Quem nunca viu alguma foto das águas cristalinas e azuis turquesa das praias caribenhas e se imaginou tirando umas férias merecidas por lá? Nesse post nós vamos te contar tudo sobre Cancun, essa cidade mexicana maravilhosa para curtir as férias!

Apesar do nosso Brasil existir diversas praias e lugares incríveis, é sempre muito legal poder ter contato com outra cultura, língua, comida e experiências que serão totalmente diferentes do que estamos acostumados.

Então se você está procurando por um destino imperdível para descansar e ao mesmo tempo cair numa aventura, neste post você vai mergulhar, literalmente, em todas as dicas essenciais para curtir muito as férias em águas caribenhas. Vamos começar?


Tudo sobre Cancun: 20 dicas para te ajudar no planejamento da viagem

Planejar a viagem dos sonhos não é fácil! É preciso pesquisar bastante e ler diferentes opiniões para chegar no roteiro perfeito! Nesse post você vai encontrar tudo sobre Cancun: reunimos algumas curiosidades e as melhores dicas para te ajudar no planejamento da viagem!

tudo sobre cancun placa
Cancún é um destino perfeito para toda a família!

01. Cancun tem atrações para todos os públicos

Essa maravilhosa cidade do México, conhecida por suas belas praias e bebidas famosas (Tequila, Marguerita, Pinã Colada), concentra todos os tipos de atividades possíveis: hotéis luxuosos para uma verdadeira lua de mel, grandes sítios arqueológicos, parques aquáticos, 22 km de orla praiana e areia branquinha, grandes cenotes e uma variedade de casas noturnas, que quase parece uma mini Las Vegas.

É o destino perfeito para aproveitar com amigos, com a família ou mesmo em casal. Para completar, ótimos restaurantes, fácil locomoção e muitos atrativos para você explorar. Continue lendo para saber tudo sobre Cancun!


02.  Brasileiros não precisam de visto para visitar Cancun

Brasileiros que visitam o México por negócios, trânsito ou turismo por até seis meses não necessitam de visto, mas é exigido a apresentação de passaporte com no mínimo 6 meses de validade.

Mas, fique atento: se a sua conexão for nos Estados Unidos, você precisa ter visto para passar na imigração.

Dica: Leve sua CNH brasileira caso queira alugar um carro no México!


03. A melhor época para visitar Cancun é de Fevereiro a Maio

Em Cancun é verão o ano inteiro, ou seja: muuito calor! Mesmo assim, é preciso escolher a época certa para uma viagem perfeita e sem perrengues.

A temporada oficial de furacões vai do início de junho ao final de novembro, mas os meses em que Cancún pode sofrer mais são setembro e outubro. Isso não significa que passará um furacão na cidade, apenas que há chance de ocorrer. Ou seja, é melhor evitar, né?

A alta temporada vai de dezembro a fevereiro – mas entre março e abril também há bastante gente, pois acontece o spring break e a cidade fica cheeeia de grupos de jovens americanos! Se você quer sossego, evite!

roteiro cancun cozumel
Escolher a melhor época para a sua viagem faz toda a diferença!

04.  Seguro viagem é indispensável em qualquer viagem

Não é obrigatório a apresentação de seguro para viajar pelo México, mas claro que fazer um seguro viagem é essencial para qualquer pessoa que não quer ter imprevistos e gastos extras por imprevistos e contratempos que podem acontecer.

O que a gente usa sempre e recomendamos é o site da Seguros Promo que tem ótimas ofertas e a praticidade de procurar os planos de seguro viagem é o que faz toda a diferença.

A Seguros Promo tem uma ferramenta ótima de comparação de preços e benefícios, entre todas as seguradoras do mercado. Perfeita para você definir com precisão, o melhor seguro viagem. Viajar tranquilo e sem preocupações é a melhor coisa do mundo!

E o melhor de tudo é que os leitores do Mala de Aventuras ganham um presentinho ao contratar um seguro viagem pelo site da Seguros Promo. Usando o nosso código MALADEAVENTURAS, na hora de finalizar a sua compra, você garante 5% de desconto do valor final do plano. Muito bom, né?


05. A moeda local de Cancun é o peso mexicano

O melhor lugar para trocar o seu dinheiro é na rua e existem várias agências e quiosques espalhados a cada esquina, por toda cidade, e você pode levar dinheiro tanto em real quanto em dólar.

Dica: Sempre negocie e fique de olho no troco. O peso mexicano pode ser confuso pois tem notas com muitos valores e às vezes valores bem altos como notas de 500 e 1.000 e você acaba saindo com uma bolada de dinheiro sem conferir.


06. É fácil se comunicar usando o “Portunhol”

O espanhol, apesar de muito parecido com o português, muitas vezes pode parecer incompreensível, mas já ouviram o “Portunhol”? Se não ouviu, você vai conhecê-lo na sua visita a Cancun.

A mistura das duas línguas vai facilitar a sua comunicação no país e com um pouco de mímica, você já vai estar “expert” nela. Foi assim que consegui barganhar e ter vários descontos nas coisas.

Dica: Aliás, os mexicanos adoram brasileiros e assim que souber que você é um, a hospitalidade vai reinar. Eles até costumam brincar que se fossem com americanos ou europeus, o valor das coisas seria o dobro. Então arrase nessa mistura de línguas para garantir aquele desconto maravilhoso que a gente ama.


07. Fuja dos turistas e alugue um carro

Alugar um carro em Cancun pode facilitar muito a sua vida, além de evitar tumulto dos turistas que costumam fazer excursões para os principais passeios. Afinal, você pode se planejar para sair bem cedinho e pegas as praias e atrações ainda vazias, sem depender de ônibus de turismo.

A empresa que usamos sempre em todas as viagens para alugar carro, é a RentCars. Ela tem as melhores opções de veículos e preços para todos os lugares do mundo. Vale muito a pena dar uma olhada no site deles!

Fica ligado: Tenha muito cuidado, pois ouvi vários relatos de brasileiros que caíram no golpe dos guardas e policiais da região. Eles parecem ter a relação das placas de carros alugados e costumam parar os turistas, afirmando estarem desrespeitando as leis de trânsito. Com isso, te multam ou pegam o seu passaporte em troca de dinheiro irregular para a liberação do veículo.


08. Fique ao menos 7 dias em Cancún

Planejar um roteiro para Cancun é o máximo porque, quanto mais você procurar, mais lugares incríveis você vai achar e querer ir. Eu indico ficar pelo menos 7 dias para realmente conseguir aproveitar as melhores coisas, incluindo ilhas paradisíacas, ruínas e templos maias.

Mas claro, caso você não tenha esse tempo, com 5 dias já dá para ver alguns dos pontos principais se programando direitinho. E com 10 dias seria o tempo perfeito para fazer todos os passeios com calma e incluir ainda mais atividades.


Leia também:
Roteiro Cancun: o melhor da cidade em 5, 7 ou 10 dias de viagem


09. Dicas para escolher onde se hospedar em Cancún

Cancún poderia ser dividida em duas partes. A primeira seria o centro, com grandes supermercados e lojas multinacionais. Ali estão os hotéis mais baratos, mas não é a mais recomendada ao turista. A segunda parte seria a Zona Hoteleira, que está cercada pelo mar de um lado e, do outro, pela Lagoa Nichupté. A Zona Hoteleira é a região dos grandes hotéis, dos shoppings, dos restaurantes e, principalmente, das praias. Ou seja, é a melhor opção de onde se hospedar em Cancún.

roteiro cancun por do sol
Impossível não se encantar com o pôr do sol de Cancun!

Dica de hospedagem em Cancún: Marriot Cancun Resort (opção de resort incrível) e Selina Laguna Hotel (mais em conta!)


10. Reserve seus passeios com antecedência

Você consegue comprar ingressos dos passeios em diversas agências online, mas a minha melhor dica é comprar com antecedência para não corre o risco de ficar sem as entradas para o passeio ou sem as reservas.

Nós usamos sempre o site da Get Your Guide e recomendamos muito! É muito fácil e seguro comprar as entradas das atrações e reservar por lá. Sem contar que eles têm todas as opções de passeios em Cancun e Play Del Carmen.

Dica: Até para os parques aquáticos é uma boa opção comprar com antecedência, pois as vezes o próprio site do parque disponibiliza descontos. Veja abaixo alguns passeios imperdíveis em Cancún e faça a sua reserva:


Está gostando das nossas dicas? Continue lendo tudo sobre Cancun e planeje agora mesmo a sua viagem para esse paraíso mexicano!


11. Não deixe de visitar a Playa Norte, considerada uma das mais bonitas do mundo

No centro de Cancun, a Praia Delfines, onde se encontra aquele famoso letreiro colorido que se tornou ícone da cidade, é parada obrigatória. Já na região de Riviera Maya, próximo a Tulum, as praias Playa Paraíso, Akumal e Xpu-Há merecem uma visita.

Na Isla Mujeres, a Playa Norte foi considerada uma das praias mais bonitas do mundo, segundo o TripAdvisor. Areia clarinha, mar azul cristalino e uma boa estrutura (restaurante, barracas e ambulantes) para passar o dia inteiro, seja em família, com amigos ou em casal.


12. As ilhas próximas a Cancún devem entrar no seu roteiro

Tenho duas ilhas para indicar: A Isla Mujeres, com suas águas mornas e calmas, é o habitat perfeito para tartarugas marinhas e golfinhos, além de ser um lugar fascinante, localizado na Baía de Cancun.

Se você curte mergulho não deixe de fazer o passeio para conhecer o MUSA, Museu Subaquático de Cancun, com aquelas belas e conhecidas esculturas no fundo do mar, a 8 metros de profundidade. Esse passeio é feito através de mergulho, ou num barco fechado de vidro, para os que não tem prática com mergulho.

 

E a outra é a Ilha de Cozumel, com a mesma pegada da anterior, essa ilha além de águas cristalinas é muito tranquila. Ela é ponto de desembarque para muitos cruzeiros que passam por ali, logo, ela é perfeita para relaxar e curtir atividades como mergulho, devido à grande quantidade de espécies marinhas na região.


13. Há museus imperdíveis em Playa Del Carmem

Como citamos, a uma hora de distância de Cancun, outra cidade digna de visitar na sua viagem para o México é Playa Del Carmen. Localizada na faixa costeira caribenha, além de opções de praias maravilhosas, tem a famosa 5ª Avenida recheada de bares, restaurantes, lojas de souveniers e casas noturnas.

Lá é também onde se encontra o Museu Frida Kahlo, o Museu das Maravilhas (3D Museum of Wonders), Los Fundadores Park, um parque à beira-mar com uma escultura de duas sereias dando as mãos com apresentações de danças maias tradicionais e muito mais para conhecer em Playa Del Carmen.

O Museu da Frida Kahlo é imperdível! Vale a pena separar uma tarde para visita-lo e conhecer a história por trás desse grande ícone da cultura mexicana.


14. A Pirâmide Chichén-Itzá é impressionante e merece a sua visita

Considerado uma das 7 maravilhas do mundo moderno, a Pirâmide de Chichén-Itzá é uma arquitetura imponente a céu aberto. Ela foi uma grande cidade construída pela civilização Maia e esse sítio arqueológico é recheado de outras pirâmides menores.

A maior delas é o Templo de Kukulcán, no centro de Chichén-Itzá, com 30 metros de altura. Por ser um dos mais visitados do México, você não vai querer deixar de fora, né?

tudo sobre cancun pirâmide
Templo de Kukulcán

A cidade perdida de Chichen Itzá fica a 200 km de Cancun, na Península de Yucatan. Você pode contratar um tour (que incluiu também visita aos cenotes) ou alugar um carro e dirigir até lá.


15. O que são os cenotes e quais os melhores?

Cenotes são grutas ou melhor, poços naturais de formação geológica comuns nas regiões de baixas latitudes. De água doce e cristalina, é perfeito para curtir o espetáculo da mãe natureza e sentir sua energia, que devido as suas lendas têm uma atmosfera mística ao seu redor.

Você sabia que são mais de 10 mil cenotes espalhados por toda a Península de Yucatán e centenas deles são explorados turisticamente?

São muitos para visitar, mas listo aqui os melhores para conhecer: Cenote Azul ou Cristalino, Cenote dos Ojos, Cenote Calaveras, Cenote Ik Kil e o Grand Cenote.

tulum roteiro cancun
Cenotes incríveis!

16. A noite em Cancún é garantida com muita festa e animação!

Não dá para visitar Cancun e deixar de conhecer ao menos uma boa casa noturna e dançar ao som de um bom raggaeton. As melhores são Dady’O, La Vaquita, Mandala Cancun e Coco Bongo.

A Coco Bongo é a principal e mais famosa. A experiência é super única e diferente! A casa de show conta com espetáculos e imitações de vários artistas, como Michael Jackson, Madonna e Shakira. Até samba brasileiro você vai ouvir no Coco Bongo, é super animado. Vale muito a pena conferir!


17. Fique conectado em Cancún com um chip de internet internacional

Hoje em dia é quase impossível você conseguir viajar sem internet no celular, certo? Nem que seja para pequenas coisas, como fazer check-in voos, ver a reserva do hotel ou até mesmo postar aquela foto linda do lugar onde está visitando.

Cancun além de ser uma cidade muito instagrammer (ótima para fotos) é uma cidade que te faz precisar da internet para ver mapas, se localizar, procurar por restaurantes legais por perto etc.

E para facilitar sua vida, nós indicamos o chip internacional que sempre usamos, que é o da Yes Brasil. Além de ter a melhor cobertura e preço justo, a Yes Brasil ainda disponibiliza chips para a maioria de lugares do mundo!

Os chips estão à venda pelo site da Viaje Conectado e o melhor de tudo é que você pode comprar o seu chip usando o nosso código MALADEAVENTURAS para ganhar 10% de desconto no valor final do seu plano. Demais, né? Não deixe de aproveitar!


Leia também:
Chip para viagem internacional: qual é o melhor? como comprar? (+ cupom de DESCONTO)


18. Compre artesanatos locais e valorize a cultura mexicana

Existem muitos shoppings legais em Cancun, mas se sua meta é trazer lembrancinhas e souvenirs mexicanos, com ótimos preços, a melhor opção é deixar para fazer suas compras na 5ª Avenida de Playa Del Carmen.

Lá, além de ter muitas opções e lojas legais, o preço é bem convidativo. Já nos parques arqueológicos, como as ruinas de Tulum ou Chichén-Itzá, você encontra muitas opções de lembranças feitas a mão por moradores. É lindo de ver o artesanato local e poder contribuir com as pessoas que vivem disso.

tudo sobre cancun artesanatos
Caveiras Mexicanas!

19. Quer economizar? Utilize transporte público

Opte por usar transportes públicos para se locomover em Cancun. Uma opção barata para sair do aeroporto, por exemplo, são os ônibus chamados ADO que fazem trajetos diretos para Cancun ou Playa Del Carmen.

Em Cancun temos os ônibus circulares chamados R1 e R2, que passam por todos os pontos de interesse e custam U$1,00 dólar. Também é possível utilizar vans (tipo lotação) que fazem o trajeto Cancun-Playa e de Playa para as ruínas, parques aquáticos e praias locais.


20. Qual parque aquático escolher?

Para fechar as dicas de tudo sobre Cancun, não poderia faltar falarmos de parque aquático!

Se tem uma tarefa que é difícil é escolher qual parque aquático explorar em Cancun. Adianto que em todos eles você terá contato com a rica cultura mexicana, conhecendo um pouco mais da fauna e da flora da região.

Mas para te ajudar, vamos falar um pouco de alguns. O Xcaret é mais voltado para a cultura, com espetáculos bem legais, o Xel-Há é recheado de atividades aquáticas a todo tempo.

Já o X-plor é uma aventura na selva, com travessias nos cenotes mais fechados, tirolesa e passeio de buggy na mata a noite iluminado por tochas. E aí qual seu preferido?


Pronto para embarcar para Cancun?

Depois de tantas dicas, a gente espera ter ajudado você a saber tudo sobre Cancun. Então chegou a hora de separar os bikinis, a roupa de banho e a câmera fotográfica para aproveitar tudo o que esse paraíso mexicano oferece. Não esqueça de nos contar depois como foi a sua experiência por lá, ok? Nós vamos adorar saber! Boa viagem!

roteiro cancun
O famoso letreiro de Cancun!
pinterest dicas cancun
Gostou desse post? Salve no Pinterest para consultar sempre que quiser!

Leia também

Caribe Brasileiro: 10 praias no Brasil que deixam o Caribe no chinelo

Lugares para viajar na Páscoa: 10 destinos incríveis (nacionais e internacionais)

50 frases de viagem perfeitas para legendas de fotos do Instagram


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @juuhvieira_
Juliana
Produtora audiovisual, amante de cinema, viagens, fotografia e escrita. A colaboradora faz de qualquer tempinho off um motivo para explorar um cantinho novo, fotografá-lo e quem sabe criar uma grande história.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.