Viajar de carro é uma das melhores formas de conhecer bem de pertinho um destino. Entrar nas cidades, curtir cada cantinho no seu tempo e poder voltar nos lugares que mais gosta sem precisar correr. E Portugal é um ótimo destino para uma roadtrip. Pensando nisso, aqui nós vamos te dar todas as melhores dicas para uma viagem de carro em Portugal!

Por ser um país pequeno, é possível rodar Portugal de Norte a Sul numa viagem só e aproveitar as maravilhas dessa terra tão bonita. Numa viagem como essa, você poderá encontrar cidades grandes e movimentadas, aldeias históricas com pouquíssimos moradores e paisagens de tirar o fôlego.

Então se você estiver planejando uma viagem de carro em Portugal, é só continuar lendo o post para ler várias dicas de como criar um roteiro perfeito e ter uma experiência incrível explorando o país a quatro rodas. Vamos lá?

Newsletter
cadastre-se gratuitamente

Quer viajar mais e melhor?

Baixe nosso e-book com 30 dicas exclusivas
para você planejar e economizar nas suas viagens!
Bônus

checklist para uma mala impecável

a melhor planilha de planejamento de viagens dessa internet

E o melhor?
Todo esse material é gratuito!


Por que viajar de carro em Portugal?

Portugal é um país bem pequeno se comparado com outros destinos da Europa. Se formos comparar com o Brasil, Portugal seria mais ou menos o equivalente ao estado de Pernambuco . Ou seja, dá pra rodar o país todinho de carro em uma viagem só, dependendo de quantos dias você tenha.

Viajar de carro em Portugal é muito simples. As estradas são boas e bem sinalizadas, todas as cidades históricas têm um aviso bem grande dos seus pontos de interesse no caminho e o sistema de pedágios é muito fácil de entender.

É possível cruzar Portugal de Norte a Sul e se surpreender com as diferentes paisagens que se pode encontrar. Isso sem falar nas aldeias históricas, nas praias de mar e de rio, nos destinos religiosos, na arquitetura e na gastronomia sem igual. E ter o seu próprio tempo para conhecer tudo isso, é a melhor parte!

viagem de carro em portugal
Quem aí também é fã de roadtrip?

Viagem de carro em Portugal: onde alugar seu carro?

Alugar um carro em Portugal é muito fácil. Por ser um país mais barato em relação a outros da Europa, os preços são bons e você ainda tem a facilidade de alugar um carro com Via Verde – um dispositivo, tipo Sem Parar, para passar direto pelas portagens.

O site que nós recomendamos para buscar o melhor aluguel de carro é o da Rent Cars. Ele compara todas as locadoras do país e entrega os resultados com o melhor custo x benefício para você.

Você pode escolher o dia, horário e onde quer retirar e devolver o carro. Mais fácil impossível, né? Lembre-se de que retirar e devolver o carro na mesma cidade é a opção mais barata, mas sempre há a possibilidade de devolver em outro lugar e isso pode facilitar a sua viagem.

viajar de carro em portugal
Portugal vai te surpreender com cenários lindos!

Não se esqueça de reservar o seu carro com antecedência para garantir os melhores preços e condições. Veja aqui como alugar o seu carro para viajar em Portugal de Norte a Sul.


Quais são os documentos necessários para dirigir em Portugal?

Turistas brasileiros não precisam da carteira de motorista internacional para dirigir em Portugal. Se a sua CNH estiver válida, você pode alugar um carro sem problemas. Como turista, você pode ficar em Portugal até 90 dias. E pode dirigir tranquilamente nesse período, com a sua CNH e o seu passaporte.

As categorias de veículo que você pode dirigir em Portugal são as mesmas que você pode dirigir no Brasil. Por exemplo, se a sua carteira de motorista for AB, você pode dirigir carro e moto normalmente.

Caso seja parado por algum policial, além da CNH você deve apresentar o seu passaporte. Dificilmente a polícia para motoristas, a menos que estejam claramente cometendo alguma infração, como exceder o limite de velocidade, por exemplo.

Há também algumas blitz, que são chamadas de “Operação Stop“. Aí sim você pode ser parado para conferência de documentos ou teste do bafômetro, chamado de “teste do balão”. Mas, estando tudo certo, basta mostrar os documentos, ouvir as indicações dos policiais e seguir viagem.

Em Portugal não existe Lei Seca, como no Brasil. O que existe é um limite permitido de consumo de álcool para o motorista. O efeito do álcool no organismo varia de pessoa para pessoa, mas os limites permitidos são até 0,5g/l. Quem desrespeita esse limite paga uma multa que pode variar de 250€ a até 2500€ dependendo do quanto ultrapasse o permitido.

Então mesmo que em Portugal seja permitido beber e dirigir, não exagere. Uma taça de vinho, dois copos de cerveja ou uma dose de conhaque já são suficientes para atingir os limites. Seja prudente!


Como são as estradas em Portugal?

As estradas em Portugal são divididas em autoestradas, estradas nacionais, itinerários principais e itinerários complementares. As autoestradas são as melhores para quem procura uma viagem mais rápida. O limite de velocidade nelas chega a 120 km/h e o asfalto é impecável. São as estradas indicadas por um “A”.

As estradas nacionais são as antigas estradas que cortavam Portugal de Norte a Sul e foram substituídas pelas autoestradas, nessa tarefa. O limite de velocidade nas nacionais é variável, já que muitas vezes elas passam por dentro de cidades. Fique atento às placas. São as estradas indicadas por um “N”.

Os itinerários principais e complementares são estradas que distribuem melhor o fluxo dos carros nas estradas, e também têm trechos que entram nas cidades e ajudam na fluidez do trânsito diário. O limite de velocidade também é variável, então mantenha-se atento à sinalização. São as estradas indicadas por “IP” e “IC”, respectivamente.

estradas em portugal
Estrada à beira mar, próximo a Cascais!

Pedágios em Portugal

Os pedágios são chamados de portagens e fazem as cobranças por trechos, ou seja, cada vez que você entra numa autoestrada, pega um bilhete e só paga quando sai. Dependendo da distância percorrida é calculado quanto se deve pagar. Caso tenha optado pelo Via Verde, você não precisa parar, pois o valor é cobrado automaticamente.

Alguns trechos, especialmente a partir de Leiria até o Porto, no sentido Norte, ou em direção ao Algarve, no sentido Sul, têm portagens eletrônicas, os SCUTS. Esses pedágios não funcionam da mesma forma que os de bilhetes, você passa por um pórtico na estrada, sem precisar parar e o pagamento é feito automaticamente no seu Via Verde pelo número da placa. Para quem não tem o aparelho do Via Verde, a opção é pagar em até 5 dias úteis nos correios.

viagem carro portugal
Porto e suas casinhas coloridas!

Confirme com a locadora como proceder caso passe por uma portagem eletrônica. Algumas cobram uma multa, caso o cliente não tenha contratado o serviço de Via Verde, outras tratam do pagamento desses pedágios e outras ainda aceitam que o próprio cliente faça o pagamento nos correios. Tenha atenção a esses detalhes para que a sua viagem de carro em Portugal seja memorável e sem problemas.


O que é Via Verde?

A Via Verde é um sistema de pagamento automático de pedágios que também pode ser usado em parques de estacionamento, estacionamento na rua ou até mesmo em shoppings, mercados e centros comerciais. Para saber onde o sistema é aceito ou em qual cabine passar nos pedágios, procure pelo símbolo de um quadrado verde com um “V” branco no meio.

Com o aparelhinho da Via Verde, você não precisa parar em todos os pedágios para tirar os bilhetes ou pagar. Além de não precisar se preocupar com as portagens eletrônicas. Funciona exatamente como o Sem Parar, que existe no Brasil. Isso facilita muito numa viagem de carro.

Caso você opte por viajar sem Via Verde, procure saber na locadora como proceder, caso você passe por alguma portagem eletrônica. Para evitá-las, use as estradas nacionais ou ative a opção de buscar trajeto sem pedágio no seu GPS.

viagem de carro em portugal estrada
Veja sobre todas as informações de trânsito necessárias, antes de embarcar nessa roadtrip em Portugal.

Dicas para economizar

Atenção à conversão, pois o pagamento feito no cartão de crédito do Brasil vai gerar, além da cobrança devida, IOF. A dica para quem quer economizar é retirar o bilhete e pagar manualmente, em dinheiro.

Entrando na estrada, você passa por um portal que tem uma máquina para retirar o bilhete. Na saída, você passa novamente por um portal e pode escolher pagar no dinheiro ou cartão e ainda se quer pagar na máquina automática ou com um funcionário da concessionária.

Outra dica para economizar, se você tiver mais tempo para viajar, é escolher os trajetos sem pedágio. Além de não gastar essa grana, você ainda pode passar por dentro de cidadezinhas super fofas, que não veria se estivesse na autoestrada. Viajar de carro em Portugal é sempre surpreendente e com caminhos inesperados.

viagem portugal
A famosa Torre de Belém!

Viagem de carro em Portugal: quais as melhores cidades para visitar?

Viajar de carro é uma delícia. Num país como Portugal, que se pode ver de Norte a Sul numa tacada só, é melhor ainda! O difícil é escolher quais são as cidades que vão para esse roteiro. Mas não se preocupe, preparamos um resuminho com as paradas obrigatórias numa viagem de carro em Portugal.

As primeiras cidades desta lista seriam Lisboa e Porto, mas é claro que elas já estão na sua lista, então nós vamos fugir do óbvio e mostrar as outras cidades que você não pode deixar de conhecer.


1. Faro

A capital do Algarve  vai muito além das praias. A cidade conta com Igrejas históricas, traços arquitetônicos da ocupação moura, restaurantes deliciosos e até ilhas desertas. Em Faro, você conhece um pouco da cultura algarvia e da influência árabe na construção de Portugal.

viagem de carro em portugal faro
O Palácio Estoi em Faro, Portugal.

Dividida entre ruínas de muralhas, a cidade velha tem ruas acolhedoras de pedra. Destaque para a Sé de Faro, que foi construída no século XIII e, além de ser linda, abriga ninhos de cegonha no telhado. É impressionante ver essas aves tão de perto. O Museu Municipal de Faro foi instalado num antigo convento do século XVI e exibe peças pré históricas, medievais e arte sacra.


2. Évora

Évora, a 134 km de Lisboa, é a capital do Alentejo, uma das cidades mais antigas de Portugal e Patrimônio Mundial da UNESCO. A Cidade-Museu, que já existia desde antes de Cristo, é famosa pelas suas belas igrejas e ruínas históricas, como o antigo Templo Romano (conhecido como Templo de Diana), a Sé Catedral, Igreja de São Francisco e a Capela dos Ossos.

O centro principal da cidade está todo dentro de uma muralha e as suas portas contam uma história rica, com vestígios arquitetônicos dos povos que ali habitaram, desde os visigodos e romanos até os mouros.

viagem de carro em portugal évora
Templos Romanos na cidade de Évora, em Portugal.

3. Óbidos

A cerca de 80 km de Lisboa, Óbidos é uma vila medieval que parece ter parado no tempo. É uma cidade muralhada datada do século XII e conservada dentro dos muros até hoje. O Castelo de Óbidos é uma das Sete Maravilhas de Portugal e a vila foi considerada Cidade Literária pela UNESCO  em 2015. Entre as suas ruelas, estão restaurantes tradicionais portugueses, igrejas lindíssimas e casinhas que parecem saídas de um conto de fadas.

Os eventos mais importantes da cidade são:

  • Festival Internacional de Chocolate e Pastelaria, entre Abril e Maio;
  • Mercado Medieval, em Julho;
  • Folio – Festival Literário Internacional de Óbidos, em Outubro;
  • Óbidos Vila Natal, em Dezembro.
viagem de carro em portugal mercado medieval óbidos
O Mercado Medieval é uma grande atração da cidade de Óbidos, em Portugal. Olha que incrível essa apresentação!

4. Nazaré

Logo ao lado de Óbidos, está uma das praias mais famosas de Portugal, a Praia do Norte da Nazaré, onde acontecem competições internacionais de surf – e as famosas ondas gigantes. Mas a vila da Nazaré não é só praia, é uma terra rica em cultura e história também.

Conta a lenda que o cavaleiro português Dom Fuas Roupinho, leal companheiro do Rei Dom Afonso I de Portugal, enquanto caçava na região, foi confundido em um nevoeiro e chegou à beira de uma falésia sem se dar conta. Ao lado de onde estava, havia uma gruta em que se venerava uma imagem de Nossa Senhora.

Sabendo disto, o cavaleiro pediu à Virgem que o salvasse de cair no precipício. Assim sendo, o cavalo freou e até hoje se pode ver a marca da ferradura no local. A Ermida da Memória está lá até hoje e, na mesma praça, fica o Santuário de Nossa Senhora da Nazaré.

viagem de carro em portugal nazaré
Praia de Nazaré com as suas famosas ondas gigantes!

Além disso, Nazaré tem muitos bons restaurantes à orla da praia e miradouros incríveis como o Miradouro do Suberco, onde se vê a marca da ferradura do cavalo do Farroupim e a beleza da Praia da Nazaré. Isso sem falar nas ruazinhas super charmosas com aquelas casinhas branquinhas bem típicas de Portugal e um calçadão até à beira do mar na Marina da Nazaré.

Do outro lado, há também o Forte de São Miguel Arcanjo, em que se pode visitar uma exposição contando a história das competições de surf que acontecem por ali com fotos, entrevistas e pranchas dos maiores nomes do surf mundial.


5. Fátima

Em 1971, Nossa Senhora fez aparições a três pastorinhos e deixou uma mensagem para que os fiéis rezassem o rosário “todos os dias para obter a paz para o mundo e o fim da guerra “.

viagem de carro em portugal santuário de fátima
Santuário de Fátima, em Portugal. Um dos destinos de turismo religioso mais conhecidos.

No local das aparições foi construída uma capelinha, que ainda se pode ver. Depois de alguns anos, o local foi transformado em um Santuário , composto pela Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e a Igreja da Santíssima Trindade. A cidade gira em torno do turismo religioso e não tem outros atrativos além do Santuário dedicado a Nossa Senhora, mas que vale muito a pena conhecer, pela experiência.


6. Coimbra

Coimbra é uma cidade com ruas estreitas, subidas e casas tradicionais, margeada pelo Rio Mondego. A cidade é um charme e passear pelas ruazinhas é uma delícia. É casa da Universidade de Coimbra, a primeira universidade de Portugal e uma das mais antigas do Mundo.

Uma curiosidade sobre a Universidade de Coimbra é que os uniformes dos alunos da graduação serviram de inspiração para J.K. Rowling quando ela começou a criar o universo de Harry Potter e a ambientação da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.

viagem de carro em portugal universidade de coimbra
Universidade de Coimbra. Parece com Hogwarts?

7. Aldeias Históricas

As Aldeias Históricas de Portugal são 12 aldeias pouco visitadas pelos turistas brasileiros. Feitas de xisto e granito, parecem o cenário de um conto de fadas bem romântico. As aldeias ainda têm traços da cultura medieval e são as verdadeiras pedras fundamentais da história de Portugal – afinal, 900 anos não é pouco tempo, não.

Cada aldeia tem uma história diferente e você precisa conhecer todas elas! Para saber mais sobre as aldeias e os eventos que acontecem nelas com detalhes, não deixe de acessar o site das Aldeias Históricas de Portugal.

viagem de carro em portugal aldeias históricas
As Aldeias Históricas são realmente encantadoras! Não deixem de conhecer! (Créditos da foto: Notícias ao Minuto)

8. Serra da Estrela

A Serra da Estrela reúne alguns motivos para você correr para conhecer. É a montanha mais alta de Portugal continental. O ponto mais alto de Portugal é o Monte Pico e fica no Arquipélago dos Açores.

A Serra da Estrela tem uma paisagem linda e vários caminhos possíveis para acompanhar o curso dos maiores rios de Portugal ou a Rota das 25 Lagoas na época mais quente ou ainda uma aulinha de esqui no alto inverno. Tem passeio para todas as estações do ano.

viagem de carro em portugal serra da estrela
Uma das Rotas mais bonitas de Portugal, a Serra da Estrela.

9. Aveiro

Conhecida como a Veneza Portuguesa, Aveiro é uma cidadezinha na costa oeste portuguesa, cheia de canais coloridos com seus barcos moliceiros que parecem gôndolas.

O centro da cidade é recheado de prédios no estilo art nouveau. Ali perto, estão a Sé de Aveiro e o Museu de Aveiro, que foi construído no antigo Convento de Jesus, onde se encontra o Mausoléu da Princesa Santa Joana. Já na região da Costa Nova, estão as famosas casinhas listradas na beira do mar. Além de tudo isso, Aveiro é a terra dos chamados ovos moles: doces de gema de ovo com açúcar, que são de lamber os dedos.

viagem de carro em portugal aveiro
Os lindos barquinhos coloridos de Aveiro, em Portugal.

10. Braga

Apesar de conhecida hoje em dia por ser uma cidade universitária, Braga, em Portugal, é uma das cidades mais antigas do país. Braga é uma cidade com tradição religiosa e tem traços muito presentes do catolicismo em sua construção e organização, até hoje. A Sé Catedral é a mais antiga do país, construída no século XII. As festas da Semana Santa e do São João atraem milhares de fiéis e turistas todos os anos.

Além do centro histórico, outros ícones da cidade são as escadarias do Santuário do Bom Jesus e templos importantes como o Mosteiro de São Martinho de Tibães, o Santuário de Nossa do Sameiro e a Capela de São Frutuoso de Montélios. Por conta da grande movimentação de jovens universitários, a vida noturna da cidade também é bem agitada.

viagem de carro em portugal braga
O letreiro da cidade de Braga, Portugal. Ótimo para tirar umas fotinhas.

11. Guimarães

Seu roteiro não pode deixar de fora a cidade onde Portugal nasceu. Guimarães é o berço da nação portuguesa, cidade onde nasceu o primeiro Rei de Portugal, Dom Afonso Henriques, e casa de mais uma das Sete Maravilhas de Portugal, o Castelo de Guimarães.

Mais uma cidade medieval que conserva traços da arquitetura dos primeiros séculos da história portuguesa, Guimarães tem ainda ruínas de muralhas e ruas de pedra. Vale a pena conhecer pelo peso da história dos Reis e Rainhas na cidade.

viagem de carro em portugal guimarães
Fachada do Castelo de Guimarães.

Viagem de carro em Portugal: opções para 5, 7, 10 ou 20 dias de viagem

Portugal é aquele tipo de destino que dá para explorar de Norte a Sul numa mesma viagem. Se você decidir passar as férias inteiras na terrinha, em 20 dias vai ter conhecido todas as cidades mais importantes do país. Mas não se preocupe, se você tem pouco tempo de férias, em 5 dias já dá para ver bastante coisa. Vamos planejar essa viagem juntas?


Roteiro 5 dias de carro em Portugal

Para fazer uma viagem de carro em Portugal, o mínimo de tempo que você precisa são 5 dias. Nesse período, você vai conhecer só as cidades mais importantes e bem rapidinho, mas vai ver muita coisa bonita. Escolha bem o seu itinerário para não deixar de ver o que mais te interessa. Não deixe de conhecer Lisboa e Porto, que são as cidades mais importantes.

Como organizar sua viagem: Comece o seu roteiro em Lisboa e siga no sentido Porto com algumas paradas estratégicas. Combine Óbidos + Nazaré em um dia, siga para Coimbra, faça um combo com Aveiro. Por fim, termine no Porto.

lisboa
Ruelas charmosas de Lisboa

Roteiro 7 dias de carro em Portugal

Uma semana em Portugal é tempo suficiente para se apaixonar pelo país e conhecer as principais cidades de Norte a Sul.

O que fazer em 7 dias de carro por Portugal: Conheça as principais cidades históricas entre Lisboa e Porto. Veja as muralhas de Óbidos, as praias da Nazaré, o trio Alcobaça + Batalha + Fátima, a imponente Universidade de Coimbra, o famoso corredor de guarda chuvas em Águeda + a Ria de Aveiro e o Porto.


Roteiro 10 dias de carro em Portugal

Portugal é um país pequeno e com estradas muito boas. Por isso, uma viagem de 10 dias já garante um panorama geral do destino e te deixa com um gostinho de quero mais na medida certa.

O que fazer em 10 dias de carro por Portugal: Comece em Lisboa, desça primeiro para Évora. Depois, siga viagem para Óbidos + Nazaré. Visite o Santuário de Fátima e siga para Coimbra. Tire 2 dias para subir à Serra da Estrela, passe por Braga e Guimarães para conhecer a terra onde nasceu Portugal e termine a viagem com o combo Aveiro + Porto.

viagem de carro em portugal óbidos
Centrinho de Óbidos, cheio de lojas de artesanato super fofas!

Roteiro 20 dias de carro em Portugal

Em 20 dias é possível rodar Portugal de Norte a Sul na sua viagem de carro e ter um panorama geral da cultura e história do país.

O que fazer em 20 dias de carro por Portugal: Comece sua viagem em Faro e vá subindo aos poucos. Pare em Évora e depois em Lisboa. Dê uma passada em Óbidos + Nazaré. Visite o Santuário de Fátima e o Mosteiro da Batalha.

Não deixe de separar pelo menos dois dias na Serra da Estrela. Depois disso, circule entre as algumas Aldeias Históricas. Na volta, passe um dia em Coimbra, depois siga para Braga e Guimarães e conheça o berço da nação portuguesa. Logo após, siga para Aveiro e termine sua viagem no Porto.


Viagem de carro em Portugal: dicas para você planejar a sua viagem

Nós não podíamos finalizar esse post sem te dar algumas dicas extras que são fundamentais para a sua viagem ser bem mais incrível, agradável e fácil. Então, para saber de tudo, é só continuar lendo abaixo.


Como escolher as melhores cidades?

Portugal tem muito a oferecer de Norte a Sul do país. Se você não tem muito tempo para passar viajando em Portugal, tente escolher as cidades de acordo com o que mais te interessa.

Crie seu roteiro em Portugal privilegiando as belezas naturais, as cidades históricas, os locais onde nasceram grandes artistas como Fernando Pessoa, José Saramago, Carmem Miranda, entre outros.

Ou ainda faça um roteiro gastronômico, que contemple as cidades que produzem os tradicionais queijos, bons vinhos, peixes ou carnes maravilhosas. Decidir as melhores cidades, fica a seu critério. Se dê a liberdade de escolher os destinos e montar um roteiro personalizado com os seus gostos e estilo de viagem.


Dica de app

Quando a gente viaja de carro precisa saber quais são as melhores rotas e também onde é mais em conta abastecer, afinal, rodar por muito tempo consome muito combustível e nem sempre sabemos onde ficam os postos. Aqui vão duas dicas de apps que podem facilitar o seu planejamento.

O app Preço de Gasolina tem uma integração com o Google Maps e ajuda a encontrar os postos de gasolina com melhores preços perto da sua localização atual ou num raio pré-determinado.

E o app ViaMichelin, é indicado para calcular todos os gastos de uma roadtrip, desde pedágios até combustível, além de indicar os melhores caminhos e mapear todas as estradas disponíveis.

chip internacional argentina celular
Alguns apps ajudam muito nas nossas aventuras pelo mundo!

Chip internacional

Numa viagem de carro a gente sempre precisa usar o GPS para se localizar, apps para procurar restaurantes baratos, Google para pesquisar sobre os lugares, Spotify para garantir a trilha sonora, entre outras necessidades. Para isso, nada melhor que um chip internacional, não é mesmo?

O chip que nós usamos e recomendamos, é o chip da Yes Brasil, que garante 12 GB de internet para usar à vontade na sua viagem durante 30 dias. E o melhor de tudo é que você ainda tem 10% de desconto usando o nosso código MALADEAVENTURAS, no final da sua compra do chip da Yes Brasil. Muito legal, né? Clica aqui para pedir o seu!


Seguro viagem

Contratar um seguro viagem, além de ser obrigatório na Europa, dá uma tranquilidade para o viajante. Ainda mais para quem vai fazer uma viagem de carro. Imagina só: você está feliz da vida dirigindo e de repente, tem uma dor de barriga danada e depois percebe que está com intoxicação alimentar. Você iria querer desembolsar todos os euros extras da carteira para pagar por uma emergência hospitalar?

seguro viagem itália janela avião
Antes de embarcar, não deixe de adquirir o seu seguro viagem, ok?

Isso aconteceu com um dos meus melhores amigos, na lua de mel dele, na Itália. A sorte é que ele tinha feito um seguro viagem e apesar do desconforto no meio da viagem, deu tudo certo para ele não ter maiores estresses.

Seguro viagem é algo imprescindível nos seus itens de viagem, por uma questão de segurança, precaução e tranquilidade. Nós só usamos o site da Seguros Promo para pesquisar as melhores cotações e contratar o melhor serviço de seguro viagem do mercado. Eles são considerados o melhor comparador de seguros online, ou seja, não tem erro!

E o melhor é que os leitores do Mala de Aventuras também ganham um presentinho da Seguros Promo. Contratando o seu seguro viagem pelo site deles, você tem um desconto de 5% usando o nosso código MALADEAVENTURAS. Então não deixa de aproveitar esse descontinho e adquira o seu plano de seguro para viajar ainda melhor.


Pronto para embarcar para Portugal?

E aí, prontos para embarcar nessa viagem de carro em Portugal? Aposto que, com todas essas dicas, você vai pôr a terra do pastel de nata no topo da sua bucket list. Escolhe um dos nossos roteiros e se joga nessa aventura! Não deixe de nos contar depois, aqui nos comentários, como foi a sua experiência, ok? Nós vamos amar saber! Boa viagem!


Outros posts que podem te interessar: 

10 passeios imperdíveis em Porto, Portugal

Lisboa no inverno: vale a pena? como é o clima? o que fazer?

Onde se hospedar no Porto: conheça o Hotel Cristal Porto

5 passeios românticos em Lisboa para curtir a dois

Quem escreve | @redthetraveler
Red
Mais uma que foi picada pelo bichinho viajante e não consegue parar quieta num lugar só. Viaja para conhecer outras culturas, fotografar, se conectar com a natureza e comer.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Olá, somos a Gaia e a Nanda!
    Aqui nós compartilhamos as melhores
    dicas e roteiros de viagem para que você possa viajar mais e melhor
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • Publicidade
  • Nossos presets!
  • Newsletter

    Junte-se a mais de
    100.000 leitores e receba
    gratuitamente dicas de
    viagem exclusivas

  • Destaque
  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
  • Assista no Youtube!
  • Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *