Vai fazer turismo em Dubai e não sabe por onde começar a planejar sua viagem? Nesse post você vai encontrar 20 coisas que você precisa saber sobre o destino antes de preparar as malas.

É seguro viajar para Dubai? Qual a moeda utilizada por lá? Preciso de visto? Compartilho aqui com você algumas informações que eu gostaria de ter lido antes de fazer essa viagem.

Com essas dicas valiosas você vai saber direitinho o que precisa para viajar paraDubai. Dessa forma, você evita perrengues e vai ter uma viagem inesquecível!

Continue sua leitura para descobrir as melhores dicas de turismo em Dubai.

Turismo em Dubai: as perguntas mais comuns entre brasileiros que pretendem visitar o destino

Dubai é o destino dos sonhos de muitos brasileiros. A famosa cidade dos superlativos é um verdadeiro parque de diversões: lá você encontra o o maior prédio do mundo (Burj Khalifa), o único hotel 7 estrelas do mundo (Burj Al Arab), o maior parque aquático, o maior shopping, entre outros recordes incríveis espalhados pela cidade.

praias de dubai
Jumeirah Beach com vista para o Burj al Arab

Mas ao mesmo tempo que esse destino fascina a todos, muitas perguntas surgem na cabeça dos viajantes. Será que o turismo em Dubai é caro? Qual a melhor época para visitar? É fácil de se locomover? Preciso de visto? Quais as etiquetas sociais nesse país muçulmano?

Recebi essas e diversas outras perguntas dos seguidores durante minha viagem em Nov/2021. Por conta disso, resolvi reunir todas essas dúvidas aqui para ajudar você no planejamento da sua viagem à Dubai.


Leituras recomendadas:

Pontos turísticos Dubai: 30 lugares imperdíveis para conhecer na cidade dos superlativos

Onde ficar em Dubai 2022: os melhores bairros e hotéis para se hospedar


01. Qual é a melhor época para fazer turismo em Dubai?

A melhor época para conhecer Dubai é, sem sombra de dúvidas, durante o inverno. Entre os meses de novembro e março o clima fica mais agradável e você consegue passear tanto de dia quanto à noite pelas ruas da cosmopolita Dubai.

Em contrapartida, as temperaturas chegam a patamares absurdos durante o verão. Até os próprios habitantes evitam sair ao ar livre e a cidade vive uma espécie de hibernação, mas protegendo-se do calor.

Ademais, não esqueça de checar o calendário islâmico, pois isso pode atrapalhar sua viagem. Nos feriados islâmicos, como o Ramadã, não há muito o que fazer na cidade. Esses feriados também podem afetar o funcionamento do transporte público. Portanto, planeje direitinho para que sua viagem não caia na época de um desses feriados.

pontos turísticos de dubai
O Miracle Garden é um dos pontos turísticos imperdíveis em Dubai e funciona somente entre os meses de novembro e abril

02. Preciso de visto para fazer turismo em Dubai?

A boa notícia para brasileiros que pretendem fazer turismo em Dubai, nos Emirados Árabes, é que não é necessário ter visto para entrar no país. No entanto, antes de programar sua viagem, verifique se seu passaporte estará válido na data prevista.

03. Preciso contratar uma agência para fechar minha viagem para Dubai?

Ter uma agência para fechar toda a viagem para você é sempre muito confortável, dessa forma você não precisará se preocupar em montar roteiro e se preocupar com os documentos para levar.

Mas se você, assim como eu, curte passar horas pesquisando para montar cada detalhe do seu roteiro, pode ficar tranquilo que Dubai é o tipo de destino fácil de se conhecer por conta própria.

Aliás, já vou deixar uma dica aqui de um site que eu uso muito na maioria das minhas viagens internacionais. Ele chama Get Your Guide e oferece uma variedade ótima de tours e experiências mundo afora.  E o que eu mais gosto no site é poder ver as avaliações de outros viajantes para fechar com segurança o passeio que eu pretendo fazer com guia.

Ah! E o site também vende ingressos dos principais atrativos de Dubai, o que evita fila e já garante o seu ticket para atrativos muito concorridos.

04. Qual é a moeda de Dubai e onde fazer o câmbio?

Desde 1973, a moeda dos Emirados Árabes é o Dirham (AED). Atualmente, 1 Dirham equivale a 1,55 reais.

Você pode optar por levar uma parte do seu dinheiro em dólares, já que ele é aceito na maioria das lojas, e fazer um câmbio de uma pequena quantia para ter em mãos antes de visitar os souks.

Por fim, o cartão de crédito é uma opção que deve ser bem avaliada antes de usada. Isso porque toda compra internacional está sujeita ao IOF, imposto federal sobre esse tipo de compra. Assim sendo, fique atento para não tomar sustos com a próxima fatura do seu cartão.

moeda de dubai
A moeda dos Emirados Árabes é o Dirham (AED)

05. Preciso dar gorjetas?

A gorjeta não é algo que se espera em Dubai, mas é algo bem comum. Normalmente os restaurantes já incluem a gorjeta na sua conta, assim como é costume aqui no Brasil.

Em contrapartida, motoristas de táxi não esperam que você dê gorjeta a eles, mas arredondar os valores das corridas é um gesto bem legal e apreciado.

Nos hotéis, os funcionários que carregam a mala geralmente recebem o agrado ao final do serviço. O valor é algo em torno de 5 AED, mas se sua mala estiver muito pesada, nada mais justo que dar uma gorjeta um pouco maior.

Qual gorjeta para guia de turismo em dubai?

Se você contratou um guia para fazer um passeio, gostou do serviço e quer saber qual gorjeta para guia de turismo em Dubai, normalmente isso fica entre 10 a 15% do valor do serviço. Tudo vai depender do quão satisfeito você ficou com o serviço oferecido.

turismo em dubai
Passeando pelos souqs acompanhadas de nosso guia

06. É seguro viajar para Dubai?

Em termos de segurança você pode ficar tranquilo(a), pois Dubai está entre as 40 cidades mais seguras do mundo de acordo com pesquisa organizada pelo The Economist. As taxas de criminalidade por lá são baixíssima, então você vai poder aproveitar a cidade sem medo.

É claro que é sempre bom tomar algumas medidas preventivas, independente do destino da sua viagem. Como por exemplo: eu costumo deixar os documentos originais (passaporte) no cofre do hotel e ando na rua com cópias dos documentos.

Dubai é seguro para mulheres viajando sozinhas?

Muitas seguidoras perguntaram no direct do Instagram se era seguro mulheres viajarem sozinhas para Dubai. Esse temor se dá por conta de Dubai ser um destino islâmico. Eu não tive essa experiência, pois viajei em grupo, mas creio que seja bem tranquilo viajar sozinha para Dubai.

Pesquisando relatos, descobri que Dubai está entre as cidades mais seguras para mulheres viajarem sozinhas. Inclusive li relatos de outras blogueiras que tiveram uma experiência positiva viajando sozinha para Dubai.

al fahidi dubai
Al Fahidi e sua aura de filme de Aladin!

07. Turismo em Dubai em tempos de Covid

A pandemia trouxe mudanças significativas na forma como viajamos. Assim sendo, é preciso ficar atento a algumas dicas sobre o turismo em Dubai durante o Covid.

No momento do check in você deve apresentar um teste de Covid negativo com no máximo 48h de antecedência. Ao chegar em Dubai você fará um novo teste (gratuito) no aeroporto. Por fim, 48h antes do seu retorno você precisará fazer um novo teste para Covid.

No entanto, essas regras mudam diariamente, então é preciso checar se essas informações permanecem válidas. No site da Emirates você consegue obter as informações mais atuais sobre as viagem com destino e saindo de Dubai.

Seguro viagem Dubai

Outro item essencial quando falamos de viagens internacionais é o seguro viagem. Apesar de ele não ser obrigatório para fazer turismo em Dubai, é sempre interessante fazer o seu antes de viajar (especialmente em tempos de Covid!).

Imagina ter que desembolsar uma grana para ficar de quarentena no hotel porque você testou positivo? Ou ter despesas médicas altas por conta disso? Para evitar essa dor de cabeça durante a viagem, descobrimos um seguro da Assist Card que cobre todos esses custos. Ufa!

Ele está disponível no Seguros Promo, site que sempre usamos para avaliar as apólices das maiores seguradoras do mundo. Clique aqui e faça sua cotação de seguro-viagem Dubai.

Ah! E como viajamos com muita frequência e sempre utilizamos esse site, descolamos um descontinho para os nossos leitores! É só utilizar o cupom MALADEAVENTURAS na hora de fechar sua compra. =)

08. Como se vestir em Dubai?

Confesso que fiquei impressionada pela forma como as pessoas circulam em Dubai. A cidade é bem livre no quesito forma de se vestir. Vi mulheres que usavam burca, enquanto outras estavam de shorts e blusas de alça. Dubai não é tão conservador quanto você imagina!

como se vestir em dubai
Ter uma pashmina na bolsa é sempre muito útil durante uma viagem à Dubai

Por ser um país islâmico, sempre existe aquele temor de muitas pessoas que estão pensando em fazer turismo em Dubai com relação a roupas e costumes muito diferentes dos nossos. Mas a verdade é que Dubai é mais liberal do que seus vizinhos também islâmicos.


Por lá não existem regras específicas que digam o que se pode ou não usar. Contudo, mostrar respeito é fundamental, então devemos evitar roupas muito decotadas ou muito curtas e peças que mostrem os ombros. Minha dica é levar sempre uma pashmina na bolsa e jogá-la sobre os ombros quando que precisar.

O que levar na mala para Dubai?

Devido ao calor extremo da região, a melhor coisa a se colocar na mala de viagem são roupas claras e leves. Eu levei roupas com tecidos bem levinhos. Optei por saias midi e calças que não eram muito coladas ao corpo. E sabe aqueles vestidos mais compridos e larguinhos? Eles são ótimos para sobreviver no calor de Dubai.

As pashminas também são itens obrigatórios na sua mala, ou então você pode comprar uma (ou várias!!) nos Souqs quando chegar. Dessa forma, se você for conhecer algum templo religioso onde é preciso estar coberto, então basta jogar essa peça sobre os ombros e tudo certo.

turismo dubai compras
É quase impossível ir à Dubai e sair sem nenhuma pashmina!

09. Devo saber alguma etiqueta social para fazer turismo em Dubai?

Mesmo Dubai sendo um lugar muito ocidentalizado, eles são bem rígidos quando o assunto é etiqueta social. Para evitar possíveis desconfortos, não custa ficar de olho nas dicas a seguir:

  • Ao cumprimentar pessoas locais, as mulheres devem evitar apertos de mão, a menos que o homem se ofereça antes para fazê-lo.
  • Opte por deixar ombros e joelhos cobertos em locais públicos, como os shoppings. Nos templos o recato é essencial.
  • Roupas de banho devem ser utilizadas apenas na praia e nas piscinas dos hotéis. Nada de desfilar com roupas de banho em locais públicos.
  • Toda vez que você entrar em uma mesquita, ou na casa de um local, o correto é deixar os sapatos do lado de fora. Isso é sinal de respeito em Dubai.
  • Você deve utilizar a mão direita para dar e receber dinheiro, comida e outros itens.
  • Jamais fotografe pessoas sem sua permissão. Esse é um ato muito desrespeitoso.
  • PDA é extremamente proibido!
famosos pontos turísticos em dubai
Atenção especial aos costumes relacionados a visita nas mesquitas

PDA é uma sigla em inglês que significa public displays of affection, ou em português, demonstrações públicas de afeto. É importante saber que as demonstrações públicas de afeto são expressamente proibidas em Dubai.

Recomendo você evitar abraços, andar de mãos dadas e beijos em público. Esses gestos soam muito ofensivos e vão contra a cultura muçulmana. Assim sendo, melhor evitar qualquer tipo de desgaste e evitando qualquer tipo de PDA.

10. Como se locomover em Dubai?

Dubai não foi projetada para quem gosta de percorrer a cidade a pé. Além disso, o calor, às vezes, beira o insuportável, então o melhor lugar para gastar a sola dos sapatos é o shopping. Como alternativa, você pode usar e abusar tanto do táxi, quanto do metrô.

Metrô em Dubai

O metrô de Dubai é um dos mais modernos do mundo. Os trens são totalmente automatizados e não possuem condutores como os que temos aqui no Brasil. Existem duas linhas na cidade, mas embora elas não cubram toda a região, já ajudam bastante a se locomover entre as atrações turísticas mais importantes.

metrô em dubai
A melhor forma de se locomover em Dubai é de metrô

Táxi em Dubai

Em seguida, o táxi é mais uma excelente forma de se locomover por Dubai. Como os motoristas são todos locais, basta apenas você ir com um mapa e mostrar o endereço para o qual deseja ir.

11. Dá para alugar carro em Dubai?

Perfeitamente! Mas para isso você vai precisar da Permissão Internacional para Dirigir (PID). Esse documento vale em todos os países signatários da Convenção de Viena.

Quem se encarrega de fazer a emissão da PID é o Detran de seu Estado. Para solicitar, antes de tudo, sua habilitação precisa estar dentro da validade.

No Detran do RJ, por exemplo, você deve pagar o Duda (cód: 214-3; valor R$156,69) e agendar a entrega dos documentos pelo site ou pelo telefone. Confira qual é o procedimento no site do Detran do seu Estado e veja quais os documentos são pedidos.

Sheikh Zayed Road Dubai
Sheikh Zayed Road Dubai: a principal avenida de Dubai interliga toda a cidade

Normalmente a lista inclui:

  • original e cópia do documento de identificação com indicação da naturalidade (preferencialmente carteira de identidade).
  • original e cópia da Carteira Nacional de Habilitação.
  • original e cópia do comprovante de pagamento do Duda.
  • original e cópia do passaporte (caso o país peça a apresentação do passaporte).

12. Internet em Dubai

Hoje em dia a internet está muito presente em nossas vidas, então acho que não tem como pensar em viajar e não estar conectado. E como os planos de roaming internacional das operadoras do Brasil geralmente são furada, minha recomendação é que você adquira um chip internacional.

Dessa forma, sua viagem ficará mais prática e segura e você ainda espanta o risco de certos perrengues, como se perder e não ter como acessar o aplicativo de GPS.

Na minha viagem eu utilizei o chip “Outros países” do site Viaje Conectado. Aliás, toda vez que faço viagem internacionais eu já garanto o meu. Compro no conforto da minha casa e eu já embarco com ele em mãos.

Daí eu faço a transferência dos chips durante a viagem e já chego no destino conectada. MUITO prático, né? Não vivo sem!

turista em dubai
Postei a viagem em tempo real no instagram @maladeaventuras graças a esse chip de internet!

13. Como se comunicar em Dubai

Basicamente, para fazer turismo em Dubai hoje em dia, o inglês é a principal forma para se comunicar. Dificilmente você vai entrar em um estabelecimento ou hotel que não tenha funcionários que falem inglês.

Caso você vá para bairros mais tradicionais ou vá explorar os Souks por exemplo, veja se há a necessidade de contratar um guia de turismo em Dubai. Outra opção é utilizar aplicativos de tradução. Eles podem quebrar um galhão caso você precise de alguma informação e a outra pessoa não fale inglês.

Contudo, se seu inglês anda meio enferrujado, não deixe de ler nosso post com dicas para melhorar seu inglês antes de viajar.

14. Turismo de compras em Dubai

Se quando você pensou “quero conhecer Dubai” a primeira coisa que veio em sua cabeça foram os shoppings, saiba que o destino é um dos principais destinos de compras do mundo. Assim sendo, prepare suas economias, porque você vai amar Dubai!

dubai mall
Um dos superlativos de Dubai, o Dubai Mall possui 1.200 lojas em funcionamento!

E para te ajudar na missão, compartilho aqui uma dica mara: existem duas épocas ótimas para visitar Dubai. A primeira delas é durante o Dubai Shopping Festival, que ocorre no mês de janeiro. Já a segunda é durante o Dubai Summer Surprises, sempre no mês de julho.

Agora se você é amante da tecnologia como eu, sugiro ir durante a GITEX, uma das melhores feiras de tecnologia do mundo que ocorre no mês de outubro.

15. A palavra de ordem dos souqs é: barganha

Os Souqs são mercados tradicionais de Dubai e além de serem lugares bem legais para fazer turismo cultural em Dubai e conhecer mais sobre a cultura local, eles são perfeitos para fazer compras de lembranças para a família, temperos e também para quem gosta daqueles achados, sabe?

quantos dias em dubai
Os souks em Dubai são uma verdadeira experiência de imersão na cultura árabe

Existem diversos tipos de Souqs. Alguns são de ouro, outros para tecidos, outros para especiarias e por aí vai. Mas a palavra-chave para fazer boas compras neles é BARGANHAR. Os árabes adoram barganhar!

16. Como é a comida em Dubai?

No geral, a comida em Dubai é bastante internacional. Nos restaurantes dos hotéis e nos shoppings você vai encontrar restaurantes do mundo todo. Mas eu acho super válido ter experiências com a culinária tradicional da região também.

Como eu adoro conhecer a cultura local durante minhas viagens, fiz uma visita incrível ao Sheikh Mohammed Bin Rashid Al Maktoum Centre for Cultural Understanding (SMCCU Dubai).

O local é um centro de divulgação da cultura muçulmana e uma atividade bem legal que eles oferecem por lá são as refeições tradicionais. Além da ótima conversa com um local, tivemos a oportunidade de experimentar pratos tradicionais maravilhosos.

Algumas das delícias árabes que você poderá provar em Dubai são:


  • Hommus – uma pastinha de grão de bico, gergelim, azeite, alho e suco de limão. Essa talvez seja uma das comidas mais populares no mundo árabe.
  • Manakish – Pãozinho achatado que lembra uma pizza. A cobertura pode ser de carne, queijo e carneiro.
  • Tabbouleh – Deliciosa salada vegetariana que leva trigo, salsa, tomate, cebola e hortelã.
  • Kunafa – Sobremesa árabe feita com queijo , calda de açúcar e frutas secas.
  • Shish tawook – Espécie de espetinho de carne ou frango.
onde comer em dubai
Se você também AMA comida árabe, prepare-se para experimentar pratos muito diferentes do que vemos de árabe aqui no Brasil!

17. Como é a vida noturna em Dubai?

A vida noturna em Dubai é bem animada. Você encontra uma grande variedade de bares, restaurantes e boates para se divertir. Mas fique atento a alguns pontos:

Primeiramente, as festas na cidade costumam ir até às 3h da manhã. Então, não espere ficar na balada até o sol nascer. Já a idade mínima para consumo e compra de bebidas alcoólicas é 21 anos, embora alguns bares restrinja a entrada para menores de 25 anos.

Outra opção bastante procurada por turistas são as festas em iates e navios. Se divertir em alto mar é outro nível, né?

18. Álcool é permitido em Dubai, mas apenas em alguns lugares.

Diferentemente do que se pensa, o álcool é permitido em Dubai. Você pode beber tranquilamente em bares, restaurantes, clubes e hotéis. Porém, não é permitido beber ou ficar embriagado em público. Eles são muito rígidos com relação a isso, inclusive você não pode nem comprar bebidas alcoólicas em lojas sem uma licença para isso.

rooftops em dubai
No rooftop CeLaVi, rooftop com vista para o Burj Khalifa, encontrei algumas opções de bebidas alcoólicas no cardápio, mas os preços eram astronômicos!

19. Quantos dias em Dubai?

Muita gente fica na dúvida de quantos dias são suficientes em Dubai para uma viagem em que se possa conhecer os principais pontos turísticos.

Eu acho que 4 dias é o mínimo para conhecer bem a cidade. Mas Dubai tem tanta coisa interessante que minha recomendação é que você planeje sua viagem para 7 ou 10 dias.

20. Quanto custa fazer turismo em Dubai?

Dubai não é um destino muito barato, então é preciso planejar bem para não ter problemas com seu orçamento. Veja abaixo uma estimativa de gastos por pessoa:

  • Passagem aérea – Em média R$4.000,00 ida e volta por pessoa pela Emirates, pois é a única que faz voos diretos.
  • Acomodação – Depende muito do hotel que você escolher, mas geralmente 7 diárias podem começar custando R$3.000,00 por casal e ultrapassar facilmente os R$25.000,00.
  • Alimentação – A média de gasto com alimentação por dia varia entre R$150,00 a R$390,00. Em 7 dias você gastará por volta de R$2.100,00.
  • Transporte – O ticket de metrô em Dubai custa R$7 o dia. Basta calcular quantos dias você irá precisar.
  • Seguro viagem – Este item é opcional, mas o vale muito a pena investir em um bom seguro viagem. Ele vai custar entre R$120 e R$450 para uma viagem de 7 dias.

Não esqueça de incluir também nos cálculos da sua viagem o ingresso para as atrações. Aliás, recomendo conferir o post com as principais pontos turísticos em Dubai para montar sua wishlist! Meus preferidos foram a Ain Dubai, o Miracle Garden e o Al Seef.

Pronto para ser turista em Dubai?

E aí, conseguiu tirar suas dúvidas sobre como é o turismo em Dubai? Se ainda tem alguma pergunta que não foi respondida no post, deixe nos comentários aqui embaixo que farei o possível para te ajudar.


Continue sua leitura:

Roteiro Dubai: o melhor de Dubai em 3, 5 ou 7 dias de viagem

Quanto custa uma viagem para Dubai COM PREÇOS

Onde ficar em Dubai 2022: os melhores bairros e hotéis para se hospedar

Pontos turísticos Dubai: 30 lugares imperdíveis para conhecer na cidade dos superlativos

Quem escreve | @gaiavani
Quem escreve
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.