Durante nossa última viagem para Santa Catarina tivemos a oportunidade de percorrer a fantástica Trilha do Rio do Boi, que certamente é uma das trilhas mais impressionantes que existem no Brasil.

Andar por dentro do Cânion do Itaimbezinho nos traz uma dimensão da grandiosidade da natureza e do quão pequenos somos diante dela! Os paredões de até 700m de altura, as travessias por dentro do rio de mãos dadas, a caminhada cautelosa sobre as pedras rio adentro fazem dessa uma experiência inesquecível!

E se você está planejando sua viagem para este destino, vem comigo descobrir tudo sobre a Trilha do Rio do Boi: quanto custa, qual é a melhor agência para este passeio, qual é o nível de dificuldade, qual é a roupa mais adequada, entre outras dicas essenciais para uma aventura segura.

Se você é um(a) apaixonado(a) pelo ecoturismo e por fazer trilhas como eu, tenho certeza de que vai amar esse post. Então não perca tempo e continue sua leitura para descobrir como se preparar para essa trilha surpreendente!


Leituras recomendadas:

Praia Grande (SC): TOP 15 passeios, cânions, trilhas e cachoeiras

Pousadas em Praia Grande (SC): 10 opções românticas para uma viagem a dois


Trilha do Rio do Boi: vale a pena?

Considerado o mais vertical do Brasil, o Cânion Itaimbezinho fica localizado na divisa entre Cambará do Sul (RS) e Praia Grande (SC). E o curioso é que a linha de divisa é o contorno do cânion. Isso significa que a parte alta é Rio Grande do Sul, mas a parte baixa é Santa Catarina.

Trilha do Rio do Boi, Praia Grande (SC)
A Trilha do Rio do Boi é uma das aventuras imperdíveis em Praia Grande (SC)

Enquanto os mirantes da parte superior do Cânion são acessíveis de carro e podem ser visitados através de uma agradável caminhada por trilha pavimentada, o visual mais bonito fica guardado para aqueles que se aventuram pelo leito do Rio do Boi no interior do Cânion.

A trilha é um grande desafio, até mesmo para quem já está acostumado a fazer trilhas, mas eu te garanto que vale a pena o esforço! Se o Cânion Itaimbezinho já é bonito visto de fora, imagine admirar toda a beleza dos seus paredões rochosos diretamente de seu interior.

Extensa, a trilha se divide em partes de caminhada em mata fechada com algumas subidas e decidas até chegar ao leito do rio por onde se percorre a maior parte do percurso.

Para quem gosta do contato com a natureza, a Trilha do Rio do Boi é incrível e a sensação de conseguir percorrer seus 16km é ainda melhor. Uma vez em Praia Grande (SC), recomendo que não deixe de fazer esse passeio! 

vegetação na trilha do rio do boi
Detalhes da vegetação na Trilha do Rio do Boi

Trilha do Rio do Boi: nível de dificuldade

Com partes de mata fechada e outras no leito do rio, na Trilha do Rio do Boi a dificuldade é considerada alta. O leito do rio é todo feito de pedras bem escorregadias que exigem muita atenção em onde se pisa. Além disso, o preparo físico é fundamental já que são muitas horas de caminhada para completar todo o percurso (um dia inteiro de caminhada praticamente).

Durante o trajeto, o guia realiza algumas paradas para descanso, banhos de rio e alimentação, mas ainda assim essa não é uma trilha que eu recomende para iniciantes. Agora se você já está acostumado, se jogue e aproveite as belezas do interior do Cânion Itaimbezinho.

cachoeiras em Praia Grande SC
Uma das belas cachoeiras que passamos ao longo do trajeto

Ademais, na trilha do Rio do Boi o guia é fundamental e sem ele você não consegue nem começar a aventura, pois o parque é administrado pelo ICMBio e eles exigem a presença do guia.

Procure sempre acertar o passeio com profissionais competentes e que conheçam bem o trajeto para não ter nenhum problema. A Canyons e Peraus oferece uma série de passeios incríveis pela região, proporcionando momentos inesquecíveis. Nós fizemos diversos desses passeios, como o voo de balão, o passeio off road e diversos outros que nós simplesmente AMAMOS. Mais a frente vou contar como foi minha experiência com eles.

 Agendar passeio!

Trilha do Rio do Boi: tempo de caminhada

Muitas pessoas me perguntaram sobre quantos km tem de extensão tem a Trilha do Rio do Boi e de acordo com a agência que contratamos para fazer o passeio são 16km de ida e volta, com muitas subidas e decidas e travessias do rio (muitas vezes a água fica na altura do joelho dependendo de como o rio esteja).

O tempo de duração da trilha é de 6 e 8 horas de caminhada para ir até o final do cânion e retornar. Assim sendo, reserve um dia inteiro para fazer esse passeio (até porque ao retornar para o hotel ou pousada você só vai querer descansar). 

Trilha do Rio do Boi: equipamentos necessários

Quem está acostumado a fazer trekking sabe que bons equipamentos são fundamentais para que tudo corra bem e você consiga aproveitar ao máximo a sua aventura. Especialmente na Trilha do Rio do Boi, onde diversos trechos são feitos na água, não deixe de levar bons calçados para não escorregar.

rio malacara praia grande sc
Esteja preparado para molhar os calçados ao longo da trilha.

Outra dica importante em relação à preparação para esta trilha é que você se vista em camadas: blusa UV + fleece + corta vento. Dessa forma, você estará preparado para as mudanças de temperatura ao longo do dia, bem como uma possível chuva. Esse é o chamado efeito cebola.

Dica: antes de ir para sua trilha, minha recomendação é que você monte uma lista e faça um checklist no dia anterior à sua viagem para ter certeza de que está levando tudo o que precisa.

Para te ajudar, preparei um checklist já para você conferir quais materiais você já tem e quais vai precisar comprar. Veja só:

  • Botas ou tênis de trekking
  • Mochila de ataque
  • Meias confortáveis e macias
  • Blusa de manga comprida com proteção UV
  • Calça confortável
  • Jaqueta de chuva 
  • Roupa de banho (por debaixo da sua roupa normal)
  • Protetor Solar
  • Toalha seca rápido
  • Câmera para registrar os momentos
  • Capa de Chuva
  • Água (pois a hidratação é muito importante)
  • Lanchinhos (de preferência coisas que não sujem as mãos e sejam fáceis de pegar, como por exemplo algumas castanhas ou biscoitos)
cachoeiras rio do boi
Uma boa bota e um casaco corta vento são essenciais para essa trilha

Com esses itens eu tenho certeza de que sua trilha será um sucesso! E se ainda falta algum equipamento na sua bagagem, recomendo checar o site da Columbia.

A gente é fã da linha de roupas e calçados deles! Cada item é confeccionado com base no conforto e na durabilidade para aventuras ao ar livre. Tenho alguns equipamentos da marca há anos e eles são realmente muito bons! 

E a gente é tão fã da marca que conseguimos um cupom de 10% de desconto para vocês usarem no site deles: MALADEAVENTURAS. Clique para conferir a linha completa da Columbia.

Vai por mim, esse descontinho é mara na hora de fazer uma compra no site, já que os produtos não são muito baratos. Mas vale a pena investir em equipamentos bons, porque eles vão te acompanhar por muitos anos! 

A jaqueta que eu usei era do meu marido, porque eu esqueci a minha. Ela já nos acompanha em nossas aventuras há pelo menos 5 anos! Para as mulheres, recomendo esse modelo feminino.


Trilha do Rio do Boi: melhor época

Essa trilha pode ser realizada durante o ano todo, contudo, a melhor época para visitá-la vai de dezembro a março. Isso porque é no verão que as temperaturas estão mais agradáveis. Tendo em vista que você vai passar bastante tempo percorrendo trechos de rio, durante esses meses você conseguirá caminhar pela água sem problemas.

rio do boi sc
Entre a primavera e o verão as temperaturas ficam mais agradáveis para curtir os poços e cachoeiras ao longo da trilha

Já no inverno, os dias são mais abertos e as chances de chuvas são bem pequenas, o que garante melhor visibilidade durante o percurso. Por outro lado, a temperatura da água é MUITO gelada, o que torna quase impossível a apreciação do passeio. Portanto, não recomendo fazer a trilha do Rio do Boi no inverno.

Vale ressaltar que o clima na região dos cânions é muito instável e a trilha só acontece quando o nível do rio está controlado. Eu fui na primavera (em meados de novembro) e peguei todas as estações em um único dia.

Começamos a trilha com céu aberto e o clima mudou ao longo do dia. Ao chegarmos lá dentro do cânion, o local estava com neblina e até choveu um pouco. Isso não impactou a experiência, porque o local é grandioso e lindo mesmo embaixo de chuva.

Mas recomendo que você fique de olho na previsão do tempo (utilizei o site Windguru para acompanhar) e fique também em contato com a sua agência para saber as condições do local.

Repito: o passeio só acontece se o nível do rio estiver OK, mas estamos suscetíveis a mudanças de clima repentinas no meio da natureza. Pode acontecer do nível do rio subir muito e do grupo ficar ilhado, como aconteceu em janeiro de 2021.

trilha do rio do boi canions do sul
O clima na região dos cânions é muito instável. Começamos a trilha no sol e chegamos lá no cânion embaixo de chuva.

Trilha do Rio do Boi: guia

É importante que você saiba que para essa trilha a presença de um guia é indispensável e o bom é que existem algumas empresas em Praia Grande que organizam o passeio para você. Na Trilha do Rio do Boi a agência escolhida pela gente foi a Canyons e Peraus. Aliás, nós fizemos diversos passeios com eles e todos muito agradáveis.

A Canyons e Peraus é dirigida pela Monaliza e pelo Flavio, que há 20 anos acompanham turistas do mundo todo ao Parque Nacional dos Aparados da Serra. Toda a equipe foi muito atenciosa e profissional, tudo para deixar nossa viagem inesquecível.

O horário de saída para o passeio foi às 8h30 e passamos o dia inteiro na trilha, retornando para a pousada ao final da tarde. No pacote estava incluso guia, seguro, lanche (algumas frutas, barra de cereal e sanduiche), translado da sua pousada até o ponto de início da trilha e equipamento de segurança. A taxa de entrada para o parque foi paga à parte.

Essa experiência incrível custou R$180 por pessoa (tabela de 2020).

guia trilha do rio do boi
Nosso guia foi realmente muito bom! Super atencioso, conhecia bem a região e compartilhou curiosidades do local com a gente

Se você quiser mais informações sobre o passeio da trilha do Rio do Boi é só entrar em contato com a Canyons e Peraus via WhatsApp e mandar suas dúvidas que eles terão maior prazer em responder:

 Agendar passeio!
Ah! E se você falar que é leitor do Mala de Aventuras tem 5% de desconto!

Pronto para essa grande aventura?

Se você ainda tem alguma dúvida sobre a trilha, deixe sua pergunta aqui embaixo que logo iremos responder. E aí, animado(a) para desbravar a Trilha do Rio do Boi? Prepare seus equipamentos e se jogue nessa aventura, pois ela será inesquecível!


Continue o planejamento da sua viagem:

Cânion Fortaleza: 7 dicas para você planejar a sua visita

Pousadas em Cambará do Sul: 10 opções charmosas para quem visita os Cânions do Sul


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @gaiavani
Quem escreve
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

4 respostas

    1. Oi Mirella! Eu realmente esqueci de incluir os valores!!! Puxa vida. Eu fiz essa trilha guiada com a Canyons e Peraus. Custou 180 por pessoa na época (Nov/20). Recomendo entrar em contato com eles para saber os valores atualizados. =)

  1. Olá! Fiz a trilha ontem, dia 01/12/21, abaixo de chuva. Claro que teria sido melhor com sol, mas aposto que a emoção foi maior porque a trilha na mata estava encharcada. Uma observação: a trilha é vendida como sendo feita entre os paredões do Canyon Itaimbezinho, mas na verdade temos um pequeno vislumbre de um dos paredões no final da trilha. Antes disso, não é o Canyon. De qualquer forma, a experiência única!

    1. Oi Suzy! A experiência é realmente incrível! A gente também pegou bastante chuva no caminho, mas mesmo assim, a trilha foi bacana. O cânion é ainda mais fantástico visto de baixo né?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.