Vai viajar para a bela Itália? Então, vale a pena incluir no seu roteiro cidades italianas pequenas, ou como são chamadas por lá, os “paesini”. Elas são cidadezinhas lindas e cheias de charme, cada uma com suas características para encantar o visitante.
Esses pequenos vilarejos medievais são cheios de história e muita arte por todos os lados. Alguns na beira do mar Adriático, outros na beira de lagos espetaculares, mas uma coisa é certa, vale visitar cada um deles. Também é válido também é incluir San Marino no roteiro, que na verdade é um minúsculo país com 30 mil habitantes localizado dentro do território italiano.
Então, se você quer conhecer as melhores cidadezinhas italianas, vai encontrar um pouquinho de cada uma delas aqui. Já adiantamos que elas não estão em ordem de preferência, pois seria impossível! Dito isso, vamos explorá-las:
Vale a pena conhecer as cidades italianas pequenas?
Certamente, conhecer as cidades italianas pequenas é muito válido. Quando se fala em Itália, sabemos que as primeiras cidades que ficam em evidência são Roma, Florença e Veneza, mas os pequenos vilarejos cheios de história não podem ficar de fora.
Vamos te contar as muitas razões para se conhecer essas vilas, vilarejos e cidadezinhas italianas. Para começar, elas oferecem um ritmo de vida e uma experiência mais autêntica. A maioria delas são verdadeiros museus a céu aberto, contam com castelos, igrejas e muitas ruazinhas de séculos atrás, algumas até medievais.
Além disso, as paisagens são deslumbrantes, seja a beira mar, no alto de uma montanha ou na beira de um lago. Ah, e a gastronomia local? Os pratos típicos regionais são elaborados sempre com ingredientes frescos e de maneira tradicional, imperdível.
Algo que também chama a atenção é que tais cidades italianas pequenas são mais camaradas no preço da hospedagem, da alimentação e até nos passeios. Não podemos também deixar de mencionar a hospitalidade dos moradores, que faz com que sua experiência seja mais especial ainda.
E então? Vamos conhecer algumas cidadezinhas italianas pequenas e charmosas?
Cidades italianas pequenas para incluir no seu roteiro
Bem, agora é hora de conferir nossas sugestões, elas são puro charme, lindíssimas, além de contarem com muita história. Algumas a beira mar, outras no interior, algumas na beira de lagos, seja onde for, pode ter certeza de que você vai amar. Quando pensar em cidades italianas pequenas, considere nossas sugestões.
01. Manarola
A pequena Manarola é um dos cinco vilarejos que fazem parte da região de Cinque Terre, noroeste da Itália, entre Genova e Pisa. Ela fica empoleirada nas falésias da Ligúria e é banhada pelo azul espetacular do Mar Mediterrãneo.
Essa é uma cidadezinha italiana especial para quem quer relaxar, se perder pelas vielas de casinhas coloridas, conhecer vinhedos em terraços e admirar um impagável por do sol. Além disso, os restaurantes com frutos do mar fresquinhos oferecem vistas deslumbrantes, além de sabores extraordinários.
Manarola parece ter saído de um filme. Com seu charme indescritível, você vai se sentir o protagonista ao caminhar pela cidade.
Vale saber: nós sugerimos que você fique uma ou duas noites em Manarola, mas também é possível explorar essa pequena cidade italiana em um bate e volta de trem. Mas para isso, é preciso estar atento aos horários de retorno ao seu destino.
Onde ficar em Manarola
Se você gostou da ideia de se hospedar em Manarola por alguns dias, confira as nossas sugestões de hotéis:
- Hotéis luxo: Dreamers Sea View
- Hotéis conforto: Arpaiu, Olimpo Affittacamere
- Hotéis econômicos: 330 Holiday Apartments, The Manarola Main Plaza
02. Dozza
A pequena vila medieval ao sul da província de Bologna recebe, a cada dois anos, a Biennale d’Arte Contemporanea Muro Dipinto. Através desse curioso festival, que teve início em 1960, a cidade se transforma em um museu a céu aberto, coberta de pinturas e murais artísticos nas paredes. Uma surpresa para os amantes das artes de rua!
E não para por aí, seu castelo medieval e as inúmeras vinícolas ao redor fazem de Dozza o lugar perfeito para amantes de arte, história e de um bom vinho. O templo dos vinhos locais, como o Lambrusco, Sangiovese e Albana, fica aqui: a famosa Enoteca Regionale Emiglia-Romana.
A culinária em Dozza é famosa pelas receitas tradicionais que agradam qualquer amante da boa mesa. As massas frescas, experimente o tagliatelle ao ragú, o parmigianno regianno, o prosciutto di Parma e uma mortadela virão sempre acompanhados do tradicional tigelle (pão rústico).
Já deu para perceber que a pequena Dozza é puro charme, uma mistura única de arte história, mesa farta, muito vinho e alegria! Por isso, é uma das cidades italianas pequenas que não pode faltar no seu roteiro!
Onde ficar em Dozza
A cidade é muito pequena e há pouca oferta de acomodações, indicamos algumas abaixo:
- Hotéis conforto: Locanda Dolcevita, B&B Magic
- Hotéis econômicos: Rio Sabbioso, Albergo Cané,
03. Ravenna
Localizada no litoral do Adriático e conhecida como a Cidade dos Mosaicos, essa pequena cidade italiana da região da Emilia-Romagna quase nunca é lembrada nos roteiros turísticos. Entretanto, ela tem uma tremenda importância histórica. Foi capital romana – e assistiu à queda de seu último Imperador –, do Reino dos Ostrogodos e do Império Bizantino.
Sua herança histórica deixou um grande tesouro: os incríveis mosaicos que decoram as igrejas, capelas e batistérios. Diz a lenda que os fiéis já não conseguiam rezar por lá, pois ficavam fascinados com os tais mosaicos.
Andar por Ravenna é um mergulho na história. As igrejas da cidade, como a Basilica de San Vitale e o Mausoléu de Galla Placidia, têm mosaicos espetaculares. Aqui também fica o túmulo de Dante Alighieri, autor da Divina Comédia, o que para os amantes de literatura é imperdível.
A cidade é calma, cheia de eventos culturais, museus e boa comida. A culinária por aqui é especial, mistura os sabores do Mar Adriático com sabores da Emiglia-romana. São pratos típicos da terra em união com sabores do mar.
Uma grande vantagem é que grande parte do centro é fechada para carros, o que facilita a visita dos andantes e ciclistas. E, vale saber também que a essa pequena cidade italiana fica pertinho do mar, ou seja, você pode aproveitar as praias próximas!
Onde ficar em Ravenna
- Hotéis luxo: Pallazzo Bezzi Hotel
- Hotéis conforto: NH Ravenna, Hotel Bisanzio, Obsidian
- Hotéis econômicos: Hotel Minerva, Palazzo Galletti Abbiosi, Le Gelosie B&B
04. Sirmione
A cidadezinha mais visitada do Lago di Garda parece sair de um conto de fadas, uma pérola no norte da Itália. Sirmione é fantástica!
Aqui está um dos mais bem conservados castelos medievais do país, o Castello Scaligero – vale a pena a entrada, pela bela vista que se tem. Outro bom motivo para visitar a cidade é a Villa di Catullo, onde estão os resquícios da maior vila romana do norte da Itália. O lugar é incrível, fica em uma ponta espetacular rodeada por água cristalina!
Sirmione é um lugar excelente para relaxar, seja nas termas naturais que existem na região, seja passeando de barco pelo lago, seja apenas aproveitando a atmosfera calma do lugar, acompanhada de um bom café italiano.
A primavera é uma ótima época para o turismo, já que a cidade também é famosa pelas suas bem cuidadas flores. Entretanto, o verão pode trazer a possibilidade de um delicioso mergulho no lago (recomendamos!).
O único inconveniente por aqui é que você deve estar preparado para pagar mais caro nos restaurantes, cafés, hospedagem e lojas. Entretanto, acredite, vale a pena conhecer essa cidade super charmosa nas margens do Lago di Garda. Ela é perfeita, um mix de história, cultura e belezas naturais.
Onde ficar em Sirmione
- Hotéis luxo: Grand Hotel Terme, Hotel Vinci, Olivi Hotel & Natural Spa
- Hotéis conforto: Hotel Marconi, Hotel Fonte Boiola, Vila Onofria
- Hotéis econômicos: Casanova Sirmione, Prestige Suite Sirmione, Albergo Bagner
05. Assisi
É bem verdade que Assis (ou Assisi, em italiano) tem um valor especial para os católicos: foi aqui onde nasceram São Francisco e Santa Clara.
Mas seus encantos vão além da religião: a cidade fica localizada aos pés do Monte Subasio, na região da Úmbria – e, por sua cor predominantemente branca, é possível enxergá-la de longe. Parece saida de um filme medieval. Suas ruazinhas estreitas de pedra levam sempre a mesma direção: à bela Basílica de São Francisco, com os famosos afrescos de Giotto que narram a história do santo.
A vista das colinas, restaurantes e lojinhas dão um toque especial a Assis. Por aqui, qualquer passeio é mágico com o clima de paz do lugar. Reserve um bom tempo para se perder pelos caminhos e encontrar muitos cantinhos instagramáveis. Você vai se deliciar também com a culinária da região. As bruschettas, vinho e trufas são imperdíveis.
Assisi é perfeita para quem curte espiritualidade, além de arte, história e boa gastronomia. Passar por aqui é encontrar tranquilidade e levar consigo a paz do lugar.
Onde ficar em Assisi
- Hotéis luxo: Nun Assisi Relais & Spa Museum, Giotto Hotel & Spa, Hotel Fontebella
- Hotéis conforto: Asisium Boutique Hotel, Valle di Assisi Hotel & Spa, Tenuta San Masseo
- Hotéis econômicos: Pian Pieve Nature & Relax Apartments, Agriturismo La Palazzetta de Assisi
06. San Gimignano
A região da Toscana é uma das mais charmosas (e famosas) da Itália e é lá, no topo de um monte, onde fica San Gimignano. A cidade é conhecida por suas torres, construídas por ricas famílias na Idade Média: das 72 que um dia já estiveram de pé, sobraram apenas 14 para compor o tão falado skyline italiano. As torres eram sinal de riqueza naquela época, quanto maior, mais rico era seu proprietário.
A cidade é perfeita para passeios a pé pelas ruas de pedra, muitas ladeiras, praças e terraços com belas vistas – vale a pena explorar os caminhos. Visite as lojinhas de cerâmica e não deixe de provar o famoso vinho local Vernaccia de San Gimignano. Para acompanhar um queijo pecorino toscano ou um papardelle al cinghiale (massa com molho de javali). De sobremesa não dá para ir embora sem provar um gelato na Piazza dela Cisterna, o premiadíssimo da Sorveteria Dondoli.
Além de todo charme da cidade, San Gimignano é um paraíso para quem aprecia comer bem! Aqui é um pedacinho da Toscana com sabores inesquecíveis e também com muita história e belezas naturais. Quem passa por aqui fica encantado, vale inserir no reu roteiro.
Onde ficar em San Gimignano
- Hotéis luxo: Villasanpaolo Resort & Spa, Locanda dei Logi, Mormoraia
- Hotéis conforto: Hotel La Cisterna, Leon Bianco, Hotel L’Antico Pozzo
- Hotéis econômicos: La Casa di Tamy, Casa Milena, Terra D’Ombra Bed & Breakfast
07. Cefalú
Localizada na Sicília, ilha lá na ponta da bota italiana, a uma hora de trem de Palermo, Cefalú reúne tudo que há de melhor no sul da Itália: boa gastronomia, gente simpática, atrações históricas e, claro, um mar delicioso – e mesmo dentro d’água se tem uma bela vista da aldeia.
A cidade combina praias incríveis com um centro histórico cheio de casinhas coloridas e ruas estreitinhas. O destaque do lugar é a Catedral de Cefalú que tem mosaicos bizantinos lindíssimos.
Passeie por Rode, como é chamado o charmoso centro histórico e pare em uma sorveteria para pedir um sorvete com pão (sim, as pessoas fazem essa combinação por lá!), explore as lojinhas e boutiques. Prove pratos sicilianos incríveis como a pasta ala norma e canollis fresquinhos.
O lugar também é ideal para relaxar nas areias douradas, e imperdível também é enfrentar um longo trecho em escadas e chegar à Rocca, um rochedo de 270 metros de altura onde há um antigo templo dedicado à deusa Diana. Aprecie um por do sol, lá de cima a vista é linda!
Onde ficar em Cefalú
- Hotéis luxo: Victoria Palace Cefalu, Pallazzo Villelmi, Limen Wellness & Spa
- Hotéis conforto: Hotel La Plumeria, Sunset Hotel, Ossuna Bay Hotel Boutique
- Hotéis econômicos: Case Magliolo, Baronetto B&B, Duomo Apartments Cefalú
08. San Marino
Apesar de terem o italiano como língua oficial, os moradores de San Marino não gostam de ser confundidos com o país do spaghetti e se orgulham em fazer parte da – dizem eles – primeira república do mundo. O minúsculo país, localizado no topo do Monte Titano no norte da Itália, tem apenas 62 km².
Apesar de pequeno, San Marino se garante nas belezas: as Três Torres (Guaita, Cesta e Montale) são um importante símbolo do país e parecem saídas de um conto de fadas, de onde se pode ter uma das vistas mais lindas que já vimos. Podemos garantir que a opinião será a mesma para qualquer um que vá até lá.
O menor país do mundo esbanja história e vistas incríveis, que alcançam até o Mar Adriático em dias limpos. O centro histórico é um verdadeiro labirinto de ruas super charmosinhas, restaurantes, bares e lojinhas. Um atrativo a mais para os turistas que gostam de ir às compras: San Marino é uma zona Tax Free e muitas coisas são até mais baratas que os freeshops de aeroportos.
Além disso, o lugar tem um ar medieval com seus castelos e museus, parece até que voltamos no tempo. O destino é perfeito para quem está na Itália e quer conhecer um cantinho diferente e especial.
Onde ficar em San Marino
- Hotéis luxo: Gran Hotel San Marino, The Regent Boutique Hotel & Spa, Relaxing farmhouse
- Hotéis conforto: Hotel Rosa, Hotel Titano, Hotel Cesare
- Hotéis econômicos: Hostaria da Lino, Garden Village San Marino, Rainbow Hotel depandance Joli
Dicas para planejar seu roteiro pelas cidades italianas pequenas
É natural na hora de planejarmos uma viagem, seja para qual for o destino, que surjam dúvidas. Exatamente por isso selecionamos as perguntas mais frequentes de quem procura por cidades italianas pequenas. Confira e quem sabe a resposta para sua dúvida já está aqui.
Qual a melhor época para conhecer as cidades italianas pequenas?
Consideramos boas épocas para visitar as cidades italianas pequenas a primavera (de abril a junho) ou o outono (setembro/outubro). Nessas épocas, o clima é mais agradável, as cidades ficam menos lotadas e geralmente hospedagem e tarifas aéreas ficam mais em conta.
Nas altas temporadas, as ruas ficam lotadas de turistas e em geral os preços aumentam.
Como se locomover pelas cidadezinhas italianas?
Dentro das pequenas cidades italianas, o ideal é se locomover a pé. As caminhadas pelas ruazinhas mágicas, além de agradáveis, permitem que você conheça melhor. Agora para se locomover entre as cidades, você tem os trens como aliados. Alugar um carro também é uma boa alternativa.
#DicaDaNanda: Se você for alugar um carro, nós super recomendamos esta plataforma para pesquisar preços pois ele faz uma compilação de todas as grandes locadoras de carro (Hertz, Avis, Europcar, Sixt…). Faça sua reserva através do blog sem custos adicionais. É só clicar aqui.
Seguro viagem Itália
Não dá para viajar sem seguro viagem! Afinal, imprevistos também acontecem durante as férias. Já imaginou sofrer um acidente ou ter algum problema de saúde longe de casa? Para evitar ainda mais dor de cabeça nessas horas, é essencial ter o seu seguro viagem garantido. Além disso o seguro viagem Itália é obrigatório, já que o país faz parte do Tratado de Schengen.
Sendo assim, sempre pesquisamos o nosso através dessa ferramenta de comparação de seguros, que possui várias seguradoras conveniadas. Eles comparam os melhores preços e todo o processo é feito de forma bem prática – você recebe a apólice por e-mail e ainda pode dividir em 6x sem juros ou ganhar 5% de desconto no pagamento à vista.
Agora um belo presente, na hora de efetuar o pagamento do seu seguro, insira o cupom AVENTURAS15 para garantir o seguro viagem Itália com desconto de 15%!
Chip internacional Itália
Hoje em dia fica difícil viajar sem celular – ou melhor, sem um celular COM internet – né? Além de avisar a família que está tudo certo, compartilhar fotos no Instagram e fazer check in no Facebook (quem nunca?), estar com internet a todo momento facilita muito a vida dos viajantes para se localizar, fazer alguma busca rápida sobre o destino, abrir o número da reserva e etc.
Nós indicamos o eSIM da SIM Local. A empresa oferece diversos planos para a Europa com 5G de qualidade e preço justo. Nós já testamos e aprovamos, funciona muito bem!
#DicaDaNanda: Compre aqui o seu eSIM da SIM Local. Use o cupom AVENTURAS15 na hora do pagamento e garanta 15% de desconto como leitor do Mala de Aventuras!
Bônus: Fotos de viagens da nossa colaboradora alguns anos atrás
Manarola
Dozza
Ravenna
Sirmione
Assisi
San Gimignano
Cefalú
San Marino
Pronto para conhecer as cidades italianas pequenas?
Bem, depois de conhecer um pouquinho sobre cada uma das cidadezinhas, é claro que elas já devem estar no seu roteiro!
Que sua viagem seja super especial e que você se encante com cada uma delas! Ah, caso ainda role alguma dúvida, é só deixar mensagem aqui embaixo que tentaremos te ajudar, ok?
Boa viagem!
Continue planejando sua viagem pela Itália:
Itália no inverno: vale a pena? como é o clima? o que fazer?
Onde esquiar na Itália: tudo sobre esquiar em Cortina d’Ampezzo, nas Dolomitas
Roteiro Itália: descubra todas as belezas de Roma, Veneza, Florença, Siena e da Toscana!
Seguro viagem Itália 2025: como escolher o melhor para sua viagem, preços, dicas e desconto!
Chip de Internet Itália: qual é o melhor? quanto custa? como comprar?
Amei! Eu amo explorar lugares fora do óbvio e dessa lista só conheço mesmo Cefalú e que não me falte oportunidades para visitar cada uma dessas cidades que você mencionou. A Itália é realmente um encanto.
Deve ter sido uma experiencia bem legal