música, comida e muita cerveja alemã você vai adorar essa festa. Então, se estiver por Petrópolis nessa época, não deixe de conhecer.
Dica 2: Como uma boa petropolitana, preparei uma lista com 30 pontos turísticos imperdíveis na cidade de Petrópolis. Conheça o melhor da mais famosa cidade na serra do Rio de Janeiro, com dicas de restaurantes e muito mais!
2. Itaipava
Durante muito tempo, Itaipava esteve à sombra de Petrópolis, mas hoje em dia esse distrito tem um lugarzinho especial no coração dos turistas e se tornou um dos lugares para conhecer na serra do Rio de Janeiro que merece destaque. Isso porque Itaipava promove um turismo bem diferente do centro histórico da cidade.
Enquanto no centro temos passeios histórico-culturais, em Itaipava você irá curtir pousadas mais reservadas, muitas com muita natureza exuberante ao redor. Além disso você também poderá curtir o melhor da culinária, no polo gastronômico mais famoso de Petrópolis.
Outra atração que fez este distrito da serra do Rio de Janeiro entrar no mapa é o festival Rock The Mountain, que acontece em novembro. E não vamos esquecer do passeio de compras na famosa feirinha de Itaipava!
Como chegar em Itaipava
Itaipava fica um pouco depois de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. A distância entre o Rio e Itaipava é de 87km e ao invés de entrar em Petrópolis, você deve continuar um pouco mais pela BR 040. Se você já estiver em Petrópolis são apenas cerca de 22km de distância e apenas 30 minutos dirigindo.
Onde ficar em Itaipava
Em Itaipava, nós já nos hospedamos na maravilhosa Pousada Locanda Della Mimosa, uma das melhores pousadas na serra do Rio de Janeiro e super recomendamos para você! Ela possui uma decoração clássica muito charmosa, além de estar cercada de uma natureza exuberante.
Outra opção incrível é a Pousada Boutique Itaipava, que possui uma atmosfera muito romântica e intimista. Nós nos hospedamos nela recentemente e a experiência foi perfeita! Quartos enormes com lareira e hidro, atendimento diferenciado e comida gostosa.
Para conferir a lista completa de onde ficar em Itaipava, não deixe de conferir nosso post com as 20 melhores pousadas em Itaipava.
E se você é do time que gosta de se hospedar em casas incríveis, muito confortáveis e com ótima área externa, vai adorar a seleção de AIRBNBs que fizemos!
Leia também:
10 cachoeiras em Petrópolis que merecem uma visita
(todas essas cachoeiras ficam bem próximas da região de Itaipava!)
Passeios imperdíveis em Itaipava
Fechando o circuito Petrópolis, Teresópolis e Itaipava, não poderíamos deixar de dar nossas recomendações de passeios por lá:
- Passear pelo Centro de Itaipava e comer em um dos restaurantes locais
- Explorar o Parque Nacional da Serra dos Órgãos
- Conhecer o Circuito Caminhos do Brejal
- Fazer compras na Feirinha de Itaipava
- Conhecer o Horto Mercado
Veja também:
Itaipava: roteiro de um final de semana
3. Teresópolis
Se por um lado Petrópolis é uma cidade na serra do Rio de Janeiro mais conhecida e badalada, Teresópolis é mais calma e conserva um ar mais interiorano que conquista a todos que visitam a cidade que leva o nome da esposa de D. Pedro II, D. Tereza Cristina.
Certamente, o carro chefe de Teresópolis é o ecoturismo, uma vez que o Parque Nacional da Serra dos Órgãos possui muitas trilhas em meio a mata virgem e atrai visitantes de todo o Brasil.
Como chegar em Teresópolis saindo do Rio
Localizada em outro ponto da Serra do Rio de Janeiro, a distância do Rio até Teresópolis é de 97km e você leva cerca de 1h30 até lá. Porém, diferentemente da Serra de Petrópolis que tem sentido único, a Serra de Teresópolis é mão dupla. Então, além do cuidado com as curvas sinuosas, é preciso muita atenção com os carros que vem da direção oposta.
Serra do Rio de Janeiro: Onde ficar em Teresópolis
Na cidade de Tereza existem ótimas opções de hospedagem. Uma delas é o Hotel Willisau, que fica bem perto da feirinha do Alto e que conta com uma ótima estrutura para os hóspedes. Nossa segunda recomendação fica por conta do Intercity Teresópolis, um hotel moderno, confortável e pertinho do centro. Além da boa localização, são duas opções de hotéis na serra do Rio de Janeiro com bom custo x benefício.
Aproveite para ler:
Onde ficar em Teresópolis: 12 pousadas e airbnbs charmosos para se hospedar
Passeios imperdíveis em Teresópolis
Na cidade de Teresópolis, você também vai encontrar passeios muito legais para fazer, então olha essa lista que montamos:
- Desbravar as trilhas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (que se estende por Petrópolis, Teresópolis e Guapimirim)
- Conhecer a cervejaria Therezópolis
- Comprar lembrancinhas na feirinha de artesanato do Alto
- Tirar várias fotos no Mirante do Soberbo
- Visitar a Granja Comary
- Tomar uma cerveja na Vila St. Gallen
Se você é amante do ecoturismo, temos um post bem completo com as 10 trilhas imperdíveis em Teresópolis para quem ama a natureza.
4. Nova Friburgo
Conhecida em grande parte por ser a capital nacional das roupas íntimas devido às muitas fábricas que se localizam na cidade, Nova Friburgo vai muito além de ser um polo têxtil. Ela é um destino na serra do Rio de Janeiro cercada pela Mata Atlântica e repleto de passeios em meio à natureza.
Além disso, a gastronomia é um ponto forte do local. Dessa forma, se você for a Nova Friburgo no inverno, não deixe de experimentar um fondue e outras delícias locais.
Como chegar em Nova Friburgo saindo do Rio
A melhor forma de se chegar a Nova Friburgo é pegando a BR 101 que atravessa a ponte Rio-Niterói até a altura de Itaboraí e de lá pegar a RJ 116. São cerca de 140km, o trajeto leva em torno de 2h20m e possui alguns pedágios no caminho.
Serra do Rio de Janeiro: Onde ficar em Nova Friburgo
Pertinho do centro você encontra o Hotel Fabris, com decoração rústica e quartos confortáveis e prontos para te receber da melhor forma. Já para quem não dispensa luxo e conforto, o Hotel Habitare é sua melhor sugestão em Nova Friburgo.
Se você busca um dos melhores hotéis na serra do Rio de Janeiro para quem deseja experiências mais integradas à natureza, sugerimos a Reserva Três Picos, que fica na região de Salinas, a 25 minutos de Nova Friburgo. Você vai encontrar suítes e chalés muito charmosos, além da vista espetacular para os Três Picos, a montanha mais alta da região.
Passeios imperdíveis em Nova Friburgo
Além de aproveitar o frio em Nova Friburgo, separamos alguns passeios imperdíveis para você fazer por lá:
- Explorar as trilhas do Parque Estadual dos Três Picos
- Visitar a Pedra do Cão Sentado e a Cachoeira Véu da Noiva
- Passear de teleférico
- Conhecer e provar os queijos da Queijaria Suíça
- Experimentar o melhor da culinária nos restaurantes do circuito gastronômico da cidade
5. Serra do Rio de Janeiro: Visconde de Mauá
Na região da Serra da Mantiqueira, Visconde de Mauá é uma cidade que pode até ser pequena no tamanho, mas que faz com que quem a visite não queira mais voltar para casa. Sem dúvida a região é perfeita para quem gosta de se aventurar na natureza e o que não falta são belas cachoeiras e paisagens.
Além disso, quando se fala em inverno na serra do Rio de Janeiro, uma das cidades mais procuradas é Mauá, devido às suas maravilhosas pousadas e restaurantes. É uma delícia poder explorar belas paisagens durante o dia e relaxar tomando um vinho em frente à lareira à noite.
Como chegar em Visconde de Mauá
Para chegar em Visconde de Mauá saindo do Rio de Janeiro você deve pegar a Rodovia Presidente Dutra (BR116) em direção a São Paulo até a cidade de Resende. Chegando lá, basta pegar a RJ 163 até lá. São 200km separando as duas cidades. Porém, é bom alertar que a estrada até a cidade de Visconde de Mauá é precária, então redobre a atenção e evite subir a serra com chuva, principalmente.
Serra do Rio de Janeiro: Onde ficar em Visconde de Mauá
Para quem busca pousadas românticas na serra perto do Rio de Janeiro para curtir ótimos momentos a dois, certamente Visconde de Mauá é o lugar perfeito! A Pousada Moriá é super conhecida na região e fica em meio a muito verde.
Para quem procura uma experiência de spa na serra do Rio de Janeiro, nossa dica é a Pousada Lua de Minas. Seus chalés de madeira possuem lareira e hidro, ou seja, a combinação perfeita para um final de semana romântico na Serra. Além disso, a pousada possui vista panorâmica para as montanhas, ofurô e piscina ao ar livre.
Você pode conferir nossa seleção com as melhores pousadas românticas em Visconde de Mauá aqui no blog!
Passeios imperdíveis em Visconde de Mauá
Certamente essa pequena cidade também possui algumas atrações bem legais para você conhecer:
- Repor as energias nas cachoeiras do Escorrega e a de Santa Clara
- Provas as deliciosas trutas locais
- Subir a Pedra Selada
- Explorar o Vale do Alcantilado
Leia também:
O que fazer em Visconde de Mauá: cachoeiras, restaurantes e passeios imperdíveis
6. Itatiaia
Itatiaia é uma cidade pacata, perfeita para relaxar e fugir da agitação do dia a dia. Aliás, reparou que na serra do Rio de Janeiro temos várias cidades com essas mesmas características? =)
O maior cartão postal da cidade é o Parque Nacional de Itatiaia, a reserva mais antiga do país. Ela atrai, desde sua criação em 1937, muitos turistas que querem se aventurar em suas trilhas.
Como chegar em Itatiaia
Itatiaia fica logo após Resende e para chegar é bem fácil. São cerca de 178km saindo do Rio de Janeiro e estrada é muito boa (você deve pegar a rodovia Presidente Dutra), porém existem alguns pedágios até lá.
Serra do Rio de Janeiro: Onde ficar em Itatiaia
Com acomodações clássicas, confortáveis e muita tranquilidade, o Hotel Pousada Esmeralda é uma ótima opção de hospedagem em Itatiaia na serra do Rio de Janeiro. Outra sugestão é o Chalé Espaço Gaia, uma acomodação muito fofa que está encrustada em meio a muita natureza e tenho certeza de que você vai adorar.
Passeios imperdíveis em Itatiaia
Bem na divisa de Minas e Rio de Janeiro, a pequena Itatiaia possui alguns passeios imperdíveis para os amantes do ecoturismo:
- Se maravilhar com as belezas do Parque Nacional do Itatiaia e com as suas cachoeiras
- Se aventurar até o Pico das Agulhas Negras (a serra mais alta do Rio de Janeiro)
7. Serra do Rio de Janeiro: Serrinha do Alambari
Outro destino na Serra do Rio de Janeiro perfeito para quem gosta de fugir da vida agitada da cidade grande é a Serrinha do Alambari. Essa vila fica entre Penedo e Visconde de Mauá e desde os anos 1990 é considerada como área de preservação ambiental. Para quem gosta do contato com a natureza e destinos mais alternativos, a Serrinha do Alambari será o melhor lugar!
Como chegar na Serrinha do Alambari
A 180km do Rio encontramos a Serrinha do Alambari. O trajeto até a vila é basicamente o mesmo que se faz até Visconde de Mauá. A única diferença é que você não pega a RJ 163 até o final (mais ou menos na metade do caminho você entra à esquerda).
Serra do Rio de Janeiro: Onde ficar na Serrinha do Alambari
Definitivamente a Serrinha do Alambari é o destino mais rústico na Serra do Rio de Janeiro. Se você gosta de acampar, lá você encontra o Camping Clube do Brasil. Entretanto para quem prefere conforto, recomendamos as cidades de Visconde de Mauá ou Penedo como alternativas, ou ainda a Casa Ilha do Alambari, confortável casa de temporada que possui piscina, sauna e churrasqueira e acomoda até 9 pessoas.
Passeios imperdíveis na Serrinha do Alambari
Aqueles que buscam fugir do agito da cidade grande e ter um profundo contato a natureza, em Serrinha do Alambari você vai encontrar passeios perfeitos para isso:
- Conhecer as cachoeiras Poço do Céu e Poço dos Dinossauros
8. Penedo
Conhecida como a “Pequena Finlândia”, tudo em Penedo faz referência aos imigrantes finlandeses, que se instalaram neste pequeno distrito, no final dos anos 20. Penedo é conhecida não só por sua gastronomia (destaque para os chocolates, trutas e fondues) mas também pela sua simpática arquitetura, além disso se consolidou como importante destino de ecoturismo na serra do Rio de Janeiro.
Como chegar em Penedo
A distância entre a capital fluminense e Penedo é de 174km. Em cerca de 2h15 min você chega até lá pela Rodovia Presidente Dutra, logo após Resende pegando a RJ 116.
Serra do Rio de Janeiro: Onde ficar em Penedo
Para quem gosta daquele ar rústico, sem abrir mão do conforto, a Terraço Penedo é uma ótima opção de pousada na serra do Rio de Janeiro. Além de quartos confortáveis ela conta com uma boa estrutura para o hóspede, incluindo piscina, sala de jogos, lareira e um belíssimo terraço com vista panorâmica para o vale.
Mais perto do centro, o Hotel Rio Penedo é nossa sugestão, com quartos amplos e bem equipados, além de uma excelente infraestrutura com piscina, academia e ofurô.
Passeios imperdíveis em Penedo
Conheça os passeios imperdíveis na pequena Finlândia:
- Experimentar os chocolates das lojas artesanais locais
- Conhecer a história dos primeiros imigrantes no Museu Eva Hilden
- Ir até as cachoeiras da Lontra e Três Bacias
- Tirar muitas fotos na rua dos famosos guarda-chuvas
- Experimentar o fondue
9. Sana
Sana é um pequeno vilarejo pertencente ao município de Macaé e é conhecido como Paraíso das Águas devido às suas cachoeiras belíssimas.
Certamente é uma das melhores cidades do interior do Rio de Janeiro para quem está buscando muito contato com a natureza e quer repor as energias dessa nossa vida corrida. Com pouquíssimos habitantes, o arraial do Sana está sempre de braços abertos para te receber e te apresentar as belezas naturais do lugar.
Como chegar no Sana
O trajeto até o Sana, saindo do Rio de Janeiro, possui por volta de 158km e você deve seguir pela BR 101 em direção à Niterói até Casemiro de Abreu e de lá pegar a RJ 142 até seu destino.
Serra do Rio de Janeiro: Onde ficar no Sana
Em Sana, nossa primeira sugestão de hospedagem é o Hotel Pousada Bambuzal. O hotel possui uma atmosfera mais rural, com piscina, área para jogos e um pequeno parquinho para crianças. Os chalés são simples e aconchegantes, e possui bastante área verde em volta para trilhas.
Outra opção em meio à natureza para quem busca paz e tranquilidade é a Repousada Sana. Aliás, a pousada tem um pequeno rio que corta a propriedade que você não pode deixar de conhecer.
Passeios imperdíveis no Sana
Também muito procurado pelos amantes do turismo ecológico, o Sana possui passeios bem legais para quem procura contato com a natureza:
- Cachoeira do Escorrega
- Cachoeira 7 Quedas
- Mergulhar no poço da Cachoeira do Pai
- Cachoeira da Mãe
Leia também:
Frio no Rio de Janeiro: 14 destinos de inverno próximos ao RJ
10. Lumiar
Por último, mas não menos importante, temos Lumiar, esse pequeno vilarejo, distrito de Nova Friburgo e que também é um verdadeiro refúgio na serra do Rio de Janeiro.
Mas se engana quem acha que Lumiar é só natureza! Aos domingos a cidade é famosa pelo seu forró pé de serra, que acontece na praça e até quem não gosta muito de dançar se aventura a dar uns passinhos.
Como chegar em Lumiar
Lumiar pertence à Nova Friburgo e o caminho até lá é bem simples: são 157km que você consegue percorrer em 2h30m mais ou menos.
Serra do Rio de Janeiro: Onde ficar em Lumiar
Na pequena Lumiar, nossa sugestão é a Pousada Encontro dos Rios, com chalés lindos e decoração rústica. Além disso, o Rio Macaé passa pela propriedade. Outra excelente opção para integração total com a natureza é o Sítio Flor das Águas , que fica em meio à uma reserva natural, às margens do rio. Perfeito para se desconectar do mundo e relaxar.
Passeios imperdíveis em Lumiar
Por fim, separamos esses passeios imperdíveis em Lumiar:
- Cachoeira de São José
- Cachoeira do Indiana Jones
- Visitar o encontro dos rios Macaé e Bonito
- Se aventurar na Pedra Riscada
Perguntas frequentes de quem pretende visitar a Serra do Rio de Janeiro
Diante de tantos lugares na serra do Rio de Janeiro para conhecer, é comum ficar em dúvida sobre como escolher o melhor destino e acomodação certa para você. Mas fique tranquilo! Nós selecionamos as dúvidas frequentes dos nossos leitores e vamos respondê-las aqui:
Qual é a melhor cidade da região serrana do rio de janeiro?
Escolher qual é a melhor cidade da região serrana do Rio de Janeiro vai depender exclusivamente do tipo de viagem que você quer ter:
- Se você prioriza passeios históricos com muita cultura, opte por: Petrópolis e Teresópolis
- Se você está querendo fazer umas comprinhas, além de passear, sugiro: Petrópolis, Itaipava e Nova Friburgo.
- Para os amantes da natureza que querem fazer ecoturismo, opte por: Teresópolis, Itaiaia e Lumiar.
- Se você quer uma viagem romântica, as melhores regiões são: Itaipava, Penedo e Visconde de Mauá.
- Para turismo cervejeiro: Petrópolis e Teresópolis.
Quais as cidades da serra do Rio de Janeiro?
A Serra do Rio de Janeiro é composta pelas cidades de: Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Penedo, Serrinha do Alambari, Visconde de Mauá, Itatiaia, Sana e Lumiar.
Quais as melhores pousadas na serra do Rio de Janeiro?
Se você está buscando as melhores pousadas na serra do Rio de Janeiro, confira nossa seleção:
- Pousada Imperial Koeler (Petrópolis)
- Pousada Tankamana (Itaipava)
- Village Le Canton (Teresópolis)
- Reserva Três Picos (Nova Friburgo)
- Pousada Visconde de Mauá (Visconde de Mauá)
- Chalé Espaço Gaia (Itatiaia)
- Pousada Terraço Penedo (Penedo)
- Pousada Encontro dos Rios (Lumiar)
Quais os melhores lugares na serra do Rio de Janeiro para uma viagem de fim de semana?
Existem muitas cidades do Rio de Janeiro para conhecer. Tendo em vista que cada uma delas possui características especiais, fica difícil escolher quais os melhores lugares na serra do Rio de Janeiro para uma viagem de fim de semana… Tudo vai depender do seu perfil de viajante e do tipo de experiência que deseja.
Contudo, para quem busca cidades mais próximas para um final de semana fora da rotina, sugerimos esses lugares na serra do Rio de Janeiro: Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Penedo.
Quais as pousadas românticas da serra do Rio de Janeiro?
Para quem está buscando uma viagem romântica e deseja uma pousada mais acolhedora, estas são nossas sugestões:
- Casa Rosa Hotel Boutique (Petrópolis)
- Pousada Boutique Itaipava (Itaipava)
- Urikana Boutique Hotel (Teresópolis)
- Auberge Suisse (Nova Friburgo)
- Pousada Moriá (Visconde de Mauá)
- Hotel Pousada Esmeralda (Itatiaia)
- Terraço Penedo (Penedo)
- Repousada Sana (Sana)
- Pousada Encontro dos Rios (Lumiar)
Dá para fazer um bate e volta até a serra do Rio de Janeiro?
Se você está se perguntando se dá para fazer um bate e volta até a serra do Rio de Janeiro, a nossa resposta é: sim! Se você estiver no Rio, certamente conseguirá dar um passeio rápido em algumas cidades da serra do Rio de Janeiro! Petrópolis por exemplo, está localizada a mais ou menos 1h de distância do Rio de Janeiro, super perto!
Hotel Fazenda na serra do Rio de Janeiro
Para quem está planejando uma viagem com crianças e deseja um hotel fazenda na serra do Rio de Janeiro, veja abaixo nossas sugestões:
- Hotel Fazenda Vale Imperial (Petrópolis)
- Hotel Fazenda São Moritz (Teresópolis)
- Pousada Fazenda Pedra Riscada (Lumiar)
Melhores hotéis na serra do Rio de Janeiro
Veja abaixo os melhores hotéis que sugerimos para você na serra do Rio de Janeiro:
- Hotel Solar do Império (Petrópolis)
- Hotel Capim Limão (Itaipava)
- Embaúba Boutique Hotel (Teresópolis)
- Hotel Bucsky (Nova Friburgo)
- Hotel Bühler (Visconde de Mauá)
- Hotel Vista Linda (Itatiaia)
- Hotel Rio Penedo (Penedo)
- Hotel pousada Maritacas do Sana (Sana)
- Eco Resort Vila São Romão (Lumiar)
Spa na Serra do Rio de Janeiro
Quer descanso e relaxamento total? Veja nossas sugestões de SPA na serra do Rio de Janeiro:
- Pousada Locanda Della Mimosa (Petrópolis)
- Pousada Tankamana (Itaipava)
- Pousada Sitio e Poesia (Teresópolis)
- Refúgio dos Falcões (Nova Friburgo)
- Verde que te quero Ver -te-Chalés (Visconde de Mauá)
- Pousada Santa Fe de Penedo (Penedo)
Pronto para embarcar para a Serra do Rio de Janeiro?
A Serra do Rio de Janeiro é mesmo incrível, não é? Não deixe de comentar aqui qual cidade você vai querer conhecer primeiro. E se ficou alguma dúvida, é só deixar aqui nos comentários que teremos o maior prazer em te responder!
Outros posts que você pode gostar:
Pousadas românticas em Visconde de Mauá: 10 opções para você curtir juntinho
Pousadas em Itaipava: as 20 melhores
Hotéis românticos no Rio de Janeiro: as 21 melhores opções para se hospedar
Itaipava é em Petrópolis!!!
Somos petropolitanas e obviamente sabemos disso! rsrs Mas é muito comum que as pessoas busquem o destino “Itaipava” e queiram se hospedar nesta região. Por isso fizemos essa distinção.
Olá!!!! Tenho 5 dias e gosto de conhecer o máximo que conseguir. Onde dormir pra fazer a base é quais cidades visitar (viu de carro) ? Obrigada!!!!
Oi Flávia! Recomendo escolher apenas 2 cidades da lista para conhecer. Caso contrário, a viagem ficará muito corrida. Petrópolis é a cidade mais completa: tem história, natureza, gastronomia, pólo de modas… Sou suspeita para falar, pois moro aqui, mas acho que 5 dias seria o ideal para conhecer Petrópolis + Itaipava (distrito da cidade). Aliás, recomendo essas duas leituras para te ajudar a se decidir:
https://www.maladeaventuras.com/o-que-fazer-em-petropolis/
https://www.maladeaventuras.com/o-que-fazer-em-itaipava/
Um beijo,
Gaia
Boa tarde, Gaia! Queria uma orientação, se não for pedir muito, mas estou meio perdido para montar um roteiro de 7 dias pela região serra do Rio. Já conheço Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. Gostaria de explorar as regiões de Penedo, Visconde de Mauá e Itatiaia. Seria possível me dar sugestões de quantidade de dias em cada um desses locais? Obrigado.
Oi Edu! Essa região é belíssima e 7 dias é perfeito para explorar o trio Penedo, Visconde de Mauá e Itatiaia. Eu faria o roteiro da seguinte forma: 2 dias em Itatiaia para explorar o parque (normalmente é possível fazer o pernoite lá), 2 dias em Penedo, com um pulinho na Serrinha do Alambari, e 3 dias em Visconde de Mauá, a mais charmosa das 3 localidades.
Aqui vão alguns posts interessantes para te ajudar a planejar sua viagem:
https://www.maladeaventuras.com/serrinha-do-alambari/
https://www.maladeaventuras.com/o-que-fazer-em-visconde-de-maua/
https://www.maladeaventuras.com/pousadas-romanticas-visconde-de-maua/
https://www.maladeaventuras.com/pico-das-agulhas-negras/
Gostei das dicas
Embora tenha citado Lumiar, que leva a fama, mas poderia ter citado São Pedro da Serra que de fato é a região repleta de natureza e cachoeiras, pousadas…Lumiar mesmo é decepcionante. Lembro que a primeira vez que fui lá, fiquei frustrado, foi então que me informaram para seguir a São Pedro da Serra.
Oi Mauro! Poxa, que pena! Nós não conhecemos São Pedro da Serra, mas já coloquei aqui na lista!!
Olá, gostaria de sugestão, Petrópolis, itaipava, Teresópolis e nova frinurgo são próximas ? Tenho 6 dias e gostaria de conhecer todas, é possível ?
Oi Viviane!
Petrópolis e Teresópolis você levará 1h30 de carro. De Teresópolis até Nova Friburgo, mais umas 2h. Acho que é viável conhecer as 3 em 6 dias simmm!
Gostaria de saber como são as estradas que ligam Petropolis a Teresopolis e Teresopolis a Nova Friburgo? Tem boas condições? são perigosas?
Oi Dani! A Petrópolis x Teresópolis é belíssima! Tem alguns mirantes no caminho e vale com calma para parar e apreciar o visual. Tem também a Cachoeira do km13 que vale a parada. A única questão são as curvas, que são muuuitas.