Está planejando sua viagem para a Chapada dos Veadeiros? Vem com a gente descobrir mais sobre o fantástico Vale da Lua! Onde fica e como chegar, qual é o nível de dificuldade da trilha, quanto custa e outras informações importantes para você planejar a sua visita!


Antes de mais nada, confira o post:

Chapada dos Veadeiros: passo a passo para você planejar a sua viagem


Durante nossa viagem para a Chapada dos Veadeiros, tivemos 4 dias para explorar as principais belezas da região e, obviamente, não poderíamos deixar o Vale da Lua de fora! Chegamos na hora do almoço em Alto Paraíso e fomos direto para a nossa primeira parada: o fantástico Vale da Lua!

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!

Essas formações rochosas inusitadas são super badaladas, sendo um dos locais mais procurados por quem visita a região pela primeira vez. Estávamos animadíssimas para conhecer essa paisagem lunática e não nos decepcionamos!

A paisagem lunática do Vale da Lua
A paisagem lunática do Vale da Lua

Como chegar no Vale da Lua, na Chapada dos Veadeiros?

O Vale da Lua fica a 35km de Alto Paraíso, sentido São Jorge. É só entrar com o carro onde tem uma placa bem grande indicando o lugar, andar mais alguns metros por uma estradinha de terra coberta por árvores e estacionar o carro no grande espaço disponível para isso. Há também algumas lanchonetes com deliciosos pães de queijo para recarregar as energias e banheiros.


Recomendamos o aluguel de um carro para visitar a Chapada dos Veadeiros com mais conforto. Nós alugamos o nosso no site Rent Cars (dá pra dividir em até 12x no cartão).


Na entrada da trilha, é preciso pagar R$20 por pessoa, e você receberá uma pulseirinha identificando o seu pagamento, para o controle dos fiscais. Também é preciso assinar uma ficha com alguns dados, inclusive com um telefone de emergência.


Qual é o nível de dificuldade da trilha do Vale da Lua, na Chapada dos Veadeiros?

A trilha é bem leve, demoramos cerca de 15 minutos para chegar nas formações rochosas “da lua”. Lá você andará mais um pouquinho observando as crateras e a força da água que passa entre elas. Um cenário totalmente incomum e surpreendente!

Piscinas deliciosas no Vale da Lua
Piscinas deliciosas no Vale da Lua

Andando mais um pouquinho, você chegará nas “piscinas”. São três no total, mas a primeira estava fechada por conta do volume da água (talvez seja aberta na época da seca). As duas outras piscinas abertas e ótimas para curtir o dia: com água bem clara, partes fundas ideais para mergulho e pedras para relaxar. Dá pra usar a criatividade e tirar fotos incríveis!

 


Quando visitar o Vale da Lua, na Chapada dos Veadeiros?

Por ser um local de fácil acesso, estava bem cheio durante nossa visita, mas conquistamos o nosso espacinho e aproveitamos mesmo assim. A dica é ir cedinho ou no final da tarde. E caso você vá durante a época das chuvas, a parte da manhã é ideal para evitar as chuvas que sempre rolam a tardinha.

Para a nossa surpresa, uma moça Israelense passou com um isopor vendendo Açaí. Pronto, estava perfeito: sol, cachoeira e um açaí delicioso para matar a nossa fome. O potinho de 300 ml custou 8,00 e já vinha com granola. Ela nos contou que mora pertinho e está sempre por ali!

açai chapada dos veadeiros
O açaí do Vale da Lua é a melhor pedida para um dia de sol!

 

Lá existem também alguns “seguranças”. O local é bem perigoso por conta da correnteza da água, então eles ficam de olho em quem ultrapassa o limite (geralmente são colocadas cordas indicando que não é para ultrapassar aquele lugar).

Se alguém sai do caminho, ele avisa e pede para a pessoa não se arriscar. Nos sentimos muito mais seguras com eles por ali, e é bom sempre respeitá-los, já que com a natureza não se brinca.


Sugestões de roteiro incluindo o Vale da Lua:

Separe uma manhã ou tarde para conhecer o Vale da Lua, portanto você poderá incluí-lo no seu roteiro junto com outras cachoeiras.

Vale da Lua Chapada dos Veadeiros
O Vale da Lua costuma ficar lotado, mas por um motivo óbvio: é realmente incrível!

Nós fomos no primeiro dia de viagem, pois chegamos na hora do almoço. Ou seja, essa é uma ótima pedida para você que não tem muitos dias e quer conhecer o melhor da Chapada dos Veadeiros em poucos dias.

Aqui vão algumas sugestões de cachoeiras próximas que você poderia visitar no mesmo dia do Vale da Lua:

Fazenda São Bento (Cachoeiras Almécegas I, II e São Bento)
Horário de Funcionamento: 07h às 17h

Cachoeira dos Cristais
Horário de Funcionamento: 08h às 18h

Fazenda Loquinhas
Horário de Funcionamento: 08h às 18h


Para mais dicas de como montar seu roteiro, clique abaixo:

Roteiro Chapada dos Veadeiros: sugestões para 3, 5 ou 7 dias de viagem

Onde ficar na Chapada dos Veadeiros: qual é a melhor cidade para se hospedar?


 

Quem escreve | @nandahudson
Criadora de conteúdo e viajante profissional, a co-fundadora e editora do Mala de Aventuras está sempre em busca de paisagens de tirar o fôlego e experiências transformadoras pelo Brasil e pelo Mundo.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

23 respostas

  1. Olá, meninas. Estou deixando este comentário para parabenizá-las pela bela publicação. O post ficou incrível, completo e muito bem explicado, deu até vontade de ir para Chapada (mas eu vou!).

    Sucesso, queridas!

    1. Oi Maicon,
      muito obrigada pelo comentário!! Ficamos super felizes em saber que nossas dicas estão ajudando pessoas a se inspirarem, planejarem suas viagens e saírem da zona de conforto!
      A Chapada dos Veadeiros é um lugar incrível, vale muito a pena ir 🙂
      Beijos

  2. Olá meninas, amei as dicas! Eu queria saber qual a marca e o modelo das botas de vocês… To querendo comprar uma pra mim e não sei qual compro . Obrigada 🙂

    1. Oi Gabi!
      A minha é Macboot e a da Nanda é Caterpilar. Nós duas estamos super satisfeitas com nossas escolhas.
      Só acho legal você pensar qual vai ser a utilidade do seu calçado de caminhada, se é trilha leve, vale a pena investir num tênis de caminhada, geralmente mais maleáveis do que as botas. A minha é durona sabe?
      Você já tem alguma?
      Beijos!

  3. Meninas, adorei o blog! melhor que muitos blogs maiores que eu costumo visitar! estão de parabéns. com certeza vou começar a acompanhar vocês!! Vou para a chapada no carnaval do ano que vem, então as dicas estão sendo muito valiosas! Ta servindo de inspiração para eu fazer meu prórpio blog =)

    1. Oi Camilla! Que bom que você gostou do blog, ficamos muito felizes!!! =))

      Você vai amar a Chapada, é uma cachoeira mais bonita que a outra! Encantador!

      Eu super apoio que você faça o seu próprio blog, é muito prazeroso! Se precisar de dicas, é só falar!

      Beijos!

    1. Oi Rafa!
      água de cachu nunca é muito quentinha ne? hahah
      como fomos no verão tava bem tranquilo, mas ainda assim tava geladinha.
      Você vai pra lá quando? beijos!!

  4. Estou planejando ir pra lá através das dicas de vocês, adoro o blog e me identifico muito!
    Vou em novembro, é um bom período ? Vi um hotel legal em alto paraíso, fica muito longe do acesso ao parque ?

    1. Oi Bella! Que legal que vc tem acompanhado a gente 🙂
      A gente contou em um outro post sobre as épocas do ano. tem passeios que são melhores no inverno e outros que são melhores no verão. se for contratar um guia, fale com ele para conferir o que tem de melhor na região em novembro.
      Alto Paraíso fica perto do Parque e de boa parte das outras cachoeiras.
      Se quiser dar uma olhada no post com o passo a passo para você organizar sua viagem pra Chapada dos Veadeiros, confere aqui: https://maladeaventuras.com/2015/02/passo-a-passo-para-organizar-a-sua-viagem-para-a-chapada-dos-veadeiros/
      Beijos!

    1. Oi Marina!

      Nossas botas não são impermeáveis, mas foram ótimas para todas as caminhadas na Chapada dos Veadeiros! Se você está procurando uma impermeável e muito resistente, sugiro procurar na Timberland. Tem ótimos modelos!!

      Beijos!

      1. Obrigada Nanda! Estou indo semana que vem seguindo várias dicas de vcs! Pode deixar que marcarei vcs no insta! Acabei comprando uma Macboot!

  5. Oi Meninas! Adorei as dicas. Estou indo para a chapada no feriado de 12 de outubro e vamos ficar 3 dias por lá. O que vocês sugerem que não podemos perder de jeito nenhum?
    Outra coisa, vocês andaram o tempo todo com o carro passeio? Não tiveram nenhum problema com as estradas para os parques/cachoeiras?

    1. Oi Ana!
      É difícil de dizer as cachoeiras imperdíveis, mas nossa sugestão é que não deixe de ir na Santa Bárbara, Vale da Lua e Almécegas.
      Sim, ficamos o tempo todo com o carro de passeio e foi tranquilo. É estrada para chegar em boa parte das cachoeiras, mas dessas três, só a Santa Bárbara que pode ser mais complicada, porque tem uns riachinhos que atravessam a pista. Mas se não estiver em período de chuva, acredito que vcs não terão problemas.
      Bjs e aproveite a viagem!!!

  6. Olá meninas, parabéns pelo blog. Então, estou planejando ir para chapada no carnaval tambéééém, ganhei uma promoçãozinha no peixe urbano pra 3 dias, e tava planejando fazer nesses 3 dias o seguinte planejamento. No dia 1º Vale da Lua, Almécegas I e II e Loquinhas. No 2º dia curtir Santa Barbara e Capivara, e no 3º dia conhecer os cânios e carioquinha. Dá pra fazer isso nesses dias? Será que eu conseguiria encaixar o mirante da janela em um desses dias? Queria essa dica, já que vocês conheceram bem o local lá.

    1. Oi Nic! Que maravilhosooo!! A Chapada dos Veadeiros é uma delícia e com preços baixos, melhor ainda! heheh
      Acho que seu planejamento tá ótimo. A gente fez mais ou menos isso, tirando a Loquinhas, que não fomos.
      Qual é o seu pique pra trilhas? Quando a gente foi, chegamos a pensar em fazer Canions, Carioquinhas e a trilha do Mirante em um mesmo dia, mas seria bem puxado e o corpo não aguentou. Se você sair beeem cedinho de casa e estiver disposto a andar bastante, acho viável de fazer essa combinação. O melhor é ir no Parque primeiro (tem que checar o horário que abre), e depois vc faz a da Janela.
      Será que ajudei? hehehe
      Beijos e boa viagem!

  7. Oi, boa tarde! Estou planejando ir pra Chapada com uns amigos no fim de Janeiro, moro em Brasília e ainda assim ninguém foi tão esclarecedor quantos vocês. To planejando tudo a partir daqui (blog), pena que só vou ficar dois ou três dias haha. Muito obrigado 🙂

    1. Que legal Matheus! Ficamos felizes que você gostou das dicas!
      Que pena que serão poucos dias, mas, se você mora tão pertinho, tenho certeza que vai querer voltar!

      Beijos!

  8. Olá!Obrigado pelas informações. Bem diretas e muito úteis. Poderiam, por gentileza dizer em que mês e ano forma?
    Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *