O último estado que conheci durante o meu Mochilão de 18 dias pelo Nordeste foi Pernambuco. O estado tem muitas praias lindas, as mais belas piscinas naturais, uma cultura rica – Recife é considerada a capital do frevo, baião e maracatu – e um povo muito simpático. Então se você tem curiosidade em saber os TOP 5 lugares para conhecer em Pernambuco, esse post é perfeito para você!

Para quem está em busca de uma viagem curtinha pelo Nordeste, a dica é viajar para Pernambuco e curtir uns diazinhos por lá. A cidade é encantadora, quase impossível não se apaixonar. Além de ser um destino super cultural.

Se você já está super curioso para saber um pouquinho mais da cidade e o que ela tem de melhor para oferecer, é só continuar lendo o post para descobrir. Vamos lá!

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!


Por que visitar Pernambuco?

Pernambuco possui uma lista tão extensa de atrativos turísticos, que para falar de turismo em Pernambuco é preciso ter consciência de que é meio difícil escolher onde ir primeiro. Afinal, são tantas opções lindíssimas que a dúvida nem é um problema.

Como falamos anteriormente, Pernambuco é um destino com influência cultural e histórica muito forte. Então, você já pode imaginar a quantidade de cidades e lugares incríveis para visitar e aprender um pouco da história do nosso país, não é mesmo?

Além disso, Pernambuco ainda é um Estado bem praiano, então para você que curte pegar um sol, relaxar em espreguiçadeiras de belíssimas praias, o destino é o ideal para você. Com isso, é possível perceber que Pernambuco é um destino super democrático, né? É quase impossível conhecer e não gostar. Pensando nisso, nós fizemos esse post listando os TOP 5 lugares para conhecer em Pernambuco! Vamos descobrir?

roteiros em recife praia de boa viagem
Pernambuco é um Estado do Nordeste que você não pode deixar de conhecer!

Leia também: 5 praias imperdíveis em Porto de Galinhas e arredores


Como chegar em Pernambuco

A melhor opção é ir de avião até a cidade desejada. O maior e principal aeroporto do Estado é o de Recife (Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre). A partir dele você consegue se organizar para chegar em quase todas as cidades turísticas, incluindo as que falaremos por aqui, de uma forma bem simples.

Uma dessas formas é você alugar um carro ou um serviço de transfer. Para maior comodidade e economia, nós indicamos você alugar um carro para se deslocar para destinos como Olinda, Porto de Galinhas etc. Nós sempre usamos e recomendamos por aqui a RentCars. Além deles terem os melhores preços, eles ainda tem um serviço maravilhoso, super prático! Clique aqui para fazer a sua cotação!


TOP 5 lugares para conhecer em Pernambuco

Agora, sem mais delongas, vamos ao que interessa: os 5 melhores destinos para você conhecer no Estado de Pernambuco. Para descobrir, é só continuar lendo o post!

1. Recife

A capital pernambucana é uma cidade bem desenvolvida e oferece muitas opções de transporte público para os diferentes bairros e cidades próximas. É um ótimo destino para quem gosta de cultura e artes. Para conhecer toda a riqueza cultural e os encantos da capital não deixe de visitar o Recife Antigo e visitais os principais museus do bairro.

Paço do Frevo: inaugurado em 2014, o museu preserva toda a história do frevo e maracatu. Lá, você pode ver as agremiações e os principais personagens deste ritmo musical símbolo da cultura pernambucana, além de cursos de dança (tem aulões gratuitos de frevo!), música e oficinas.

passeios em recife frevo
A terra do frevo! Aproveite para conhecer um pouco mais dessa dança típica!

Museu Cais do Sertão:  um dos melhores museus que já visitei. Moderno e interativo, retrata o cotidiano da população sertaneja e conta a história de Luiz Gonzaga. Lá, você pode cantar as músicas do Rei do Baião em uma espécie de karaokê, ter oficina gratuita para aprender a tocar os principais instrumentos do baião e mergulhar no universo do sertão brasileiro.

Marco Zero: cercado por antigos edifícios neoclássicos, o Marco Zero é um dos principais pontos turísticos de Recife. É lá que o carnaval de Recife ferve, e ao longo do ano o local costuma ficar mais movimentado à noite. Após o circuito turístico pelo Recife Antigo, a dica é parar em um dos bares próximos dali e terminar o dia apreciando o pôr do sol em frente ao Rio Capibaribe.

Instituto Ricardo Brennand: parada obrigatória! Localiza-se no bairro da Várzea, bem próximo à UFPE, e é bom reservar um dia da sua viagem para só conhecê-lo. Eleito o melhor museu da América Latina e o 19º melhor do mundo pelo Traveler’s Choice Museums, do TripAdvisor, é uma referência nacional. Dividido em 2 castelos medievais, possui um acervo com obras do Brasil Imperial – de Frans Post, Debret e Taunay –  mais de 3 mil peças medievais, uma sala com bonecos de cera e mais de 3 mil armas e armaduras medievais. Tudo faz parte da impressionante coleção do empresário Ricardo Brennand.


Veja também: Caribe Brasileiro: 10 praias no Brasil que deixam o Caribe no chinelo


2. Olinda

Famosa pelos carnavais, as ladeiras de Olinda encanta com suas casas coloridas e ares coloniais! Indo de ônibus, fica a menos de 1h de Recife e você pode fazer um bate e volta para conhecer o centro histórico da cidade. Quem quiser fazer uma visita à pé sem contratar o serviços de guia, encontra todas as informações e um mapa bem explicadinho no Centro de Informações Turísticas. Eu, que gosto de fazer meu próprio roteiro, fiz todo circuito com mapa na mão e foi bem tranquilo.

lugares para conhecer em pernambuco olinda
Olinda é a coisa mais fofa do mundo com essas casinhas coloridas.

Minha visita à pé pelo centro de Olinda começou pelo Alto da Sé, onde conheci a igreja mais antiga de Olinda com uma deslumbrante vista para a cidade; passei pelo Mercado da Ribeira (ótimo para comprar lembrancinhas); Casa dos Bonecos Gigantes, onde ficam armazenados os famosos bonecões de Olinda e terminei no Mosteiro e Igreja de São Bento, a mais rica de Olinda. O Mosteiro já abrigou a primeira Universidade de Direito da cidade onde estudou o famoso poeta Castro Alves e Joaquim Nabuco, um dos maiores defensores da abolição da escravatura.

3. Porto de Galinhas

Porto de Galinhas é uma belíssima praia localizada no município de Ipojuca. Saindo de Recife, há ônibus que saem da Rodoviária de 1 em 1h e fazem o trajeto direto até Porto, a passagem custa R$ 15. Caso esteja em grupo, vale a pena dividir o aluguel de um carro.

Não deixe de conhecer as piscinas de águas claras e mornas, ver peixinhos bem de perto (sem precisar de snorkel!) e se encantar pelas diferentes formações de corais. Diariamente, saem passeios de jangada do centro de Porto. Os horários variam de acordo com a tábua de marés e o passeio custa, em média, R$ 25 por pessoa (baixa temporada).

Outro passeio que vale fazer é andar de buggy pelos 2,5 km de extensão de piscina natural de Muro Alto, Maracaípe e ver o pôr do sol em Pontal do Maracaípe. De Porto, você também pode fazer passeios bate e volta para a incrível praia de Carneiros.

lugares para conhecer em pernambuco porto de galinhas
Olhem a cor desse água de Porto de Galinhas! Paraíso, não é mesmo?

4. Praia de Carneiros

A praia mais bonita de Pernambuco! Os diferentes tons de verde e azul da água cristalina compõem uma paisagem impressionante. Lá, você também encontra gigantescas piscinas naturais, coqueiros por todos os 8 km de extensão da orla e uma areia branquinha, um típico cenário caribenho.

Carneiros é acessível por estrada (cerca de 10 km) ou pela praia de Tamandaré (cerca de 40 min de caminhada). Quem for de carro só chega à praia através das estradas de terra que levam aos quiosques e restaurantes à beira-mar e é cobrada consumação mínima e/ou estacionamento. E vale dizer que os restaurantes não são baratinhos.

Como estava em Porto e sem carro, optei pelo passeio oferecido por algumas agências de viagem locais. Outro charme do lugar é a pitoresca igrejinha de São Benedito, toca branquinha e cercada por coqueirais. Dizem que ela só é aberta para casamentos e quem casa lá tem a boa a sorte de não se separar. Será?

lugares para conhecer em pernambuco praia dos carneiros
A Praia dos Carneiros é super conhecida pela igrejinha de São Benedito.

Leia também: Passeios nos Lençois Maranhenses: 5 passeios Imperdíveis para incluir no seu roteiro


5. Fernando de Noronha

Por último, não podíamos deixar de falar de Fernando de Noronha: o paraíso intocável que todo mundo conhece e tem o sonho de visitar. A ilha localizada fora do continente, mais precisamente no Oceano Atlântico, possui praias desertas com os mais variados tons de azul, piscinas naturais, trilhas e vida marinha rica e muito mais.

Por lá você irá encontrar lugares icônicos do arquipélago, como: a Praia do Cachorro, a Piscina Natural de São José, o Forte Vila dos Remédios, a Praia do Sancho, a Baía dos Porcos, o Mirante Dois Irmãos e muito mais!

caribe brasileiro fernando de noronha
A belíssima ilha de Fernando de Noronha.

TOP 5 lugares para conhecer em Pernambuco: onde ficar?

Não poderíamos encerrar esse post sem dar algumas dicas de onde ficar em Pernambuco. Por isso, selecionamos 5 opções de hotéis, cada um em uma cidade diferente para você poder escolher a vontade!

Em Recife, você vai encontrar o Hotel Luzeiros, onde os quartos são super amplos e possuem uma decoração maravilhosa! Seu ponto alto é o buffet de café da manhã, servido diariamente e bem elogiado pelos hóspedes.

Em Olinda, você encontrará o Hotel Costeiro, um hotel mais simples, mas que não deixa a desejar no conforto. O bom desse hotel é que ele possui um ótimo custo-benefício.

Já em Porto de Galinhas, a opção que indicamos é o Samoa Beach Resort, que é um hotel bem grande e perfeito para família que viajam com crianças pelo entretenimento do lugar.

lugares para conhecer em pernambuco samoa beach resort
Olhem o tamanho do Samoa Beach Resort! Maravilhoso! (Foto: divulgação Booking)

Para você visitar a Praia de Carneiros, recomendamos que fique hospedado em Tamandaré. Na região, uma boa opção é o Hotel Coral Beach. Esse hotel possui uma piscina enorme e maravilhosa, além de acomodações bem aconchegantes, que encantam qualquer turista.

Por último, mas não menos importante, temos a Pousada Lenda das Águas, em Fernando de Noronha. É uma belíssima pousada, super charmosa e com quartos mega fofos. Vale a pena dar uma pesquisa nela!


Pronto para conhecer Pernambuco?

Depois dessas dicas, a gente espera ter ajudado você a se organizar e planejar a sua viagem para explorar Pernambuco. Conseguiu escolher para qual cidade ir? Difícil, né? Tudo tão lindo! Mas se tiver ficado alguma dúvida, é só deixar nos comentários para a gente responder e caso você tenha mais alguma dica de destino pelo Estado, comenta aqui embaixo para a gente também! Vamos amar saber! Boa viagem!


Outros posts que você pode se interessar:

Encante-se por João Pessoa e pelas praias da Paraíba

Descubra porque vale a pena conhecer São Luis do Maranhão

Passo a passo para planejar sua viagem para Natal e Pipa

Quem escreve | @maladeaventuras
Tamiris
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *