Planejando uma viagem para Siena? A cidade, tombada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade é uma das mais importantes da região da Toscana, com construções históricas e um clima delicioso! Com certeza não pode ficar de fora no seu roteiro pela Itália.

Continue lendo para descobrir TUDO sobre Siena, na Itália: como chegar, onde ficar, os melhores passeios para fazer na região, qual é a melhor época pra ir e muito mais!


Por que visitar Siena (Itália)?

Com certeza você deve ter se perguntando por que incluir Siena (Itália) em sua viagem. A cidade faz parte da região da Toscana e está próxima a outras cidades muito procuradas pelos turistas do mundo todo como Florença, Pisa e Arezzo.

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

Mas conhecer Siena, na Itália, é mergulhar em uma viagem na História, chegando até os tempos medievais, quando a cidade era muito rica e próspera. Toda a arquitetura da cidade remonta a essa época e é maravilhoso ver como esse povo cultiva e preserva a própria história.

Sua praça central, chamada de Piazza del Campo, é considerada o coração da cidade e é também onde ocorre o famoso Palio de Siena, uma corrida de cavalos tão tradicional e tão antiga que é impossível determinar quando ela começou ao certo. A única coisa que se sabe é que ela é marca da história e do turismo em Siena, Itália.

Seja pelas imponentes igrejas medievais ou pelo conjunto arquitetônico muito bem preservado, Siena se transformou em um ponto imperdível nos principais roteiros turísticos na região da Toscana e se eu fosse você, não perderia a oportunidade de conhecer.

Então, a resposta para sua pergunta de por que visitar Siena na Itália é bem mais fácil do que você imagina. É porque tem tanta coisa interessante para se fazer e conhecer que você vai ficar maravilhado e muito provavelmente não vai querer ir embora.


#DicaDaNanda: seguro viagem é obrigatório na Europa! Então, aproveita para garantir o seu pelo site da Seguros Promo, que a gente sempre recomenda aqui no blog. Já precisamos usar uma vez e foi ótimo o atendimento. Com o cupom MALADEAVENTURAS você garante 5% OFF!


Breve história de Siena (Itália)

Diz a lenda que Siena foi fundada por Senio e Ascanio, filhos de Remo, que junto com seu irmão Rômulo fundaram Roma e inclusive o brasão da cidade representam essas duas figuras.

A história de Siena é muito rica e foi a partir do século XII que a cidade começou a viver um período de prosperidade econômica e política. Siena também viveu momentos de guerra com a vizinha Florença, pela hegemonia da região. E em 1260, na Batalha de Monteaperti, ela consegue vencer Florença e dá início a uma fase bem rica culturalmente.

No entanto, a peste negra que assolou toda a Europa durante o século XIV, fez com que Siena (Itália) perdesse sua força, fazendo com que Florença se tornasse mais forte.

siena itália cidade
Olha que cenário mais de filme! Siena é de encantar os olhos de qualquer turista.

Podemos facilmente ver que cada canto da cidade antiga, em Siena, é carregado de muita história e de muita cultura. É bonito de ver como as construções estão preservadas e bem cuidadas, como se tivessem sido feitas há pouco tempo.


Quantos dias ficar em Siena (Itália)?

Chegando em Siena, já nos apaixonamos pelo lugar e a vontade é de ficar lá para o resto da vida de tão incrível que é a cidade. Mas, como não é possível passar o resto da vida em Siena, o ideal é separar pelo menos 2 dias para conhecer todos os pontos turísticos e aproveitar essa região da Toscana.

Com dois dias você será capaz de visitar a cidade e conhecer sua história com tranquilidade. Em Siena não faltam hotéis para se hospedar, e nesse post você vai ler dicas de estadia e opções bem legais para relaxar depois de um dia de muita caminhada.

siena italia praça
Se tem uma coisa que não vai faltar para você em Siena, é bater perna. Dá para conhecer a cidade inteira a pé.

Como chegar em Siena (Itália)?

Como falamos acima, Siena fica na região da Toscana e se você lembrar que a Itália tem o formato de uma bota, a região fica do meio para cima dessa bota, próxima a Florença.

Mesmo sendo um destino de muitos turistas ao longo do ano, Siena não possui aeroporto, o que pode acabar dificultando um pouco sua chegada na cidade, mas nada que seja caótico, pois sabemos que na Europa as estradas possuem ótima qualidade.

Os aeroportos mais próximos ficam em Pisa, distante cerca de 140km de Siena, ou em Florença, cerca de 85km de distância. Depois de chegar em uma dessas cidades, você pode pegar um ônibus, ou alugar um carro para chegar até Siena. Mas fique tranquilo que nós vamos te ensinar direitinho como chegar em Siena saindo de dois lugares centrais: Florença e Roma.

seguro viagem Europa
Visual incrível de Florença, na Itália. Uma das cidades mais bonitas que conheci e uma das cidades que tem fácil acesso a Siena.

Como chegar em Siena saindo de Roma?

Roma é a capital da Itália e fica a cerca de 250km de Siena pelo trajeto mais rápido. Se seu voo saiu do Brasil e pousou no aeroporto internacional de Roma, é possível chegar em Siena de algumas formas.

Carro:

A primeira opção é alugar um carro online, com antecedência, pelo site da RentCars, que faz um comparativo das melhores locadoras da região.

Chegando no aeroporto, é só você retirar o seu carro e curtir a viagem! Tem duas opções: beirando o litoral ou pelo interior no país, mas pelo litoral a viagem fica 30 minutos mais longa, chegando ao seu destino em cerca de 3 horas.


Clique aqui e reserve seu carro com antecedência no site da RentCars para garantir o melhor preço!


interlaken
Nada como uma road trip para conhecer melhor um destino, não é mesmo?

Trem

Outra opção é ir de trem. Você já sai do aeroporto de Roma de trem e faz algumas baldeações até chegar em Siena.

No site da Trenitalia você consegue consultar horários e valores, mas o que eu posso te adiantar é que a viagem de trem é um pouco mais longa, levando entre 3h30 até 4h20 por conta das trocas de trem, mas acaba sendo mais confortável, pois você não precisa se preocupar em dirigir. Os preços também variam de acordo com a linha que você pega, entre 18 e 60 euros aproximadamente.


Como chegar em Siena saindo de Florença?

De Florença para Siena, é bem mais fácil de chegar, até porque as cidades estão a 80km de distância. Você pode alugar um carro em Florença e dirigir por cerca 1 hora e 10 minutos pelo trajeto mais rápido, ou pegar um ônibus ou trem. Os horários de ambos são regulares e levam cerca de 1 hora e 20 minutos até seu destino final em Siena (Itália).

Você pode checar horários e preços dos trens e ônibus pelo site da Trenitalia e da Busitalia. Mas fique tranquilo, porque como os horários são constantes, não é preciso comprar com antecedência. Os trens partem a cada meia hora e custam cerca de 10 euros.

siena itália trem
Ir de trem para Siena pode ser uma grande surpresa, já que você pode ir apreciando a paisagem. Vale a pena a experiência!

Vale a pena ir de trem ou ônibus, tendo em vista que Siena é uma cidade pequena, então tudo pode ser feito a pé. E uma observação importante é que somente carros autorizados podem estacionar no centro da cidade, então se você optar por ir de carro, certifique-se de que seu hotel possui garagem, para você não precisar estacionar fora.


Tours de Florença até Siena

Agora se você está em Florença e quer conhecer Siena (Itália), existem vários tours saindo de Florença e que te levam para conhecer os pontos turísticos mais importantes dessa bela cidade.

siena itália prédios
Conheça a belíssima arquitetura de Siena.

No site da GetYourGuide você consegue reservar um passeio de 1 dia saindo de Florença para conhecer as principais cidades da Toscana, incluindo Siena, por 66 euros por pessoa.

O tour sai de Florença logo pela manhã, às 7h45 e conta com guias de diversos idiomas, incluindo o português. Além de Siena você conhecerá outras joias da Toscana e ainda poderá desfrutar de um delicioso almoço e saborear o famoso vinho da região.

A grande vantagem de contratar um tour como esse é que você não tem nenhum tipo de preocupação e ainda possui o acompanhamento de um guia que vai te explicar todos os detalhes dos pontos turísticos.


Viagem de carro pela Toscana

Mas se você é do tipo de viajante que prefere fazer turismo com seu próprio carro por conta da liberdade de poder ir aonde e quando quiser, existe a opção de fazer uma roadtrip pela Toscana, conhecendo não só Siena, mas também as cidades vizinhas.

seguro viagem itália torre de pisa
Em roadtrip pela Toscana, não deixe de conhecer a Torre de Pisa!

Fique sossegado, pois as estradas são muito boas, bem conservadas e com sinalização também, mas é sempre bom ter um GPS para te ajudar, caso você fique perdido. Dá uma olhada em algumas cidades que podem ser incluídas no seu roteiro:

  • Siena
  • Florença
  • Pisa
  • San Gimignano
  • Lucca

É possível alugar um carro pela internet e só retirar na loja quando você chegar na Itália. Mas ao invés de ficar olhando site por site de locadoras de carros, nosso conselho é que você acesse o site do RentCars, pois ele reúne todos os preços do mercado da cidade que você está procurando. É muito prático e bem mais rápido.


Qual a melhor época para visitar Siena (Itália)?

Assim como em boa parte da Europa, Siena possui as estações do ano bem definidas com invernos bem frios e verões bem quentes. Já a época das chuvas acontece entre o final do outono e o início do inverno, então se você for visitar Siena nessa época, já prepare a capa e o guarda-chuva.

siena itália chuva
Indo no inverno, prepare-se para pegar uma chuvinha.

Mas sem dúvidas a melhor estação para conhecer Siena na Itália é na primavera, principalmente a partir de abril, pois nessa época do ano as temperaturas são mais amenas, entre 23Co e chove bem pouco. Outra vantagem desse período é que os dias são mais longos e você acaba aproveitando mais o seu passeio.


Siena no inverno

Prepare os casacos de frio! Em Siena (Itália) as temperaturas podem ficar perto dos 0Co, chegando ao máximo de 9Co. É frio mesmo e para não passar perrengues durante a sua viagem, é bom estar bem preparado!


Siena no verão

Não pense que porque você está na Europa as temperaturas serão sempre amenas. O verão em Siena traz temperaturas na casa dos 30Co e a amplitude térmica é grande:  à noite as temperaturas podem chegar perto dos 15Co. Se você estiver planejando ir para Siena nessa época tenha roupas frescas para usar durante o dia e não deixe de levar um casaco mais leve caso saia à noite.

siena itália igreja San Biagio
A Igreja San Biagio no verão da Toscana

Onde ficar em Siena (Itália)?

Em Siena existem diversas opções de hospedagem para quem deseja dormir por lá, mas selecionamos cinco opções super bem recomendadas e com ótima classificação no Booking.


Hotel Minerva:

Considerado um dos campeões de venda e com classificação 8,4 no Booking, o Hotel Minerva, a 13 minutos da Piazza del Campo, possui quartos com a belíssima vista da cidade. Os quartos são bem confortáveis, com ar condicionado e wi-fi gratuitos. O café da manhã é cortesia do hotel.


Hotel Garden:

Com classificação 8,3 no Booking, o Hotel Garden é uma ótima opção para quem busca tranquilidade, pois ele fica um pouco mais afastado do centro da cidade. A piscina e a quadra de tênis são os diferenciais desse hotel, que também possui café da manhã incluso na diária. Os quartos são espaçosos e são muito bem avaliados pelos visitantes.

siena itália hotel Garden
O Hotel Garden oferece todo o conforto necessário para os hóspedes.

Hotel Athena:

Se você busca conforto, boa comida e uma vista de tirar o fôlego, o Hotel Athena é perfeito para você. Situado no coração da cidade antiga, este hotel está perto dos principais pontos turísticos de Siena e ainda organiza passeios pelas vinícolas da região. Sua classificação de acordo com os hóspedes no Booking, é de 9,1.


BnB Residenza d Epoca il Casato:

Para quem procura opções mais em conta, sem perder o conforto, o hotel que selecionamos promete ser inesquecível. Situado bem atrás da Piazza del Campo, ele está localizado em um edifício do século XIV. Você ainda pode escolher entre tomar seu café no jardim ou no seu quarto sem custo adicional. Sua classificação é 8,3.


BnB La Coperta Ricamata:

Outra opção bem no centro histórico de Siena, apenas 1 km da Catedral, o La Coperta Ricamata é bastante elogiado pelo conforto de suas instalações. Ele possui café da manhã e wi-fi gratuitos, com classificação 9,2 no Booking.

siena itália la coperta
O La Coperta pode ser simples, mas é um charme de hotel.

O que fazer em Siena (Itália)

Siena é uma das principais cidades da região da Toscana, na Itália e todo ano atrai milhares de turistas. Seu acontecimento mais famoso é o chamado Palio de Siena, corrida de cavalos que acontece anualmente nos dias 02 de julho e 16 de agosto, em homenagem a Nossa Senhora da Providência e Nossa Senhora da Assunção.

Seu centro histórico é riquíssimo e possui inúmeros edifícios do século XIV e até anteriores. Além disso, no entorno da cidade existem vinícolas que vale a pena serem visitadas, pois os vinhos da região são conhecidos mundialmente.

Se você acessar o site GetYourGuide você encontrará diversos passeios para reservar e com preços super acessíveis, assim você não precisa se preocupar, você já sai do Brasil com tudo agendado!

 

Principais Pontos turísticos

Já que você já sabe como chegar e onde se hospedar, vamos citar os principais pontos turísticos de Siena (Itália).

1 – Piazza del Campo:

A Piazza del Campo é o verdadeiro coração de Siena. Local onde foi fundada a cidade, a praça possui vários prédios com uma belíssima arquitetura medieval. Nos meses de julho e agosto, é de lá que sai o famoso Palio de Siena.

A maioria dos tours em Siena saem da Piazza del Campo, ela é o verdadeiro ponto de encontro da cidade. Se você está em busca de bons restaurantes e cafeterias, certamente esse é o lugar.

2 – Catedral de Nossa Senhora da Assunção:

Sua imponente arquitetura gótica transforma essa catedral em uma das mais belas e importantes de toda a Itália. Construída no século XIII, tanto o seu interior quanto seu exterior são absolutamente maravilhosos.

siena itália maria madalena
Essa é a famosa escultura de Bernini, Maria Magdalena.

Muito mármore, afrescos e ornamentos fazem a visita a Catedral de Siena valer muito a pena. Donatello, Bernini e outros nomes são alguns dos artistas que possuem obras nessa belíssima catedral.

3 – Palazzo Pubblico:

Situado na Piazza del Campo, esse prédio do século XIII abriga atualmente a Prefeitura de Siena. Sua fachada gótica com tijolos vermelhos, se mistura às demais construções da praça.

Seu interior é ricamente decorado com vários afrescos e ainda é possível visitar o Museu Cívico, com desenhos, pinturas e documentos da época do Renascimento e do Barroco.

siena itália palazzo
Esse é o conhecido Palazzo Pubblico, ou seja, onde fica a Prefeitura de Siena.

4 – Pálio de Siena:

Espero que você tenha a oportunidade de estar em Siena nos dias 02 de julho e 16 de agosto. Essa corrida de cavalos secular acontece na Piazza del Campo. Cavaleiros representando diversas paróquias, competem para cruzar a linha de chegada. O cavalo que cruzar primeiro a linha de chegada, após três voltas, é o vencedor. É uma experiência muito legal de se ver, além também de muito diferente e rara.

5 – Basílica de São Domênico:

Essa importante igreja gótica de tijolos vermelhos se ergue em meio à cidade de Siena.  Seu interior é bem diferente das igrejas góticas comuns, pois ela não possui corredores, dando um ar de amplitude magnífico. Em seu interior também é possível encontrar diversas obras da época do Renascimento e do Barroco.


Roteiro de 1 dia em Siena

Siena (Itália) é tão bonita que apenas um dia não seria suficiente para admirar toda sua beleza, mas às vezes não temos todo o tempo que gostaríamos, então com organização é possível conhecer os pontos mais importantes de cidade.

siena itália duomo
Um dos pontos turísticos de Siena é o Duomo da cidade.

Se você consultar o GetYourGuide, vai descobrir vários roteiros de um dia, que incluem não só Siena, mas também as cidades próximas. Mas se você deseja ficar apenas por Siena, existe um tour a pé que visita os principais pontos: a Piazza del Campo, o Palazzo Publicco, a Basílica de San Domenico e o Duomo. E no final você ainda ganha um bônus com uma degustação de bolos.

Esse tour a pé tem duração de cerca de 1 hora e meia, com guia em Inglês, Espanhol e Italiano e custa cerca de 20 Euros.


Bate e volta de Siena

Outro tipo de passeio muito comum na região são os chamados bate-volta e funcionam da seguinte forma: você escolhe uma cidade como base, ou seja, para ficar e dormir, que no nosso caso foi Siena, e a cada dia você escolhe conhecer uma cidade diferente.

Como as distâncias entre as cidades da Toscana é relativamente pequena, facilmente você consegue visitar elas de carro ou de trem e retornar para Siena ao final do dia. Definitivamente, é uma ótima opção de passeio para quem vai passar mais dias na região.

siena itália
Campo verdinho que encontramos na estrada da Toscana!

Dicas extras para a sua viagem para Siena

Se você gostou das dicas de passeios e hospedagens que demos até agora, espere só para ver essas dicas finais que apesar de virem por último não são menos importantes. Confere só!


Chip internacional Europa

Por mais que muitos lugares ofereçam wi-fi gratuito, não dá para viajar sem comprar um chip internacional para usar em qualquer lugar na Europa. A minha dica que funcionou perfeitamente comigo foi comprar o chip da Yes Brasil, no site Viaje Conectado.

Lá você encontra o chip perfeito para sua viagem em qualquer lugar do mundo. O chip Europa possui 12GB de internet e é válido por 30 dias, além de funcionar em vários aparelhos. Você não tem noção de como um chip desses pode fazer a diferença durante os seus dias fora de casa.

siena itália campos
Não viaje para os lindos campos da Toscana sem um chip internacional para tirar umas fotinhas, ok?

E para completar, os leitores do Mala de Aventuras tem um presentinho ótimo! Adquirindo o seu chip da Yes Brasil pelo site e utilizando o código MALADEAVENTURAS no final da sua compra, você ganha 10% de desconto no valor final do seu chip. Muito legal, né?  É só clicar aqui e usar!


Seguro Viagem internacional

Outra coisa que é muito importante contratar antes de sair do Brasil é um seguro viagem internacional. Com ele, a sua viagem será mais tranquila e segura.

Eu particularmente quando viajo só contrato o meu seguro viagem com a Seguros Promo. Nele você compara diversos preços, coberturas e ainda tem a possibilidade de escolher a que melhor se encaixa no seu perfil.

E sabe o que é melhor nisso tudo? Usando o nosso código MALADEAVENTURAS você ganha 5% de desconto! Ser leitor do Mala de Aventuras tem suas vantagens, não é mesmo? Então, não deixe de aproveitar e agarre esse descontinho imperdível clicando aqui!


Pronto para conhecer Siena?

Siena (Itália) é incrível e com certeza você vai se apaixonar por sua história e seus pontos turísticos. Gostou das nossas dicas? Não deixe de acompanhar o Mala de Aventuras para descobrir muitos outros roteiros ao redor do mundo. Não deixe de nos contar depois como foi a sua experiência por lá. Nós amamos saber das suas histórias. Boa viagem!


Outros posts que podem te interessar:

O que fazer em Florença: melhores passeios + GUIA da cidade

Roadtrip na Toscana: vale alugar um carro?

Onde ficar em Florença: MELHORES DICAS DE HOTÉIS por bairros

Quem escreve | @nandahudson
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *