O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é parada obrigatória para quem visita a região e suas trilhas são deliciosas. Dos 5 percursos disponíveis para os visitantes, vamos falar aqui sobre nossa experiência na Trilha dos Cânions e Carioca (a trilha vermelha). Vem com a gente descobrir esse paraíso e planejar a sua visita!


Você pode se interessar também:

Chapada dos Veadeiros: passo a passo para você planejar a sua viagem


Antes de mais nada, aqui já vai um aviso: ainda bem que nos planejamos para chegar cedo, já que o parque tem um número limite de pessoas por dia e fica muito movimentado durante feriados. Bem organizado, o parque solicita o preenchimento de uma ficha com nossas informações e ainda pede para todos os visitantes assistirem a um rápido vídeo que explica as trilhas do parque de maneira geral.

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

trilha vermelha parque nacional chapada dos veadeiros
As trilhas do parque são muito bem cuidadas e de fácil identificação

Como é a Trilha dos Cânions no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros?

Confira abaixo detalhes sobre o nível de dificuldade da Trilha dos Cânions e como é cada parte do percurso!

Nível de dificuldade da Trilha dos Cânions

A trilha é longa (cerca de 12km de extensão total) e um pouco cansativa, mas com poucos declives. Ufa! São  apenas 200 metros de desnível durante todo o caminho.

Ela é considerada moderada e, a duração estimada para fazer o percurso total é de 4h a 6h. São cerca de 5km de caminhada até os Cânions e mais 1km até a Carioca.

Primeira parada: Cachoeira do Cânion II

Infelizmente, por causa da época das chuvas (fizemos essa viagem no mês de fevereiro), o Cânion I estava fechado e fomos direto para a Cachoeira do Cânion II.

Ao chegarmos na forte queda d’água na fenda formada entre as pedras, já nos encantamos com a beleza do lugar e, ao descermos até a ampla piscina natural formada por essa queda, ficamos ainda mais felizes com nossa escolha da trilha.

canions ii chapada dos veadeiros
O poço da Cachoeira Cânions II fica super convidativo para um mergulho durante o verão!

Se você for na época da seca, verá uma paisagem completamente diferente, com menos água, e a piscina natural provavelmente não estará assim tão atraente.

Além de podermos nadar até a outra ponta com facilidade para apreciar a queda de frente, pudemos também nos aventurar em alguns pontos específicos para pular. Com três alturas diferentes, essa cachoeira oferece um friozinho na barriga na medida certa para você!

Segunda parada: Cachoeira da Carioca

 

Nossa segunda parada foi na Cachoeira da Carioca, que fica na continuação do Rio Preto. Ela não ficou para trás no quesito beleza e aproveitamento. Nos esbaldamos nas piscinas naturais formadas entre as quedas d’água e ficamos surpresas com a quantidade de peixinhos distribuídos pelas piscinas. Quase um aquário natural!

cachoeira da carioca chapada dos veadeiros
Cada cachoeira da Chapada dos Veadeiros tem uma beleza única e difícil de descrever. Presenciar a força de suas águas é indescritível!

Terceira parada: Cachoeira Seriema

Depois de uma longa e trapalhada volta para a entrada do parque (começou a chover, eu topei numa árvore atravessada na trilha e os joelhos já estavam reclamando muito), fizemos uma última parada na Cachoeira Seriema, que fica a 300m da portaria.

É uma caminhada levíssima e muito procurada por famílias com crianças e quem procura algo mais leve. Foi ótimo parar lá antes de ir embora para recuperarmos o fôlego e curtir a tranquilidade do local.


Dicas para você planejar sua trilha dos Cânions e Carioca

Agora que você já sabe como é a Trilha dos Cânions, na Chapada dos Veadeiros, aqui vão algumas informações e dicas úteis para você planejar sua visita:

Como chegar no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros?

A entrada do parque fica a 1km do centro de São Jorge, uma das vilas localizadas ao redor do parque. São 37km de distância de Alto Paraíso e para chegar até lá, você deve pegar a estrada GO-239 e um trechinho de 1km de estrada de terra.


Recomendamos o aluguel de um carro para visitar a Chapada dos Veadeiros com mais conforto. Nós alugamos o nosso no site Rent Cars (dá pra dividir em até 12x no cartão).


Quando visitar o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros?

A cada estação você terá uma experiência diferente. Nós não pudemos visitar a Cachoeira dos Cânions I porque estava fechada devido ao período de chuvas, porém encontramos a Cânions II mais cheia e com uma potência que não se vê na época das secas. 

Geralmente, o período de seca vai de maio a outubro e as chuvas se estendem de novembro a abril. Veja mais informações aqui.

paisagens chapada dos veadeiros
As águas negras dos cânions do Rio Preto

Qual é o horário de funcionamento do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros?

É importante se programar para não chegar lá e ter uma surpresa indesejada. O parque abre às 8:00h e é bom chegar cedinho, pois há um limite de visitação diário.

Entrada: 8h às 12h
Saída: até às 18h

Quanto custa a entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros?

A entrada no parque atualmente é paga e custa R$17 para brasileiros. Há isenção apenas para idosos acima de 60 anos, e crianças até 12 anos.

Outras trilha do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros:

  • Travessia das Sete Quedas (trilha laranja): aberta somente no período das secas, de junho a novembro. É considerada de nível muito pesado e requer pernoite no Parque;
  • Trilha dos Saltos (trilha amarela): são 12km ida e volta em uma trilha considerada de nível difícil. Esse é um passeio que leva o dia todo que passa também pelas Corredeiras do Rio Preto e pelo Poço do Carrossel.
  • Trilha da Seriema (trilha azul): leve e adequada à todas as idades, são apenas 0,8km ida e volta para chegar em um piscinão deliciosos para um mergulho.
  • Trilha da Janela e Cachoeira do Abismo (localizadas fora do Parque, essa trilha leva ao mirante que é o cartão postal da Chapada dos Veadeiros, com vista para os Saltos.

Onde se hospedar em São Jorge?

A melhor cidade para você ter como base para explorar o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é a vila de São Jorge, que é onde encontra-se a entrada do mesmo. Nossas sugestões de hotéis são: a Baguá Pousada, uma das melhores opções de pousadas na Chapada dos Veadeiros, e a Pousada Refúgio, ideal para quem viaja a dois.

Leia mais sobre onde ficar na Chapada dos Veadeiros e descubra qual é a melhor cidade para se hospedar.

triha dos cânions do rio preto
A trilha dos Cânions é a trilha marcada em vermelho durante todo o percurso

O que levar para a Trilha dos Cânions, na Chapada dos Veadeiros?

A Trilha Vermelha da Chapada dos Veadeiros é um passeio de dia inteiro que requer disposição para algumas horas caminhando e uma mochila bem equipada para evitar perrengues. Minha dica é: faça um checklist com tudo o que você precisa para se preparar bem para esta trilha.

  • bota/tênis de trekking
  • calça legging
  • meias esportivas
  • blusa de manga comprida UV
  • casaco corta vento
  • mochila de ataque
  • 2L de água (por pessoa)
  • lanchinhos
  • protetor solar
  • boné/viseira
  • óculos de sol
  • roupa de banho
  • toalha seca-rápido

Pronto para fazer a trilha dos Cânions, na Chapada dos Veadeiros?

Temos certeza que essas dicas vão ajudar muito o seu planejamento de viagem agora que você sabe como é a trilha dos Cânions, na Chapada dos Veadeiros. Mas se ainda restou alguma dúvida, não hesite em deixar um comentário!


Para mais dicas de como montar seu roteiro, confira:

Roteiro Chapada dos Veadeiros: sugestões para 3, 5 ou 7 dias de viagem


 

Quem escreve | @gaiavani
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

8 Responses

    1. Oi Dani, tudo bem?

      Que bom que gostou das dicas =)
      Não é necessário guia para a trilha dos cânios. Ela é bem sinalizada e fica dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros =)

      Beijos

  1. Olá meninas,

    Gostaria de saber quanto tempo vocês ficaram no parque para ver os Canions?

    Pois, estou querendo fazer esse passeio no domingo, mas tenho que ir embora até as 16hrs no máximo, pois meu voo é as 21hrs em Brasília.

    Obrigada.

    1. Oi Leila!

      O passeio até os Canions é demorado, são cerca de 5h ida e volta, fora o tempo para você aproveitar as cachoeiras. Porque você não vai em alguma mais tranquila, como o vale da lua? A trilha é bem pequena, assim você poderá aproveitar mais o lugar!

      Beijos

  2. Oi Nanda,

    Obrigada pela resposta.

    Então, eu irei fazer Vale da Lua no primeiro dia depois de fazer a trilha da Janela.

    Estou em uma super dúvida quanto ao domingo!! Alguma outra sugestão? hehe

    Outra pergunta, hehe, que horas você indica sair de São Jorge para conseguir chegar tranquilo em Santa Barbara? Já devo fechar com algum guia antes ou converso com alguém lá?

    Beijos!

    1. Oi Leila, agora sou eu respondendo rs
      Vamos lá. Sobre a Santa Bárbara, seria bom levantar junto com o nascer do sol, pra chegar lá umas 8h, que é o horário que abre o parque. Como são um pouco mais de 2h pra chegar lá (partindo de São Jorge). É bom ir cedinho mesmo.
      Quanto ao guia, é só quando chega lá. Eles fazem parte da comunidade local. No post específico sobre essa cachoeira a gente fala mais detalhadamente sobre isso. vc já viu?
      https://maladeaventuras.com/2015/03/chapada-dos-veadeiros-dia-2-cachoeiras-santa-barbara-e-capivara/
      Sobre domingo, acho viável você fazer a Canions. Nós saimos do parque um pouco antes das 16h, e passamos bastante tempo em cada cachoeira. Se você chegar lá cedinho, na hora que o parque abre (8h), acho possível fazer nesse dia.
      Beijos

      PS: Invejinha (boa) que você vai fazer a trilha da Janela!! Essa ficou pra próxima..

  3. Meninas tem algum lugar pra comprar comida/agua nessa trilha ou tem que levar mesmo? Fico pensando na tralha pra levar (câmera, protetor, repelente, roupa, toalha… haja coisa!) E tem onde trocar de roupa tb? porque notei que mudaram nas fotos e eu quero também! kkkkkkk

    1. hahahahhah pois é, trocamos de roupa no meio do caminho, tudo para arrasar nas fotos! =P Faz parte, né? hahahha!

      Então, a gente foi cheia de tralha mesmo 🙁
      Não tem nenhum lugar para comprar água e nem comida (a água da para resolver se você topar beber da cachoeira, mas eu não arriscaria, a cor da água é bem escura!). Nós preparamos sanduíches e levamos barrinhas de cereais. Acho que é o jeito!

      Cada um levou sua mochila com as coisas úteis.
      Sobre trocar de roupa, fomos atrás de uma pedrinha e trocamos lá mesmo!
      Apesar do peso e perrengue, vale a pena qualquer esforço para chegar nesse lugar incrível!

      Boa viagem Marina, aproveite muito e arrase nas fotos!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *