Durante nossa última viagem para Santa Catarina tivemos a oportunidade de percorrer a fantástica Trilha do Rio do Boi, que certamente é uma das trilhas mais impressionantes que existem no Brasil.

Andar por dentro do Cânion do Itaimbezinho nos traz uma dimensão da grandiosidade da natureza e do quão pequenos somos diante dela! Os paredões de até 700m de altura, as travessias por dentro do rio de mãos dadas, a caminhada cautelosa sobre as pedras rio adentro fazem dessa uma experiência inesquecível!

E se você está planejando sua viagem para este destino, vem comigo descobrir tudo sobre a Trilha do Rio do Boi: onde fica, qual é a melhor agência para este passeio, qual é o nível de dificuldade, qual é a roupa mais adequada, entre outras dicas essenciais para uma aventura segura.

Se você é um(a) apaixonado(a) pelo ecoturismo e por fazer trilhas como eu, tenho certeza de que vai amar esse post. Mas… Como fazer a trilha do Boi? Quanto custa para fazer a trilha do Rio do Boi? Continue sua leitura para descobrir como se preparar para essa trilha surpreendente!

banner-mapa-santa-catarina


Leituras recomendadas:

Praia Grande (SC): TOP 15 passeios, cânions, trilhas e cachoeiras

Pousadas em Praia Grande (SC): 10 opções românticas para uma viagem a dois


Onde fica a trilha do Rio do Boi?

Considerado o mais vertical do Brasil, o Cânion Itaimbezinho fica localizado na divisa entre Cambará do Sul (RS) e Praia Grande (SC). E o curioso é que a linha de divisa é o contorno do cânion. Isso significa que a parte alta é Rio Grande do Sul, mas a parte baixa é Santa Catarina.

Trilha do Rio do Boi, Praia Grande (SC)
A Trilha do Rio do Boi é uma das aventuras imperdíveis em Praia Grande (SC)

Como chegar na Trilha do Rio do Boi?

Enquanto os mirantes da parte superior do Cânion são acessíveis de carro e podem ser visitados através de uma agradável caminhada por trilha pavimentada, o visual mais bonito fica guardado para aqueles que se aventuram pelo leito do Rio do Boi no interior do Cânion.

A trilha é um grande desafio, até mesmo para quem já está acostumado a fazer trilhas, mas eu te garanto que vale a pena o esforço! Se o Cânion Itaimbezinho já é bonito visto de fora, imagine admirar toda a beleza dos seus paredões rochosos diretamente de seu interior.

Extensa, a trilha se divide em partes de caminhada em mata fechada com algumas subidas e descidas até chegar ao leito do rio por onde se percorre a maior parte do percurso.

Para quem gosta do contato com a natureza, a Trilha do Rio do Boi é incrível e a sensação de conseguir percorrer seus 14km é ainda melhor. Uma vez em Praia Grande (SC), recomendo que não deixe de fazer esse passeio! 

Dica extra:

Ah! E pensando em facilitar o planejamento da sua viagem não só para fazer a trilha do Rio do Boi, mas por todo o estado de SC, montamos nosso mapa personalizado de Santa Catarina. Você poderá ter na palma da sua mão as melhores dicas de viagem para conhecer Santa Catarina e montar seu roteiro com muito mais agilidade.

Reunimos as nossas melhores dicas em um só lugar: lugares instagramáveis para fazer fotos incríveis em Santa Catarina, os melhores cafés e restaurantes, trilhas e praias, ótimas opções de hotéis, super bem localizados, as melhores vinícolas, os melhores museus e monumentos históricos.

Você não precisará mais abrir várias abas de pesquisa para anotar as principais dicas para a sua viagem. Com o nosso Mapa, por R$49,00 você terá tudo de forma simples e rápida

trilha do rio do boi preço
Detalhes da vegetação na Trilha do Rio do Boi

É indispensável um guia para quem quer saber como fazer a trilha do Rio do Boi. Quem leva: Civitatis!


Qual é a melhor época para visitar a Trilha do Rio do Boi? 

A Trilha do Rio do Boi pode ser realizada durante o ano todo, contudo, a melhor época para visitá-la vai de dezembro a março (verão)

Trilha do Rio do Boi no verão

Sem dúvida, é no verão que as temperaturas estão mais agradáveis. Tendo em vista que você vai passar bastante tempo percorrendo trechos de rio, durante esses meses você conseguirá caminhar pela água sem problemas.

Como fazer a trilha do boi?
Entre a primavera e o verão as temperaturas ficam mais agradáveis para curtir os poços e cachoeiras ao longo da trilha

Trilha do Rio do Boi no Inverno

No inverno, os dias são mais abertos e as chances de chuvas são bem pequenas, o que garante melhor visibilidade durante o percurso. Por outro lado, a temperatura da água é MUITO gelada, o que torna quase impossível a apreciação do passeio. Portanto, não recomendo fazer a trilha do Rio do Boi no inverno.

Vale ressaltar que o clima na região dos cânions é muito instável e a trilha só acontece quando o nível do rio está controlado. Eu fui na primavera (em meados de novembro) e peguei todas as estações em um único dia.

Começamos a trilha com céu aberto, no entanto o clima mudou ao longo do dia. Ao chegarmos lá dentro do cânion, o local estava com neblina e até choveu um pouco. Isso não impactou a experiência, porque o local é grandioso e lindo, mesmo embaixo de chuva.

Mas recomendo que você fique de olho na previsão do tempo (utilizei o site Windguru para acompanhar) e fique também em contato com a sua agência para saber as condições do local.

Repito: o passeio só acontece se o nível do rio estiver OK, mas estamos suscetíveis a mudanças de clima repentinas no meio da natureza. Pode acontecer do nível do rio subir muito e do grupo ficar ilhado, como aconteceu em janeiro de 2021.

trilha do rio do boi canions do sul
O clima na região dos cânions é muito instável. Começamos a trilha no sol e chegamos lá no cânion embaixo de chuva.

Como é a trilha do Rio do Boi?

A Trilha do Rio do Boi tem partes de mata fechada e outras no leito do rio todo feito de pedras bem escorregadias que exigem muita atenção em onde se pisa. O preparo físico é fundamental, uma vez que são muitas horas de caminhada.

Durante o trajeto, o guia ( indispensável para o passeio ), realiza algumas paradas para descanso, banhos de rio e alimentação, mas ainda assim, essa não é uma trilha que eu recomende para iniciantes. No entanto, se você já está acostumado, se jogue e aproveite as belezas do interior do Cânion Itaimbezinho.

Procuramos sempre profissionais competentes habituados com a região e, nesse caso, fechamos o passeio no site da Civitatis. Sempre usamos esse site para fazer reservas de passeios porque conhecemos como eles priorizam a segurança em primeiro lugar.

  • Quantos quilômetros tem a trilha do Rio do Boi?

Muitas pessoas me perguntaram quantos km tem tem a trilha do Rio do Boi e, de acordo com a agência que contratamos para fazer o passeio, são 14km de extensão – ida e volta. 

  • Trilha do Rio do Boi: tempo de caminhada

O tempo de duração da trilha é de 6 e 8 horas de caminhada para ir até o final do cânion e retornar. Para completar todo o percurso leva um dia inteiro de caminhada praticamente. Assim sendo, reserve este tempo para fazer o passeio (até porque, ao retornar para o hotel ou pousada, pode ter certeza que você só vai querer descansar).

Aliás, essa foi uma das facilidades que eu levei em conta na hora de fechar o meu passeio com a Civitatis. A empresa cuida dos traslados de ida e volta ao seu hotel, o que é um super benefício no pós trilha, quando ficamos bem cansados!

Outro ponto positivo é o lanche bem gostoso que eles oferecem durante o passeio. Assim, você não precisa se preocupar com o que comer e o que levar.

trilha do rio do boi onde fica
Uma das belas cachoeiras que passamos ao longo do trajeto
  • Trilha do Rio do Boi: nível de dificuldade

O nível de dificuldade da Trilha do Rio do Boi é considerado alto. Como explicamos há muitos trechos de mata fechada e também trechos dentro do rio, com pedras escorregadias. Caminho com muitas subidas e descidas, além de travessias do rio (muitas vezes a água fica na altura do joelho, dependendo de como o rio esteja). É exigido um bom preparo físico e muita disposição.

Aliás, na trilha do Rio do Boi o guia é fundamental e sem ele você não consegue nem começar a aventura, pois o parque é administrado pelo ICMBio e eles exigem a presença do guia.

Procure sempre acertar o passeio com profissionais competentes e que conheçam bem o trajeto para não ter nenhum problema. A Civitatis oferece uma série de passeios incríveis pela região, proporcionando momentos inesquecíveis.

Nós fizemos diversos desses passeios, como o voo de balão, o passeio off road e outros que nós simplesmente AMAMOS. 

 


Trilha do Rio do Boi: equipamentos necessários

Quem está acostumado a fazer trekking sabe que bons equipamentos são fundamentais para que tudo corra bem e você consiga aproveitar ao máximo a sua aventura. Sobretudo na Trilha do Rio do Boi, onde diversos trechos são feitos na água, não deixe de levar bons calçados para não escorregar.

Outra dica importante em relação à preparação para esta trilha é que você se vista em camadas: blusa UV + fleece + corta vento. Dessa forma, você estará preparado para as mudanças de temperatura ao longo do dia, bem como uma possível chuva. Esse é o chamado efeito cebola.

Dica: antes de ir para sua trilha, minha recomendação é que você monte uma lista e faça um checklist no dia anterior à sua viagem para ter certeza de que está levando tudo o que precisa.


Você pode gostar de ler: Melhores botas de trilha 2024: marcas e modelos para você escolher


Quanto custa para fazer a trilha do Rio do Boi?
Esteja preparado para molhar os calçados ao longo da trilha.

Checklist

Para te ajudar preparei um checklist; assim você pode conferir quais materiais  já tem, e quais vai precisar comprar. Veja só:

  • Botas ou tênis de trekking
  • Mochila de ataque
  • Meias confortáveis e macias
  • Blusa de manga comprida com proteção UV
  • Calça confortável
  • Jaqueta de chuva 
  • Roupa de banho (por debaixo da sua roupa normal)
  • Protetor Solar
  • Toalha seca rápido
  • Câmera para registrar os momentos
  • Capa de Chuva
  • Água (pois a hidratação é muito importante)
  • Lanchinhos (de preferência coisas que não sujem as mãos e sejam fáceis de pegar, como por exemplo algumas castanhas ou biscoitos)

Com esses itens eu tenho certeza de que sua trilha será um sucesso! E se ainda falta algum equipamento na sua bagagem, recomendo checar os sites da Columbia e da Fjallraven. A gente é fã da linha de roupas, calçados e acessórios deles! Cada item é confeccionado com base no conforto e na durabilidade para aventuras ao ar livre. Tenho alguns equipamentos das marcas há anos e eles são realmente muito bons! 

E a gente é tão fã das marcas que conseguimos um cupom de 10% de desconto para vocês usarem nos sites deles.

1) Para ganhar 10% de desconto no site da Fjallraven, basta usar o cupom de desconto MALADEAVENTURAS na hora de efetuar a compra.

2) Agora, para ganhar 10% de desconto no site da Columbia, basta acessá-lo através deste link. O desconto será aplicado automaticamente em TODOS os produtos da marca. Clique para conferir a linha completa da Columbia com desconto.

Vai por mim, esses descontinhos são mara na hora de fazer uma compra nos sites, já que os produtos não são muito baratos. Mas vale a pena investir em equipamentos bons, porque eles vão te acompanhar por muitos anos! 

Quantos km tem a trilha do Rio do Boi?
Uma boa bota e um casaco corta vento são essenciais para essa trilha

Agendamento para a trilha do Rio do Boi

É importante que você saiba que para essa trilha a presença de um guia é indispensável e o bom é que existem algumas empresas em Praia Grande que organizam o passeio para você. Na Trilha do Rio do Boi, a agência escolhida pela gente foi a Civitatis. Aliás, nós fizemos diversos passeios com eles e todos muito agradáveis.

Trilha do Rio do Boi: guia

A Civitatis possui guias especializados que conhecem e acompanham turistas do mundo todo ao Parque Nacional dos Aparados da Serra. Toda a equipe foi muito atenciosa e profissional, tudo para deixar nossa viagem inesquecível.

O horário de saída para o passeio foi às 8h30 e passamos o dia inteiro na trilha, retornando para a pousada ao final da tarde. No pacote estava incluso guia, lanche (algumas frutas, barra de cereal, bebida energética e sanduiche), água, capa de chuva, translado da sua pousada até o ponto de início da trilha e equipamento de segurança. 

guia trilha do rio do boi
Nosso guia foi realmente muito bom! Super atencioso, conhecia bem a região e compartilhou curiosidades do local com a gente

Preço da trilha do Rio do Boi

Você deve estar curioso pra saber qual foi nosso investimento para essa experiência incrível. Para fazer a trilha do Rio do Boi o preço foi bem acessível para o pacote oferecido: R$400 por pessoa, com tudo o que descrevemos acima incluso, inclusive o ingresso para o parque (algumas agências não incluem este valor no pacote e para fazer a trilha do boi, só o ingresso do Parque Nacional Aparados da Serra custa em torno de R$ 95).


#DicaDaGaia: se você quiser planejar sua viagem até a Trilha do Rio do Boi de forma prática, ágil e fácil, você pode adquirir nosso mapa personalizado de Santa Catarina

Reunimos informações como: lugares Instagramáveis para fazer fotos incríveis, as melhores trilhas e travessias, as melhores praias, museus e monumentos históricos, rotas, excelentes opções de hotéis, pousadas e Airbnbs super bem localizados. É só baixar antes da sua viagem e acessar quando quiser e onde estiver! Você terá tudo isso na palma da mão por R$49,00!

Dúvidas frequentes de quem procura sobre a Trilha do Rio do Boi

Claro que para estes passeios mais alternativos e com muita aventura, sempre surgem dúvidas. Por isso, selecionamos as perguntas mais frequentes que recebemos por aqui, para te ajudar:

Como fazer a Trilha do Rio do Boi?

Como dissemos anteriormente e voltamos a reforçar: você somente conseguirá fazer a Trilha do Rio do Boi mediante a contratação de um guia especializado, que conheça muito bem o local. Para sua própria segurança!

Quanto custa para fazer a Trilha do Rio do Boi?

O passeio para a Trilha do Rio do Boi custa R$400 por pessoa com guia, lanche, água, capa de chuva, translado da sua pousada até o ponto de início da trilha, equipamento de segurança e os ingressos para o parque.

Quais são os outros passeios que posso fazer pela região?

A região dos Cânions do Sul não se resume em apenas a Trilha do Rio do Boi. Pelo contrário, você vai encontrar muitas outras opções de aventura:


Pronto para desbravar a Trilha do Rio do Boi? Conseguimos tirar sua dúvidas?

Por fim, se você ainda tem alguma dúvida sobre a trilha, deixe sua pergunta aqui embaixo que logo iremos responder. Espero que já esteja animado(a) para desbravar a Trilha do Rio do Boi! Prepare seus equipamentos e se jogue nessa aventura, pois ela será inesquecível!


Continue o planejamento da sua viagem:

Cânion Fortaleza: 7 dicas para você planejar a sua visita

Pousadas em Cambará do Sul: 10 opções charmosas para quem visita os Cânions do Sul


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @gaiavani
Quem escreve
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

4 respostas

    1. Oi Mirella! Eu realmente esqueci de incluir os valores!!! Puxa vida. Eu fiz essa trilha guiada com a Canyons e Peraus. Custou 180 por pessoa na época (Nov/20). Recomendo entrar em contato com eles para saber os valores atualizados. =)

  1. Olá! Fiz a trilha ontem, dia 01/12/21, abaixo de chuva. Claro que teria sido melhor com sol, mas aposto que a emoção foi maior porque a trilha na mata estava encharcada. Uma observação: a trilha é vendida como sendo feita entre os paredões do Canyon Itaimbezinho, mas na verdade temos um pequeno vislumbre de um dos paredões no final da trilha. Antes disso, não é o Canyon. De qualquer forma, a experiência única!

    1. Oi Suzy! A experiência é realmente incrível! A gente também pegou bastante chuva no caminho, mas mesmo assim, a trilha foi bacana. O cânion é ainda mais fantástico visto de baixo né?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *