Para quem acha que o Rio de Janeiro é só mar e samba está muito enganado. A região serrana do Rio está repleta de destinos incríveis para você conhecer e se apaixonar. E aqui nós vamos compartilhar com você 10 destinos incríveis na Serra do Rio de Janeiro para você aproveitar muito!

Selecionamos os melhores lugares para você viajar nessa região, principalmente para quem busca por destinos românticos para curtir com o parceiro(a). E se você é do tipo que gosta daquele friozinho gostoso, a serra do Rio Janeiro vai te surpreender.

Para conhecer nossa seleção com os 10 destinos imperdíveis na região, é só continuar lendo este post!

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!


Serra do Rio de Janeiro: por que visitar a região?

A serra do Rio de Janeiro é repleta de paisagens naturais deslumbrantes e cidades muito aconchegantes. Sem dúvidas, é o destino de inverno ideal para quem gosta das baixas temperaturas (e olha que em algumas cidades chega a ser tão frio quanto no Sul durante o inverno!).

Além disso, é só cair um pouco a temperatura que os turistas já procuram as cidades da região para aproveitar um final de semana. O bom é que pela proximidade com a capital fluminense, você consegue chegar bem rápido até elas.

De cidades históricas a cidades mais simples, é só olhar a serra fluminense no mapa que você perceberá que algumas dessas cidades são bem próximas umas das outras. Aliás, dá para ficar hospedado em uma delas e conhecer as outras nos arredores, ou até mesmo dividir suas férias, ficando alguns dias em duas ou três.


#DicaDaGaia: alugue um carro para conhecer a região. É bem fácil circular entre as cidades da serra do Rio de Janeiro por conta de sua proximidade com a capital fluminense. Sendo assim, a melhor forma de se conhecer a região é alugando um carro. Uma ferramenta ótima para comparar e garantir os melhores preços de locação de veículos é no site da RentCars.


serra do rio de janeiro estrada
Pegue a estrada com os melhores veículos disponíveis. Veja na RentCars.

Nós sempre utilizamos a RentCars quando estamos em um destino e queremos alugar um carro. Nunca tivemos nenhum problema e sempre foi muito prático. No site, você consegue pesquisar preço de aluguel de carro nas melhores locadoras do país. Só não se esqueça de reservar com antecedência, pois assim você acaba pagando mais barato e não corre o risco de ficar sem o carro ideal para a sua viagem.

E a melhor coisa de alugar um carro é que você ganha mais liberdade e independência para se locomover para onde quiser. Se você quer conhecer as melhores cidades do interior do Estado do Rio de Janeiro, clique aqui e já garanta seu veículo.


Serra do Rio de Janeiro: melhores destinos para conhecer

Para quem está procurando lugares para relaxar no RJ com um ar romântico e em meio a muita natureza, com toda certeza a serra do Rio de Janeiro tem muitas cidades que vão fazer você se apaixonar.

Continue sua leitura e venha com a gente descobrir as melhores cidades para conhecer no interior do estado!

1. Petrópolis

Desde os tempos do Império, Petrópolis chama a atenção pelo seu clima ameno na maior parte do ano e pelas baixas temperaturas no inverno. Tanto que a cidade fez com que o Imperador D. Pedro II se apaixonasse por ela e a transformasse em seu refúgio contra o calor em terras fluminenses.

A história está por toda a cidade e as construções históricas estão entre os pontos turísticos mais visitados da cidade. No entanto, Petrópolis vai além dos casarios históricos!

serra do rio de janeiro palácio de cristal
Não deixe de conhecer o famoso Palácio de Cristal, em Petrópolis.

Para os amantes da natureza, fique sabendo que o ecoturismo em Petrópolis é um dos pontos fortes da cidade! Repleto de trilhas, cachoeiras e paisagens naturais de tirar o fôlego, esse é um dos melhores destinos na serra do Rio de Janeiro para recarregar as energias.

Como chegar em Petrópolis saindo do Rio

Antes de tudo, o acesso à Petrópolis saindo do Rio é bem fácil de seguir. São cerca de 68km que separam a Cidade de Pedro da capital fluminense em um trajeto de cerca de 1h15 com apenas um pedágio antes da subida da Serra.

Aliás, a subida da Serra de Petrópolis é um espetáculo à parte. Só tome cuidado, pois o ruço (neblina) é bem comum dependendo do tempo, então o cuidado deve ser redobrado.

Onde ficar em Petrópolis

Sem dúvidas, Petrópolis possui ótimas opções de hospedagem. Por lá, recomendamos a Casa Rosa Hotel e Boutique, que possui acomodações bem modernas e está localizada bem no Centro Histórico. Outra opção com boa localização é a Pousada Imperial Koeler, uma acomodação cheia de charme que fica perto da casa que pertenceu à Princesa Isabel.

hotéis na serra do Rio de Janeiro
A fachada da Pousada Imperial Koeler. (Foto: divulgação Booking)

Passeios imperdíveis em Petrópolis

Deu para perceber que Petrópolis é incrível, não é? E existem alguns passeios imperdíveis na cidade de Pedro que você não pode deixar de fazer, olha só:

  • Conhecer o Museu Imperial
  • Visitar a Cervejaria Bohemia
  • Fazer umas comprinhas na famosa Rua Tereza
  • Conhecer o Palácio de Cristal
  • Visitar a curiosa Casa de Santos Dumont
  • Explorar as trilhas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos
  • Fazer um lanchinho na Casa do Alemão (o melhor croquete do mundo!)

Dica: Entre os meses de junho e julho acontece a tradicional Bauernfest, um festival muito legal que homenageia a cultura alemã que teve grande influência na cidade.

Com apresentações folclóricas, dança, música, comida e muita cerveja alemã você vai adorar essa festa. Então se estiver por Petrópolis nessa época não deixe de conhecer.


Confira:

Centro Histórico de Petrópolis: roteiro de um final de semana

Onde ficar em Petrópolis: melhores bairros e pousadas na Cidade Imperial


2. Teresópolis

Se por um lado Petrópolis é uma cidade na serra do Rio de Janeiro mais conhecida e badalada, Teresópolis é mais calma e conserva um ar mais interiorano que conquista a todos que visitam a cidade que leva o nome da esposa de D. Pedro II, D. Tereza Cristina.

Certamente o carro chefe de Teresópolis é o ecoturismo, por causa do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e suas muitas trilhas em meio a mata virgem.

Dedo de Deus Teresópolis
O Dedo de Deus, em Teresópolis. O mais famoso ponto turístico da região.

Como chegar em Teresópolis saindo do Rio

Localizada em outro ponto da Serra do Rio de Janeiro, a distância do Rio até Teresópolis é de 97km e você leva cerca de 1h30 até lá. Porém, diferentemente da Serra de Petrópolis que tem sentido único, a Serra de Teresópolis é mão dupla. Então, além do cuidado com as curvas sinuosas é preciso atenção com os carros que vem da direção oposta.

Onde ficar em Teresópolis

Na cidade de Tereza existem ótimas opções de hospedagem. Uma delas é o Hotel Willisau, que fica bem perto da feirinha do Alto e que conta com uma ótima estrutura para os hóspedes. Nossa segunda recomendação fica por conta do Intercity Teresópolis, um hotel moderno, confortável e pertinho do centro.

Passeios imperdíveis em Teresópolis

Na cidade você também vai encontrar passeios muito legais para fazer, então olha essa lista que montamos:

  • Desbravar as trilhas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (que se estende por Petrópolis, Teresópolis e Guapimirim)
  • Conhecer a cervejaria Therezópolis
  • Comprar lembrancinhas na feirinha de artesanato do Alto
  • Tirar várias fotos no Mirante do Soberbo
  • Visitar a Granja Comary
  • Tomar uma cerveja na Vila St. Gallen

3. Nova Friburgo

Conhecida em grande parte por ser a capital nacional das roupas íntimas por causa das muitas fábricas que se localizam na cidade, Nova Friburgo vai muito além de ser um pólo têxtil. Ela é um destino na serra do Rio de Janeiro cercada pela Mata Atlântica e repleto de passeios em meio à natureza.

Além disso, a gastronomia é um ponto forte do local. Dessa forma, se você for a Nova Friburgo no inverno, não deixe de experimentar um fondue e outras delícias locais.

amanhecer na serra fluminense
A amanhecer nas manhãs frias de inverno na Serra Fluminense é inesquecível!

Como chegar em Nova Friburgo saindo do Rio

A melhor forma de se chegar em Nova Friburgo é pegando a BR 101 que atravessa a ponte Rio-Niterói até a altura de Itaboraí e de lá pegar a RJ 116 até lá. São cerca de 140km e o trajeto leva em torno de 2h20m e possui alguns pedágios no caminho.

Onde ficar em Nova Friburgo

Pertinho do centro você encontra o Hotel Fabris, com decoração rústica e quartos confortáveis e prontos para te receber da melhor forma. Já para quem não dispensa luxo e conforto, o Hotel Habitare é sua melhor sugestão em Nova Friburgo.

Passeios imperdíveis em Nova Friburgo

Além de aproveitar o frio em Nova Friburgo, separamos alguns passeios imperdíveis por lá para você ver:

  • Fazer as trilhas do Parque Estadual dos Três Picos
  • Visitar a Pedra do Cão Sentado e Cachoeira Véu da Noiva
  • Passear de teleférico
  • Conhecer e provar os queijos da Queijaria Suíça
  • Experimentar o melhor da culinária nos restaurantes do circuito gastronômico da cidade

4. Itaipava

Durante muito tempo Itaipava esteve à sombra de Petrópolis como destino na serra do Rio de Janeiro, mas hoje em dia ela se consolidou como destino turístico e tem lugar cativo no coração dos turistas.

Perfeita para os amantes do turismo ecológico, Itaipava também se consolidou como o pólo gastronômico mais famoso da região e não vamos nos esquecer da famosa feirinha de Itaipava.

Foto de Itaipava, na Região Serrana do Rio
Itaipava é um destino que mistura natureza e gastronomia em um único lugar. Ótima pedida para um fim de semana, não?

Como chegar em Itaipava

Itaipava fica um pouco depois de Petrópolis na serra do Rio de Janeiro. A distância entre o Rio e Itaipava é de 87km e ao invés de entrar em Petrópolis, você deve continuar um pouco mais pela BR 040. Se você já estiver em Petrópolis são apenas cerca de 22km de distância e apenas 30 minutos dirigindo.

Onde ficar em Itaipava

Em Itaipava, nós já nos hospedamos na maravilhosa  Pousada Locanda Della Mimosa e super recomendamos para você! Ela possui uma decoração clássica e faz com que a gente se sinta na Itália, na região da Toscana.

Outra opção para quem quer se sentir em um verdadeiro conto de fadas é se hospedar no Castelo de Itaipava Hotel. Certamente é uma excelente opção de pousadas românticas na serra do Rio de Janeiro.

frio no rio de janeiro castelo de itaipava
O famoso Castelo de Itaipava (Créditos da foto: Castelo de Itaipava)

Passeios imperdíveis em Itaipava

Fechando o circuito Petrópolis, Teresópolis e Itaipava, não poderíamos deixar de dar nossas recomendações de passeios por lá:

  • Passear pelo Centro de Itaipava e comer em um dos restaurantes locais
  • Explorar o Parque Nacional da Serra dos Órgãos
  • Conhecer o Circuito Caminhos do Brejal
  • Fazer compras na Feirinha de Itaipava
  • Conhecer o Horto Mercado
  • Visitar o majestoso Castelo de Itaipava

Veja também:

Itaipava: roteiro de um final de semana


5. Visconde de Mauá

Na região da Serra da Mantiqueira, Visconde de Mauá é uma cidade que pode até ser pequena no tamanho, mas que faz com que quem a visite não queira mais voltar para casa. Sem dúvidas, a região é perfeita para quem gosta de se aventurar na natureza e o que não faltam são cachoeiras e belas paisagens por lá.

Além disso, o destino é muito procurado como destino de inverno, devido às maravilhosas pousadas e restaurantes que lá se encontram. É uma delícia tomar vinho em frente à lareira, né mores?

o que fazer em visconde de maua trilha
Caminho para a Pedra Selada, em Visconde de Mauá

Como chegar em Visconde de Mauá

Para chegar em Visconde de Mauá saindo do Rio de Janeiro você deve pegar a Rodovia Presidente Dutra (BR116) em direção a São Paulo até a cidade de Resende. Chegando lá, basta pegar a RJ 163 até lá. São 200km separando as duas cidades. Porém, é bom alertar que a estrada até a cidade de Visconde de Mauá é precária, então redobre a atenção e evite subir a serra com chuva, principalmente.

Onde ficar em Visconde de Mauá

Para quem busca pousadas românticas na serra do Rio de Janeiro para curtir ótimos momentos a dois, certamente Visconde de Mauá é o lugar perfeito! A Pousada Moriá é super conhecida na região e fica em meio a muito verde.

Para quem quer caprichar na pousada, nossa dica é a Pousada Mauá Brasil. Seus chalés de madeira possuem lareira e hidro, ou seja, a combinação perfeita para um final de semana romântico na Serra. Além disso, a pousada possui vista panorâmica para as montanhas e piscina ao ar livre.

pousada mauá brasil
Pousada Mauá Brasil. Foto: divulgação Booking.

Passeios imperdíveis em Visconde de Mauá

Certamente essa pequena cidade também possui algumas atrações bem legais para você conhecer:

  • Repor as energias nas cachoeiras do Escorrega e a de Santa Clara
  • Provas as deliciosas trutas locais
  • Subir a Pedra Selada
  • Explorar o Vale do Alcantilado

Leia também:

O que fazer em Visconde de Mauá: cachoeiras, restaurantes e passeios imperdíveis


6. Itatiaia

Itatiaia é uma cidade pacata, perfeita para relaxar e fugir da agitação do dia a dia. Aliás, reparou que na serra do Rio de Janeiro temos várias cidades com essas mesmas características? rsrs

O maior cartão postal da cidade é o Parque Nacional de Itatiaia, a reserva mais antiga do país. Ela atrai, desde sua criação em 1937, muitos turistas que querem se aventurar em suas trilhas.

o que fazer em visconde de maua agulhas negras
O famoso e desafiador Pico das Agulhas Negras.

Como chegar em Itatiaia

Itatiaia fica logo após Resende e para chegar é bem fácil. São cerca de 178km saindo do Rio de Janeiro e estrada é muito boa (você deve pegar a rodovia Presidente Dutra), porém existem alguns pedágios até lá.

Onde ficar em Itatiaia

Com acomodações clássicas, confortáveis e muita tranquilidade, o Hotel Pousada Esmeralda é uma ótima opção de hospedagem em Itatiaia na serra do Rio de Janeiro. Outra sugestão é o Chalé Espaço Gaia, uma acomodação muito fofa que está encrustada em meio a muita natureza e tenho certeza de que você vai adorar.

Passeios imperdíveis em Itatiaia

Bem na divisa de Minas e Rio de Janeiro, a pequena Itatiaia possui alguns passeios imperdíveis para os amantes do ecoturismo:

  • Se maravilhar com as belezas do Parque Nacional do Itatiaia e com as suas cachoeiras
  • Se aventurar até o Pico das Agulhas Negras (um dos pontos mais altos do país)

7. Serrinha do Alambari

Outro destino na Serra do Rio de Janeiro perfeito para quem gosta de fugir da vida agitada da cidade grande é Serrinha do Alambari. Essa vila fica entre Penedo e Visconde de Mauá e desde os anos 1990 é considerada como área de preservação ambiental. Para quem gosta do contato com a natureza e destinos mais alternativos, a Serrinha do Alambari será o melhor lugar!

serra do rio de janeiro serrinha do alambari
A linda Serrinha do Alambari.

Como chegar na Serrinha do Alambari

A 180km do Rio encontramos a Serrinha do Alambari. O trajeto até a vila é basicamente o mesmo do que se faz até Visconde de Mauá. A única diferença é que você não pega a RJ 163 até o final (mais ou menos na metade do caminho você entra à esquerda).

Onde ficar na Serrinha do Alambari

Definitivamente a Serrinha do Alambari é o destino mais rústico na Serra do Rio de Janeiro. Se você gosta de acampar, lá você encontra o Camping Clube do Brasil. Para quem prefere conforto, recomendamos Visconde de Mauá ou Penedo como alternativas.

Passeios imperdíveis na Serrinha do Alambari

Aqueles que buscam fugir do agito da cidade grande e ter um profundo contato a natureza, em Serrinha do Alambari você vai encontrar passeios perfeitos para isso:

  • Conhecer as cachoeiras Poço do Céu e Poço dos Dinossauros

8. Penedo

Conhecida como a “Pequena Finlândia”, tudo em Penedo faz referência ao povo que ali se instalou. Isso sem contar que no inverno até parece que estamos na Europa por causa do frio. Penedo é conhecida não só por conta da gastronomia, mas também se consolidou como destino de ecoturismo na serra do Rio de Janeiro.

Penedo Serra da Mantiqueira
Visual lindo da Serra da Mantiqueira vista de Penedo.

Como chegar em Penedo

A distância entre a capital fluminense e Penedo é de 174km. Em cerca de 2h15min você chega até lá pela Rodovia Presidente Dutra e a logo após Resende pegando a RJ 116.

Onde ficar em Penedo

Para quem gosta daquele ar rústico, mas sem deixar o conforto de lado, a Pousada Terraço Penedo é uma ótima opção na serra do Rio de Janeiro, pois além dos ótimos quartos ela também conta com uma boa estrutura para o hóspede, incluindo um belíssimo café da manhã.

Mais perto do centro, o Hotel Rio Penedo é nossa sugestão, com quartos amplos e luxuosos e uma excelente estrutura, inclusive com academia para os hóspedes.

Passeios imperdíveis em Penedo

Conheça os passeios imperdíveis na pequena Finlândia:

  • Experimentar os chocolates das lojas artesanais locais
  • Conhecer a história dos primeiros imigrantes no Museu Eva Hilden
  • Ir até as cachoeiras da Lontra e Três Bacias
  • Tirar muitas fotos na rua dos famosos guarda-chuvas
  • Experimentar o fondue

9. Sana

Sana é um pequeno vilarejo pertencente ao município de Macaé e é conhecido como Paraíso das Águas por causa das suas cachoeiras belíssimas.

Certamente é uma das melhores cidades do interior do Rio de Janeiro para quem está buscando muito contato com a natureza e repor as energias dessa nossa vida corrida. Com pouquíssimos habitantes, o arraial do Sana está sempre de braços abertos para te receber e te apresentar as belezas naturais do lugar.

serra do rio de janeiro trilhas
Sana é um lugar maravilhoso para fazer trilhas.

Como chegar no Sana

O trajeto até o Sana, saindo do Rio de Janeiro, possui por volta de 158km e você deve seguir pela BR 101 em direção à Niterói até Casemiro de Abreu e de lá pegar a RJ 142 até seu destino.

Onde ficar no Sana

Em Sana, o Hotel Pousada Bambuzal mais parece um condomínio com seus chalés individuais, o que garante toda a privacidade do hóspede, portanto nossa primeira opção de hospedagem nesse destino.

Outra opção em meio a muito verde e tranquilidade é a Repousada Sana. Aliás, a pousada tem até um rio que corre pela propriedade que você não pode deixar de conhecer.

Passeios imperdíveis no Sana

Também muito procurado pelos amantes do turismo ecológico, o Sana possui passeios bem legas para se fazer e aproveitar o contato com a natureza:

  • Cachoeira do Escorrega
  • Cachoeira 7 Quedas
  • Mergulhar no poço da Cachoeira do Pai
  • Cachoeira da Mãe

Leia também: Frio no Rio de Janeiro: 14 destinos de inverno próximos ao RJ


10. Lumiar

Por último, mas não menos importante, temos Lumiar, esse pequeno vilarejo, distrito de Nova Friburgo e que também é um verdadeiro refúgio na serra do Rio de Janeiro.

Mas se engana quem acha que Lumiar é só natureza! Aos domingos a cidade é famosa pelo seu forró pé de serra que acontece na praça, que até quem não gosta muito de dançar se aventura em uns passinhos.

casa na serra
Imagina passar uns dias em um lugar rodeado de verde e ar puro?

Como chegar em Lumiar

Lumiar pertence à Nova Friburgo e seu caminho até lá é bem semelhante. São 157km que você consegue percorrer em 2h30m mais ou menos.

Onde ficar em Lumiar

Na pequena Lumiar, nossa sugestão é a Pousada Encontro dos Rios, com chalés lindos e com decoração rústica. Além disso, o Rio Macaé passa pela propriedade. A Pousada Panorama também vai te encantar com acomodações bem completas e românticas, perfeitas para casais apaixonados.

Passeios imperdíveis em Lumiar

Por fim, separamos esses passeios imperdíveis em Lumiar:

  • Cachoeira de São José
  • Cachoeira do Indiana Jones
  • Visitar o encontro dos rios Macaé e Bonito
  • Se aventurar na Pedra Riscada

Pronto para embarcar para a Serra do Rio de Janeiro?

A Serra do Rio de Janeiro é mesmo incrível, não é? Não deixe de comentar aqui qual cidade você vai querer conhecer primeiro. E se ficou alguma dúvida, é só deixar ela aqui nos comentários que teremos o maior prazer em te responder.


Outros posts que você pode gostar:

Pousadas românticas em Visconde de Mauá: 10 opções para você curtir juntinho

10 pousadas charmosas para se hospedar em Itaipava

6 lugares românticos próximos ao Rio de Janeiro

Quem escreve | @gaiavani
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *